Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Forex - Alguém negoceia sem estar alavancado?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Supermann » 6/10/2010 19:45

Ainda referente à tal XTB, hoje estava a ver o Económico TV e apanhei uma entrevista com o pessoal de lá.

Gostei da entrevista do responsável de cá. Parecem ser sérios e não fazia a minima ideia que fossem tão grandes na europa com 150 mil milhões de € a serem movimentados anualmente por eles :shock:

Marquei uma consulta com eles para ir lá ver as instalações deles em Lisboa... e pelo que vi da entrevista, parece que vai haver jogo da bolsa da parte deles :lol:

Registado: 18/12/2009 18:54

por Deep Puple » 3/10/2010 17:01

Crómio Escreveu:A forma mais barata de investir no Fx é mesmo em corretoras do tipo Oanda ou IBFX, batem todas as nacionais (julgo que agora existe uma em Portugal dentro desses moldes, com o Metatrader).

E para contas pequenas podes abrir uma mini account onde um lot são 10.000 unidades da moeda negociada e podes abrir o mínimo de 0.01 lot.

Ou seja, com uma conta mini se comprares 0.01 lots de EUR/(qualquer-coisa) estás a comprar 10.000*0.01=100€, o que te equivale a 0.01€ por pip.

Só és obrigado a alavancar se tiveres menos de 100€.

Não consegues melhor do que isto no mercado com contas pequenas, o spread e comissões davam-te cabo da conta.

Registado: 10/1/2010 14:26

por Supermann » 3/10/2010 14:34

Crómio Escreveu:
Supermann Escreveu:Agora ao que parece e pelo que vi hoje no Económico (tanto no site deles como no jornal) há uma com metatrader em Portugal também e regulada pela CMVM, o que pode ser uma mais valia a quem tem "comichão" a por o $$ lá fora...

http://www.xtb.pt/

Epah fui dar uma olhadela e gostei... tem 3 plataformas, duaas metatrader para DMA acções, forex e commodities e a outra que é de opções do estilo americano...

Mas o brutal é que tu é que escolhes o strike e a maturidade das opções, e se um gajo não percebe de opções como eu que percebo o básico aparece logo uns gráficos de simulações das melhores estratégias tipo bear spreads, butterflies, etc... bastante engraçado.

por ferradura » 1/10/2010 19:54

Quem quiser fazer fazer protecção cambial (de investimentos em acções em $), é uma opção segura.

A questão mais importante no entanto não é essa. :mrgreen: :mrgreen:

Será que o que temos alavancado, temos na nossa conta ?

Exemplo:
Tenho 2000 euro no banco, e estou alavancado em 50.000, isso ´´e bom ou maus ?

É um perigo, se por qualquer motivo as coisas correm mal podem ficar a dever ao banco 50.000 € !

Cuidado com as alavancagens !!!

Registado: 5/4/2010 21:14

por migluso » 1/10/2010 18:51

Razao_Pura Escreveu:Já agora, alguém conhece a plataforma do BEST para negociar no Forex (Best Trading Pro) e o que têm a dizer?

Thanks,

RP

Negociar lotes abaixo de 50.000€ paga comissão, os spreads são um exagero.

Não aconselho.

Para mim, qualquer broker registado junto das autoridades dos EUA, RU, Suiça ou Alemanha é confiável.
Por exemplo, em caso de falência do meu broker a FSA garante até 30.000£.

Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Razao_Pura » 1/10/2010 17:51

Já agora, alguém conhece a plataforma do BEST para negociar no Forex (Best Trading Pro) e o que têm a dizer?

Thanks,

RP
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Crómio » 1/10/2010 16:58

Supermann Escreveu:Agora ao que parece e pelo que vi hoje no Económico (tanto no site deles como no jornal) há uma com metatrader em Portugal também e regulada pela CMVM, o que pode ser uma mais valia a quem tem "comichão" a por o $$ lá fora...

http://www.xtb.pt/
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Supermann » 1/10/2010 16:55

Agora ao que parece e pelo que vi hoje no Económico (tanto no site deles como no jornal) há uma com metatrader em Portugal também e regulada pela CMVM, o que pode ser uma mais valia a quem tem "comichão" a por o $$ lá fora...

por Crómio » 1/10/2010 16:45

Mais informação para quem estiver interessado:

http://www.elitetrader.com/vb/showthrea ... genumber=1
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Re: Re

por Crómio » 1/10/2010 16:33

Quico Escreveu:Mas agora pergunto: conhecendo a cambada de "scam" que há nessa área, a Oanda é fiavel?

