Campos e Cunha antecipa corte de 25% no subsídio de Natal
alexandre7ias Escreveu:Elias Escreveu:Essa situação leva a que quem auferir brutos 1510 leva menos para casa do que quem auferir 1490 (porque os 1510 terá 3,5% de redução ou seja 50 euros!) - bizarro, no mínimo.
Realmente é verdade, já estou a ver o pessoal que ganha 1510 a faltar um dia por mes para não lhe fazerem o desconto.![]()
Evidentemente.
Havia formas mais inteligentes de fazer isto de forma progressiva que era por exemplo assim: "os cortes são de 10% em tudo o que vá para além de 1000 (ou seja os primeiros 1000 euros não são objecto de desconto)".
Desta forma, os descontos para diferentes níveis de vencimento seriam:
quem ganha 1000 - desconta 0
quem ganha 1100 - desconta 10, ou seja 10% de 100 = 0,9%
quem ganha 1200 - desconta 20, ou seja 10% de 200 = 1,7%
quem ganha 1500 - desconta 50, ou seja 10% de 500 = 3,3%
quem ganha 2000 - desconta 100, ou seja 10% de 1000 = 5,0%
quem ganha 3000 - desconta 200, ou seja 10% de 2000 = 6,6%
quem ganha 5000 - desconta 400, ou seja 10% de 4000 = 8,0%
Os valores não precisavam de ser estes; isto é apenas um exemplo, embora se aproxime bastante da proposta do governo e com a óbvia vantagem de evitar esses efeitos perversos nos valores-limite.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Essa situação leva a que quem auferir brutos 1510 leva menos para casa do que quem auferir 1490 (porque os 1510 terá 3,5% de redução ou seja 50 euros!) - bizarro, no mínimo.
Realmente é verdade, já estou a ver o pessoal que ganha 1510 a faltar um dia por mes para não lhe fazerem o desconto.

Artista, por acaso isto vem a despropósito, mas o que acharias de toda a educação passar a funcionar por cheque ensino e ser privatizada? estou a trazer o tema ao de cima pelo comentário de um cliente que me dizia que pagava menos por ano aos maristas do que o estado gasta por aluno (5000 e picos euros).
E pergunto isto porque aparentemente copiar a experiência existente em matéria de educação pública (finlandia, etc) é algo que simplesmente parecemos ser incapazes de fazer.
E pergunto isto porque aparentemente copiar a experiência existente em matéria de educação pública (finlandia, etc) é algo que simplesmente parecemos ser incapazes de fazer.
artista Escreveu:Já escrevi tanto sobre quem pensa que todos os FP ganham muito e têm trabalho seguro que decidi não escrever mais sobre isso... o Marco e mais alguns continuam a tentar esclarecer, obviamente que há muitos que não pretendem ser esclarecidos, se o fossem ficavam sem "bode expiatório", teriam de olhar para si mesmos e isso não interessa muito...
Exactamente...
Mas repara que é uma opção perfeitamente racional!
O esforço despendido para criticar o vizinho do lado não é esforço, é prazer para a maioria das pessoas.
Pelo contrario o esforço necessário para reconhecer as minhas proprias falhas é insuportável para a maioria.
E assim nunca corrigiremos os problemas estruturais do nosso pais.
E o problema do pais é a endemica falta de competitividade/produtividade ao longo dos ultimos SECULOS, que não resulta do IVA a 23% ou IRC a 25%,ou pelos funcionarios publicos auferirem a remuneração justa do seu trabalho...
Já escrevi tanto sobre quem pensa que todos os FP ganham muito e têm trabalho seguro que decidi não escrever mais sobre isso... o Marco e mais alguns continuam a tentar esclarecer, obviamente que há muitos que não pretendem ser esclarecidos, se o fossem ficavam sem "bode expiatório", teriam de olhar para si mesmos e isso não interessa muito...
