Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Conselhos dos "Feiticeiros do Mercado"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RCF » 9/10/2010 17:09

Caros colegas do Caldeirão, em relação a conselhos sobre a melhor postura para um investidor/trader abstenho-me de juntar mais informação pois aquela que já foi junta parece-me suficiente.

O que eu posso juntar alguma coisa é ao nível da postura profissional que alguém que pretenda trabalhar nesta área deve adoptar quando se relaciona com clientes.

E estas são:

1- Qualquer que seja a circunstância cumpra sempre com a sua palavra mesmo que isso possa implicar um prejuízo de curto-prazo, no horizonte mais alargado de tempo você ficará a ganhar com isso;

2- Se não souber fazer alguma coisa ou não estivera altura de determinada tarefa diga de imediato que não lhe é possível assumir esse trabalho, isso em nada o irá diminuir.
O que provocará estragos na sua imagem profissional é se tentar dissimular a sua ignorância movido ou por um desejo honesto de ser útil ou por uma dificuldade pessoal de assumir uma lacuna. Em qualquer dos casos você está afazer perder tempo a uma outra pessoa para quem o tempo é precioso.

3- Seja uma pessoa de fácil trato e acessível.
Uma das piores coisas que alguém que disponibiliza os seus serviços a outrem nesta área pode fazer é pretender ter uma agenda sobrecarregada que lhe limita a disponibilidade para atender clientes.
Isto é muito frequente e muitas pessoas o fazem pensando que desta forma se estão a valorizar aos olhos dos clientes quando na verdade é precisamente o contrário.
O mais provável é o seu cliente estar habituado a lidar com pessoas com muitas maiores responsabilidades que as suas e que no entanto não demonstram a indisponibilidade que você demonstra.

4- Seja um túmulo, tudo aquilo que lhe for transmitido ou eventuais atitudes que tenha testemunhado devem ficar consigo.
Isto é algo que a maior parte das pessoas têm dificuldade em fazer mas é algo extremamente valorizado pelos homens de negócios.
Portanto, se você fizer isso é uma forma fácil e extremamente rápida de se demonstrar uma pessoa fiável e valorizar a sua posição.

5- Obviamente tudo isto pressupõe à partida que você é competente no seu trabalho, estas são condições que você deve demonstrar para além disso. Deve ser valor acrescentado aquilo que já é pressuposto você deter: competência técnica;

http://ruifilipecoelhofernandes.blogspot.com

http://theluxuryguide.blogspot.com

Cumprimentos,
RCF

Registado: 22/2/2008 12:02

por LTCM » 9/10/2010 14:48

Fingerspitzengefuhl Escreveu:
Não existe nenhum HF (muito menos MF), que queira ser levado a sério, a utilizar EW.

Mas afinal o que interessa é ser levado a sério ou ganhar?

Ele ganhou em grande... Milhões de traders tiveram a oportunidade de negociar nessa época e não estão na Forbes hoje como ele está.

Eu não uso EW, mas sou da opinião de que alguns padrões se podem tornar em self fulling prophecy, isto no médio / longo prazo.

O que interessa é ganhar dinheiro.
Mas, para ganhar, e figurar na Forbes, tem de ser levado a sério. E não é a usar EW que o conseguiu.

Ganhou milhões, é um facto, mas repito: não foi com a teoria EW.

Bom fim-de-semana.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Fingerspitzengefuhl » 9/10/2010 10:37

Não existe nenhum HF (muito menos MF), que queira ser levado a sério, a utilizar EW.

Mas afinal o que interessa é ser levado a sério ou ganhar?

Ele ganhou em grande... Milhões de traders tiveram a oportunidade de negociar nessa época e não estão na Forbes hoje como ele está.

Eu não uso EW, mas sou da opinião de que alguns padrões se podem tornar em self fulling prophecy, isto no médio / longo prazo.

Registado: 9/2/2010 6:36

por LTCM » 9/10/2010 10:28

tonirai Escreveu:
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Já assistiram ao documentário "Trader" com o Paul Tudor Jones?

Vi o filme há algumas semanas e alguns factos deixaram-me surpreendidos:

* Num dos trades ele perde 5% da carteira. :shock:

* Ele e o "economista chefe" do fundo baseiam-se em grande parte na Elliot Wave Theory para prepararem alguns trades.

Fica um Quote:

"If I make the mark that I wanna make, I´ll stop, I´ll retire, hopefully a champion" :lol:

Se for o documentário que estou a pensar (não sei se há vários dele), vi recentemente... já não sei se vi o link postado aqui ou noutro fórum.

