Todas as medidas de Austeridade para 2010-2011
Elias Escreveu:Exacto. Mas essas não devem subir, pelo menos por enquanto.
Hmm... não foi o que eu li.
O que não vi ainda foi os valores em lado nenhum...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
fafite Escreveu:Não tinha lido desulpa, concordo plenamente contigo tambem não acredito que este aumento se vá refletir no consumo mesmo que não seja absorvido pelo vendedor, o povo vai refilar, chamar-lhes la~drões, mas não vai de mudar de telemóvel ou deixar de comprar uma nova televisão.(quem pode é claro)Elias Escreveu:fafite Escreveu:Então porquê tanta preocupação com o que este aumento vai ter na economia?
Bem, eu já deixei a minha opinião, ontem à noite, neste post.
Estaria muito mais preocupada se eles mexessem outravez nas taxas mais baixas do IVA.
Exacto. Mas essas não devem subir, pelo menos por enquanto.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Fafite, não compreendo a tua preocupação, quando quem de direito não tem nenhuma preocupação nem quer saber disto para nada. Um dia faz TGV outro dia já não, um dia é preciso blindados (gastar 5 milhões) para a cimeira da nato no outro dia já se diz que nao vem a tempo da cimeira mas continuam encomendados para depois serem gastos 8 ou 9 milhões...isto é só alguns dos ultimos exemplos (conseguimos ir todos os dias ao circo sem tirar bilhete).
O que me preocupa a sério é as medidas que vão ser introduzidas não servirem para equilibrar as contas publicas, porque o unico objectivo do governo com estas medidas é para conseguir aumentar o endividamento de todos nós.
O que me preocupa a sério é as medidas que vão ser introduzidas não servirem para equilibrar as contas publicas, porque o unico objectivo do governo com estas medidas é para conseguir aumentar o endividamento de todos nós.
- Registado: 2/5/2008 15:23
Acho que os políticos Portugueses fazem o mesmo que os dos outros países. Gostam do poder e tudo fazer para se manter nele.Por acaso os Espanhois estão contentes com os seus governantes, e os Irlandeses, já para não falar nos Gregos. Olhe que ser cidadão europeu neste caso(governação) não tem grandes diferenças.alexandre7ias Escreveu:fafite Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Como cidadão livre que é pode fazer o que bem entender até mudar-se para lá. Mas por acaso já pensou nas consequências que isso traria ao país se todos fossem consumir fora?. É assim que acha que recuperamos?.Só lhe faço estas perguntas porque presumo (já que se dá ao trabalho de vir a este forum) que se preocupa com o estado da nação.Muffin Escreveu:Elias Escreveu:Muffin Escreveu:
No que a mim me toca ja deixar de gastar quando passou para 21% se aumentarem para 23 ainda vou poupar mais...Quero um plasma vou a Espanha, quero férias compro em Espaha, mais alguma coisa e toca a ir a Espanha. Em tudo o que eu possa deixar de pagar, sem ilegalidades, podem ter a certeza que o vou fazer!
Se não me preocupo? Claro que não! Eu sou cidadão Europeu logo vou comprar, consumir onde for melhor para mim, alem disso nós já não mandamos sequer onde vivemos.
Acha que quem governa, diga sinceramente, se preocupa com os Portugueses?
- Registado: 2/5/2010 8:58
fafite Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Como cidadão livre que é pode fazer o que bem entender até mudar-se para lá. Mas por acaso já pensou nas consequências que isso traria ao país se todos fossem consumir fora?. É assim que acha que recuperamos?.Só lhe faço estas perguntas porque presumo (já que se dá ao trabalho de vir a este forum) que se preocupa com o estado da nação.Muffin Escreveu:Elias Escreveu:Muffin Escreveu:
No que a mim me toca ja deixar de gastar quando passou para 21% se aumentarem para 23 ainda vou poupar mais...Quero um plasma vou a Espanha, quero férias compro em Espaha, mais alguma coisa e toca a ir a Espanha. Em tudo o que eu possa deixar de pagar, sem ilegalidades, podem ter a certeza que o vou fazer!
Se não me preocupo? Claro que não! Eu sou cidadão Europeu logo vou comprar, consumir onde for melhor para mim, alem disso nós já não mandamos sequer onde vivemos.
Acha que quem governa, diga sinceramente, se preocupa com os Portugueses?
