Viver na Suiça - Transferir vencimento p/ conta EURO ou CHF?
Metallising Escreveu:
JLMF, tenho conta no UBS. Para transferências para Portugal pago 30cents, a nível de despesas de manutenção fica a 6CHF por mês.
Explica-me o que queres dizer com "convertendo em EUR sem taxas e com cambio bastante bom", o cambio altera diariamente e é só com esse valor que tenho que fazer as contas, correcto?
Ainda não experimentei fazer nenhuma transferência para a minha conta em PT, mas suponho que ao fazer uma transferência da minha conta CHF na Suiça para a conta EUR em PT, a conversão seja automática, baseada no valor cambial do momento. Estou correcto?
Sim, trabalhar na Suiça em regime frontalier é bastante vantajoso. Ganhar o ordenado em CHF e gastar em EUR é uma vantagem.
Na empresa onde trabalho existem bastantes franceses que se aproveitam dessa situação. Além da vantagem da moeda, ainda pagam menos impostos (já que não residem na Suiça) e em vez de pagarem 250CHF por seguro de saúde na Suiça, pagam 50€ em França.
O plano é:
Basicamente pretendo aproveitar o facto do EUR/CHF estar historicamente baixo. Assim, enquanto não volta a valores de 2009, pretendo transferir as sobras do ordenado para uma conta EUR. Quando o EUR/CHF voltar a valores de 2009 transfiro novamente para uma conta CHF.
Onde é que acham que o meu plano de newbie pode falhar?
O cambio é baseado no oficial e depois cada instituição aplica as margens que entende na compra e venda.
É sempre de notar se compras ou vendes divisa ou moeda corrente, o que é determinado pela moeda que tens e onde estás a trocar, Suíça ou zona euro, mas o que eu quis dizer 'e que com os BVR em deposito proprio na conta que a CGD ou outro banco nacional tenham na suíça a margem aplicada é menor sendo mais favoravel, segundo o que tenho ouvido, claro que tens de ter conta aberta no banco Portugues onde solicitares os BVR.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Cabecorra Escreveu:Só para pôr um pouco mais de água na fervura, vou chamar à atenção para um ponto de vista diferente em relação à emigração. Também me encontro fora do país há pouco tempo, mas contrariamente ao Metallising não estou num país como a Suíça, ou a França e os EUA que também foram aqui mencionados, os quais são geralmente tidos como melhores que o nosso Portugal em muitos aspectos. Encontro-me em Marrocos, um país conhecido pelo seu atraso civilizacional. É também uma boa opção, visto que o meu salário também quadriplicou e o custo de vida cá é bem inferior a Portugal.
Eu tenho ainda a vantagem de estar a trabalhar para uma empresa portuguesa, o que faz com que esteja a contribuir para o desempenho do nosso sector de exportação, que neste momento é o nosso principal motor.
Por outro lado, num país como este nós temos a verdadeira sensação de estar a contribuir para a sua evolução, fazendo diferença. Podemos não encontrar já tudo "limpo e organizado" mas contribuir para que um dia se chegue a esse estado representará um retorno muito maior de realização pessoal.
Cumprimentos e Boa Sorte
Nem mais !!!
Também estive no Marrocos por 11 meses ,mas a trabalhar para uma empresa marroquina.Além disso a empresa para a qual trabalhava era 1% em tamanho da sua congênere portuguesa.
Ganhava 70% mais que os meus colegas de profissão que trabalham aqui para o estado.
Por isso , quando vem aqui com tretas a dizer que o país é pequeno e a realidade nacional ah e tal...È tudo conversa para justificar governos e mentalidades pequenas e incompetentes.
Temos o Luxemburgo que é ainda mais pequeno e temos um país africano que é uma porcaria , mas que paga mais que em Portugal.Portanto , essas desculpas para mim é conversa para boi manso dormir.
Pode haver quem diga que em Marrocos há muita gente a ganhar pior , e é verdade , mas quem ganha pior lá são as pessoas ignorantes , e que por isso coitados nada contestam .Os qualificados ganham melhor.
Aliás , se isto é um país de Doutores ,estamos mesmo mal. Por alguns comentários que leio aqui no forum , os Doutores portugueses tem pelos vistos a mesma mentalidade do ignorante marroquino.Pouco qualificados , padecem de baixa auto-estima e conformam-se com tudo o que põe à frente como se de uns ignorantes se trata-se.Ou se calhar...
