Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portagens nas SCUT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 15/10/2010 9:41

PequenoInvest Escreveu:Continuo, no entanto, a dizer que a IC1 é uma alternativa muito fiável para a A2. Em comparação, a nacional que vai para o Porto é muito mais horrível e tenho muitas dúvidas que a consiga considerar uma alternativa. São dezenas de localidades, dezenas de rotundas, centenas de passadeiras, semáforos...

De acordo, nesse aspecto a A1 está pior em termos de alternativas que a A2.

PequenoInvest Escreveu:Tu de Grândola até Albufeira consegues ir sempre a uma velocidade razoável num piso excelente numa estrada larga sem passares por localidades/rotundas/semáforos...

Sim, de Grândola para baixo é mais razoável do que entre Marateca e Grândola.

PequenoInvest Escreveu:Quando ao perigo, é bem mais perigoso o percurso alternativo ao IC19 do que a IC1 e se estamos a falar de segurança rodoviária então é um crime colocarem portagens no IC19. Um crime!

De acordo, mas nota que tens uma alternativa mais rápida e mais barata: o comboio. Aliás o mesmo se aplica à ponte 25 de Abril, sendo esta, para mim, a única justificação para a existência de portagens naquela ponte.

Registado: 5/11/2002 12:21

por PequenoInvest » 15/10/2010 9:36

Concordo que me excedi na parte dos 15/20 minutos... é, de facto, um pouco mais o tempo que se demora. A revolta por toda esta situação provoca excessos.

Continuo, no entanto, a dizer que a IC1 é uma alternativa muito fiável para a A2. Em comparação, a nacional que vai para o Porto é muito mais horrível e tenho muitas dúvidas que a consiga considerar uma alternativa. São dezenas de localidades, dezenas de rotundas, centenas de passadeiras, semáforos... algo que na IC1 existe, mas em muito menor escala. Tu de Grândola até Albufeira consegues ir sempre a uma velocidade razoável num piso excelente numa estrada larga sem passares por localidades/rotundas/semáforos...

Quando ao perigo, é bem mais perigoso o percurso alternativo ao IC19 do que a IC1 e se estamos a falar de segurança rodoviária então é um crime colocarem portagens no IC19. Um crime!

Registado: 24/7/2009 12:13

por Elias » 15/10/2010 0:54

PequenoInvest Escreveu:Eu vou para o Algarve e a seguir a Marateca vou pela nacional. Demoro mais... 15/20 minutos do que se fosse pela auto-estrada. Não chamas a isso alternativa? Eu chamo. E sai-me muito mais barato!

15/20 minutos a mais só é possível com infracções em série ou com condução uma condução ousada. Senão vejamos:

Pela A2 do nó da Marateca ao nó de Albufeira são 188 km, o que dá 1h34min (a 120 km/h velocidade constante).

Pelo IC1 da Marateca do nó da Marateca ao nó de Albufeira são 205 km. Só em termos de distância são mais 25km, o suficiente para adicionar os 15 minutos de que falas. O tempo total de viagem seria de 2h18m (a 90 km/h velocidade constante) só aqui tens 44 minutos a mais. Mas não consegues fazer sempre a 90, pois tens inúmeros afrouxamentos (por exemplo, as rotundas de Grândola, o atravessamento de localidades como Albergaria, Castelo Ventoso, Canal Caveira, Mimosa, Azinheira dos Barros). Com estes afrouxamentos, onde por vezes há passadeiras de peões, como na Mimosa, há que colocar mais 5 minutos no tempo total de viagem (e nota que aqui estou a ser generoso pois se calhar deveria adicionar mais). E para já não falar que muitas vezes apanhas pesados na via e não podes ultrapassar, tens de ir a 60-70 durante algum tempo.

Claro que podes dizer que no IC1 vais a mais de 90 como quase toda a gente e que não levas 2h18 mas também é verdade que pelo mesmo raciocínio, então pela A2 também não irias a 120 por isso a diferença de 50 minutos mantém-se, não concordas?

Dito isto: eu também uso algumas vezes o IC1 quando vou para o Algarve e concordo que se poupa algum dinheiro de portagens (mas com o excedente de tempo que referi).

