Apenas um quinto dos portugueses poupa a pensar no M/L Prazo
mais_um Escreveu:Contudo, não é garantido que os benefícios fiscais se mantenham. Aliás, o Orçamento de Estado para 2011 prevê a limitação dos benefícios fiscais. Se esta medida for aprovada, os PPR deixarão de interessar a grande parte dos aforradores já no próximo ano, pois encontram no mercado produtos mais rentáveis e com menores custos.
Ainda não tinha visto com atenção isto dos PPRs. Se o OE for aprovado como está é uma grande machadada nos beneficios dos PPRs:
Em 2011, se for aprovada a actual proposta de Orçamento de Estado, os limites de dedução à colecta por via deste benefício fiscal, o Plano Poupança Reforma (PPR), cai de um máximo de 400€ para um máximo de 100€ que será agora condicionado, não pela idade do aforrador (recorde as condições ainda em vigor para 2011 neste artigo: “Benefícios Fiscais IRS 2010: deduções com planos poupança reforma (PPR)“), mas, essencialmente pelo rendimento colectável desse aforrador.
*
Poderá abater 100€ se tiver um rendimento colectável até 18 375€
* Poderá abater 80€ se tiver um rendimento colectável até 42 259€
* Poderá abater 60€ se tiver um rendimento colectável até 61 244€
* Poderá abater 50€ se tiver um rendimento colectável até 153 300€
* Para rendimentos superiores não haverá redução do imposto a pagar. Quem declare menos de 7 411€ não terá limites de dedução.
Informação retirada de: http://economiafinancas.com/tag/benefic ... cais-2011/
Almendra Escreveu:Na minha opiniao, quase todos os portugueses conseguem poupar quer ganhem 500 ou 2500 euros por mes. É uma questao de disciplina, nem que seja 1 euro por mes, tem e de se comecar por algum lado.
Em 1975 era-mos um dos paises com maior taxa de poupancas da Europa e nao era por os salarios serem maiores, mas sim porque havia esse habito e o objectivo de poupar para tempos dificeis.
Hoje em dia, a maior parte dos portugueses quer gastar o que tem e mais algum se for possivel, é uma questao de escolhas de mentalidades.
Abraco
Nem mais...
- Registado: 30/1/2005 12:51
Gana Escreveu:Eu em media faço entre 25% a 30% do meu rendimento.
Acho que já é muito bom, sei que a grande maioria dos portugueses não consegue (ou não quer) ter uma taxa de poupança semelhante.
Na minha opinião o bom ou mau depende do rendimento.
Por exemplo quem ganhe 20.000 euros por mês e poupe 25% provavelmente é pior do que quem ganhe 1.000 mas consiga poupar 15%.
E depois claro que também depende do agregado familiar (miúdos na escola, etc.) e outras despesas que possam ter e ás quais não se possa fugir (como doenças crónicas, etc.)
Um estudo sobre a poupança em Portugal:
A taxa de poupança passou de 6,4 para 8,8% em 2009. Este ano situa-se já perto dos 11%. Os produtos mais procurados são os que oferecem maior segurança, como depósitos e seguros.
Poupança a subir
Longe estão os dias em que a taxa de poupança das famílias portuguesas ultrapassava os 30% do rendimento disponível. O rendimento não era superior ao actual, bem pelo contrário, já que estamos a falar do início da década de 1970.
· Em 2009, a taxa de poupança das famílias aumentou mais de dois pontos percentuais, após uma ligeira subida em 2008, invertendo a tendência descendente registada nos últimos anos, como se pode ver no gráfico 1.
Foi o contexto de crise económica e financeira o factor explicativo do aumento da taxa de poupança desde 2008. O mesmo sucedeu na generalidade dos países da União Europeia, tendo a Espanha e a Irlanda observado os aumentos mais significativos. Para 2010, o INE estimou, em Junho, uma taxa de poupança de 11%.
· Ao longo das décadas de 1980 e 1990 foi visível uma tendência descendente deste indicador. Nos últimos dez anos, a taxa de poupança não apresentou um caminho claro: ascendente até 2003 e uma significativa diminuição após essa data e até 2007, atingindo níveis tão baixos só comparáveis com os registados na década de 50.
1. Inflação e taxa de poupança em % do rendimento disponível
Em 2009, a taxa de poupança dos particulares (escala à esquerda) está no nível mais alto dos últimos quatro anos (8,8%). O INE estimou uma taxa de 11% no final do primeiro semestre deste ano, ultrapassando os valores de 2003.
Aumenta a procura de produtos seguros
A partir do último trimestre de 2008, as taxas Euribor, que servem de referência para os mercados, começaram a descida que atingiu os mínimos históricos.
