Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Centenário da República

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Krupper » 4/10/2010 14:55

varus Escreveu:Actualmente o rei de Espanha é o elemento unificador, da nação, com diversas línguas, culturas,etc.
Todos espanhóis, tem essa noção .

Só uma pessoa que não conhece a realidade espanhola pode proferir estas palavras... Se há coisa que os Espanhóis não são, é unidos quando se trata de falar da nação Espanha.

Registado: 30/9/2010 13:54

por Opcard » 4/10/2010 14:53

Zézé Moreira foi treinador do Garrincha , também treinou o Belenenses, o Garrincha fazia sempre a mesma jogada o que irritava muito o treinador

Então colocou-lhe uma cadeira onde ele achava deveria ser feito o cruzamento, cadeira colocada , o Garricha vai por ali abaixo e fita todo e tambem a cadeira e fez a sua jogada .... não foi por isso que deixou de ser um grande jogador ...........

AutoMech Escreveu:O D. Duarte já tem 3 filhos. Queres que tenha mais porquê ?

Mas continuas sem responder:

Pensas que o D. Duarte seria um bom representante de Portugal ?

Registado: 14/3/2009 0:19

por Automech » 4/10/2010 14:49

varus Escreveu:Actualmente o rei de Espanha é o elemento unificador, da nação, com diversas línguas, culturas,etc.

Vai dizer isso às familias dos 820 mortos provocados pela ETA nos ultimos 40 anos...

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 4/10/2010 14:45

ul Escreveu:Que os solos monárquicos são mais férteis!

Ul, em que te baseias para escrever uma coisa destas?

Agradeço que me respondas com dados concretos.

Registado: 5/11/2002 12:21

por varus » 4/10/2010 14:42

Eu sou monárquico, e existe uma grande confusão entre politica e a monarquia.
A politica e os governos foram um desastre durante quase todo o século XIX , foi o desastre de governação de dois partidos, e basta ler o eça e a suas criticas .
Quando se dá república , acho que os políticos,que vem a seguir , ainda são piores, basta ver o calibre desta gente, em que fazem um regicídio, dois anos antes.
A monarquia cai , devido á má governação dos políticos, dos partidos.
Mas a monarquia tem um valor simbólico , é uma família, atravessou séculos e lutou pelo país .
Actualmente o rei de Espanha é o elemento unificador, da nação, com diversas línguas, culturas,etc.

Registado: 21/3/2009 15:45

monarquia para ?

por Lacrau » 4/10/2010 14:40

ul Escreveu:A resposta é objectiva repito:

Quero e pretendo que o Sr. D. Duarte tenha muitos filhos

AutoMech Escreveu:
ul Escreveu:Quero e pretendo que o Sr. D. Duarte tenha muitos filhos .

Mas meu Deus mas que falsa questão. Eu não quero um Rei de Portugal , mas aceitava ter o Rei dos Portugueses e assim já poderíamos arranjar um valido .

Não é nenhuma falsa questão. É uma questão objectiva à qual não respondeste e que volto a fazer:

[/quote]

Se calhar ainda me vou arrepender, mas deixo a pergunta.

Num mundo (pelo menos no ocidente)em que a religião tem menos peso, em que a maioria dos religiosos são não praticantes, em que há cada vez mais não crentes (ateus como eu), e em que os reis se apresentam como substitutos de deus, como podem os monárquicos terem credibilidade?

É como virem me dizer, que d. duarte representa o menino jesus e que por isso devo aceitá-lo como rei....

:roll: :( :?: :shock: :?
Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil.
Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - nao é fácil.

Aristóteles

Registado: 28/10/2008 12:02

por Automech » 4/10/2010 14:40

O D. Duarte já tem 3 filhos. Queres que tenha mais porquê ?

Mas continuas sem responder:

por Opcard » 4/10/2010 14:27

A resposta é objectiva repito:

Quero e pretendo que o Sr. D. Duarte tenha muitos filhos

AutoMech Escreveu:

Mas meu Deus mas que falsa questão. Eu não quero um Rei de Portugal , mas aceitava ter o Rei dos Portugueses e assim já poderíamos arranjar um valido .

Não é nenhuma falsa questão. É uma questão objectiva à qual não respondeste e que volto a fazer:

Pensas que o D. Duarte seria um bom representante de Portugal ?[/quote]

republica x monarquia

por Lacrau » 4/10/2010 14:23

Quando se discute assuntos em que a emoção se sobrepõe á razão, é impossível chegar a conclusões.

A religião, a politica, os clubes desportivos,....e parece que isto também, fazem parte destes assuntos ...indescutíveis...

... ou não!

Nos primeiros séculos quando a maioria da população era analfabeta e a prioridade era sobreviver á fome, ás doenças e á guerra, fazia sentido um regime monárquico.

