Adivinha-se uma Brutal Recessão em Portugal
Re: Mais de metade dos contribuintes não paga IRS
Trisquel Escreveu:Ou vives noutro país ou ignoras uma grande realidade que esses numeros sugerem! Por vezes o nosso mundo não é a realidade em que vivemos e a humildade ou a falta dela leva-nos por vezes a não querer aceitar estas realidades. Somos um país pobre!
Tens a certeza que sais de casa? lês noticias?
Se saires, repara à tua volta, vê os carros, vê as roupas (muitas de marca), vê o nº de telemoveis.
Se somos um país pobre disfarçamos bem.
Trisquel Escreveu:O que sugeres, "2,5 milhões andam a roubar o país por não declararem impostos", na minha óptica era preferivel isso que a realidade que temos.
Não acho que sejam 2,5 milhões, muito menos acho que sejam só esses. Quantas pessoas andam de BMW, mas declaram o hordenado minimo.
Gostaria de saber quantos alunos estão a receber subsidios e não almoçam na escola.
Trisquel Escreveu:AikyFriu Escreveu:Um funcionário público quando faz biscates por fora e não o declara, não o está a fazer como fp, mas como um cidadão como qualquer outro. Por isso não está a ser nem mais nem menos desonesto do que qualquer outro.
O mais grave é achares que os outros estão mal mas se for "eu" não faz mal sou igual aos outros. Grave, Grave é fazerem os biscates no seu horário e acredita que existe disso!
Contrariamente ao que dizes eu nunca afirmei isso. O que eu afirmei é que isso é tão grave se for feito por um funcionário publico ou por outro. Em ambos os casos devia ser severamente punido.
Se for feito no horário, deveriam ser responsabilisados o prevaricador e quem permite tal situação. No minimo perderem o emprego.
Trisquel Escreveu:AikyFriu Escreveu:Conheço uma pessoa que tem 10 apartamentos alugados e não desconta um tostão. Será muito dificil de verificar um caso destes? bastava ver quem tinha apartamentos vazios e aparecer lá um fiscal.
Aceito que exista prevericadores mas são a excepção e não a regra como sugeres acima. Já agora. O que fizeste neste caso?
Garanto-te que não são excepção. Se fores ao Algarve no Verão tens milhares de anuncioa a alugar apartamentos e quartos. Experiemnta telefonar e dizer que queres factura depois de pagares.
Claro que nunca ouviste a pergunta: "quer com IVA ou sem IVA?"
O que é que eu fiz? recebo constantemente criticas dessa pessoa a gozar comigo por ter arrendado um apartamento com contrato.
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Camisa Roxa Escreveu:AikyFriu Escreveu:Palavras para quê?
E ainda dizem que mal deste país é a função pública...
Ainda se admiram dos salários médios da função pública serem superior à média dos privados?
repara numa coisa: se a minha família gasta mais do que ganha eu não posso ir extorquir aos outros a diferença; se uma empresa gasta mais do que ganha ela não pode ir extorquir aos outros a diferença
mas o Estado gasta muito mais do que ganha e vai extorquir aos outros a diferença! Ora eu estou-me nas tintas para onde é que o Estado corta: tem é de cortar de modo a gastar apenas o que ganha e não andar há 35 anos a extorquir cada vez mais aos outros!
uma empresa quando gasta mais do que o que ganha vai à falência e vai tudo para a rua (actualmente é o pão nosso de cada dia). O Estado gasta mais do que ganha, ninguém vai para a rua, simplesmente aumentam-se os impostos para sacar aos outros!
Extorquir bem parece a palavra correcta...
Alguns exemplos daquilo que acontece no "mundo real".
O gestor de uma empresa para cumprir com o orçamento de exploração tem duas opções. Aumenta as receitas por via de preços superiores, correndo o risco de perder clientes, ou reduz nos custos mantendo apenas as despesas essenciais ao seu funcionamento. Torna-se mais eficiente.
Um chefe de família para cumprir com o orçamento familiar tem duas opções. Pode tentar aumentar os seu rendimentos através de um part-time ou um segundo emprego, ou reduz as suas despesas familiares. Faz sacrifícios.