Mas choca-te ele perder 5% num trade?
Convenhamos que não é o risco mais normal de ser utilizado (fala-se muito habitualmente em 1 a 3%), mas posso dizer-te que, actualmente, negoceio com esse perfil de risco (andará nos 4,x%) por trade.

Essa informação por si só não dá para avaliar o trader e o seu sucesso ou insucesso... faltam outras informações, como a percentagem de acertos, a percentagem média de ganho num trade, etc :wink:

O documentário é datado de 1987, nessa altura até com macacos a lançar dardos se ganhava muito dinheiro, daí a utilização das EW que é algo ainda mais anedótico que os macacos.

Depois,na altura, o HF era muito pequeno, tanto em capital (130 milhões) como em colaboradores (22) daí ser natural o PTJ arriscar mais em cada operação.

"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

por Fingerspitzengefuhl » 9/10/2010 9:30

tonirai Escreveu:
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Já assistiram ao documentário "Trader" com o Paul Tudor Jones?

* Ele e o "economista chefe" do fundo baseiam-se em grande parte na Elliot Wave Theory para prepararem alguns trades.

Fica um Quote:

"If I make the mark that I wanna make, I´ll stop, I´ll retire, hopefully a champion" :lol:

Se for o documentário que estou a pensar (não sei se há vários dele), vi recentemente... já não sei se vi o link postado aqui ou noutro fórum.

Convenhamos que não é o risco mais normal de ser utilizado (fala-se muito habitualmente em 1 a 3%), mas posso dizer-te que, actualmente, negoceio com esse perfil de risco (andará nos 4,x%) por trade.

Essa informação por si só não dá para avaliar o trader e o seu sucesso ou insucesso... faltam outras informações, como a percentagem de acertos, a percentagem média de ganho num trade, etc :wink:

Chocar não me choca... Surpreende-me porque a ideia que tenho é que muito poucos traders de sucesso arriscam mais de 3% da conta por trade, mas posso estar errado...

Contra factos não há argumentos, e é um facto que o Paul Tudor Jones é uma lenda do trading e não tem nada a provar a ninguém.

Não é caso único, vejam o caso do Paul Rotter que também é capaz de por muitas fichas em cima da mesa e consegue resultados verdadeiramente fabulosos...

Is eight figures a realistic goal? It has been done by private own account traders for years. Paul Rotter from Germany, 32 years old, is one trader that has made €50-60+ million ($65-78 million) per year for 10 years trading the most liquid contracts at the biggest futures exchange in the world, Frankfurts Eurex debt futures, primarily the Bund contract.

In 2003 I received an email from a former Man Financial broker in London who said, "One of our private customers has been the highest volume trader on Eurex for the last 8 years. He trades approx 3 million lots a month and makes himself €50 million a year, which he has apparently been doing for the last 10 years." In 2004 I learned that it is Paul Rotter. He is notoriously called "the flipper".

The bottom line is there are other traders, we never hear about, making 8 figure profits. If Rotter's trading style did not attract attention then we would have never heard of him. If Rotter and others can do it, then maybe you can to. Remember, trading is very risky and you will lose all your money if you do not know what you are doing and when to do it. So please do not trade unless you are ready and willing to accept and take personal responsibility for the outcome.

In January 1998, Kinski, Rotter and some other traders formed a Dublin-based prop-trading firm, Greenhouse Capital Management.

Rotter's balls-to-the-wall modus operandi helped Greenhouse prosper, but not without some tense moments. The firm began life with $1.3 million in seed capital and featured, in addition to Kinski and Rotter, two other standout own-accounters, Pino Curcio and Florian Albrecht, the latter one of Rotter's closes boyhood pals. As a unit, they worked well together, though Rotter was clearly the star. "It was do or die," Kinski recalls. "We knew Paul would have these large positions -- in one day we could have been out of business."

By the end of its first day, Greenhouse was up $526,000. Within three months the firm had made $6.5 million, though not without ruffling some feathers. "Paul has sometimes played a controversial role," Kinski acknowledges. "Some traders didn't like him because he was changing his position so quickly." In 2001, Rotter formed Rotter Invest and eventually moved his operations to Zug, Switzerland, an affluent town that's home to its share of traders..." .

por tonirai » 9/10/2010 8:40

Fica um Quote:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Fingerspitzengefuhl » 9/10/2010 7:20

Já assistiram ao documentário "Trader" com o Paul Tudor Jones?