Aceito que as pessoas tenham que por comida em casa e tenham que se sujeitar a condições más. O que não aceito é o conformismo.E pior, estarem a inventar desculpas para acreditarem elas mesmas e fazerem acreditar aos outros que estão bem. Isto já é um desvio psicológico.È negação da realidade.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Só para pôr um pouco mais de água na fervura, vou chamar à atenção para um ponto de vista diferente em relação à emigração. Também me encontro fora do país há pouco tempo, mas contrariamente ao Metallising não estou num país como a Suíça, ou a França e os EUA que também foram aqui mencionados, os quais são geralmente tidos como melhores que o nosso Portugal em muitos aspectos. Encontro-me em Marrocos, um país conhecido pelo seu atraso civilizacional. É também uma boa opção, visto que o meu salário também quadriplicou e o custo de vida cá é bem inferior a Portugal.
Eu tenho ainda a vantagem de estar a trabalhar para uma empresa portuguesa, o que faz com que esteja a contribuir para o desempenho do nosso sector de exportação, que neste momento é o nosso principal motor.
Por outro lado, num país como este nós temos a verdadeira sensação de estar a contribuir para a sua evolução, fazendo diferença. Podemos não encontrar já tudo "limpo e organizado" mas contribuir para que um dia se chegue a esse estado representará um retorno muito maior de realização pessoal.
Cumprimentos e Boa Sorte
Cumprimentos e Boa Sorte
Ganhar ou perder é desporto.
Mas é sempre preferível ganhar!!
Mas é sempre preferível ganhar!!

Re: Viver na Suiça - Transferir vencimento p/ conta EURO ou
Metallising Escreveu:Com "barco afundar" referia-me à situação económica de PT... cheio de dívidas, sem capacidade de criação de riqueza, tal como um naufrágio é sempre a descer. Peço desculpa se analogia é demasiado complicada de alcançar
SMALL1969, explica-me, quando vês uma acção que compras-te a cair desenfreadamente e sem fundo à vista, o que fazes? És corajoso para vende-la? Ou és mais corajoso ainda e mantens o título porque acreditas na empresa e queres ajudá-la a voltar a crescer?
Preferes ganhar dinheiro ou perder dinheiro em honra de princípios éticos e morais?
É exactamente a mesma coisa.
Não não é a mesma coisa.
Comparar títulos em bolsa com os quais não tens nem deves por princípio ter qualquer relação directa, não é o mesmo que, por exemplo comparar a tua atitude face à evolução das empresas onde desenvolves a tua activiadade profissional ou países onde nasces e a quem deves a tua cultura ou falta dela.
Infelizmente, como acho que sou bastante mais velho do que tu, também sei que provavelmente vais aprender da pior forma.
Agora faz um favor a Portugal mesm oque já tenhamos afundado....se quando fores rico quiseres construir uma casa em Portugal para terminares os teus dias em sossego, faz como os suiços e contrata um arquitecto...
- Registado: 3/2/2009 12:21
LTCM, não percebo onde queres chegar com a tua questão.
JLMF, tenho conta no UBS. Para transferências para Portugal pago 30cents, a nível de despesas de manutenção fica a 6CHF por mês.
Explica-me o que queres dizer com "convertendo em EUR sem taxas e com cambio bastante bom", o cambio altera diariamente e é só com esse valor que tenho que fazer as contas, correcto?
Ainda não experimentei fazer nenhuma transferência para a minha conta em PT, mas suponho que ao fazer uma transferência da minha conta CHF na Suiça para a conta EUR em PT, a conversão seja automática, baseada no valor cambial do momento. Estou correcto?
Sim, trabalhar na Suiça em regime frontalier é bastante vantajoso. Ganhar o ordenado em CHF e gastar em EUR é uma vantagem.
Na empresa onde trabalho existem bastantes franceses que se aproveitam dessa situação. Além da vantagem da moeda, ainda pagam menos impostos (já que não residem na Suiça) e em vez de pagarem 250CHF por seguro de saúde na Suiça, pagam 50€ em França.
O plano é:
Basicamente pretendo aproveitar o facto do EUR/CHF estar historicamente baixo. Assim, enquanto não volta a valores de 2009, pretendo transferir as sobras do ordenado para uma conta EUR. Quando o EUR/CHF voltar a valores de 2009 transfiro novamente para uma conta CHF.