Como cidadão livre que é pode fazer o que bem entender até mudar-se para lá. Mas por acaso já pensou nas consequências que isso traria ao país se todos fossem consumir fora?. É assim que acha que recuperamos?.Só lhe faço estas perguntas porque presumo (já que se dá ao trabalho de vir a este forum) que se preocupa com o estado da nação.alexandre7ias Escreveu:Muffin Escreveu:Elias Escreveu:Muffin Escreveu:
Muffin Escreveu:Elias Escreveu:Muffin Escreveu:Elias, parece-me curto extrapolar com base em dois meses pois existem demasiados factores a considerar, que não apenas o Iva.
Intuitivamente terá realmente impacto sobre o consumo
Totalmente de acordo.
Mas a nossa intuição nem sempre encontra correspondência na realidade.Muffin Escreveu:(ou então poder-se-ia aumentar o IVA indiscriminadamente sem afectar o consumo).
Se calhar até podes. O consumo pode não diminuir, e simplesmente transferir-se para a economia paralela.
Fiz uma pequena pesquisa e realmente o tema é mais abrangente.
No que toca ao consumo,
Penso que só tem sentido falar em economia declarada, que depende do IVA para a formação do preço final. Com o aumento do preço dos produtos, isso influenciará o consumo conforme a elasticidade maior ou menor do cabaz de cada família. Este fenómeno poderá até nem se notar, se por exemplo os custos de transporte baixarem. No entanto o provável resultado é um aumento dos preços.
Com todas as outras variáveis constantes, o Consumo terá ou que baixar ou ir, como sugeres, para outros canais não taxados em que o IVA em todo o caso é de 0% - Buga comprar a PS3 na candonga?.
Mas nesse caso não creio estamos a falar realmente de situações comparáveis.
Aumento do IVA retrai o consumo? Penso que sim.
Aumento do IVA fomenta o mercado paralelo? Sem dúvida
Encontrei um estudo sobre o aumento do IVA de 16 para 18% em Espanha e o seu impacto num modelo estabelecido no Investimento, Consumo et al:
Um breve resumo:
http://www.cotizalia.com/en-exclusiva/s ... 00301.html
O artigo:
http://www.elconfidencial.com/fotos/201 ... SPF163.pdf
Não tinha lido desulpa, concordo plenamente contigo tambem não acredito que este aumento se vá refletir no consumo mesmo que não seja absorvido pelo vendedor, o povo vai refilar, chamar-lhes la~drões, mas não vai de mudar de telemóvel ou deixar de comprar uma nova televisão.(quem pode é claro)Elias Escreveu:fafite Escreveu:Então porquê tanta preocupação com o que este aumento vai ter na economia?
Estaria muito mais preocupada se eles mexessem outravez nas taxas mais baixas do IVA.
Re: ???
jrnabolsa Escreveu:Lion, Será que quis dizer que os vencimentos a partir de 2000€ deviam pagar 50% de IRS? Sobram 1000, mais uma fatia para a segurança social...vive-se bem com menos de 1000@? ...cumpts
Não estava a falar de salarios , mas de pensoes e reformas.
Até ao valor do salario pagam o que é de lei , mas o que for acima (ex:2500) os 500 levam taxa de 50%, logo 250 euros ficam logo no estado mais o imposto para os 2250 restantes.
E ja agora o fim da acumulção de reformas.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
fafite Escreveu:Então porquê tanta preocupação com o que este aumento vai ter na economia?
Então porquê tanta preocupação com o que este aumento vai ter na economia?Elias Escreveu:fafite Escreveu:Voçês acham que vão deixar de comprar um LCD porque antes do aumento do IVA custava 500,00 e depois passa a custar 510,00. Não acredito. É so este escalão que aumenta não é?
fafite estás a partir do princípio que o preço aumenta. Mas em muitos casos isso não acontece (o vendedor incorpora o aumento do imposto).
Até já há os adivinhos que estão a adivinhar que vamos entrar em recessão por causa do aumento do IVA.
Sinceramente não percebo.
fafite Escreveu:Voçês acham que vão deixar de comprar um LCD porque antes do aumento do IVA custava 500,00 e depois passa a custar 510,00. Não acredito. É so este escalão que aumenta não é?
fafite estás a partir do princípio que o preço aumenta. Mas em muitos casos isso não acontece (o vendedor incorpora o aumento do imposto).
MarcoAntonio Escreveu:Quico Escreveu:Sinceramente, impostos sobre o consumo são os que menos me chocam (premeiam quem poupa e penalizam quem mais gasta, sobretudo num país como o nosso que importa em demasia).
