Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Offtopic: contabilista

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 14/10/2010 16:37

Krupper Escreveu:O que tu explicaste é que se os advogados podem ter, os TOCs tb podem ter... :roll:

Pois foi, e eu respondi que não vou roubar se vir alguém a roubar. Mas isso melindrou como se estivesse a chamar gatunos e ladrões (desvio da conversa...).

Vou refazer: se vir alguém a bater no filho não vou desatar a bater no meu filho também. Talvez não cause tanto celeuma...

Registado: 4/6/2010 12:12

Re: O valor é meramente indicativo, não vincula os membros

por Dansousa » 14/10/2010 16:36

AutoMech Escreveu:
GilbertoGil Escreveu:nestas coisas (e noutras tb) é preciso informarem-se primeiro para depois formar uma opinião.

http://www.otoc.pt/gc/index.php?id=265

Qual é o ponto Gilberto ?

Têm deveres e obrigações, como têm todas as profissões.

Um canalizador não tem uma cartilha toda bem escrita mas penso que é evidente a responsabilidade se deixar um cano roto, não ?

E um motorista de autocarro. No limite tem o código da estrada para saber, não ?

Além do mais vocês têm um bom disclaimer:

3. Se apesar das medidas de salvaguarda adoptadas, subsistir a possibilidade de haver prejuízo para uma das entidades, os Técnicos Oficiais de Contas devem recusar ou cessar a prestação de serviços.

Pergunto-te o mesmo que perguntei ao Dansousa. Porque é que existe uma recomendação para um valor mínimo, ainda que seja uma empresa que alguém ache que pode fazer sem esforço por 100 euros.

E não venhas com a histórias dos dois papeis porque só ajuda a descredibilizar a discussão para o vosso lado.

Ninguém aqui falou em 2 papeis. falou-se é em empresas (que as há) que dão menos trabalho que outras.

Já reparaste que estás sempre a perguntar o mesmo e quando te respondem fazes de conta que ninguem disse nada????

Achas mesmo que alguém aqui te vai dizer porquê os €250,00????

Já te expliquei atrás que a minha intervenção neste tópico nunca passou pela defesa de honorários mínimos, onde é que ainda subsiste a tua duvida???

Abr
DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Automech » 14/10/2010 16:35

Dansousa Escreveu:
Se fores ler atrás vês que a maior parte das tuas duvidas foram respondidas e não volto a repetir, lê os tópico com calma....

Insurgiste-te contra a intervenção do Marco António que, quanto a mim tem toda a razão. Logo retira-se que não concordas com a intervenção dele que atacou esta recomendação dos 250 euros.

Se concordas com a cobrança de qualquer valor então estamos de acordo. Discussão encerrada.

Dansousa Escreveu:Quanto à minha pergunta relativamente à tua profissão, era só mesmo para confirmar que não eras TOC o que torna muito mais fácil fazer um juízo de valor....

Não preciso ser TOC. Aliás, temos aqui uma intervenção dum TOC (a quem eu reconheço a coragem) que vai precisamente na linha daquilo que eu (e o Marco inicialmente) defendíamos: não há razão objectiva para a cobrança de um mínimo (e eu acrescento que seria quase uma cartelização).

por Krupper » 14/10/2010 16:31

O que tu explicaste é que se os advogados podem ter, os TOCs tb podem ter... :roll:

Registado: 30/9/2010 13:54

Re: O valor é meramente indicativo, não vincula os membros

por Automech » 14/10/2010 16:31

GilbertoGil Escreveu:nestas coisas (e noutras tb) é preciso informarem-se primeiro para depois formar uma opinião.

Qual é o ponto Gilberto ?

Têm deveres e obrigações, como têm todas as profissões.

Um canalizador não tem uma cartilha toda bem escrita mas penso que é evidente a responsabilidade se deixar um cano roto, não ?

E um motorista de autocarro. No limite tem o código da estrada para saber, não ?

Além do mais vocês têm um bom disclaimer:

3. Se apesar das medidas de salvaguarda adoptadas, subsistir a possibilidade de haver prejuízo para uma das entidades, os Técnicos Oficiais de Contas devem recusar ou cessar a prestação de serviços.

Pergunto-te o mesmo que perguntei ao Dansousa. Porque é que existe uma recomendação para um valor mínimo, ainda que seja uma empresa que alguém ache que pode fazer sem esforço por 100 euros.

E não venhas com a histórias dos dois papeis porque só ajuda a descredibilizar a discussão para o vosso lado.