O plano é:
Nos bancos suíços, UBS, Crédit Suisse, etc, e mesmo na Poste Finance, podes, como já foi referido, ter uma conta em CHF e EUR; apesar de evitares os custos de transferências, ficas sujeito ás taxas cambiais, que embora menores, existem, alem dos custos de manutenção de duas contas, que até nem são caros, comparados com os custos em Pt para clientes de patrimónios modestos sem vantagens negociadas.
Podes tambem contactar em Genève ou eventualmente outra localidade, os escritórios de represntação dos bancos Portugueses na Suíça, Millennium, CGD, Sant. Totta, BES, etc, e a partir daí e com BVRs directos na Poste Finance "depositares" em CHF numa conta de que sejas titular em PT,convertendo em EUR sem taxas e com cambio bastante bom, mesmo para baixos montantes.
Existe tambem quem, em regiões fronteiriças, sobretudo os denominados frontaliers, que moram em França, Alemanha ou Itália e trabalham na Suíça em regime fiscal de retenção na fonte, consiga chegar a acordo para ser pago em CHF ou EUR conforme o momento, pq a lei Suíça assim o permite sendo que para empresas já com uma certa dimensâo até é uma vantagem.
Pessoalmente, conheço casos de pessoas que ganham com o cambio quando os rendimentos são em CHF, explorando as contas nas duas moedas, mas em quantias já avultadas e por exemplo no meu caso concreto de experiencia profissional, em relação ao imobiliario, pois existem por exemplo muitos Portugueses que trabalhando na Suíça compraram casa e vivem em França e ultimamente teem aproveitado para amortizar ou renogociar conforme o financiamento é numa ou noutra moeda, até pq as taxas de juro teem acompanhado o movimento. Para quantias pequenas, como um ordenado, eu não me preocuparia com ganhos em cambios, mas sim em obter o melhor cambio do momento, sem taxas, caso pretendesse vender CHF comprando EUR, o que pessoalmente nâo me atrai.
Podes tambem contactar em Genève ou eventualmente outra localidade, os escritórios de represntação dos bancos Portugueses na Suíça, Millennium, CGD, Sant. Totta, BES, etc, e a partir daí e com BVRs directos na Poste Finance "depositares" em CHF numa conta de que sejas titular em PT,convertendo em EUR sem taxas e com cambio bastante bom, mesmo para baixos montantes.
Existe tambem quem, em regiões fronteiriças, sobretudo os denominados frontaliers, que moram em França, Alemanha ou Itália e trabalham na Suíça em regime fiscal de retenção na fonte, consiga chegar a acordo para ser pago em CHF ou EUR conforme o momento, pq a lei Suíça assim o permite sendo que para empresas já com uma certa dimensâo até é uma vantagem.
Pessoalmente, conheço casos de pessoas que ganham com o cambio quando os rendimentos são em CHF, explorando as contas nas duas moedas, mas em quantias já avultadas e por exemplo no meu caso concreto de experiencia profissional, em relação ao imobiliario, pois existem por exemplo muitos Portugueses que trabalhando na Suíça compraram casa e vivem em França e ultimamente teem aproveitado para amortizar ou renogociar conforme o financiamento é numa ou noutra moeda, até pq as taxas de juro teem acompanhado o movimento. Para quantias pequenas, como um ordenado, eu não me preocuparia com ganhos em cambios, mas sim em obter o melhor cambio do momento, sem taxas, caso pretendesse vender CHF comprando EUR, o que pessoalmente nâo me atrai.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Metallising Escreveu: Bom, agradeço a todos os que me ajudaram, ..., continuo sem rumo definido quanto aos meus francos suiços.
Já te sugeriram diversas alternativas. Não podes esperar mais de algo que é grátis. Se pretendes opções concretas isso geralmente tem um custo, nesta indústria o patriotismo é nulo, tens de pagar aos mercenários.
Um trabalhador jovem não qualificado, mas que fala inglês, não ganha muito mais, que tu, a transportar malas num hotel em Inglaterra?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
SMALL1969 Escreveu:Metallising Escreveu:Boas,
...preparado para procurar trabalho por aqui e deixar o barco afundar sozinho (Portugal...).
...Carros bons, casas boas, mulheres bonitas, bons vencimentos, paisagens lindas, tudo organizado e limpo.
A única coisa que critiquei foram estas frases anteriores.
De resto emigrar/imigrar é muito positivo, e devia quase ser obrigatório aos 18/20 anos por um curto espaço de tempo, tipo recruta, até porque o Mundo e as sociedades evoluem é com a troca de experiências.
