off-topic: Assuntos muito interessantes e incómodos
romeu59 Escreveu:Meus caros.
Algumas das técnicas de propaganda que utilizam com frequência:
Estereotipificação ou Rotulagem; Desaprovação; Transferência.
Propaganda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Técnicas de Geração de Propaganda
Há várias técnicas que são utilizadas para criar mensagens que sejam persuasivas, porém falsas. Muitas dessas técnicas podem ser baseadas em falácias, já que os publicitários usam argumentos que, embora às vezes convincentes, não são necessariamente válidos.
Algum tempo tem-se dedicado para analisar os meios pelos quais as mensagens de propaganda são transmitidas, e este trabalho é importante, mas é claro que estratégias de disseminação da informação só se tornam estratégias de propaganda quando associadas a mensagens propagandísticas. Identificar estas mensagens de propaganda é um pré-requisito necessário para estudar os métodos utilizados para divulgação destas mensagens. Por isso é essencial ter algum conhecimento das seguintes técnicas de geração de propaganda:
Argumentum ad nauseam
Repetição incansável (ou ainda repetição nauseante). Uma idéia repetida suficientemente se torna verdade. Esta técnica funciona melhor quando o acesso a mídia é controlado pelo publicitário.
Apelo à autoridade
É a citação de uma figura proeminente para apoiar um posicionamento, idéia, argumento ou alguma ação em desenvolvimento.
Apelo ao medo
É a busca de apoio a uma idéia ou causa ou pessoa, instigando o medo na população em geral. Por exemplo, Joseph Goebbels explorou o livro Os Alemães devem Morrer, de Theodore Kaufman, para afirmar que os Aliados procuravam o extermínio do povo alemão e, com isso, obter o apoio do povo.
Bode Expiatório
Atribuir culpa a um indivíduo ou grupo que não seja efetivamente responsável, aliviando sentimentos de culpa de partes responsáveis ou desviando a atenção da necessidade de resolver um problema cuja culpa foi atribuída àquele que está emitindo a propaganda.
Desaprovação
Essa é a técnica usada para desaprovar uma ação ou idéia sugerindo que ela é popular entre grupos odiados, ameaçadores ou que estejam em conflito com o público-alvo. Assim, se um grupo que apoia uma idéia é levado a crer que pessoas indesejáveis, subversivas ou conflitantes também a apoiam, os membros do grupo podem decidir mudar sua posição.
Efeito dominó
Efeito dominó e vitória inevitável: tenta convencer a audiência a colaborar com uma ação "com a qual todos estão colaborando" ou "junte-se a nós". Essa técnica reforça o desejo natural das pessoas de estar no lado vitorioso e visa a convencer a audiência que um programa é a expressão de um movimento de massa irresistível e que é de seu interesse se juntar a ele. A "vitória inevitável" incita aqueles que ainda não aderiram a um projeto a fazê-lo, pois a vitória é certa. Os que já aderiram se sentem confortados com a idéia de que tomaram a decisão correta e apropriada.
Estereotipificação ou Rotulagem
Essa técnica busca provocar a rejeição em uma audiência rotulando o objeto da campanha de propaganda como algo que o público-alvo teme, desgosta, tem aversão ou considera indesejável.
Homem comum
O "homem do povo" ou "homem comum" é uma tentativa de convencer a audiência de que as posições do publicitário refletem o senso comum das pessoas. É utilizada para obter a confiança do público comunicando-se da maneira comum e no estilo da audiência. Publicitários usam a linguagem e modos comuns (e até as roupas, quando em comunicações audiovisuais presenciais) numa busca de identificar seus pontos de vista com aqueles da "pessoa média".
Palavras Virtuosas
São palavras tiradas do sistema de valores do público-alvo, que tendem a produzir uma imagem positiva quando associadas a uma pessoa ou causa. Exemplos são paz, felicidade, segurança, liderança, liberdade, etc.
Racionalização
Indivíduos ou grupos podem usar afirmações genéricas favoráveis para racionalizar e justificar atos e crenças questionáveis. Frases genéricas e agradáveis são frequentemente usadas para justificar essas ações ou crenças.
Slogan
Um slogan é uma frase curta e impactante que pode incluir rotulação e estereotipação. Se slogans podem ser criados a respeito de determinada idéia, devem sê-lo pois bons slogans são idéias auto-perpetuáveis.
Super-simplificação
Afirmações vagas, favoráveis, são usadas para prover respostas simples para complexos problemas sociais, políticos, econômicos ou militares.
Termos de Efeito
Termos de efeito são palavras de intenso apelo emocional tão intimamente associadas a conceitos e crenças muito valorizados que convencem sem a necessidade de informação ou razões que as apoiem. Elas apelam para emoções como o amor à pátria, lar, desejo de paz, liberdade, glória, honra, etc. Solicitam o apoio sem o exame da razão. Embora as palavras e frases sejam vagas e sugiram coisas diferentes para pessoas diferentes, sua conotação é sempre favorável: "Os conceitos e programas dos publicitários são sempre bons, desejáveis e virtuosos".
Testemunho
Testemunhos são citações, dentro ou fora de contexto, efetuadas especialmente para apoiar ou rejeitar uma idéia, ação, programa ou personalidade. Explora-se a reputação ou papel (especialista, figura pública respeitada, etc.) daquele que é citado. O testemunho dá uma sanção oficial de uma pessoa ou autoridade respeitada à mensagem de propaganda. Isso é feito num esforço de causar no público-alvo uma identificação com a autoridade ou para que aceite a opinião da autoridade como sua própria.
Transferência
Essa é a técnica de projetar qualidades positivas ou negativas (elogios ou censuras) de uma pessoa, entidade, objetivo ou valor (de um indivíduo, grupo, organização, nação, raça, etc.) para outro, para tornar esse segundo mais aceitável ou desacreditá-lo. Essa técnica é geralmente usada para transferir culpa de um parte em conflito para outra. Ela evoca uma resposta emocional, que estimula o público-alvo a identificar-se com autoridades reconhecidas.
