Tributo a quem ganha 3 € hora
mais_um
Bom , se não percebes e insistes em dizer que estou equivocado , tambem não preciso dizer mais nada .
Um abraço ,
The Mechanic
Estás equivocado, mas ainda não consegui perceber onde!
Bom , se não percebes e insistes em dizer que estou equivocado , tambem não preciso dizer mais nada .
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
A todos aqueles que não são inválidos nem reformados, mas que tendo idade para isso nunca trabalharam.Valete Escreveu:Não percebo a utilidade do rendimento mínimo.
Quando se é velho vive-se essencialmente da reforma.
Quando se tem algum tipo de incapacidade vive-se essencialmente de uma pensão de invalidez.
Quando se trabalha vive-se essencialmente do ordenado.
Quando se perde o emprego é nos dado um subsidio temporário para que possamos refazer a vida. Podemos arranjar um novo emprego, empreender em qualquer área, emigrar... Findo esse período não vejo porque o Estado ainda deve ser responsável por nos embalar o berço.
Por isso pergunto: a quem é útil o RSI?
- Registado: 2/5/2010 8:58
moppie85 Escreveu:Que as façam ir a uma Junta Médica.
Se um FP faltar estando doente mais de 30 dias, aparece logo a cartinha para a junta da ADSE.
O exemplo do Mechanic foi de alguém com necessidades financeiras, com 3 filhos, que não tem lugar na creche do estado e que, ou deixa os filhos sozinhos em casa ou abdica do RSI. Não era falta de condições por estarem doentes.
Há situações que é difícil prever.
The Mechanic Escreveu:Já tinha emendado essa parte , quando respondeste.
Continuo a dizer que é imoral . Senão, alguem que me ponha 1 mês a trabalhar como Deputado e depois eu sáio e "vou fazendo descontos" . No fim, descontei e fico com uma bela reforma , sem fazer puto .Que básicamente, foi o que ele fez .
Um abraço ,
The Mechanic
Estás equivocado, mas ainda não consegui perceber onde!

Ele não tem a reforma por ter sido deputado 1 mês ou 20 anos. Ele tem a reforma como qualquer pessoa porque chegou à idade para tal. Se ele descontou 30 anos, é sobre os descontos efectuados durante os 30 anos que é calculada a reforma. Ainda não percebi o que é imoral na reforma.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Já tinha emendado essa parte , quando respondeste.
Continuo a dizer que é imoral . Senão, alguem que me ponha 1 mês a trabalhar como Deputado e depois eu sáio e "vou fazendo descontos" . No fim, descontei e fico com uma bela reforma , sem fazer puto .Que básicamente, foi o que ele fez .
Um abraço ,
The Mechanic
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
The Mechanic Escreveu:
E o que me parece , e posso estar enganado !, é que o CM foi condenado a indemnização por o artigo "ter sido em tom jocoso e prejudicado a imagem de um dos mais prestigiados politicos Portuguêses " que " sofre do coração e andou angustiado" . Em vários outros artigos, o próprio M. Alegre aparece a dizer algo como " trabalhei lá poucos meses , mas descontei sempre ". Que o mesmo é dizer, "foi uma maneira de arranjar uma bela reforma , descontado tuta e meia " .
Sim, estás enganado.
The Mechanic Escreveu:Diz lá no acórdão que é um facto que ele conta da folha de pagamentos da CGA , com 3,219,95 Euros mensais e ele não desmente que tenha trabalhado lá poucos meses .
Facto : trabalhou poucos meses , recebe perto de 3,220 Euros .
É legal : descontou .
É imoral : que objectivo tem nos descontos , senão uma reforma destas ?! É maluquinho ?! Ou sabe que o tacho de Deputado dá pra tirar uma asinha para estes descontos , com o intuito de vir depois a receber um batelão ? De se aproveitar de certas "legalidades" ?