Mas também acho que ao contrário do que se pensa, mais coragem é necessária a quem fica a tentar resolver os problemas de que não gosta no país/local em que nasceeu, do que a quem sai e fica há espera que melhore, para depois regressar triunfante.
Com "barco afundar" referia-me à situação económica de PT... cheio de dívidas, sem capacidade de criação de riqueza, tal como um naufrágio é sempre a descer. Peço desculpa se analogia é demasiado complicada de alcançar
Em PT, tal como na Suiça também há "carros bons, casas boas, mulheres bonitas, bons vencimentos, paisagens lindas" organizado e limpo é que já não.
O que é que eu disse tão ofensivo? Só vejo um erro de interpretação da parte de alguns.
SMALL1969, explica-me, quando vês uma acção que compras-te a cair desenfreadamente e sem fundo à vista, o que fazes? És corajoso para vende-la? Ou és mais corajoso ainda e mantens o título porque acreditas na empresa e queres ajudá-la a voltar a crescer?
Preferes ganhar dinheiro ou perder dinheiro em honra de princípios éticos e morais?
É exactamente a mesma coisa.
Bom, agradeço a todos os que me ajudaram, infelizmente o tópico não levou o rumo que desejava, continuo sem rumo definido quanto aos meus francos suiços.
Clínico, infelizmente eu não acho que o problema esteja no pagar. Pagar a conta é o normal. O anormal é olhar para a forma como a despesa foi feita e como vai continuar a ser feita. O que me espanta é como é que continuamos a aceitar a forma como o nosso dinheiro é gerido e gasto. Como dizia um amigo alemão, porque carga d´água estamos a construir mais estradas quando as nossas nacionais são excelentes e estão vazias? e eu acrescento, para quê um TGV se os países ricos como os escandinavos, não têm? para quê mais um aeroporto quando não há dinheiro? eu não quero pagar mais para ter mais um aeroporto. Este seria o momento perfeito para exigir gastos estruturantes e estruturais e não consumo...
A-330 Escreveu:Akuax Escreveu:Eu estou chocado com as respostas a este tópico.
Penso que uma das vantagens da globalização é mesmo esta. Livre transito de pessoas e bens.
Não entendo porque ainda há aquela visão de que quem emigra é para trabalhos não qualificados e ir limpar o vão de escadas aos ricos.
Felizmente conheço 2 casos na Suíça.
Um casal não qualificado que consegue ter uma vida equiparada à classe média qualificada em Portugal.
Um jovem licenciado a desempenhar funções como tal, que consegue ter uma vida equivalente a luxo em Portugal.
Quem arrisca começar uma nova vida, num novo país só tem o meu respeito. Quem porventura dá prioridade à família, amigos, etc e fica em Portugal, merece igualmente todo o meu respeito.
Sabe o que é? Há gente que não pode emigrar pelos mais diversos motivos. Os principais são a falta de coragem e normalmente uma mulher que não é tão companheira assim...
Então só resta invejar à boa maneira portuguesa. O tuga não pode ver alguem feliz e ou melhor. Aliás , o tuga fica menos feliz com as coisas boas que lhe acontecem do que quando vê alguem a afundar-se. È o que eu chamo de inveja doentia crônica.
E se o tuga em geral não está melhor é porque normalmente é limitado.È claro que a globalização é para todos.Não é só para os tubarões, para as empresas.Se as empresas se movem para economizar um centimo , não vou eu mudar-me para ganhar o dobro ou mais???
Era só o que faltava ficar neste país de mentalidade tacanha , que põe um Socrates não uma , mas duas vezes a governar!!
Ser português não me ajuda em nada na vida. O que me ajuda é dinheiro.Por isso vou para onde me pagam mais.
Ser português é apenas uma nacionalidade.Os meus sentimentos sempre foram medidos na base da reciprocidade.
Um país onde sou defraudado constantemente , enganado , roubado não merece a minha consideração. Há países onde sou estrangeiro que me tratam melhor.Ou pelo menos pagam melhor.
Aos que dizem que eu não contribuo em nada para o meu país, digo-lhes que voto sempre que se apresentam eleições , mas enquanto este povo manso continuar a por Sócrates da vida no governo e a ser roubado sem fazer nada , eu não volto.
Aliás as pessoas não dizem à boca cheia que os incomodados que se mudem?? Pois eles mudaram-se...por que as críticas agora??? Onde é que está a coerência?? Ou a inveja também afeta a capacidade de discernimento e a coerência?
