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Caldeirão da Bolsa

Portagens nas SCUT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 14/10/2010 17:32

AutoMech, o facto de haver portagens no Alentejo e de haver muitos espanhóis nas localidades que referes mostram bem que não é por haver portagens que os espanhóis deixam de vir cá.

Deste modo, tudo o que se escreve sobre os espanhóis que supostamente deixarão de vir a Portugal a partir do momento em que haja portagens me parece bastante especulativo... não há nenhuma evidência que nos mostre que isso vai acontecer.
 
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por Automech » 14/10/2010 17:28

Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:Certamente que há bastante tráfego de fim de semana, de quem vem dar um passeio Elias. Pelo menos no Alentejo (aí não se põe o problema das autoestradas porque já são pagas) vêm-se muitos Espanhóis que vêm às compras, almoçam e vão embora.
No Algarve presumo que seja o mesmo.


Certo, mas vêem-se muitos espanhóis onde, exactamente?

Em Vila Real de Santo António andam sempre muitos espanhóis, mas aí o problemas das portagens não se coloca.

O problema teria maior acuidade para espanhóis que fossem até Lagos, mas das vezes que aí estive ao fim-de-semana não me lembro de ver muitos espanhóis.

Acima de tudo, estava a tentar calcular a dimensão do problema... Que turismo é esse que vai ser assim tão afectado?


No fim de semana ali na zona do Alto Alentejo vê-se muita gente em Elvas (naturalmente) e é vulgar encontrar Espanhóis em Borba (35Km da fronteira), Vila Viçosa (40Km), Estremoz (50Km) e Évora (100Km) que são os sítios mais turísticos daquela linha.

Atenção que não é nnehuma enchente. Mas sempre é um pinga pinga de fim de semana, interessante ao longo do ano para o comércio e restauração.

Não sei se no Algarve se aventuram para tão longe. Se calhar não.

Eu acho que o maior obstáculo é mesmo o ter de adquirir o aparelho e o valor empatado. Tudo o que complicar leva à inércia.

No Alto Alentejo as portagens são 'tradicionais' logo qualquer um pode ir sem chatices.
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por jcms » 14/10/2010 17:27

Aqui vai o que recebi hoje na caixa do correio:
Anexos
SCUT 001.jpg
SCUT 001.jpg (869.39 KiB) Visualizado 5929 vezes
SCUT 1 001.jpg
SCUT 1 001.jpg (430.34 KiB) Visualizado 5943 vezes
 
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por bragal » 14/10/2010 17:23

Alguem sabe se nas scuts, a homologação de classe 2 para classe 1 em alguns veiculos c/ pagamento através de dispositivo electronico é valido.
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por tonando » 14/10/2010 17:15

pocoyo Escreveu:
jcms Escreveu:Simulador de portagens:

http://www.estradas.pt/simulador-portagens

Quem tiver via verde tem que fazer algo ou não?

Ontem li na net que não era necessario fazer nada,será assim?


Tens que autorizar a conversão do teu identificador.
Tens até hoje à meia noite para o fazeres, isto se quiseres a isenção.



Mas que grande confusão aqui vai!

Tenho Via Verde há mtos anos e queria então pedir a isenção.

No site da Via Verde não consigo fazer nada.

Segundo uns folhetos que recebi (das Estradas de Portugal) com uma breve explicação de como tudo vai funcionar, diz que esta alteração pode ser feita nas lojas via verde ou nos CTT. Fui aos CTT e eles dizem que eu devia estar enganado....pois não têm nenhuma informação referente a isso. Nem eu a mostrar o folheto onde dizia claramente que esse processo poderia ser feito nas lojas CTT!!!!!

Confusão do caraças....
Bons Negócios
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por Elias » 14/10/2010 15:59

AutoMech Escreveu:Certamente que há bastante tráfego de fim de semana, de quem vem dar um passeio Elias. Pelo menos no Alentejo (aí não se põe o problema das autoestradas porque já são pagas) vêm-se muitos Espanhóis que vêm às compras, almoçam e vão embora.
No Algarve presumo que seja o mesmo.


Certo, mas vêem-se muitos espanhóis onde, exactamente?