· Apesar da remunerações dos depósitos estar em níveis muito baixos, na maior parte dos casos abaixo de 1%, os montantes aplicados em depósitos têm aumentado em 2008 e 2009, como se pode ver no gráfico 2.
· Outra das aplicações também muito procurada pelos portugueses são os Planos Poupança Reforma, sobretudo devido aos benefícios fiscais que proporcionam. Só em 2009, o montante que os portugueses investiram em PPR atingiu os 3,3 mil milhões de euros.
Estão aplicados cerca de 15 mil milhões de euros em PPR (um crescimento de 11,6% face a 2008). Os PPR sob a forma de seguro representam cerca de 89% do mercado.
Contudo, não é garantido que os benefícios fiscais se mantenham. Aliás, o Orçamento de Estado para 2011 prevê a limitação dos benefícios fiscais. Se esta medida for aprovada, os PPR deixarão de interessar a grande parte dos aforradores já no próximo ano, pois encontram no mercado produtos mais rentáveis e com menores custos.
2. Depósitos (em milhões de euros)
e Euribor a 1 ano (em %)
Valores de fim de ano do montante aplicado em depósitos (escala à esquerda) e da taxa Euribor a 1 ano. Em 2008 e 2009, quando a Euribor desce, aumentam os depósitos.
Uma lição a aprender: POUPAR!
Se há lição que os portugueses devem aprender no actual cenário de crise económica é a importância de criar uma base sólida de poupança como forma de acautelar dias difíceis. O desemprego e a incerteza geraram receios e alguma contenção, quer nas famílias, quer nas empresas.
Em 2009, a taxa de poupança das famílias aumentou mais de dois pontos percentuais, após uma ligeira subida em 2008, invertendo a tendência descendente registada nos últimos anos, passando de 6,4 para 8,8% do rendimento disponível. Este ano está já nos 11%, segundo estimativas do INE.
A questão da segurança das aplicações também foi tema debatido nestes últimos anos devido à falência de várias instituições financeiras. Por isso, e apesar das baixas taxas de mercado, tem-se verificado um aumento significativo da procura de aplicações de capital e rendimento garantido, como os depósitos ou os seguros.
Os bancos apresentam cada vez mais alternativas, onde a criatividade nem sempre é esclarecedora e chega a ser perigosa num terreno onde não proliferam os conhecimentos financeiros. Assim, são cada vez mais as dificuldades que se colocam aos particulares na escolha dos produtos mais adequados.
http://www.protestepoupanca.pt/map/show ... 735741.htm
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Já se sabe que quem frequenta este forum, tem uma taxa de poupança acima da média.
Se não têm poupança, como é que vão investir na bolsa.
Eu em media faço entre 25% a 30% do meu rendimento.
Acho que já é muito bom, sei que a grande maioria dos portugueses não consegue (ou não quer) ter uma taxa de poupança semelhante.
Salvo quando se tem alguma despesa imprevista
Se não têm poupança, como é que vão investir na bolsa.

Eu em media faço entre 25% a 30% do meu rendimento.
Salvo quando se tem alguma despesa imprevista
- Registado: 14/6/2009 14:17
AutoMech Escreveu:
Ahhh OK. Então mesmo no E.escolas só é obrigatório o serviço se a pessoa quiser mesmo o portátil (o que acredito que muita gente quis).AutoMech Escreveu:
O E.Escolinhas não é obrigatório mas o preço dos portáteis é mais alto, não ?
Não, são 2 programas diferentes, o E.Escolinhas tem o mesmo custo (o do portatil) quer queiras com ou sem banda larga. Em função dos rendimentos pagas 0€, 10€ ou 50€ para teres o portatil. O acesso à banda larga é pago à parte (facultativo). os meus filhos tiverem ao E.escolinhas, paguei os 50€ e não quis a banda larga, não tenho mais nenhum custo.
o E.Escolas é diferente, o custo do portatil é subsidiado pelos operadores que recebem o retorno mediante o acesso de banda larga, assim se quiseres o E.Escolas tens que ter obrigatoriamente o acesso de banda larga.
Eu até estava interessado em ter o E.Escolas mas infelizmente não tem estado disponivel.
Editado pela última vez por mais_um em 21/10/2010 12:02, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:Aderir ao programa E.Escolas e E.escolinhas é facultativo, mas no caso do E.Escolsa se aderires (se quiseres o portatil) é obrigatório subscrever um serviço de banda larga com um operador, no caso do E.Escolinhas, podes aderir com ou sem ligação de banda larga.
