Teste de sistema mecânico
yabadoo Escreveu: Não sei se é o que queres mas poder aceder programaticamente à simulação através de funções do tipo:
Simulation.CurrentPositionValue,
Simulation.CurrentPositionPerformance,
Simulation.CurrentPositionProfit,
Simulation.PortfolioHighestProfit
Simulation.PortfolioLowestProfit
De qualquer modo, da maneira como vejo a coisa, o primeiro passo seria saber se os resultados que postaste podem ser fácilmente explicados pelo acaso ou, pelo contrário, demonstram previsibilidade, o que implica algumas simulações MC.
como é que acedo? há algum DLL que possa usar?
o que são simulações MC?
mais importante: obrigado pela "colherada"

rsacramento Escreveu:o meu meta (10.1) faz:
1) 1 sistema num activo
2) vários sistemas num activo
3) 1 sistema em vários activos
4) vários sistemas em vários activos
agora, nos casos 3 e 4 é que não calcula quer o lucro total (ao longo do tempo) nem os drawdowns globais (tb ao longo do tempo)
por outro lado ainda estou para saber como é que os colegas que têm meta calculam os lucros e os drawdowns ...
Não sei se é o que queres mas poder aceder programaticamente à simulação através de funções do tipo:
Simulation.CurrentPositionValue,
Simulation.CurrentPositionPerformance,
Simulation.CurrentPositionProfit,
Simulation.PortfolioHighestProfit
Simulation.PortfolioLowestProfit
De qualquer modo, da maneira como vejo a coisa, o primeiro passo seria saber se os resultados que postaste podem ser fácilmente explicados pelo acaso ou, pelo contrário, demonstram previsibilidade, o que implica algumas simulações MC.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
o meu meta (10.1) faz:
1) 1 sistema num activo
agora, nos casos 3 e 4 é que não calcula quer o lucro total (ao longo do tempo) nem os drawdowns globais (tb ao longo do tempo)
por outro lado ainda estou para saber como é que os colegas que têm meta calculam os lucros e os drawdowns ...
1) 1 sistema num activo

Eu adorava o Tradestation e a easy language (mil vezes melhor do que Meta, na minha opinião).
O problema é que cheguei ao contacto com o TS através duma cópia que um amigo me mandou e que acabei por instalar porque na altura o programa tinha sido descontinuado e já não estava à venda (o que para mim sempre foi um grande mistério porque o software era excelente).
Depois a partir de uma certa altura, acho que com o Service Pack 2 do Windows XP a coisa começou a dar para o torto e o PC estava sempre a crashar com o écran azul. Mesmo depois duma formatação do disco continuava a acontecer e acabei por abandonar de vez o TS. Mas era muito muito bom e a Easy Language era facílima.
No quadro que mandaste refere que há dois que usam a Easy Language: TradeStudio e TS 6+.
Penso que o TS 6+ é a da corretora, certo ?
Nesse caso vou investigar melhor o TradeStudio e ver se há uma demo.
O problema é que cheguei ao contacto com o TS através duma cópia que um amigo me mandou e que acabei por instalar porque na altura o programa tinha sido descontinuado e já não estava à venda (o que para mim sempre foi um grande mistério porque o software era excelente).
Depois a partir de uma certa altura, acho que com o Service Pack 2 do Windows XP a coisa começou a dar para o torto e o PC estava sempre a crashar com o écran azul. Mesmo depois duma formatação do disco continuava a acontecer e acabei por abandonar de vez o TS. Mas era muito muito bom e a Easy Language era facílima.
No quadro que mandaste refere que há dois que usam a Easy Language: TradeStudio e TS 6+.
Penso que o TS 6+ é a da corretora, certo ?
Nesse caso vou investigar melhor o TradeStudio e ver se há uma demo.
AutoMech
A experiência que tenho o trading blox é sem dúvida dos melhores softwares que anda por ai para quem envereda por sistemas mecânicos.
O Traders Studio também já ouvi falar autenticas maravilhas dele.
Quanto ao TradeSim disponibiliza imensa coisa que o Metastock não consegue... como bem disseste desde a testar vários sistemas num só activo e os resultados sairem uniformes e uma unica equity curve, como podes aplicar um portfolio de sistemas num portfólio de activos, etc (obviamente isto acontece também com o TB e com o Traders Studio).
Para quem está mais familiarizado com Metastock e não quer "desaprender" a linguagem e ir aprender outra (O traders studio penso que é semelhante ao TradeStation a linguagem por exemplo) é sem dúvida uma excelente opção.
