Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF: Buffett e Gates apelam a Filantropia de 'Ene'lionários

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ToshB » 13/10/2010 23:09

Como o Warren Buffett ???? Tinhas dezenas de exemplos mas não, foste logo buscar o WB que é o exemplo contrário ao que queres demonstrar.

Tu por acaso deves julgar que qualquer pessoa que herde uns trocos chega ao topo dos mais ricos do mundo. Já agora diz-nos lá a todos. Quanto é que tu precisavas de herdar para chegares a mais rico. E depois diz quanto é que o WB herdou.

Esta parte nem merece mais comentários...icon_rolleyes.gif

Não dei o Warren Buffett como exemplo para mostrar o que eu queria dizer, eu sei quem ele é e o que fez :roll:

E não estamos só a falar dos mais ricos do mundo, mas sim das pessoas que têm dinheiro suficiente para serem consideradas ricas. Só digo que se eu herdasse por exemplo 1 milhão, com apenas 10% disso ao ano vivia uma boa vida, não é preciso ser muito inteligente para isso... E há que ver que muitos dos ricos vêm de famílias ricas, por isso a maioria teve a vida facilitada.

Tosh, pela forma de falares dá a sensação que sabes que nenhum deles doa absolutamente nada ou quase nada. Provavelmente tens informações que os restantes participantes do forum não têm...

Mais especificamente estava a falar de pessoas que se orgulham de serem dos mais ricos do mundo (como por exemplo um brasileiro que falou na bloomberg há um tempo) e falam como se os problemas da pobreza no Mundo não lhes dissessem respeito...

Já te passou pela cabeça que pode haver pessoas que, precisamente por serem muito mais inteligentes do que a média, não têm vaidades nem precisam dos louros ou da aclamação pública ?

Deves ter percebido mal o meu post, não disse o contrário :?

Para muita gente , que não tem nada vc tb é milionário !!
Por acaso vc doa alguma coisa?? Digo 5 euros, todos os meses??

Aí tens toda a razão, ainda bem que li este tópico, estou a ver o kiva.org para começar.

Registado: 1/8/2009 18:09

Maldito especulador

por LTCM » 12/10/2010 12:42

John Arnold

Net Worth: $3.3 billion
Source: hedge funds

The former Enron oil trader founded hedge fund Centaurus after the energy outfit famously collapsed. His fund now has $5 billion under management, and he and his wife Laura recently pledged half of their wealth to the Gates-Buffet challenge.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por moppie85 » 8/10/2010 22:56

lunas99 Escreveu:
moppie85 Escreveu:
A-330 Escreveu:Sim , porque o mundo tem 6 mil milhões de pessoas. Se apenas quinhentos milhões doarem 5 euros , já são dois mil e quinhentos mil milhões de euros todos os meses para ajudas.
Ajudava-se muita gente. Acho até que se acabaria com a fome.
Por acaso ,euroverde , vc faz a doação de 5 euros por mês??

Concordo na generalidade com o que escreveste, mas:

€5 * 500 milhões = 2mil e quinhentos milhões... cerca de 1000 vezes menos do que escreveste (embora eu não saiba bem o que são 2 mil mil milhões... (ou melhor, diz-se 2 biliões).

De qualquer forma agora divide esse 2500 milhões pelos restantes 5,5 mil milhoes de pessoas e vê o que dá...

Essa divisão não tem sentido ,pelo menos no contexto da frase.

Claro que tem. É a mesma coisa que queres resolver o déficit de água de um lago seco colocando lá uma colher de sopa de água.

5 euros seriam suficientes para alimentar uma crianca em Africa.

E em Portugal? E nos USA?

Com apenas 5 euros seria suficiente para comprar 25 refeições no âmbito do World Food Programme podendo assim contribuir para combater um flagelo que todos os dias mata mais de 25 mil pessoas em todo o Mundo, das quais 14 mil são crianças.

O WFP que se financia com o dinheiro dos governos que sai ... deixa pensar... erm.. sai do bolso do contribuinte.

Além do mais "queixas-te" de ter sido simplista, mas depois fazes o mesmo - pegas e generalizas o preço.
Além do mais, dúvido BASTANTE que com toda a logistica a refeição custe-lhes apenas 20 centimos. Isso deve ser a refeição "solo".

Alem disso nao existem 5,5 mil milhões de necessitados no mundo. Se considerarmos cerca de mil milhões que vivem abaixo do limiar da pobreza, de certeza que existem no mundo mil milhoes com recursos econômicos suficientes para doar 5 euros por mês.

blablabla...