Durante o século XIX e XX, com a revolução industrial e social pelo mundo inteiro, as repúblicas estavam na moda em paralelo com ditaduras muito fortes (alemanha, russia, china, itália,...)

Para este milénio a dúvida é se vamos continuar a ter mais paises republicanos, ou monarquias sem poder e com regimes democráticos (que é quase a mesma coisa), ou se vamos optar(?) por um outro sistema...

deixem a razão falar......
:wink:
Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - nao é fácil.

Aristóteles

por Automech » 4/10/2010 14:15

[/quote]

por Opcard » 4/10/2010 14:03

Que os solos monárquicos são mais férteis! só assim ficaras convencido.

Pois tu pretendes Milagres da "gestão" monárquica , quando insinuas que a monarquia espanhola tem culpas dos problemas "tribais" de Espanha

Elias Escreveu:
ul Escreveu:Solos e floresta

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ ... -BP-EN.PDF

Elias Escreveu:Ul, podes colocar aqui os gráficos a que fazes referência?

ul, podes explicar o que é que pretendes concluir com este relatório?

por Elias » 4/10/2010 13:51

por Opcard » 4/10/2010 13:47

Quero e pretendo que o Sr. D. Duarte tenha muitos filhos .

A Bélgica é um estado artificialmente criado pelos ingleses , a Bélgica não tem Rei , quem tem Rei são os Belgas por isso é designado pelo Rei dos Belgas , isto faz toda a diferença .

Eles foram buscar Leopoldo Frederico a um dos 200 pequenos estado germânicos os príncipes germânicos tinha muita procura ( Leopoldo I era irmão de D. Fernando que casou com D. Maria a quem Sintra ou melhor o pais muito Deve )

Essas famílias ainda existem e quem sabe se o Titulo Rei dos portugueses ........

AutoMech Escreveu:UL, pensas que o D. Duarte seria um bom representante de Portugal ?

por Automech » 4/10/2010 13:25

UL, pensas que o D. Duarte seria um bom representante de Portugal ?

por Elias » 4/10/2010 13:24

por Opcard » 4/10/2010 13:23

Solos e floresta

por Elias » 4/10/2010 13:14

Ul, podes colocar aqui os gráficos a que fazes referência?

por Opcard » 4/10/2010 13:11

Não sei qual é o prazer de alguns começarem a perder antes do jogo começar, não satisfeitos de pedem cabazada .

Eu pelo contrario mesmo quando tenho dados OBJECTIVOS( mas se o outro pede que remédio ) as Estatísticas, fico com eles em carteira para não matar a nascença o debate .

Diz-se que da quantidade nasce a qualidade , nos gráficos em baixo apesar de serem mais as republicas ficam atrás da monarquias ( Não operam Milagres nem resolvem tudo ,em Espanha muitos dos problemas vem
do tempo Republica )

é goleada final!

Indicators
Socio-economic development
Sustainable consumption and production
Social inclusion
Demographic Changes
Public Health
Climate Change and Energy
Sustainable Transport
Natural Resources
Global Partnership

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal ... ors/theme3

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/tgm/ta ... e=tsdsc250

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/tgm/ta ... e=tsdsc260

GDP per capita in PPS

Real GDP growth rate

Total population

Unemployment rate

Employment rate

Inflation (monthly)

Inflation rate (annual

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal ... stat/home/

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal ... h_database
Editado pela última vez por Opcard em 4/10/2010 13:15, num total de 1 vez.

Re: republica x monarquia

por Elias » 4/10/2010 12:10

Lacrau Escreveu:mas digo-vos uma coisa...aquilo que mais impressão me faz num possível retorno da monarquia, é o candidato mais provável: Duarte Pio de Bragança

O homem até pode ser muito inteligente, mas tem uma figura tão triste que só de o imaginar a tentar representar o país, fico logo com vontade de ser espanhol (credo, 3 toques na madeira, para não dar mais azar....)
:P

Exacto Lacrau. Também não identifico nele o perfil de um chefe de estado.

republica x monarquia

por Lacrau » 4/10/2010 11:55

Eu acho engraçado, algumas pessoas aproveitarem todas as oportunidades para falarem da "superioridade" da monarquia.

Tenho a ideia que a maioria da população está a "marimbar-se" se estamos numa républica ou numa monarquia, uma pequena minoria que é pró monarquica e que dá muitos "tiros" para se fazer ouvir, e uma pequena ou quase nenhuma minoria que se apresenta como pró-republicana.

E porque acontece isto?
Talvez porque para a maioria das pessoas, a monarquia é algum de exótico, engraçado e pré histórico como são os dinossauros...

mas digo-vos uma coisa...aquilo que mais impressão me faz num possível retorno da monarquia, é o candidato mais provável: Duarte Pio de Bragança

O homem até pode ser muito inteligente, mas tem uma figura tão triste que só de o imaginar a tentar representar o país, fico logo com vontade de ser espanhol (credo, 3 toques na madeira, para não dar mais azar....)
:P

Aristóteles

por mais_um » 4/10/2010 11:44

Elias Escreveu:Já agora para ajudar à confusão:

Em 5 de Outubro de 1143, foi assinado o Tratado de Zamora que resultou da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo Afonso VII de Leão e Castela.