Ninguém aqui falou em 2 papeis. falou-se é em empresas (que as há) que dão menos trabalho que outras.

por Dansousa » 14/10/2010 16:29

AutoMech Escreveu:
Dansousa Escreveu:E por acaso já alguma vez te ocorreu ir a essas profissões perguntar porque é que cobram os valores que cobram???

É que muitas dessas profissões até têm os preços tabelados (e altos), podem é não ter um organismo (ordem) que regule a actividade, o que não quer dizer que não pratiquem preços exorbitantes, se calhar até mais exorbitantes do que aqueles que estão a ser falados...

Desconheço se existe uma ordem dos canalizadores mas penso que não.

Um canalizador cobra o que cobra porque ele pede e um comprador paga. Qual é a dúvida ?

Se no vosso caso houver alguém que queira fazer a contabilidade por 100 euros em vez dos 250 porque é que deverá ser recomendado a cobrar 250 ? (questão ventral em debate se voltares ao início do tópico)

Andas a fugir à explicação que já pedi várias vezes. Porquê os 250 euros ?

Dansousa Escreveu:Pois, mas um TOC só tem dois papeis para tratar por mês.....tinha-me esquecido dessa parte.....

Uma boa 'desconversa' típica quando não se tem argumentos. Eu nunca disse que tinham dois papeis.

Eu o que disse e repito é que, se houver alguém que, face ao volume de trabalho queira cobrar 100 euros, porque é que é recomendado a cobrar mais do que o valor que acha justo.
Dansousa Escreveu:Já agora qual a tua profissão (se não quiseres não respondas)

Se me deres um bom argumento para te responder até digo. Mas não vejo relação com a questão em debate.

O que é que alterava na tua resposta se te dissesse que sou piloto de aviões, corredor de formula 1, futebolista, professor ou varredor ? Ou que sou branco ou preto ? Ou que sou gordo ou magro ? Alto ou baixo ? A tua curiosidade pela minha profissão é irrelevante para a discussão e uma tentativa de fuga à questão (que por sinal ainda não respondeste).

Se fores ler atrás vês que a maior parte das tuas duvidas foram respondidas e não volto a repetir, lê os tópico com calma....

Quanto à minha pergunta relativamente à tua profissão, era só mesmo para confirmar que não eras TOC o que torna muito mais fácil fazer um juízo de valor....

Caso ainda não tenhas lido, disse-o diversas vezes que não sou, nem contra nem a favor dos mínimos, porque sei que isso não é assim tão fácil de aplicar, expliquei-o atrás portanto lê bem o que escrevi.

Fica bem.
DS
DS

por Automech » 14/10/2010 16:25

Dansousa Escreveu:E por acaso já alguma vez te ocorreu ir a essas profissões perguntar porque é que cobram os valores que cobram???

É que muitas dessas profissões até têm os preços tabelados (e altos), podem é não ter um organismo (ordem) que regule a actividade, o que não quer dizer que não pratiquem preços exorbitantes, se calhar até mais exorbitantes do que aqueles que estão a ser falados...

Desconheço se existe uma ordem dos canalizadores mas penso que não.

Um canalizador cobra o que cobra porque ele pede e um comprador paga. Qual é a dúvida ?

Se no vosso caso houver alguém que queira fazer a contabilidade por 100 euros em vez dos 250 porque é que deverá ser recomendado a cobrar 250 ? (questão ventral em debate se voltares ao início do tópico)

Andas a fugir à explicação que já pedi várias vezes. Porquê os 250 euros ?

Dansousa Escreveu:Pois, mas um TOC só tem dois papeis para tratar por mês.....tinha-me esquecido dessa parte.....

Uma boa 'desconversa' típica quando não se tem argumentos. Eu nunca disse que tinham dois papeis.

Eu o que disse e repito é que, se houver alguém que, face ao volume de trabalho queira cobrar 100 euros, porque é que é recomendado a cobrar mais do que o valor que acha justo.
Dansousa Escreveu:Já agora qual a tua profissão (se não quiseres não respondas)

Se me deres um bom argumento para te responder até digo. Mas não vejo relação com a questão em debate.

