Apenas um quinto dos portugueses poupa a pensar no M/L Prazo
Já que o grande tema prende-se com poupança gostaria de deixar aqui um desafio.
Digam-nos qual a vossa percentagem de poupança mensal, tendo por base, claro, o rendimento líquido disponível.
A minha taxa de poupança ronda os 70% actualmente.
EDIT: Faço parte do quinto que poupa a pensar no M/L prazo. Os meus objectivos são a acumulação de riqueza para eventuais reinvestimento/usufruto futuro, bem como de precaução.
Digam-nos qual a vossa percentagem de poupança mensal, tendo por base, claro, o rendimento líquido disponível.
A minha taxa de poupança ronda os 70% actualmente.
EDIT: Faço parte do quinto que poupa a pensar no M/L prazo. Os meus objectivos são a acumulação de riqueza para eventuais reinvestimento/usufruto futuro, bem como de precaução.
Pastel Escreveu:
Em suma, nada como um bom linchamento, deviamos voltar às cavernas.
Eu não defendo que se dê um tiro em quem faz isso, apenas alertei para o facto de um dia destes acontecer algo do genero, é diferente.
...É uma vergonha, só quando alguém se "passar" e der um tiro num gestor de conta é que eles aprendem a não enganar as pessoas.....
quem não se importa das consequências dos seus actos, arrisca-se a quem alguém se passe um dia e o despache,
Não escrevi que deviam ser todos "despachados" a tiro pois não?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
LTCM Escreveu:Naturalmente o “tiro na cabeça” só será dado ao gestor de conta que tenhas menos escrúpulos.
É disso que se está a falar: enganar clientes menos sofisticados, com produtos ambíguos que necessita de vender, para atingir os objectivos que lhe são impostos.
Não se está a falar do tipo honesto que: prefere não receber o prémio de produtividade em troca de noites de sono descansado.
Haja bom senso!
Vale para políticos?
mais_um Escreveu:Eu percebi que és gestor de conta, se és honesto e tens escrupulos não tens nada a temer, agora para quem não é, quem não se importa das consequências dos seus actos, arrisca-se a quem alguém se passe um dia e o despache, e por muito que te choque não tenho pena nenhuma.
Sobre o haver um minimo de bom senso, é melhor que os gestores de conta comecem a tê-lo, não?![]()
![]()
Em suma, nada como um bom linchamento, deviamos voltar às cavernas.
Desisto

- Registado: 29/11/2007 11:30
Elias Escreveu:fafite Escreveu:expliquem-me uma coisa, quando dizem que os portugueses teem mais de um telemovel, por acaso estao a descontar aqueles que estao lá por casa e já nao funcionam?
não, estou a falar de pessoas que têm dois telemóveis de duas redes diferentes para falarem para os diferentes operadores. Assim têm dois cartões para carregar. Nos meus contactos conheço várias pessoas com dois telemóveis e até conheço um caso de uma pessoa que tem 3!
Eu por exemplo tenho 3, mas apenas um deles é meu. Os outros foram fornecidos pelas empresas onde trabalho, para que eu possa desenvolver o meu trabalho diário...
- Registado: 30/9/2010 13:54
fafite Escreveu:expliquem-me uma coisa, quando dizem que os portugueses teem mais de um telemovel, por acaso estao a descontar aqueles que estao lá por casa e já nao funcionam?
não, estou a falar de pessoas que têm dois telemóveis de duas redes diferentes para falarem para os diferentes operadores. Assim têm dois cartões para carregar. Nos meus contactos conheço várias pessoas com dois telemóveis e até conheço um caso de uma pessoa que tem 3!
- Registado: 5/11/2002 12:21
expliquem-me uma coisa, quando dizem que os portugueses teem mais de um telemovel, por acaso estao a descontar aqueles que estao lá por casa e já nao funcionam? É que sinceramente eu nao vejo assim tanta gante á minha volta a usar dois telemoveis, agora sei (eu propria tenho alguns)de muita gente que mantem em casa telemoveis que nao usa.T1ag0 Escreveu:Elias Escreveu:fafite Escreveu:Elias tu leste o relatório? lá diz 88% aufere rendimentos insufecientes para poder poupar.
Claro, claro... não há dinheiro, a gente sabe... mas entretanto somos os campões nos telemóveis, na banda larga móvel e noutras coisas avant-garde...