Ahhh OK. Então mesmo no E.escolas só é obrigatório o serviço se a pessoa quiser mesmo o portátil (o que acredito que muita gente quis).
O E.Escolinhas não é obrigatório mas o preço dos portáteis é mais alto, não ?
AutoMech Escreveu:mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:alexandre7ias Escreveu: Com o E.Escolas muitas famílias passarem também a ter dois ou três computadores e 36 meses seguidos a pagar um serviço...de quem será a culpa?
A culpa é de quem subscreveu o serviço porque não era obrigatório.
No E.Escolas é obrigatório, no E.Escolinhas é que não é.
OK mais_um, pensei que fosse facultativo (estive agora no site mas não consegui confirmar).
Sendo assim é obrigatório para que anos ? É que conheço uma série de miúdos em escolas públicas, do 7º, 8º e 9º que não tiveram de os compraram. O meu filho está numa instituição privada por isso não serve de referencia.
Aderir ao programa E.Escolas e E.escolinhas é facultativo, mas no caso do E.Escolsa se aderires (se quiseres o portatil) é obrigatório subscrever um serviço de banda larga com um operador, no caso do E.Escolinhas, podes aderir com ou sem ligação de banda larga.
mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:alexandre7ias Escreveu: Com o E.Escolas muitas famílias passarem também a ter dois ou três computadores e 36 meses seguidos a pagar um serviço...de quem será a culpa?
OK mais_um, pensei que fosse facultativo (estive agora no site mas não consegui confirmar).
Sendo assim é obrigatório para que anos ? É que conheço uma série de miúdos em escolas públicas, do 7º, 8º e 9º que não tiveram de os compraram. O meu filho está numa instituição privada por isso não serve de referencia.
AutoMech Escreveu:alexandre7ias Escreveu: Com o E.Escolas muitas famílias passarem também a ter dois ou três computadores e 36 meses seguidos a pagar um serviço...de quem será a culpa?
kpt Escreveu:Elias Escreveu:kpt a menos que as pessoas ponham de parte um valor fixo todos os meses, penso que é muito difícil responder a essa pergunta...
Elias, as despesas que as pessoas têm mensalmente, numa base regular e sem entrar em linha de conta com imprevistos e despesas extraordinárias, tendem a ser relativamente constantes e é possível ter uma ideia de quanto é em média a taxa de poupança.
Não é preciso um valor exacto mas sim uma ordem de grandeza, como por exemplo 30% a 40%, 10% a 20%, 60% a 70%.
Se for mais fácil, então reformulo a pergunta:
Qual a vossa taxa de poupança em termos anuais?
kpt,
Sem imprevistos e despesas extra, diria que minha taxa de poupança mensal ronda os 30%.
Elias Escreveu:kpt a menos que as pessoas ponham de parte um valor fixo todos os meses, penso que é muito difícil responder a essa pergunta...
Elias, as despesas que as pessoas têm mensalmente, numa base regular e sem entrar em linha de conta com imprevistos e despesas extraordinárias, tendem a ser relativamente constantes e é possível ter uma ideia de quanto é em média a taxa de poupança.
Não é preciso um valor exacto mas sim uma ordem de grandeza, como por exemplo 30% a 40%, 10% a 20%, 60% a 70%.
Se for mais fácil, então reformulo a pergunta:
Qual a vossa taxa de poupança em termos anuais?
Elias Escreveu:fafite Escreveu:expliquem-me uma coisa, quando dizem que os portugueses teem mais de um telemovel, por acaso estao a descontar aqueles que estao lá por casa e já nao funcionam? É que sinceramente eu nao vejo assim tanta gante á minha volta a usar dois telemoveis, agora sei (eu propria tenho alguns)de muita gente que mantem em casa telemoveis que nao usa.
fafite nem de propósito olha esta notícia que saiu ontem:
Portugueses usam mais que um telemóvel
2010-10-19
Estudo demonstra que um terço dos portugueses tende a usar mais que um telemóvel, sobretudo os mais jovens.
A conclusão é de um estudo da Kantar Worldpanel, que indica que cerca de um terço da população portuguesa usa mais que um telemóvel. Dessa percentagem de utilizadores, a grande maioria inclui apenas um cartão por aparelho e 74,6% utiliza tarifários pré-pagos, sobretudo jovens.
O estudo, centrado no mercado particular de telecomunicações, conclui ainda que 78% dos telemóveis tem menos de 3 anos, dos quais 3,4% incluem SmartPhones de última geração.
