Adivinha-se uma Brutal Recessão em Portugal
Dito isto, esses administradores recebem por uns 3000 funcionários públicos ou coisa parecida, cada um deles recebe o equivalente a uns 150 funcionários ou algo nessa ordem de grandeza.
Outra forma de colocar a questão: se se reduzisse o vencimento dessas pessoas a metade, uma redução drástica convenhamos, daria para empregar mais umas 1.500 pessoas.
Isto sim, era o exercício-tipo correcto (deixo o trabalho de confirmar e ir procurar os números exactos para outro alguém).
Outra forma de colocar a questão: se se reduzisse o vencimento dessas pessoas a metade, uma redução drástica convenhamos, daria para empregar mais umas 1.500 pessoas.
Isto sim, era o exercício-tipo correcto (deixo o trabalho de confirmar e ir procurar os números exactos para outro alguém).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 8/10/2010 1:18, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
" Porque estamos na falência? O estado paga a 20 pessoas num ano o que daria para pagar 58.688 funcionários públicos num mês.
Eu diria ainda mais... daria para pagar 1 milhão, 760 mil e 640 funcionários públicos num dia!
Porque é que se comparam vencimentos anuais com vencimentos mensais, alguém me explica? É para o número dar maior e ter mais impacto?

PS: aliás, a média de 900 euros por funcionário nem sequer está correcta!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
As medidas de austeridade começam agora a tomar conta do quotodiano nacional e parece que até as figuras publicas já querem mostrar o seu desagrado através das redes sociais. Vejam o que eu encontrei no facebook do Nilton....
" Porque estamos na falência? O estado paga a 20 pessoas num ano o que daria para pagar 58.688 funcionários públicos num mês. Fora os outros que não estão nesta lista... "
http://www.facebook.com/photo.php?pid=5 ... 8384048428
" Porque estamos na falência? O estado paga a 20 pessoas num ano o que daria para pagar 58.688 funcionários públicos num mês. Fora os outros que não estão nesta lista... "
http://www.facebook.com/photo.php?pid=5 ... 8384048428
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
fafite Escreveu: Bom então é porque não chegaste a ir a tribunal, porque eu tive um inquilino que não me pagou durante dois meses, falei com ele, vi que não tinha intenção de pagar e meti-o em tribunal. Demorou mas recebi tudo até ao dia em que o tribunal deu a sentença. Este é tambem um dos grandes problemas, que fazem muitas vezes as pessoas não cumprirem. Se houve-se uma justiça rápidae eficáz provavelmente seria muito mais vantajoso fazer tudo de acordo com a lei. O problema é que as pessoas sabem que mesmo que tenham tudo certo isso não as protege por isso muitas vezes decidem que assim,como assim não vale a pena cumprir.
Há um ano que o caso está entregue a um advogado. Neste momento já me contentava em receber o cheque careca, pois pelo menos dava para as despesas que tive a reparar o que estava estragado e esquecia os 6 meses de renda não pagas.
O problema é que essas pessoas, para além de mudarem para o norte do país, oficialmente apenas ganham o ordenado minimo.
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
AikyFriu Escreveu:fafite Escreveu:Então só se for sem contrato, porque de contrário ele tem de ser registados nas finanças.AutoMech Escreveu:AikyFriu Escreveu:Conheço uma pessoa que tem 10 apartamentos alugados e não desconta um tostão. Será muito dificil de verificar um caso destes? bastava ver quem tinha apartamentos vazios e aparecer lá um fiscal.
Esses casos são extremos e eu diria facílimos de apanhar, assim houvesse vontade (e já agora leis e tribunais ágeis). A parte processual neste país é que mata também muita da investigação e fiscalização.
Quanto ao resto, se a malta tiver medo as coisas mudam. Nos EUA até se borram (perdoem-me a brejeirice) só de ouvir falar nas finanças.
mas se aluga sem contrato, corre o risco de se não lhe pagarem as rendas não puder processar o rendeiro.
Não sei olha que eu pessoalmente tenho alguns imóveis arrendados e nunca correria o risco de alugar sem contrato.É muito pior que declarar nas finanças.
Claro que é sem contrato.
Ter contrato não significa que vás receber as rendas.
Eu tinha um apartamento alugado com contrato. Os inquilinos foram embora quando quizeram, deixaram o apartamento numa miséria e ainda deixaram um cheque careca.