Continuas enganado, ele descontou para a CGA durante os anos todos em que foi deputado e a reforma é calculda sobre toda a carreira contributiva.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Pojé...foi aqui ...http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=71902&postdays=0&postorder=asc&start=25
Eu acho que na altura não li o acordão que tu até lá publicaste ( "muita letra miudinha...sem bonecos..." ) , mas agora até estive a ler ,sem grande esforço de interpretação, diga-se a verdade , num verdadeiro "ler de atravessado " .
E o que me parece , e posso estar enganado !, é que o CM foi condenado a indemnização por o artigo "ter sido em tom jocoso e prejudicado a imagem de um dos mais prestigiados politicos Portuguêses " que " sofre do coração e andou angustiado" . Em vários outros artigos, o próprio M. Alegre aparece a dizer algo como " trabalhei lá poucos meses , mas descontei sempre ". Que o mesmo é dizer, "foi uma maneira de arranjar uma bela reforma , descontado tuta e meia " .
Diz lá no acórdão que é um facto que ele conta da folha de pagamentos da CGA , com 3,219,95 Euros mensais e ele não desmente que tenha trabalhado lá poucos meses .
É legal : descontou .A Lei diz que o vinculo laboral se mantem ao ser eleito Deputado . Visto ele ter sido deputado " a vida toda" e ter continuado a descontar...! Tem "direito" à reforma. Mas não será a reforma uma recompensa para quem trabalhou ( e descontou ) !?!
É imoral : que objectivo tem nos descontos , senão uma reforma destas ?! É maluquinho ?! é inocente !? Ou sabe que o tacho de Deputado dá pra tirar uma asinha para estes descontos , com o intuito de vir depois a receber um batelão ? De se aproveitar de certas "legalidades" ? Ele tem culpa disto ? Não ! Se a Lei obriga , ele cumpre. Não trabalhou ...mas descontou .
Pode ser legal, mas é uma falta de vergonha e uma imoralidade . Tal como as prescrições de crimes que vão acontecer nas Casas Pias e outras "legalidades" que permitem o clima de impunidade que , infelismente , temos no nosso país .
Um abraço ,
The Mechanic
Eu acho que na altura não li o acordão que tu até lá publicaste ( "muita letra miudinha...sem bonecos..." ) , mas agora até estive a ler ,sem grande esforço de interpretação, diga-se a verdade , num verdadeiro "ler de atravessado " .
Diz lá no acórdão que é um facto que ele conta da folha de pagamentos da CGA , com 3,219,95 Euros mensais e ele não desmente que tenha trabalhado lá poucos meses .
É legal : descontou .A Lei diz que o vinculo laboral se mantem ao ser eleito Deputado . Visto ele ter sido deputado " a vida toda" e ter continuado a descontar...! Tem "direito" à reforma. Mas não será a reforma uma recompensa para quem trabalhou ( e descontou ) !?!
É imoral : que objectivo tem nos descontos , senão uma reforma destas ?! É maluquinho ?! é inocente !? Ou sabe que o tacho de Deputado dá pra tirar uma asinha para estes descontos , com o intuito de vir depois a receber um batelão ? De se aproveitar de certas "legalidades" ? Ele tem culpa disto ? Não ! Se a Lei obriga , ele cumpre. Não trabalhou ...mas descontou .
Pode ser legal, mas é uma falta de vergonha e uma imoralidade . Tal como as prescrições de crimes que vão acontecer nas Casas Pias e outras "legalidades" que permitem o clima de impunidade que , infelismente , temos no nosso país .
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
The Mechanic Escreveu:Pois , é muito dificil evitar abusos, seja no RSI , seja no que for .Como vamos fiscalizar eficazmente estas milhares de pessoas ?!? Não podemos ir vasculhar a vida de cada uma pessoalmente . Dito isto, há-de haver enquanto durar este RSI , muita gente a abusar e a consumir recursos que efectivamente, farão falta a outros .
É como os Abonos de Familia . Agora tem de se prestar contas do que se tem para o receber . As pessoas " acham muito mal , que andam a querer saber tudo o que a gente tem ", mas hão-de haver ai muitas histórias de gente que vive bem e recebe Abono de familia que nem precisa .
