Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ulrich elogia corte de salários da função pública

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 23/10/2010 7:36

Tens o sistema de mensagens privadas do fórum. Clikas e mandas.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por RCF » 23/10/2010 0:24

Minha cara, explique-me (porque eu já estive a tentar mas não consegui) como é que eu lhe posso enviar uma mensagem pessoal para lhe poder dizer em particular aquilo que não lhe quero dizer em publico?

RCF.

Registado: 22/2/2008 12:02

por Pata-Hari » 23/10/2010 0:20

RCF, não fui clara, afinal. Um post a informar que vais publicar o que quer que seja no teu blog, diz respeito apenas ao teu blog e não ao caldeirão. Não me parece que haja grande espaço para argumentar isso.
Administrador Fórum

por RCF » 22/10/2010 23:11

Cara Pata-Hari, em relação ao comentário que fez ao meu post deixe-me dizer-lhe o seguinte:

1- O post que escrevi e que mereceu o seu comentário é complementar de um post anterior que tinha escrito e se ler os dois certamente perceberá que o objectivo não é fazer publicidade ao meu blog;

2- Se o que motiva o seu comentario é o link para o meu blog que coloco nos posts publicados aqui no caldeirão é algo que eu só faço porque antes já tinha visto varios colegas a fazer o mesmo sem que isso motivasse qualquer reacção pelo que deduzi que não colidisse com as regras do forum;

3- Se o que motiva o seu comentario é o facto de ter passado a usar no meu blog um botão para donativos deixe-me dizer-lhe muito sinceramente que embora qualquer donativo que façam ao meu blog receberá da minha parte o melhor acolhimento quando coloquei o referido botão no meu blog foi e é com o objectivo de atingir um leitor que está no nivel empresarial e que poderá beneficiar do meu blog e eu dos seus donativos, alcançando ambos (eu e o doador) beneficio mutuo e não um botão pensado para angariar donativos dos colegas do Caldeirão visitantes do meu blog (embora se estes entenderem fazê-lo recebe-los-ei com todo o agrado);

4- Penso ter esclarecido qualquer mal-entendido em que a colega laborasse, se assim não for estarei à sua disposição para mais esclarecimentos.

Cumprimentos,
RCF.

por Pata-Hari » 22/10/2010 21:22

Rui, ficaremos felizes de ler os teus contributos, aqui. Afinal de contas, é neste espaço que participas. O teu blog, é teu e a publicidade aqui é paga, ok?
Administrador Fórum

por RCF » 22/10/2010 15:41

Caros colegas do caldeirão, no seguimento da minha última mensagem neste tópico venho, digamos, “informar” que vou retomar a publicação de artigos no meu blog.
A questão pendente que tenho a acertar com o BPI ficará para momento posterior e mais oportuno.

http://ruifilipecoelhofernandes.blogspot.com

Cumprimentos,
RCF.

por moppie85 » 16/10/2010 11:03

Elias Escreveu:
Deep Puple Escreveu:O que o presidente do BPI precisava é que os funcionários públicos tirassem do BPI as suas contas.

E já agora para que banco sugeres que transferissem as ditas contas? :twisted:

qualquer banco que seja SCUT. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 15/4/2008 14:12

por Elias » 16/10/2010 10:54

Deep Puple Escreveu:O que o presidente do BPI precisava é que os funcionários públicos tirassem do BPI as suas contas.

E já agora para que banco sugeres que transferissem as ditas contas? :twisted:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Deep Puple » 15/10/2010 21:48

O que o presidente do BPI precisava é que os funcionários públicos tirassem do BPI as suas contas.

Noata: Não sou funcionário Público

Registado: 10/1/2010 14:26

por bossas » 15/10/2010 21:45

Las_Vegas Escreveu:
Pedrito Portugal Escreveu:Las Vegas, vamos fechar a função pública e depois tu varres as ruas, curas os doentes, prendes os ladrões e ensinas os filhos (teus e dos outros).

Se for teso não terei outro remédio, caso contrário posso sempre pagar a alguem para fazer esse trabalho por mim ;)

Só ficas teso se fores funcionário público :lol:

Só aqui em casa, por extinção do IRS, entrariam mais 800 Euros por mês. Juntamente com os vizinhos daqui da rua, dava para contractar o funcionário da junta que agora ganha 475 Eur por mês, e pagar-lhe entre os 200/300 que aqui moram a 5 Eur cada um mais do dobro.