Coloquei o caso num advogado e nada consegui.[/quote Bom então é porque não chegaste a ir a tribunal, porque eu tive um inquilino que não me pagou durante dois meses, falei com ele, vi que não tinha intenção de pagar e meti-o em tribunal. Demorou mas recebi tudo até ao dia em que o tribunal deu a sentença. Este é tambem um dos grandes problemas, que fazem muitas vezes as pessoas não cumprirem .Se houve-se uma justiça rápidae eficáz provavelmente seria muito mais vantajoso fazer tudo de acordo com a lei. O problema é que as pessoas sabem que mesmo que tenham tudo certo isso não as protege por isso muitas vezes decidem que assim,como assim não vale a pena cumprir.
- Registado: 2/5/2010 8:58
Nas duas entrevistas (RTP e TVI) e vi pouca ou nenhuma referência a reformas estruturais. Não deixo de advinhar que estas medidas são medidas pontuais, e que tal como refere MFL, dentro de alguns meses vai ser necessário mais austeridade.
http://www.tvi24.iol.pt/politica/socrat ... -4072.html
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Entrevist ... ut=10&tm=9
http://www.tvi24.iol.pt/politica/socrat ... -4072.html
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Entrevist ... ut=10&tm=9
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
- Registado: 29/11/2007 3:18
fafite Escreveu:Então só se for sem contrato, porque de contrário ele tem de ser registados nas finanças.AutoMech Escreveu:AikyFriu Escreveu:Conheço uma pessoa que tem 10 apartamentos alugados e não desconta um tostão. Será muito dificil de verificar um caso destes? bastava ver quem tinha apartamentos vazios e aparecer lá um fiscal.
Esses casos são extremos e eu diria facílimos de apanhar, assim houvesse vontade (e já agora leis e tribunais ágeis). A parte processual neste país é que mata também muita da investigação e fiscalização.
Quanto ao resto, se a malta tiver medo as coisas mudam. Nos EUA até se borram (perdoem-me a brejeirice) só de ouvir falar nas finanças.
mas se aluga sem contrato, corre o risco de se não lhe pagarem as rendas não puder processar o rendeiro.
Não sei olha que eu pessoalmente tenho alguns imóveis arrendados e nunca correria o risco de alugar sem contrato.É muito pior que declarar nas finanças.
Claro que é sem contrato.
Ter contrato não significa que vás receber as rendas.
Eu tinha um apartamento alugado com contrato. Os inquilinos foram embora quando quizeram, deixaram o apartamento numa miséria e ainda deixaram um cheque careca.
Coloquei o caso num advogado e nada consegui.
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Então mas essa noticia já é velha. Não percebi a noticia é de 06/01/2010.Elias Escreveu:fafite Escreveu:hum... acho isso muito exagerado. Não acredito, se fosse verdade achas que o PSD estava calado?.Onde é que viste essa notícia?
O múltiplo conjunto de actividades que se incluem no programa das Comemorações do Centenário da República, para o qual foi atribuído um orçamento de 10 milhões de euros, foi ontem apresentado na biblioteca do Palácio da Ajuda, em Lisboa .
Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura ... id=1462523
fala em exposições em Março com o tema" Républica 1910-2010 " isto já lá vai.
Então só se for sem contrato, porque de contrário ele tem de ser registados nas finanças.AutoMech Escreveu:AikyFriu Escreveu:Conheço uma pessoa que tem 10 apartamentos alugados e não desconta um tostão. Será muito dificil de verificar um caso destes? bastava ver quem tinha apartamentos vazios e aparecer lá um fiscal.
Camisa Roxa Escreveu:lembrem-se também dos milhares de pessoas que trabalham em lojas, essa malta é toda corrida a ordenado mínimo...
exacto, mas mais uma vez esses valores são praticados porque há quem aceite trabalhar por esse preço.
- Registado: 5/11/2002 12:21
O problema é qe se estava tão habituado a que o estado pagasse muito acima da média que agora quando oferecem 3 euros por hora ficam admirados, mas isso é o que os privados oferecem se fores fazer limpeza para uma firma. Só ganha mais quem trbalha em casas particulares.
alexandre7ias Escreveu: Não gostava mas limpava, agora não gosta nem limpa...
