Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Orçamento de Estado 2010 - versão preliminar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 15/10/2010 1:18

AutoMech Escreveu:Eu parece-me que as conservas como o atum, grão, ervilhas, sardinhas, feijão frade, feijão encarnado, não são afectadas, certo ?

Só as conservas de peixe é que não sobem, o resto sobe tudo.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 15/10/2010 1:16

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Tem sido assim com uma série de coisas e não é de supor que vá ser diferente porque uma conserva passa de custar 1.64 euros para 1.78 euros. Aliás, essas são as variações que ocorrem às vezes de uma semana para a outra e as pessoas não prestam qualquer atenção nem deixam de comprar por causa disso!

Convém lembrar que nem sempre o aumento do IVA é repercutido no preço final.

Eu parece-me que as conservas como o atum, grão, ervilhas, sardinhas, feijão frade, feijão encarnado, não são afectadas, certo ?

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 15/10/2010 1:07

MarcoAntonio Escreveu:
latrinaxxl Escreveu:Alguém sabe a que horas o orçamento vai passar? (porque vai passar)

Amanhã é a data de apresentação do Orçamento. A discussão na generalidade será no dia 28 e 29 e a votação no dia 29.

Sim, mas o PSD reune o seu Conselho nacional a 19 de Outubro, para tomar uma decisão sobre o sentido de voto, por isso na noite de 19 ou madrugada de 20 já saberemos a posição do PSD, até porque há uma emissão de divida a 20 de Outubro, imagino a subida de juros caso o PSD diga que vota contra.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 15/10/2010 0:37

Epá, oh Elias, lá estás tu no de-railing dos tópicos...
:lol:

Lá vou eu ter o trabalho de te dizer o óbvio: a maior parte das pessoas nem sabe se é intolerante à lactose ou não. Os efeitos da intolerância à lactose são variáveis e a maior parte dos individuos não faz qualquer alteração alimentar relevante com base nisso. Aqueles que chegam ao ponto de alterar os hábitos alimentares são uma minoria (alguns cujos efeitos se tornam mais visíveis na idade adulta, o que é de resto normal). Acresce ainda que um grupo predominante no consumo deste tipo de produtos (como iogurtes) são as crianças, onde a prevalência de intolerância à lactose e efeitos é ainda mais baixa.

Bem, deixemos o tópico voltar ao que interessa...

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por marianonunes » 15/10/2010 0:24

Um grande lol para este thread...

WTF?

Agora percebo o porque do estado das coisas...

Sofremos um aumento de impostos que e' um autentico roubo, quando assistimos ao despesismo deste desgoverno. E andamos aqui a discutir o sexo dos iougurtes...

Revoltem-se povo!!! Acordem!!!!!

Registado: 29/8/2008 15:04

por Elias » 15/10/2010 0:19

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:E já agora em que se baseia essa certeza? :lol:

Baseiam-se na observação e na capacidade de raciocínio.

:lol: :lol: :lol:

E o que observaste tu?

(nota: NÃO estou a procurar vencer-te pelo cansaço, apenas a tentar que produzas algo com substância :mrgreen: )

por MarcoAntonio » 15/10/2010 0:14

Elias Escreveu:E já agora em que se baseia essa certeza? :lol:

Baseiam-se na observação e na capacidade de raciocínio.

:lol: :lol: :lol:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/10/2010 0:14

Gtony84 Escreveu:Não é sobrevalorizar o consumo destes produtos mas é um facto que este aumento de 17% do iva destes produtos vai afectar gravemente a facturação destas empresas.

Só é um facto quando se verificar que o volume de vendas caiu gravemente, factualmente.

Até lá digo que estás a sobrevalorizar até porque há exemplos bem recentes em que perante aumentos significativos nos preços dos produtos, o volume de vendas até aumentou ligeiramente (e a facturação dessas empresas não se reflectiram negativamente quanto mais gravemente).

Gtony84 Escreveu:Basta pensar nas regiões fronteiriças onde este impacto do IVA levará cada vez mais os consumidores a abastecerem se em Espanha e diminuirá a procura Interna.

A fuga de consumo para espanha, que já existe apesar de algumas diferenças já muito significativas, é apesar de tudo marginal no global nacional.

Essas coisas todas tendem a ser extremamente sobrebalorizadas (por exemplo, nos combustiveis estima-se para aí em 2 ou 3% apesar das diferenças enormes de preço devido a impostos entre Portugal e Espanha).

Gtony84 Escreveu:E um Chairman de uma empresa destas o que pode fazer perante isto?

Cortar na produção ? Desemprego
Deslocalizar a produção para fora ? Desemprego

O mercado tem de se ajustar. Aliás, implicitamente estás a tratar todas essas coisas como más quando não o são no meu entender.