A330
Tiveste bem

Pois eu penso o mesmo.
Eu estou na Suiça ha 6 anos, quando vim para ca foi de ferias porque tanho familia aqui e em Portugal nao tinha trabalho, entratanto ao fim de duas semanas de ferias perguntaram me se queria trabalhar num restaurante, fui ver o ambiente e acabei por açeitar. Quando começei a trabalhar em Abril estava de DJ a lavar pratos, entretanto em Junho fui para a cuzinha fria e ai fiquei 2 anos, no ultimo ano era eu que estava encarregue das encomendas e de um estudente. O mais triste destes 2 anos e pouco foi trabalhar com 3 Portugueses, pois a inveja deles era algo fora do normal, e estavam sempre a arranjar maneira de me lixar! As minhas saidas a noite eram sempre com os filhos dos patroes...mas tambem foi bom porque assim aprendi algo de alemao.
Hoje estou a trabalhar nas obras, desde ha 3 anos e pouco, começei um curso ha 2 anos e falta-me ainda 1 ano para acabar o curso de trolha. por algum lado se tem que começar...
No curso tanho uma disciplina que se chama Cultura General, que fala tambem de politica, ao inicio nao lhe achava piada nenhuma, mas com o correr da materia agora è das disciplinas que mais me fascina...
Por exemplo: Como é que a Suiça é dos paises de europa que gasta menos na politica!!!
Pois é...os politicos teem o seu emprego a parte do cargo politico, e reunen-se 3 vezes ao ano para discutir leis e uma vez para aprovaçao, de cada vez 3 semanas.
Portugal é o meu pais, muito bonito, muito bom, mas falta-lhe ainda muitas coisas....
Nao penso voltar, pois aqui sinto-me bem e os meus amigos é aqui que estao, Fugiram todos para aqui!
Niko
- Registado: 3/5/2010 21:32
Concordo, se imigrar é um acto de coragem. Permanecer e tentar contribuir para melhorar o país tambem o é.SMALL1969 Escreveu:Metallising Escreveu:Boas,
...preparado para procurar trabalho por aqui e deixar o barco afundar sozinho (Portugal...).
...Carros bons, casas boas, mulheres bonitas, bons vencimentos, paisagens lindas, tudo organizado e limpo.
De resto emigrar/imigrar é muito positivo, e devia quase ser obrigatório aos 18/20 anos por um curto espaço de tempo, tipo recruta, até porque o Mundo e as sociedades evoluem é com a troca de experiências.
Mas também acho que ao contrário do que se pensa, mais coragem é necessária a quem fica a tentar resolver os problemas de que não gosta no país/local em que nasceeu, do que a quem sai e fica há espera que melhore, para depois regressar triunfante.
Afinal quem fica é quem mais sofre na pele todos os erros cometidos por todos os portugueses, porque muitos dos que imigram tambem votaram e ajudaram a subir ao poder todos quantos nos teem governado. O que acho é que nem uns nem outros temos necessidade de ofender o país que temos, porque se nao o consideramos nosso, pelo menos que respeitemos aqueles que o consideram seu, e isto inclui os nossos familiares. Se vao para o estrangeiro, espero que vao com a mente bem aberta e sem rancor no coracao, para que possam analizar sem juizos antecipados todas as situacoes que vao viver e poder compara-las com os conhecimentos que teem das mesmas em Portugal.Nem tudo o que existe em Portugal é mau.
- Registado: 2/5/2010 8:58
Clinico Escreveu:
Fizeste bem Mettalising, mas não digas mal de nós. A culpa não é do desgraçado que trablha arduamente todos os dias e que é o verdadeiro Portugal
Clínico, concordo com tudo menos com esta parte... Quando o líder do governo tem uma popularidade de 34%, revela o quão ignorante é o povo que compõe a nossa sociedade.
Quem trabalha arduamente tem direito a exigir rigor e transparência em quem gere os seus impostos! Então porque não o faz?! Anda tudo anestesiado a ver as novelas da TVI ou discutir futebol no café...
Abs
- Registado: 17/3/2009 14:43
O Metallising é um rapazito novo e não sobe escolher as palavras e falou mais com a emoção do que com a razão!
Mas talvez tenha tido o discernimento, na sua juventude, de escolher um futuro melhor, mais tranquilo e desejo-lhe a maior das sortes.