Se quiseres possoo disponibilizar-te uma versão do TradeSim mais "obscura" if you know what i mean...

A experiência que tenho o trading blox é sem dúvida dos melhores softwares que anda por ai para quem envereda por sistemas mecânicos.
O Traders Studio também já ouvi falar autenticas maravilhas dele.
Quanto ao TradeSim disponibiliza imensa coisa que o Metastock não consegue... como bem disseste desde a testar vários sistemas num só activo e os resultados sairem uniformes e uma unica equity curve, como podes aplicar um portfolio de sistemas num portfólio de activos, etc (obviamente isto acontece também com o TB e com o Traders Studio).
Para quem está mais familiarizado com Metastock e não quer "desaprender" a linguagem e ir aprender outra (O traders studio penso que é semelhante ao TradeStation a linguagem por exemplo) é sem dúvida uma excelente opção.
Se quiseres possoo disponibilizar-te uma versão do TradeSim mais "obscura" if you know what i mean...

- Registado: 18/12/2009 18:54
Pois, aí não te posso ajudar Sacramento. Eu próprio fiquei entusiasmado quando o Superman falou em poder testar portfólio de sistemas ou um sistema aplicado a um portfólio, algo que o Meta (antigo) não permitia e este mais recente, pelos vistos, também não.
Eu quando quis testar algo semelhante utilizava mesmo o Excel ou o Visual Basic, mas dá uma trabalheira medonha.
A única coisa que me ocorre é tu exportares a sequência total de todos os negócios para Excel e colocá-los por ordem de data e tentar ver se consegues calcular algo mais do que no Metastock.
Eu quando quis testar algo semelhante utilizava mesmo o Excel ou o Visual Basic, mas dá uma trabalheira medonha.
A única coisa que me ocorre é tu exportares a sequência total de todos os negócios para Excel e colocá-los por ordem de data e tentar ver se consegues calcular algo mais do que no Metastock.
AutoMech Escreveu:rsacramento Escreveu:pois: dá para comparar o que ganhas/perdes versus o buy and hold
e tb tem uma data de coisas mais
deixo-te um ex:
Pois, realmente está muito melhor. Até tem, por exemplo, o max position excursion !
Eu, como o Meta era muito limitado, a maior parte das simulações que fazia acabavam por ser no Excel onde encontrava muito mais flexibilidade (ou na prória spreadsheet com muitas colunas) ou, se tal fosse insuficiente, em visual basic.
Ultimamente deixei-me disso porque, apesar das inúmeras horas e horas de pesquisa e testes, nunca consegui encontrar um sistema mecânico que funcionasse minimamente (portanto ficas já alertado que está aqui um falhado a contribuir no teu post)
mais uma vez: eu só estou é agradecido a todos que aqui têm participado

quanto aos falhanços, para mim a frase do cem é lapidar:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo
@cem
a minha folha de excel responde a todas as tuas questões; o único ponto em que fiquei mais desapontado é no de ter usado apenas acções europeias... porque de resto tá lá tudo: 10 ou mais anos de testes, 50 ou mais trades por papel, e o mercado nesse intervalo de tempo fez um pouco de tudo
já agora gostava de deixar uma pergunta ao cem, e tb a todos os outros:
este conceito que estou a utilizar tem lucros fabulosos e também, vendo as acções perdedoras individualmente, drawdowns gigantescos (60% ou mais)
claro que o drawdown é do portfolio no seu todo, mas aqui o metaStock é ímprestável...
como é que calculam o drawdown do portfolio? à mão, num cronograma?
já agora, daqueles programas que o superhomem colocou não existe nenhuma demo à borla?
Supermann Escreveu:Infelizmente o metastock é muito fraquinho para análise de sistemas isto porque o faz individualmente.
Existem opções muito melhores como o Traders Studio e o TradingBlox. Para quem está habituado ao MetaStock pode sempre recorrer ao TradeSim que funciona como um módulo ao Metastock com o mesma linguagem e tudo e permite correr portfolios de sistemas, ou um sistema num portfólio de activos entre emuitas outras opões
Obrigado pela dica Supermann. Essa de permitir correr portfolios de sistemas é fantástico.