O que é que alterava na tua resposta se te dissesse que sou piloto de aviões, corredor de formula 1, futebolista, professor ou varredor ? Ou que sou branco ou preto ? Ou que sou gordo ou magro ? Alto ou baixo ? A tua curiosidade pela minha profissão é irrelevante para a discussão e uma tentativa de fuga à questão (que por sinal ainda não respondeste).

por Dansousa » 14/10/2010 16:09

GilbertoGil Escreveu:Pois, mas um TOC só tem dois papeis para tratar por mês.....tinha-me esquecido dessa parte.....

é o cheque e o recibo verde, o resto dos documentos o empresário não os apresenta.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
DS

por GilbertoGil » 14/10/2010 16:05

Pois, mas um TOC só tem dois papeis para tratar por mês.....tinha-me esquecido dessa parte.....

é o cheque e o recibo verde, o resto dos documentos o empresário não os apresenta.

Registado: 25/7/2008 21:44

O valor é meramente indicativo, não vincula os membros

por GilbertoGil » 14/10/2010 15:58

nestas coisas (e noutras tb) é preciso informarem-se primeiro para depois formar uma opinião.

por Dansousa » 14/10/2010 15:57

AutoMech Escreveu:
Pimenta79 Escreveu:Há muita responsabilidade.

Já me começa a cansar esta história da responsabilidade...

Têm responsabilidade como têm outras profissões !

Então um mecânico, quando repara um carro, não tem responsabilidade ?

E um médico quando opera alguém ?

E um canalizador, quando mete um cano ?

E um motorista de autocarro ?

E um controlador aéreo quando dá o OK para uma descolagem ?

E um electricista quando monta um interruptor ?

E um engenheiro quando faz um projecto ?

Arranjem lá outro argumento além desse da responsabilidade !

Aliás, percebam que não se trata de responsabilidade mas sim de quanto é que o mercado está disposto a pagar e por quanto é que vocês dispostos a trabalhar.

Muitos dos exemplos acima até são consideradas profissões 'menores' (leia-se, que poucos ambicionam) mas no entanto até devem receber mais do que um TOC. Porquê ? É o que o mercado paga.

E por acaso já alguma vez te ocorreu ir a essas profissões perguntar porque é que cobram os valores que cobram???

Pois, mas um TOC só tem dois papeis para tratar por mês.....tinha-me esquecido dessa parte.....

Já agora qual a tua profissão (se não quiseres não respondas)

Abr
DS
Editado pela última vez por Dansousa em 14/10/2010 16:01, num total de 1 vez.
DS

a norma foi declarada nula

por GilbertoGil » 14/10/2010 15:53

Artigo 15.º - Honorários

3. Os Técnicos Oficiais de Contas que exerçam as suas funções em regime independente não podem praticar honorários mensais inferiores ao valor resultante da aplicação de quarenta e cinco por cento ao salário mínimo nacional mais elevado em vigor à data da celebração do contrato, a que acresce IVA à taxa em vigor, se aplicável. (norma declarada nula por sentença de 9/3/2001 do Tribunal de Comércio de Lisboa).

por Automech » 14/10/2010 15:39

Pimenta79 Escreveu:Há muita responsabilidade.

Já me começa a cansar esta história da responsabilidade...

Têm responsabilidade como têm outras profissões !

Então um mecânico, quando repara um carro, não tem responsabilidade ?

E um médico quando opera alguém ?

E um canalizador, quando mete um cano ?

E um motorista de autocarro ?

E um controlador aéreo quando dá o OK para uma descolagem ?

E um electricista quando monta um interruptor ?

E um engenheiro quando faz um projecto ?

Arranjem lá outro argumento além desse da responsabilidade !

Aliás, percebam que não se trata de responsabilidade mas sim de quanto é que o mercado está disposto a pagar e por quanto é que vocês dispostos a trabalhar.

Muitos dos exemplos acima até são consideradas profissões 'menores' (leia-se, que poucos ambicionam) mas no entanto até devem receber mais do que um TOC. Porquê ? É o que o mercado paga.

por Dansousa » 14/10/2010 15:34

AutoMech Escreveu:
Dansousa Escreveu:
Não, o argumento é o de que, se os outros têm porque é que os contabilistas não podem ter, em que é que eles (TOC) são inferiores??

Não Dansousa. Eu se vir um tipo a roubar um banco e safar-se não vou roubar.

Dansousa Escreveu:Não estou a utilizar o erro para justificar qualquer remuneração, estou simplesmente a dizer que quando detrás de uma actividade existe um risco maior, é normal que se impute esse risco no preço (esta é a minha opinião), o que não quer dizer que pelo facto de haver risco se tenha de cobrar mais, cada um deve avaliar o risco da forma que achar mais correcta...