Continuo a achar que todas as reformas deviam ser revistas, provavelmente a maioria teriam de ser reduzidas. Não percebo porque nunca se fala nisso?! Será que seria muito penalizante em termos eleitorais?! Não percebo, mas estar constatemente a penalizar quem trabalha é que me parece muito injusto...
abraços
artista
PS: De qualquer forma a mim não me afectará porque o meu vencimento iliquido é inferior a 1500 euros... sou professor há 15 anos, todos os anos me fazem um novo contrato de um ano, todos os anos mudo de escola, a maior parte das vezes não tenho horário completo.. ganho um balúrdio!
Continuo a achar que todas as reformas deviam ser revistas, provavelmente a maioria teriam de ser reduzidas. Não percebo porque nunca se fala nisso?! Será que seria muito penalizante em termos eleitorais?! Não percebo, mas estar constatemente a penalizar quem trabalha é que me parece muito injusto...
abraços
artista
PS: De qualquer forma a mim não me afectará porque o meu vencimento iliquido é inferior a 1500 euros... sou professor há 15 anos, todos os anos me fazem um novo contrato de um ano, todos os anos mudo de escola, a maior parte das vezes não tenho horário completo.. ganho um balúrdio!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Esqueçam o meu post acima, deve ser do sono...
Fixei-me na parte em que o Paionense perguntou "Uns meses irei pagar e outros não?", e daí extrapolei de taxas, para IRS...
Quando o que ele deveria ter perguntado seria mais do tipo "Uns meses vão cortar-me ao salário, e outros não?", pois o que está em causa é um corte salarial, e não um aumento de dedução de IRS, certo?
Sendo assim, não sei como será no teu caso... provavelmente será aplicável apenas ao salário base, pois é a única parte fixa da tua remuneração - e nesse caso, sendo o teu base abaixo desse valor, não te deverá atingir.
Fixei-me na parte em que o Paionense perguntou "Uns meses irei pagar e outros não?", e daí extrapolei de taxas, para IRS...

Quando o que ele deveria ter perguntado seria mais do tipo "Uns meses vão cortar-me ao salário, e outros não?", pois o que está em causa é um corte salarial, e não um aumento de dedução de IRS, certo?
Sendo assim, não sei como será no teu caso... provavelmente será aplicável apenas ao salário base, pois é a única parte fixa da tua remuneração - e nesse caso, sendo o teu base abaixo desse valor, não te deverá atingir.
Paionense Escreveu:Aufiro um ordenado de 1145€ brutos que com as horas complementares (noites e fins-de-semana), umas vezes passa os 1500€ brutos e outros meses não...
Alguém sabe como é que isso funcionará? Uns meses irei pagar e outros não? Ou estas horas complementares não contam?
Olá Paionense,
Sem certezas, mas o que entendi disto tudo é que a taxa aumenta para quem ganhar +de 1500€; por isso, penso que nos meses em que o teu bruto ultrapassar isso, entrarás no escalão com o tal aumento de 3,5%;
Nos meses abaixo, descontarás no escalão anterior e sem alterações.
Obviamente, o que contará depois é no fim do ano, em as contas serão refeitas e os acertos também (se no fim do ano o teu bruto anual equivaler a mais de 12*1500€, o teu irs anual será calculado num escalão afectado pelo aumento.).
Penso que será isto.
Eu também sempre tive um bruto muito oscilante (horas nocturnas, fins-de-semana, feriados, prémios), e isso repercutiu-se sempre nos descontos visíveis no meu recibo de vencimento - umas vezes num escalão mais elevado, outras num inferior.
Edit:
Esqueçam este post, que misturei tudo - não apago porque o Elias respondeu e ficaria sem contexto, mas explico abaixo.
Editado pela última vez por tonirai em 1/10/2010 2:04, num total de 1 vez.
Ola!
Como muitos devem saber, sou Enfermeiro vai para 11 anos, congelado há 4 anos.