Os 2 MM aproxima-se mais do valor correcto do que os 1MM que apontas (na wikipedia em inglês referem até 1,7MM)

E os outros? Os 1,8M de pobres em Portugal? Ou os 14,3% de pobres dos USA? Também os alimentas com 20 centimos?

Mas façamos as contas, e por baixo:

Europa + América do Norte + Oceania = 1,2MM de população.

Faz aí uma taxa de 15% de pobres (não é verdade, mas pronto): dá os tais 1M...

Agora "subtrai" os que estarão no limiar da pobreza que de certeza serão bastantes (em Portugal, em 2005, 32% da população activa viva no limiar da pobreza.. hoje em dia devem ser bem mais)... e, de seguida, diz-me como arranjas o teu 1MM para APENAS os 1,7MM que vivem em pobreza absoluta.

Eu pessoalmente, nem teria de justificar os 500 milhões. Aliás, peguei num número que foi apontado pelo A-330.

Também achei piada excluires os pobres que continuam a sê-lo por não estarem na pobreza absoluta e "esqueceres-te" dos pobres que existem em cada um dos países ditos "desenvolvidos".

cumps.

Registado: 15/4/2008 14:12

por lunas99 » 8/10/2010 8:58

moppie85 Escreveu:
A-330 Escreveu:Sim , porque o mundo tem 6 mil milhões de pessoas. Se apenas quinhentos milhões doarem 5 euros , já são dois mil e quinhentos mil milhões de euros todos os meses para ajudas.

€5 * 500 milhões = 2mil e quinhentos milhões... cerca de 1000 vezes menos do que escreveste (embora eu não saiba bem o que são 2 mil mil milhões... (ou melhor, diz-se 2 biliões).

De qualquer forma agora divide esse 2500 milhões pelos restantes 5,5 mil milhoes de pessoas e vê o que dá...

Essa divisão não tem sentido ,pelo menos no contexto da frase.
5 euros seriam suficientes para alimentar uma crianca em Africa.
Com apenas 5 euros seria suficiente para comprar 25 refeições no âmbito do World Food Programme podendo assim contribuir para combater um flagelo que todos os dias mata mais de 25 mil pessoas em todo o Mundo, das quais 14 mil são crianças.
Alem disso nao existem 5,5 mil milhões de necessitados no mundo. Se considerarmos cerca de mil milhões que vivem abaixo do limiar da pobreza, de certeza que existem no mundo mil milhoes com recursos econômicos suficientes para doar 5 euros por mês.
P.S.- Teclado "made in Mexico", desculpem a falta de acentuacao.

Você pode ter todo o dinheiro do mundo, mas há algo que jamais poderá comprar: um dinossauro

Registado: 17/7/2009 12:58

por A330-300 » 8/10/2010 8:08

Tosh5457 Escreveu:
1.Vc já se lembrou ou teve a humildade de admitir que eles são ricos porque são mais inteligentes que nós?

Essa é que é essa, os ricos são inteligentes e os outros são burros... Os que herdam uma fortuna ou uma empresa (como no caso do Warren Buffett) realmente mostram muita inteligência, não é nada fácil herdar alguma coisa :roll:

Não há nenhum problema em ser rico, mas acho que estar a louvar esta filantropia é um exagero, um bilionário tem é que ter a obrigação de doar o dinheiro e mais nada. Podem ser capitalistas, mas antes disso são cidadãos do mundo... Sinceramente as pessoas na listas das pessoas mais ricas do mundo, e que acham que é algo positivo, não sei o que é que teem na cabeça... Só veem mesmo dinheiro a frente, não sabem olhar para o mundo onde vivem. Segundo a lógica do A-330 devem ser as pessoas mais inteligentes do mundo, e realmente mostram muita inteligencia ao não doarem nada ou quase nada dos seus biliões...

Para muita gente , que não tem nada vc tb é milionário !!
Por acaso vc doa alguma coisa?? Digo 5 euros, todos os meses??

Não doa porque o dinheiro é seu e vc faz dele o que quiser. È como eles !!!
Depois , muitos herdam , mas muito poucos fazem essa herança crescer. A maioria acaba com o que herdou.

Olhe , acho que posso resumir o seu post a uma frase. A inveja é cega .

A330
Editado pela última vez por A330-300 em 8/10/2010 19:41, num total de 1 vez.

Registado: 30/1/2005 12:51

por moppie85 » 8/10/2010 4:55

Registado: 15/4/2008 14:12

por Automech » 8/10/2010 2:15

Tosh5457 Escreveu:Essa é que é essa, os ricos são inteligentes e os outros são burros... Os que herdam uma fortuna ou uma empresa (como no caso do Warren Buffett) realmente mostram muita inteligência, não é nada fácil herdar alguma coisa :roll:

Como o Warren Buffett ???? Tinhas dezenas de exemplos mas não, foste logo buscar o WB que é o exemplo contrário ao que queres demonstrar.