Vaguidade intencional
Afirmações deliberadamente vagas de tal forma que a audiência pode interpretá-las livremente. A intenção é mobilizar a audiência pelo uso de frases indefinidas, sem que se analise sua validade ou determine sua razoabilidade ou aplicação.
Muito da informação mencionada nas Técnicas de Propaganda foi tirada de: "Appendix I: PSYOP Techniques" de "Psychological Operations Field Manual No.33-1" publicado pelo Quartel-General do Departamento de Exército, em Washington DC, em 31 August 1979 http://www.freerepublic.com/focus/fr/546409/posts
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Meus caros.
Algumas das técnicas de propaganda que utilizam com frequência:
Transferência; Desaprovação; Estereotipificação ou Rotulagem;
Propaganda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Técnicas de Geração de Propaganda
Há várias técnicas que são utilizadas para criar mensagens que sejam persuasivas, porém falsas. Muitas dessas técnicas podem ser baseadas em falácias, já que os publicitários usam argumentos que, embora às vezes convincentes, não são necessariamente válidos.
Algum tempo tem-se dedicado para analisar os meios pelos quais as mensagens de propaganda são transmitidas, e este trabalho é importante, mas é claro que estratégias de disseminação da informação só se tornam estratégias de propaganda quando associadas a mensagens propagandísticas. Identificar estas mensagens de propaganda é um pré-requisito necessário para estudar os métodos utilizados para divulgação destas mensagens. Por isso é essencial ter algum conhecimento das seguintes técnicas de geração de propaganda:
Argumentum ad nauseam
Repetição incansável (ou ainda repetição nauseante). Uma idéia repetida suficientemente se torna verdade. Esta técnica funciona melhor quando o acesso a mídia é controlado pelo publicitário.
Apelo à autoridade
É a citação de uma figura proeminente para apoiar um posicionamento, idéia, argumento ou alguma ação em desenvolvimento.
Apelo ao medo
É a busca de apoio a uma idéia ou causa ou pessoa, instigando o medo na população em geral. Por exemplo, Joseph Goebbels explorou o livro Os Alemães devem Morrer, de Theodore Kaufman, para afirmar que os Aliados procuravam o extermínio do povo alemão e, com isso, obter o apoio do povo.
Bode Expiatório
Atribuir culpa a um indivíduo ou grupo que não seja efetivamente responsável, aliviando sentimentos de culpa de partes responsáveis ou desviando a atenção da necessidade de resolver um problema cuja culpa foi atribuída àquele que está emitindo a propaganda.
Desaprovação
Essa é a técnica usada para desaprovar uma ação ou idéia sugerindo que ela é popular entre grupos odiados, ameaçadores ou que estejam em conflito com o público-alvo. Assim, se um grupo que apoia uma idéia é levado a crer que pessoas indesejáveis, subversivas ou conflitantes também a apoiam, os membros do grupo podem decidir mudar sua posição.
Efeito dominó
Efeito dominó e vitória inevitável: tenta convencer a audiência a colaborar com uma ação "com a qual todos estão colaborando" ou "junte-se a nós". Essa técnica reforça o desejo natural das pessoas de estar no lado vitorioso e visa a convencer a audiência que um programa é a expressão de um movimento de massa irresistível e que é de seu interesse se juntar a ele. A "vitória inevitável" incita aqueles que ainda não aderiram a um projeto a fazê-lo, pois a vitória é certa. Os que já aderiram se sentem confortados com a idéia de que tomaram a decisão correta e apropriada.
Estereotipificação ou Rotulagem
Essa técnica busca provocar a rejeição em uma audiência rotulando o objeto da campanha de propaganda como algo que o público-alvo teme, desgosta, tem aversão ou considera indesejável.
Homem comum
O "homem do povo" ou "homem comum" é uma tentativa de convencer a audiência de que as posições do publicitário refletem o senso comum das pessoas. É utilizada para obter a confiança do público comunicando-se da maneira comum e no estilo da audiência. Publicitários usam a linguagem e modos comuns (e até as roupas, quando em comunicações audiovisuais presenciais) numa busca de identificar seus pontos de vista com aqueles da "pessoa média".
Palavras Virtuosas
São palavras tiradas do sistema de valores do público-alvo, que tendem a produzir uma imagem positiva quando associadas a uma pessoa ou causa. Exemplos são paz, felicidade, segurança, liderança, liberdade, etc.
Racionalização
Indivíduos ou grupos podem usar afirmações genéricas favoráveis para racionalizar e justificar atos e crenças questionáveis. Frases genéricas e agradáveis são frequentemente usadas para justificar essas ações ou crenças.
Slogan
Um slogan é uma frase curta e impactante que pode incluir rotulação e estereotipação. Se slogans podem ser criados a respeito de determinada idéia, devem sê-lo pois bons slogans são idéias auto-perpetuáveis.
Super-simplificação
Afirmações vagas, favoráveis, são usadas para prover respostas simples para complexos problemas sociais, políticos, econômicos ou militares.
Termos de Efeito
Termos de efeito são palavras de intenso apelo emocional tão intimamente associadas a conceitos e crenças muito valorizados que convencem sem a necessidade de informação ou razões que as apoiem. Elas apelam para emoções como o amor à pátria, lar, desejo de paz, liberdade, glória, honra, etc. Solicitam o apoio sem o exame da razão. Embora as palavras e frases sejam vagas e sugiram coisas diferentes para pessoas diferentes, sua conotação é sempre favorável: "Os conceitos e programas dos publicitários são sempre bons, desejáveis e virtuosos".
Testemunho
Testemunhos são citações, dentro ou fora de contexto, efetuadas especialmente para apoiar ou rejeitar uma idéia, ação, programa ou personalidade. Explora-se a reputação ou papel (especialista, figura pública respeitada, etc.) daquele que é citado. O testemunho dá uma sanção oficial de uma pessoa ou autoridade respeitada à mensagem de propaganda. Isso é feito num esforço de causar no público-alvo uma identificação com a autoridade ou para que aceite a opinião da autoridade como sua própria.