Aufiro um ordenado de 1145€ brutos que com as horas complementares (noites e fins-de-semana), umas vezes passa os 1500€ brutos e outros meses não...
Alguém sabe como é que isso funcionará? Uns meses irei pagar e outros não? Ou estas horas complementares não contam?
Quem souber, que me elucide sff
Cá em casa em média e com mais 1% para a CGA serão 140€ mensais...
Como muitos devem saber, sou Enfermeiro vai para 11 anos, congelado há 4 anos.
Aufiro um ordenado de 1145€ brutos que com as horas complementares (noites e fins-de-semana), umas vezes passa os 1500€ brutos e outros meses não...
Quem souber, que me elucide sff
Cá em casa em média e com mais 1% para a CGA serão 140€ mensais...
Eu não disse que os funcionários públicos deveriam ser colocados no privado. Eles são necessários onde estão, se bem que muitos deles poderiam ser dispensados mas isso é outra história.
Relativamente à empresa privada, não é uma mas centenas que abrem falência e despedem milhares de trabalhadores, muitos deles sem indemnizações. A função pública tem outra segurança como muito bem sabe.
Função pública tem segurança? já teve. Tomara eu que Mandassem os fp para o despedimento. proponho-me já. Mas claro, terão de pagar a indemnização, como está na Lei. Bem me parece que o Estado não faz despedimentos só para não pagar indemnizações. Agora eu concordo, que haja despedimentos na função pública, já que há pessoal a mais, mas dê-se aquilo a que têm direito por Lei. Mais vale reduzir uns tantos do que todos estarem a pagar pelo facto de haver uma carga de pessoal exagerada na função pública. Haja coragem de quem governa.

Previamente ao que vou comentar, gostaria de frisar que nada me move contra a Função Pública, pelo contrário, há lá muita gente de muito valor.
Mas como qualquer empresa pública ou privada, tem muito incompetente em cargos de chefia, e muito génio sub-aproveitado na base da pirâmide.
Gostaria de lhe perguntar, num mero exercício de lógica e por muita curiosidade, se podia estar noutra empresa a ganhar o dobro, porque razão não o faz/fez?? Por favor não veja maldade na pergunta, que não existe mesmo.
Em relação à função pública, eu vejo-me como accionista e como cliente. Tenho 1 acção em 10 milhões delas e pago o serviço comum a todos os accionistas (em proporções diferentes obv.)
Como accionista quero que não dê prejuízo (se desse lucro tb não era mal visto) e como cliente quero ser servido de acordo com o que pagamos.
A parte que interessa aqui é como accionista:
Se dá prejuízo, espero que tomem medidas, e uma delas, poderá ser redução da massa salarial. Igualzinho como se fosse uma empresa privada. Qualquer pessoa que trabalhe no privado, sabe que isso poderá acontecer em situações extremas de sobrevivência da empresa, e consequentemente dos postos de trabalho. Por haveria de ser diferente na Função Pública???? São diferentes dos outros?
Eu não invejei a função pública quando o Engº do pântano decretou 4 ou 5% de aumento para a FP e na minha empresa foi tudo corrido a zero. Anos diferentes, sortes diferentes, realidades diferentes, patrões diferentes.
Quem não gosta da empresa onde trabalha, procura outra. Pode às vezes não conseguir, mas pelo menos tenta.
Da minha parte, embora não creia minimamente na competência do nosso CEO, é o que temos, foi eleito com os votos da maioria dos accionistas, e como não posso (nem quero) vender a minha única acção, vou ter de respeitar e contribuir financeiramente para a sobrevivência da empresa, nomeadamente através do IVA (os 11,27€ do abono dou de barato, até acho que nem os devia receber, não é isso que aquece nem arrefece).
A culpa não é dos empregados, mas são sempre eles que sofrem, seja na FP ou no privado.