Primeiro: muitos desses produtos são importados, o aumento do IVA vai ter nesse caso, se alguma coisa em caso de quebra de vendas, um impacto positivo na Balança Comercial.

Segundo: alguns produtos são consumidos em excesso (ou são supérfluos) e portanto é saudável (no sentido literal e no económico) se forem menos consumidos.

Podes ver isto do ponto de vista contrário: o país pode dedicar-se menos a produzir determinadas coisas que eventualmente passam a ter menos procura e dedicar-se mais a produzir outras que importa, para o qual não tinha necessidade se colocasse os devidos esforços na produção dessas coisas.

Gtony84 Escreveu:Não é á toa que digo isto, mas este sector pode-se começar a preparar-se para tempos dificeis.

A necessidade aguça o engenho. Pode ser que o tuga finalmente aguce o seu engenho para termos um país menos deficitário...

Estou certo que o impacto do aperto de cinto não vai só ter efeitos negativos. Também vai ter efeitos positivos e Portugal vai ter (por necessidade!) um maior índice de produtividade e uma melhor relação entre o produzido e o consumido. Algo de que ele, factualmente, precisa!
Imagem

Administrador Fórum

por e-finance » 15/10/2010 0:07

Para quem pode, cada vez faz mais sentido cultivar alguns produtos agrícolas, há tanto terreno abandonado em Portugal. São só vantagens, sabe-se o que se come e faz-se exercício.

Cumprimentos.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por Gtony84 » 15/10/2010 0:06

Qual é o impacto deste aumento do IVA neste produtos?

Sinceramente gostaria muito de ver as contas que Taxas dos Santos fez para justificar este aumento. Não acho que as receitas que venham deste aumento, compensem as dificuldades que se adivinham neste sectos.

Será que o defice de 2011 esta dependente das conservas? :wink:

Registado: 29/12/2009 12:44

por Elias » 15/10/2010 0:06

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Mas é claro que é uma suposição, isto a partir do momento em que estás a presumir que o que leva as pessoas a consumir iogurtes não é a intolerância à lactose.

Não, é uma certeza.

E já agora em que se baseia essa certeza? :lol:

por MarcoAntonio » 15/10/2010 0:03

Elias Escreveu:Mas é claro que é uma suposição, isto a partir do momento em que estás a presumir que o que leva as pessoas a consumir iogurtes não é a intolerância à lactose.

Não, é uma certeza.

Tu podes não ter certeza nenhuma a menos que faças um estudo exaustivo que percorra o mundo todo mas não é o meu caso. Eu não nasci ontem nem chego a conclusões só com a existência e na presença de um "estudo" exaustivo meu ou de terceiros.

Eu tenho a certeza do que disse. Agora se tu quiseres invalidar o que eu disse podes ir fazer um estudo exaustivo para no fim verificares que eu estou correcto.

Elias Escreveu:Nota que eu não disse que é nem disse que não é.

Pois, eu entendo. Mas eu não fico como o maluco a meio da ponte em tudo. Só nalgumas coisas...

Elias Escreveu:Aliás, eu não tenciono fazer estudo nenhum porque não tenciono demonstrar nada, simplesmente porque não estou a presumir nada acerca do que leva as pessoas a consumir iogurtes 8-)

Ainda bem, ias perder o teu tempo para descobrires aquilo que eu já te disse!

Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 14/10/2010 23:58

MarcoAntonio Escreveu:JQuanto ao estudo, sobre os iogurtes, não é uma suposição, é uma afirmação. Talvez queiras tu ter o trabalho de efectuar um estudo para descobrires que a minha afirmação não está errada... lol

Mas é claro que é uma suposição, isto a partir do momento em que estás a presumir que o que leva as pessoas a consumir iogurtes não é a intolerância à lactose.

Nota que eu não disse que é nem disse que não é. Aliás, eu não tenciono fazer estudo nenhum porque não tenciono demonstrar nada, simplesmente porque não estou a presumir nada acerca do que leva as pessoas a consumir iogurtes 8-)

por Gtony84 » 14/10/2010 23:57

MarcoAntonio Escreveu:
Gtony84 Escreveu:Ja imaginaram a vida das empresas de conservas no proximo ano?

Os produtos que até agora eram tributados a 6 e a 13% vão passar a ser tributados a 23!!!%... O Sr Socrates e o Taxas dos Santos devem querer por o desemprego em 2011 a rondar os 20%.

Acho que estás a sobrevalorizar os aumentos de preços e o impacto no consumo dos mesmos. O consumo deve variar de forma sensível (marginal) apenas e provavelmente mais no início para depois tender para os valores anteriores...

Tem sido assim com uma série de coisas e não é de supor que vá ser diferente porque uma conserva passa de custar 1.64 euros para 1.78 euros. Aliás, essas são as variações que ocorrem às vezes de uma semana para a outra e as pessoas não prestam qualquer atenção nem deixam de comprar por causa disso!