Depois fazíamos o mesmo com a escola. Com turmas de 25 alunos a 10 Eur/Mês cada um, os professores ganhariam entre 2250 e 2500 Eur/mês.

Com a saúde a mesma coisa: um seguro topo de gama aqui para casa que somos 4, custa entre 1800 e 2000 Eur/ano. Só entre ADSE e segurança social pagamos 4400/ano - uma poupança de mais de 50%.

Ainda podíamos murar a rua e constituir um condomínio fechado, e criar mais uns postos de trabalho de jardineiro, porteiro, conservador, e outros, para todos os funcionários públicos desempregados que quisessem de facto fazer qualquer coisa e ganhar a vida sem um patrão que confisca pela força o que eles recebem.
*ACE* - SEJA UM ÁS
-------
Use a Razão
-------
Seja inteligente
-------

Registado: 16/11/2008 0:44

por Serrano » 15/10/2010 20:24

Será por causa disto que o artista prega que é preciso esfolar quem aparecer pela frente?

O Banco BPI tem uma exposição de 5,1 mil milhões de euros à dívida portuguesa, grega e irlandesa, o que o coloca entre os bancos europeus mais expostos à dívida soberana com mais risco, revela uma análise da Macquarie Research que engloba 39 instituições de crédito.

De acordo com aquele banco de investimento, a exposição do BPI é mais de três vezes o seu valor de mercado, representando 358% da capitalização bolsista. Uma performance que só é superada por dois bancos gregos, o National Bank of Greece e o Piraeus Bank. O Macquarie Research afirma que a situação do BPI e dos bancos gregos seria preocupante se a Grécia, Portugal ou a Irlanda entrassem em incumprimento. As contas do banco australiano são feitas com base nos dados dos últimos testes de stress à banca, ou seja de final de Março. No caso do BPI, a exposição era mesmo superior à referida pelo Maquarie, uma vez que o banco detinha mais 1,13 mil milhões de euros de dívida pública italiana, o que perfazia um total de 6,26 mil milhões de euros no total europeu. Ainda assim, o Comité de Supervisores Bancários Europeus considerou, em Julho, que o BPI era o banco português com melhor desempenho nos dois cenários adversos, mesmo num com um hipotético choque adicional de risco soberano. A análise agora divulgada mostra que, muitas vezes, as casas de investimento procuram apenas novos ângulos de abordagem.

Fonte:http://economico.sapo.pt/noticias/o-bpi-as-analises-e-os-testes-de-stress_101636.html

Registado: 4/11/2002 23:35

por rmachado » 15/10/2010 16:24

Ainda hoje li uma artigo interessante (coisa rara) num jornal grátis que abordava estas questões da divida e dos mercados de uma forma bastante interessante.

Falava de dois colossos que num mercado livre fazem tudo menos "libertar" o mercado.

A China não liberta a moeda no mercado pois se o fizer deixa de conseguir fazer produtos baratos que vende com fartura nos USA que se endividam como gente grande mas a China compra a divida para voltar a receber o dinheiro para alimentar a sua economia interna.

A Alemanha que tanto alarido faz com o Euro consegue vender produtos na embora a um preço excelente para eles que não os prejudica pois se tivessem o Marco já estavam desgraçados com a valorização do mesmo logo sofriam de perda de competitividade e exportavam menos...

No entanto ambos contribuem para este estado de coisas e não apoiam medidas para mudar a economia...

Enfim...

Registado: 24/8/2004 10:42

por RCF » 15/10/2010 15:25

Caros colegas do caldeirão, confesso que o post que vou escrever não está directamente relacionado com este tópico, relaciona-se com ele na medida em que diz respeito ao BPI.

O BPI é um banco que me está atravessado na garganta há algum tempo.

Não é exactamente o banco, é um gestor de agência do Banco que no exercício das suas funções e pela forma como as exerceu ficou-me atravessado na garganta.