Fica um Quote:

por LTCM » 8/10/2010 18:56

“We simply attempt to be greedy when others are fearful and to make others fearful when we do not have enough long positions on our sheets.” - Warren Buffett

“Capital goes to where it can escape taxation and be used to pay employees in sacks of rice." - Walter Wriston

“Stock market bubbles don't grow out of thin air. They have a solid basis in the creation and marketing of ETFs.” - George Soros

“It takes 150 years to build an investment bank and only five minutes to convince you to sell me preferred stock in it at a 10% interest rate.” - Warren Buffett

"The four most dangerous words in investing are 'It’s the Lightning Round!'". - Sir John Templeton

“Only buy something that you’d be perfectly happy to hold if the market had a Flash Crash.” - Warren Buffett

“Markets can remain irrational longer than you can pretend that Treasuries yielding a half a percent are a safe buy.” - John Maynard Keynes

“History has not dealt kindly with the aftermath of protracted periods of my policies” - Alan Greenspan

“Obviously the thing to do was to be bullish in a bull market and bearish in a bear market and a renter in the housing market and open-minded to exotic sh*t at Jean-Georges’ Spice Market.” - Jesse Livermore

“Give me control of a nation’s money and I care not how much it owes China.” - Mayer Amschel Rothschild

"Man looks in the abyss, there's nothing staring back at him. At that moment, man gets a text message, an eFax and two Twitter DMs. And by the time he’s updating his Facebook status and feeding his virtual farm animals, he has no idea what 'abyss' you’re talking about.” - Lou Mannheim, Wall Street

“How do we know when irrational exuberance has unduly escalated asset values? How about around 2007 when I was walking around with a crown and a scepter, spraying Crystal on chicks in the VIP room. I was probably a little irrationally exuberant right around then, holmes.” - Alan Greenspan

“Money is like manure, you don’t have to spread it around, you can just sell it to Potash Corp as fertilizer.” - J. Paul Getty

“The time of maximum optimism is the time to sell and the time of maximum pessimism is the time to start a blog and write 20 posts a day about gold.” - Sir John Templeton

“Rule No. 1 - Never Lose Money. Rule No. 2 - When you do lose money, call in Becky Quick and the camera crew for some folksy chit chat over root beer floats.” - Warren Buffett

http://www.thereformedbroker.com/2010/1 ... -for-2010/

por tugatuga11 » 5/10/2010 18:34

Parabéns Carf! Excelente resumo. :wink:

Registado: 27/4/2009 19:07

por Seaman » 5/10/2010 18:32

carf2007 Escreveu:
Regra 22 - Compre o boato e venda o fato.

Essa tradução automática do Google deve ser para brasileiro... :mrgreen:

Registado: 4/4/2009 0:57

Re: Conselhos dos "Feiticeiros do Mercado"

por canguru » 5/10/2010 18:16

carf2007 Escreveu:Larry Hite :

– Respeitar sem qualquer dúvida os sinais do sistema de trading e apenas arriscar perder 1% do dinheiro investido (i.e. coloca a stop de proteção a 1% do preço de compra). Ao arriscar 1%, Hite fica indiferente a qualquer transação individualmente.

Imperdível este tipo no M.Wizards I a descrever uma conversa entre ele e outro tipo (quiça o Berardo lá do sítio) sobre "trading cofee" e risco.

Registado: 6/4/2008 22:41

por carf2007 » 5/10/2010 16:04

Ulisses Pereira Escreveu:carf, excelentes citações com ensinamentos bem sábios.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado Ulisses. Também és um "feiticeiro do mercado", sempre aí a "mexer o caldeirão" !!

Abraço.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Ulisses Pereira » 5/10/2010 15:22

carf, excelentes citações com ensinamentos bem sábios.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por carf2007 » 5/10/2010 15:12

Elias Escreveu:Já agora deixo o link para este post que também tem alguns aforismos interessantes (carf, muitos são repetidos relativamente ao que escreveste aqui)

Muito bem Elias, não conhecia o teu tópico.

Aproveito e "puxo" para aqui a tua lista traduzida :

do livro «Trading Rules - Strategies for Sucess», de William F. Eng. :

Regra 1 - Divida seu capital em dez segmentos de risco iguais.

Regra 2 - Use um processo de ordens em duas etapas.

Regra 3 - Não faça muitos trades.

Regra 4 - Nunca deixe um lucro virar prejuízo.

Regra 5 - Siga a tendência.

Regra 6 - Se você não sabe o que está acontecendo, não faça nada.

Regra 7 - Dicas não te darão nenhum dinheiro.

Regra 8 - Use as ordens certas para entrar no mercado.

