Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Orçamento de Estado 2010 - versão preliminar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Gtony84 » 14/10/2010 22:54

Esses sangue-sugas dos nossos politicos haviam de passar 1 mês na Suecia e ver como os Deputados Suecos vivem em T0, sem motoristas, sem acessores, sem CC e sem as mordomias que o povo Português gentilmente oferece aos seus politicos que nada fazem.

No final desse mês, arranjavam ideias para por o orçamento Superavitario sem ter que recorrer a aumento de impostos.

São Demais estes aumentos!!

Ja imaginaram a vida das empresas de conservas no proximo ano?

Os produtos que até agora eram tributados a 6 e a 13% vão passar a ser tributados a 23!!!%... O Sr Socrates e o Taxas dos Santos devem querer por o desemprego em 2011 a rondar os 20%.

Registado: 29/12/2009 12:44

por marianonunes » 14/10/2010 22:50

Eu acho bem pagar mais dinheiro para comer umas salsichas ou um iogurte liquido...

Eu quero do melhor para os que nos governem... festas de 100 mil €, com champagne e camarao!

Este pais enche-me de orgulho!

Registado: 29/8/2008 15:04

por MarcoAntonio » 14/10/2010 22:47

latrinaxxl Escreveu:Alguém sabe a que horas o orçamento vai passar? (porque vai passar)

Amanhã é a data de apresentação do Orçamento. A discussão na generalidade será no dia 28 e 29 e a votação no dia 29.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 14/10/2010 22:38

AurioI Escreveu:...Todas as reformas, pensões ou prestações idênticas, superiores a 5 mil euros mensais vão pagar um imposto extraordinário de 10% sobre a parte que exceda aquele valor, noticia a SIC.

Ou seja quem ganha 5100,00€ paga 10€ ,fonix,assim
o defice baixa logo,tenham mas é juizo.

O processo tem de ser esse ou algo muito semelhante senão correm anomalias/assimetrias.

No caso dos 5100 são 10 euros mas no caso dos 5700 são 70 euros e no caso dos 6900 euros são 190 euros. E isto cai em cima do ajuste do escalão do IRS que também vai ocorrer, julgo eu e que se abate sobre o total na ordem dos 3%, corrijam-me se estiver equivocado (mas é a interpretação do que li até agora e da consulta das categorias do IRS). A que se soma ainda o congelamento em 2011 se não me falha a memória (o que é ainda uma outra forma indirecta de cortar).

E o déficit é constituído por um sem número de alíneas, esta é apenas uma alínea no meio de muitas que contribuem para o déficit.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 14/10/2010 22:32

A versão inglesa como habitualmente está mais completa...

http://en.wikipedia.org/wiki/Butter#Hea ... _nutrition

Não existe um consenso total mas claramente ocorreu um "shift" de opinião (de que eu já tinha ideia). Creio que também é relativamente consensual que a manteiga é saudável desde que não consumida em excesso.
Imagem

Administrador Fórum

por AurioI » 14/10/2010 22:26

...Todas as reformas, pensões ou prestações idênticas, superiores a 5 mil euros mensais vão pagar um imposto extraordinário de 10% sobre a parte que exceda aquele valor, noticia a SIC.

Ou seja quem ganha 5100,00€ paga 10€ ,fonix,assim
o defice baixa logo,tenham mas é juizo.

Registado: 17/3/2009 20:38

por moppie85 » 14/10/2010 22:22

MarcoAntonio Escreveu:
Krupper Escreveu:Estás a querer dizer que as flores são mais importantes do que a margarina, oleos alimentares ou bebidas lacteas?

Tenho para mim que mais importante e saudável que a margarina é a manteiga (estarei equivocado?).

Oleos alimentares, não percebi se são todos (começa por referir "directamente comestíveis".

Quanto às bebidas lácteas, o importante é o leite mesmo e esse é que se justifica que continue com IVA baixo (e assim parece que vai continuar).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Margarina

Registado: 15/4/2008 14:12

por PequenoInvest » 14/10/2010 22:20

latrinaxxl Escreveu:Alguém sabe a que horas o orçamento vai passar? (porque vai passar)

A votação é só dia 29, acho.

Registado: 24/7/2009 12:13

por MarcoAntonio » 14/10/2010 22:16

BULIM123 Escreveu:Isto está lindo está, até se criam impostos extraordinários.
O Governo quer dizer desgoverno, atira para onde mexe, qualquer dia está pior que o Chavez, nacionaliza tudo.
Cada dia uma medida,embora continue a achar que as reformas, terão de ser reduzidas, mas que anunciem as medidas de uma vez por todas.

Bulim123, vários estudos mostram que Portugal é um pais de disparidades nos vencimentos (nomeadamente disparidades entre o vencimento no início da carreira e vencimentos no fim da carreira, o que inevitavelmente se reflecte em pensões demasiado altas face ao vencimento médio).

