Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fisco investiga restaurantes com funcionários à paisana

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 24/10/2010 19:45

Esta noticia é comica em dois sentidos ( e ao dizer cómica estou a ironizar , pois este País é uma palhaçada).

1º Porque o Estado contribui para a fuga. Já aqui disse que Portugal é dos poucos Países onde sai uma "consulta de mesa" ao contrario da maioria onde sai sempre factura/recibo.
Porque raio existe essa consulta de mesa? Ainda não percebi.

2º O Estado anda a pagar a fiscais para encher a barriga as custas de uma coisa que nem devia existir e depois quem garante que esses funcionarios são isentos ou se só multam onde comem mal ?

3º Um dos locais onde esses fiscais NUNCA vão mas que movimenta milhões e onde quase nunca sai uma factura é nos bares/discotecas. É vergonhoso. Cobram 10 , 15 ou 20 Euros a milhares de pessoas e pouco declaram.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Automech » 24/10/2010 16:50

O LTCM tocou no ponto central. A fuga tem uma dimensão que não existem recursos humanos que cheguem.

Logo a melhor medida é elevar a fasquia das penalizações (coimas e / ou criminais), de forma a que o risco seja muito elevado.

E depois associado a isso convinha também publicitar alguns apanhados para a malta começar a ter medo.

Eu lembro-me que há 15/20 anos era banal fazer escrituras por valores diferentes do preço de compra mas entretanto houve uns quantos apanhados e já se nota um receio maior desse esquema.

Continua a haver (e é utópico pensar que a fraude vai acabar) mas pelo menos se houver percepção de que pode mesmo ser apanha é um um factor dissuasor.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 24/10/2010 15:40

fafite Escreveu:1- Lá por o cliente nao trazer a factura, nao quer dizer que o restaurante nao a tenha emitido.

Quem emite uma factura / recibo é obrigado a dá-la a quem paga. Se não a entrega, está em falta.

fafite Escreveu:3- A mentalidade nunca mudará sem o exemplo vir de cima.

Isso é a abordagem top-down, que em Portugal só funciona quando aparece o chicote de Bruxelas.

Há contudo uma abordagem alternativa que é bottom-up, e que consiste em os cidadãos mudarem a sua maneira de pensar e de agir, influenciando quem está acima.

fafite Escreveu:Como é possivel continuar esta menssagem de que todos os portugueses sao corruptos, e portanto necessitam constantemente de serem fiscalizados, enquanto todos os servicos que o estado nos presta e que sao pagos por todos nós, nao podem ser fiscalizados pelo cidadao.

Todos não serão. Mas lá que Portugal é um dos países com maior índice de corrupção na Europa, disso não há grandes dúvidas.

Registado: 5/11/2002 12:21

por fatimafaria » 24/10/2010 13:32

1- Lá por o cliente nao trazer a factura, nao quer dizer que o restaurante nao a tenha emitido.

2- Fiscalizar, sim. Mas a todos pela mesma medida.

3- A mentalidade nunca mudará sem o exemplo vir de cima.

Como é possivel continuar esta menssagem de que todos os portugueses sao corruptos, e portanto necessitam constantemente de serem fiscalizados, enquanto todos os servicos que o estado nos presta e que sao pagos por todos nós, nao podem ser fiscalizados pelo cidadao.

Registado: 2/5/2010 8:58

por LTCM » 24/10/2010 12:54

A-330 Escreveu:Se o governo não fosse tão sovina e incompetente, dava ao contribuinte em forma de benefício fiscal (devolução do IRS) parte do que ele pedisse em faturas.

Devo ser um gênio...

(Conforme a informação obtida para um outro tópico).

Isso já foi colocado em vigor e não resultou em acréscimo de arrecadação de impostos nos restaurantes.

O mesmo acontece nos exercícios seguintes aos que o contribuinte foi inspeccionado, não existe uma alteração de comportamento.