Em Vila Real de Santo António andam sempre muitos espanhóis, mas aí o problemas das portagens não se coloca.

O problema teria maior acuidade para espanhóis que fossem até Lagos, mas das vezes que aí estive ao fim-de-semana não me lembro de ver muitos espanhóis.

Acima de tudo, estava a tentar calcular a dimensão do problema... Que turismo é esse que vai ser assim tão afectado?
 
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por Automech » 14/10/2010 15:45

Elias Escreveu:
Arte-Sacra Escreveu:No Algarve será enorme a perda da receita do Turismo.
Os Comerciantes entre VRSA e Albufeira vão notar a diferença.


Esta parte é que eu não entendo muito bem.

Como é que alguém que queira ir passar uns dias ao Algarve e gastar 500 ou 1000 euros em meia dúzia de dias vai decidir deixar de ir de férias só porque tem de pagar mais 5 ou 10 euros de portagens?


Certamente que há bastante tráfego de fim de semana, de quem vem dar um passeio Elias. Pelo menos no Alentejo (aí não se põe o problema das autoestradas porque já são pagas) vêm-se muitos Espanhóis que vêm às compras, almoçam e vão embora.
No Algarve presumo que seja o mesmo.
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por moppie85 » 14/10/2010 15:42

Elias Escreveu:
Arte-Sacra Escreveu:No Algarve será enorme a perda da receita do Turismo.
Os Comerciantes entre VRSA e Albufeira vão notar a diferença.


Esta parte é que eu não entendo muito bem.

Como é que alguém que queira ir passar uns dias ao Algarve e gastar 500 ou 1000 euros em meia dúzia de dias vai decidir deixar de ir de férias só porque tem de pagar mais 5 ou 10 euros de portagens?


86€... pelo que entendi na noticia (provavelmente inclui a caução, mas n sei)
 
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por Elias » 14/10/2010 15:32

Arte-Sacra Escreveu:No Algarve será enorme a perda da receita do Turismo.
Os Comerciantes entre VRSA e Albufeira vão notar a diferença.


Esta parte é que eu não entendo muito bem.

Como é que alguém que queira ir passar uns dias ao Algarve e gastar 500 ou 1000 euros em meia dúzia de dias vai decidir deixar de ir de férias só porque tem de pagar mais 5 ou 10 euros de portagens?
 
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por Arte-Sacra » 14/10/2010 15:02

No Algarve será enorme a perda da receita do Turismo.
Os Comerciantes entre VRSA e Albufeira vão notar a diferença.
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por TheTraveler » 14/10/2010 14:43

Elias Escreveu:Estrangeiros terão de pagar até 132 euros para circular nas Scut
14 Outubro 2010 | 00:01
Maria João Babo - mbabo@negocios.pt

Circular nas auto-estradas que apenas disponham de um sistema de cobrança electrónica de portagens, como é o caso das três vias que amanhã deixarão de ser Scut, vai custar aos condutores de veículos ligeiros com matrícula estrangeira um total de 82 euros.

Esse é o valor que terão de pagar os que optem pelo pré-carregamento do dispositivo temporário, e que inclui a caução exigida, o aluguer do equipamento pelo prazo mínimo e o pré-carregamento para regularizar as taxas de portagem.

Já para os veículos pesados o custo previsto com esta modalidade de pagamento chega aos 132 euros. A diferença está no valor mínimo exigido para o pré-carregamento.


No Algarve podemos dizer adeus a uma parte do turismo Espanhol que cá tínhamos. Vêem eles de borla numa auto-estrada o lado de lá e que se pode chamar de auto-estrada, impecável, passam a ponte pra cá e entram numa via perigosa cheia de lombas, depressões e curvas. E a pagar...
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por pocoyo » 14/10/2010 14:37

jcms Escreveu:Simulador de portagens:

http://www.estradas.pt/simulador-portagens

Quem tiver via verde tem que fazer algo ou não?

Ontem li na net que não era necessario fazer nada,será assim?


Tens que autorizar a conversão do teu identificador.
Tens até hoje à meia noite para o fazeres, isto se quiseres a isenção.
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por jcms » 14/10/2010 14:28

Simulador de portagens:

http://www.estradas.pt/simulador-portagens

Quem tiver via verde tem que fazer algo ou não?