Lembro-me uma vez de ter 5 sistemas diferentes para testar sobre o EURUSD e levei uma data de tempo a programar aquilo no Excel em VB (que depois não deu em nada

Curiosamente eu conseguia testar cada um deles no Meta mas, como a posição diária era resultado de 5 sistemas, nunca consegui testar o portfólio de sistemas agregado no Meta, o que seria importante.
Com aquilo que descreves teria provavelmente sido muito fácil.
Vou ver se os que mencionas têm demos funcionais. Tens preferência por algum deles especificamente para testar um porfólio de sistemas sobre um activo ?
rsacramento Escreveu:pois: dá para comparar o que ganhas/perdes versus o buy and hold
deixo-te um ex:
Pois, realmente está muito melhor. Até tem, por exemplo, o max position excursion !
Eu, como o Meta era muito limitado, a maior parte das simulações que fazia acabavam por ser no Excel onde encontrava muito mais flexibilidade (ou na prória spreadsheet com muitas colunas) ou, se tal fosse insuficiente, em visual basic.
Ultimamente deixei-me disso porque, apesar das inúmeras horas e horas de pesquisa e testes, nunca consegui encontrar um sistema mecânico que funcionasse minimamente (portanto ficas já alertado que está aqui um falhado a contribuir no teu post

Infelizmente o metastock é muito fraquinho para análise de sistemas isto porque o faz individualmente.
Existem opções muito melhores como o Traders Studio e o TradingBlox. Para quem está habituado ao MetaStock pode sempre recorrer ao TradeSim que funciona como um módulo ao Metastock com o mesma linguagem e tudo e permite correr portfolios de sistemas, ou um sistema num portfólio de activos entre emuitas outras opões
- Registado: 18/12/2009 18:54
pois: dá para comparar o que ganhas/perdes versus o buy and hold
deixo-te um ex:
deixo-te um ex:
- Anexos
-
SISTEMA NA BAYER.xls
- (20.5 KiB) Transferido 156 Vezes
rsacramento Escreveu:
tou quase de saída, li na diagonal, mas o meta, quando testo, reinveste os lucros; e tb tem uma maneira de o capital, mesmo parado, ir crescendo a determinada taxa
se quiseres dá-me os valores (n percebi bem o que queres) e eu publico os outputs
obrigado pelas achegas
Então esquece. O meu Meta é a versão que ainda não dava para reinvestir. Tenho de actualizar isto.
Re: Re
Cem pt Escreveu:- AutoMek:
Thanks, à partida concordo com esse ponto de vista, para quem tem muito capital disponível pode sempre começar mais alavancado que o normal durante um período de tempo reduzido ou experimental e só assim pode comprovar se a alavancagem se enquadra no seu padrão de "sofrimento" do risco: dormir bem, não andar stressado, etc.
As opções podem ser uma forma de fazer mais alavancagem, limitando o risco (embora pagando o prémio, claro).
Tens experiências nesse campo Cem ?
AutoMech Escreveu:No meu post cometi um erro grosseiro. Comparei o resultado final das acções com a capitalização da Euribor.
Mas o resultdo no Metastock não é capitalizado, logo não é comparável.
Aqui fico à espera que alguém venha dar um bitaite, porque estou perdido no que toca à metodologia correcta para fazer a análise para várias acções.
tou quase de saída, li na diagonal, mas o meta, quando testo, reinveste os lucros; e tb tem uma maneira de o capital, mesmo parado, ir crescendo a determinada taxa
se quiseres dá-me os valores (n percebi bem o que queres) e eu publico os outputs
obrigado pelas achegas

Re
"R":
À partida, pela amostra, pode ser um excelente sistema mas, há sempre um mas, tens de esclarecer em que período os testes foram efectuados, por exemplo:
- Mercado sempre direccional num único sentido? Rejeita as conclusões obtidas, é insuficiente.
- Tudo acções europeias? Desconfia, estão quase todas positivamente correlacionadas, é como se testatsses só uma delas.
- Período de tempo inferior a 3 anos? Muito insuficiente.
- Menos de 50 trades por acção? Não chega, aumenta o período do teste.
- Cerca de 70% a 80% de período de lateralização? Ok, parece realista e razoável, se for menos que isso escolhe outro período de testes.
Boa sorte, pareces estar no bom caminho porque a amostra é muito atractiva nos resultados obtidos numa primeira olhadela.
-----
Como vês há uma data de condicionantes de aceitação ou auditoria interna para nos permitir aceitar um lote de testes como válido.
