Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: O fantasma do FMI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 30/9/2010 22:22

tonirai, obrigado por teres conseguido exprimir, de uma forma bem mais simples do que eu, aquilo que tenho tentado dizer.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por tonirai » 30/9/2010 20:56

EuroVerde Escreveu:Digo mais, e assim me repito e concluo, que após o triângulo simétrico ser quebrado em alta em 2012, haverá um pico/máximo (como demonstro no meu gráfico) que ficará bem abaixo do mos máximos de 2007 e lá para essa altura o petróleo já está acima dos 100 dólares pondo um travão ao crescimento saudável, evitando assim a continuação do bull agora começado.

EuroVerde, acho que o que toda a gente quer saber é porque rabiscas "subidinhas" e "descidinhas" daqui a 2 ou mais anos, e não simplificas?
Já sabemos que o mercado não será em linha recta, mas é apenas a projecção da ideia que deves fazer!

Se a ideia é dizer que o triângulo quebra algures em 2012, para fazer máximos mais baixos que os de 2007, e que a partir daí a tendência será de baixa... porque não algo mais simples, deste género?
Anexos
PSI_20_INDEX.png
PSI_20_INDEX.png (32.68 KiB) Visualizado 2693 vezes

Registado: 19/4/2007 18:26

por Quico » 30/9/2010 16:30

O EuroVerde é doido... :roll: mas é bom rapaz!
Sem ele este fórum era mais rigoroso... mas não era a mesma coisa. :lol:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Fenicio » 30/9/2010 16:20

EuroVerde Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Não é para ficar mais espectacular? então como é que , no mesmo ano (mesmo que seja só daqui a 2 ou 3 anos!) tu coloques uma parte do ano a subir e outra a descer? Acreditas mesmo que em 2014 o ano começa a subir e depois termina a descer? Achas que é possível levar isso a sério?

Quantas vezes não houve já anos em que o primeiro trimestre foi a subir e fechou o finall do ano bem abaixo do dia 2 Janeiro.

Maior parte das pessoas do que aqui leio no Caldeirão dizem que a economia vai entrar em recessão de novo devido às medidas do governo. Mas porquê?
o mercado é que manda e poderá muito bem fazer o que eu tenho na ideia e tento expor aqui, que é formar um triângulo simétrico até 2012 e se assim for, não haverá mais recessão. E é isso que basicamente que eu vos quero demonstrar e já expliquei e vocês menospresam... achando que as linhas que traço não fazem sentido, ou que o mercado vai afundar...

Digo mais, e assim me repito e concluo, que após o triângulo simétrico ser quebrado em alta em 2012, haverá um pico/máximo (como demonstro no meu gráfico) que ficará bem abaixo do mos máximos de 2007 e lá para essa altura o petróleo já está acima dos 100 dólares pondo um travão ao crescimento saudável, evitando assim a continuação do bull agora começado.

O governo de José Sócrates poderá muito bem resistir a todas as adeversidades (pois o pior já passou) e certamente vir a ganhar de novo as eleições na próxima eleição, frustrando o PSD que tanto tem gasto seu latim.

EuroVerde, já agora uma curiosidade, quais são os métodos de análise que aplicaste para teres chegado a estas conclusões?

Análise Técnica, Análise Fundamental, uma mistura de ambas, quiromancia, leitura das folhas de chá,... ?

Brincadeiras à parte, como é que podes afirmar, "com seriedade", que o mercado vai subir em 2012, que o petróleo estará acima dos 100 dólares, que o pior já passou, etc.?

Das duas uma: ou estás a mandar bitaites extravagantes, daqueles que não são muito bem vistos no Caldeirão já que são impossíveis de sustentar com argumentos reais, ou então andas a reinar cá com a malta. :)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Ulisses Pereira » 30/9/2010 16:11

Euroverde, é impossível debater contigo. Eu faço-te uma pergunta e tu respondes-me com outra coisa que não tem nada a ver. É pena porque perdes uma boa oportunidade de esclareceres a comunidade. Porque as minhas perguntas são as perguntas que todos têm nas suas cabeças.

(Para o caso de não perceberes mesmo o que te estou a dizer, esclareço que não estou a discutir se o mercado vai subir ou descer, se vamos ou não entrar em recessão. Estou apenas a tentar perceber porque para anos vindouros traças linhas imaginárias a subir durante um bocado do ano e a cair noutro bocado, num exercício de previsão ao estilo da Maya)

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 30/9/2010 15:48

Ulisses Pereira Escreveu:Não é para ficar mais espectacular? então como é que , no mesmo ano (mesmo que seja só daqui a 2 ou 3 anos!) tu coloques uma parte do ano a subir e outra a descer? Acreditas mesmo que em 2014 o ano começa a subir e depois termina a descer? Achas que é possível levar isso a sério?