Transferência
Essa é a técnica de projetar qualidades positivas ou negativas (elogios ou censuras) de uma pessoa, entidade, objetivo ou valor (de um indivíduo, grupo, organização, nação, raça, etc.) para outro, para tornar esse segundo mais aceitável ou desacreditá-lo. Essa técnica é geralmente usada para transferir culpa de um parte em conflito para outra. Ela evoca uma resposta emocional, que estimula o público-alvo a identificar-se com autoridades reconhecidas.
Vaguidade intencional
Afirmações deliberadamente vagas de tal forma que a audiência pode interpretá-las livremente. A intenção é mobilizar a audiência pelo uso de frases indefinidas, sem que se analise sua validade ou determine sua razoabilidade ou aplicação.
Muito da informação mencionada nas Técnicas de Propaganda foi tirada de: "Appendix I: PSYOP Techniques" de "Psychological Operations Field Manual No.33-1" publicado pelo Quartel-General do Departamento de Exército, em Washington DC, em 31 August 1979 http://www.freerepublic.com/focus/fr/546409/posts
Algumas das técnicas de propaganda que utilizam com frequência:
Transferência; Desaprovação; Estereotipificação ou Rotulagem;
Propaganda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Técnicas de Geração de Propaganda
Há várias técnicas que são utilizadas para criar mensagens que sejam persuasivas, porém falsas. Muitas dessas técnicas podem ser baseadas em falácias, já que os publicitários usam argumentos que, embora às vezes convincentes, não são necessariamente válidos.
Algum tempo tem-se dedicado para analisar os meios pelos quais as mensagens de propaganda são transmitidas, e este trabalho é importante, mas é claro que estratégias de disseminação da informação só se tornam estratégias de propaganda quando associadas a mensagens propagandísticas. Identificar estas mensagens de propaganda é um pré-requisito necessário para estudar os métodos utilizados para divulgação destas mensagens. Por isso é essencial ter algum conhecimento das seguintes técnicas de geração de propaganda:
Argumentum ad nauseam
Repetição incansável (ou ainda repetição nauseante). Uma idéia repetida suficientemente se torna verdade. Esta técnica funciona melhor quando o acesso a mídia é controlado pelo publicitário.
Apelo à autoridade
É a citação de uma figura proeminente para apoiar um posicionamento, idéia, argumento ou alguma ação em desenvolvimento.
Apelo ao medo
É a busca de apoio a uma idéia ou causa ou pessoa, instigando o medo na população em geral. Por exemplo, Joseph Goebbels explorou o livro Os Alemães devem Morrer, de Theodore Kaufman, para afirmar que os Aliados procuravam o extermínio do povo alemão e, com isso, obter o apoio do povo.
Bode Expiatório
Atribuir culpa a um indivíduo ou grupo que não seja efetivamente responsável, aliviando sentimentos de culpa de partes responsáveis ou desviando a atenção da necessidade de resolver um problema cuja culpa foi atribuída àquele que está emitindo a propaganda.
Desaprovação
Essa é a técnica usada para desaprovar uma ação ou idéia sugerindo que ela é popular entre grupos odiados, ameaçadores ou que estejam em conflito com o público-alvo. Assim, se um grupo que apoia uma idéia é levado a crer que pessoas indesejáveis, subversivas ou conflitantes também a apoiam, os membros do grupo podem decidir mudar sua posição.
Efeito dominó
Efeito dominó e vitória inevitável: tenta convencer a audiência a colaborar com uma ação "com a qual todos estão colaborando" ou "junte-se a nós". Essa técnica reforça o desejo natural das pessoas de estar no lado vitorioso e visa a convencer a audiência que um programa é a expressão de um movimento de massa irresistível e que é de seu interesse se juntar a ele. A "vitória inevitável" incita aqueles que ainda não aderiram a um projeto a fazê-lo, pois a vitória é certa. Os que já aderiram se sentem confortados com a idéia de que tomaram a decisão correta e apropriada.
Estereotipificação ou Rotulagem
Essa técnica busca provocar a rejeição em uma audiência rotulando o objeto da campanha de propaganda como algo que o público-alvo teme, desgosta, tem aversão ou considera indesejável.
Homem comum
O "homem do povo" ou "homem comum" é uma tentativa de convencer a audiência de que as posições do publicitário refletem o senso comum das pessoas. É utilizada para obter a confiança do público comunicando-se da maneira comum e no estilo da audiência. Publicitários usam a linguagem e modos comuns (e até as roupas, quando em comunicações audiovisuais presenciais) numa busca de identificar seus pontos de vista com aqueles da "pessoa média".
Palavras Virtuosas
São palavras tiradas do sistema de valores do público-alvo, que tendem a produzir uma imagem positiva quando associadas a uma pessoa ou causa. Exemplos são paz, felicidade, segurança, liderança, liberdade, etc.
Racionalização
Indivíduos ou grupos podem usar afirmações genéricas favoráveis para racionalizar e justificar atos e crenças questionáveis. Frases genéricas e agradáveis são frequentemente usadas para justificar essas ações ou crenças.
Slogan
Um slogan é uma frase curta e impactante que pode incluir rotulação e estereotipação. Se slogans podem ser criados a respeito de determinada idéia, devem sê-lo pois bons slogans são idéias auto-perpetuáveis.
Super-simplificação
Afirmações vagas, favoráveis, são usadas para prover respostas simples para complexos problemas sociais, políticos, econômicos ou militares.
Termos de Efeito
Termos de efeito são palavras de intenso apelo emocional tão intimamente associadas a conceitos e crenças muito valorizados que convencem sem a necessidade de informação ou razões que as apoiem. Elas apelam para emoções como o amor à pátria, lar, desejo de paz, liberdade, glória, honra, etc. Solicitam o apoio sem o exame da razão. Embora as palavras e frases sejam vagas e sugiram coisas diferentes para pessoas diferentes, sua conotação é sempre favorável: "Os conceitos e programas dos publicitários são sempre bons, desejáveis e virtuosos".