Quanto a ser uma alternativa: claro que é uma alternativa, como todas as estradas são alternativas. E é uma alternativa com as suas vicissitudes. Curiosamente ainda hoje passei lá pois tive de ir a Grândola; na ida fui pela A2, no regresso decidi voltar pelo IC1 mas aquilo era tão mau mas tão mau que cheguei a Alcácer entrei logo na A2 outra vez: o piso entre Grândola e Alcácer é do piorio, com muitas irregularidades provocadas pelas raízes dos pinheiros-mansos, crateras na berma mesmo em cima da via que podem partir qualquer eixo... e daquilo que me lembro (não passei lá hoje), o piso entre Marateca e Alcácer do Sal é péssimo, enfim, é uma via que não tem uma qualidade digna de um IC... E como referi acima, tem imensos pesados, que acabam por actuar como limitadores de velocidade.

Em suma: é uma alternativa? Sim, é. Tem os seus riscos. Quem não os quer correr, tem bom remédio: paga :P

(o mesmo princípio se aplica a todas as outras AE).

PequenoInvest Escreveu:Eu não sei de onde moras, nem tão pouco os caminhos que utilizas mas... costumas andar pela IC19?

Actualmente moro na zona de Loures. Por acaso ainda há pouco tive de ir ao Cacém e voltar mas não fui pelo IC19 (excepto os últimos 2 km entre Belas e Cacém). Eu evito o IC19, não por causa do trânsito (não costumo lá passar à hora de ponta) mas porque acho uma via perigosa, onde vejo muitos loucos a conduzir, pelo menos foi o que observei das vezes que lá passei recentemente. Prefiro pagar 1,40 euros e ir pela CREL, sem pôr a minha integridade física em risco.

por alexandre7ias » 15/10/2010 0:43

Utentes não vão baixar os braços
00h16m
Ana Trocado Marques

Apesar do início da cobrança de portagens, o Movimento de Contestação à Introdução de Portagens nas SCUT promete não baixar os braços. A providência cautelar interposta pelos municípios do Vale do Sousa e da Maia a que o Tribunal Central Administrativo do Norte deu provimento veio, agora, dar novo fôlego à contestação.

"Amanhã [hoje] será para respondermos às solicitações da comunicação social, aguardarmos o que vai dar a providência cautelar e vermos a reacção dos utentes, mas, em breve, voltaremos a reunir", afirmou José Rui Ferreira, não escondendo alguma desilusão pelo chumbo dos projectos de lei de revogação da introdução de portagens, ontem, na Assembleia da República, com votos contra do PS e a abstenção do PSD e CDS-PP,

O porta-voz do Movimento, que tem já dimensão nacional, não esconde, no entanto, que a decisão do Tribunal Administrativo de dar provimento à providência cautelar interposta, na terça-feira, pelos municípios do Vale do Sousa e da Maia para impedir as portagens na SCUT do Grande Porto (A41/A42), veio dar um novo alento à luta, demonstrando, uma vez mais, que há ainda armas para continuar a contestar uma decisão "altamente prejudicial para a região".

Em cima da mesa estão, por exemplo, a interposição de novas providências cautelares e a (i)legalidade das últimas portarias publicadas, face à ausência de parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por PequenoInvest » 15/10/2010 0:34

tonirai Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:Olha, proponham pagar-se todas as estradas. SCUT, nacionais, IPs, ICs... todas. Mesmo as rampas que dão acesso a garagens.

Lamento informar-te que essas já pagam há muito tempo... pelo menos no meu município :lol:

Acho bem, espero que o Seara tome a mesma atitude antes de acabar o mandato. O seara e todos os outros presidentes de câmara/juntas de freguesia.

E se eu andar de bicicleta espero que também se pague porque estou a usar 10 centímetros de estrada e a danificar ligeiramente.

Só para não pensaram que estou contra... acho bem muito que se passe a cobrar portagens em SCTUS mas é preciso dois dedos de testa e um bocadinho de massa cinzenta para perceber se faz sentido aplicar portagens em todas as SCUTS.

por PequenoInvest » 15/10/2010 0:30

Elias Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:Eu não utilizo a IC19 para ir trabalhar mas porque raio é que essa deverá ser paga? Só há alternativa durante... 2 km? Ridículo.

o IC19 é uma auto-estrada denominada A37.

Quanto à questão das alternativas: sempre que alguém me fala na falta de alternativas, eu respondo com esta questão: "podes dizer-me quais são as auto-estradas portuguesas que efectivamente TÊM alternativas?" - até hoje nunca ninguém me respondeu. Porque será? :-k

Eu vou para o Algarve e a seguir a Marateca vou pela nacional. Demoro mais... 15/20 minutos do que se fosse pela auto-estrada. Não chamas a isso alternativa? Eu chamo. E sai-me muito mais barato!