Agora é altura de meter suprimentos lá para dentro porque não temos alternativa, mas por favor mudem urgentemente o conselho de administração!!!
PS: Peço desculpa se me alonguei
PS2: Falar ao país à mesma hora que o Benfica joga na champions foi de mestre
Voltamos à mesma questão. Escolher entre a fp e o sector foi uma decisão baseado em diversos factores, e devidamente ponderada. Desde sempre soube que na minha actividade se ganhava mais no sector privado que no publico. Mas optei pelo publico por ter um determinada forma de estar na vida que fez optar por tal. Há-de me dizer quantas pessoas conhece que ao fim de 18 anos de serviço numa empresa se queiram mudar, a não ser para cargos de chefia ou coisa que o valha, ou então como ultima opção. não coloco, nem aqui assumi que colocava essa opção de parte. Concordo que se dê o mesmo sistema de saúde a privados e públicos. Concordo com uma aproximação entre o sector público e privado numa série de aspectos.
a questão é que quando falamos em cortes salariais na Irlanda ou Espanha, estamos a falar de realidades diferentes. Porquê? Porque nesses países de facto o funcionário público ganha acima do sector privado. Tal não sucede em Portugal, bem pelo contrário e é esta realidade que o comum cidaão português desconhece.
Claro... vamos colocar todos os funcionários públicos no privado...
Como disse o meu objectivo no que referi não era ir pelo caminho que quis seguir.
Diga-me, qual é a empresa privada, que conheça que tendo um quadro de pessoal com tabela remuneratórias que em determinada altura desceu os salários?
Eu não disse que os funcionários públicos deveriam ser colocados no privado. Eles são necessários onde estão, se bem que muitos deles poderiam ser dispensados mas isso é outra história.
Relativamente à empresa privada, não é uma mas centenas que abrem falência e despedem milhares de trabalhadores, muitos deles sem indemnizações. A função pública tem outra segurança como muito bem sabe.
Elias Escreveu:migluso Escreveu:Como disse, quando existem centenas de institutos e fundações não é, de certeza, difícil racionalizar custos e encontrar sinergias.
Sem dúvida, mas tu falaste de eliminação de institutos.
Certamente ocorrem-te pelo menos dois ou três exemplos, ou não?
Porque não perguntas ao Cantiga Esteves? Ou então arranja-me a lista para eu poder dar uma opinião um pouquinho mais fundamentada...
Mas perante estes números, difícil é não conseguir racionalizar. Parece-me demasiado óbvio.
EDIT:
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/inter ... id=1667873
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Em primeiro lugar não comentou acerca do comodismo que assola muitos funcionários públicos que se sentem muito seguros na sua função pública. Obviamente que há bons e maus trabalhadores em todo o lado, mas no privado a situação é completamente diferente. Em segundo lugar quem corre por gosto não cansa, eu posso gostar muito do meu trabalho mas se os meus direitos e regalias começam a diminuir e a incomodar-me a primeira coisa que eu faço é procurar outro local de trabalho que me satisfaça. Em terceiro lugar não é o funcionário público que está a pagar "a crise" somos todos nós.
Para terminar e de uma forma geral, o "quem está mal muda-se" é mesmo assim, pode demorar mais tempo ou menos tempo, mas consegue-se. É preciso é ter vontade de o fazer, nem que para isso se tenha que estudar, aprender ou mesmo abrir a sua própria empresa, que é o que felizmente muita gente faz. É preciso saber estar na vida, que é o que muito boa gente não sabe.
Claro... vamos colocar todos os funcionários públicos no privado...
Como disse o meu objectivo no que referi não era ir pelo caminho que quis seguir.
Diga-me, qual é a empresa privada, que conheça que tendo um quadro de pessoal com tabela remuneratórias que em determinada altura desceu os salários?