Desde que estejam registadas na NFA são de confiança elevada.

http://www.100forexbrokers.com/nfa-regi ... ex-brokers

http://www.nfa.futures.org/NFA-about-nfa/index.HTML

E sim, a Oanda é de confiança elevada e tem um net capital de quase 200 milhões.

Eu pessoalmente uso a IBFX (também de confiança, com menos capital mas acima dos 40 milhões) pois tem o Metatrader, que dá para programar e fazer backtesting numa linguagem tipo C.
Anexos
nfa.PNG
nfa.PNG (40.97 KiB) Visualizado 2321 vezes

William Bernstein

Re: Forex - Alguém negoceia sem estar alavancado?

por Specialx » 1/10/2010 16:25

Quico Escreveu:Já sei que com esta pergunta de "maçarico" vou cair na vossa consideração aos trambolhões, mas cá vai.

Geralmente, consultando sites de corretoras e conversas de fórum sobre o assunto, está quase implícito que negociar em Forex é sinónimo de alavancagem.

Ora, para alguém, como eu, que não passa a vida colado à plataforma de negociação e tem uma postura de negociação de médio/longo prazo, os níveis de alavancagem e spreads impostos pelas corretoras são demolidores para carteiras (nomeadamente aquelas mais modestas).

(Aliás, muitas vezes coisa parece montada de tal forma que as corretoras parecem mais casas de apostas/"bucket shops": a casa ganha sempre e acaba por limpar a conta do "apostador"... :mrgreen: )

Indo então directo à questão:
Algum dos frequentadores deste fórum negoceia Forex directamente, i. e., compra e vende divisas sem alavancar (transferindo ou retirando dinheiro de uma conta em USD, por exeplo)?

Pessoalmente acredito que no Forex no Longo prazo mais de 95 % dos investidores perde. Ja conheci muita gente que negociou em Forex e não conheci ninguem que tivesse ganho.
Relativamente às alavancas, penso que são umas das principais causas que levam muitos investidores a perderem e no caso do Forex ainda mais pois há corretoras que permitem alavancagens absurdas.

Abraço

Registado: 11/5/2007 22:56

por paubo » 1/10/2010 15:44

Eu normalmente faço trades com base em gráficos 4 horas. Uso alavancagens até um maximo de 5x nos que me sinto mais seguro e 2x quando tenhe duvidas.
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por Fingerspitzengefuhl » 1/10/2010 15:42

Quico, respondendo à tua questão eu também negoceio sempre com alavancagem, mas nunca arrisco mais de 2% da conta em cada trade, e mesmo assim já é muito...

Quanto aos brokers internacionais, fiz bastante pesquisa sobre o assunto e basicamente em termos de retail trading para quem não faz um grande volume de negócios mensalmente OANDA é a melhor solução pois é o único que conheço que alia spreads muito baixos (0.9 PIP no EURUSD) a um consenso de corretora honesta na comunidade de traders forex retail.

Se fizeres um maior volume de negócios, aí tens muito por onde escolher: Dukascopy, Barclays. etc etc.

Mas mesmo assim OANDA dá conta do recado pois conheço pelo menos um gestor de um "pequeno fundo" que trabalha através dessa corretora.

A desvantagem é não ter Metatrader, mas para isso podes abrir conta demo na alpari uk, desde que faças um trade de semana a semana a conta nunca expira

Mas atenção que essa corretora apesar dos bons spreads não tem fama de ser honesta, eu próprio já vi spikes muito duvidosos que não ocorrem nas outras corretoras, e há casos documentados...

Tens razão quando dizes que existem muitos scams no mundo do Forex retail, o facto a ser um mercado OTC facilita muito a vida a corretoras menos honestas, que se dedicam ao stop hunting com spikes manhosos de noite e estratégias do génerp...

OANDA é diferente :wink:
Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 1/10/2010 15:49, num total de 1 vez.

Registado: 9/2/2010 6:36

por BlackEagle » 1/10/2010 15:40

Boa tarde, o que me parece que está só aqui a passar um pouco ao lado, é que a alavancagem depende também da estratégia que vai usar. Ora repare, eu negoceio forex com uma alavancagem máxima até 6x, como o meu objectivo é apanhar swings consideráveis uso os gráficos diários para me ajudar nas decisões. Se o senhor não que estar sempre em frente ao computador não é só com a alavancagem que se deve preocupar mas também com o tipo de trading que vai fazer.