Existe pouquíssima inspecção, recursos humanos no terreno. Por exemplo: só para controlar todo o sector automóvel o total da inspecção tributária do país não chegava.

O processo de inspecção é extremamente burocrático, quando o contribuinte não colabora ainda mais lento se torna.

O sistema informático do Ministério das Finanças é obsoleto fazendo poucos cruzamentos de informação e a legislação fiscal é propositadamente complicada.

Os inspectores tem poucos conhecimentos de auditoria informática, utilização de programas de auditoria, e mesmo essa é pouco aplicada ( ex:.viciação do Winrest).

Os serviços são muito hierarquizados o que impede a acção no momento e o consequente aumento de produtividade, se juntar-mos a isto os baixos salários, e o tal do ónus social, não existe incentivo a rasgos de genialidade.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Deep Puple » 24/10/2010 10:27

Por precaução devemos pagar sempre os serviços que não são facturados sempre com cheque emitido à ordem do prestador de serviço.

Exemplos:

Mecânicos. Se o carro avariar, ou seja, se tiver um problema após um conserto, como é que podemos pedir responsabilidades se não tivermos factura?

Rstaurantes:Pagar sempre com o cartão de débito e crédito.

Médicos: Agora que não vai compensar pedir factura, pagar os servilos sempre com cartão..

Sempre que estejamos a não pedir factura, estamos voluntáriamente a contribuir para a criação de riqueza desses prestadores.

Enfim, empobrecemos todos nós e temos que pagar cada vez mais impostos, dado que estamos a contribuir para dimiunuir a base tributável.

Registado: 10/1/2010 14:26

por MarcoAntonio » 24/10/2010 9:21

A-330 Escreveu:Se o governo não fosse tão sovina e incompetente, dava ao contribuinte em forma de benefício fiscal (devolução do IRS) parte do que ele pedisse em faturas.

Ou seja , As pessoas pediriam sempre faturas porque sabiam que iam receber parte com isso.

Criava-se a cultura de pedir e emitir faturas , o governo ganhava e o contribuinte também.

Devo ser um gênio...

A330

Nas actividades que fogem massivamente ao fisco e que quando pedir factura implica ter de pagar o IVA, isso não funciona. O que as pessoas vão buscar terá de ser muito inferior (senão anula-se a receita) e como é muito inferior, não compensa e portanto o próprio cliente final continua a querer sem factura quando lhe colocam as duas hipóteses...

Nas outras, que fogem só parcialmente, aumenta-se a receita por um lado mas também tens de considerar o que gastas a devolver.

Por fim, uma medida dessas tem de ter naturalmente um plafond apertado (sei lá, tipo, podes deduzir as facturas até xis euros e a partir daí deixa de ter efeito sobre o que vais pagar). Senão, as pessoas acumulavam facturas de tudo e mais alguma coisa e às páginas tantas não pagavam quase nada de imposto. Considera ainda que muita área de negócio, o Estado já vai buscar o valor realmente devido ou próximo disso sem ter de dar nada ao consumidor cliente final (nesses casos, onde não há fuga, qualquer coisa que o Estado devolva é uma perda).

Portanto, vejo o alcance disso bastante limitado...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por A330-300 » 24/10/2010 6:28

Se o governo não fosse tão sovina e incompetente, dava ao contribuinte em forma de benefício fiscal (devolução do IRS) parte do que ele pedisse em faturas.

Ou seja , As pessoas pediriam sempre faturas porque sabiam que iam receber parte com isso.

Criava-se a cultura de pedir e emitir faturas , o governo ganhava e o contribuinte também.

Devo ser um gênio...

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Automech » 24/10/2010 2:42

Em Itália os clientes são obrigados a trazerem a factura, podendo ser abordados à saída do restaurante e multados se não a tiverem.

Isso faz com que nem seja necessário pedir a factura porque já faz parte do hábito dos restaurantes entregarem-na aquando do pagamento.