Reformas. A pessoa trabalhou , descontou, ganhou a sua reforma . Mas será justo haver quem receba duas e três e 4 reformas milionárias ?!
Veja-se o caso do Poeta-mas-não-é-parvo-candidato-à-Presidência...Segundo avança hoje o Correio da Manhã, 68 ex-deputados pediram à Assembleia da República a atribuição da subvenção vitalícia e do subsídio de reintegração. Entre eles, segundo dados fornecidos pelo próprio Parlamento ao jornal, encontra-se Manuel Alegre.
Como explica o Correio da Manhã, ao pedir a subvenção vitalícia, Manuel Alegre passa a receber duas pensões do Estado. A receber uma reforma de 3219 euros como aposentado da RDP, Manuel Alegre irá receber agora uma subvenção vitalícia superior a dois mil euros mensais.
Confrontado pelo Correio da Manhã acerca desse facto, Manuel Alegre afirmou: "Eu recebo aquilo a que tenho direito. A pensão como funcionário da RDP e a subvenção vitalícia a que qualquer deputado tem direito". As duas reformas em conjunto, adianta o CM, ascenderão a quase cinco mil euros por mês. Manuel Alegre considera que "tudo somado, agora recebo menos 500 euros do que recebia quando tinha um terço da pensão".
Com 34 anos de deputado, Manuel Alegre afirmou ainda ao Correio da Manhã que "Eu podia ter acumulado duas pensões a partir dos 65 anos (reformou-se da RDP com 70 anos) e prescindi disso".
Então o gajo trabalha 3 meses na RDP , há 25 anos atrá e agora tem direito a uma reforma de 3,219 Euros !?!? E ainda defende que é justo ?!!? E ainda quer mais um tacho de Presidente da Republica ?!!??!
Sabes que mais ?! Sinceramente , um gajo que tenta sacar 180 Euros de RSI ao Estado e aos contribuintes, porque é um miserável que vive à rasca e anda aflito pra pagar contas e meter comida à boca , eu acho mal, que roubar é roubar, mas consigo compreender e até, "deixar passar" . Agora, um gajo destes que vái bucar 3,219 Euros porque trabalhou (?!?!) uns meses no Estado ,alem de já receber mais uma "subvenção vitalicia" de mais 2,000 Euros ?!?!?!? Isso , não desculpo , acho um roubo descarado e uma falta de vergonha !! E agora ainda quer ser meu Presidente !!!
Isto de injustiças e abusos anda o país cheio. Infelismente . E pra sanar isso, não era em dois, nem em três dias.
Um abraço ,
The Mechanic
Boas!
Alguns esclarecimentos, quem recebe o ordenado minimo tem direito a um conjunto de apoios, não só a nivel do abono de familia, como não pagar um centimo nas creches do Estado, não pagar um centimo na alimentação dos filhos nas escolas e creches do Estado, livros e muitas outras coisas relacionadas com o apoio às crianças.
É verdade que existe muitos abusos, tenho alguns no meu circulo de amigos, pessoas que recebem o ordenado minimo e o restante por fora, mas tem 2 casas, 2 carros, fazem férias no estrangeiro, etc....claro que estas pessoas quando se reformarem tem uma reforma baixa e em termos de estatistica vão fazer parte do grupo de pobres, mesmo não o sendo.
Por isso concordo com os procedimentos actuais para ter acesso ás prestações sociais.
Já agora um reparo sobre esta frase tua:
Agora, um gajo destes que vái bucar 3,219 Euros porque trabalhou (?!?!) uns meses no Estado
Há uns meses passou um topico sobre a reforma do Alegre onde ficou provado que isto era falso, inclusivé o CM foi condenado a pagar uma indemnização ao Alegre por difamação, até colocaste comentários nesse topico. Presumo que o teu lapso de memória se deva ao teu estado gripal...

Já agora sobre a questão da acumulação de reformas, com a qual eu discordo, é comum a todos os politicos que exerceram funções no Estado e não só, por exemplo o Cavaco Silva recebe 3 reformas, Banco de Portugal, Universidade Nova de Lisboa e 1º ministro e provavelmente receberá mais uma no fim de ser presidente da republica...(está já sou eu a especular...