Eu não sei de onde moras, nem tão pouco os caminhos que utilizas mas... costumas andar pela IC19?

por alexandre7ias » 15/10/2010 0:29

Elias Escreveu:
alexandre7ias Escreveu: Olha que são mesmo milhares, tanto a nível de pessoas como do dinheiro que cá gastam...

Quanto ao facto de não ser uma pequena portagem que os vai afastar, o mal é mesmo esse, a pequena portagem não existe :mrgreen: muito sinceramente não estou a ver um Espanhol preocupado a procura de um chip para andar nas scut Portuguesas, e assim sendo ou vão gastar ainda mais em multas ou deixam de vir.

Bem, assim de repente eu diria que os espanhóis que vêm até Vila do Conde às compras, a partir da introdução das portagens nas SCUT se passam a dividir em 4 grupos:

Grupo 1 - os que adquirem o dispositivo e mantêm a sua rotina de compras
Grupo 2 - os que pura e simplesmente deixam de vir
Grupo 3 - os que vêm sem pagar nada, confiando que nunca serão apanhados nem notificados
Grupo 4 - os que optam pela A3 até Famalicão e depois seguem pela A7 até Vila do Conde, pagando a portagem pela via manual.

Como vês existem 4 opções. Tudo aquilo que possa ser escrito sobre a dimensão relativa de cada um destes grupos é pura especulação.

Agora convenhamos uma coisa: parece-me que todos aqueles que escrevem em defesa dos espanhóis que coitadinhos vão deixar de poder vir fazer compras a Portugal estão mais preocupados com o facto de terem de passar eles próprios a pagar na ex-SCUT do que com o facto de os espanhóis coitadinhos terem de passar a pagar portagem para vir às compras. Haja decoro :mrgreen:

Eu não estou preocupado nem com os Espanhóis nem com as Scut.. para ser sincero já ando a poupar pelo menos 1,8€ por dia a já alguns meses pois utilizava a A3 desde a Maia a Santo Tirso e deixei de o fazer. Não vou utilizar as Scut disso tenho a certeza e gostava que muitos fossem na mesma direcção pois só desta forma deixamos de alimentar quem gasta o que é nosso.
Android Mobile
Imagem

por Elias » 15/10/2010 0:28

PequenoInvest Escreveu:Eu não utilizo a IC19 para ir trabalhar mas porque raio é que essa deverá ser paga? Só há alternativa durante... 2 km? Ridículo.

o IC19 é uma auto-estrada denominada A37.

Quanto à questão das alternativas: sempre que alguém me fala na falta de alternativas, eu respondo com esta questão: "podes dizer-me quais são as auto-estradas portuguesas que efectivamente TÊM alternativas?" - até hoje nunca ninguém me respondeu. Porque será? :-k

por tonirai » 15/10/2010 0:27

PequenoInvest Escreveu:Olha, proponham pagar-se todas as estradas. SCUT, nacionais, IPs, ICs... todas. Mesmo as rampas que dão acesso a garagens.

Lamento informar-te que essas já pagam há muito tempo... pelo menos no meu município :lol:

Registado: 19/4/2007 18:26

por PequenoInvest » 15/10/2010 0:26

Olha, proponham pagar-se todas as estradas. SCUT, nacionais, IPs, ICs... todas. Mesmo as rampas que dão acesso a garagens.

por PequenoInvest » 15/10/2010 0:24

Eu não utilizo a IC19 para ir trabalhar mas porque raio é que essa deverá ser paga? Só há alternativa durante... 2 km? Ridículo.

por Elias » 15/10/2010 0:18

EALM Escreveu:Bem, espero que seja ironia, porque não vais deixar de pagar coisa alguma. Pelo contrário, eu e muitos continuamos a pagar estas estradas todas:

- Eixo norte-sul
- A1 (entre Lisboa e Alverca)
- A2 (entre Lisboa e Coina)
- A5 (entre Lisboa e Porto Salvo/Oeiras)
- A8 entre (Lisboa e Loures)
- IC2 (todo, entre Lisboa e Póvoa de S.ta Iria)
- IC2, (todo, entre Almada e a Costa de Caparica)
- IC17/CRIL (todo)
- IC19 (todo, entre Lisboa e Sintra)
- IC21 (toda, entre Coina e o Barreiro)
- IC32 (toda, entre a A2 (Coina) e Alcochete)

Claro que não era ironia. Por mim podiam pôr essas todas a pagar. Estou farto de pagar pelos outros.

por EALM » 15/10/2010 0:13

Elias Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:SCUT => CCUT
Toca a pagar!