Parece que o Sr. Ministro das Finanças não conhece estas duas noções, eficiência e sacrifício, e vai optar novamente por aquilo que é mais fácil. Não vai reduzir o número de serviços e entidades publicas (tornar o estado mais eficiente). Não vai reduzir o número de viaturas oficiais e assessores (fazer sacrifícios). Não, vai tapar o buraco hoje, e amanhã há de se ver. Não vamos longe assim.
http://fernandojfmatos.blogspot.com/201 ... ustar.html
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
- Registado: 29/11/2007 3:18
AikyFriu Escreveu:Em 4,6 milhões de portugueses que declaram IRS, 2,5 milhões declaram rendimentos inferiores 7980€ (cerca de 570€/mês).
Ou vives noutro país ou ignoras uma grande realidade que esses numeros sugerem! Por vezes o nosso mundo não é a realidade em que vivemos e a humildade ou a falta dela leva-nos por vezes a não querer aceitar estas realidades. Somos um país pobre!
O que sugeres, "2,5 milhões andam a roubar o país por não declararem impostos", na minha óptica era preferivel isso que a realidade que temos.
AikyFriu Escreveu:Um funcionário público quando faz biscates por fora e não o declara, não o está a fazer como fp, mas como um cidadão como qualquer outro. Por isso não está a ser nem mais nem menos desonesto do que qualquer outro.
O mais grave é achares que os outros estão mal mas se for "eu" não faz mal sou igual aos outros. Grave, Grave é fazerem os biscates no seu horário e acredita que existe disso!
AikyFriu Escreveu:Conheço uma pessoa que tem 10 apartamentos alugados e não desconta um tostão. Será muito dificil de verificar um caso destes? bastava ver quem tinha apartamentos vazios e aparecer lá um fiscal.
Aceito que exista prevericadores mas são a excepção e não a regra como sugeres acima. Já agora. O que fizeste neste caso?
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
AikyFriu Escreveu:Volto à minha qustão original que foi ignorada: como interpretar o facto de mais de metade dos portugueses não pagarem IRS?
Para além de tudo o que foi dito, pode haver pessoas que recebem o rendimento com recibo e tudo mas não o declaram às finanças.
Ou então só declaram uma parte.
É frequente ouvirmos falar de jogadores de futebol, administradores de empresas, etc., que declaram o ordenado mínimo justamente para minimizar o IRS...
- Registado: 5/11/2002 12:21
alexandre7ias Escreveu: Sendo assim Elias a existirem casos desses, Portugal e acima de tudo os Portugueses ainda estão pior do que eu pensava. Quando alguém admite ganhar menos do que aquilo a que tem direito que queres que te diga.
A questão é que para quem (já) não tenha direito a subsídio de desemprego ou RSI, é preferível ganhar 300 euros que não ganhar nada...
Ou então acumula...
Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu: Acho que existe um pouco de tudo, agora não creio que seja legal ganhar menos que o ordenado mínimo.
Lá por não ser legal não significa que não haja...
Sendo assim Elias a existirem casos desses, Portugal e acima de tudo os Portugueses ainda estão pior do que eu pensava. Quando alguém admite ganhar menos do que aquilo a que tem direito que queres que te diga.
AikyFriu Escreveu:Volto à minha qustão original que foi ignorada: como interpretar o facto de mais de metade dos portugueses não pagarem IRS?
Isto não vem provar o que sempre foi dito: uma boa parte dos ordenados são pagos por debaixo da mesa? ou haverá tanta gente a ganhar menos do que o ordenado minimo?
Acho que existe um pouco de tudo, agora não creio que seja legal ganhar menos que o ordenado mínimo.
De qualquer forma acredito que muitos milhares ganham o ordenado mínimo!
Volto à minha qustão original que foi ignorada: como interpretar o facto de mais de metade dos portugueses não pagarem IRS?
Isto não vem provar o que sempre foi dito: uma boa parte dos ordenados são pagos por debaixo da mesa? ou haverá tanta gente a ganhar menos do que o ordenado minimo?
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
AikyFriu Escreveu:Se há coisas dificieis de fiscalisar, outras não seriam tão dificieis.