Quantas vezes não houve já anos em que o primeiro trimestre foi a subir e fechou o finall do ano bem abaixo do dia 2 Janeiro.

Maior parte das pessoas do que aqui leio no Caldeirão dizem que a economia vai entrar em recessão de novo devido às medidas do governo. Mas porquê?
o mercado é que manda e poderá muito bem fazer o que eu tenho na ideia e tento expor aqui, que é formar um triângulo simétrico até 2012 e se assim for, não haverá mais recessão. E é isso que basicamente que eu vos quero demonstrar e já expliquei e vocês menospresam... achando que as linhas que traço não fazem sentido, ou que o mercado vai afundar...

Digo mais, e assim me repito e concluo, que após o triângulo simétrico ser quebrado em alta em 2012, haverá um pico/máximo (como demonstro no meu gráfico) que ficará bem abaixo do mos máximos de 2007 e lá para essa altura o petróleo já está acima dos 100 dólares pondo um travão ao crescimento saudável, evitando assim a continuação do bull agora começado.

O governo de José Sócrates poderá muito bem resistir a todas as adeversidades (pois o pior já passou) e certamente vir a ganhar de novo as eleições na próxima eleição, frustrando o PSD que tanto tem gasto seu latim.

Registado: 29/11/2007 11:19

por pocoyo » 30/9/2010 15:47

Euro, realmente os teus gráficos são loucos!!!

Que tal assim?
Anexos
psi20.jpg
psi20.jpg (80.47 KiB) Visualizado 24799 vezes

Registado: 15/1/2010 15:30

por Ulisses Pereira » 30/9/2010 15:34

Não é para ficar mais espectacular? então como é que , no mesmo ano (mesmo que seja só daqui a 2 ou 3 anos!) tu coloques uma parte do ano a subir e outra a descer? Acreditas mesmo que em 2014 o ano começa a subir e depois termina a descer? Achas que é possível levar isso a sério?

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Krupper » 30/9/2010 15:32

Eu acho que o Ulisses está a tentar demonstrar que não faz sentido nenhum fazer previsões para o comportamento da bolsa para um período de 5 anos, traçando linhas de valores para esse período!

Ainda se indicasses que em termos abstractos vamos lateralizar até 2012 e talvez depois possa acontecer uma subida/descida, fundamentando essa afirmação, as pessoas ainda podiam perceber essa tua ideia.

Agr traçar linhas de valores para 5 anos... :roll:

Registado: 30/9/2010 13:54

por EuroVerde » 30/9/2010 15:27

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, então aquelas linhas todas podiam ser substituidas por um segmento de recta, colocas aquilo só para ficar mais espectacular. Ao fim de um ano a ver os teus gráficos percebi que não são técnicos e as razões por detrás deles.

Um abraço,
Ulisses

Não Ulisses,
não é para ficar mais espectacular.
Eu já expliquei o meu ponto de vista, e claro que não pode ser subsituido por um segmento de recta. E vou gastar eu o meu latim...
Já expliquei (como sabes) que para se formar um triângulo simétrico é necessário máximos cada vez menores e minimos cada vez maiores, e é isso que se trata, penso que formará até inicios de 2012.

Eu sei que se o mercado fizer realmente até 2012 o triângulo simétrico, mesmo assim não me reconhecerás que eu estava certo em Setembro de 2010 e embirrarás sempre comigo agora e para sempre, cada vez que eu fundamento o meu ponto de vista baseado nos fundamentos economicos com o possível rumo futuro do mercado.

por Ulisses Pereira » 30/9/2010 14:30

Euroverde, então aquelas linhas todas podiam ser substituidas por um segmento de recta, colocas aquilo só para ficar mais espectacular. Ao fim de um ano a ver os teus gráficos percebi que não são técnicos e as razões por detrás deles.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 30/9/2010 13:47

Ulisses Pereira Escreveu:Continuo sem perceber aquelas linhas. Explicas-me?

Abraço,
Ulisses

Ulisses,
quando traço uma possível linha de rumo no mercado, não quer dizer que seja exactamente daquela forma como eu tracei, mas algo semelhante.
Como sabes é muito dificil jogar aqui com os prazos temporais e os movimentos alcançados em determinadas épocas.

Se estamos realmente dentro do triângulo simétrico de longo prazo, isso é algo que eu próprio não controlo, como deves calcular. Para se formar um triângulo simétrico sabemos que o gráfico tem que fazer máximos cada vez menores e minimos cada vez maiores até ao vértice final. Técnicamente esse vértice diz-me que é em inicios de 2012. Até lá estamos dentro de uma figura técnica que gerará por sí movimentos indefinidos sem haver uma ideia unânime dos investidores.