Eu vivi muitos anos nos EUA e voltei por amor a "isto" e pelas velhas saudades... Será que fiz bem? Ao fim de 22 anos cá, de ter largado a Função Pública por não me terem deixado progredir, e agora aos 55 anos ver ao que "isto" chegou, pergunto-me se tomei a atitude correcta e se a minha velhice não será um mundo negro que se avizinha.
Como diz o Passos Coelho, os impostos não diminuem em Portugal ou se o fizeram foi uma ridicula diminuição por altura dos votos.
Por muito patriotismo que se tenha, lembro-lhes o peoma dum pernambucano, que com o sagaz humor brasileiro diz (e perdoem-me a linguagem)
"Eleição é apenas o dia marcado
Pra esse povo abestalhado
Escolher a marca da vaselina
Com que vai ser enrab..."
Fizeste bem Mettalising, mas não digas mal de nós. A culpa não é do desgraçado que trablha arduamente todos os dias e que é o verdadeiro Portugal
Abraços
Clinico
Mas talvez tenha tido o discernimento, na sua juventude, de escolher um futuro melhor, mais tranquilo e desejo-lhe a maior das sortes.
Eu vivi muitos anos nos EUA e voltei por amor a "isto" e pelas velhas saudades... Será que fiz bem? Ao fim de 22 anos cá, de ter largado a Função Pública por não me terem deixado progredir, e agora aos 55 anos ver ao que "isto" chegou, pergunto-me se tomei a atitude correcta e se a minha velhice não será um mundo negro que se avizinha.
Como diz o Passos Coelho, os impostos não diminuem em Portugal ou se o fizeram foi uma ridicula diminuição por altura dos votos.
Por muito patriotismo que se tenha, lembro-lhes o peoma dum pernambucano, que com o sagaz humor brasileiro diz (e perdoem-me a linguagem)
"Eleição é apenas o dia marcado
Pra esse povo abestalhado
Escolher a marca da vaselina
Com que vai ser enrab..."
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Força Metallising!
Aqui, o "barco" já não navega há muito tempo, no entanto, um "maluco" lá em cima continua a dar ordens, na torre de controle, como se tudo estivesse bem.
PS: Se eu tivesse poderes, dava um apertão tão grande no Sócas que ele ficava com a voz do constitucionalista Jorge Miranda.
Aqui, o "barco" já não navega há muito tempo, no entanto, um "maluco" lá em cima continua a dar ordens, na torre de controle, como se tudo estivesse bem.

PS: Se eu tivesse poderes, dava um apertão tão grande no Sócas que ele ficava com a voz do constitucionalista Jorge Miranda.
- Registado: 3/5/2007 13:55
Metallising Escreveu:Boas,
- Registado: 3/2/2009 12:21
Ao longo da nossa já extensa história sempre fomos um povo com grandes dificuldades de governação e de proporcionar uma vida digna a quem cá nasce. Tenho uma grande admiração por aqueles que por necessidade ou por inquietação demandam outras paragens.
Continuem a festejar os golos da nossa selecção, e que sejam muitos, porque têm o mesmo direito que todos os tugas - tugas são aqueles que chafurdam na trafulhice nacional, elegem trafulhas e são seus admiradores - e portugueses.
Quanto ao conselho pedido, deixa a massa no centro da Europa que está mais seguro e divide as poupanças pelo risco das duas moedas.
Felicidades.
Já agora deixo um link que julgo interessante:
http://mindthisgap.blogspot.com/
Continuem a festejar os golos da nossa selecção, e que sejam muitos, porque têm o mesmo direito que todos os tugas - tugas são aqueles que chafurdam na trafulhice nacional, elegem trafulhas e são seus admiradores - e portugueses.
Quanto ao conselho pedido, deixa a massa no centro da Europa que está mais seguro e divide as poupanças pelo risco das duas moedas.
Felicidades.
Já agora deixo um link que julgo interessante:
http://mindthisgap.blogspot.com/
- Registado: 4/11/2002 23:35
Se vais fazer a tua vida ai mantém o guito ai. Pelo menos não dependes de oscilações, e em 4-5 anos vai dar para cima e para baixo.
Um colega meu vai para o outro lado do mundo trabalhar e diz que vai cancelar tudo cá. IRS, SS etc.
Mais facilmente te defendias das oscilações cambiais com produtos financeiros (opções, creio) apostando uma infima parte do dinheiro numa posição contrária à tua opção, mas disso não sei nada. Informa-te aqui com os gurus.
