Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver na Suiça - Transferir vencimento p/ conta EURO ou CHF?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SMALL1969 » 19/10/2010 13:17

Metallising Escreveu:SMALL1969, obrigado pelas tuas palavras. Os meus amigos já cá estão, vim viver com eles. Não vejo bola.

Vivo no cantão de Neuchatel. Divido uma renda de 750 chf (T1) com um amigo. Calculei as despesas fixas mensais e fica nos 622 chf (incluíndo seguro de saúde, TV e Net). O custo de vida é mais caro que em Portugal, mas não chega a ser duas vezes mais caro.

Não domino nenhum idioma, só o inglês. Estou a trabalhar em relojoaria ainda que não tenha qualquer formação na área, tive uma semana de formação na fábrica a que me candidatei e "voilá".

Levo um modo de vida diferente obviamente, não é agradável ficar a beber minis e martinis na esplanada da tasca com temperaturas negativas, mas consigo superar isso.

Relativamente à minha questão inicial, dicas?

Se o projecto de vida é dividir um T1 com um amigo, então vale a pena ir para a Suíça. Pelo que descreves, deves ter despesas fixas à volta de 1000€ e mais 500€ para comer salsishas se nunca jantas fora.
Com deves estar a receber <3.000€, eu diria para não te preocupares com ganhos em câmbios com o que andas a poupar.

O que não percebo é que tu, tendo tanta desconfiança em Portugal, vais querer meter dinheiro num banco português. Não sabes que se isto estourar, os primeiros vão ser os bancos?

Registado: 3/2/2009 12:21

por fatimafaria » 19/10/2010 12:35

SMALL1969 Escreveu:
Akuax Escreveu:Eu estou chocado com as respostas a este tópico.

Penso que uma das vantagens da globalização é mesmo esta. Livre transito de pessoas e bens.

Não entendo porque ainda há aquela visão de que quem emigra é para trabalhos não qualificados e ir limpar o vão de escadas aos ricos.

Estás chocado? Eu não. Estou chocado é pelas respostas não serem mais agressivas.

Claro que o Mundo é global, e é bom emigrar e trabalhar e ganhar mais, e conhecer novas culturas e tudo isso. Estivemos 50 anos fechados na ignorância e ainda hoje estamos a pagar a factura.

Só que isso não implica frases do género:
- Lá fora é que é bom, e vou-me pirar antes que Portugal afunde.

"...preparado para procurar trabalho por aqui e deixar o barco afundar sozinho (Portugal...).
Carros bons, casas boas, mulheres bonitas, bons vencimentos, paisagens lindas, tudo organizado e limpo....Obviamente que nos próximos anos não tenciono voltar a terras Lusas."

Além de ridiculo, ou não conhece Portugal, ou não merece conhecer.
Vá lá da-lhe o beneficio da dúvida, concerteza que ele nao quis ofender portugal ainda está em lua de mel com a Suica, nao leves tao apeito o que ele escreveu.

Metallinsing, eu tambem trabalho fora na Inglaterra, mas nunca poria a razao da minha procura de trabalho fora mos termos em que tu puseste, acho que nao pensaste antes de escrever o que escreveste. Sinceramente tambem nao gostei.

Registado: 2/5/2010 8:58

por cogumelo » 19/10/2010 12:32

Não entendo porque ainda há aquela visão de que quem emigra é para trabalhos não qualificados e ir limpar o vão de escadas aos ricos.

Sem querer levar este tópico para outro caminho... A minha pergunta dirigia-se especificamente ao caso do Metallising, pois fiquei curioso... pela minha parte não retirei nenhuma conclusão sobre a população portuguesa emigrante em geral...

http://jn.sapo.pt/Domingo/Interior.aspx ... id=1586730

Ah boa, se posso abrir uma segunda conta no meu banco em Euros, assim escuso de pagar por transferência internacional e movimento o dinheiro sempre dentro da Suiça.