O que é que vês de mal em medidas deste tipo?

Eu (no geral) não vejo nada...

Por acaso ainda há dias estive a olhar para a tabela dos juízes e digo desde já que nada tenho contra um juiz receber bem mais do que a média nacional, como é óbvio mas no que reparei foi na forma absurda (para mim) como os valores variam de uma ponta à outra da tabela salarial (se não me falha a memória, dentro da mesma categoria de juizes os valores começavam em 2500 euros e acabavam em mais de 5000 euros, com a idade).

O OE conforme tem sido anunciado não me parece perfeito (nenhum o será) mas finalmente está-se, no meio de todo o desespero e necessidade absoluta pela situação crítica a que se chegou, a mexer numa série de coisas para as quais não havia coragem até aqui.

Ainda faltarão outras eventualmente (e se tomadas outras talvez nem fosse preciso subir tanto os impostos). Mas, a minha leitura geral é que este OE é um passo de gigante num país de conformismos e deixa andar, de nunca se reformar aquilo que está evidentemente mal por ser tão complicado mexer no status quo...
Imagem

Administrador Fórum

por MERCW125 » 14/10/2010 22:11

Nyk Escreveu:Pensões acima de 5 mil euros deverão pagar imposto extraordinário de 10%

O Governo vai aplicar uma contribuição extraordinária de solidariedade sobre as chamadas "pensões douradas", segundo a RTP e a SIC.

Todas as reformas, pensões ou prestações idênticas, superiores a 5 mil euros mensais vão pagar um imposto extraordinário de 10% sobre a parte que exceda aquele valor, noticia a SIC.

De acordo com a mesma fonte, ficam abrangidas por esta medida, a aprovar no orçamento, todas as reformas e pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações, pelo Centro Nacional de Pensões, por Fundos e institutos públicos, bem como entidades reguladoras.

A RTP também avança que com a notícia de que o Governo vai avançar com a "contribuição extraordinária de solidariedade" a aplicar sobre as reformas mais elevadas.

Segundo a SIC, entre os abrangidos por esta medida estão nomes como Cavaco Silva, José Silva Lopes, e outros ex-governantes e altos quadros do Estado.

Isto está lindo está, até se criam impostos extraordinários.
O Governo quer dizer desgoverno, atira para onde mexe, qualquer dia está pior que o Chavez, nacionaliza tudo.
Cada dia uma medida,embora continue a achar que as reformas, terão de ser reduzidas, mas que anunciem as medidas de uma vez por todas.

Registado: 14/3/2009 21:36

por latrinaxxl » 14/10/2010 21:53

Alguém sabe a que horas o orçamento vai passar? (porque vai passar)
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por MarcoAntonio » 14/10/2010 21:50

Parecem-me alterações de última hora para garantir que o OE passa. Pessoalmente não estou nada contra a medida (apenas que eu não defenderia um corte exactamente nestes moldes).

Com algumas medidas adicionais (como esta) não daria para baixar o IVA dos 23 para os 22%?

Nyk Escreveu:Pensões acima de 5 mil euros deverão pagar imposto extraordinário de 10%

O Governo vai aplicar uma contribuição extraordinária de solidariedade sobre as chamadas "pensões douradas", segundo a RTP e a SIC.

Todas as reformas, pensões ou prestações idênticas, superiores a 5 mil euros mensais vão pagar um imposto extraordinário de 10% sobre a parte que exceda aquele valor, noticia a SIC.

De acordo com a mesma fonte, ficam abrangidas por esta medida, a aprovar no orçamento, todas as reformas e pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações, pelo Centro Nacional de Pensões, por Fundos e institutos públicos, bem como entidades reguladoras.

A RTP também avança que com a notícia de que o Governo vai avançar com a "contribuição extraordinária de solidariedade" a aplicar sobre as reformas mais elevadas.

Segundo a SIC, entre os abrangidos por esta medida estão nomes como Cavaco Silva, José Silva Lopes, e outros ex-governantes e altos quadros do Estado.
Imagem

Administrador Fórum

por PequenoInvest » 14/10/2010 21:41

Aparentemente não vão haver alterações no IMI para quem compra casa, certo?

Registado: 24/7/2009 12:13

por MarcoAntonio » 14/10/2010 21:34

Em relação às flores não tenho opinião.

Em relação aos iogurtes líquidos, não me choca particularmente que seja cobrado o IVA a 23% (intuitivamente diria que são menos naturais que um iogurte sólido, embora admita que nestes tb já existe iogurte "pouco natural"). Alguns destes items são inevitavelmente discutíveis, mas não posso dizer que fico chocado em que se cobre a taxa normal.