Regra 9 - Não seja caprichoso quando chegar a hora de fechar seus trades.

Regra 10 - Realize sempre parte dos lucros.

Regra 11 - Não compre uma ação somente para ganhar os dividendos.

Regra 12 - Não faça preço médio.

Regra 13 - Colha grandes lucros e aceite somente pequenos prejuízos.

Regra 14 - Go for the Long Pull as an Outside Speculator

Regra 15 - Opere vendido tanto quanto opera comprado.

Regra 16 - Não compre algo somente porque está barato.

Regra 17 - Evite piramidar. Se for fazer, faça corretamente.

Regra 18 - Tire uma folga após uma série de sucessos.

Regra 19 - Não formule novas opiniões enquanto o mercado está aberto.

Regra 20 - Não siga as massas, elas estão normalmente erradas.

Regra 21 - Não acompanhe e nem opere muitos mercados ao mesmo tempo.

Regra 22 - Compre o boato e venda o fato.

Regra 23 - Quando ganhar por sorte, realize rapidamente o lucro.

Regra 44 - Mantenha os gráficos atualizados.

Regra 25 - Preserve seu Capital.

Regra 26 - Nunca acontece nada de novo nos mercados.

Regra 27 - Não se pode ganhar dinheiro todo dia nos mercados.

Regra 28 - Só adianta acertar se você ganhou dinheiro com o acerto.

Regra 29 - Os mercados nunca estão errados, as opiniões muitas vezes estão.

Regra 30 - Um bom trade já começa a dar lucro desde o início.

Regra 31 - Se o mercado está a seu favor, não realize todo o lucro precipitadamente.

Regra 32 - Nunca permita que uma aventura especulativa se torne um investimento.

Regra 33 - Não tente pré-determinar seus lucros.

Regra 34 - Nunca compre uma ação somente porque ela caiu demais e nem venda outra somente porque ela subiu demais.

Regra 35 - Se torne um comprador assim que o mercado, após um repique, fizer MAX mais alta.

Regra 36 - O lado humano de cada pessoa é o maior inimigo para o sucesso no trading.

Regra 37 - Tente banir o "Wishful Thinking"

Regra 38 - Grandes movimentos levam tempo para se desenvolver.

Regra 39 - Não seja muito curioso a cerca da razão dos movimentos do mercado.

Regra 40 - Procure lucros razoáveis.

Regra 11 - Se você não sonsegue ganhar operando os ativos principais, não vai conseguir operando o mercado todo.

Regra 42 - Os líderes de hoje podem não ser os líderes de amanhã.

Regra 43 - Opere os mercados e ativos com boa liquidez.

Regra 44 - Evite fundos e semelhantes.

Regra 45 - Bear Markets não tem suporte e Bull Markets não tem resistência.

Regra 46 - Quanto mais esperto você for, mais tempo vai levar.

Regra 47 - É mais difícil sair de um trade do que entrar.

Regra 48 - Não comente com ninguém o que você está fazendo nos mercados.

Regra 49 - Quando chega a hora, a reversão acontece.

Regra 50 - Controle o que você pode administrar, administre o que você não pode controlar.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por Elias » 5/10/2010 14:51

Já agora deixo o link para este post que também tem alguns aforismos interessantes (carf, muitos são repetidos relativamente ao que escreveste aqui)

Registado: 5/11/2002 12:21

Conselhos dos "Feiticeiros do Mercado"

por carf2007 » 5/10/2010 14:46

Resumo de alguns conselhos para quem se inicia (e não só) nos mercados :

Jesse Livermore :

- Nunca opere baseado em dicas;

- Use um sistema e não saia dele;

- Nunca compre uma ação porque ela teve uma grande queda da sua última alta;

- Se uma ação não agir corretamente não toque-a; porque, não podendo dizer precisamente o que está errado, você não pode dizer para que lado ela irá;

- Não culpe o mercado pelas suas perdas

- Nunca aumente uma posição perdedora. Uma posição perdedora siginifica que você está errado;

- Ações nunca estão muito altas para começar a comprar nem muito baixas para começar a vender. Mas depois da primeira transação, não faça uma segunda a não ser que a primeira mostre lucro;

- Sempre venda o que mostra um prejuízo e mantenha o que está dando lucro;

- Não discuta com o mercado. Não procure recuperar o prejuízo. Saia enquanto a saída é boa - e barata;

- Existe somente um lado no mercado financeiro. E não é o lado bull (alta) e nem o lado bear (baixa) mas o lado certo;