- AutoMek:
Thanks, à partida concordo com esse ponto de vista, para quem tem muito capital disponível pode sempre começar mais alavancado que o normal durante um período de tempo reduzido ou experimental e só assim pode comprovar se a alavancagem se enquadra no seu padrão de "sofrimento" do risco: dormir bem, não andar stressado, etc.
Bom fim-de-semana a todos.
Cem
À partida, pela amostra, pode ser um excelente sistema mas, há sempre um mas, tens de esclarecer em que período os testes foram efectuados, por exemplo:
- Mercado sempre direccional num único sentido? Rejeita as conclusões obtidas, é insuficiente.
- Tudo acções europeias? Desconfia, estão quase todas positivamente correlacionadas, é como se testatsses só uma delas.
- Período de tempo inferior a 3 anos? Muito insuficiente.
- Menos de 50 trades por acção? Não chega, aumenta o período do teste.
- Cerca de 70% a 80% de período de lateralização? Ok, parece realista e razoável, se for menos que isso escolhe outro período de testes.
Boa sorte, pareces estar no bom caminho porque a amostra é muito atractiva nos resultados obtidos numa primeira olhadela.
-----
Como vês há uma data de condicionantes de aceitação ou auditoria interna para nos permitir aceitar um lote de testes como válido.
- AutoMek:
Bom fim-de-semana a todos.
Cem
Editado pela última vez por Cem pt em 23/10/2010 17:10, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
No meu post cometi um erro grosseiro. Comparei o resultado final das acções com a capitalização da Euribor.
Aqui fico à espera que alguém venha dar um bitaite, porque estou perdido no que toca à metodologia correcta para fazer a análise para várias acções.
Crómio Escreveu:Black Swan
No post http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... &js_link=1 o LTCM deixou um link para um artigo interessante sobre isso em http://www.newyorker.com/archive/2002/0 ... t_gladwell
A Empirica tem uma forma de investimento que assenta, duma forma simplista, em muitas pequenas perdas à espera do 'inevitável' cisne negro.
rsacramento Escreveu:isto é um print screen do metaStock:
escolho um sistema
aplico-o a várias cotadas (neste caso do psi, ibex, cac, ftse e dax)
o gráfico alinha por ordem crescente as cotadas e o seu lucro (prejuízo, se a vermelho)
já agora: em anexo mostro um quadro resumo do teste
Epá, eu ainda uso o Meta do tempo da pedra. Estou a ver que este agora está muito melhor graficamente.
Pensei que o gráfico mostrasse um sistema tipo MM (x dias) e depois fossem os resultados da alteração do x.
Já percebi que é o resultado para as várias acções que testaste.
Assim sem grandes análises tens muitos mais papeis que ficaram positivos do que negativos.
Isso poderia não dizer nada, mas por exemplo o Dax no período de Agosto 2000 até agora caiu cerca de 10% se não me enganei a fazer as contas (teríamos de ver, claro, a que índice pertence cada uma das acções e comparar). Usando o DAX só para ter uma ideia parece bom).
Depois, se olharmos para a Euribor e fizermos a capitalização desde Agosto 2000 até hoje, o resultado era uma rentabilidade de 38%. Eu usei a Euribor a 12 meses desde Agosto até agora. No primeiro ano são apenas 4 meses e neste ano são apenas 10.
04-01-2010 1.251
02-01-2009 3.025
02-01-2008 4.73
02-01-2007 4
02-01-2006 2.85
02-01-2005 2.34
02-01-2004 2.08
02-01-2003 2.9
02-01-2002 3.31
02-01-2001 4.85
01-08-2000 4.621
Temos que, se colocasses o dinheiro num depósito a prazo com esta taxa de juro, obterias 38% 'sem risco'.
No ficheiro Excel vê-se que 140 das 231 acções ficaram iguais ou superiores a isso.
Isto realmente para ser bem feito teria de ter o rácio sharpe calculado (uma complicação para tantas, mas pode ser que o Crómio tenha uma ideia para isto).
Depois há outro pormenor. Caso decidisses aplicar o optimal f resta saber se aplicavas igual para todas ou um optimal f por acção (eu prefiro a primeira opção).
Isso significava que os resultados vão ser melhorados face ao teu gráfico porque o optimal f, por definição, vai aumentando exponencialmente o capital nas que correm bem e diminuindo nas que correm mal.
Tens muito trabalhinho à tua frente. Eu confesso que nunca fui tão longe ao ponto de aplicar isto a um portfólio.