Bem, o banco não pode ser responsabilizado por todas as atitudes dos seus colaboradores é certo mas a partir do momento em que toma conhecimento dessas atitudes e mantém o referido funcionário ao serviço eu tenho de assumir que subscreve a cem por cento as atitudes da dita pessoa.

Eu devo dizer que o problema nem é a substância da atitude, o problema é mais a forma como ela foi expressa.

Portanto, se o banco mantém total confiança no dito gerente de agência e tenho de assumir que faz sua a referida atitude.

http://ruifilipecoelhofernandes.blogspot.com

PS- Eu vou suspender “sine die” a colocação de mais posts no meu blog (com a excepção do relatório que venho publicando aos sábados sobre a melhor posição de trading para a respectiva semana pois obviamente não vou abandonar a meio da corrida os leitores que têm tido em consideração as minhas opiniões para tomarem as suas decisões de investimento).
Tudo o mais será suspenso “sine die”.
Quem pudesse achar que a protecção que as minhas palavras e acções dão é negligenciável aprenderá à sua custa que está errado.

por JMHP » 15/10/2010 15:21

MarcoAntonio Escreveu:O que é interessante nessa lista (ainda que expectável) é que os nossos credores são precisamente os dois países de quem mais importamos e precisamente na mesma ordem. Que é como quem diz: estão a financiar-nos porque a seguir vamos comprar a eles.

Isto é como um Banco emprestar dinheiro ao cliente para o cliente comprar acções desse mesmo Banco!
:mrgreen:

E de quem é a culpa?!.... Nossa ou deles?!

Na minha opinião a resposta encontra clara e simples na conclusão final deste video do Pedro Santos Guerreiro:

Vídeo: "Este é o primeiro OE realista de uma década"

Hoje, Portugal conhece a proposta para o Orçamento do Estado de 2011. Pedro Santos Guerreiro fala das condicionantes políticas e da necessidade de viabilização do documento. Veja aqui o vídeo.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=448587

Sobre a noticia que abre este tópico, estou totalmente de acordo com a opinião do Fernando Ulrich, é chegada a hora dos responsavêis pagarem a factura, incluindo aqueles que procuraram acreditar e contribuiram para esta triste realidade, esquecendo-se ou não se preocupando sobre a viabilidade do Estado e do país em manter esta loucura.
Editado pela última vez por JMHP em 15/10/2010 15:33, num total de 2 vezes.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Primvs » 15/10/2010 14:00

MarcoAntonio Escreveu:O que é interessante nessa lista (ainda que expectável) é que os nossos credores são precisamente os dois países de quem mais importamos e precisamente na mesma ordem. Que é como quem diz: estão a financiar-nos porque a seguir vamos comprar a eles.

Isto é como um Banco emprestar dinheiro ao cliente para o cliente comprar acções desse mesmo Banco!

Não foi isso que aconteceu com o BCP?

Caso não me falhe a memoria...acho que correu mal :mrgreen:
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por artista_ » 15/10/2010 13:22

Pois, de certa forma precisam de emprestar, caso contrário perdem um dos melhores clientes!! E qual é a saía para isto? Continuar a emprestar sem qualquer limite? Talvez fosse isso que acontecesse se não houvesse intervenção das entidades de regulação, não?!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Lion_Heart » 15/10/2010 12:10

Tu é que és maluco :mrgreen:

Ao comprares acções ainda podia ser que algum dia tivesses lucro.

Isto é mais tipo: o banco empresta para tu comprares os produtos de shopping que eles tem (relogios, joias, talheres, portateis, carros) com aqueles juros suaves que so eles tem. :mrgreen:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por diabo1982 » 15/10/2010 12:05

Thunder Escreveu:
diabo1982 Escreveu:
Thunder Escreveu:O facto é que é despesista. Podemos dar mil votas a isto mas o facto é real e concreto. O estado tem de ter um abordagem mais cautelosa e aproveitar melhor os recursos, não haja a menor dúvida disso. Se o pricipal culpado não é o estado (realce eu disse estado e não FP) o que será o maior factor a pesar para o desequilíbrio das contas?

Como disse anteriormente, o Estado tem uma dívida externa que corresponde a 70 % do PIB.

O Sector Privado tem uma dívida externa que corresponde a 160 % do PIB.