E quanto à estratégia? Algum contra?

Não sei se os câmbios efectuados pelos bancos não te penalizam em demasia...
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por SMALL1969 » 19/10/2010 12:21

Akuax Escreveu:Eu estou chocado com as respostas a este tópico.

Penso que uma das vantagens da globalização é mesmo esta. Livre transito de pessoas e bens.

Estás chocado? Eu não. Estou chocado é pelas respostas não serem mais agressivas.

Claro que o Mundo é global, e é bom emigrar e trabalhar e ganhar mais, e conhecer novas culturas e tudo isso. Estivemos 50 anos fechados na ignorância e ainda hoje estamos a pagar a factura.

Só que isso não implica frases do género:
- Lá fora é que é bom, e vou-me pirar antes que Portugal afunde.

"...preparado para procurar trabalho por aqui e deixar o barco afundar sozinho (Portugal...).
Carros bons, casas boas, mulheres bonitas, bons vencimentos, paisagens lindas, tudo organizado e limpo....Obviamente que nos próximos anos não tenciono voltar a terras Lusas."

Além de ridiculo, ou não conhece Portugal, ou não merece conhecer.

por Akuax » 19/10/2010 12:04

Eu estou chocado com as respostas a este tópico.

Felizmente conheço 2 casos na Suíça.
Um casal não qualificado que consegue ter uma vida equiparada à classe média qualificada em Portugal.
Um jovem licenciado a desempenhar funções como tal, que consegue ter uma vida equivalente a luxo em Portugal.

Quem arrisca começar uma nova vida, num novo país só tem o meu respeito. Quem porventura dá prioridade à família, amigos, etc e fica em Portugal, merece igualmente todo o meu respeito.

Registado: 9/6/2009 10:40

por Metallising_ » 19/10/2010 11:56

SMALL1969, obrigado pelas tuas palavras. Os meus amigos já cá estão, vim viver com eles. Não vejo bola.

Vivo no cantão de Neuchatel. Divido uma renda de 750 chf (T1) com um amigo. Calculei as despesas fixas mensais e fica nos 622 chf (incluíndo seguro de saúde, TV e Net). O custo de vida é mais caro que em Portugal, mas não chega a ser duas vezes mais caro.

Não domino nenhum idioma, só o inglês. Estou a trabalhar em relojoaria ainda que não tenha qualquer formação na área, tive uma semana de formação na fábrica a que me candidatei e "voilá".

Levo um modo de vida diferente obviamente, não é agradável ficar a beber minis e martinis na esplanada da tasca com temperaturas negativas, mas consigo superar isso.

Relativamente à minha questão inicial, dicas?

Registado: 21/7/2010 12:52

por cogumelo » 19/10/2010 11:38

Se a tua estória é verídica e gostas tanto disso e tão pouco de Portugal, eu diria que deves convidar ou convencer todos os teus amigos para irem contigo para a Suíça....antes deles fecharem as fronteiras aos PIGS.

É que quantos mais como tu por lá, mais isso vai parecer Portugal e assim equilibramos as coisas.

Já agora, vê se tens vergonha na cara e não festejes os golos de Portugal...festeja antes os da Suíça.

Qual é o problema do homem ter emigrado??? Está no seu pleno direito!

Olha diz-me uma coisa, o salario é 4 vezes mais alto, mas o custo de vida, como está.
Quanto custa uma renda de casa preço medio.
Fazias a vida que fazias cá, certamente que não.

Metallising, se não te importares responde lá a esta questão do BULIM123, e já agora coloco-te mais algumas eu (se não te importares de dar resposta):

Estás em que cantão? Dominas algum dos idiomas?
Estás a trabalhar em que área?
Arranjaste trabalho qualificado ou não?
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por MERCW125 » 19/10/2010 11:27

Olha diz-me uma coisa, o salario é 4 vezes mais alto, mas o custo de vida, como está.
Quanto custa uma renda de casa preço medio.
Fazias a vida que fazias cá, certamente que não.