Temos uma década perdida, com o PSI20 a não conseguir alcançar os máximos do Verão de 2007 e a partir do 2º semestre de 2012 o petróleo vai aumentar para lá dos 100 dólares empurrando a economia para a estagnação (nem recessão nem crescimento saudável).

por Ulisses Pereira » 30/9/2010 13:17

Continuo sem perceber aquelas linhas. Explicas-me?

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 30/9/2010 13:16

Ulisses Pereira Escreveu:Por que é que traças aquelas linhas da evolução previsível do PSI? Ou melhor, como é que as traças? Por que é que em Abril do próximo ano sobe? Por que é que em Julho desce? Parece uma bola de cristal ao estilo do Prof. Bambo.

Um abraço,
Ulisses

Como sabes os tempos que correm, apesar de todas as medidas que nascem cada vez mais duras, a indefinição é algo que tem sido bem patente quer no mercado quer na mente e na opinião de cada investidor.

Não há uma ideia unânime sobre o futuro e isso é demonstrado pelo sentimento dos investidores, e à medida que os efeitos das recentes medidas anúnciadas vão tendo efeito sobre a opinião geral e efeitos na redução do défice, isso vai reflectir-se de uma forma avantajada no mercado accionista por forma a que este suba e evite recessão. Começar-se-à mais evidentemente no início de 2012.
No entanto, este 2010 e o próximo ano 2011(estamos dentro do triângulo simétrico) haverá muita indefinição para o arranque do Bull market.

por Elias » 30/9/2010 13:07

EuroVerde Escreveu:Elias,
Deixo a minha ideia uma vez mais pela imagem.
Triângulo simétrico de longo prazo.

Bem, olhado para o teu gráfico, afinal o PSI sobe acima dos 8900.

Aquele "nunca" afinal não é bem "nunca". É mais "nos próximos meses" :lol:

Registado: 5/11/2002 12:21

por PequenoInvest » 30/9/2010 13:06

Estou curioso para saber o que vai acontecer em meados de 2014.

Registado: 24/7/2009 12:13

por Ulisses Pereira » 30/9/2010 13:02

Por que é que traças aquelas linhas da evolução previsível do PSI? Ou melhor, como é que as traças? Por que é que em Abril do próximo ano sobe? Por que é que em Julho desce? Parece uma bola de cristal ao estilo do Prof. Bambo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 30/9/2010 13:02

Ou de outra forma, a mais longo prazo.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (15.89 KiB) Visualizado 25063 vezes

por EuroVerde » 30/9/2010 13:00

Elias,
Deixo a minha ideia uma vez mais pela imagem.
Triângulo simétrico de longo prazo.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (14.39 KiB) Visualizado 25064 vezes

por Elias » 30/9/2010 12:50

EuroVerde Escreveu:penso que PSI20 acaba por subir para lá dos 7500, mas nunca acima dos 8900.
No entanto pode ha

Palavra perigosa, essa. E num contexto de mercados, eu diria até perigosíssima.

Registado: 5/11/2002 12:21

por EuroVerde » 30/9/2010 12:49

Ulisses,
realmente eu tinha uma ideia diferente da do Mech, pois penso que PSI20 acaba por subir para lá dos 7500, mas nunca acima dos 8900.
No entanto pode haver muita gente ainda a pensar como o Mech que continua a vender daí o mercado hoje não ter uma reacção imediacta, mas a reacção bull penso que acabará por ser visivel neste Outubro apenas quandos os mais péssimistas já não tiverem força.

por The Mechanic » 30/9/2010 12:06

Pois...que tambem achei que isto hoje fosse reagir muito negativamente, mas o que é facto é que ...está parado . Nessa optica, o teu artigo ainda ganha , realmente, mais relevancia .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Ulisses Pereira » 30/9/2010 11:59

Tal como referi neste artigo, os sinais do mercado não serão dados por José Sócrates, Teixeira dos santos ou Cavaco Silva. Depois das violentas medidas de ontem, a reacção do mercado hoje foi ... nenhuma.

As resistências definidas, quando forem quebradas, serão o verdadeiro sinal de um mercado que parece já desconfiar de declarações ou medidas que nunca se sabe se serão apenas um passo antes de outras mais.

É por isso que prefiro os gráficos. Não mentem.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por mancha preta » 27/9/2010 18:40

Caro Ulisses, como sempre espectacular.
Ao Grande Mestre os meus agradecimentos.

Estou na Bolsa por Loucura.

Registado: 1/11/2009 1:38

por tiopatinhas » 27/9/2010 17:23

Mais uma vez mostrando uma neutralidade e assima de tudo frieza. Muito bem e à moda do facebook, gosto disto. :wink: :!:

Registado: 17/3/2005 14:58

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Luzemburg e 98 visitantes