Ficaria chocado se fosse cobrada a taxa normal no leite, na água, nas batatas, no arroz, etc.

O resto, enfim, se se cobram 6% num pão e 23% num pastel (que pode ser um pão doce com um creme por cima) não fico nada chocado. E é nesse contexto que não fico chocado com um iogurte líquido à taxa normal.
Imagem

Administrador Fórum

por Krupper » 14/10/2010 21:28

MarcoAntonio Escreveu:
Krupper Escreveu:Estás a querer dizer que as flores são mais importantes do que a margarina, oleos alimentares ou bebidas lacteas?

Tenho para mim que mais importante e saudável que a margarina é a manteiga (estarei equivocado?).

Oleos alimentares, não percebi se são todos (começa por referir "directamente comestíveis".

Quanto às bebidas lácteas, o importante é o leite mesmo e esse é que se justifica que continue com IVA baixo (e assim parece que vai continuar).

Mas a comparação aqui foi com as flores... não foi com a manteiga nem nada do que falas. Mas se falas do leite, achas que por exemplo faz sentido que os iogurtes líquidos sejam taxados a 23%?

Registado: 30/9/2010 13:54

por alexandre7ias » 14/10/2010 21:24

A Sumol + Compal já reagiu à proposta de agravamento do IVA para 23%. A empresa diz que esta medida vai provocar desemprego, uma recessão no sector e ameaça os projectos da empresa e o processo de internacionalização.
A Sumol + Compal já reagiu à proposta de agravamento do IVA para 23%. A empresa diz que esta medida vai provocar desemprego, uma recessão no sector e ameaça os projectos da empresa e o processo de internacionalização.

A Sumol + Compal considera que a proposta do Governo, de aumentar a taxa do IVA nos refrigerantes de 6 para 23% “terá consequências muito negativas”, originando uma “recessão sectorial e uma redução da receita fiscal e seguramente a um aumento do desemprego”.

Em comunicado, a empresa reage às notícias veiculadas hoje, que indicam que o Governo pretende elevar em 17 pontos percentuais a taxa do IVA dos refrigerantes, sumos e néctares.

“Trata-se de uma medida incompreensível, pois o agravar-se a taxa de IVA em 17 pontos percentuais sem olhar à competitividade fiscal com Espanha e aos efeitos desastrosos para a indústria nacional constituiria um erro com consequências nefastas para o tecido empresarial a operar em Portugal e com impacto directo no aumento do desemprego do sector”, refere Duarte Pinto, Presidente da Comissão Executiva da Sumol + Compal.

O gestor acrescenta que esta medida “terá graves consequências económicas para o sector e para a economia nacional”.

A empresa, que comercializa bebidas como a Sumol e a Compal, antecipa “um aumento significativo do fluxo de produtos oriundos de Espanha o que, mais uma vez, contribuirá para uma redução da receita fiscal e reduzirá o espaço de manobra das empresas portuguesas do sector”.

Em Espanha as bebidas não alcoólicas são tributadas em IVA à taxa reduzida de 8%.

A Sumol + Compal acrescenta que a subida do IVA “pode colocar em causa alguns projectos relevantes para a economia nacional, como seja a celebração de contratos de longo prazo com agricultores nacionais para o fornecimento de matérias-primas de fruta que está nos nossos planos” e refere mesmo que tal ameaçar o seu processo de internacionalização.

O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Nyk » 14/10/2010 21:20

Pensões acima de 5 mil euros deverão pagar imposto extraordinário de 10%

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por MarcoAntonio » 14/10/2010 21:13

Imagem

Administrador Fórum

por alexandre7ias » 14/10/2010 20:51

SMALL1969 Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:
Elias Escreveu:Lista de produtos que passam a pagar IVA de 23%

Produtos que pertenciam à taxa reduzida (6%):

- Leites achocolatados, aromatizados, vitaminados e enriquecidos
- Bebidas e sobremesas lácteas
- Refrigerantes, sumos e néctares de fruto ou de produtos hortícolas, incluindo xaropes de sumos, as bebidas concentradas de sumos e os produtos concentrados de sumos
- Utensílios e outros equipamentos exclusivamente ou principalmente destinados ao combate e detecção de incêndios
Produtos que pertenciam à taxa intermédia (13%)

- Conservas de carne e miudezas comestíveis
- Conservas de moluscos, com excepção das ostras
- Conservas de frutas ou frutos, designadamente em molhos, salmoura ou calda e suas compotas, geleias, marmeladas ou pastas
- Conservas de produtos hortícolas, designadamente em molhos, vinagre ou salmoura e suas compotas
- Óleos directamente comestíveis e suas misturas (óleos alimentares);
- Margarinas de origem animal e vegetal
- Aperitivos à base de produtos hortícolas e sementes
- Aperitivos ou snacks à base de estrudidos de milho e trigo, à base de milho moído e frito ou de fécula de batata, em embalagens individuais
- Flores de corte, folhagem para ornamentação e composições florais decorativas. Exceptuam-se as flores e folhagens secas e as secas tingidas
- Plantas ornamentais

http://economia.publico.pt/Noticia/iva- ... omentarios

Lista de produtos que vou começar a comprar em Espanha, espero que muitos portugueses o façam também... talvez de boleia a alguns...sem passar pelas scut