Conheço uma pessoa que tem 10 apartamentos alugados e não desconta um tostão. Será muito dificil de verificar um caso destes? bastava ver quem tinha apartamentos vazios e aparecer lá um fiscal.
Como escrevi acima, a corrupção é o principal entrave a uma adequada fiscalização dessas situações.
AikyFriu Escreveu:Outra situação: lembram-se de há uns anos se colocar as facturas dos restaurantes no IRS? lembro-me que toda a gente começou a pedir factura
Ainda outra: Todos falam nas explicações dos alunos. Querem identificar estas situaçãoes? bastava que no inquerito que, no inicio do anos, todos os alunos preenchem estar uma pergunta do tipo "tiveste explicações no ano passado? onde?". Já agora também seria interessante colocar estes pagamentos no IRS.
A tendência actual é no sentido da redução dos benefícios fiscais.
Quanto à situação de identificar o local das explicações, trata-se obviamente de promover a denúncia, certo?
AikyFriu Escreveu:Claro que há outras situações em que é quase impossível detectar.
Por isso é que isto não vai lá apenas com fiscalização, mas sim com mudança de mentalidades.
AikyFriu Escreveu:Conheço uma pessoa que tem 10 apartamentos alugados e não desconta um tostão. Será muito dificil de verificar um caso destes? bastava ver quem tinha apartamentos vazios e aparecer lá um fiscal.
Esses casos são extremos e eu diria facílimos de apanhar, assim houvesse vontade (e já agora leis e tribunais ágeis). A parte processual neste país é que mata também muita da investigação e fiscalização.
Quanto ao resto, se a malta tiver medo as coisas mudam. Nos EUA até se borram (perdoem-me a brejeirice) só de ouvir falar nas finanças.
Se há coisas dificieis de fiscalisar, outras não seriam tão dificieis.
Conheço uma pessoa que tem 10 apartamentos alugados e não desconta um tostão. Será muito dificil de verificar um caso destes? bastava ver quem tinha apartamentos vazios e aparecer lá um fiscal.
Outra situação: lembram-se de há uns anos se colocar as facturas dos restaurantes no IRS? lembro-me que toda a gente começou a pedir factura
Ainda outra: Todos falam nas explicações dos alunos. Querem identificar estas situaçãoes? bastava que no inquerito que, no inicio do anos, todos os alunos preenchem estar uma pergunta do tipo "tiveste explicações no ano passado? onde?". Já agora também seria interessante colocar estes pagamentos no IRS.
Claro que há outras situações em que é quase impossível detectar.
Outra situação: lembram-se de há uns anos se colocar as facturas dos restaurantes no IRS? lembro-me que toda a gente começou a pedir factura
Claro que há outras situações em que é quase impossível detectar.
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Concordo 100% contigo Elias (ou não vivêssemos nós neste país...).
Mas eu penso que a corrupção tem de ser ela própria severamente punida (mas mesmo seriamente) e alguns dos próprios agentes da corrupção podem ser apanhados por sinais exteriores de riqueza.
Eu acho estranho dizer-se á boca cheia que o fiscal A ou o chefe da policia B tem uma vida estranha (e em meios pequenos isso salta mais à vista) sem que nada seja investigado.
Requiscios da PIDE, na minha opinião. Passou-se duma situação em que o estado se metia totalmente na vida da pessoas, para outra em que ninguém pode perguntar nada a ninguém, sob pena de estarmos a voltar ao fascismo.
Quando um tipo é fiscal, ganha um salário mediano, não tem registos de heranças ou outros e de repente aparece com um bom carro, uma grande vivenda, etc. parece-me que alguém tem de perguntar alguma coisa.
Mas eu penso que a corrupção tem de ser ela própria severamente punida (mas mesmo seriamente) e alguns dos próprios agentes da corrupção podem ser apanhados por sinais exteriores de riqueza.
Eu acho estranho dizer-se á boca cheia que o fiscal A ou o chefe da policia B tem uma vida estranha (e em meios pequenos isso salta mais à vista) sem que nada seja investigado.