Um abraço,
Alexandre Santos
AutoMech Escreveu:moppie85 Escreveu:AutoMech Escreveu:Já agora, tens opinião formada sobre como evitar abusos no RSI sem prejudicar quem precisa ?
Pô-los a trabalhar... tal como aos desempregados...
Eu também defendo isso e é que o que tenho estado a discutir com o Mechanic. Mas ele levantou alguns pontos muito relevantes.
Há de facto pessoas que precisam (e muito) do RSI mas que podem não ter condições de trabalhar. O Mechanic até deu um exemplo que não é nada raro porque o estado é incapaz de proporcionar creches publicas a toda a gente, nalguma zonas do país.
Não é fácil resolver isto sem causar injustiças...
Que as façam ir a uma Junta Médica.
Se um FP faltar estando doente mais de 30 dias, aparece logo a cartinha para a junta da ADSE.
- Registado: 15/4/2008 14:12
Não percebo a utilidade do rendimento mínimo.
Quando se tem algum tipo de incapacidade vive-se essencialmente de uma pensão de invalidez.
Quando se perde o emprego é nos dado um subsidio temporário para que possamos refazer a vida. Podemos arranjar um novo emprego, empreender em qualquer área, emigrar... Findo esse período não vejo porque o Estado ainda deve ser responsável por nos embalar o berço.
In God we trust, all others bring data.
The Mechanic Escreveu:É como os Abonos de Familia . Agora tem de se prestar contas do que se tem para o receber . As pessoas " acham muito mal , que andam a querer saber tudo o que a gente tem ", mas hão-de haver ai muitas histórias de gente que vive bem e recebe Abono de familia que nem precisa .
Pois, isso é uma anedota. O típico tuga. O estado tem de pagar e calar.
Quanto ao Alegre nem vou comentar porque o CdB não permite palavrões...
É inacreditável o tipo de justificações que conseguem encontrar...
moppie85 Escreveu:AutoMech Escreveu:Já agora, tens opinião formada sobre como evitar abusos no RSI sem prejudicar quem precisa ?
Pô-los a trabalhar... tal como aos desempregados...
Eu também defendo isso e é que o que tenho estado a discutir com o Mechanic. Mas ele levantou alguns pontos muito relevantes.
Há de facto pessoas que precisam (e muito) do RSI mas que podem não ter condições de trabalhar. O Mechanic até deu um exemplo que não é nada raro porque o estado é incapaz de proporcionar creches publicas a toda a gente, nalguma zonas do país.
Não é fácil resolver isto sem causar injustiças...
Pois , é muito dificil evitar abusos, seja no RSI , seja no que for .Como vamos fiscalizar eficazmente estas milhares de pessoas ?!? Não podemos ir vasculhar a vida de cada uma pessoalmente . Dito isto, há-de haver enquanto durar este RSI , muita gente a abusar e a consumir recursos que efectivamente, farão falta a outros .
É como os Abonos de Familia . Agora tem de se prestar contas do que se tem para o receber . As pessoas " acham muito mal , que andam a querer saber tudo o que a gente tem ", mas hão-de haver ai muitas histórias de gente que vive bem e recebe Abono de familia que nem precisa .
Reformas. A pessoa trabalhou , descontou, ganhou a sua reforma . Mas será justo haver quem receba duas e três e 4 reformas milionárias ?!
Veja-se o caso do Poeta-mas-não-é-parvo-candidato-à-Presidência...
Então o gajo trabalha 3 meses na RDP , há 25 anos atrá e agora tem direito a uma reforma de 3,219 Euros !?!? E ainda defende que é justo ?!!? E ainda quer mais um tacho de Presidente da Republica ?!!??!