Re: Sou fp
Bakano Escreveu:Eu desta vez tenho de intervir, já à muito tempo não participo embora siga diariamente este forum. Sou fp à 18 anos, Eng.º Civil, ganho 1.700 Euros brutos. Acham isto um valor escandaloso. Qualquer técnico da minha área no sector privado ganha muito mais, em média o dobro ou mais. Nos ultimos dez anos o aumento salarial não chega a 10%. Não sei onde o Elias viu os 4& do ano passado. Isso deve ser o gasto total com fp. Qualquer dia ganho o mesmo que o salário mínimo já que este aumenta todos os anos e aeu fico a ver navios. Há medidas muito injustas. Se for para retirar o a3ª mês que se retire também ao privado, e os patrões dão esse dinheiro ao Estado, não é para ficar com ele de lucro. Enfim é lastimável o que andam a fazer com os fp.
Previamente ao que vou comentar, gostaria de frisar que nada me move contra a Função Pública, pelo contrário, há lá muita gente de muito valor.
Mas como qualquer empresa pública ou privada, tem muito incompetente em cargos de chefia, e muito génio sub-aproveitado na base da pirâmide.
Gostaria de lhe perguntar, num mero exercício de lógica e por muita curiosidade, se podia estar noutra empresa a ganhar o dobro, porque razão não o faz/fez?? Por favor não veja maldade na pergunta, que não existe mesmo.
Em relação à função pública, eu vejo-me como accionista e como cliente. Tenho 1 acção em 10 milhões delas e pago o serviço comum a todos os accionistas (em proporções diferentes obv.)
Como accionista quero que não dê prejuízo (se desse lucro tb não era mal visto) e como cliente quero ser servido de acordo com o que pagamos.
A parte que interessa aqui é como accionista:
Se dá prejuízo, espero que tomem medidas, e uma delas, poderá ser redução da massa salarial. Igualzinho como se fosse uma empresa privada. Qualquer pessoa que trabalhe no privado, sabe que isso poderá acontecer em situações extremas de sobrevivência da empresa, e consequentemente dos postos de trabalho. Por haveria de ser diferente na Função Pública???? São diferentes dos outros?
Eu não invejei a função pública quando o Engº do pântano decretou 4 ou 5% de aumento para a FP e na minha empresa foi tudo corrido a zero. Anos diferentes, sortes diferentes, realidades diferentes, patrões diferentes.
Quem não gosta da empresa onde trabalha, procura outra. Pode às vezes não conseguir, mas pelo menos tenta.
Da minha parte, embora não creia minimamente na competência do nosso CEO, é o que temos, foi eleito com os votos da maioria dos accionistas, e como não posso (nem quero) vender a minha única acção, vou ter de respeitar e contribuir financeiramente para a sobrevivência da empresa, nomeadamente através do IVA (os 11,27€ do abono dou de barato, até acho que nem os devia receber, não é isso que aquece nem arrefece).
A culpa não é dos empregados, mas são sempre eles que sofrem, seja na FP ou no privado.
Agora é altura de meter suprimentos lá para dentro porque não temos alternativa, mas por favor mudem urgentemente o conselho de administração!!!
PS: Peço desculpa se me alonguei
PS2: Falar ao país à mesma hora que o Benfica joga na champions foi de mestre

- Registado: 29/11/2007 11:30
Bakano:
Eu desta vez tenho de intervir, já à muito tempo não participo embora siga diariamente este forum. Sou fp à 18 anos, Eng.º Civil, ganho 1.700 Euros brutos. Acham isto um valor escandaloso. Qualquer técnico da minha área no sector privado ganha muito mais, em média o dobro ou mais.
Logged:
Este é um exemplo puro do comodismo da grande maioria dos funcionários públicos. Se as condições não são boas porque não mudar? Não acredito que em 18 anos não tenham existido propostas mais aliciantes. Não há justificação possível para o comodismo. Quem está mal muda-se.
Bakano:
Essa do quem está mal muda-se é muito bonita.
Quem está desempregado, mude-se...