Requiscios da PIDE, na minha opinião. Passou-se duma situação em que o estado se metia totalmente na vida da pessoas, para outra em que ninguém pode perguntar nada a ninguém, sob pena de estarmos a voltar ao fascismo.
Quando um tipo é fiscal, ganha um salário mediano, não tem registos de heranças ou outros e de repente aparece com um bom carro, uma grande vivenda, etc. parece-me que alguém tem de perguntar alguma coisa.
E agora pergunto eu: como é que se combate a economia paralela, aquela que gera rendimentos sim, mas não os suficientes para criar sinais exteriores de riqueza ?
Estou a lembrar-me do canalizador que não passa recibo. Do tipo que aluga a casa sem recibo. Dos cafezinhos tirados mas que nem sequer existem. Etc. Etc. Etc.
Eu, na impossibilidade de se fiscalizar essas situações (porque nem sequer é uma questão de falta de fiscais - eu penso que é mesmo impossível), tenho a convicção que a evasão (ou fraude) fiscal deve ser severamente punida.
Já falei disso aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
Quanto aos outros que fogem a sério, não seria difícil apanha-los, assim houvesse vontade...
Estou a lembrar-me do canalizador que não passa recibo. Do tipo que aluga a casa sem recibo. Dos cafezinhos tirados mas que nem sequer existem. Etc. Etc. Etc.
Eu, na impossibilidade de se fiscalizar essas situações (porque nem sequer é uma questão de falta de fiscais - eu penso que é mesmo impossível), tenho a convicção que a evasão (ou fraude) fiscal deve ser severamente punida.
Já falei disso aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
AutoMech Escreveu:A coisa devia partir de casos emblemáticos para servirem de exemplo.
Por exemplo, fiscais vão a uma casa para alugar. Perguntam se é com recibo. O dono diz que não. Processo criminal.
Os fiscais vão jantar a um restaurante. Vêm que estão 50 clientes. Passado um tempo pedem relatório das vendas. Nesse dia aparecem 2 refeições. Processo criminal.
Construtor apanhado com cheque de escritura e cheque 'paralelo', juntamente com escuta da conversa. Processo criminal.
Etc. Etc. Etc.
Há um ditado que diz "O medo é que guarda a vinha".
Faz-me lembrar aquela história dos radares em Inglaterra. Não sei ao certo quanto eram mas suponhamos que eram 100 pontos de radares, mas só 20 deles é que tinham aparelho dentro. Os radares iam mudando todas as semanas e o pessoal nunca sabiam onde estavam. Com apenas 20 radares conseguiu-se o efeito em 100 locais.
Simplesmente pelo medo de ser apanhado.
Quanto aos outros que fogem a sério, não seria difícil apanha-los, assim houvesse vontade...
Elias, não percebo onde queres chegar com a tua resposta.
Eu não disse que todos os funcionários públicos são honestos. Eu só disse que não podia fugir aos impostos.
Um funcionário público quando faz biscates por fora e não o declara, não o está a fazer como fp, mas como um cidadão como qualquer outro. Por isso não está a ser nem mais nem menos desonesto do que qualquer outro.
De qualquer modo mesmo nessa situação o funcionário público corre mais riscos, pois coloca o seu lugar em risco.
Numa coisa tens razão: a economia paralela agrava, e muito, esta situação.
Eu não disse que todos os funcionários públicos são honestos. Eu só disse que não podia fugir aos impostos.
Um funcionário público quando faz biscates por fora e não o declara, não o está a fazer como fp, mas como um cidadão como qualquer outro. Por isso não está a ser nem mais nem menos desonesto do que qualquer outro.
De qualquer modo mesmo nessa situação o funcionário público corre mais riscos, pois coloca o seu lugar em risco.
Numa coisa tens razão: a economia paralela agrava, e muito, esta situação.
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Camisa Roxa:
Não me estava a referir aos cortes na função pública.
O que eu quiz fazer notar é que apenas cerca de 1/4 do privado pagar IRS.
Em minha opinião isso confirma o que já se sabia: há muita gente a não declarar o que ganha.
Como curiosidade: tenho amigos a trabalhar em finanças de localidades diferentes e eles referem que em todas as repartições que conhecem têm faltas de fiscais, mesmo naquelas que têm pessoal a mais. Dá que pensar...