No entanto pelo que diz, está interessado em fazer trading mais ou menos como eu, então considere alavancagens máximas na ordem dos 10x, e diria mesmo numa fase inicial de 3x. Isto vai poupar alguns dissabores, uma vez que os stop podem ser mais alargados, assim como o retorno na minha opinião também o será.

Outro ponto prende-se com o facto que neste tipo de estratégia o spread do banco perde muita importância uma vez que estamos a falar de trades que variam bem mais que 100 pips, onde o spread pode ser tido menos em conta, contudo se arranjar uma corretora tipo oanda tem tudo a ganhar uma vez que grão a grão la enche a galinha o papo.

Espero ter ajudado, Blak.

http://sp500analise.blogspot.com/

Registado: 16/5/2009 10:36

por bEMdISPOSTO » 1/10/2010 14:47

Boas Quico!
Eu quando entro, é sempre alavancado.

Apenas o meu primeiro investimento não o foi (fui à CGD comprar dólares a 1,39 e tal e voltei a vendê-los 9 meses depois a 1,30 e tal). Compensou, mesmo apesar dos spreads cambiais e comissão que levam. E como não estava alavancado, também não me preocupei quando, pelo caminho, o EurUsd chegou a 1,51. Mas quando se pode fazer o equivalente a isso alavancando, deixa de ser preciso empatar tanto capital.

Abraço!
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

Re: Re

por Quico » 1/10/2010 14:32

Cem pt Escreveu:Para quem só faz um seguimento da carteira de trading uma vez por semana, para seguidores de tendência como eu te conheço, já seria possível justificar alavancagens neste mercado entre 1 a 2, é esse o teu caso?

É exactamente essa a ideia, cem.

Tal como explica, e bem, o migluso "A alavancagem que assumo em cada negócio é em função do risco" (percebo a ideia e tenho-a tentado até explicar a novatos). Só que, para quem faz o seguimento de tendência baseada em gráficos diários e semanais, ao definir stops deparo-me com "riscos" extremamente elevados para o tamanho da carteira; isto quando a alavancagem é igual ou acima (e na maior parte das corretoras é) de 10.

Não sabia (por acaso o mais correcto será dizer que não me lembrava ;) ) que na Oanda é possível não ter alavancagem. Agradeço a sugestão!
Mas agora pergunto: conhecendo a cambada de "scam" que há nessa área, a Oanda é fiavel?

Abraço a todos e obrigado pelas ideias.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por tugatuga11 » 1/10/2010 14:19

No meu caso é sempre com alavancagem.
Abraço e bons trades.

Registado: 27/4/2009 19:07

por EuroVerde » 1/10/2010 13:50

Olá Quico,

eu nunca negociei forex sem alavancagem. a minima que usei fou x4 saldo e a máxima foi x20 saldo.

Acabei por desistir antes de ir à falência e agora estou bem melhor assim só com acções e crude, onde o máximo que alavanco são x2 saldo.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Susana Amado_ » 1/10/2010 13:04

Na Oanda é permitido ao cliente escolher a alavancagem máxima a definir e utilizar na sua conta (ou sub-contas associadas à conta principal) entre o intervalo 50:1 e 10:1

se o cliente fixar como alavancagem máxima permitida os 10:1 para utilizar na sua conta continua obviamente a poder alavancar por exemplo só 1:1 se assim o entender

o trader é que decide sempre a alavancagem com que pretende estar no mercado...

No caso da Oanda a alavancagem máxima permitida é de 50:1

Beijinhos e bom fim de semana a todos ;-)

Registado: 5/11/2002 11:12

Re

por Cem pt » 1/10/2010 12:47

Amigo Charutadas:

Pessoalmente faço trading no Forex também de forma semelhante ao tempo disponível.

Como tenho a minha vida profissional tenho de usar métodos de position trading, indo em princípio todas sa noites a seguir ao jantar monitorizar o "follow-up" da trade.

Para isso, dependendo da volatilidade do par (maior volatilidade = menor alavancagem) em questão, uso alavancagens muito moderadas no Forex, normalmente entre 3 a 9.

Para quem só faz um seguimento da carteira de trading uma vez por semana, para seguidores de tendência como eu te conheço, já seria possível justificar alavancagens neste mercado entre 1 a 2, é esse o teu caso?