Quem quem recebe RSI mude-se...
A questão não é essa.. A questão é que quando optei por uma carreira na fp, foi ponderada e ao longo do tempo todas as vantagens que considerava nesta carreira foram suprimidas. Estou a falar do valor auferido para o tipo de funções e responsabilidade que cada um tem. O que estou a dizer é que o Funcionário Público não é um privilegiado em relação a outro privado, é uma pessoa trabalhadora como outra. tenho MUITO orgulho em desempenhar funções públicas. E até digo mais, muitas das coisas faço-as por carolice e não por obrigação. gosto de trabalhar para a sociedade. Se não entende isso não desvirtue o que eu disse. Se o seu patrão lhe disser que vai baixar o seu ordenado, o senhor fica satisfeito não? Ainda por cima, se voçê sentir que a sua dedicação e esforço sempre foram as mesmas. É só disso que se trata. Porque terá de ser o fp a pagar a crise quando muitos trabalham bem mais que os funcioários de empresas privadas. Enxergue-se
Em primeiro lugar não comentou acerca do comodismo que assola muitos funcionários públicos que se sentem muito seguros na sua função pública. Obviamente que há bons e maus trabalhadores em todo o lado, mas no privado a situação é completamente diferente. Em segundo lugar quem corre por gosto não cansa, eu posso gostar muito do meu trabalho mas se os meus direitos e regalias começam a diminuir e a incomodar-me a primeira coisa que eu faço é procurar outro local de trabalho que me satisfaça. Em terceiro lugar não é o funcionário público que está a pagar "a crise" somos todos nós.
Para terminar e de uma forma geral, o "quem está mal muda-se" é mesmo assim, pode demorar mais tempo ou menos tempo, mas consegue-se. É preciso é ter vontade de o fazer, nem que para isso se tenha que estudar, aprender ou mesmo abrir a sua própria empresa, que é o que felizmente muita gente faz. É preciso saber estar na vida, que é o que muito boa gente não sabe.
Já agora, contabilizando 2000-2009 cifra-se em -6.5%.
E 2010 voltou já a ser ano de perda real, pelo que neste momento já é superior a isso...
E 2010 voltou já a ser ano de perda real, pelo que neste momento já é superior a isso...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Não digo o contrário, mas há números sobre isso?
Sim, há.
MarcoAntonio Escreveu:Muito se fala do aumento 2.9% de 2009 quando foi o único ano da última década em que existiu um aumento real...
Aumentos na Função Pública entre 2000 e 2008 (inflação entre parentisis):
2000 2.5% (2.9%)
2001 3.71% (4.4%)
2002 2.75% (3.6%)
2003 0.0% (3.3%)
2004 0.0% (2.4%)
2005 2.2% (2.3%)
2006 1.5% (3.1%)
2007 1.5% (2.5%)
2008 2.1% (2.6%)
Só os congelamentos de 2002 e 2003 cobrem o aumento real de 2009 e ainda passa...
A perda acumulada entre 2000 e 2008 ronda os 10%.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/9/2010 22:44, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Elias
Bakano Escreveu:Como te disse eu estou na carreira de Técnico Superior, e tenho 16 anos de funcionário público, e valor bruto 1.7**,00 -euros, por aí dá para ter uma ideia do local onde me situo. Mas noutra altura possso arranjar uma tabela mais elucidativa.
Epa eu só queria era perceber quantas pessoas vão ser afectadas pelos cortes hoje anunciados...
Re: Sou fp
Bakano Escreveu:Não sei onde o Elias viu os 4% do ano passado.
Já expliquei lá atrás mas coloco outra vez:
Em 2009 houve um aumento de 2,9% nos salários nominais, a que se soma cerca de 1% de inflação negativa. Isto conduz a um aumento de 4% no poder de compra, não concordas?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Feedfetcher, iniciado1, latbal, marketisnotefficient, rg7803, simvale e 229 visitantes