Não me estava a referir aos cortes na função pública.
O que eu quiz fazer notar é que apenas cerca de 1/4 do privado pagar IRS.
Em minha opinião isso confirma o que já se sabia: há muita gente a não declarar o que ganha.
Como curiosidade: tenho amigos a trabalhar em finanças de localidades diferentes e eles referem que em todas as repartições que conhecem têm faltas de fiscais, mesmo naquelas que têm pessoal a mais. Dá que pensar...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
AikyFriu Escreveu:Considerando que na função pública todos têm que declarar tudo o que ganham, resta pouco mais de um milhão de trabalhadores do privado a pagar IRS.
Isso é em teoria.
Mas o artigo não faz qualquer referência à economia paralela, uma realidade crescente no nosso país.
A este propósito posso dizer que conheço funcionários públicos que aumentam o seu rendimento na economia paralela, através de biscates e negócios próprios - tudo sem recibo, claro.
AikyFriu Escreveu:Palavras para quê?
Ainda se admiram dos salários médios da função pública serem superior à média dos privados?
repara numa coisa: se a minha família gasta mais do que ganha eu não posso ir extorquir aos outros a diferença; se uma empresa gasta mais do que ganha ela não pode ir extorquir aos outros a diferença
mas o Estado gasta muito mais do que ganha e vai extorquir aos outros a diferença! Ora eu estou-me nas tintas para onde é que o Estado corta: tem é de cortar de modo a gastar apenas o que ganha e não andar há 35 anos a extorquir cada vez mais aos outros!
uma empresa quando gasta mais do que o que ganha vai à falência e vai tudo para a rua (actualmente é o pão nosso de cada dia). O Estado gasta mais do que ganha, ninguém vai para a rua, simplesmente aumentam-se os impostos para sacar aos outros!

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Mais de metade dos contribuintes não paga IRS
Interessante artigo: revela o que muita gente nega existir.
http://economico.sapo.pt/noticias/mais- ... 00597.html
Em 4,6 milhões de portugueses que declaram IRS, 2,5 milhões declaram rendimentos inferiores 7980€ (cerca de 570€/mês).
Considerando que na função pública todos têm que declarar tudo o que ganham, resta pouco mais de um milhão de trabalhadores do privado a pagar IRS.
Palavras para quê?
PS: os descontos são por agregado familiar e não por trabalhador
http://economico.sapo.pt/noticias/mais- ... 00597.html
Em 4,6 milhões de portugueses que declaram IRS, 2,5 milhões declaram rendimentos inferiores 7980€ (cerca de 570€/mês).
Considerando que na função pública todos têm que declarar tudo o que ganham, resta pouco mais de um milhão de trabalhadores do privado a pagar IRS.
Palavras para quê?
PS: os descontos são por agregado familiar e não por trabalhador
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
fafite Escreveu:hum... acho isso muito exagerado. Não acredito, se fosse verdade achas que o PSD estava calado?.Onde é que viste essa notícia?Camisa Roxa Escreveu:10 milhões de euros para as comemorações do centenário da república...
isto era algo onde se podia cortar imediatamente
http://www.portugal.gov.pt/pt/GC17/Gove ... 90219.aspx

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
fafite Escreveu:hum... acho isso muito exagerado. Não acredito, se fosse verdade achas que o PSD estava calado?.Onde é que viste essa notícia?
O múltiplo conjunto de actividades que se incluem no programa das Comemorações do Centenário da República, para o qual foi atribuído um orçamento de 10 milhões de euros, foi ontem apresentado na biblioteca do Palácio da Ajuda, em Lisboa .
Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura ... id=1462523
hum... acho isso muito exagerado. Não acredito, se fosse verdade achas que o PSD estava calado?.Onde é que viste essa notícia?Camisa Roxa Escreveu:10 milhões de euros para as comemorações do centenário da república...
isto era algo onde se podia cortar imediatamente
- Registado: 2/5/2010 8:58
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, macau5m, navaldoc, PacoNasssa, rg7803 e 107 visitantes