Abraço e boa sorte.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por Susana Amado_ » 1/10/2010 12:40

Razao_Pura Escreveu:Investir em Forex sem alavancagem era como beber um bom Douro tinto sem álcool.
What's the point?

Just Kidding. :lol:

A única plataforma que conheço é a Oanda. Alavancagem mínima 10:1.

R.P.

Olá Razão,

querias dizer a alavancagem máxima fixada e a utilizar pelo cliente, certo?

porque se tu fixares, na Oanda, os 10:1 como alavancagem máxima, podes alavancar só 2:1 (por exemplo ou até menos ;-))

A alavancagem é sempre definida pelo trader...

Beijinhos,
Susana

Registado: 5/11/2002 11:12

por kpt » 1/10/2010 12:35

Não creio que seja usual o pequeno investidor investir sem ser alavancado, usando, ao mesmo tempo, a estratégia de possuir uma conta em USD (para negociar por exemplo EUR/USD) a partir da qual converte para EUR ou vice-versa.

Digo isto porque nesse caso não só as comissões que os bancos cobram para efectuar o câmbio são realmente enormes (estão normalmente implícitas no preço a que fazem o câmbio, o qual é muitas vezes distante do preço de mercado, daí a elevada comissão), bem como o potencial de rentabilidade não é o mais atractivo! Para além disso, o tempo que o banco demora a efectuar o câmbio pode simplesmente destruir qualquer ideia de trading, pois quando tu deste a ordem o mercado estava a X mas quando o banco a executou o mercado já estava a X+100.

É muito mais simples e barato uma pessoa usar alavancagem, mesmo que em termos nominais o valor investido seja apenas aquele que ele desejaria investir caso não estivesse alavancado.

Para uma pessoa que queira ter uma exposição de € 5.000, mais vale por exemplo abrir uma conta de FX alavancada a 100% e usar apenas 50€ de margem! É muito mais prático, simples e barato, e pode não ficar com todos os € 5.000 “empatados” no trading. Pode pegar em grande parte desses € 5.000 e ainda aplica-los num DP! Se estiver a ficar curto de margem pode desmobilizar parcialmente o dito DP para efeitos de margem.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Crómio » 1/10/2010 12:29

A forma mais barata de investir no Fx é mesmo em corretoras do tipo Oanda ou IBFX, batem todas as nacionais (julgo que agora existe uma em Portugal dentro desses moldes, com o Metatrader).

E para contas pequenas podes abrir uma mini account onde um lot são 10.000 unidades da moeda negociada e podes abrir o mínimo de 0.01 lot.

Ou seja, com uma conta mini se comprares 0.01 lots de EUR/(qualquer-coisa) estás a comprar 10.000*0.01=100€, o que te equivale a 0.01€ por pip.

Só és obrigado a alavancar se tiveres menos de 100€.

Não consegues melhor do que isto no mercado com contas pequenas, o spread e comissões davam-te cabo da conta.
Anexos
ContractsIBFX.png
ContractsIBFX.png (29.5 KiB) Visualizado 2690 vezes

William Bernstein

por Razao_Pura » 1/10/2010 12:29

Investir em Forex sem alavancagem era como beber um bom Douro tinto sem álcool.
What's the point?

Just Kidding. :lol:

A única plataforma que conheço é a Oanda. Alavancagem mínima 10:1.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por migluso » 1/10/2010 12:21

Olá Quico,

Respondendo à tua pergunta, eu negoceio alavancado.

Mas, a alavancagem que tenho contratada, que é 100, pouco me interessa.

A alavancagem que assumo em cada negócio é em função do risco. O tamanho da posição (que por sua vez definirá o risco), é essencialmente em função do tamanho do stop loss.

Como eu não arrisco mais de 2,5% do capital por trade e o stop médio deve andar entre os 50 e os 75 pips, o grau de alavancagem real muito raramente ultrapassa as 10/15 vezes.

Não sei se respondi à tua pergunta, provavelmente não.
Mas no fundo o que eu queria dizer é que o importante é controlar o tamanho das posições dos trades de forma a não arriscarmos mais do que uma determinada percentagem do nosso capital.

cumps
Editado pela última vez por migluso em 1/10/2010 12:24, num total de 1 vez.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Feedfetcher, iniciado1, latbal, marketisnotefficient, rg7803, simvale e 207 visitantes