Agora tira as tuas conclusões.

O privado estar muito mal não alivia o facto de o estado estar mal (ou menos mal se quiseres).
É a história do roto e do esfarrapado. Nenhum pode se rir pois ambos estão mal.

Nota: tens a certeza que os 160% não são estado mais privados? (atenção não estou a porte-te em causa, pois não tenho a certeza dos dados.... :wink: )

Tenho...A nossa divida externa total é a soma das duas: 230 % do PIB.

Registado: 29/11/2007 2:53

por diabo1982 » 15/10/2010 12:04

Muito bem visto!

Registado: 29/11/2007 2:53

por Elias » 14/10/2010 23:53

MarcoAntonio Escreveu:Isto é como um Banco emprestar dinheiro ao cliente para o cliente comprar acções desse mesmo Banco!

Há casos :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

por sargotrons » 14/10/2010 22:39

diabo1982 Escreveu:
Thunder Escreveu:O facto é que é despesista. Podemos dar mil votas a isto mas o facto é real e concreto. O estado tem de ter um abordagem mais cautelosa e aproveitar melhor os recursos, não haja a menor dúvida disso. Se o pricipal culpado não é o estado (realce eu disse estado e não FP) o que será o maior factor a pesar para o desequilíbrio das contas?

Como disse anteriormente, o Estado tem uma dívida externa que corresponde a 70 % do PIB.

O Sector Privado tem uma dívida externa que corresponde a 160 % do PIB.

A pressão sobre as nossas contas vem do exterior..São os financiadores estrangeiros que duvidam da capacidade de nós pagarmos as nossas dívidas...Sendo que, ainda assim, o Estado oferece mais garantias de pagamento das suas dívidas que as famílias e as empresas...

Para não falar do sector bancário português que não tem crédito nos outros bancos e só se estão a aguentar graças ao BCE os estar a financiar...(aproveitando-se depois para comprar dívida pública com juros de 6 %)..

Perante estes dados, tira as tuas conclusões...

Esta's a esquecer de um pormenor muito importante para um emprestimo que e' a capacidade e estabilidade de gerar rendimentos futuros para pagar o emprestimo. Pode fazer essa comparacao entre os estado Portugues e os privados, ou como analogia entre alguem que tem um trabalho sazonal na apanha da batata com um patrimonio de 5K € em que o maximo que conseguiu emprestado foi 500 € (10%) e um Ulrich com um patrimo'nio de 1.000.000 € e tem um emprestimo de 5.000.000 (500%) pois confiam que ele vai gerar riqueza e poder pagar.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por MarcoAntonio » 14/10/2010 22:10

O que é interessante nessa lista (ainda que expectável) é que os nossos credores são precisamente os dois países de quem mais importamos e precisamente na mesma ordem. Que é como quem diz: estão a financiar-nos porque a seguir vamos comprar a eles.

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por LTCM » 14/10/2010 22:06

Valete Escreveu:A todo o instante se fala que Portugal está endividado até ao pescoço, mas nunca se diz a quem.

Mas afinal a quem é que Portugal deve dinheiro? Quem são os grandes detentores da divida portuguesa?

Estatísticas do BIS, 2010 (milhões de €):

(Top 6)

Espanha -> 61.490;

Alemanha -> 33.840;

França -> 31.956;

UK -> 17.328;

Holanda -> 8.867;

Itália -> 4.814;
Editado pela última vez por LTCM em 15/10/2010 0:23, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por alexandre7ias » 14/10/2010 21:02

Governo aplicará imposto de 10% quando pensões excederem 5 mil euros
O Governo vai aplicar uma contribuição extraordinária de solidariedade sobre as chamadas "pensões douradas".
Todas as reformas, pensões ou prestações idênticas, superiores a 5 mil euros mensais vão pagar um imposto extraordinário de 10% sobre a parte que exceda aquele valor.
Ficam abrangidas por esta medida, a aprovar no orçamento, todas as reformas e pensões pagas pla Caixa Geral de Aposentações, pelo Centro Nacional de Pensões, por Fundos e institutos públicos, bem como entidades reguladoras.

É um agravamento substancial do IRS sobre todas as chamadas reformas milionárias pagas directa e indirectamente pelo Estado.