Pensa inclusivamente nas variações ainda maiores nos preços dos combustiveis e com mais impacto no orçamento familiar e que apesar das pessoas "ameaçarem" que vão andar menos de automóvel, boicotes e mais não sei quê, na prática ainda acabaram a consumir ainda mais. Pensa ainda nos sucessivos aumentos de impostos sobre o Tabaco ao longo de vários anos e como muito poucos deixaram de fumar por causa disso. O facto é que produtos de grande consumo, variam pouco os volumes de vendas mesmo quando as variações no preço são da ordem dos 10%...

Não é sobrevalorizar o consumo destes produtos mas é um facto que este aumento de 17% do iva destes produtos vai afectar gravemente a facturação destas empresas.

Basta pensar nas regiões fronteiriças onde este impacto do IVA levará cada vez mais os consumidores a abastecerem se em Espanha e diminuirá a procura Interna.

Depois haverá a natural quebra de consumo pelo encarecimento destes produtos a juntar aos cortes nos salarios, pensões, e agravamento de outros impostos.

E um Chairman de uma empresa destas o que pode fazer perante isto?

Cortar na produção ? Desemprego
Deslocalizar a produção para fora ? Desemprego

Não é á toa que digo isto, mas este sector pode-se começar a preparar-se para tempos dificeis.

Registado: 29/12/2009 12:44

por MarcoAntonio » 14/10/2010 23:52

Já agora posso dar um exemplo para contrapor: eu tenho cefaleias com frequência e uma das coisas que o provoca é luz solar forte. Desde o feliz dia que passei a usar óculos de sol (com uns 15 anos) passei a ter dores de cabeça bem menos frequentes (ainda assim tenho q.b.).

Não obstanto isso, pago a taxa normal do IVA quando compro uns óculos de sol...

Quanto ao estudo, sobre os iogurtes, não é uma suposição, é uma afirmação. Talvez queiras tu ter o trabalho de efectuar um estudo para descobrires que a minha afirmação não está errada... lol

Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 14/10/2010 23:47

MarcoAntonio Escreveu:(a maior parte dos consumidores de iogurtes não os consomem por serem intolerantes à lactose).

A menos que tenhas um estudo sobre esse assunto, isso não passa de uma suposição... :wink:

por MarcoAntonio » 14/10/2010 23:44

Não quero parecer intolerante aos intolerantes à lactose mas não se pode legislar só com base nisso (a maior parte dos consumidores de iogurtes não os consomem por serem intolerantes à lactose).

De qq das formas eu não estou a defender que os iogurtes devem ser todos à taxa normal (apenas que não me choca que os líquidos o sejam e que os sólidos me chocaria mais ou menos).

Quanto a intolerâncias e alergias, há um sem número delas (também não era a diferença do IVA num produto que ia arrombar o orçamento de alguém, portanto e voltando a dizer que não quero parecer intolerante aos intolerantes à lactose, não se pode legislar só com base nisso... tem de se avaliar o quadro todo).
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 14/10/2010 23:35

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:E o iogurte sólido à taxa normal, chocar-te-ia?

Fico assim como o tonto a meio da ponte sem saber para que lado se virar...

:)

Dito de outra forma: mais ou menos.

A minha pergunta era maldosa e eu explico porquê: tenho intolerância à lactose e não posso beber leite. Só descobri isso aos 28 anos e até essa idade vivi com imensos problemas intestinais, que ficaram resolvidos desde o glorioso dia em que deixei de beber leite.

O iogurte para mim não é uma guloseima ou uma sobremesa, mas sim um produto essencial que tomo em substituição do leite. Sólido ou líquido tanto me faz, mas para mim é um produto essencial, como principal fonte de cálcio. Para mim, mas também para muitos portugueses que sofrem igualmente de intolerância à lactose (a julgar pelas estimativas da wiki, deverão ser alguns milhões).

Por esta razão, penso que faz todo o sentido que os iogurtes, em qualquer formato, permaneçam como produtos essenciais, à taxa reduzida (a ser aumentada a taxa para os 23%, deveria aplicar-se o mesmo ao leite).

por MarcoAntonio » 14/10/2010 23:31

Elias Escreveu:E o iogurte sólido à taxa normal, chocar-te-ia?

Fico assim como o tonto a meio da ponte sem saber para que lado se virar...

:)

Dito de outra forma: mais ou menos.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 14/10/2010 23:27

MarcoAntonio Escreveu:O resto, enfim, se se cobram 6% num pão e 23% num pastel (que pode ser um pão doce com um creme por cima) não fico nada chocado. E é nesse contexto que não fico chocado com um iogurte líquido à taxa normal.

E o iogurte sólido à taxa normal, chocar-te-ia?

Eu caa pra mim...

por bboniek33 » 14/10/2010 23:22

o Dr. Passos estaa metido numa alhada... se chumba ee porque chumba, se dixa passar ee porque deixa passar.