Lá é o medo que faz a coisa funcionar. Algo que eu também defendo e de que já falei em:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1

Mas estou com o Marco. Isso cá era logo motivo para vir a conversa das liberdades e garantias... E desconfio que seria precisamente daqueles que se queixam da evasão fiscal.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 24/10/2010 1:11

MarcoAntonio Escreveu:Ou achas que um restaurante faltoso, quando lhe entra um fiscal e este se apresenta, vai proceder como procede normalmente?

Claro que não. Vai procurar actuar o mais correctamente possível para evitar qualquer coima.

Tal como fazem os condutores aceleras quando sabem que vão passar num radar: reduzem à velocidade limite para não serem "coimados". É por isso que eu digo que os radares não deviam estar pré-sinalizados, porque assim toda a gente sabe os sítios onde não pode prevaricar 8-)

por MarcoAntonio » 24/10/2010 1:01

alexandre7ias Escreveu: Marco o que eu quis dizer é que não acredito que para se fiscalizar um restaurante ou algo parecido se tenha que se fazer passar por cliente (se for o caso continuo a achar que está mal, mesmo muito mal). As autoridades devem ter a possibilidade de o fazer de forma directa. E sim a forma mais directa e pela via do cliente. Penso até que o próprio cliente devia ser responsabilizado por não possuir a factura.

E têm (tanto quanto sei, têm e fazem). Contudo, julgo que o que fazem é confirmar stocks e documentação (e um restaurante tem mecanismos para estar precavido contra esse tipo de inspecção, mas confesso que não sei detalhes e o meu conhecimento é reduzido).

Em todo o caso, uma coisa é receberes um fiscal, saberes que está ali um fiscal e estares a ser fiscalizado. Outra é estares na tua actividade normal, ao longo de uma hora e nem saber que está ali um fiscal a observar tudo.

Ou achas que um restaurante faltoso, quando lhe entra um fiscal e este se apresenta, vai proceder como procede normalmente?

Claro que um fiscal para entrar à paisana e ver o funcionamento de um restaurante sem se anunciar como fiscal e estar ali uma hora a observar insuspeitamente (para detectar o que o restaurante faz em condições normais) tem de se sentar para comer.

Depois, uma medida destas tem um importante impacto preventivo. Só o facto de saber que isso pode acontecer já leva a que procedimentos sejam alterados (digo eu, mas estou convencido disso)...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 24/10/2010 0:52

alexandre7ias Escreveu:
Elias Escreveu:
alexandre7ias Escreveu: Elias estou a falar dos políticos em Portugal se bem que no geral são todos iguais. Acho que chegou a hora das pessoas terem um grau de exigência para com os políticos muito maior. Imagino que a politica é um mundo complicado e que por vezes as pessoas não tem a ideia do que se passa nos bastidores mas na minha opinião esta na hora de responsabilizar quem nos governa como qualquer trabalhador (Afinal são o que eles são) e quando digo responsabilizar não é na altura do voto é antes, durante e depois.

Bem mas se são todos iguais como queres responsabilizá-los? Pões lá outros e tens mais do mesmo...

Por achar que são todos iguais é que gostava que fossem responsabilizados, para ver se as coisas mudam. Uma coisa é ser politico e fazer quase o que se quer(o que acontece agora) e outra coisa e poder ser responsabilizado pelo que se faz. (o que espero num futuro possa acontecer).

E já agora quando falas de responsabilização estás pensar em quê exactamente?

por alexandre7ias » 24/10/2010 0:52

Alexandre, continuas a não responder. Explica lá como é que fazes (e compara o custo associado com o custo do almoço). Até pode ser que tenhas boas ideias para avançar, que sejam úteis à máquina fiscal. Mas até agora ainda não exemplificaste nenhuma...