Posso dizer que também há quem cobre menos mas depois na hora de assumir o risco (leia-se pagar coimas) apresenta-as ao cliente para que este assuma e eu pergunto, qual estará mais correcto e a trabalhar mais correcto??

E portanto, quanto a ti, 250 euros são o mínimo para cobrir esse risco. Já agora se puderes explicar como é que chegaste aos 250 euros era bom para percebermos todos. Dar como exemplo um café e explicar as contas.

Dansousa Escreveu:Concordo, mas o que eu muitas vezes percepciono é que a profissão de TOC é uma profissão de segundo plano, é uma profissão que quase nem faz falta (nos olhos de muita gente) só sabem pedir dinheiro para o estado e chatear por causa das papeladas, etc....em que é que isso nos serve....nada...enquanto que na parte da medicina nós precisamos mesmo deles, senão podemos morrer (sem contabilista não morremos, se calhar até vivemos melhor :mrgreen: :mrgreen: ), o canalizador também faz falta senão ficamos com a casa inundada ou com os canos entupidos, sem contabilista ficamos com os nossos caminhos mais desobstruídos :mrgreen: , enfim estou a brincar um pouco com a situação, mas tenho ideia de que a classe dos contabilistas é vista um pouco desta forma...

Essa percepção vem da excessiva burocracia e obrigações que estado exige às empresas.

Mas é irrelevante para a questão porque estamos aqui a discutir se deve ou não haver um mínimo.

Se há um tipo que, avaliando um cliente, acha que aquilo lhe vai dar pouco trabalho e que 100 euros é um valor justo, porque carga de água é que é recomendado a cobrar 250 ? É um cartel encapotado.

Por isso é que eu dizia que não queria estar a alongar-me muito porque sabia que não se ia a lado nenhum....

Primeiro: gostava de esclarecer que sim, sou TOC (até pela posição que tomei se poderia depreender isso);

Segundo: Não, infelizmente não cobro a um único cliente esses valores que estão a ser badalados e relativamente aos quais nem faço a mínima ideia porque estão a ser falados (só se for pela referência à % do SMN), porque de resto não faz qualquer sentido, sempre fui apologista de que as contabilidades devem ser vistas uma por uma e não se pode generalizar, não é porque a empresa A paga X que a B tem de pagar o mesmo, contrariamente ao que muitas vezes se discute nos "cafés", por muitos dos nossos "grandes empresários":

Terceiro: Nem tenho que ser a favor, nem contra os honorários minimos, tenho é que lutar pelos meus interesses e pelos interesses da nossa profissão e aí posso dizer que a não existencia desses valores mínimos leva à pratica de valores ricidulos em algumas contabilidades, ou será que os criticos dos valores mínimos também criticam por exemplo a pratica de valores para sociedades equivalentes a €80,00??? É que não podemos olhar só para um lado....posso dizer que não há muito tempo fui confrontado por muitos clientes pelo facto de determinada concorrência estar a propor honorários com descontos de 50%, acham normal? Mesmo sem saber o trabalho que as empresas dão???

Quarto: a minha intervenção não visava defender a existência ou não dos valores mínimos mas sim defender algumas injustiças que foram ditas e a forma como muitas vezes a nossa profissão é vista e só falei noutras profissões como forma de demonstrar ou pelo menos questionar porque é que muitas profissões usando esse tipo de sistema (que já vimos a OTOC, não usa, contrariamente ao que muitos pensam), mesmo assim são consideradas de profissões de prestigio mas se os TOC o aplicassem deixavam de usar desse mesmo prestigio?!?!?!

E fico-me por aqui porque começo a ver muitas palavras que não gosto muito e que mais uma vez são injusta para com a nossa profissão (ex. assalto, roubo...) parece que estamos a falar de criminosos....

Cmpts :wink:
DS
DS

por Pimenta79 » 14/10/2010 15:31

O tribunal administrativo obrigou a OTOC a retirar os preços mínimos, no entanto deixo aqui uma folha de calculo para valores indiocativos dos honorários.
responsabilidade.
Já é de 2006 mas basta actualizar o salario minimo nacional.

Sou Toc e digo-vos que o trabalho de TOC não é apenas fazer lançamentos......Há muita responsabilidade.
Anexos
Honorarios.indicativos.zip
(7.69 KiB) Transferido 792 Vezes

Registado: 20/7/2010 9:46

por Automech » 14/10/2010 13:04

Dansousa Escreveu:
Não, o argumento é o de que, se os outros têm porque é que os contabilistas não podem ter, em que é que eles (TOC) são inferiores??