Testemunho
Testemunhos são citações, dentro ou fora de contexto, efetuadas especialmente para apoiar ou rejeitar uma idéia, ação, programa ou personalidade. Explora-se a reputação ou papel (especialista, figura pública respeitada, etc.) daquele que é citado. O testemunho dá uma sanção oficial de uma pessoa ou autoridade respeitada à mensagem de propaganda. Isso é feito num esforço de causar no público-alvo uma identificação com a autoridade ou para que aceite a opinião da autoridade como sua própria.
Transferência
Essa é a técnica de projetar qualidades positivas ou negativas (elogios ou censuras) de uma pessoa, entidade, objetivo ou valor (de um indivíduo, grupo, organização, nação, raça, etc.) para outro, para tornar esse segundo mais aceitável ou desacreditá-lo. Essa técnica é geralmente usada para transferir culpa de um parte em conflito para outra. Ela evoca uma resposta emocional, que estimula o público-alvo a identificar-se com autoridades reconhecidas.
Vaguidade intencional
Afirmações deliberadamente vagas de tal forma que a audiência pode interpretá-las livremente. A intenção é mobilizar a audiência pelo uso de frases indefinidas, sem que se analise sua validade ou determine sua razoabilidade ou aplicação.
Muito da informação mencionada nas Técnicas de Propaganda foi tirada de: "Appendix I: PSYOP Techniques" de "Psychological Operations Field Manual No.33-1" publicado pelo Quartel-General do Departamento de Exército, em Washington DC, em 31 August 1979 http://www.freerepublic.com/focus/fr/546409/posts
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http://www.midiasemmascara.org/artigos/ ... rdade.html
Segue um artigo de um dos mais importantes intelectuais brasileiros da actualidade: Olavo de Carvalho http://www.olavodecarvalho.org/index.html
Armas da liberdade
Olavo de Carvalho | 18 Dezembro 2009
Artigos - Globalismo
A grande mídia, hoje maciçamente concentrada nas mãos de mega-empresas globalistas, tem um papel fundamental na estupidificação das massas.
A coisa mais óbvia, na análise da História e da sociedade, é que, quando a situação muda muito, você já não pode descrevê-la com os mesmos conceitos de antes: tem de criar novos ou aperfeiçoar criticamente os velhos, para dar conta de fatos inéditos, não enquadráveis nos gêneros conhecidos.
É patético observar como, já em plena fase de implantação do governo mundial, os analistas políticos, na universidade ou na mídia, continuam oferecendo ao público análises baseadas nos velhos conceitos de "Estado nacional", "poder nacional", "relações internacionais", "livre comércio", "democracia", "imperialismo", "luta de classes", "conflitos étnicos" etc., quando é claro que nada disso tem grande relação com os fatos do mundo atual.
Os acontecimentos mais básicos dos últimos cinqüenta anos são: primeiro, a ascensão de elites globalistas, desligadas de qualquer interesse nacional identificável e empenhadas na construção não somente de um Estado mundial mas de uma pseudocivilização planetária unificada, inteiramente artificial, concebida não como expressão da sociedade mas como instrumento de controle da sociedade pelo Estado; segundo, os progressos fabulosos das ciências humanas, que depositam nas mãos dessas elites meios de dominação social jamais sonhados pelos tiranos de outras épocas.
Várias décadas atrás, Ludwig von Bertalanffy (1901-1972), o criador da Teoria Geral dos Sistemas, ciente de que sua contribuição à ciência estava sendo usada para fins indevidos, já advertia: "O maior perigo dos sistemas totalitários modernos é talvez o fato de que estão terrivelmente avançados não somente no plano da técnica física ou biológica, mas também no da técnica psicológica. Os métodos de sugestionamento em massa, de liberação dos instintos da besta humana, de condicionamento ou controle do pensamento desenvolveram-se até alcançar uma eficicácia formidável: o totalitarismo moderno é tão terrivelmente científico que, perto dele, o absolutismo dos períodos anteriores aparece como um mal menor, diletante e comparativamente inofensivo."
Em L'Empire Écologique: La Subversion de l'Écologie par le Mondialisme (1998), Pascal Bernardin explicou em maiores detalhes como a Teoria Geral dos Sistemas vem servindo de base para a construção de um sistema totalitário mundial, que nos últimos dez anos, definitivamente, saiu do estado de projeto para o de uma realidade patente, que só não vê quem não quer. Mas von Bertalanffy não se referia somente à sua própria teoria. Ele fala de "métodos", no plural, e o cidadão comum das democracias nem pode fazer uma idéia da pletora de recursos hoje postos à disposição dos novos senhores do mundo pela psicologia, pela sociologia etc. Se von Bertalanffy tivesse de citar nomes, não omitiria o de Kurt Levin, talvez o maior psicólogo social de todos os tempos, cujo Instituto Tavistock, em Londres, foi constituído pela própria elite global em 1947 com a finalidade única de criar meios de controle social capazes de conciliar a permanência da democracia jurídica formal com a dominação completa do Estado sobre a sociedade.
Só para vocês fazerem uma idéia de até onde a coisa chega, os programas educacionais de quase todas as nações do mundo, em vigor desde há pelo menos vinte anos, são determinados por normas homogêneas diretamente impostas pela ONU e calculadas não para desenvolver a inteligência ou a consciência moral das crianças, mas para fazer delas criaturas dóceis, facilmente amoldáveis, sem caráter, prontas a aderir entusiasticamente, sem discussão, a qualquer nova palavra-de-ordem que a elite global julgue útil aos seus objetivos.