Ontem li na net que não era necessario fazer nada,será assim?
 
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por Elias » 14/10/2010 0:19

Estrangeiros terão de pagar até 132 euros para circular nas Scut
14 Outubro 2010 | 00:01
Maria João Babo - mbabo@negocios.pt

Circular nas auto-estradas que apenas disponham de um sistema de cobrança electrónica de portagens, como é o caso das três vias que amanhã deixarão de ser Scut, vai custar aos condutores de veículos ligeiros com matrícula estrangeira um total de 82 euros.

Esse é o valor que terão de pagar os que optem pelo pré-carregamento do dispositivo temporário, e que inclui a caução exigida, o aluguer do equipamento pelo prazo mínimo e o pré-carregamento para regularizar as taxas de portagem.

Já para os veículos pesados o custo previsto com esta modalidade de pagamento chega aos 132 euros. A diferença está no valor mínimo exigido para o pré-carregamento.
 
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por Marco Martins » 13/10/2010 22:39

Atenção a quem tem via-verde, porque o acesso à isenção na área de residência não é imediata! Quem quiser isenção, terá de a requerer e depois fazer prova da sua morada!!

Irreal!!! Então não deveriam automaticamente assumir a morada do livrete como sendo a morada da viatura e assim reduzir em milhares os pedidos de isenção?

De qualquer forma é uma vergonha!!! Vou andar a pagar impostos para aqueles que usam as ex-SCUT não pagarem!!!

Vergonhoso e ilegal!!!
 
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Suspenso

por latrinaxxl » 13/10/2010 21:25

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=226171

Não sei se é credível vindo deste jornal, mas como também ouvi na rádio e resolvi pesquisar, cá está uma notícia que vai ajudar alguns.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
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por Elias » 13/10/2010 20:14

alexandre7ias Escreveu:
O Tribunal Central Administrativo do Norte deu provimento à providência cautelar apresentado terça feira pelos municípios do Vale do Sousa e da Maia.
O Tribunal Central Administrativo do Norte deu provimento à providência cautelar apresentado terça feira pelos municípios do Vale do Sousa e da Maia para impedir as portagens na SCUT do Grande Porto (A41/A42), revelou hoje o presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Pedro Pinto.

Esta decisão do tribunal, da qual vão ser citados os contra-interessados, implica que seja suspensa a decisão do conselho de ministros de introdução das portagens, inviabilizando assim o início da cobrança naquela SCUT a partir de sexta feira, dia 15 de Outubro.

Este impasse só será ultrapassado se, mediante resolução fundamentada, a tutela reconhecer, no prazo de 15 dias, que o diferimento da execução seria gravemente prejudicial para o interesse público.

O início do pagamento de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata está marcado para dia 15.

A SCUT do Grande Porto (A41/A42) liga a capital de distrito (Porto) à região do Vale do Sousa, em Lousada.


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Pronto! Está armado o circo :twisted: :twisted: :twisted:
 
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por alexandre7ias » 13/10/2010 20:11

O Tribunal Central Administrativo do Norte deu provimento à providência cautelar apresentado terça feira pelos municípios do Vale do Sousa e da Maia.
O Tribunal Central Administrativo do Norte deu provimento à providência cautelar apresentado terça feira pelos municípios do Vale do Sousa e da Maia para impedir as portagens na SCUT do Grande Porto (A41/A42), revelou hoje o presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Pedro Pinto.

Esta decisão do tribunal, da qual vão ser citados os contra-interessados, implica que seja suspensa a decisão do conselho de ministros de introdução das portagens, inviabilizando assim o início da cobrança naquela SCUT a partir de sexta feira, dia 15 de Outubro.

Este impasse só será ultrapassado se, mediante resolução fundamentada, a tutela reconhecer, no prazo de 15 dias, que o diferimento da execução seria gravemente prejudicial para o interesse público.

O início do pagamento de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata está marcado para dia 15.

A SCUT do Grande Porto (A41/A42) liga a capital de distrito (Porto) à região do Vale do Sousa, em Lousada.