Disso nao se limpa: o Engenheiro meteu-o num embrulho que, nao fora o dramaatico (a cair proo traagico) da situac,ao de Portugal, dava umas charadas do catano.

Isto estaa lindo ! Eu caa vou ee plantar girassois e fazer ooleo nem que o tenha que espremer com os dentes ! :twisted:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Elias » 14/10/2010 23:22

MarcoAntonio Escreveu:Tem sido assim com uma série de coisas e não é de supor que vá ser diferente porque uma conserva passa de custar 1.64 euros para 1.78 euros. Aliás, essas são as variações que ocorrem às vezes de uma semana para a outra e as pessoas não prestam qualquer atenção nem deixam de comprar por causa disso!

Convém lembrar que nem sempre o aumento do IVA é repercutido no preço final.

por acintra » 14/10/2010 23:11

Estou de acordo com as pensões mas falta o principal na minha opinião.
Quem tiver várias reformas tem de escolher aquela que considera principal e leva com este imposto todas as outras são taxadas a 50% com um imposto extraordinário para quem já não tem idade de trabalhar. Para aqueles com menos de 65 anos seriam taxadas a 75%.
Vocês sabem de quem é que eu estou a falar e a quem é que doia, mas aí não tem coragem de mexer, é melhor congelar pensões miseráveis, não comparticipar medicamentos e aumentar o IVA.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por radiohead » 14/10/2010 23:09

Se Passos chumbar este assalt...perdão orçamento será o acto mais digno da política portuguesa em muitos, muitos anos.

E mesmo assim a desilução com a classe político-parasitária é tanta que não será o suficiente para me deslocar à urna funerári...perdão de voto nas próximas eleições legislativas. Pergunto-me, para quê? Para eleger 230 paspalhos, cada um preocupado em pagar favorzinhos e comprar votos à custo do contribuinte/idiota tuga?

Nas últimas legislativas, quando já se sabia o estado real da nação, desloquei-me à urna após longa abstinência, movido pelo interesse nacional e pela necessidade imperiosa de mudança e assisti atónito no voto em massa do tuga no senhor que prometia tgv's, aeroportos, scuts, cheques-bébés enquanto tomava o pequeno-almoço com um futebolista "unicamente movido pela sua convicção pessoal".

Mas para não se dizer que a minha opinião é "bota-abaixista", que não é "construtiva", que tem que se apresentar "alternativas", vou apresentar uma proposta. Uma proposta revolucionária, que muitos considerarão "inconcebível", "intolerável" e "inaceitável".

Proponho - hélas! - que o Estado se governe com aquilo que tem (mais precisamente com aquilo que saca aos portugueses, que já não é pouco, metade da riqueza nacional). Não é aquilo que fazemos todos? Já não há crédito? Azar.

mais_um Escreveu:Humm... com este OE, qual vai ser a cambalhota que o PPC vai dar para o deixar passar ? Ou será que vai votar contra? :roll: :roll:

Andas tão preocupado em descobrir uma cambalhota de Passos nestes últimos meses que nem te dás conta do triplo mortal encarpado com revienga que Sócrates dá todas as semanas.
Imagem
Imagem

Registado: 18/10/2009 15:37

por MarcoAntonio » 14/10/2010 23:00

Gtony84 Escreveu:Ja imaginaram a vida das empresas de conservas no proximo ano?

Os produtos que até agora eram tributados a 6 e a 13% vão passar a ser tributados a 23!!!%... O Sr Socrates e o Taxas dos Santos devem querer por o desemprego em 2011 a rondar os 20%.

Acho que estás a sobrevalorizar os aumentos de preços e o impacto no consumo dos mesmos. O consumo deve variar de forma sensível (marginal) apenas e provavelmente mais no início para depois tender para os valores anteriores...

Tem sido assim com uma série de coisas e não é de supor que vá ser diferente porque uma conserva passa de custar 1.64 euros para 1.78 euros. Aliás, essas são as variações que ocorrem às vezes de uma semana para a outra e as pessoas não prestam qualquer atenção nem deixam de comprar por causa disso!

Pensa inclusivamente nas variações ainda maiores nos preços dos combustiveis e com mais impacto no orçamento familiar e que apesar das pessoas "ameaçarem" que vão andar menos de automóvel, boicotes e mais não sei quê, na prática ainda acabaram a consumir ainda mais. Pensa ainda nos sucessivos aumentos de impostos sobre o Tabaco ao longo de vários anos e como muito poucos deixaram de fumar por causa disso. O facto é que produtos de grande consumo, variam pouco os volumes de vendas mesmo quando as variações no preço são da ordem dos 10%...
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], macau5m, Majestic-12 [Bot], Mar58, rg7803, ThePlayMaker e 191 visitantes