Não digas isso... em quase todos os sítios (empresas e em muitos lares) há alguém que é pago para limpar. E o preço é o mercado que o fixa. E isso não tem a ver com a crise, porque o custo desse trabalho tem evoluído em linha com o resto dos salários (por exemplo, em 10 anos passou de 5 para 6 euros).
O que realmente mudou é que esse trabalho passou a ser feito sobretudo por imigrantes (vindos do Brasil, de África e do Leste). Se não houvesse imigrantes, podes ter a certeza que havia mais portugueses a limpar.
Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:E nos dias de hoje ninguém gosta de limparlogo tem que se pagar e bem!
Porque dizes isso? Dantes o pessoal gostava de limpar?
Não gostava mas limpava, agora não gosta nem limpa...Paga para limpar, e a sorte é mesmo haver crise, senão acredito que era bem mais que 5/6€ hora.
Elias Escreveu:LOAMIL Escreveu:Elias Escreveu:Loamil,
3 euros à hora vezes 8 horas por dia vezes 22 dias úteis dá 528 euros. Acima do salário mínimo...
O problema é mesmo esse. As empregadas de limpeza levam 5/6 euros à hora, porque para completarem um dia de trabalho além das despesas gastam uma boa parte do tempo nas deslocações ou seja precisam de 10/12 horas para trabalhar oito.
Não concordo nada com esta justificação.
As empregadas de limpeza levam 5/6 euros à hora porque o mercado está disposto a pagar 5/6 euros à hora.
Por um lado concordo que o mercado é que manda, mas neste caso acho que ganham 5/6€ a hora porque se fosse por menos não o faziam..E nos dias de hoje ninguém gosta de limpar

Elias Escreveu:LOAMIL Escreveu:Elias Escreveu:Loamil,
3 euros à hora vezes 8 horas por dia vezes 22 dias úteis dá 528 euros. Acima do salário mínimo...
O problema é mesmo esse. As empregadas de limpeza levam 5/6 euros à hora, porque para completarem um dia de trabalho além das despesas gastam uma boa parte do tempo nas deslocações ou seja precisam de 10/12 horas para trabalhar oito.
As empregadas de limpeza levam 5/6 euros à hora porque o mercado está disposto a pagar 5/6 euros à hora.
É evidente. O estado também paga isso porque na actual situação, há quem aceite pouco em vez de nada. Simplesmente, o estado não é uma entidade qualquer - somos nós representados por alguém - devendo por isso além de regulador, dar o exemplo.
Contudo, quis dar esse exemplo para contrariar a teoria que na função pública todos pagam impostos porque ganham acima do mínimo. Paga quem tiver rendimentos superiores, salvo erro a 7980 euros ano. Deve haver outros exemplos similares a este.
Um abraço
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"
Elmer Letterman"
LOAMIL Escreveu:Elias Escreveu:Loamil,
Elias Escreveu:Loamil,
ml
Elmer Letterman"
Elmer Letterman"
LOAMIL Escreveu:Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu: Acho que existe um pouco de tudo, agora não creio que seja legal ganhar menos que o ordenado mínimo.
Lá por não ser legal não significa que não haja...
Para quem não acedita !
Ministério paga 3 euros à hora para vigiar e limpar escolas
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... --por-hora
Um abraço
ml
Sim mal pagos mas isso não é menos que o salário mínimo. E para trabalhar apenas 4 horas. Mas para que fique claro maior parte dos privados pagam isso, principalmente aos mais jovens.
Não estava a falar nesse tipo de transferencia.
Estava a pensar num funcionário que está na localidade A e vai exercer as mesmas funções na localidade vizinha.
Ou então colocar o funcionário que não se sabe bem o que faz e colocá-lo noutros serviços a executar tarefas que não necessitem de muita formação.
Sabes como é que o governo compensa a falta de auxiliares nas escolas? colocando pessoal inscrito nos centro de emprego. Claro que estas pessoas não tem formação.
O funcionário que só sabe ler contadores poderia estar na portaria de uma escola.
Mesmo nos outros exemplos, é preferivel dar formação a um funcionário excedentário e colocá-lo onde é necessário do que ter um funcionário a não fazer nada e não ter onde é necessário.
Não tenho a certeza, mas acho que esta transferencia é possivel.
Pelo menos é isso que acontece com os professores: se não tiverem horários numa escola têm que concorrer a outras
Estava a pensar num funcionário que está na localidade A e vai exercer as mesmas funções na localidade vizinha.