Não Dansousa. Eu se vir um tipo a roubar um banco e safar-se não vou roubar.

Dansousa Escreveu:Não estou a utilizar o erro para justificar qualquer remuneração, estou simplesmente a dizer que quando detrás de uma actividade existe um risco maior, é normal que se impute esse risco no preço (esta é a minha opinião), o que não quer dizer que pelo facto de haver risco se tenha de cobrar mais, cada um deve avaliar o risco da forma que achar mais correcta...

Posso dizer que também há quem cobre menos mas depois na hora de assumir o risco (leia-se pagar coimas) apresenta-as ao cliente para que este assuma e eu pergunto, qual estará mais correcto e a trabalhar mais correcto??

E portanto, quanto a ti, 250 euros são o mínimo para cobrir esse risco. Já agora se puderes explicar como é que chegaste aos 250 euros era bom para percebermos todos. Dar como exemplo um café e explicar as contas.

Dansousa Escreveu:Concordo, mas o que eu muitas vezes percepciono é que a profissão de TOC é uma profissão de segundo plano, é uma profissão que quase nem faz falta (nos olhos de muita gente) só sabem pedir dinheiro para o estado e chatear por causa das papeladas, etc....em que é que isso nos serve....nada...enquanto que na parte da medicina nós precisamos mesmo deles, senão podemos morrer (sem contabilista não morremos, se calhar até vivemos melhor :mrgreen: :mrgreen: ), o canalizador também faz falta senão ficamos com a casa inundada ou com os canos entupidos, sem contabilista ficamos com os nossos caminhos mais desobstruídos :mrgreen: , enfim estou a brincar um pouco com a situação, mas tenho ideia de que a classe dos contabilistas é vista um pouco desta forma...

Essa percepção vem da excessiva burocracia e obrigações que estado exige às empresas.

Mas é irrelevante para a questão porque estamos aqui a discutir se deve ou não haver um mínimo.

Se há um tipo que, avaliando um cliente, acha que aquilo lhe vai dar pouco trabalho e que 100 euros é um valor justo, porque carga de água é que é recomendado a cobrar 250 ? É um cartel encapotado.

por Dansousa » 14/10/2010 12:45

AutoMech Escreveu:Portanto o argumento é "Como os outro têm, nós também temos". Mesmo que também seja errado para outros (ninguém aqui defendeu que era correcto para os advogados, apenas se focou o caso dos contabilistas).

AutoMech Escreveu:Uma caixa do Continente, se tiver o azar de fazer trocos errados, também pode ter um prejuízo muitas vezes superior ao salário hora.

Normalmente, este tipo de profissão que trabalha com dinheiro em caixa, tem um valor para erros...

AutoMech Escreveu:Justificar uma determinada remuneração pela possibilidade de erro é focar em algo que, supostamente, não deve acontecer ou se acontecer temos que assumir que é em baixa %.

Caso contrário quanto é que tem de ganhar um mecânico porque pode aparafusar mal um parafuso e a pessoa ter um acidente grave ?

E um cirurgião ? Esse então, se atendermos a que a vida humana não tem preço, deve ter um salário infinito.

Essa do erro para justificar a remuneração não pega...

Não estou a utilizar o erro para justificar qualquer remuneração, estou simplesmente a dizer que quando detrás de uma actividade existe um risco maior, é normal que se impute esse risco no preço (esta é a minha opinião), o que não quer dizer que pelo facto de haver risco se tenha de cobrar mais, cada um deve avaliar o risco da forma que achar mais correcta...

AutoMech Escreveu:
1 hora de formação do contabilista (tal como um médico, um advogado ou um mecânico) reverte a favor de todos os clientes que tem. Mas nem é isso que está em causa. O que está em causa é que há quem não se importe de cobrar menos porque provavelmente acha que é o suficiente para pagar o trabalho que determinada empresa dá.

Desde que seja o mercado a funcionar (e não uma fixação quase unilateral), qual é o problema ?

Sim, mas também é muito chato quando as disparidades são enormes e muitas vezes são oferecidas de olhos fechados sem sequer ter conhecimento do real trabalho.

AutoMech Escreveu:Tem de se perceber que é o mercado que determina o preço (a não ser situações que foram comentadas aqui).