Os meios usados para isso são técnicas de controle "não aversivas", concebidas para fazer com que a vítima, cedendo às imposições da autoridade, sinta fazê-lo por livre vontade e desenvolva uma reação imediata de defesa irracional à simples sugestão de examinar criticamente o assunto. Seria um eufemismo dizer que a aplicação em massa dessas técnicas "influencia" os programas de educação pública: elas são todo o conteúdo da educação escolar atual.
Todas as disciplinas, incluindo matemática e ciências, foram remoldadas para servir a propósitos de manipulação psicológica. O próprio Pascal Bernardin descreveu meticulosamente o fenômeno em Machiavel Pédagogue (1995). Leia e descobrirá por que seu filho não consegue resolver uma equação de segundo grau ou completar uma frase sem três solecismos, mas volta da escola falando grosso como um comissário do povo, cobrando dos pais uma conduta "politicamente correta".
A rapidez com que mutações repentinas de mentalidade, muitas delas arbitrárias, grotescas e até absurdas, se impõem universalmente sem encontrar a menor resistência, como se emanassem de uma lógica irrefutável e não de um maquiavelismo desprezível, poderia ser explicada pelo simples adestramento escolar que prepara as crianças para aceitar as novas modas como mandamentos divinos.
Mas evidentemente a escola não é a única agência empenhada em produzir esse resultado. A grande mídia, hoje maciçamente concentrada nas mãos de mega-empresas globalistas, tem um papel fundamental na estupidificação das massas. Para isso, uma das técnicas de emprego mais generalizado hoje em dia é a dissonância cognitiva, descoberta do psicólogo Leon Festinger (1919-1989). Vejam como a coisa funciona. Se vocês lerem os jornais americanos de hoje, saberão que Tiger Woods, o campeão de golfe, um dos cidadãos americanos mais queridos dos últimos tempos, está agora sob bombardeio cerrado dos jornais e noticiários de TV porque descobriram que o coitado tinha umas amantes. Escândalo! Horror! A indignação geral ameaça cortar metade dos patrocínios do adúltero e excluí-lo do rol das "pessoas maravilhosas" que aparecem em anúncios de tênis, chicletes e dietas miraculosas. Mas há um detalhe: ao lado dos protestos contra a imoralidade do esportista aparecem ataques ferozes aos "extremistas de direita" que não aceitam o abortismo, o casamento gay ou a indução de crianças à deleitação sexual prematura. Os dois códigos morais, mutuamente contraditórios, são oferecidos em simultaneidade, como igualmente obrigantes e sacrossantos. Excitado e impelido a todos os desmandos sexuais, mas ao mesmo tempo ameaçado de character assassination caso venha a praticá-los mesmo em dose modesta, o cidadão angustiado reage por uma espécie de colapso intelectual, tornando-se um boboca servil que já não sabe orientar-se a si mesmo e implora por uma voz de comando. O comando pode ser oco e sem sentido, como por exemplo "Change!", mas, quando vem, soa sempre como um alívio.
Acusar os cientistas por esse estado de coisas é tão idiota quanto jogar nas armas a culpa dos homicídios. Homens como von Bertalanffy, Levin e Festinger criaram instrumentos que podem servir tanto para a construção da tirania quanto para a reconquista da liberdade. Nós é que temos a obrigação de tirar essas armas das mãos de seus detentores monopolísticos, e aprender a usá-las com signo invertido, libertando o nosso espírito em vez de permitir que o escravizem.
Diário do Comércio,17 de dezembro de 2009
Segue um artigo de um dos mais importantes intelectuais brasileiros da actualidade: Olavo de Carvalho http://www.olavodecarvalho.org/index.html
Armas da liberdade
Olavo de Carvalho | 18 Dezembro 2009
Artigos - Globalismo
A grande mídia, hoje maciçamente concentrada nas mãos de mega-empresas globalistas, tem um papel fundamental na estupidificação das massas.
A coisa mais óbvia, na análise da História e da sociedade, é que, quando a situação muda muito, você já não pode descrevê-la com os mesmos conceitos de antes: tem de criar novos ou aperfeiçoar criticamente os velhos, para dar conta de fatos inéditos, não enquadráveis nos gêneros conhecidos.
É patético observar como, já em plena fase de implantação do governo mundial, os analistas políticos, na universidade ou na mídia, continuam oferecendo ao público análises baseadas nos velhos conceitos de "Estado nacional", "poder nacional", "relações internacionais", "livre comércio", "democracia", "imperialismo", "luta de classes", "conflitos étnicos" etc., quando é claro que nada disso tem grande relação com os fatos do mundo atual.
Os acontecimentos mais básicos dos últimos cinqüenta anos são: primeiro, a ascensão de elites globalistas, desligadas de qualquer interesse nacional identificável e empenhadas na construção não somente de um Estado mundial mas de uma pseudocivilização planetária unificada, inteiramente artificial, concebida não como expressão da sociedade mas como instrumento de controle da sociedade pelo Estado; segundo, os progressos fabulosos das ciências humanas, que depositam nas mãos dessas elites meios de dominação social jamais sonhados pelos tiranos de outras épocas.
Várias décadas atrás, Ludwig von Bertalanffy (1901-1972), o criador da Teoria Geral dos Sistemas, ciente de que sua contribuição à ciência estava sendo usada para fins indevidos, já advertia: "O maior perigo dos sistemas totalitários modernos é talvez o fato de que estão terrivelmente avançados não somente no plano da técnica física ou biológica, mas também no da técnica psicológica. Os métodos de sugestionamento em massa, de liberação dos instintos da besta humana, de condicionamento ou controle do pensamento desenvolveram-se até alcançar uma eficicácia formidável: o totalitarismo moderno é tão terrivelmente científico que, perto dele, o absolutismo dos períodos anteriores aparece como um mal menor, diletante e comparativamente inofensivo."