Tu por acaso deves julgar que qualquer pessoa que herde uns trocos chega ao topo dos mais ricos do mundo. Já agora diz-nos lá a todos. Quanto é que tu precisavas de herdar para chegares a mais rico. E depois diz quanto é que o WB herdou.

Esta parte nem merece mais comentários...:roll:

Tosh5457 Escreveu:Segundo a lógica do A-330 devem ser as pessoas mais inteligentes do mundo, e realmente mostram muita inteligencia ao não doarem nada ou quase nada dos seus biliões...

Tosh, pela forma de falares dá a sensação que sabes que nenhum deles doa absolutamente nada ou quase nada. Provavelmente tens informações que os restantes participantes do forum não têm...

Como é que sabes que o Eike Batista, o Larry Ellison ou o Lakshmi Mittal (para só mencionar 3 dos 10 primeiros) não doaram nada ? Conhece-los pessoalmente ? Foram eles que te disseram ou leste nalgum sitio ?

Já te passou pela cabeça que pode haver pessoas que, precisamente por serem muito mais inteligentes do que a média, não têm vaidades nem precisam dos louros ou da aclamação pública ?

Já te ocorreu, por exemplo, que o Champalimaud podia ter feito a fundação ainda em vida para o andarem a bajular e a elogiar mas, ao invés disso, deixou em forma de herança e que, por muito que se elogie o gesto, ele já não está cá para ouvir ?

Registado: 4/6/2010 12:12

por ToshB » 7/10/2010 23:00

1.Vc já se lembrou ou teve a humildade de admitir que eles são ricos porque são mais inteligentes que nós?

Essa é que é essa, os ricos são inteligentes e os outros são burros... Os que herdam uma fortuna ou uma empresa (como no caso do Warren Buffett) realmente mostram muita inteligência, não é nada fácil herdar alguma coisa :roll:

Não há nenhum problema em ser rico, mas acho que estar a louvar esta filantropia é um exagero, um bilionário tem é que ter a obrigação de doar o dinheiro e mais nada. Podem ser capitalistas, mas antes disso são cidadãos do mundo... Sinceramente as pessoas na listas das pessoas mais ricas do mundo, e que acham que é algo positivo, não sei o que é que teem na cabeça... Só veem mesmo dinheiro a frente, não sabem olhar para o mundo onde vivem. Segundo a lógica do A-330 devem ser as pessoas mais inteligentes do mundo, e realmente mostram muita inteligencia ao não doarem nada ou quase nada dos seus biliões...

por A330-300 » 7/10/2010 20:07

EuroVerde Escreveu:Eu penso nisso sim.
Tudo trabalha em favor do capitalismo. E o Buffett sabe disso melhor do que ninguém - chamem-lhe parvo!
É claro que eu não doaria nem 20% (já basta o IRS para o Estado).
Primeiro chupam tudo o que há para ch**** durante anos e o mundo fica tipo esponja seca na miséria, fome, desemprego, problemas atrás de problemas entre paises e pessoas, até os Estados têm que vender armas a outros Estados, e assim se estão criadas condições para a deflação nos tempos vindouros. (os bancos centrais sabem qual é o seu papel)
Depois vêm estes magnatas doar/recompensar as faltas aos mais necessitados "estando muito à frente". Mas fazem-no não em qualquer altura! Estes tempos estão muito dificeis. E assim muito mais valor o povo dá aos magnatas em alturas dificeis! Já viste o que era começarem a doar em épocas de expansão economica em que toda gente viva bem? não dava. pois não...

É um crime o que se passa na Etiopia e Sudão e o mundo fecha os olhos.

Faz algum sentido doar para caridade ao fim deste tempo todo, sabendo que existe fome e miséria num mundo que também é o nosso, desemprego? Para o Haiti nunca mais ninguém olhou...

A caridade é uma ajuda vinda do nada. Do nada não nasce riqueza! A riqueza nasce do trabalho da poupança e do investimento, e isso poucos pensam.

Para mim o verdadeiro magnata não é aquele que doa para caridade, mas o que cria empresas que dê continuidade a um bem estar à sociedade em geral, e ao tomar essa iniciativa, sabe desde já que tem uma responsabilidade perante todos os que lhe rodeiam.

Acho engraçado....