Se tu quiseres um canalizador é normal pagares ainda mais do que por um um psicólogo. Cobra muito ??? Bem, cobra aquilo que o mercado lhe paga. Agora o que se quer fazer aqui é estabelecer o preço unilateralmente roçando um cartel.

Concordo, mas o que eu muitas vezes percepciono é que a profissão de TOC é uma profissão de segundo plano, é uma profissão que quase nem faz falta (nos olhos de muita gente) só sabem pedir dinheiro para o estado e chatear por causa das papeladas, etc....em que é que isso nos serve....nada...enquanto que na parte da medicina nós precisamos mesmo deles, senão podemos morrer (sem contabilista não morremos, se calhar até vivemos melhor :mrgreen: :mrgreen: ), o canalizador também faz falta senão ficamos com a casa inundada ou com os canos entupidos, sem contabilista ficamos com os nossos caminhos mais desobstruídos :mrgreen: , enfim estou a brincar um pouco com a situação, mas tenho ideia de que a classe dos contabilistas é vista um pouco desta forma...

DS
DS

Um contributo

por hmsferreira » 14/10/2010 12:32

Em primeiro lugar... vamos a factos:

1) A CTOC (agora OTOC) propôs a todos os associados, em Agosto de 1999, uma proposta de Código Deontológico, a qual viria a ser posteriormente aprovada e a entrar em vigor no dia 1 de Janeiro de 2000;

2) Eis o conteúdo do artigo 22º desse Código:
"Artigo 22º - Aplicação no tempo dos honorários mínimos

No contrato de prestação de serviços a que se refere o artigo 9º, até ao ano 2002 inclusive, poderão ser fixados honorários abaixo de quarenta e cinco por cento do salário mínimo mais elevado em vigor à data da celebração do mesmo, não podendo no entanto praticarem-se preços inferiores a trinta e cinco por cento em 2000 e quarenta por cento no ano de 2001.";

3) Este artigo foi declarado NULO por sentença de 9/3/2001 do Tribunal de Comércio de Lisboa.

Expostos os factos, segue a opinião:
Enquanto TOC, considero um aproveitamento vil da ignorância alheia (perfeitamente justificada porque eu também não conheço a maior parte das normas que regem outras profissões) continuar a acenar-se com os supostos "honorários mínimos", devendo qualquer situação deste tipo ser comunicada à Ordem para procedimento disciplinar (que não sei se a Ordem aplicará pois a ideia partiu de lá...).
Como é óbvio, muitas (uma grande parte) das nossas empresas não tem trabalho que justifique o pagamento mensal de 55% do SMN (ou seja, 261,25€) ao TOC.
Se calhar sou eu que não sei pedir para mim... mas nunca gostei de me aproveitar dos outros.

Espero ter contribuido para o debate sereno e construtivo :wink:
Abraço a todos.

Registado: 29/11/2007 3:49

por Automech » 14/10/2010 12:25

pocoyo Escreveu:Só mais uma ideia,

Imaginem que vão abrir um gabinete e começam a aceitar escritas a 50€ mês, situação vos faz perder dinheiro, mas faz com que ganhem cota de mercado. Passado algum tempo começam a aumentar preços, até ao preço da vossa concorrencia.

O que este gabinete fez não foi ilegal?
Sou a favor de um valor minimo.

Numa situação dessas em que não há um produto comprado para depois vender é quase impossível provar dumping.

A pessoa pode dizer que aquele cliente só lhe leva 2 horas por mês e defender que 25 euros / hora é um valor satisfatório.

Além disso pode ser fazer um contrato com preço promocional no primeiro ano, algo habitual em muitos serviços.

por Automech » 14/10/2010 12:23

Dansousa Escreveu:Então como é que vemos as tabelas minimas impostas pela Ordem dos Advogados? Será legal? Que lógica tem a maior parte dos serviços cobrados por essa classe (atenção não tenho nada contra a classe, mas há situações gritantes, muito mais do que a dos contabilistas)...

Portanto o argumento é "Como os outro têm, nós também temos". Mesmo que também seja errado para outros (ninguém aqui defendeu que era correcto para os advogados, apenas se focou o caso dos contabilistas).