- O maior inimigo de um especulador é sempre o tédio.
Um homem deve sempre confiar em si mesmo e no seu julgamento se ele espera ganhar a vida com essa profissão;

- Sempre use gerenciamento de capital;

- Estabeleça o seu plano de trade antes que o mercado abra;

- Detalhe o seu plano para cada trade;

- Estabeleça pontos de entrada e saída e entenda a relação entre risco e recompensa;

- Aceite pequenas perdas como parte do jogo se você quiser vencer;

- Desenvolva um plano de trade para cada situação que você pode vir a enfrentar;

- Não concentre-se no valor em que você empata quando estiver perdendo

- Não liquide uma posição vencedora para manter uma perdedora;

- Desenvolva e mantenha um plano de saída. Siga esse plano com rígida disciplina;

- Tenha paciência. Grandes movimentos demoram para se desenrolar;

- Não fique curioso demais sobre a lógica por trás de um movimento. A chave para a fortuna no mercado é a simplicidade.

Paul Tudor Jones :

- Nunca "brincar" com o mercado e nunca arriscar tudo numa só transação

- Deixar de pensar em quanto poderá ganhar com a abertura de uma posição "se a coisa correr bem" e passar a pensar em quanto poderá perder "se a coisa correr mal"

- O maior erro que um trader pode cometer é fazer preços médios com posições perdedoras

- Nunca transacionar em situações nas quais não tem ideia de qual a direção que o mercado vai seguir

Gary Bielfeldt :

- Evitar o "overtrade"

- Se uma transação não se revelar correcta é melhor sair e assumir uma pequena perda. Por outro lado, quando parece que a abertura de posição foi correta deve-se ser agressivo e construir uma posição de forma a alavancar ao máximo o ganho potencial

Richard Dennis :

- Uma perda relevante afecta o julgamento de uma transação, portanto o melhor é parar e descansar.

- Seguir sempre a tendência e apenas quando existem fortes indícios (confirmados pelo mercado) de que a inversão de tendência já ocorreu é que se deve inverter posições

- Nunca procurar "encontrar" os topos e os fundos

- "esperar o inesperado", isto é, nunca partir do pressuposto que determinado activo transacionado em bolsa está demasiado caro ou demasiado barato.

- Quando temos uma posição aberta perdedora mais do que duas ou três semanas é porque essa posição está errada

- O maior erro de um trading é perder uma oportunidade de obtenção de um gordo lucro por ter o dinheiro empatado em transações inócuas

Bruce Covner :

- Nunca te deixes apanhar numa situação em que podes perder muito dinheiro por razões que não compreendes ou desconheces

- Nunca ser ganancioso, ou seja, nunca transacionar posições muito grandes

- Um trader nunca deve personalizar as suas perdas

- Sempre que abrir uma posição ter pré-estabelecida uma "stop-loss"

- Coloca a tua stop de proteção num ponto que caso seja atingido te indique com poucas margens para dúvidas que a tua ideia está errada e não pela quantia máxima que estas disposto a perder

Michael Marcus :

- aplicar apenas 5% do seu capital disponível numa ideia de trading. Marcus considera que, por exemplo, ficar longo em dois mercados relacionados (milho e trigo) é apenas uma ideia e não duas;

- estabelecer sempre “stops loss” imediatamente na abertura da posição;

- à mínima dúvida acerca da posição que se acabou de abrir, encerrar;

- não entrar no mercado só porque não se quer estar fora;

- parar para pensar quando se está num mau momento;

- não copiar estratégias e estilos de trading de outros e ter ideias próprias;

- não ser ganancioso quando se está a ganhar e cortar as perdas;

- estar atento aos sinais dados pelo mercado. Isto é, quando é suposto o mercado reagir de uma determinada forma e acaba por reagir da forma contrária, pode ser mau sinal;

- não acreditar em mitos como “há uma conspiração no mercado” e acreditar que não há ninguém capaz de manipular o mercado

Larry Hite :

– Respeitar sem qualquer dúvida os sinais do sistema de trading e apenas arriscar perder 1% do dinheiro investido (i.e. coloca a stop de proteção a 1% do preço de compra). Ao arriscar 1%, Hite fica indiferente a qualquer transação individualmente.

– Nunca ir contra a tendência.

– Diversificar, quer em termos geográficos, quer em termos de ativos transacionados, quer em termos de período (usar diferentes sistemas conforme a perspectiva temporal do investimento).

- Nunca transacionar em mercados muito voláteis.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google [Bot], iniciado1, Opcard, Phil2014, silva_39 e 167 visitantes