AutoMech Escreveu:Sacramento, não percebi o que mostra o gráfico. São os lucros em função de uma variável X ?
Se for assim há um pormenor que me deixaria desconfiado. Por exemplo o óptimo é 190/191 mas o 185 é negativo.
isto é um print screen do metaStock:
escolho um sistema
aplico-o a várias cotadas (neste caso do psi, ibex, cac, ftse e dax)
o gráfico alinha por ordem crescente as cotadas e o seu lucro (prejuízo, se a vermelho)
já agora: em anexo mostro um quadro resumo do teste
- Anexos
-
Testes.xls
- (70.5 KiB) Transferido 153 Vezes
-
- testes.JPG (878.38 KiB) Visualizado 1857 vezes
menos é mais
Auto, quando uso o optimal f, faço (optimal f)*0,5.
O optimal f pode ser usado como referência, e como sabemos que o sistema provavelmente não vai manter a mesma performance no futuro, reduz-se assim o risco.
Depois cada um pode assumir o múltiplo da forma que melhor achar.
O optimal f pode ser usado como referência, e como sabemos que o sistema provavelmente não vai manter a mesma performance no futuro, reduz-se assim o risco.
Depois cada um pode assumir o múltiplo da forma que melhor achar.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Re: Re
Excelente intervenção como sempre Cem.
Eu diria que pode ser um método bom para quem quer fazer crescer uma pequena carteira no inicio, de forma mais rápida (e se as coisas correrem bem, claro), não se importando de correr um risco superior de falência.
Por exemplo (e abstraindo aqui o que podem significar 10K ou 500K euros para duas pessoas diferentes), eu diria que quem tem 10K pode utilizar uma estratégia destas tipo optimal f mas já será uma loucura se tiver uma carteira de 500K.
Concordas com esta perspectiva Cem ?
Cem pt Escreveu:Outro pormenor que me chamou a atenção foi a aplicação da fórmula de Kelly, cujo objectivo principal é procurar obter o valor percentual teórico óptimo de capital a arriscar em cada trade em produtos derivados ou alavancados para obter a longo prazo a maior rentabilidade possível.
O grande defeito desta fórmula é não contabilizar os drawdowns muito violentos da carteira que, esses sim, podem colocar em causa o emprego deste método. Ou seja, é um caminho "cego" que procura optimizar ganhos mas despreza o risco de falência!
Eu diria que pode ser um método bom para quem quer fazer crescer uma pequena carteira no inicio, de forma mais rápida (e se as coisas correrem bem, claro), não se importando de correr um risco superior de falência.
Por exemplo (e abstraindo aqui o que podem significar 10K ou 500K euros para duas pessoas diferentes), eu diria que quem tem 10K pode utilizar uma estratégia destas tipo optimal f mas já será uma loucura se tiver uma carteira de 500K.
Concordas com esta perspectiva Cem ?
rsacramento Escreveu:
já agora: black swan == perda tipo pesadelo?
Sim, no cálculo do f do Ralph Vince é o trader que define a perda máxima que o sistema tem de suportar (e que se não for nunca ultrapassada permite que o sistema nunca vá à falência).
Essa perda máxima pode ser definida por ti, quer usando a perda máxima histórica ou, se quiseres ser mais cauteloso, definindo tu próprio uma perda maior.
Se quiseres ser mais agressivo, aí podes definir uma perda menor e o f vai, naturalmente, ser superior.
É tudo uma questão do risco e drawdown que estás disposto a aceitar.
Special Report on Money Managment
- Anexos
-
VanTharp MM.pdf
- (554.69 KiB) Transferido 139 Vezes
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
ainda a digerir o texto do cem:
1) que entendes por cenários dos padrões dos testes?
2) para ver o risco de drawdown vou a cada cotada, uma a uma, e vejo qual o seu respectivo drawdown máximo?
Mas vamos supor que se tratam de sistemas universais, com os resultados dos testes diria que são de facto muito insuficientes e prematuros, não havendo dados sobre número de trades efectuadas, cenários dos padrões dos testes, risco de drawdowns em pelo menos 5 a 8 anos de trading, para podermos retirar conclusões sobre qual dos métodos é o mais aconselhado.
1) que entendes por cenários dos padrões dos testes?
2) para ver o risco de drawdown vou a cada cotada, uma a uma, e vejo qual o seu respectivo drawdown máximo?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], CarlosAP, hugob0ss, iniciado1, jls1, latbal, Luzemburg, malakas, Neftis, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 165 visitantes