Para mim é mais SCNUT = Sem Custos para o Não UTilizador.

Finalmente vou deixar de pagar por não utilizar as Scut 8-)

????

Bem, espero que seja ironia, porque não vais deixar de pagar coisa alguma. Pelo contrário, eu e muitos continuamos a pagar estas estradas todas:

- Eixo norte-sul
- A1 (entre Lisboa e Alverca)
- A2 (entre Lisboa e Coina)
- A5 (entre Lisboa e Porto Salvo/Oeiras)
- A8 entre (Lisboa e Loures)
- IC2 (todo, entre Lisboa e Póvoa de S.ta Iria)
- IC2, (todo, entre Almada e a Costa de Caparica)
- IC17/CRIL (todo)
- IC19 (todo, entre Lisboa e Sintra)
- IC21 (toda, entre Coina e o Barreiro)
- IC32 (toda, entre a A2 (Coina) e Alcochete)

Registado: 1/5/2008 2:21

por Elias » 15/10/2010 0:07

PequenoInvest Escreveu:SCUT => CCUT
Toca a pagar!

Para mim é mais SCNUT = Sem Custos para o Não UTilizador.

Finalmente vou deixar de pagar por não utilizar as Scut 8-)

por PequenoInvest » 15/10/2010 0:06

SCUT => CCUT
Toca a pagar!

por Elias » 14/10/2010 23:46

alexandre7ias Escreveu: Olha que são mesmo milhares, tanto a nível de pessoas como do dinheiro que cá gastam...

Quanto ao facto de não ser uma pequena portagem que os vai afastar, o mal é mesmo esse, a pequena portagem não existe :mrgreen: muito sinceramente não estou a ver um Espanhol preocupado a procura de um chip para andar nas scut Portuguesas, e assim sendo ou vão gastar ainda mais em multas ou deixam de vir.

Bem, assim de repente eu diria que os espanhóis que vêm até Vila do Conde às compras, a partir da introdução das portagens nas SCUT se passam a dividir em 4 grupos:

Grupo 1 - os que adquirem o dispositivo e mantêm a sua rotina de compras
Grupo 2 - os que pura e simplesmente deixam de vir
Grupo 3 - os que vêm sem pagar nada, confiando que nunca serão apanhados nem notificados
Grupo 4 - os que optam pela A3 até Famalicão e depois seguem pela A7 até Vila do Conde, pagando a portagem pela via manual.

Como vês existem 4 opções. Tudo aquilo que possa ser escrito sobre a dimensão relativa de cada um destes grupos é pura especulação.

Agora convenhamos uma coisa: parece-me que todos aqueles que escrevem em defesa dos espanhóis que coitadinhos vão deixar de poder vir fazer compras a Portugal estão mais preocupados com o facto de terem de passar eles próprios a pagar na ex-SCUT do que com o facto de os espanhóis coitadinhos terem de passar a pagar portagem para vir às compras. Haja decoro :mrgreen:

por alexandre7ias » 14/10/2010 23:41

Governo galego convoca empresários por causa de SCUT
Na véspera deste encontro com o governo regional galego, o presidente da Associação Enpresarial de Viana do Castelo prevê que as portagens nas SCUT vão inibir investimento espanhol em Portugal.

O governo regional da Galiza convocou os empresários de Viana do Castelo e de Pontevedra para um encontro na sexta-feira acerca da imposição de portagens nas três SCUT do Norte, que se torna efectiva a partir da meia-noite.

À TSF, o presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, entende que estas portagens vão inibir o investimento espanhol em território português, numa altura em que «40 por cento do investimento feito nos espaços empresariais é capital espanhol, nomeadamente da Galiza».