![]()
![]()
![]()
Quanto á banda larga, é por vezes mais facil de adquirir, e se bem me lembro nao fomos nós que a implementámos, alguem a pos á nossa disposicao, secalhar os outros países nao a usam tanto porque nao estao cobertos por ela como nós. Por exemplo aqui na UK só agora é que comecaram a investir na fibra ótica a nivel do país. Em relacao a Portugal as comunicacoes nao estao tao desenvolvidas. Por exemplo a nivel de transferencias internacionais a maioria dos bancos nao as permite via internet, e em portugal posso faze-lo.Isto para demonstrar que o facto de estarmos nos primeiros lugares a usar este tipo de servicos, é porque o temos disponivel e outros países nao. Isto nao é indicador de riqueza mas sim de disponibilidade de servicos.
- Registado: 2/5/2010 8:58
Pastel Escreveu:Curto e grosso:
Sou gestor de conta e não gostei da frase "e der um tiro num gestor de conta"
É infeliz,
É de bastante mau-gosto e
Não tem qualquer tipo de justificação
Como se não bastasse estar sujeito a aparecer um gajo qualquer e apontar-me uma arma à cabeça, agora ainda me arrisco a que os clientes queiram fazer o mesmo??
Haja um mínimo de bom senso
Eu percebi que és gestor de conta, se és honesto e tens escrupulos não tens nada a temer, agora para quem não é, quem não se importa das consequências dos seus actos, arrisca-se a quem alguém se passe um dia e o despache, e por muito que te choque não tenho pena nenhuma.
Sobre o haver um minimo de bom senso, é melhor que os gestores de conta comecem a tê-lo, não?

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Elias Escreveu:fafite Escreveu:Elias tu leste o relatório? lá diz 88% aufere rendimentos insufecientes para poder poupar.
Claro, claro... não há dinheiro, a gente sabe... mas entretanto somos os campões nos telemóveis, na banda larga móvel e noutras coisas avant-garde...

- Registado: 29/3/2010 17:06
mais_um Escreveu:Pastel Escreveu:mais_um Escreveu:...É uma vergonha, só quando alguém se "passar" e der um tiro num gestor de conta é que eles aprendem a não enganar as pessoas.....
Vamos com calma sim?![]()
Não nos estiquemos..
Há quem mereça, enganar pessoas que trabalharam uma vida inteira para amealhar uns tostões para a velhice e depois vem alguém sem escrupulos, abusar da confiança que as pessoas infelizmente ainda tem nos bancos principalmente quando tem conta há mais de 40 anos no banco e apesar de os funcionários irem mudando, pensam que as pessoas são de confiança.
Os meus sogros tem 5 PPR, 5!,naquele banco, 3 deles feitos no mesmo dia, deve ter sido um gestor de conta que ganhava por PPR realizados e não pelo montante!
E ele agora não foi comido porque quando eu vi os PPR, expliquei-lhe que aquilo não era um deposito a prazo, mas sim um seguro, algo que nunca ninguém lhe explicou, um deles sem garantia de capital e que até estava a perder dinheiro. Agora quando vieram com esta proposta ele veio falar comigo primeiro.
So agora é que reparas nisto? Eu ja escreci aqui n posts sobre este assunto.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Pastel Escreveu:Curto e grosso:
É infeliz,
Como se não bastasse estar sujeito a aparecer um gajo qualquer e apontar-me uma arma à cabeça, agora ainda me arrisco a que os clientes queiram fazer o mesmo??
Naturalmente o “tiro na cabeça” só será dado ao gestor de conta que tenhas menos escrúpulos.
É disso que se está a falar: enganar clientes menos sofisticados, com produtos ambíguos que necessita de vender, para atingir os objectivos que lhe são impostos.
Não se está a falar do tipo honesto que: prefere não receber o prémio de produtividade em troca de noites de sono descansado.
Haja bom senso!
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Curto e grosso:
É infeliz,
É infeliz,

Almendra Escreveu:Na minha opiniao, quase todos os portugueses conseguem poupar quer ganhem 500 ou 2500 euros por mes. É uma questao de disciplina, nem que seja 1 euro por mes, tem e de se comecar por algum lado.
Em 1975 era-mos um dos paises com maior taxa de poupancas da Europa e nao era por os salarios serem maiores, mas sim porque havia esse habito e o objectivo de poupar para tempos dificeis.
Hoje em dia, a maior parte dos portugueses quer gastar o que tem e mais algum se for possivel, é uma questao de escolhas de mentalidades.
Abraco
Subscrevo na íntegra!
Mentalidades...
Pastel Escreveu:mais_um Escreveu:Pastel Escreveu:mais_um Escreveu:...É uma vergonha, só quando alguém se "passar" e der um tiro num gestor de conta é que eles aprendem a não enganar as pessoas.....