Exacto, aliás eu acho curioso como há pessoas que estão preocupadas com uma eventual retracção do consumo, porque eu acho que é precisamente uma coisa que é preciso fazer urgentemente.
Então não andamos nós a endividarmo-nos? E não importamos mais do que exportamos como se não houvesse amanhã?
Que venha lá uma retracçãozinha no consumo e a malta que comece é a ganhar juízo...
Chamo a atenção para que o IVA não recai apenas sobre o consumo, e penaliza quem tem uma taxa de poupança menor, ou seja, as classes mais desfavorecidas.
Um breve resumo de um estudo indicativo sobre o efeito da subida em Espanha de 16 para 18%:
Ou em resumo do resumo (atenção que o estudo é meramente indicativo):
"Concretamente, por cada 1 por ciento que aumenta la recaudacion fiscal total la producción agregada medida a coste de los factores disminuye en un 0,52 por ciento. Además, el modelo con hogares heterogeneos demuestra que el impacto sobre los hogares de un aumento del tipo del impuesto sobre el
consumo es muy asimétrico. Los mayores, los pensionistas y los pobres son los que terminan soportando una parte proporcionalmente mayor del aumento de la carga fiscal, porque los impuestos sobre el consumo suponen la mayor parte de la carga fiscal de estos hogares."
- Registado: 4/1/2004 22:32
Quico Escreveu:Sinceramente, impostos sobre o consumo são os que menos me chocam (premeiam quem poupa e penalizam quem mais gasta, sobretudo num país como o nosso que importa em demasia).
Exacto, aliás eu acho curioso como há pessoas que estão preocupadas com uma eventual retracção do consumo, porque eu acho que é precisamente uma coisa que é preciso fazer urgentemente.
Então não andamos nós a endividarmo-nos? E não importamos mais do que exportamos como se não houvesse amanhã?
Que venha lá uma retracçãozinha no consumo e a malta que comece é a ganhar juízo...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já agora, tenho ouvido uma série de imprecisões em relação ao IVA que vai passar a ser o quinto mais alto da união europeia...
Os países que nos ultrapassam são:
Hungria - 25%
Suécia - 25%
Dinamarca - 25%
Roménia - 24%
A nosso par com 23% estarão:
Grécia - 23%
Finlândia - 23%
A Noruega e Islandia têm também uma taxa máxima de 25% e 25.5%, mas encontram-se fora da União Europeia.
Os países que nos ultrapassam são:
Hungria - 25%
Suécia - 25%
Dinamarca - 25%
Roménia - 24%
A nosso par com 23% estarão:
Grécia - 23%
Finlândia - 23%
A Noruega e Islandia têm também uma taxa máxima de 25% e 25.5%, mas encontram-se fora da União Europeia.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/9/2010 16:28, num total de 2 vezes.
Quico Escreveu:Ó Marco, desculpa lá, mas esse comentário continua na linha das tricas politiqueiras do costume (..."ah e tal, agora a bola passa para o lado do PSD", "...o MF está a passar o ónus para o PSD" - pois! Até parece que não é nada com o PS.).
Então o Orçamento não tem de ser aprovado na AR?
Eu confesso que não tenho lá grande jeito para discussões de política partidária...
lol
MarcoAntonio Escreveu:O resumo do PSG:
(...)
Ó Marco, desculpa lá, mas esse comentário continua na linha das tricas politiqueiras do costume (..."ah e tal, agora a bola passa para o lado do PSD", "...o MF está a passar o ónus para o PSD" - pois! Até parece que não é nada com o PS.).
Pelo contrário, subscrevo por completo este comentário, que me parece muito mais objectivo e realista (saltar a "palha" e ir logo para os 17min.):
<object width="480" height="360"><param name="movie" value="http://sic.sapo.pt/online/flash/playerSIC2009.swf?urlvideo=http://videos.sapo.pt/DvqG1G34ri14Q56QNUn5/mov/1&Link=http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Primeiro+Jornal/2010/9/edicao-de-30-09-2010-1-parte-medidas-de-austeridade-reaccoes-e-comentarios-cavaco-sobre-o-oe30-09-20.htm&ztag=/sicembed/info/&hash={73CF46FB-117C-46D7-BC31-C8DA7B8E77CB}&embed=true&autoplay=false"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://sic.sapo.pt/online/flash/playerSIC2009.swf?urlvideo=http://videos.sapo.pt/DvqG1G34ri14Q56QNUn5/mov/1&Link=http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Primeiro+Jornal/2010/9/edicao-de-30-09-2010-1-parte-medidas-de-austeridade-reaccoes-e-comentarios-cavaco-sobre-o-oe30-09-20.htm&ztag=/sicembed/info/&hash={73CF46FB-117C-46D7-BC31-C8DA7B8E77CB}&embed=true&autoplay=false" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="480" height="360"></embed></object>
Nota: não que esteja em desacordo com estas medidas. Pelo contrário; apraz-me ver que não vão ter ser outros a "limpar" a burrada para que este governo nos arrastou! Agora, receio, receio mesmo, que isto seja só a ponta do iceberg que aí bem.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Greve...