«Obviamente que estes constrangimento à mobilidade que afectarão a estrutura de custos das empresas, nomeadamente com a distribuição de produtos e mercadorias, mas também com a captação da mão-de-obra qualificada, onde esta região é pouco competitiva», acrescentou Luís Ceia.
Android Mobile
Imagem

por alexandre7ias » 14/10/2010 23:23

Elias Escreveu:
alexandre7ias Escreveu: Por ex. Elias o turismo que milhares de Espanhóis fazem todos os fins de semana quando fazem compras no The Style Outlets em Vila Do Conde

Hum agora eu interrogo-me... essa malta que vem de Espanha tem de gastar dinheiro em combustível para ir até Vila do Conde... gasta certamente uma maquia valente em compras... será uma pequena portagem que os vai afastar? Não creio.

E quanto aos milhares, não estarás a exagerar? :lol:

Olha que são mesmo milhares, tanto a nível de pessoas como do dinheiro que cá gastam...

Android Mobile
Imagem

por Elias » 14/10/2010 23:12

alexandre7ias Escreveu: Por ex. Elias o turismo que milhares de Espanhóis fazem todos os fins de semana quando fazem compras no The Style Outlets em Vila Do Conde

Hum agora eu interrogo-me... essa malta que vem de Espanha tem de gastar dinheiro em combustível para ir até Vila do Conde... gasta certamente uma maquia valente em compras... será uma pequena portagem que os vai afastar? Não creio.

E quanto aos milhares, não estarás a exagerar? :lol:

por Reislb » 14/10/2010 21:33

alexandre7ias Escreveu:
Reislb Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:
Reislb Escreveu:Boas pessoal.
Quem não tiver chip tem de pagar multa amanhã ao passar nas ex-scut?
É que nos CTT de Paços de Ferreira ainda não há chips e também não posso ir à Brisa pois não tenho tempo para passar lá 7 horas como vi hoje no Telejornal. Amanhã tenho de passar na A 42 e A 41 e não tenho chip. Vou apanha com uma multa em cima? Se sim, quanto é?

Cumprimentos.

Pós-pagamento: ao passar pelos pórticos a matrícula do carro é fotografada, a partir daí tem cinco dias para se dirigir a um balcão CTT ou loja Payshop para pagar a portagem, apresentando o número de matrícula do veículo. Caso não faça isso, vai receber a factura em casa com multa de 25 cêntimos a 2 euros por cada taxa em dívida, de acordo com informações dos CTT.

Então se pagar dentro de 5 dias, não vou pagar a mais por não ter chip?
Já agora, onde viu essa informação? Desculpe estar a insistir mas estou mesmo "à nora"

Cumprimentos e muito obrigado.

O SAPO recebeu nos últimos dias dezenas de pedidos de esclarecimento sobre a introdução de portagens nas SCUT. Depois de responder aos e-mails dos nossos utilizadores, apresentamos aqui as respostas às perguntas mais frequentes. As portagens nas três SCUT do Norte entram em vigor nesta sexta-feira.

Como posso pagar as portagens nas SCUT do Norte?

O pagamento pode ser feito através da Via Verde, Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM) ou pós-pagamento.

Via Verde: dispositivo vendido nas lojas Via Verde que custa 27 euros. Funciona para todas as auto-estradas com portagens e o pagamento é feito através de débito directo na conta bancária.

DEM: conhecido também por “Chip”, é comercializado apenas nos CTT. Só funciona no pagamento das portagens das SCUT. Custa 27 euros mas implica um carregamento imediato de 10 euros. O sistema funciona através de carregamentos que podem ser feitos nos CTT, Payshop ou Multibanco.

Pós-pagamento: ao passar pelos pórticos a matrícula do carro é fotografada, a partir daí tem cinco dias para se dirigir a um balcão CTT ou loja Payshop para pagar a portagem, apresentando o número de matrícula do veículo. Caso não faça isso, vai receber a factura em casa com multa de 25 cêntimos a 2 euros por cada taxa em dívida, de acordo com informações dos CTT.

No caso de optar por algum dispositivo electrónico deve ter um para cada veículo. Tanto no caso da Via Verde como no DEM, o aparelho é colocado no vidro do carro, atrás do espelho retrovisor.

Quais são as condições para ter direito às isenções e descontos?

A legislação indica que “as populações e empresas locais beneficiam de isenções de pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 utilizações mensais da respectiva SCUT e de descontos de 15% nas utilizações seguintes”. Para tal, a residência ou a sede da empresa deve estar localizada num raio de 10km de uma ou mais SCUT ou 20km para as populações do interior.

As 10 utilizações dizem respeito às 10 primeiras passagens mensais pela SCUT que tenha direito à isenção, independentemente da quantidade de pórticos que se tenha passado.