Marco o que eu quis dizer é que não acredito que para se fiscalizar um restaurante ou algo parecido se tenha que se fazer passar por cliente (se for o caso continuo a achar que está mal, mesmo muito mal). As autoridades devem ter a possibilidade de o fazer de forma directa. E sim a forma mais directa e pela via do cliente. Penso até que o próprio cliente devia ser responsabilizado por não possuir a factura.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por alexandre7ias » 24/10/2010 0:43

Elias Escreveu:
alexandre7ias Escreveu: Elias estou a falar dos políticos em Portugal se bem que no geral são todos iguais. Acho que chegou a hora das pessoas terem um grau de exigência para com os políticos muito maior. Imagino que a politica é um mundo complicado e que por vezes as pessoas não tem a ideia do que se passa nos bastidores mas na minha opinião esta na hora de responsabilizar quem nos governa como qualquer trabalhador (Afinal são o que eles são) e quando digo responsabilizar não é na altura do voto é antes, durante e depois.

Bem mas se são todos iguais como queres responsabilizá-los? Pões lá outros e tens mais do mesmo...

Por achar que são todos iguais é que gostava que fossem responsabilizados, para ver se as coisas mudam. Uma coisa é ser politico e fazer quase o que se quer(o que acontece agora) e outra coisa e poder ser responsabilizado pelo que se faz. (o que espero num futuro possa acontecer).
Android Mobile
Imagem

por Elias » 24/10/2010 0:42

MarcoAntonio Escreveu:

Eu concordo com esta ideia no geral (na verdade é algo que já tenho defendido aqui no Forum). O problema é que isto não ocorre de forma isolada, isto só acontecerá quando ocorrer uma mudança comportamental e cultural mais profunda na população em geral. São interdependentes...

O grau de exigência da população depende dos seus próprios padrões culturais e morais!

Exacto, é isto que eu acho também. Enquanto a mentalidade dominante não mudar, dificilmente os políticos agirão de forma diferente.

por MarcoAntonio » 24/10/2010 0:41

Eu concordo com esta ideia no geral (na verdade é algo que já tenho defendido aqui no Forum). O problema é que isto não ocorre de forma isolada, isto só acontecerá quando ocorrer uma mudança comportamental e cultural mais profunda na população em geral. São interdependentes...

O grau de exigência da população depende dos seus próprios padrões culturais e morais!
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 24/10/2010 0:36

por alexandre7ias » 24/10/2010 0:35

Elias Escreveu:
alexandre7ias Escreveu: Para começar não tenho nada contra os políticos, mas são eles os responsáveis por tudo o que se passa com o estado publico ou não ? São eles que fazem as leis! São eles que tem o poder e alterar as coisas ou não é assim.

Deixa-me perguntar-te se estás a falar dos políticos em geral ou dos políticos portugueses em particular ou mais concretamente dos políticos que actualmente estão no poder.

Elias estou a falar dos políticos em Portugal se bem que no geral são todos iguais. Acho que chegou a hora das pessoas terem um grau de exigência para com os políticos muito maior. Imagino que a politica é um mundo complicado e que por vezes as pessoas não tem a ideia do que se passa nos bastidores mas na minha opinião esta na hora de responsabilizar quem nos governa como qualquer trabalhador (Afinal são o que eles são) e quando digo responsabilizar não é na altura do voto é antes, durante e depois.
Android Mobile
Imagem

por MarcoAntonio » 24/10/2010 0:34

aaugustobb Escreveu:Era simples, bastava um agente do fisco esperar pelo cliente fora do estabelecimento, e perguntar-lhe pela factura, e se o cliente não a tivesse era logo restaurante fechado, para alem de pagar uma pesadissima multa...

Bom, antes de mais nada, deixavamos de ter os contribuintes a protestar com o custo do almoço para passa-los a ter a protestar com a intrusão do Fisco no cliente final.

Não tenho qualquer dúvida que as pessoas passavam a dizer algo do género: então mas que é isto, então querem fiscalizar o restaurante e vou eu sair para a minha vida, com coisas para fazer e vêm-me interpelar a mim?