Não nos estiquemos..
Há quem mereça, enganar pessoas que trabalharam uma vida inteira para amealhar uns tostões para a velhice e depois vem alguém sem escrupulos, abusar da confiança que as pessoas infelizmente ainda tem nos bancos principalmente quando tem conta há mais de 40 anos no banco e apesar de os funcionários irem mudando, pensam que as pessoas são de confiança.
Os meus sogros tem 5 PPR, 5!,naquele banco, 3 deles feitos no mesmo dia, deve ter sido um gestor de conta que ganhava por PPR realizados e não pelo montante!
E ele agora não foi comido porque quando eu vi os PPR, expliquei-lhe que aquilo não era um deposito a prazo, mas sim um seguro, algo que nunca ninguém lhe explicou, um deles sem garantia de capital e que até estava a perder dinheiro. Agora quando vieram com esta proposta ele veio falar comigo primeiro.
Não entendeu a mensagem certamente...
Daí até enfiar um balázio vai uma grande distância, não?????
Não entendeu a mensagem de quem?
- Registado: 30/9/2010 13:54
mais_um Escreveu:Pastel Escreveu:mais_um Escreveu:...É uma vergonha, só quando alguém se "passar" e der um tiro num gestor de conta é que eles aprendem a não enganar as pessoas.....
Não nos estiquemos..
Não entendeu a mensagem certamente...
Daí até enfiar um balázio vai uma grande distância, não?????
Pastel Escreveu:mais_um Escreveu:...É uma vergonha, só quando alguém se "passar" e der um tiro num gestor de conta é que eles aprendem a não enganar as pessoas.....
Não nos estiquemos..
mais_um Escreveu:...É uma vergonha, só quando alguém se "passar" e der um tiro num gestor de conta é que eles aprendem a não enganar as pessoas.....
Vamos com calma sim?

Não nos estiquemos..
Mas é verdade que há muita gente sem escrúpulos, que faz tudo para subir, e para outros é impossível não ceder a pressões inacreditáveis vindas de cima. Isso acontece em mais de metade da banca, espremer até sairem os números.
Eu por mim durmo descansado, prefiro ter números um bocado mais baixos mas não engano ninguém. Um negócio só é bom quando serve ambas as partes. Mas sei que assim nunca serei promovido.
Elias Escreveu:
As pessoas queixam-se que não sobra dinheiro ao fim do mês, mas quantas dessas pessoas não têm carro, telemóvel, tv cabo e outras coisas do género?
tonirai Escreveu:Olhem, mete-me imensa confusão ouvir pessoas que ganham 500 a 600€ queixarem-se que o dinheiro não chega até ao fim do mês, mas depois discutirem aquele programa X ou Y da Fox, AXN, Panda, etc... e olha que ouço isto quase diariamente!
O tabaco deve ser um dos exemplos mais flagrantes. Eu como sou não fumador, não faço ideia do que é ter esse vicio / prazer. Mas faz-me confusão ver pessoas a queixarem-se e continuarem a gastar numa coisa que, aparentemente, podia ser cortada a bem da carteira e da saúde (não digo, contudo, que seja fácil).
lunas99 Escreveu:Já agora qual o salário mínimo necessário que tu consideras suficiente , para se poder efectuar poupancas ao fim de cada mês?
Como já disse o AutoMech, depende do estilo de vida que se leva.
As pessoas queixam-se que não sobra dinheiro ao fim do mês, mas quantas dessas pessoas não têm carro, telemóvel, tv cabo e outras coisas do género?
Não estou a falar dos pensionistas mas sim da classe média. Mesmo que ganha 1200 ou 1500 euros pode argumentar que "isto está tudo muito mal" e que não sobra nenhum ao fim do mês...
Almendra Escreveu:P.S. mais_um o produto que falas do BES, nao tem nada de ilegal, sao simples obrigacoes prepetuas subordinadas. Todos os bancos as tem, mas so o BCP, primeiro, e agora o BES as comercializaram ao publico em geral. As caracteristicas que referes relativamente ao juro e ao reembolso do capital sao comuns a todas as obrigacoes subordinadas, em caso de falencia da empresa no ranking de credores quem as detem esta no ultimo lugar.
Boas!
Eu nunca disse que o produto é ilegal, o que é escandaloso é "enganar" as pessoas, aliciando-as com valores de rentabilidade elevadas omitindo os riscos e ainda por cima considerando a idade das pessoas em questão.
AutoMech Escreveu:No BES uma tia minha subscreveu um PPR porque a gestora de conta lhe disse que era uma 'espécie de depósito a prazo'. Só se apercebeu quando estava a perder 3% do capital...