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por alexandre7ias » 13/10/2010 19:56

Deputado socialista Defensor Moura apela à suspensão da cobrança de portagens
17h31m

O deputado socialista Defensor Moura reclamou hoje, quarta-feira, a "imediata suspensão" do processo de introdução de portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT), exigindo a redefinição do critério de isenções e uniformização do custo por quilómetro.

Em requerimento dirigido ao ministro das Obras Públicas, Defensor Moura considera "mal planeado e malfadado" o processo de introdução das portagens consubstancia "uma injustificada discriminação negativa das três vias da região norte, com o início da cobrança cinco meses antes das quatro restantes".

Além desta disparidade temporal, o ex-autarca de Viana do Castelo e actual o candidato à Presidência da República critica ainda as diferenças do custo por quilómetro nos diversos lanços das SCUT.

"Numa breve análise, pude detectar custos entre 2,9 e 18,3 cêntimos por quilómetro, acontecendo ainda que o custo mais elevado se verifica nos lanços situados nos concelhos com mais baixo poder de compra", lê-se no requerimento.

Defensor Moura defende "um critério simples de custo por quilómetro uniforme e mais reduzido, com isenções a partir de um determinado número de utilizações a fixar por mês, para os utilizadores frequentes e as actividades económicas".

O deputado critica igualmente a delimitação geográfica das áreas com isenções e descontos de pagamento das portagens.

Nas três SCUT da região norte, integram as isenções os concelhos situados a menos de 10 quilómetros das vias, enquanto nas restantes quatro SCUT são incluídos todos os concelhos que integram as Nuts III atravessadas pelas vias, alguns dos quais, segundo Moura, ficam a 60 quilómetros.

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo também não concorda com o critério das isenções, considerando que "o que seria um meritório objectivo, de proteger as actividades económicas e os utilizadores frequentes, sofreu uma incompreensível distorção".

"Ao isentar-se as dez primeiras passagens e introduzir reduções nas seguintes, está a beneficiar-se o utilizador ocasional em vez do utilizador frequente, o que, provavelmente, até redundará numa indesejável redução da receita a arrecadar pelo Governo com as portagens", argumentou.

Para Defensor Moura, tudo isto redunda em "disparidades e injustiças, completamente incompreensíveis", entre regiões do país e entre utilizadores da mesma região, pelo que apela à suspensão de todo o processo.

O Governo anunciou para 15 de Outubro o início de cobrança de portagens nas três SCUT do norte.

Na quinta feira, o plenário da Assembleia da República vai votar duas propostas de suspensão da cobrança de portagens - apresentadas pelo BE e PCP.
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por alexandre7ias » 13/10/2010 19:55

Eixo Atlântico critica falta de informação para estrangeiros
17h02m

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular criticou hoje, quarta-feira, a falta de informação para estrangeiros sobre as portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT), a menos de dois dias do início da cobrança.

"Em resumo: Ninguém sabe dar uma resposta certa ou explicação do que acontecerá sexta feira, 15 de Outubro, com as portagens das autoestradas SCUT", conclui o Eixo Atlântico, em comunicado enviado à agência Lusa.

A associação transfronteiriça, que reúne cidades do Norte de Portugal e da Galiza, tentou entre as 10:00 e as 14:00 de hoje obter informações junto das autoridades e empresas portuguesas relacionadas com o processo de pagamento de portagens nas SCUT, mas as linhas telefónicas estavam congestionadas ou os esclarecimentos foram insatisfatórios.

No comunicado, o Eixo Atlântico explicou que ligou por sete vezes para o telefone da Estradas de Portugal (EP), mas, "depois de se dizer o motivo, as telefonistas deixam as chamadas em espera sem que ninguém atenda".

No "call center" da EP específico para as portagens nas SCUT, a associação conseguiu saber que os proprietários dos veículos de matrícula estrangeira devem adquirir o dispositivo temporário nas áreas de serviço das estradas afectadas e nos balcões dos CTT em Portugal, sendo o pré-pagamento mínimo de 50 euros para veículos ligeiros e de 100 euros para os pesados.

Contudo, quando questionada sobre o facto de as gasolineiras e os balcões dos CTT consultados não terem informação sobre o assunto, "a operadora diz desconhecer a situação e não sabe o que responder, apesar de o Ministério [das Obras Públicas] remeter para esta entidade".

A telefonista deste ministério "informa que não passa chamadas sobre esta questão e remete, para qualquer informação, para a Estradas de Portugal", refere o Eixo Atlântico.

A associação ligou por 10 vezes para a Via Verde, mas todas as tentativas foram "infrutíferas", acontecendo o mesmo quando tentou contactar a Brisa.

"Comunicamos com as estações de serviço da BP em Barcelos e Ovar (afectadas pelas SCUT) e Galp da Trofa. Informaram-nos que não sabem se terão [os dispositivos], quando ou como se pagarão", salienta o Eixo Atlântico.

Responsáveis do balcão dos CTT da Bolsa do Porto, que gere a conta do Eixo Atlântico em Portugal, informaram que "só lhes chegaram seis dispositivos que já estavam reservados", e "só para venda a nacionais".

"Não dispõem deles para utilizadores do estrangeiro. Desconhecem se terão mais e de que tipo (pré-pago, só para nacionais, etc.)", acrescenta a fonte.

Em Espanha, a direcção de meios de pagamento da Caixanova informou o Eixo Atlântico que "não têm qualquer dispositivo, pelo menos de momento, nem para particulares nem para empresas".
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por alexandre7ias » 13/10/2010 19:53

Empresários do Alto Minho classificam portagens como "assalto à mão armada"
16h49m

A introdução de portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) constitui um "assalto à mão armada na estrada" para alguns empresários do Alto Minho.

Em declarações à Agência Lusa, Alcides Silva, administrador da Carsiva, um entreposto comercial de carnes de Ponte de Lima que tem diariamente 15 viaturas a circular na A28, espera um custo adicional de "nunca menos de 5000 euros" por mês.

"Isto é um autêntico assalto à mão armada. Aqueles pórticos são pistolas que nos apontam para nos obrigarem a pagar. Só não põem lá um homem de metralhadora em punho porque era capaz de parecer um bocado mal", disse, à Lusa, o proprietário da Carsiva.

"É de mais, é sempre tudo a cair em cima dos mesmos. Assim, é insuportável. Qualquer dia, fecho portas e depois 'ai ai, meu Deus', que lá vão mais 50 pessoas para o desemprego", acrescentou, visivelmente indignado.

A Carsiva, que em Fevereiro de 2009 inaugurou as suas novas instalações, em Fontão, Ponte de Lima, num investimento de 7,5 milhões de euros, dispõe de uma frota de 30 viaturas, metade das quais se desloca diariamente até à zona do Grande Porto, utilizando a A28, uma via que "não tem qualquer alternativa".

"Sempre prometeram que não haveria portagens onde não houvesse alternativa. Será que consideram alternativa uma estrada [EN13] onde uma viagem de camião até ao Porto demora meio dia?", questionou, indignado.

Opinião semelhante tem José Morais Vieira, administrador da Melatoviana, na Zona Industrial de Neiva (Viana do Castelo), que espera um "rombo" de seis mil euros por mês nas finanças da empresa, que tem 120 trabalhadores.

"Tenho duas hipóteses, perante esta autêntica ditadura do Estado: pagar ou fechar portas. Para já, vou pagar. Depois logo se vê", disse José Morais, que é também vice-presidente da Associação Industrial do Minho.

No seu entender, as portagens "vão pôr em risco a sobrevivência de muitas e muitas empresas que asseguram os postos de trabalho que ainda há no distrito, e que infelizmente já são poucos".

Uma opinião partilhada pelo presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), Luís Ceia, que fala num "duro golpe" para a economia da região.

"As nossas empresas vão passar a ter muitas mais dificuldades para recrutar a mão de obra qualificada de que carece e que até aqui era 'fornecida' pela Área Metropolitana do Porto e pela Galiza", disse à Lusa Luís Ceia.

Para o líder da AEVC, este poderá ser também um fator "desmotivador" da instalação de empresas na região.

"Mais do que ao preço do metro quadrado do terreno, os empresários, na hora de decidir, têm muito mais em atenção factores como a mobilidade. Até aqui, neste domínio, o Alto Minho tinha uma enorme vantagem", referiu.

O Governo já anunciou que a partir de 01 de Julho serão cobradas portagens na A28 (SCUT do Norte Litoral), bem como nas SCUT do Grande Porto e da Costa da Prata.
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por Thunder » 13/10/2010 17:59

Está 5 estrelas.

É rir pra não chorar, não acham? :?
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
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por Valete » 13/10/2010 17:36

Sublime é também o final: paga multa. :)
In God we trust, all others bring data.
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por PJBM2 » 13/10/2010 17:29

Está sublime :mrgreen:

Pagar para poder pagar lol
Se não fosse verdade, era considerado anedota.
Paulo Moreira
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por Elias » 13/10/2010 16:38

Isto não é uma fábula. Isto é a realidade na qual vivemos.
_______________________________________________


Contribuinte – Gostava de comprar um carro.
Estado – Muito bem. Faça o favor de escolher.
Contribuinte – Já escolhi. Tenho que pagar alguma coisa?
Estado – Sim. Imposto sobre Automóveis (ISV) e Imposto sobre o Valor
Acrescentado (IVA)
Contribuinte – Ah... Só isso.
Estado – ... e uma “coisinha” para o pôr a circular. O selo.
Contribuinte – Ah!..
Estado – ... e mais uma coisinha na gasolina necessária para que o carro
efectivamente circule. O ISP.
Contribuinte – Mas... sem gasolina eu não circulo.
Estado – Eu sei.
Contribuinte – ... Mas eu já pago para circular...
Estado – Claro!..
Contribuinte – Então... vai cobrar-me pelo valor da gasolina?
Estado – Também. Mas isso é o IVA. O ISP é outra coisa diferente.
Contribuinte – Diferente?!
Estado – Muito. O ISP é porque a gasolina existe.
Contribuinte – ... Porque existe?!
Estado – Há muitos milhões de anos os dinossauros e o carvão fizeram
petróleo. E você paga.
Contribuinte – ... Só isso?
Estado – Só. Mas não julgue que pode deixar o carro assim como quer.
Contribuinte – Como assim?!
Estado – Tem que pagar para o estacionar.
Contribuinte – ... Para o estacionar?
Estado – Exacto.
Contribuinte – Portanto, pago para andar e pago para estar parado?
Estado – Não. Se quiser mesmo andar com o carro precisa de pagar seguro.
Contribuinte – Então pago para circular, pago para conseguir circular
e pago por estar parado.
Estado – Sim. Nós não estamos aqui para enganar ninguém. O carro é novo?
Contribuinte – Novo?
Estado – É que se não for novo tem que pagar para vermos se ele está
em condições de andar por aí.
Contribuinte – Pago para você ver se pode cobrar?
Estado – Claro. Acha que isso é de borla? Só há mais uma coisinha…
Contribuinte – ...Mais uma coisinha?
Estado – Para circular em auto-estradas
Contribuinte – Mas... mas eu já pago imposto de circulação.
Estado – Pois. Mas esta é uma circulação diferente.
Contribuinte – ... Diferente?
Estado – Sim. Muito diferente. É só para quem quiser.
Contribuinte – Só mais isso?
Estado – Sim. Só mais isso.
Contribuinte – E acabou?
Estado – Sim. Depois de pagar os 25 euros, acabou.
Contribuinte – Quais 25 euros?!
Estado – Os 25 euros que custa pagar para andar nas auto-estradas.
Contribuinte – Mas não disse que as auto-estradas eram só para quem quisesse?
Estado – Sim. Mas todos pagam os 25 euros.
Contribuinte – Quais 25 euros?
Estado – Os 25 euros é quanto custa o chip.
Contribuinte – ... Custa o quê?
Estado – Pagar o chip. Para poder pagar.
Contribuinte – Não perc...
Estado – Sim. Pagar custa 25 euros.
Contribuinte – Pagar custa 25 euros?
Estado – Sim. Paga 25 euros para pagar.
Contribuinte – Mas eu não vou circular nas auto-estradas.
Estado – Imagine que um dia quer…tem que pagar.
Contribuinte – Tenho que pagar para pagar porque um dia posso querer?
Estado – Exactamente. Você paga para pagar o que um dia pode querer.
Contribuinte – E se eu não quiser?
Estado – Paga multa.
 
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