Registado: 14/3/2009 21:36

Re: Viver na Suiça - Transferir vencimento p/ conta EURO ou

por pepi » 19/10/2010 10:51

SMALL1969 Escreveu:
Metallising Escreveu:Boas,

Cheguei à Suiça faz hoje 10 dias. Vim de mala às costas (literalmente) preparado para procurar trabalho por aqui e deixar o barco afundar sozinho (Portugal...).

Felizmente rapidamente encontrei trabalho com um vencimento 4 vezes superior ao que ganhava em Portugal. Carros bons, casas boas, mulheres bonitas, bons vencimentos, paisagens lindas, tudo organizado e limpo. Obviamente que nos próximos anos não tenciono voltar a terras Lusas.

Thanks in advance

Se a tua estória é verídica e gostas tanto disso e tão pouco de Portugal, eu diria que deves convidar ou convencer todos os teus amigos para irem contigo para a Suíça....antes deles fecharem as fronteiras aos PIGS.

É que quantos mais como tu por lá, mais isso vai parecer Portugal e assim equilibramos as coisas.

Já agora, vê se tens vergonha na cara e não festejes os golos de Portugal...festeja antes os da Suíça.

Agora o alvo das críticas são os emigrantes que procuram lá fora melhorar as suas condições económicas?!

Acho que comentários como estes são incentivos à emigração... :roll:

Registado: 17/3/2009 14:43

por SMALL1969 » 19/10/2010 10:25

Cheguei à Suiça faz hoje 10 dias. Vim de mala às costas (literalmente) preparado para procurar trabalho por aqui e deixar o barco afundar sozinho (Portugal...).

Felizmente rapidamente encontrei trabalho com um vencimento 4 vezes superior ao que ganhava em Portugal. Carros bons, casas boas, mulheres bonitas, bons vencimentos, paisagens lindas, tudo organizado e limpo. Obviamente que nos próximos anos não tenciono voltar a terras Lusas.

Thanks in advance

por Metallising_ » 19/10/2010 9:25

Ah boa, se posso abrir uma segunda conta no meu banco em Euros, assim escuso de pagar por transferência internacional e movimento o dinheiro sempre dentro da Suiça.

E quanto à estratégia? Algum contra?

por Pata-Hari » 19/10/2010 7:49

Sem discutir a estratégia, podes perfeitamente ter uma conta em euros na Suiça sem que o dinheiro passe por portugal. Nada impede. O mesmo se fosse ao contrário, podes ter uma conta eu CHFs cá, dentro da tua conta.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por j_paulo » 19/10/2010 6:46

Imagem

Thanks in advance

Olha lá o problema, e se o barco que abandonaste vai mesmo ao fundo? Depois nao tens onde passar férias.....
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...

Registado: 21/2/2008 22:23

Viver na Suiça - Transferir vencimento p/ conta EURO ou CHF?

por Metallising_ » 18/10/2010 23:30

Boas,

A questão é: O franco está alto relativamente ao euro. Portanto tenho andado a pensar transferir todos os vencimentos da minha conta bancária suiça para a conta bancária portuguesa. Uma vez que o franco volte a valores "normais" então aí volto a transferir todo o dinheiro para a Suiça. Isto faz algum sentido?

Acham que é seguro assumir que o euro vai voltar a subir face ao franco e que estou perante uma boa oportunidade? Cada notícia que surge sobre a insatisfação da Alemanha faz-me pensar sobre a estabilidade do Euro...

Sou algo inexperiente nesta andanças das trocas cambiais, todas as informações e dicas serão bem vindas.

Juntamente deixo um gráfico da evolução do euro face ao franco nos últimos 5 anos.

Imagem

Thanks in advance

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], PacoNasssa, Phil2014 e 97 visitantes