Sabes que mais ?! Sinceramente , um gajo que tenta sacar 180 Euros de RSI ao Estado e aos contribuintes, porque é um miserável que vive à rasca e anda aflito pra pagar contas e meter comida à boca , eu acho mal, que roubar é roubar, mas consigo compreender e até, "deixar passar" . Agora, um gajo destes que vái bucar 3,219 Euros porque trabalhou (?!?!) uns meses no Estado ,alem de já receber mais uma "subvenção vitalicia" de mais 2,000 Euros ?!?!?!? Isso , não desculpo , acho um roubo descarado e uma falta de vergonha !! E agora ainda quer ser meu Presidente !!!
Isto de injustiças e abusos anda o país cheio. Infelismente . E pra sanar isso, não era em dois, nem em três dias.
Um abraço ,
The Mechanic
Veja-se o caso do Poeta-mas-não-é-parvo-candidato-à-Presidência...
Segundo avança hoje o Correio da Manhã, 68 ex-deputados pediram à Assembleia da República a atribuição da subvenção vitalícia e do subsídio de reintegração. Entre eles, segundo dados fornecidos pelo próprio Parlamento ao jornal, encontra-se Manuel Alegre.
Como explica o Correio da Manhã, ao pedir a subvenção vitalícia, Manuel Alegre passa a receber duas pensões do Estado. A receber uma reforma de 3219 euros como aposentado da RDP, Manuel Alegre irá receber agora uma subvenção vitalícia superior a dois mil euros mensais.
Confrontado pelo Correio da Manhã acerca desse facto, Manuel Alegre afirmou: "Eu recebo aquilo a que tenho direito. A pensão como funcionário da RDP e a subvenção vitalícia a que qualquer deputado tem direito". As duas reformas em conjunto, adianta o CM, ascenderão a quase cinco mil euros por mês. Manuel Alegre considera que "tudo somado, agora recebo menos 500 euros do que recebia quando tinha um terço da pensão".
Com 34 anos de deputado, Manuel Alegre afirmou ainda ao Correio da Manhã que "Eu podia ter acumulado duas pensões a partir dos 65 anos (reformou-se da RDP com 70 anos) e prescindi disso".
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
The Mechanic Escreveu:Ex. aqui da Jambina : " Bom, se eu tiver de fazer trabalho comunitário , não tenho onde deixar os meus 3 filhos . Se me recusar , cortam-me o Subsidio e deixo de ter pra lhes dar de comer . Se me sujeitar , tenho de os deixar sozinhos em casa , o que pode dar mau resultado visto serem todos menores de 9 anos . Não tenho vaga nas creches , nem familiares perto que possam ficar com eles . Se o pai ficar em casa , ficamos sem dinheiro para a renda da casa e já posso ir limpar matas e outras cenas para justificar o meu RSI ou até, com sorte , o Rendimento Minimo . "
Pois Mechanic, então provavelmente não há solução. Ou fechamos os olhos e mantemos isto sabendo que há quem o aproveite indevidamente ou acabamos com tudo e prejudicamos quem precisa.
Porque para esse exemplo há também o outro do feirante, que até faz uns trocos todos os meses, e que agradece o RSI para meter o gasóleo a caminho dos mercados que vai fazendo por esse país fora. Mas que, se o obrigassem ao trabalho comunitário, desistia logo porque feiras e trabalho comunitário são incompatíveis.
No exemplo que deste o problema está na falta de creches para os filhos que o estado não consegue solucionar.
Tem solução ? Até tinha, mas claro que era uma burocracia medonha, que é o habitual neste país.
Teríamos de estabelecer condições em que, se a pessoa tem filhos e o estado assume que não tem vaga para os miúdos, então a pessoa tem o RSI sem trabalhar.
Isto é impraticável. Faziamos o quê ? "Ahh e tal, tem de ir à creche buscar um papel a comprovar que não tem vaga, etc. etc. etc".
Era a excepção à excepção, mais um papel, mais um carimbo e não-sei-o-quê-mais.
Já agora, tens opinião formada sobre como evitar abusos no RSI sem prejudicar quem precisa ?