Boa sorte nessa hora
Um colega meu vai para o outro lado do mundo trabalhar e diz que vai cancelar tudo cá. IRS, SS etc.
Mais facilmente te defendias das oscilações cambiais com produtos financeiros (opções, creio) apostando uma infima parte do dinheiro numa posição contrária à tua opção, mas disso não sei nada. Informa-te aqui com os gurus.
Boa sorte nessa hora
Editado pela última vez por MNFV em 20/10/2010 11:18, num total de 1 vez.
A-330 Escreveu:Sabe o que é? Há gente que não pode emigrar pelos mais diversos motivos. Os principais são a falta de coragem e normalmente uma mulher que não é tão companheira assim...
E há quem emigre não por necessidade, nem por desgosto para com a pátria... mas sim por aventura, para expandir conhecimentos e fazer currículo.
O meu melhor amigo é Eng. Civil.
Cá, tinha um emprego fixo em acompanhamento de obra numa construtora, e outro "biscate" - trabalhava para uma Arquitecta que, independentemente da quantidade de projectos que lhe fornecesse mensalmente, lhe pagava uma mensalidade fixa. Era quase outro salário.
Ganhava muito bem... para mim, "um balúrdio".
Há 2 ou 3 anos, depois de já sonhar com isso há algum tempo, mandou-se para a Suíça, para Genebra.
Não foi "à toa", pois com muitos irmãos lá emigrados e alguns com bons contactos, foi relativamente fácil arranjar emprego.
Ainda demorou 1 anito a encontrar o ideal, pois na 1ª chamada para entrevista, pouco mais lhe ofereciam do que o que ele já ganhava cá, e ele recusou. Só no 2º emprego/entrevista ficou satisfeito e aceitou.
Diga-se de passagem que após a crise, a empresa onde ele trabalhava cá faliu.
E diga-se que manteve o contrato que tinha com a Arquitecta cá, ainda em vigor e a ser cumprido.
A minha citação tem significado - ele contava com apoio incondicional da namorada de mais de uma década.
Um ano depois, arranjou ela emprego lá, e juntou-se a ele. É Arquitecta. Já planeia mudar para um 2º emprego.
Alugaram casa, vivem juntos, e finalmente casaram no verão passado.
São felizes onde estão, com quem estão, e como estão.
Vêm cá pelo menos trimestralmente, ver o resto da família e amigos.
Admito que muitas vezes tenha pena de ter tido falta de coragem de fazer o mesmo, pois vontade de experimentar, sempre tive.
A-330 Escreveu:E se o tuga em geral não está melhor é porque normalmente é limitado.È claro que a globalização é para todos.Não é só para os tubarões, para as empresas.Se as empresas se movem para economizar um centimo , não vou eu mudar-me para ganhar o dobro ou mais???
Ser português não me ajuda em nada na vida. O que me ajuda é dinheiro.Por isso vou para onde me pagam mais.
Ser português é apenas uma nacionalidade.Os meus sentimentos sempre foram medidos na base da reciprocidade.
Um país onde sou defraudado constantemente , enganado , roubado não merece a minha consideração. Há países onde sou estrangeiro que me tratam melhor.Ou pelo menos pagam melhor.
A330
Bom post, partilho do mesmo pensamento.
Além do dinheiro, considero muito importante o desafio pessoal/profissional, em 10 dias apenas já fui confrontado com dezenas de situações desconfortáveis que após superadas, resultam em evolução.
Para mim emigrar é uma necessidade, preciso de movimento e novidade para me sentir vivo. Viver para o resto da minha vida a percorrer a Segunda Circular duas vezes por dia em hora de ponta definitivamente não faz o meu género.
Ainda bem que nem todos pensam como eu, senão a minha vaga na Suiça poderia já estar ocupada

Sou um mercenário, não um patriota. (frase poética, foi espontâneo, juro

E quanto ao Euro? Perspectivas de subida face ao CHF?
Editado pela última vez por Visitante em 20/10/2010 1:58, num total de 2 vezes.
A-330 Escreveu:Akuax Escreveu:Eu estou chocado com as respostas a este tópico.
Penso que uma das vantagens da globalização é mesmo esta. Livre transito de pessoas e bens.
Não entendo porque ainda há aquela visão de que quem emigra é para trabalhos não qualificados e ir limpar o vão de escadas aos ricos.
Um casal não qualificado que consegue ter uma vida equiparada à classe média qualificada em Portugal.