Atenção que eu não estou a dizer que não é legítimo (não sei contudo se não existem limitações a este tipo de intrusão) mas apenas a dizer que deixavamos de ter um problema para passar a ter outro.

Note-se que o Fisco já faz isto mas quando estão a decorrer auditorias (o que é diferente, é quando o processo já está em curso). E o que tu estás a sugerir é fazê-lo numa fase de detecção prévia que poderá ditar ou não a auditoria.

Além disso, eu não sei ao certo o que é que os Fiscais fazem nessa "vigília". Uma coisa é olhar para um talão de um cliente à saída (que depois pode ou não ser convertido em factura) e outra é estar um tempo considerável sentado no restaurante com o intuito de observar procedimentos. O artigo sublinha o registo das vendas mas eu desconfio que o ambito da observação é mais abrangente...

Eu por acaso tenho para mim que das melhores formas de fiscalização preventiva é precisamente fazer-se passar por cliente insuspeito e fazer saber o universo dos atingidos que isso pode acontecer. É uma medida que tem carácter preventivo e que nem são precisos grandes recursos (pois quem está à frente do negócio não sabe, a qualquer altura pode entrar e estar a servir um fiscal - em serviço - sem se dar conta).

Aqui o custo do almoço é acessório a meu ver (e que se a medida for eficaz e tiver efeitos não só é desprezável como se auto-justifica).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 24/10/2010 0:36, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 24/10/2010 0:32

MarcoAntonio Escreveu:É o povo que os elege.

Elege, é verdade, mas as listas são feitas à medida dos interesses partidários. O eleitor não escolhe os seus representantes, escolhe entre várias listas pré-fabricadas, nas quais os deputados são eleitos pela ordem pré-estabelecida.

Um amigo meu que é holandês conta-me que na holanda tens uma lista de 20 candidatos a deputados, tu votas no candidato da tua preferência, se o décimo nono tiver mais votos que o primeiro é o décimo nono que entra.

Não estou com isto a dizer que esses sistema resolve tudo, provavelmente num país de chicos-espertos como o nosso resolveria pouco, de qualquer forma gosto da ideia de poder escolher o meu candidato.
Editado pela última vez por Elias em 24/10/2010 0:35, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 24/10/2010 0:25

alexandre7ias Escreveu:
Para começar não tenho nada contra os políticos, mas são eles os responsáveis por tudo o que se passa com o estado publico ou não ? São eles que fazem as leis! São eles que tem o poder e alterar as coisas ou não é assim.

É o povo que os elege. É o povo que os avalia. É o povo que, em certa medida, define o resultado prático da aplicação da lei, a sua eficácia, a sua viabilidade, etc.

Portanto, existe uma co-responsabilidade.

O político dispõe da iniciativa de alterar a lei - e tem a capacidade de a impor em certa medida - mas não pode ser, para o bem e para o mal, desconsiderada a capacidade de bloqueio, de resistência e de boicote (nos vários sentidos) da população em geral.

O que nem sempre é mau...

Deve estar na tanga, para saber se um restaurante ou outra coisa qualquer passa factura ou esta a cometar uma fuga ao fisco é preciso comer ou beber algo.

Alexandre, continuas a não responder. Explica lá como é que fazes (e compara o custo associado com o custo do almoço). Até pode ser que tenhas boas ideias para avançar, que sejam úteis à máquina fiscal. Mas até agora ainda não exemplificaste nenhuma...

Nota que eu não estou a dizer que não existem.
Imagem

Administrador Fórum

por aaugustobb_69 » 24/10/2010 0:24

MarcoAntonio Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:Sou totalmente contra este tipo de situação, onde chegamos. ( Bom até sou a favor se for para tudo ) Podemos começar por infiltrar alguns falsos políticos em todo o que é sitio para os apanhar de uma vez.

Como contribuinte não tenho que andar a pagar almoços, pizzas, etc. Se querem multar, descobrir fuga não é preciso nada disto.

Dá lá exemplos, explica lá um processo e quais os custos associados a esse processo.