Ou então colocar o funcionário que não se sabe bem o que faz e colocá-lo noutros serviços a executar tarefas que não necessitem de muita formação.
Sabes como é que o governo compensa a falta de auxiliares nas escolas? colocando pessoal inscrito nos centro de emprego. Claro que estas pessoas não tem formação.
O funcionário que só sabe ler contadores poderia estar na portaria de uma escola.
Mesmo nos outros exemplos, é preferivel dar formação a um funcionário excedentário e colocá-lo onde é necessário do que ter um funcionário a não fazer nada e não ter onde é necessário.
Não tenho a certeza, mas acho que esta transferencia é possivel.
Pelo menos é isso que acontece com os professores: se não tiverem horários numa escola têm que concorrer a outras
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu: Acho que existe um pouco de tudo, agora não creio que seja legal ganhar menos que o ordenado mínimo.
Lá por não ser legal não significa que não haja...
Para quem não acedita !
Ministério paga 3 euros à hora para vigiar e limpar escolas
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... --por-hora
Um abraço
ml
Elmer Letterman"
Elmer Letterman"
Re: Mais de metade dos contribuintes não paga IRS
AikyFriu Escreveu:
O problema é que faz apenas o que é mais fácil: baixar os ordenados e reduzir funcionários àa cegas (a regra do 2 para 1 é isso mesmo).
Para teres mais eficiência tinhas que ver que serviços têm funcionários a mais e que serviços têm funcionários a menos.
Não há eficiência quando uma câmara tem o dobro dos funcionários de que necessita e as escolas desse conselho têm metade dos funcionários que deviam ter.
Porque não transferir funcionários?
Eu não percebo muito do assunto, até porque nunca fui funcionário público, mas diz-me lá uma coisa: pode-se transferir funcionários como quem transfere sacas de batatas? Pode-se pegar num gajo que faz contabilidade e dizer "tu agora vais para a biblioteca da escola porque lá é que precisam de gente?"; ou pegar num técnico duma autarquia que só sabe ler contadores da água e empandeirá-lo para as finanças para fazer outra coisa qualquer? A menos que as funções sejam muito mas muito semelhantes, as pessoas não têm preparação para os novos cargos... ou têm?

Re: Mais de metade dos contribuintes não paga IRS
fernmato Escreveu:Camisa Roxa Escreveu:repara numa coisa: se a minha família gasta mais do que ganha eu não posso ir extorquir aos outros a diferença; se uma empresa gasta mais do que ganha ela não pode ir extorquir aos outros a diferença
mas o Estado gasta muito mais do que ganha e vai extorquir aos outros a diferença! Ora eu estou-me nas tintas para onde é que o Estado corta: tem é de cortar de modo a gastar apenas o que ganha e não andar há 35 anos a extorquir cada vez mais aos outros!
uma empresa quando gasta mais do que o que ganha vai à falência e vai tudo para a rua (actualmente é o pão nosso de cada dia). O Estado gasta mais do que ganha, ninguém vai para a rua, simplesmente aumentam-se os impostos para sacar aos outros!
Extorquir bem parece a palavra correcta...
(....)
Parece que o Sr. Ministro das Finanças não conhece estas duas noções, eficiência e sacrifício, e vai optar novamente por aquilo que é mais fácil. Não vai reduzir o número de serviços e entidades publicas (tornar o estado mais eficiente). Não vai reduzir o número de viaturas oficiais e assessores (fazer sacrifícios). Não, vai tapar o buraco hoje, e amanhã há de se ver. Não vamos longe assim.
http://fernandojfmatos.blogspot.com/201 ... ustar.html
O problema é que faz apenas o que é mais fácil: baixar os ordenados e reduzir funcionários àa cegas (a regra do 2 para 1 é isso mesmo).
Para teres mais eficiência tinhas que ver que serviços têm funcionários a mais e que serviços têm funcionários a menos.
Não há eficiência quando uma câmara tem o dobro dos funcionários de que necessita e as escolas desse conselho têm metade dos funcionários que deviam ter.
Porque não transferir funcionários?
E em serviços identicos em que numa distância de 20 Km temos serviços com dimensões semelhantes, mas em que um deles tem o dobro de funcionários?
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Feedfetcher, macau5m, navaldoc, PacoNasssa, Phil2014, Rafael Abreu e 109 visitantes