Para beneficiar deste regime, deve adoptar como forma de pagamento o DEM ou a Via Verde e na altura da compra do dispositivo deve apresentar comprovativo de morada, documento de identificação e documento único do automóvel. Se já tiver Via Verde, precisa converter o dispositivo Via Verde em Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM). A operação pode ser feita através do site da empresa e não implica custos adicionais. Fica depois com 60 dias para ir apresentar os documentos numa loja Via Verde.

No caso de viaturas alugadas, como devo proceder para ter direito às isenções e descontos?

No caso de veículos em regime de locação financeira ou similar, é necessário apresentar documento do locador que identifique o nome e a morada da residência ou da sede do locatário.

Quanto vou pagar por cada troço?

Os valores de cada pórtico são variados e podem ser consultados nesta tabela. Pode também fazer as contas de quanto vai pagar nesta infografia.

E os veículos de matrícula estrangeira, como vão pagar?

De acordo com a legislação, os condutores estrangeiros são obrigados a adquirirem um dispositivo electrónico temporário, disponível nas áreas de serviço, mediante o pagamento de uma caução de 27 euros e fazendo um carregamento inicial obrigatório de 50 euros para os veículos ligeiros ou 100 euros para os veículos pesados.

O condutor pode devolver o dispositivo num prazo de 30 dias e se este estiver em bom estado recebe a caução paga, descontado o valor de aluguer correspondente ao período de utilização.

O condutor estrangeiro que não pague as portagens está sujeito a uma coima que pode ir de 25 a 125 euros. A fiscalização é da responsabilidade das concessionárias das auto-estradas.

Ah, assim sim. Menos mal.
Muito obrigado caro Alexandre.
O mais engraçado é ter sabido hoje que há muito boa gente a ir para o desemprego prepositadamente, ao pedir ao patrão apenas a carta para receberem o subsidio de desemprego. Mas não deixam de trabalhar, vão é passar a fazer biscates. Categoria, vão receber de todos nós e ainda vão contribuir para o mercado paralelo. Estas medidas do governo são muito boas. Agora aquilo que vamos pagar em portagens vão ser destinado aos "novos" desempregados.

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por alexandre7ias » 14/10/2010 21:10

Reislb Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:
É que nos CTT de Paços de Ferreira ainda não há chips e também não posso ir à Brisa pois não tenho tempo para passar lá 7 horas como vi hoje no Telejornal. Amanhã tenho de passar na A 42 e A 41 e não tenho chip. Vou apanha com uma multa em cima? Se sim, quanto é?

Cumprimentos.

Já agora, onde viu essa informação? Desculpe estar a insistir mas estou mesmo "à nora"

O SAPO recebeu nos últimos dias dezenas de pedidos de esclarecimento sobre a introdução de portagens nas SCUT. Depois de responder aos e-mails dos nossos utilizadores, apresentamos aqui as respostas às perguntas mais frequentes. As portagens nas três SCUT do Norte entram em vigor nesta sexta-feira.

Como posso pagar as portagens nas SCUT do Norte?

O pagamento pode ser feito através da Via Verde, Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM) ou pós-pagamento.

Via Verde: dispositivo vendido nas lojas Via Verde que custa 27 euros. Funciona para todas as auto-estradas com portagens e o pagamento é feito através de débito directo na conta bancária.

DEM: conhecido também por “Chip”, é comercializado apenas nos CTT. Só funciona no pagamento das portagens das SCUT. Custa 27 euros mas implica um carregamento imediato de 10 euros. O sistema funciona através de carregamentos que podem ser feitos nos CTT, Payshop ou Multibanco.

No caso de optar por algum dispositivo electrónico deve ter um para cada veículo. Tanto no caso da Via Verde como no DEM, o aparelho é colocado no vidro do carro, atrás do espelho retrovisor.

Quais são as condições para ter direito às isenções e descontos?

A legislação indica que “as populações e empresas locais beneficiam de isenções de pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 utilizações mensais da respectiva SCUT e de descontos de 15% nas utilizações seguintes”. Para tal, a residência ou a sede da empresa deve estar localizada num raio de 10km de uma ou mais SCUT ou 20km para as populações do interior.

As 10 utilizações dizem respeito às 10 primeiras passagens mensais pela SCUT que tenha direito à isenção, independentemente da quantidade de pórticos que se tenha passado.