O custo da pizza só é relevante se a alternativa representar custos inferiores.

Era simples, bastava um agente do fisco esperar pelo cliente fora do estabelecimento, e perguntar-lhe pela factura, e se o cliente não a tivesse era logo restaurante fechado, para alem de pagar uma pesadissima multa...

Registado: 29/11/2007 1:39

por Elias » 24/10/2010 0:23

alexandre7ias Escreveu: Para começar não tenho nada contra os políticos, mas são eles os responsáveis por tudo o que se passa com o estado publico ou não ? São eles que fazem as leis! São eles que tem o poder e alterar as coisas ou não é assim.

Deixa-me perguntar-te se estás a falar dos políticos em geral ou dos políticos portugueses em particular ou mais concretamente dos políticos que actualmente estão no poder.

por alexandre7ias » 24/10/2010 0:19

Be Cool Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:Sou totalmente contra este tipo de situação, onde chegamos. ( Bom até sou a favor se for para tudo ) Podemos começar por infiltrar alguns falsos políticos em todo o que é sitio para os apanhar de uma vez.

Irra!!! Isto está a tornar-se uma obsessão crónica :roll: O pessoal entrou numa tal onda esquizofrénica que fica difícil encontrar um post, seja qual for o tópico, em que não se desanque nos políticos.

Como contribuinte não tenho que andar a pagar almoços, pizzas, etc.

Já pensaste na quantidade e variedade de coisas que pagas a outros profissionais para desempenharem a sua função??! Imagina só o quotidiano de um agente da polícia judiciária quando, por exemplo, vive infiltrado numa organização criminosa que tenta desmantelar. Pagas coisas que não lembram ao diabo. Nem imaginas...

Se querem multar, descobrir fuga não é preciso nada disto.

Então descobrem como? É preciso o quê? Tens alguma estratégia milagrosa? Se tens, devias comunicá-la ao fisco, para eles serem mais eficazes. A não ser que queiras pagar impostos por ti e pelos tais proprietários dos restaurantes e afins.

Para começar não tenho nada contra os políticos, mas são eles os responsáveis por tudo o que se passa com o estado publico ou não ? São eles que fazem as leis! São eles que tem o poder e alterar as coisas ou não é assim.

Já pensaste na quantidade e variedade de coisas que pagas a outros profissionais para desempenharem a sua função??! Imagina só o quotidiano de um agente da polícia judiciária quando, por exemplo, vive infiltrado numa organização criminosa que tenta desmantelar. Pagas coisas que não lembram ao diabo. Nem imaginas...

Já pensei sim, principalmente aquelas que nada fazem e vivem como Reis (lá estão os políticos outra vez) :mrgreen:

Então descobrem como? É preciso o quê? Tens alguma estratégia milagrosa? Se tens, devias comunicá-la ao fisco, para eles serem mais eficazes. A não ser que queiras pagar impostos por ti e pelos tais proprietários dos restaurantes e afins

Deve estar na tanga, para saber se um restaurante ou outra coisa qualquer passa factura ou esta a cometar uma fuga ao fisco é preciso comer ou beber algo.

Imagina só o quotidiano de um agente da polícia judiciária quando, por exemplo, vive infiltrado numa organização criminosa que tenta desmantelar. Pagas coisas que não lembram ao diabo. Nem imaginas...

Muito bem pagas, como o meu apoio. Aos políticos é que não gosto mesmo de pagar nada. Eles gastam em coisas que o Sr nem imagina.
Android Mobile
Imagem

por MarcoAntonio » 24/10/2010 0:14

Como contribuinte não tenho que andar a pagar almoços, pizzas, etc. Se querem multar, descobrir fuga não é preciso nada disto.

Dá lá exemplos, explica lá um processo e quais os custos associados a esse processo.

O custo da pizza só é relevante se a alternativa representar custos inferiores.
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], icemetal, jjlefty, kknd2, macau5m, Pmart 1, rg7803 e 359 visitantes