Dansousa Escreveu:Eu acho imensa piada quando se dizem coisas como:
E a responsabilidade pelas tarefas desempenhadas, não entram em lado nenhum?? É só uns papeizitos (dois ou três)?? E os erros que se possa cometer, acarretando custos enormes? Onde entra esse risco? Já imaginaram uma empresa que paga €125/mês pela contabilidade, se nesse mês o contabilista tem o azar de cometer um erro que obriga a entregar uma declaração fiscal fora de prazo, quem suporta a coima? Obviamente o contabilista (não estou a ironizar, estou a dizer o que penso que é correcto), já pensaram que essa coima ultrapassa quase de certeza o valor do honorário? Este risco e responsabilidade também tem de ser medido (mais uma vez na minha opinião, claro)...

Uma caixa do Continente, se tiver o azar de fazer trocos errados, também pode ter um prejuízo muitas vezes superior ao salário hora.

Justificar uma determinada remuneração pela possibilidade de erro é focar em algo que, supostamente, não deve acontecer ou se acontecer temos que assumir que é em baixa %.

Caso contrário quanto é que tem de ganhar um mecânico porque pode aparafusar mal um parafuso e a pessoa ter um acidente grave ?

E um cirurgião ? Esse então, se atendermos a que a vida humana não tem preço, deve ter um salário infinito.

Essa do erro para justificar a remuneração não pega...

Dansousa Escreveu:E as formações que a profissão obriga a realizar, com custos bastante avultados, quem tem de suportar? Não é isso uma valorização da mão-de-obra que tem de ser imputada aos serviços??? É que disso ninguém fala (porque infelizmente não têm conhecimento, só se sabe o que interessa)

1 hora de formação do contabilista (tal como um médico, um advogado ou um mecânico) reverte a favor de todos os clientes que tem. Mas nem é isso que está em causa. O que está em causa é que há quem não se importe de cobrar menos porque provavelmente acha que é o suficiente para pagar o trabalho que determinada empresa dá.

Desde que seja o mercado a funcionar (e não uma fixação quase unilateral), qual é o problema ?

Dansousa Escreveu:Já agora, também podíamos questionar a actividade dos psicólogos, onde as pessoas vão, desabafam um pouco, contam a sua história e as suas magoas e chegam ao fim de meia hora (ou nem isso) e pagam €50/€60 e por vezes €75, afinal quem é que cobra muito??????

Tem de se perceber que é o mercado que determina o preço (a não ser situações que foram comentadas aqui).

Se tu quiseres um canalizador é normal pagares ainda mais do que por um um psicólogo. Cobra muito ??? Bem, cobra aquilo que o mercado lhe paga. Agora o que se quer fazer aqui é estabelecer o preço unilateralmente roçando um cartel.

por Fingerspitzengefuhl » 14/10/2010 12:18

pocoyo Escreveu:Só mais uma ideia,

O facto de ser legal ou ilegal depende da legislação em vigor, penso que estamos a tratar de questões de ética.

PS: Mais do que o preço tenta encontrar alguém de confiança...

Registado: 9/2/2010 6:36

por pocoyo » 14/10/2010 12:15

Só mais uma ideia,

Imaginem que vão abrir um gabinete e começam a aceitar escritas a 50€ mês, situação vos faz perder dinheiro, mas faz com que ganhem cota de mercado. Passado algum tempo começam a aumentar preços, até ao preço da vossa concorrencia.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Fingerspitzengefuhl » 14/10/2010 12:07

MarcoAntonio Escreveu:Essa dos Contabilistas estabelecerem um valor mínimo em nome do código deontológico não deixa de ter imensa piada (aliás, qual é a legalidade disso?.... se 3 empresas de combustíveis combinarem o preço mínimo entre si... isso é o quê?).

Naturalmente, agarram-se (quase) todos a isso para justificar o valor (felizmente não são mesmo todos). Esse valor é uma barbaridade para o trabalho que dão empresas de pequenas dimensões a um contabilista...

Marco António eu tenho ideia que isto é prática comum em outras profissões, nomeadamente em medicina.

É um assunto controverso, referindo-me à prática em medicina, por um lado os defensores argumentam que é uma medida necessária para garantir a qualidade do serviço, porque uma intervenção cirúgica tabelada em 4000eur não pode ser realizada com qualidade por 2000, por outro os críticos argumentam que é um cartel imposto pela lei.

Este assunto tem pano para mangas...

Registado: 9/2/2010 6:36

por Dansousa » 14/10/2010 12:02

MarcoAntonio Escreveu:Essa dos Contabilistas estabelecerem um valor mínimo em nome do código deontológico não deixa de ter imensa piada (aliás, qual é a legalidade disso?.... se 3 empresas de combustíveis combinarem o preço mínimo entre si... isso é o quê?).