Para beneficiar deste regime, deve adoptar como forma de pagamento o DEM ou a Via Verde e na altura da compra do dispositivo deve apresentar comprovativo de morada, documento de identificação e documento único do automóvel. Se já tiver Via Verde, precisa converter o dispositivo Via Verde em Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM). A operação pode ser feita através do site da empresa e não implica custos adicionais. Fica depois com 60 dias para ir apresentar os documentos numa loja Via Verde.

No caso de viaturas alugadas, como devo proceder para ter direito às isenções e descontos?

No caso de veículos em regime de locação financeira ou similar, é necessário apresentar documento do locador que identifique o nome e a morada da residência ou da sede do locatário.

Quanto vou pagar por cada troço?

Os valores de cada pórtico são variados e podem ser consultados nesta tabela. Pode também fazer as contas de quanto vai pagar nesta infografia.

E os veículos de matrícula estrangeira, como vão pagar?

De acordo com a legislação, os condutores estrangeiros são obrigados a adquirirem um dispositivo electrónico temporário, disponível nas áreas de serviço, mediante o pagamento de uma caução de 27 euros e fazendo um carregamento inicial obrigatório de 50 euros para os veículos ligeiros ou 100 euros para os veículos pesados.

O condutor pode devolver o dispositivo num prazo de 30 dias e se este estiver em bom estado recebe a caução paga, descontado o valor de aluguer correspondente ao período de utilização.

O condutor estrangeiro que não pague as portagens está sujeito a uma coima que pode ir de 25 a 125 euros. A fiscalização é da responsabilidade das concessionárias das auto-estradas.
Android Mobile
Imagem

por Reislb » 14/10/2010 21:08

alexandre7ias Escreveu:

Cumprimentos.

por alexandre7ias » 14/10/2010 21:00

Cumprimentos.

Android Mobile
Imagem

por Reislb » 14/10/2010 20:56

Boas pessoal.

Cumprimentos.

por alexandre7ias » 14/10/2010 20:45

Rui Rio se fosse primeiro-ministro demitia António Mendonça
19h59m

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirmou hoje, quinta-feira, que se fosse primeiro-ministro o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações "não tinha condições para continuar" em funções depois do processo das SCUT.

Em declarações sobre a entrada em vigor das portagens nas SCUT no Norte a partir de sexta-feira e questionado pelos jornalistas sobre a manutenção do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações no cargo, Rui Rio respondeu que se fosse ele "o primeiro-ministro, o ministro não tinha condições para continuar".

"Mas não sou eu, é outra pessoa, e isso depende do primeiro-ministro", acrescentou.

Rui Rio disse compreender a reacção das populações do norte ao que considerou ser a forma desigual como os portugueses estão a ser tratados na questão das portagens nas SCUT.

"Uma coisa é dizer que a crise obriga a pagar portagens mesmo com esta trapalhada toda. Coisa diferente é dizer que por causa da crise" as pessoas são tratadas de "forma desigual", disse.

Para o autarca, o ministro António Mendonça "devia ter respondido à Junta Metropolitana" do Porto. "Se não queria responder à Junta Metropolitana, respondia ao país e ao Norte de Portugal", acrescentou.

Segundo Rui Rio, "a esfera de competências da Junta Metropolitana e da Câmara do Porto em matéria de portagens é nenhuma", restando "a pressão política que se tem feito" no sentido de pedir que haja um tratamento igual para toda a gente.

"Eu nem sequer estou a dizer que as portagens deveriam ser todas adiadas para 15 Abril -- até podem ser antecipadas as outras. Ponham é as pessoas a pagar todas ao mesmo tempo e no mesmo momento, já que se tem que pagar, e apliquem isenções iguais", sublinhou.

O presidente da Junta Metropolitana do Porto disse ainda que percebe "a revolta" de quem diz que não aceita que as populações do Norte Litoral sejam tratadas de uma maneira diferente em relação ao resto do país.

"Como é que o ministro das Obras Públicas quer compreensão para uma situação financeira difícil quando depois não está a altura de tratar os portugueses todos por igual?", questionou.

Rui Rio garantiu que se tivesse no lugar do ministro das Obras Públicas "seguramente" que não conduzia o processo das SCUT desta forma, afirmando que aquele governante manifestamente "não anda bem".
Android Mobile
Imagem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, macau5m, niceboy, OCTAMA, Pmart 1 e 208 visitantes