Os meus sogros fizeram PPR com 65 anos porque foram "enganados" mais uma vez pelo banco em causa, (também aconteceu o mesmo) É uma vergonha, só quando alguém se "passar" e der um tiro num gestor de conta é que eles aprendem a não enganar as pessoas.....
Um abraço,
Alexandre Santos
Elias Escreveu:lunas99 Escreveu:Elias se ganhasses 500 euros por mês pensas que conseguirias poupar?
Certamente não conseguiria.
Acontece que eu não acredito que 88% da população deste país ganhe 500 euros por mês.lunas99 Escreveu:Já agora qual o salário mínimo necessário que tu consideras suficiente , para se poder efectuar poupancas ao fim de cada mês?
Eu acho que nem devia haver salário mínimo.
Quando fiz referência ao salário mínimo era no
sentido de saber qual seria o mínimo indispensável para se efectuar poupanças.
E na minha intervenção anterior, basicamente estava a pensar nos pensionistas com pensões de reforma inferiores a 500 euros- que serão a maioria- e , esses, não têm qualquer hipótese de poupar.
Agora , eu sou um dos primeiros a criticar a sociedade actual, "que é chapa ganha ,chapa gasta", ou pior que isso.
E em momentos como este de crise, acontecendo uma contrariedade como perda de emprego, sem poupanças, acontece o descalabro.
Sou apologista que as pessoas deveriam no mínimo, ter poupanças correspondentes, a poderem-se sustentar durante 6 meses, para fazer face a qualquer contrariedade.
Aqui está um flagrante exemplo dde como tudo pode mudar radicalmente de um momento para o outro.
"Da glória na NBA a viver no carro...
Ray Williams Ex-estrela dos New Jersey Nets chegou a marcar 52 pontos num jogo e hoje pesca para comer
Ray Williams foi um dos vários jogadores que marcaram a NBA nas décadas de 70 e 80. Ao todo, jogou onze temporadas na liga norte-americana, em cinco equipas: New Jersey Nets, New York Knicks, Boston Celtics, San Antonio Spurs e Atlanta Hawks.
Chegou a ser capitão da equipa de Nova Iorque, marcou mais de mil pontos na carreira e ainda detém um recorde: é o jogador que mais pontos marcou pelos Nets num jogo. 52!
E o que vale isto, hoje em dia, para "Sugar Ray"? Nada. Ray Williams ficou sem um tostão e é um sem-abrigo. Tim Povtak, um jornalista especializado na NBA descobriu-o a viver num automóvel em Pompano Beach, na Flórida e a pescar para sobreviver. Procura o que pode nos caixotes do lixo e vai ganhando algum dinheiro a limpar embarcações.
Williams retirou-se em 1987, pelos Nets, com uma conta bancária recheada e com vários projectos pessoais para a vida pós-basquetebol. Investiu grande parte do dinheiro no ramo imobiliário, mas tudo correu mal. Em 1994, declarou falência. Sem dinheiro, a mulher deixou-o e levou os filhos do casal.
Foi jardineiro, treinou nos liceus e até foi aprendiz de padeiro, mas nada correu bem. "Cheguei a pensar no suicídio", confessou à imprensa norte-americana.
Hoje em dia, além de dormir no carro, mata a fome com a pesca. "Não vou morrer de fome, porque posso pescar em 98% do meu tempo. Mas isto é o mais difícil pelo que já passei", reconheceu a Tim Povtak.
Sem qualquer tipo de seguro de saúde, Williams passa bastante tempo no hospital, devido a problemas de diabetes e de depressão. "Posso pensar que a vida é injusta, mas agora vejo que as coisas acontecem sempre por uma razão. Todos têm os seus próprios problemas e eu não vou andar por aqui muito mais tempo", referiu Ray Williams.
Histórias de bancarrota
O caso de Williams não é único na NBA, O próprio irmão de Ray, Gus, também declarou falência. De nada lhe valeu ter sido duas vezes "All Star".
O caso mais flagrante é o de Scottie Pippen, colega de Michael Jordan nos Chicago Bulls e considerado um dos 50 melhores basquetebolistas de sempre. Pippen perdeu quase tudo. Jason Caffey, membro da mesma equipa dos Bulls, devia 200 mil dólares à ex-mulher, por não pagar a pensão de alimentos dos filhos.