Concordo que ninguém aqui no forum tem nem de perto o dinheiro deles.Portanto não podem doar a porcentagem qe eles doam.Mas todo mundo pode fazer alguma caridade. Nem que sejam 10 euros por mês.Ou 5 !!!
Sim , porque o mundo tem 6 mil milhões de pessoas. Se apenas quinhentos milhões doarem 5 euros , já são dois mil e quinhentos mil milhões de euros todos os meses para ajudas.

È engraçado como as pessoas tem sempre algo a dizer até quando as pessoas estão a fazer o bem. Criticam , mandam bocas...
Da maneira como vc fala até parece que ficaram ricos a roubar toda gente. Que é deles a culpa de como o mundo está hoje !!

2.Já parou para pensar na quantidade de empregos que esses ricos maus dão??

3. Já pensou que fome e miséria haverá sempre e que na verdade , como o dinheiro ajuda a gerar dinheiro , ao final da vida eles poderão doar muito mais do que se doassem tudo agora?

4.Na verdade eles estariam a colher louros dos seus atos se doassem o dinheiro agora , não depois de mortos.Aí ninguém lhes vai pedir entrevistas ,elogiar,etc.

5.Já se lembrou que o dinheiro é deles e eles dão quando , quanto , como e se quiserem??

6. Vc acha mau , mas se fosse um necessitado talvez não tivesse a mesma opinião.Felizmente vc não sabe que para muita gente no mundo não há expansão econômica , mas trabalhar(quando tem sorte) ou encontrar comida de manhã para comer o almoço.Muitas vezes essas refeições são sopas de papelão !!! Sim!!! Feitas com caixas !!! Não sabia ??Ah pois é !!!

7.Mesmo que eles andassem por aí a ch**** , como vc diz , eles não chuparam tudo o que tem . Podem ter chupado um pouco quando começaram , mas também produziram muito. Se por acaso eles chuparam algum dinheiro que eu eventualmente tenha pago em impostos , digo-lhe que lhes dou a eles o meu dinheiro com muitíssimo mais prazer do que quando passo o dinheiro para a cambada política a quem pago os impostos.

Um homem que deixa apenas 3 milhões para cada filho , na verdade está a evitar que se produzam mais Paris Hiltons por aí.Estes sim são parasitas inúteis da sociedade que ainda por cima tem penetração mediática e inventam modas e tretas para deixar mais pobre os carentes de personalidade que lhes seguem as idéias que tiveram enquanto snifavam.

Portanto ,não critique seja quem for que esteja a fazer algo pelo bem e que vc se calhar não faz.Para esse ato que vc acha mau , há muitas bocas com fome que acham ótimo.

Speedbird

Registado: 30/1/2005 12:51

por bolo » 7/10/2010 17:39

AutoMech Escreveu:
bolo Escreveu:também aceito ganhar mais do que ganho actualmente nem que para isso tenha que doar 90% do meu ordenado.

????

Se hoje ganhas 1.000. Amanhã ganhas 2.000 e doas 1.800 ?

Confesso que não percebi.

noooo!
hoje encaixo 1000 sem filantropia.
amanhã gostava de encaixar 1001 nem que para isso tenha que passar a ser filantropo e a doar... ora deixa cá fazer as contas (no que eu me meto), portanto...

90% de filantropia para um encaixe de 10% dá um ordenado (100%) noves-fora de 10010 e uma doação de 9009.

São os custos da filantropia.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por ToshB » 7/10/2010 17:19

Tendo em conta que o povo americano anda-se a endividar para manter o consumo (que é o grande propulsor da economia dos EUA e europeias) para a economia dos EUA crescer, e para os verdadeiros capitalistas beneficiarem com isso, é o mínimo que eles podem fazer ao dinheiro... Não digo que o Bill Gates ou o Buffet deviam ter vergonha em serem ricos, mas é um bocado ingénuo quando dizem que acreditam que os EUA continua a ser um óptimo país para investir pois acreditam na sua economia, quando os ricos ganham cada vez mais e os pobres ganham cada vez menos... Mas esquecem-se que são os "pobres" (classe trabalhadora) que fazem a economia dos EUA andar, e é a custa da dívida que manteem o consumo.

E sinceramente, para quem é bilionário a filantropia nem devia ser uma opção, mas sim uma obrigação...

PS: Não consigo por ^ nas letras, peço desculpa pela má escrita :wink:

por MarcoAntonio » 7/10/2010 16:56

mais_um Escreveu:Sim, posso sempre doar as minhas dividas. :mrgreen: :mrgreen:

E há lá maior forma de filantropia do que assumires dívidas para dar aos outros?