Naturalmente, agarram-se (quase) todos a isso para justificar o valor (felizmente não são mesmo todos). Esse valor é uma barbaridade para o trabalho que dão empresas de pequenas dimensões a um contabilista...

Gostaria de citar muitas das afirmações que aqui foram colocadas mas centro-me nesta pela forma como a situação é abordada:

Então como é que vemos as tabelas minimas impostas pela Ordem dos Advogados? Será legal? Que lógica tem a maior parte dos serviços cobrados por essa classe (atenção não tenho nada contra a classe, mas há situações gritantes, muito mais do que a dos contabilistas)...

Eu acho imensa piada quando se dizem coisas como:

MarcoAntonio Escreveu:Empresas de pequenas dimensões dão umas horitas de trabalho por trimestre e mais umas horitas para fechar o ano a um contabilista. Onde é que isso justifica uma renda anual para cima de 2500 euros?

E a responsabilidade pelas tarefas desempenhadas, não entram em lado nenhum?? É só uns papeizitos (dois ou três)?? E os erros que se possa cometer, acarretando custos enormes? Onde entra esse risco? Já imaginaram uma empresa que paga €125/mês pela contabilidade, se nesse mês o contabilista tem o azar de cometer um erro que obriga a entregar uma declaração fiscal fora de prazo, quem suporta a coima? Obviamente o contabilista (não estou a ironizar, estou a dizer o que penso que é correcto), já pensaram que essa coima ultrapassa quase de certeza o valor do honorário? Este risco e responsabilidade também tem de ser medido (mais uma vez na minha opinião, claro)...

E as formações que a profissão obriga a realizar, com custos bastante avultados, quem tem de suportar? Não é isso uma valorização da mão-de-obra que tem de ser imputada aos serviços??? É que disso ninguém fala (porque infelizmente não têm conhecimento, só se sabe o que interessa)

Eu compreendo que as pessoas tenham este tipo de visão quando desconhecem as actividades...não raras vezes as pessoas gostam de falar desta forma...

Já agora, também podíamos questionar a actividade dos psicólogos, onde as pessoas vão, desabafam um pouco, contam a sua história e as suas magoas e chegam ao fim de meia hora (ou nem isso) e pagam €50/€60 e por vezes €75, afinal quem é que cobra muito??????

Bem, não me quero alongar muito neste assunto, até porque é um assunto onde não haverá consenso, cada um vê as coisas da forma que quer.....

Já agora, só para esclarecer que esse artigo do código deontológico da OTOC foi, há já muito tempo, considerado inconstitucional e portanto nenhum TOC pode aplicar os honorários alegando o exposto nesse mesmo artigo, ficando este apenas como base orientadora dos honorários a aplicar...

DS
DS

por Automech » 14/10/2010 9:21

Faisca23 Escreveu:Acho que estes valores mínimos de que estão a falar na pratica não são aplicados. Infelizmente vê-se jovens a sair da universidade e a angariar clientes à custa de contabilidades a 80 e 100€. Claro que há empresas cujo trabalho justifica esse baixo salário, mas em 90% dos casos não. Em muitos dos casos que conheço, o contabilista ainda tem de ir buscar a papelada ao cliente, para além de tratar de tudo o que tem a ver com Finanças, Seg.Social e ainda faz o IRS pessoal. Acham que 100€ cobre a responsabilidade que hoje em dia é atribuída a um TOC?
Acham que empresas com um TOC e 2 funcionarios conseguem fazer 30 contabilidades com rigor? Claro que não. E como conseguem ter 30 contabilidades? A cobrar 100 ou 150€. E assim com 30 contabilidades talvez consigam estar abertos.

Faisca, um TOC, tal como um médico, um advogado, um mecânico, um canalizador, etc. vende horas de trabalho qualificado.

A questão é quantas horas por mês é que leva uma pequena empresa com meia dúzia de documentos. Será 1 hora, 2 horas, 5 horas ? Esse é que tem de ser o factor que define quanto se vai cobrar e não uma tabela mínima, absurdamente alta para uma pequena empresa que dá pouco trabalho.

Além disso, quando um TOC vai à seg social e às finanças gasta por exemplo 1 ou 2 horas mas está a utilizá-las ao serviço de vários ou de todos os clientes. Existem economias de escala à medida que vai tendo mais clientes.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Phil2014 e 175 visitantes