Em L'Empire Écologique: La Subversion de l'Écologie par le Mondialisme (1998), Pascal Bernardin explicou em maiores detalhes como a Teoria Geral dos Sistemas vem servindo de base para a construção de um sistema totalitário mundial, que nos últimos dez anos, definitivamente, saiu do estado de projeto para o de uma realidade patente, que só não vê quem não quer. Mas von Bertalanffy não se referia somente à sua própria teoria. Ele fala de "métodos", no plural, e o cidadão comum das democracias nem pode fazer uma idéia da pletora de recursos hoje postos à disposição dos novos senhores do mundo pela psicologia, pela sociologia etc. Se von Bertalanffy tivesse de citar nomes, não omitiria o de Kurt Levin, talvez o maior psicólogo social de todos os tempos, cujo Instituto Tavistock, em Londres, foi constituído pela própria elite global em 1947 com a finalidade única de criar meios de controle social capazes de conciliar a permanência da democracia jurídica formal com a dominação completa do Estado sobre a sociedade.
Só para vocês fazerem uma idéia de até onde a coisa chega, os programas educacionais de quase todas as nações do mundo, em vigor desde há pelo menos vinte anos, são determinados por normas homogêneas diretamente impostas pela ONU e calculadas não para desenvolver a inteligência ou a consciência moral das crianças, mas para fazer delas criaturas dóceis, facilmente amoldáveis, sem caráter, prontas a aderir entusiasticamente, sem discussão, a qualquer nova palavra-de-ordem que a elite global julgue útil aos seus objetivos.
Os meios usados para isso são técnicas de controle "não aversivas", concebidas para fazer com que a vítima, cedendo às imposições da autoridade, sinta fazê-lo por livre vontade e desenvolva uma reação imediata de defesa irracional à simples sugestão de examinar criticamente o assunto. Seria um eufemismo dizer que a aplicação em massa dessas técnicas "influencia" os programas de educação pública: elas são todo o conteúdo da educação escolar atual.
Todas as disciplinas, incluindo matemática e ciências, foram remoldadas para servir a propósitos de manipulação psicológica. O próprio Pascal Bernardin descreveu meticulosamente o fenômeno em Machiavel Pédagogue (1995). Leia e descobrirá por que seu filho não consegue resolver uma equação de segundo grau ou completar uma frase sem três solecismos, mas volta da escola falando grosso como um comissário do povo, cobrando dos pais uma conduta "politicamente correta".
A rapidez com que mutações repentinas de mentalidade, muitas delas arbitrárias, grotescas e até absurdas, se impõem universalmente sem encontrar a menor resistência, como se emanassem de uma lógica irrefutável e não de um maquiavelismo desprezível, poderia ser explicada pelo simples adestramento escolar que prepara as crianças para aceitar as novas modas como mandamentos divinos.
Mas evidentemente a escola não é a única agência empenhada em produzir esse resultado. A grande mídia, hoje maciçamente concentrada nas mãos de mega-empresas globalistas, tem um papel fundamental na estupidificação das massas. Para isso, uma das técnicas de emprego mais generalizado hoje em dia é a dissonância cognitiva, descoberta do psicólogo Leon Festinger (1919-1989). Vejam como a coisa funciona. Se vocês lerem os jornais americanos de hoje, saberão que Tiger Woods, o campeão de golfe, um dos cidadãos americanos mais queridos dos últimos tempos, está agora sob bombardeio cerrado dos jornais e noticiários de TV porque descobriram que o coitado tinha umas amantes. Escândalo! Horror! A indignação geral ameaça cortar metade dos patrocínios do adúltero e excluí-lo do rol das "pessoas maravilhosas" que aparecem em anúncios de tênis, chicletes e dietas miraculosas. Mas há um detalhe: ao lado dos protestos contra a imoralidade do esportista aparecem ataques ferozes aos "extremistas de direita" que não aceitam o abortismo, o casamento gay ou a indução de crianças à deleitação sexual prematura. Os dois códigos morais, mutuamente contraditórios, são oferecidos em simultaneidade, como igualmente obrigantes e sacrossantos. Excitado e impelido a todos os desmandos sexuais, mas ao mesmo tempo ameaçado de character assassination caso venha a praticá-los mesmo em dose modesta, o cidadão angustiado reage por uma espécie de colapso intelectual, tornando-se um boboca servil que já não sabe orientar-se a si mesmo e implora por uma voz de comando. O comando pode ser oco e sem sentido, como por exemplo "Change!", mas, quando vem, soa sempre como um alívio.
Acusar os cientistas por esse estado de coisas é tão idiota quanto jogar nas armas a culpa dos homicídios. Homens como von Bertalanffy, Levin e Festinger criaram instrumentos que podem servir tanto para a construção da tirania quanto para a reconquista da liberdade. Nós é que temos a obrigação de tirar essas armas das mãos de seus detentores monopolísticos, e aprender a usá-las com signo invertido, libertando o nosso espírito em vez de permitir que o escravizem.
Diário do Comércio,17 de dezembro de 2009
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Quico Escreveu:Caro Las Vegas:
Não sejas ingénuo...
Todos sabemos que namoradas fazem parte de uma conspiração criada por Deus para nos distrair da procura da Verdade!
Abraço
Já faltou mais para ser criado um nick chamado julieta59 e que será leitora assídua deste tópico



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Re: off-topic: Assuntos muito interessantes e incómodos
romeu59 Escreveu:romeu59 Escreveu:http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=74508 11 setembro
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74493 Documentário "maldito"
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74463 a grande fraude do aquecimento global
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74512 estratégias e técnicas de manipulação
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74509 confissões de um assassino económico
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74504 JFK
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight= Fabuloso documentário da BBC: "THE CENTURY OF THE SELF" (O Século do Eu)
AVISO IMPORTANTE:
Como é normal quando se expõe este tipo de assuntos "politicamente incorrectos" muitos dos comentários serão feitos por indivíduos com o intuito exclusivo de ridicularizar e descredibilizar as matérias expostas.
Ignorem esses comentários e centrem-se na informação verificável e de qualidade que, na medida do possível,tento colocar.
Os leitores inteligentes saberão distinguir o trigo do joio.