Tu não precisas de dar. Já deste!
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rmachado » 7/10/2010 16:19

bolo Escreveu:também aceito ganhar mais do que ganho actualmente nem que para isso tenha que doar 90% do meu ordenado.

Bem, já me ri um bocadinho com este filantropo... :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por Automech » 7/10/2010 15:52

E já que estamos a falar em filantropia, deixo aqui o exemplo do Nabeiro que é uma pessoa que me merece o maior respeito.

O distrito de Portalegre não seria o mesmo sem a Delta, não só pelo trabalho que gera em Campo Maior, mas sobretudo pelo que dá para obras sociais, clubes desportivos, agremiações, iniciativas de vária ordem, etc.

É sabido que já recusou vender a Delta várias vezes, até por montantes elevados, porque segundo ele sente-se com uma obrigação social que ultrapassa em muito o dinheiro.

Apesar do império em que está sentado continua uma pessoa duma simplicidade desconcertante e, embora não tenha o prazer de o conhecer pessoalmente, já assisti à entrada dele num dos seus supermercados e cumprimentar um a um todos os funcionários (e inclusivamente perguntar pelos pais daqueles que visivelmente conhecia há mais tempo).

por Automech » 7/10/2010 15:39

bolo Escreveu:10% hoje na filantropia é um valor agarrado.

Depende dos montantes...

por Automech » 7/10/2010 15:38

????

Se hoje ganhas 1.000. Amanhã ganhas 2.000 e doas 1.800 ?

Confesso que não percebi.

por bolo » 7/10/2010 15:16

rmachado Escreveu:
bolo Escreveu:
Nós temos dificuldade em aceitar que as outras pessoas ganhem mais do que nós.
Quanto? depende do nosso ordenado.

Nenhuma, antes pelo contrário e se ganhasse valores como o que referi dava 10% no minimo.

10% hoje na filantropia é um valor agarrado.

por bolo » 7/10/2010 15:10

também aceito ganhar mais do que ganho actualmente nem que para isso tenha que doar 90% do meu ordenado.

por rmachado » 7/10/2010 15:04

bolo Escreveu:
rmachado Escreveu:Exacto AutoMech. :)

Por acaso a mim choca-me que esta malta com muito dinheiro não se obrigue a dar x% para ajudar os outros, e quando digo ajudar é de forma a que os mesmos melhorem as suas condições trabalhando.
Claro que tb devem ser ajudados os que não podem trabalhar por variadas razões.

A mim por exemplo choca-me que pessoas que recebam 50000€ por mês não ajudem outros... mesmo "dando" 10% não vivem bem com 45000€?

Nenhuma, antes pelo contrário e se ganhasse valores como o que referi dava 10% no minimo.

por bolo » 7/10/2010 14:55

Por acaso a mim choca-me que esta malta com muito dinheiro não se obrigue a dar x% para ajudar os outros, e quando digo ajudar é de forma a que os mesmos melhorem as suas condições trabalhando.

A mim por exemplo choca-me que pessoas que recebam 50000€ por mês não ajudem outros... mesmo "dando" 10% não vivem bem com 45000€?

por LOAMIL » 6/10/2010 15:17

Já agora, não se esqueçam de um grande filantropo que até nem era português: Calouste Gulbenkian.

A grande diferença reside no facto de fazerem a doação em vida de mais de 50% da fortuna e ao mesmo tempo, Gates e WB tentarem arregimentar outros para as mesmas causas.

Só queria poder seguir-lhes o exemplo.

Um abraço
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"

Registado: 11/12/2007 13:34

por rmachado » 6/10/2010 14:59

mnfv Escreveu:Mas esses não pagam já 50% em impostos para a acção social?

Nope... pagam para a reforma deles.. ou não pagam pois são jogadores da bola, ou recem parte em prémios.. etc...

Eu percebo a tua achega, mas existem imensas situações que não encaixam no que referes, e eu não me estou a referir só a Portugal estou a generalizar..

por MNFV » 6/10/2010 14:36

Mas esses não pagam já 50% em impostos para a acção social?

Registado: 28/12/2007 17:02

por rmachado » 6/10/2010 13:56

Exacto AutoMech. :)

por Automech » 6/10/2010 13:39

rmachado Escreveu:
Atomez Escreveu:Eu também gostava de poder ser Filantropo ...

Podes ser... e sem "perderes" dinheiro.

Vai a kiva.org e já podes ser por "apenas" 25 USD.

Ou via voluntariado que acaba por ser outra forma de filantropia.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, carlosdsousa, danielme1962, Google [Bot], PacoNasssa, Phil2014, PMP69, silva_39 e 153 visitantes