Fora os "Utensílios e outros equipamentos exclusivamente ou principalmente destinados ao combate e detecção de incêndios", e as flores.......tudo o resto basicamente é porcaria que nem devia ser consumida por ninguém com juízo e que raramente é produzida em Portugal.

Não há problema aqui.

Então que aumentem para 50% :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Nunca me ri tanto lol
Android Mobile
Imagem

por Krupper » 14/10/2010 20:49

SMALL1969 Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:

- Refrigerantes, sumos e néctares de fruto ou de produtos hortícolas, incluindo xaropes de sumos, as bebidas concentradas de sumos e os produtos concentrados de sumos
- Utensílios e outros equipamentos exclusivamente ou principalmente destinados ao combate e detecção de incêndios

- Conservas de frutas ou frutos, designadamente em molhos, salmoura ou calda e suas compotas, geleias, marmeladas ou pastas
- Conservas de produtos hortícolas, designadamente em molhos, vinagre ou salmoura e suas compotas
- Aperitivos ou snacks à base de estrudidos de milho e trigo, à base de milho moído e frito ou de fécula de batata, em embalagens individuais
- Flores de corte, folhagem para ornamentação e composições florais decorativas. Exceptuam-se as flores e folhagens secas e as secas tingidas
- Plantas ornamentais

Lista de produtos que vou começar a comprar em Espanha, espero que muitos portugueses o façam também... talvez de boleia a alguns...sem passar pelas scut

Fora os "Utensílios e outros equipamentos exclusivamente ou principalmente destinados ao combate e detecção de incêndios", e as flores.......tudo o resto basicamente é porcaria que nem devia ser consumida por ninguém com juízo e que raramente é produzida em Portugal.

Não há problema aqui.

Estás a querer dizer que as flores são mais importantes do que a margarina, oleos alimentares ou bebidas lacteas?

Registado: 30/9/2010 13:54

por SMALL1969 » 14/10/2010 20:47

alexandre7ias Escreveu:

- Plantas ornamentais

Não há problema aqui.

Registado: 3/2/2009 12:21

por e-finance » 14/10/2010 20:35

Junto-me ao grupo dos que são favoráveis ao chumbo do orçamento, demissão do governo e vinda imediata do FMI.

Cumps.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por MERCW125 » 14/10/2010 20:21

Este orçamento não deveria de passar, deixo-vos mais uma, noticia excelente.

A EPAL, empresa pública tutelada pelo Ministério do Ambiente, contratou em Junho deste ano, já em plena derrapagem das contas públicas, a cunhada do primeiro-ministro para assessora do conselho de administração. A admissão de Mara Mesquita Carvalho Fava, irmã de Sofia Fava (ex-mulher de José Sócrates), nos quadros da EPAL ocorreu após quase dois anos como trabalhadora da empresa a recibos verdes. A cunhada de José Sócrates terá um salário mensal bruto de 2103 euros, acrescido de 21,5% do ordenado por isenção de horário de trabalho.
O ingresso de Mara Fava nos quadros da EPAL foi revelado pelo próprio jornal da empresa: na edição de Junho de 2010 do ‘Águas Livres’, na coluna Movimento de Pessoal, indica-se que foram admitidas Mara Fava e Mariana Barreto Dias de Castro Henriques, mulher de Jorge Moreira da Silva, ex-secretário de Estado do Ambiente, ex-consultor do Presidente da República e vice-presidente do PSD.

Austeridade, mas é para os desgraçadinhos, por este andar, nem o fundo da UE, chega para tapar os buracos que se vão abrindo.

Registado: 14/3/2009 21:36

por alexandre7ias » 14/10/2010 20:05

- Plantas ornamentais

Android Mobile
Imagem

por Thunder » 14/10/2010 19:40

carrancho Escreveu:Atenção que bebida láctea não é o mesmo que leite.

Uma bebida láctea é constituida à base de leite, se não estou em erro no minimo de 51%. O leite não é uma bebida láctea... é leite mesmo.

Agora o que não sei é se os desnatados, meios-gordos e leite em pó são considerados leite ou bebidas lácteas :idea:

Deve ser aplicado aos iogurtes líquidos não?

Penso que ao leite meio-gordo e magro, não pois estamoas na mesma a falar de leite.

Vamos ver.... :?
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 117 visitantes