Romeu, se responderes a uma pergunta que te quero fazer prometo que leio isso tudo de fio a pavio e até faço aqui um resumo.
Diz-me só, ha quanto tempo não tens namorada?
Pode parecer uma pergunta estranha ou até palhaçada, mas não é, trata-se de um estudo que ando a fazer que tenta compreender a relação entre a abstinência sexual e a paranóia conspiracionista.
Obrigado.
Marco, tu continuas a ser muito diplomata! E um "gajo" muito paciente...
Como diria o nosso amigo Zeca, eu vou "tê-los no sitio" (os dedos no teclado, ohh mentes depravadas, porque eu não tenho mais nada para ter no sitio) e dizer aquilo que pelo menos uma vez já passou pela mente dos participantes do forum:
Romeu, tu és chato!!!
Isto é um forum de bolsa!! Quando se fala em aluminio, pensamos na cotação do metal e não em chapeus.. extraterrestres, só se tiverem indice próprio ou estiverem cotados em algum dos importantes. Conspirações já temos que cheguem, as que há e as que inventamos à volta das cotações todos os santos dias.
Cruzes, credo! Ao fim da tarde abri o teu post sobre o estado da economia americana e quase adormeci! Tu achas que alguém leu aquilo? o assunto era o certo, mas a forma...
Pronto, já fiz a minha boa acção da semana, vou dormir e deixar-vos a discutir se não foi o Elvis que matou o Kennedy ou se ia a pilotar um dos aviões que (não) bateu nas torres gemeas, numa operação de hipnose colectiva que me faz lembrar o flashforward.
(Xi, se o Ulisses aqui vem, vou ter que lhe pentear as barbas durante 1 mês)
Abraços e boas visões
Como diria o nosso amigo Zeca, eu vou "tê-los no sitio" (os dedos no teclado, ohh mentes depravadas, porque eu não tenho mais nada para ter no sitio) e dizer aquilo que pelo menos uma vez já passou pela mente dos participantes do forum:
Romeu, tu és chato!!!
Isto é um forum de bolsa!! Quando se fala em aluminio, pensamos na cotação do metal e não em chapeus.. extraterrestres, só se tiverem indice próprio ou estiverem cotados em algum dos importantes. Conspirações já temos que cheguem, as que há e as que inventamos à volta das cotações todos os santos dias.
Cruzes, credo! Ao fim da tarde abri o teu post sobre o estado da economia americana e quase adormeci! Tu achas que alguém leu aquilo? o assunto era o certo, mas a forma...
Pronto, já fiz a minha boa acção da semana, vou dormir e deixar-vos a discutir se não foi o Elvis que matou o Kennedy ou se ia a pilotar um dos aviões que (não) bateu nas torres gemeas, numa operação de hipnose colectiva que me faz lembrar o flashforward.
(Xi, se o Ulisses aqui vem, vou ter que lhe pentear as barbas durante 1 mês)
Abraços e boas visões
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Conferência de imprensa de Daniel Estulin no Parlamento Europeu
No dia 1 de Junho de 2010 o autor e investigador Daniel Estulin fez um discurso histórico intitulado "Bilderberg: rumo a uma empresa mundial S.A." revelando a intenção da elite financeira de tornar o mundo numa corporação.
Os vídeos do discurso histórico de Daniel Estulin:
http://www.youtube.com/watch?v=7c5DEb2B ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=GeXQglKpPyc
http://www.youtube.com/watch?v=rPXiSWBo3XU
No dia 1 de Junho de 2010 o autor e investigador Daniel Estulin fez um discurso histórico intitulado "Bilderberg: rumo a uma empresa mundial S.A." revelando a intenção da elite financeira de tornar o mundo numa corporação.
Os vídeos do discurso histórico de Daniel Estulin:
http://www.youtube.com/watch?v=7c5DEb2B ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=GeXQglKpPyc
http://www.youtube.com/watch?v=rPXiSWBo3XU
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romeu59 Escreveu:O sr Marco volta a utilizar o "cherry picking". Vê as árvores mas não quer ver a floresta ...
Desafio-o a fazer uma investigação sem pré-conceitos.
Eu desafio-te a desenvolveres a capacidade de detectares as mais elementares técnicas de manipulação.
Também desafio-te a deixares de utilizar argumentos da treta como os diversos que já te apontei...
Enquanto continuares a vomitar para aqui com copy&paste todo o género de patranhada que te passa pelo browser, podes estar descansado que não há diálogo possível. E não estranhes que outros participantes do forum tentem ridicular o teu tópico. Acontece que ele simplesmente não está à altura da inteligência média do utilizador comum, participante activo deste forum!
Quanto à investigação que desenvolvo no sentido de me informar e compreender o mundo em que me encontro inserido, já desenvolvi os meus próprios processos e não estou interessado em regredir em direcção aos teus...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O sr Marco volta a utilizar o "cherry picking". Vê as árvores mas não quer ver a floresta ...
Desafio-o a fazer uma investigação sem pré-conceitos.
Para começar:
Livros: "Tragedy and Hope" de Carrol Quigley
Todos os de Daniel Estulin (www.danielestulin.com)
Sites: www.globalresearch.ca
www.infowars.com
www.wearechange.org
Existem inúmeros outros livros e sites de qualidade que facilmente poderá descobrir.
Desafio-o a fazer uma investigação sem pré-conceitos.
Para começar:
Livros: "Tragedy and Hope" de Carrol Quigley
Todos os de Daniel Estulin (www.danielestulin.com)
Sites: www.globalresearch.ca
www.infowars.com
www.wearechange.org
Existem inúmeros outros livros e sites de qualidade que facilmente poderá descobrir.
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Re: off-topic: Assuntos muito interessantes e incómodos
romeu59 Escreveu:Os leitores inteligentes saberão distinguir o trigo do joio.
Assim como tu distinguiste no discurso do Kennedy adulterado ou no documentário do Aquecimento Global com gráficos adulterados e com dados inventados onde obviamente não verificaste coisa nenhuma antes de colocar aqui os tópicos?