Dois ou três meses de greve até equilibrava o orçamento ... eu até diria quatro ou cinco para diminuir a dívida pública. Vamos lá voltar aos quintaizinhos e aos galinheiros... eh! mas, não podem mexer é nas reforminhas douradas, que são direitos adquiridos.
- Registado: 9/6/2010 14:52
Elias Escreveu:Muffin Escreveu:Elias, parece-me curto extrapolar com base em dois meses pois existem demasiados factores a considerar, que não apenas o Iva.
Intuitivamente terá realmente impacto sobre o consumo
Totalmente de acordo.
Mas a nossa intuição nem sempre encontra correspondência na realidade.Muffin Escreveu:(ou então poder-se-ia aumentar o IVA indiscriminadamente sem afectar o consumo).
Se calhar até podes. O consumo pode não diminuir, e simplesmente transferir-se para a economia paralela.
Fiz uma pequena pesquisa e realmente o tema é mais abrangente.
No que toca ao consumo,
Penso que só tem sentido falar em economia declarada, que depende do IVA para a formação do preço final. Com o aumento do preço dos produtos, isso influenciará o consumo conforme a elasticidade maior ou menor do cabaz de cada família. Este fenómeno poderá até nem se notar, se por exemplo os custos de transporte baixarem. No entanto o provável resultado é um aumento dos preços.
Com todas as outras variáveis constantes, o Consumo terá ou que baixar ou ir, como sugeres, para outros canais não taxados em que o IVA em todo o caso é de 0% - Buga comprar a PS3 na candonga?.
Mas nesse caso não creio estamos a falar realmente de situações comparáveis.
Aumento do IVA retrai o consumo? Penso que sim.
Aumento do IVA fomenta o mercado paralelo? Sem dúvida
Encontrei um estudo sobre o aumento do IVA de 16 para 18% em Espanha e o seu impacto num modelo estabelecido no Investimento, Consumo et al:
Um breve resumo:
O artigo:
http://www.elconfidencial.com/fotos/201 ... SPF163.pdf
- Registado: 4/1/2004 22:32
Catroga: Medidas são de "má qualidade" e não vão ser as últimas
30 Setembro 2010 | 11:04
Lusa
São medidas "tomadas em estado de necessidade", "sem uma estratégia económica para o país" sem a preocupação em "redefinir prioridades na despesa pública corrente e na despesa pública de investimento".
O ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva Eduardo Catroga classificou hoje as medidas apresentadas na quarta feira pelo Governo como de "má qualidade em termos de crescimento económico" e advertiu que não vão ser "as últimas".
Em declarações à Lusa, Eduardo Catroga teceu várias críticas às medidas de austeridade económica apresentadas pelo primeiro ministro e pelo ministro das Finanças, que considerou "cegas".
São medidas "tomadas em estado de necessidade", "sem uma estratégia económica para o país" sem a preocupação em "redefinir prioridades na despesa pública corrente e na despesa pública de investimento", classificou Eduardo Catroga.
Isto porque, sublinhou, "o investimento público é necessário" e "um plano de austeridade tem de obedecer a uma estratégia económica, porque o grande problema do país é o crescimento económico".
Entre as medidas anunciadas por José Sócrates está a redução nos salários da Função Pública com valor acima dos 1.500 euros, o congelamento das pensões, promoções e progressões de carreira e a redução dos contratos a prazo.
O IVA é aumentado de 21 para 23 por cento, o investimento público é congelado até ao fim do ano e as empresas vão pagar mais impostos em 2011, estando a ser preparada uma revolução no regime de benefícios fiscais em sede de IRC.
Para Eduardo Catroga, "o Governo demorou tempo a perceber que o mundo tinha mudado" e "face à irresponsabilidade política acumulada ao longo dos últimos 10/15 anos" criou-se "um nível de endividamento público directo e indirecto explosivo".