Charles Barkley, hoje comentador televisivo, perdeu dez milhões de dólares num ápice e confessou ter perdido dois milhões e meio de dólares em seis horas a jogar "blackjack", num casino. Segundo um estudo do jornal "Toronto Star", 60% dos jogadores que deixam a NBA perdem todo o dinheiro no espaço de cinco anos. Alguns chegam a ter mais de dez automóveis... "IN JN"
P.S.- Teclado "made in Mexico", desculpem a falta de acentuacao.
Você pode ter todo o dinheiro do mundo, mas há algo que jamais poderá comprar: um dinossauro
Você pode ter todo o dinheiro do mundo, mas há algo que jamais poderá comprar: um dinossauro
Na minha opiniao, quase todos os portugueses conseguem poupar quer ganhem 500 ou 2500 euros por mes. É uma questao de disciplina, nem que seja 1 euro por mes, tem e de se comecar por algum lado.
Em 1975 era-mos um dos paises com maior taxa de poupancas da Europa e nao era por os salarios serem maiores, mas sim porque havia esse habito e o objectivo de poupar para tempos dificeis.
Hoje em dia, a maior parte dos portugueses quer gastar o que tem e mais algum se for possivel, é uma questao de escolhas de mentalidades.
Abraco
P.S. mais_um o produto que falas do BES, nao tem nada de ilegal, sao simples obrigacoes prepetuas subordinadas. Todos os bancos as tem, mas so o BCP, primeiro, e agora o BES as comercializaram ao publico em geral. As caracteristicas que referes relativamente ao juro e ao reembolso do capital sao comuns a todas as obrigacoes subordinadas, em caso de falencia da empresa no ranking de credores quem as detem esta no ultimo lugar.[/quote]
Abraco
P.S. mais_um o produto que falas do BES, nao tem nada de ilegal, sao simples obrigacoes prepetuas subordinadas. Todos os bancos as tem, mas so o BCP, primeiro, e agora o BES as comercializaram ao publico em geral. As caracteristicas que referes relativamente ao juro e ao reembolso do capital sao comuns a todas as obrigacoes subordinadas, em caso de falencia da empresa no ranking de credores quem as detem esta no ultimo lugar.[/quote]
- Registado: 29/11/2007 1:51
AutoMech Escreveu:lunas99 Escreveu:Já agora qual o salário mínimo necessário que tu consideras suficiente , para se poder efectuar poupancas ao fim de cada mês?
A partir do momento em que a pessoa tem as necessidades básicas satisfeitas isso vai depender do estilo de vida da pessoa.
Uma T'Shirt tanto pode custar 2 euros no mercado, como 40 euros ou mais numa loja de marca.
Exactamente.
Sem divagar demasiadamente, penso que essa questão não pode ser colocada assim... pois os tais 500€ até podem dar para poupar (não está em causa se muito ou pouco), dependendo se estamos a falar por exemplo de um jovem solteiro em casa dos pais, de um casal sem filhos, de uma família mais ou menos numerosa, etc... e dos respectivos hábitos de consumo e despesa.
E suponho que na estatística da notícia tenham entrado pessoas enquadráveis nos mais variados casos.
Eu quando estudava e tinha uma mesada X, conseguia poupar um pouquinho;
Quando comecei a trabalhar e a receber 3,75X, continuei a poupar (já mais um pouco)... actualmente a receber 5X, continuo a poupar.
Embora actualmente poupe mais ou menos o mesmo de quando comecei a trabalhar... obviamente porque os meus hábitos de consumo e despesas aumentaram tanto como o salário, desde então.
Acredito que muita gente não poupe porque não dá... mas tenho a certeza que em outros tantos casos, não se poupa porque se consome no limite ou acima das suas possibilidades (do que se deveria, em função de determinado rendimento... tendo bastante onde cortar).
Olhem, mete-me imensa confusão ouvir pessoas que ganham 500 a 600€ queixarem-se que o dinheiro não chega até ao fim do mês, mas depois discutirem aquele programa X ou Y da Fox, AXN, Panda, etc... e olha que ouço isto quase diariamente!
lunas99 Escreveu:Já agora qual o salário mínimo necessário que tu consideras suficiente , para se poder efectuar poupancas ao fim de cada mês?
A partir do momento em que a pessoa tem as necessidades básicas satisfeitas isso vai depender do estilo de vida da pessoa.
Uma T'Shirt tanto pode custar 2 euros no mercado, como 40 euros ou mais numa loja de marca.
lunas99 Escreveu:Elias se ganhasses 500 euros por mês pensas que conseguirias poupar?
Certamente não conseguiria.
Acontece que eu não acredito que 88% da população deste país ganhe 500 euros por mês.
Eu acho que nem devia haver salário mínimo.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, PacoNasssa e 141 visitantes