Para alguém extremamente crédulo e manipulável como tu és, não te fica lá muito bem deixar comentários como estes do teu último post...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: off-topic: Assuntos muito interessantes e incómodos
romeu59 Escreveu:http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=74508 11 setembro
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74493 Documentário "maldito"
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74463 a grande fraude do aquecimento global
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74512 estratégias e técnicas de manipulação
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74509 confissões de um assassino económico
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74504 JFK
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight= Fabuloso documentário da BBC: "THE CENTURY OF THE SELF" (O Século do Eu)
AVISO IMPORTANTE:
Como é normal quando se expõe este tipo de assuntos "politicamente incorrectos" muitos dos comentários serão feitos por indivíduos com o intuito exclusivo de ridicularizar e descredibilizar as matérias expostas.
Ignorem esses comentários e centrem-se na informação verificável e de qualidade que, na medida do possível,tento colocar.
Os leitores inteligentes saberão distinguir o trigo do joio.
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Retirado de http://paramimtantofaz.blogspot.com/
Balanço Bilderberg 2010 - Sitges, Barcelona
Em Espanha, já muitos sabem o que significa Bilderberg. As televisões noticiaram o encontro...
http://www.youtube.com/watch?v=zvD-oHPV ... _embedded#!
E debateram...
http://www.youtube.com/watch?v=KFDetwLF ... r_embedded
O diário "El Mundo" até fez humor com o tema - é um dado importante, pois o humor só se faz quando o assunto é suficientemente reconhecido pela maioria da população...
Depois, as manifestações que aconteceram no centro de Barcelona, tornaram a questão "oficial"... Acho que, a partir do encontro de Sitges, não se pode continuar a negar que existe mesmo uma elite financeira que se reúne, à porta fechada, com políticos eleitos, por detrás de um forte cordão policial, durante três dias, sem direito a declarações públicas. Chamam a isso Democracia, mas não é...
http://www.youtube.com/watch?v=sxXSwOzT ... r_embedded
Entretanto, Daniel Estulin tem aqui as alegadas notas do encontro deste ano:
"Think Greece Is Alone? Think Again! Bilderbergers admitted that the pain isn’t confined to Greece. Portugal’s benchmark 2-year note yield just blew out to 4.82 percent from 1.58 percent. That’s a tripling in interest rates in less than a month. Ireland? Its 2-year yield rocketed to 3.83 percent from 1.62 percent in 23 days. Spain´s yields recently shot up to 2.08 percent from 1.36 percent. Bottom line: A virulent sovereign debt contagion is spreading like wildfire throughout the euro zone. But, as another Bilderberg admitted, 'if the Greeks get bailed out, who’s next? And where the heck is all the bailout money going to come from? Policymakers may need to cough up almost $800 billion to 'save' everyone'".
Balanço Bilderberg 2010 - Sitges, Barcelona
Em Espanha, já muitos sabem o que significa Bilderberg. As televisões noticiaram o encontro...
http://www.youtube.com/watch?v=zvD-oHPV ... _embedded#!
E debateram...
http://www.youtube.com/watch?v=KFDetwLF ... r_embedded
O diário "El Mundo" até fez humor com o tema - é um dado importante, pois o humor só se faz quando o assunto é suficientemente reconhecido pela maioria da população...
Depois, as manifestações que aconteceram no centro de Barcelona, tornaram a questão "oficial"... Acho que, a partir do encontro de Sitges, não se pode continuar a negar que existe mesmo uma elite financeira que se reúne, à porta fechada, com políticos eleitos, por detrás de um forte cordão policial, durante três dias, sem direito a declarações públicas. Chamam a isso Democracia, mas não é...
http://www.youtube.com/watch?v=sxXSwOzT ... r_embedded
Entretanto, Daniel Estulin tem aqui as alegadas notas do encontro deste ano:
"Think Greece Is Alone? Think Again! Bilderbergers admitted that the pain isn’t confined to Greece. Portugal’s benchmark 2-year note yield just blew out to 4.82 percent from 1.58 percent. That’s a tripling in interest rates in less than a month. Ireland? Its 2-year yield rocketed to 3.83 percent from 1.62 percent in 23 days. Spain´s yields recently shot up to 2.08 percent from 1.36 percent. Bottom line: A virulent sovereign debt contagion is spreading like wildfire throughout the euro zone. But, as another Bilderberg admitted, 'if the Greeks get bailed out, who’s next? And where the heck is all the bailout money going to come from? Policymakers may need to cough up almost $800 billion to 'save' everyone'".
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- Registado: 15/6/2010 19:45
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"Muslim Mafia: Inside the Secret Underworld That's Conspiring to Islamize America," a WND Books publication by counter-terrorism investigator P. David Gaubatz and "Infiltration" author Paul Sperry, documents CAIR's ultimate purpose to transform the United States into an Islamic nation under the authority of the Quran
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There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
What is the true message of the Star Wars saga? George Lucas fought to not be enslaved by Hollywoods corperations and loose the power over his product - the first "Star Wars IV: A New Hope. " In that sence Lucas was in fact a rebel.
It is said that Hollywood figures like Francis Ford Coppola and Steven Spielberg - whom Lucas became friends with in his early Hollywood life - are Freemasons and thereby by part of the so called Illuminati. If that is true, there must be e deeper meaning in the Star Wars movies. I'll try to elaborate on that through these 9 parts of "The Legacy Revealed."
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It is said that Hollywood figures like Francis Ford Coppola and Steven Spielberg - whom Lucas became friends with in his early Hollywood life - are Freemasons and thereby by part of the so called Illuminati. If that is true, there must be e deeper meaning in the Star Wars movies. I'll try to elaborate on that through these 9 parts of "The Legacy Revealed."
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There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
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Elias Escreveu:
whatever.
Olha e como classificas "gritar baixinho"?
Gozo.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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