Lauro Lopes - Telemoveis.com
Com o E.Escolas muitas famílias passarem também a ter dois ou três computadores e 36 meses seguidos a pagar um serviço...de quem será a culpa?
fafite Escreveu:Um terco da populacao é muito?.Olha isto faz me lembrar quando chega a altura das férias fazem a propaganda de que os destinos tal... e tal... foram esgotados pelos portugueses, mas depois nao dizem que o universo das familias que usou esses destinos se resume a meia duzia de familias.Elias Escreveu:fafite Escreveu:expliquem-me uma coisa, quando dizem que os portugueses teem mais de um telemovel, por acaso estao a descontar aqueles que estao lá por casa e já nao funcionam? É que sinceramente eu nao vejo assim tanta gante á minha volta a usar dois telemoveis, agora sei (eu propria tenho alguns)de muita gente que mantem em casa telemoveis que nao usa.
2010-10-19
Estudo demonstra que um terço dos portugueses tende a usar mais que um telemóvel, sobretudo os mais jovens.
A conclusão é de um estudo da Kantar Worldpanel, que indica que cerca de um terço da população portuguesa usa mais que um telemóvel. Dessa percentagem de utilizadores, a grande maioria inclui apenas um cartão por aparelho e 74,6% utiliza tarifários pré-pagos, sobretudo jovens.
O estudo, centrado no mercado particular de telecomunicações, conclui ainda que 78% dos telemóveis tem menos de 3 anos, dos quais 3,4% incluem SmartPhones de última geração.
Fafite, neste aspecto penso que andas desfasada da realidade...
Um terço da população pode até ser muito se comparativamente, na população de outros países esse nº andar abaixo disso... e o que é certo é que pessoas com vários telemóveis de várias redes vêem-se por todo o lado - é só abrir os olhos.
Também não concordo quando dizes que cá as pessoas têm muita net, TVs, telemóveis e afins porque põem cá a tecnologia e as pessoas cedem e aproveitam... é precisamente ao contrário, e é amplamente divulgado muitas das vezes que há novidades nesses campos:
As empresas tecnológicas colocam cá as coisas porque os seus estudos de marketing, consumismo, abertura às inovações tecnológicas, etc lhes dizem que os portugueses aderem a tudo o que é novidade com uma apetência voraz.
Foi assim com evoluções em telemóveis, com projectos piloto da Fibra, etc.
Um terco da populacao é muito?.Olha isto faz me lembrar quando chega a altura das férias fazem a propaganda de que os destinos tal... e tal... foram esgotados pelos portugueses, mas depois nao dizem que o universo das familias que usou esses destinos se resume a meia duzia de familias.Elias Escreveu:fafite Escreveu:expliquem-me uma coisa, quando dizem que os portugueses teem mais de um telemovel, por acaso estao a descontar aqueles que estao lá por casa e já nao funcionam? É que sinceramente eu nao vejo assim tanta gante á minha volta a usar dois telemoveis, agora sei (eu propria tenho alguns)de muita gente que mantem em casa telemoveis que nao usa.
2010-10-19
- Registado: 2/5/2010 8:58
kpt Escreveu:Já que o grande tema prende-se com poupança gostaria de deixar aqui um desafio.
Digam-nos qual a vossa percentagem de poupança mensal, tendo por base, claro, o rendimento líquido disponível.
A minha taxa de poupança ronda os 70% actualmente.
EDIT: Faço parte do quinto que poupa a pensar no M/L prazo. Os meus objectivos são a acumulação de riqueza para eventuais reinvestimento/usufruto futuro, bem como de precaução.
Actualmente entre 20 a 25% dos meus rendimentos liquidos.
Pata-Hari Escreveu:kpt, isso depende infinitamente de tanta coisa.... depende do nível de ordenado, do tipo de rendimentos, da fase da vida em que se está... frncamente não vejo grande conclusões a retirar.
Mas isso invalida que se pergunte qual a taxa de poupança?
A minha pergunta foi muito objectiva. Qual a taxa de poupança ACTUAL tendo por base o rendimento líquido disponível, independentemente da fase da vida etc etc. Se fossemos ter essas questões em consideração então nunca mais sairíamos daqui.
Era apenas uma tentativa de tentar perceber a taxa de poupança dos forenses, seja qual for a sua fase da vida etc etc.
fafite Escreveu:expliquem-me uma coisa, quando dizem que os portugueses teem mais de um telemovel, por acaso estao a descontar aqueles que estao lá por casa e já nao funcionam? É que sinceramente eu nao vejo assim tanta gante á minha volta a usar dois telemoveis, agora sei (eu propria tenho alguns)de muita gente que mantem em casa telemoveis que nao usa.
2010-10-19
- Registado: 5/11/2002 12:21
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, PacoNasssa e 142 visitantes