O 5 de Outubro marca o início da dinastia afonsina, é o dia em que Portugal se tornou independente do reino de Leão e Castela.

8-)

Isso da dinastia afonsina começar a 5 de outubro de 1143 não é bem assim, é assunto só para um topico. :lol: :lol:

A Dinastia de Borgonha, também chamada Afonsina (pelo elevado número - quatro - de soberanos com o nome de Afonso) foi a primeira dinastia do Reino de Portugal. Começou em 1096, ainda como mero condado (autonomizado em reino em 1139-1143) e terminou em 1383. D. Afonso Henriques tornou-se Príncipe de Portugal depois de vencer os nobres galegos, os Peres de Trava, aliados de sua mãe, D. Teresa, na batalha de São Mamede em 1128. Foi apenas em 1179 que o Papa Alexandre III reconheceu Portugal como um Estado independente, o que na época era fundamental para a aceitação do reino no mundo cristão.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por varus » 4/10/2010 11:39

Mais - um :

Tens razão, até porque em França , a nobreza tinha regalias, que já não existiam nos outros países europeus, e a população já não suportava leis feudais.

Registado: 21/3/2009 15:45

por Elias » 4/10/2010 11:32

Já agora para ajudar à confusão:

Em 5 de Outubro de 1143, foi assinado o Tratado de Zamora que resultou da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo Afonso VII de Leão e Castela.

O 5 de Outubro marca o início da dinastia afonsina, é o dia em que Portugal se tornou independente do reino de Leão e Castela.

8-)

por mais_um » 4/10/2010 11:22

varus Escreveu:mais - um :

A Alsácia e Lorena, devido á guerra franco - prussiana ,, tiveram de ser entregues á Prussia, mais uma indemnização de guerra.

Eu sei muito bem a historia da Alsacia, dai a minha pergunta ao UL, a Alsacia era um estado que pertencia ao sacro imperio germanico (durante seculos) e que por causa da guerra dos 30 anos, foi cedido aos franceses em 1648.

A Alsácia, junto com a Lorena, foi durante séculos objeto de disputas e guerras entre a Alemanha e a França. A Alsácia e a Lorena foram anexadas pela França sob a administração de Louis XIV de França. Desde 500, a área foi povoada principalmente por uma população de origem e língua germânicas, que lutou contra a imposição da língua e costumes franceses (mostrando que esse território é essencialmente germânico).

Por isso estou curioso saber onde o UL foi buscar a ideia que eles queriam ser franceses, antes da revolução francesa! :shock:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Opcard » 4/10/2010 11:20

Só para concluir,

Eu tinha todos tipo preconceitos contra a monarquia, “eu “ser “menos” do que aos tipos da família real , um rei não eleito, os principies e princesas a viver a minha conta, eu tinha 20 ou 30 razoes para estar contra a monarquia e continuo a ter sobre o ponto de vista teórico.

Desde a minha pobre e isolada aldeia (nada deve a monarquia nem a republica ao estado novo uma escola primaria onde aprendi ) a vida permitiu-me viver varias em republicas e monarquias europeias , sempre tentei encontrar resposta para o sucesso e insucesso tanto sobre o ponto de vista individual como colectivo .

Embora tendo lido” A Riqueza e a Pobreza das Nações “ de David S. Landes não encontrei resposta para muitas das minhas duvidas .

A minha experiencia deu para ver que a grande diferença na Europa é entre os países que foram influenciados por Lutero ( maior revolucionário da historia )e que aderiram aos valores Jean Calvin .

Mas também deu para ver que os países com monarquia são mais eficientes e menos conflituosos , ganhando o seu povo em bem estar eu tenho uma explicação, mas estou sem tempo para mais .

Saudações a todos os republicanos

te="Elias"]
ul Escreveu:Elias assim não é falta de respeito eu não sou teu adversário nada tenho de monárquico nem sei se sou republicano .

Passado 1 minuto respondes estas a brincar

Ó Ul vamos lá a ver uma coisa.

Tu escreves uma afirmação generalista e não fundamentada, como é que queres que te leve a sério?

Espanha e Reino Unido são dois exemplos de monarquias cheias de problemas com conflitos e atentados permanentes (ETA e IRA, respectivamente).

Finlândia e Alemanha são dois exemplos de repúblicas eficientes e sem conflitos.

Se queres que dê algum crédito às tuas afirmações tens de as sustentar, coisa que até agora não tens feito.[/quote]

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], macau5m, Mar58, rg7803 e 79 visitantes