Entre os abrangidos por esta medida estão nomes como Cavaco Silva, José Silva Lopes, e outros ex-governantes e altos quadros do Estado.

Pensões superiores a 1600 euros pagarão mais IRS

Quem tem pensões acima dos 1600 euros brutos vai passar a pagar mais IRS. E quanto mais se ganha, mais se paga. Na prática, o Governo pretende que haja um esforço maior da parte de quem recebe pensões mais elevadas.

Se tem, por exemplo, uma pensão inferior a 22.500 euros brutos por ano tudo o que era até aqui continua a ser. Nada muda, nem a chamada dedução específica, ou seja, a parte da pensão sobre a qual não se paga imposto.Mantém-se, tal como este ano, nos 6 mil euros.

Até aqui, só a partir dos 30.240 euros é que havia uma corte nessa isenção que o Estado aplica, neste caso, aos pensionistas. Um corte que neste momento é de 13 por cento.

Com a proposta do Governo, os pensionistas com rendimentos de 22.500 euros que escapavam ao corte não têm hipótese. O corte passa a ser de 20 por cento.

Por exemplo, um solteiro, o ano passado, recebeu 40 mil euros de pensão. O fisco levou-lhe quase 9220 euros. Agora, 40.880 euros previstos, de acordo com a actualização dos escalões de IRS. No próximo ano, são mais de 10.500 euros. A diferença é de 1286 euros, uma subida próxima dos 14 por cento.

O PEC I já previa uma redução da dedução dos pensionistas. Vem agora na versão preliminar do Orçamento do Estado para 2011.

Ataque à classe média

O Orçamento do Estado que o ministro das Finanças apresenta esta sexta-feira ao país baixa significativamente o valor das deduções fiscais em sede de IRS.

Com isto, o Governo espera encaixar cerca de 450 milhões de euros por ano.

Quando, em 2012, preencher o IRS de 2011, prepare-se porque vai pagar mais imposto. E sobretudo, vai ter que fazer opções. Se tiver muitos problemas de saúde, nem vale a pena pensar em meter as despesas com a educação ou com a casa. A partir do próximo há um tecto máximo para as deduções fiscais que varia em função dos escalões de rendimentos.

Corte nas deduções fiscais

Não precisa de ser muito rico para ser apanhado por estes cortes, basta que ganhe pouco mais de 800 euros por mês. Os tectos aos benefícios fiscais começam no 3º escalão: Rendimentos entre os 7.410 euros e os 18 mil 375 euros só vai poder deduzir 800 euros. Dos 18 mil aos 42 mil euros o limite sobe para 900 euros. No 5º escalão o máximo são 1050 euros e, no 6º escalão, ninguém pode deduzir mais do que 1100 euros.

Na prática, quanto mais ganha menos pode deduzir proporcionalmente. Mas os cortes nos benefícios fiscais vão mais longe. Os divorciados que pagam pensão de alimentos passam a ter um limite de 1048 euros por cada titular.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Valete » 14/10/2010 18:51

A todo o instante se fala que Portugal está endividado até ao pescoço, mas nunca se diz a quem.

Mas afinal a quem é que Portugal deve dinheiro? Quem são os grandes detentores da divida portuguesa?

Esta questão não é de somenos, se ainda tivermos como certo que as únicas verdadeiras entidades com poder nas Relações Internacionais são os Estados. Uns mais do que outros é certo.

Pelo menos era assim que se ensinava. Mas quem tem visto o que se passa desde 2008 vê que a realidade não é nada como nos livros. Quando foi preciso salvar bancos, os Estados entraram em acção, endividando-se para agora ficarem à mercê desses mesmos bancos.
Quem paga no final é o contribuinte.

Por tudo isto esses senhores banqueiros que ainda há 2 anos baixavam as orelhas, pedindo esmola, não tem moral nenhuma, para falar sobre o que o Estado deve ou não fazer, porque quando as suas brincadeiras no sistema capitalista correram mal vieram atrás do grande pai.

Com isto não quero dizer que sou contra cortes nos FP (até acho que deviam ser mais), só penso não se deve ser capitalista só quando nos convém.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], macau5m, navaldoc, PacoNasssa e 133 visitantes