Crítico em relação aos efeitos na redução da despesa esperados pelo Governo, Eduardo Catroga é taxativo:"Não estaria a falar a verdade se dissesse que são as últimas medidas de redução da despesa pública, infelizmente não vão ser".
Segundo Catroga, Portugal precisa "de um Estado eficiente e que seja sustentável e este não é uma coisa nem outra", pelo que é "preciso simplificar estruturas, simplificar a organização do Governo, simplificar a Assembleia da República, reduzir, otimizar direcções gerais, institutos, empresas municipais, regionais", defendeu.
Quanto ao aumento de impostos, é uma medida que merece também críticas por parte do economista, que defende ser sim necessário "alterar a estrutura" da carga fiscal. "Precisamos de uma reforma fiscal que mexa no peso relativo dos vários impostos e não que aumente a carga fiscal", sob pena de se penalizar o estímulo à economia, alertou.
"Até a OCDE, no relatório [apresentado esta semana], na parte que o Governo não lhe interessou salientar, fala na necessidade" de, "a ponderarem-se aumentos de impostos sobre o consumo, [estes] devem ser acompanhados de reduções de contribuições das empresas para a segurança social" de forma a "baixar os custos de produção, estimular as exportações" e "a criação de emprego", sustentou.
"Em resumo, foram tomadas tarde e a más horas e são de má qualidade, em termos de crescimento económico", concluiu Eduardo Catroga.
30 Setembro 2010 | 11:04
Lusa
São medidas "tomadas em estado de necessidade", "sem uma estratégia económica para o país" sem a preocupação em "redefinir prioridades na despesa pública corrente e na despesa pública de investimento".
O ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva Eduardo Catroga classificou hoje as medidas apresentadas na quarta feira pelo Governo como de "má qualidade em termos de crescimento económico" e advertiu que não vão ser "as últimas".
Em declarações à Lusa, Eduardo Catroga teceu várias críticas às medidas de austeridade económica apresentadas pelo primeiro ministro e pelo ministro das Finanças, que considerou "cegas".
São medidas "tomadas em estado de necessidade", "sem uma estratégia económica para o país" sem a preocupação em "redefinir prioridades na despesa pública corrente e na despesa pública de investimento", classificou Eduardo Catroga.
Isto porque, sublinhou, "o investimento público é necessário" e "um plano de austeridade tem de obedecer a uma estratégia económica, porque o grande problema do país é o crescimento económico".
Entre as medidas anunciadas por José Sócrates está a redução nos salários da Função Pública com valor acima dos 1.500 euros, o congelamento das pensões, promoções e progressões de carreira e a redução dos contratos a prazo.
O IVA é aumentado de 21 para 23 por cento, o investimento público é congelado até ao fim do ano e as empresas vão pagar mais impostos em 2011, estando a ser preparada uma revolução no regime de benefícios fiscais em sede de IRC.
Para Eduardo Catroga, "o Governo demorou tempo a perceber que o mundo tinha mudado" e "face à irresponsabilidade política acumulada ao longo dos últimos 10/15 anos" criou-se "um nível de endividamento público directo e indirecto explosivo".
Crítico em relação aos efeitos na redução da despesa esperados pelo Governo, Eduardo Catroga é taxativo:"Não estaria a falar a verdade se dissesse que são as últimas medidas de redução da despesa pública, infelizmente não vão ser".
Segundo Catroga, Portugal precisa "de um Estado eficiente e que seja sustentável e este não é uma coisa nem outra", pelo que é "preciso simplificar estruturas, simplificar a organização do Governo, simplificar a Assembleia da República, reduzir, otimizar direcções gerais, institutos, empresas municipais, regionais", defendeu.
Quanto ao aumento de impostos, é uma medida que merece também críticas por parte do economista, que defende ser sim necessário "alterar a estrutura" da carga fiscal. "Precisamos de uma reforma fiscal que mexa no peso relativo dos vários impostos e não que aumente a carga fiscal", sob pena de se penalizar o estímulo à economia, alertou.
"Até a OCDE, no relatório [apresentado esta semana], na parte que o Governo não lhe interessou salientar, fala na necessidade" de, "a ponderarem-se aumentos de impostos sobre o consumo, [estes] devem ser acompanhados de reduções de contribuições das empresas para a segurança social" de forma a "baixar os custos de produção, estimular as exportações" e "a criação de emprego", sustentou.
"Em resumo, foram tomadas tarde e a más horas e são de má qualidade, em termos de crescimento económico", concluiu Eduardo Catroga.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Santanderes, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62, zulu404 e 166 visitantes