Um jovem licenciado a desempenhar funções como tal, que consegue ter uma vida equivalente a luxo em Portugal.
Quem arrisca começar uma nova vida, num novo país só tem o meu respeito. Quem porventura dá prioridade à família, amigos, etc e fica em Portugal, merece igualmente todo o meu respeito.
Sabe o que é? Há gente que não pode emigrar pelos mais diversos motivos. Os principais são a falta de coragem e normalmente uma mulher que não é tão companheira assim...
Então só resta invejar à boa maneira portuguesa. O tuga não pode ver alguem feliz e ou melhor. Aliás , o tuga fica menos feliz com as coisas boas que lhe acontecem do que quando vê alguem a afundar-se. È o que eu chamo de inveja doentia crônica.
E se o tuga em geral não está melhor é porque normalmente é limitado.È claro que a globalização é para todos.Não é só para os tubarões, para as empresas.Se as empresas se movem para economizar um centimo , não vou eu mudar-me para ganhar o dobro ou mais???
Era só o que faltava ficar neste país de mentalidade tacanha , que põe um Socrates não uma , mas duas vezes a governar!!
Aos que dizem que eu não contribuo em nada para o meu país, digo-lhes que voto sempre que se apresentam eleições , mas enquanto este povo manso continuar a por Sócrates da vida no governo e a ser roubado sem fazer nada , eu não volto.
Aliás as pessoas não dizem à boca cheia que os incomodados que se mudem?? Pois eles mudaram-se...por que as críticas agora??? Onde é que está a coerência?? Ou a inveja também afeta a capacidade de discernimento e a coerência?
A330

Paulo Moreira
Akuax Escreveu:Eu estou chocado com as respostas a este tópico.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Não devo pedidos de desculpa a ninguém, cada um interpreta como quiser o que inicialmente escrevi. Não compliquem o que é simples pff.
SMALL1969, como disse, as minhas despesas fixas são de 622chf. Pelas facturas que tenho visto dos meus amigos que já cá estão à mais tempo, posso contar com mais 300chf aproximadamente todos os meses em idas ao supermercado. Ainda dá para poupar bastante.
Cheguei à Suiça à 10 dias e querias que já tivesse alcançado o meu projecto de vida? Tenho 21 anos homem...
O meu objectivo não é mandar dinheiro para Portugal, mas sim mandar dinheiro para uma conta em Euros, por acaso tenho duas contas em Portugal, simplifica as coisas. De qualquer forma já fiquei a saber que na banca suiça posso abrir uma sub-conta em Euros e outra em CHF. Portanto poupo em taxas de transferências internacionais.
JTB3, sim já ia com uma empresa em manga. Um amigo meu que já cá vive à mais tempo entregou alguns CVs meus. A minha formação é equivalente à de um trolha sofisticado, que fala inglês inclusivamente.
SMALL1969, como disse, as minhas despesas fixas são de 622chf. Pelas facturas que tenho visto dos meus amigos que já cá estão à mais tempo, posso contar com mais 300chf aproximadamente todos os meses em idas ao supermercado. Ainda dá para poupar bastante.
Cheguei à Suiça à 10 dias e querias que já tivesse alcançado o meu projecto de vida? Tenho 21 anos homem...
O meu objectivo não é mandar dinheiro para Portugal, mas sim mandar dinheiro para uma conta em Euros, por acaso tenho duas contas em Portugal, simplifica as coisas. De qualquer forma já fiquei a saber que na banca suiça posso abrir uma sub-conta em Euros e outra em CHF. Portanto poupo em taxas de transferências internacionais.
JTB3, sim já ia com uma empresa em manga. Um amigo meu que já cá vive à mais tempo entregou alguns CVs meus. A minha formação é equivalente à de um trolha sofisticado, que fala inglês inclusivamente.
Metallising
Olá,
Como é que fizeste para arranjares emprego em 10 dias assim do nada? Já ías com alguma empresa na manga? E já agora qual é a tua area de formação?
É que eu também ando a ver se consigo fazer o mesmo que tu.
1 abraço e boa sorte aí na suíça.
Olá,
Como é que fizeste para arranjares emprego em 10 dias assim do nada? Já ías com alguma empresa na manga? E já agora qual é a tua area de formação?
É que eu também ando a ver se consigo fazer o mesmo que tu.
1 abraço e boa sorte aí na suíça.
- Registado: 17/3/2010 21:52
Quem está ligado: