Com que idade começaram a investir na bolsa?
Comecei com 18 anos e tenho 18 anos
Basicamente comecei em Maio, há menos de meio ano atrás. Até agora, com mais valias, apesar de as canalizar sempre para novos investimentos. Acompanho acções do Psi, Cac, Dax e Nasdaq. Mas ainda tenho realmente um longo caminho a percorrer porque além de acções pouco conheço de instrumentos de negociação e claro por vezes vêem-se alguns termos que ainda não entendo. Considero que o que aprendi mais nestes meses foi a nivel de AT, sabia zero, e agora, graças ao que li, aos graficos que vi, e as suas analises, tenho noções que ja me afastam de alguns erros que poderia ter cometido antes. Provavelmente daqui a um ano dou uma gargalhada deste meu post, mas a evolução tem dessas coisas e só será sinal que evoluí em conhecimentos
Abç

Basicamente comecei em Maio, há menos de meio ano atrás. Até agora, com mais valias, apesar de as canalizar sempre para novos investimentos. Acompanho acções do Psi, Cac, Dax e Nasdaq. Mas ainda tenho realmente um longo caminho a percorrer porque além de acções pouco conheço de instrumentos de negociação e claro por vezes vêem-se alguns termos que ainda não entendo. Considero que o que aprendi mais nestes meses foi a nivel de AT, sabia zero, e agora, graças ao que li, aos graficos que vi, e as suas analises, tenho noções que ja me afastam de alguns erros que poderia ter cometido antes. Provavelmente daqui a um ano dou uma gargalhada deste meu post, mas a evolução tem dessas coisas e só será sinal que evoluí em conhecimentos

Abç
Bem-vindo Azul10 

"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
Eu ainda sou do tempo....
De andar a correr para o banco para dar ordens de entrada e de saída em acções.
A telefonar para saber as cotações em tempo semi-real.
Sempre com o coração nas mãos.
Nesse tempo não definia stop loss, nem conhecia tal coisa, se é que havia.
Tinha 28 anos.
Quanto velho estou
De andar a correr para o banco para dar ordens de entrada e de saída em acções.
A telefonar para saber as cotações em tempo semi-real.
Sempre com o coração nas mãos.
Nesse tempo não definia stop loss, nem conhecia tal coisa, se é que havia.
Tinha 28 anos.
Quanto velho estou
Ora bem, vou-me iniciar por estes lados por isso.
Comecei a jogar na bolsa o ano passado, em meados de Maio, tinha 23 anos e algumas poupanças de lado, os DPs já me enervavam com os seus retornos muito baixos então decidi comprar acções.
Na altura entrei com a EDP a 2.48 e a GALP a 8.35 depois tive uns momentos pessoais um bocado delicados que me desviaram completamente do pensamento destas andanças, por incrível que pareça "esqueci-me" completamente deste dinheiro, recomecei a prestar atenção recentemente e com a subida de 7% da GALP há uns dias lembrei-me "Ei eu tenho lá dinheiro!!" Vendi-as a 13.51, foi um grande negócio que me fez juntar umas coroas e com isso e mais algum dinheiro que tinha de lado entrei em força na EDP, comprei a 2.50 e juntei às que tinha ainda de há ano e meio de maneira que tenho estado animado com esta subida dos últimos tempos.
Entretanto abri posições também no BCP e na Mota-Engil, mas como estou com medo destes tempos de crise nestas tenho pouco dinheiro.
Tenho procurado ler muito sobre o assunto e tentado apostar mais em acções portuguesas que conheço melhor , se a coisa correr bem tentarei ir a novos mercados.
Tenho muita vontade de aprender sobre o assunto, penso que cheguei a uma idade de começar a expandir os meus horizontes e esta é uma área que me agrada, nas últimas semanas tenho tentado estar a par das notícias que têm saído e tentado perceber o máximo de como funciona o mercado.
Espero aprender aqui, pelo que tenho lido parece-me que este é um bom local para recolher informação valiosa, conto com a vossa sabedoria e paciência para as minhas dúvidas para melhorar o meu conhecimento.
Comecei a jogar na bolsa o ano passado, em meados de Maio, tinha 23 anos e algumas poupanças de lado, os DPs já me enervavam com os seus retornos muito baixos então decidi comprar acções.
Na altura entrei com a EDP a 2.48 e a GALP a 8.35 depois tive uns momentos pessoais um bocado delicados que me desviaram completamente do pensamento destas andanças, por incrível que pareça "esqueci-me" completamente deste dinheiro, recomecei a prestar atenção recentemente e com a subida de 7% da GALP há uns dias lembrei-me "Ei eu tenho lá dinheiro!!" Vendi-as a 13.51, foi um grande negócio que me fez juntar umas coroas e com isso e mais algum dinheiro que tinha de lado entrei em força na EDP, comprei a 2.50 e juntei às que tinha ainda de há ano e meio de maneira que tenho estado animado com esta subida dos últimos tempos.
Entretanto abri posições também no BCP e na Mota-Engil, mas como estou com medo destes tempos de crise nestas tenho pouco dinheiro.
Tenho procurado ler muito sobre o assunto e tentado apostar mais em acções portuguesas que conheço melhor , se a coisa correr bem tentarei ir a novos mercados.
Tenho muita vontade de aprender sobre o assunto, penso que cheguei a uma idade de começar a expandir os meus horizontes e esta é uma área que me agrada, nas últimas semanas tenho tentado estar a par das notícias que têm saído e tentado perceber o máximo de como funciona o mercado.
Espero aprender aqui, pelo que tenho lido parece-me que este é um bom local para recolher informação valiosa, conto com a vossa sabedoria e paciência para as minhas dúvidas para melhorar o meu conhecimento.

- Registado: 4/10/2010 11:29
Por aqui, comecei a acompanhar o mercado em 2007, e depois de ler o "Ganhar em Bolsa" e umas coisas do Caldeirão, iniciei actividade em Janeiro 2008.
Mesmo a tempo de perder com as quedas.
Lá minimizei os estragos, em 2009 deu para recuperar umas coisas e este ano, não está mau, para principiante.
Bons negócios a todos.
Mesmo a tempo de perder com as quedas.
Lá minimizei os estragos, em 2009 deu para recuperar umas coisas e este ano, não está mau, para principiante.
Bons negócios a todos.
- Registado: 31/10/2009 3:30
OLDMAN Escreveu:Iniciei-me no século passadocom o meu pai aos 12 / 13 anos na Bolsa de Valores de Lisboa (embora muitas das transacções eram fora de bolsa, até na rua se negociava, com troca física dos títulos por dinheiro)
Apanhei a primeira "cacetada" com a suspensão decretada pela Junta de Salvação Nacional e as nacionalizações.
Voltei, a "solo", ainda na decada de 70, mas mais a sério só em meados da década de 80 apanhando o forte crescimento e tendo-me safado mesmo à justa em 87 (vendi tudo uma semana antes da queda)
...e ainda mexe...![]()
Abraços
OLDMAN
Imbatível ! Eu o máximo que me recordo é de ir ver uma ou outra sessão ali na Praça do Comercio.
Iniciei-me no século passado
com o meu pai aos 12 / 13 anos na Bolsa de Valores de Lisboa (embora muitas das transacções eram fora de bolsa, até na rua se negociava, com troca física dos títulos por dinheiro)
Apanhei a primeira "cacetada" com a suspensão decretada pela Junta de Salvação Nacional e as nacionalizações.
Voltei, a "solo", ainda na decada de 70, mas mais a sério só em meados da década de 80 apanhando o forte crescimento e tendo-me safado mesmo à justa em 87 (vendi tudo uma semana antes da queda
)
...e ainda mexe...
Abraços
OLDMAN

Voltei, a "solo", ainda na decada de 70, mas mais a sério só em meados da década de 80 apanhando o forte crescimento e tendo-me safado mesmo à justa em 87 (vendi tudo uma semana antes da queda

...e ainda mexe...

Abraços
OLDMAN
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca
Ulisses Pereira Escreveu:Comecei a acompanhar aos 12 e aos 18 comprei as primeiras acções.
Um abraço,
Ulisses
Eu lembro-me de teres aparecido num programa de televisão em que falavas, salvo erro, do dinheiro ganho nas privatizações.
Até estava lá um tipo que tentou ridicularizar a malta que investia na bolsa.
Acho que era um gestor de falências ou algo assim. Não me recordo o nome (mas o apelido era estrangeiro, parece-me).
SirPatrickBateman Escreveu:Comecei com a compra de umas acções da Marconi Telecomunicações...
Não me lembro há quanto tempo foi...
Marconi ? Ui Ui, já foi há um par de anos. Não te estou a chamar velho

A minha primeira compra foi Lisnave.
Critério: tinha pouco dinheiro (era estudante) e andei a ver o que é que podia comprar. Por exclusão de partes foi essa lol
38. Quando o banco me propôs a compara de acções da EDPR. Como perdi muito dinheiro assim de repente, comecei a seguir os mercados para tentar perceber a forma de dar a volta por cima. Vendi a perder e hoje além de ter recuperado o dinheiro perdido, também já ganhei mais uns trocos.
Agradeço imenso à malta aqui do fórum, principalmente aos doutos na matéria,tais como Ulisses, Fenício e outros...cumpts
Agradeço imenso à malta aqui do fórum, principalmente aos doutos na matéria,tais como Ulisses, Fenício e outros...cumpts
Comecei a acompanhar por volta de 1995 com 21 anos, a investir nas privatizações edp, brisa, pt julgo que por volta de 1997. Na altura solteiro sem responsabilidades e com o capital disponivel ia-me aventurando, mas sem perceber muito confesso, na altura (com muita sorte) com algumas mais valias uma vez que a tendencia era de subida. Depois casamento outras responsabilidades (casa,etc), diminuição de capital também algumas perdas avultadas quando o mercado inverteu a tendencia.
Agora desde 2007/2008 ainda que quase a começar do zero no que se refere ao capital disponivel, mas mesmo assim com muita vontade de continuar e sobretudo aprender, pois cada vez mais noto que há muito a aprender.
Aqui no caldeirão isso tem acontecido. Por isso bem haja.
Bons negócios.
Agora desde 2007/2008 ainda que quase a começar do zero no que se refere ao capital disponivel, mas mesmo assim com muita vontade de continuar e sobretudo aprender, pois cada vez mais noto que há muito a aprender.
Aqui no caldeirão isso tem acontecido. Por isso bem haja.
Bons negócios.
- Registado: 12/5/2010 9:08
Boas
Comecei aos 27, mais um que se iniciou com a privatização da EDP e atravessou o pesado BEAR MARKET da PTM, a partir da EDP daí fui a quase todas e o bichinho nunca mais parou.
Na altura ia lendo o Semanário Económico e pouco mais, até que a determinada altura escreveram no jornal algo sobre o Caldeirão e claro foi amor à primeira vista, nunca mais larguei esta autentica enciclopédia de bolsa.
Abraço
Carlos Pinto
Comecei aos 27, mais um que se iniciou com a privatização da EDP e atravessou o pesado BEAR MARKET da PTM, a partir da EDP daí fui a quase todas e o bichinho nunca mais parou.
Na altura ia lendo o Semanário Económico e pouco mais, até que a determinada altura escreveram no jornal algo sobre o Caldeirão e claro foi amor à primeira vista, nunca mais larguei esta autentica enciclopédia de bolsa.
Abraço
Carlos Pinto
- Anexos
-
- Poemas XII a.jpg (75.85 KiB) Visualizado 2173 vezes
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Aos 19 anos (1987) investi umas massas num fundo de investimento mobiliário, praticamente o único que havia na altura, o Fundo INVEST do BNU.
O Fundo Invest... Lembro-me do meu pai investir nisso e todos os dias aquilo subia naqueles anos loucos.
Pois subia... foi no Verão-Outono de 1987 que aquilo subiu de 1400 a 2200 escudos em poucos meses. Vendi tudo a 2150 e dois dias depois o fundo suspendeu os resgates durante várias semanas.
Quando reabriu estava novamente a 1400.
Tive uma sorte do catano mas nunca mais meti dinheiro em fundos, porque com este episódio fiquei a perceber que o investidor que mete dinheiro em fundos tem muito pouco controlo sobre a evolução do seu património...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Comecei a acompanhar os mercados com cerca de 24 anos e um ano e tal depois a investir...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Aos 19 anos (1987) investi umas massas num fundo de investimento mobiliário, praticamente o único que havia na altura, o Fundo INVEST do BNU.
O Fundo Invest... Lembro-me do meu pai investir nisso e todos os dias aquilo subia naqueles anos loucos.
Até ao dia em que o Cavaco mandou a bojarda do gato por lebre e aquilo dar o berro. Já nem me lembro se o meu pai ainda chegou a perder alguma coisa, mas se ganhou foi de certeza muito pouco.