AutoMech
Ex. aqui da Jambina : " Bom, se eu tiver de fazer trabalho comunitário , não tenho onde deixar os meus 3 filhos . Se me recusar , cortam-me o Subsidio e deixo de ter pra lhes dar de comer . Se me sujeitar , tenho de os deixar sozinhos em casa , o que pode dar mau resultado visto serem todos menores de 9 anos . Não tenho vaga nas creches , nem familiares perto que possam ficar com eles . Se o pai ficar em casa , ficamos sem dinheiro para a renda da casa e já posso ir limpar matas e outras cenas para justificar o meu RSI ou até, com sorte , o Rendimento Minimo . "
Ed
Tou c`a gripalhada...apetece-me é canja e cama ...isso tolda-me o linguajar...
Um abraço ,
The Mechanic
Já que começamos esta troca de ideias era interessante conhecer o contra do trabalho comunitário.
Ex. aqui da Jambina : " Bom, se eu tiver de fazer trabalho comunitário , não tenho onde deixar os meus 3 filhos . Se me recusar , cortam-me o Subsidio e deixo de ter pra lhes dar de comer . Se me sujeitar , tenho de os deixar sozinhos em casa , o que pode dar mau resultado visto serem todos menores de 9 anos . Não tenho vaga nas creches , nem familiares perto que possam ficar com eles . Se o pai ficar em casa , ficamos sem dinheiro para a renda da casa e já posso ir limpar matas e outras cenas para justificar o meu RSI ou até, com sorte , o Rendimento Minimo . "
Ed
PS- Noto a falta daquela "linguagem incisiva" tão característica dos teus posts, o que tornaria muito mais gira esta troca de ideias.
Tou c`a gripalhada...apetece-me é canja e cama ...isso tolda-me o linguajar...

Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
The Mechanic Escreveu:EdA partir de 1 de Agosto de 2010
1. Calcula-se o valor do RSI, somando:
•Pelo Titular: € 189,52;
•Pelo segundo adulto e seguintes: € 132,66;
•Por cada criança ou jovem com menos de 18 anos: € 94,76;
Por exemplo, para uma família com três adultos e uma criança o valor do RSI será:
€ 189,52+ € 132,66+ €132,66+ € 94,76 = 549,60.
2. Calcula-se o total dos rendimentos de trabalho do agregado familiar no mês anterior à apresentação do pedido ou, se os rendimentos forem variáveis, a média dos rendimentos dos três meses imediatamente anteriores ao do pedido, somando :
•80% dos rendimentos de trabalho, depois de retiradas as contribuições para a Segurança Social;
•100% dos rendimentos sem contribuições para a Segurança Social.
Nota: Se um dos membros do agregado familiar ou o titular desempregados começarem a trabalhar depois de ser atribuída a prestação do RSI, durante o primeiro ano, apenas são considerados 50% dos rendimentos de trabalho, depois de retiradas as contribuições para a Segurança Social.
Para o cálculo dos 50% ou 80% dos rendimentos são considerados os duodécimos do Subsídio de Natal e de Férias, isto é, contabilizado mensalmente como rendimento de trabalho o valor correspondente a 1/12 que o elemento do agregado familiar receberá de Subsídios de Natal e Férias.
3. O total dos rendimentos da família do mês anterior à apresentação do requerimento é obtido através da seguinte cálculo:
Aos rendimentos de trabalho de cada elemento do agregado familiar, somam-se os rendimentos provenientes de pensões, prestações sociais, rendimentos de capitais, rendimentos prediais, bolsas de estudo e formação e apoios públicos à habitação, entre outros.
4. Para encontrar o valor da prestação, subtrai-se o total dos rendimentos da família ao valor do RSI.
Se o valor máximo do RSI em função da composição do agregado familiar corresponder a € 549,60 e o rendimento mensal da família for igual a € 420,00, a prestação será igual a:
€ 549,60 - € 420 = € 129,60.
Eu não sei como essa pessoa consegue um RSI de 700 Euros nesta condições, mas acho muito esquisito , sendo só 1 Adulto e 2 crianças . Como se vê pela forma de calculo do RSI ,não vejo mesmo como chega ela a esse valor .
Mas tudo bem, se calhar chega mesmo e aproveita-se mesmo .Naturalmente , a gente sabe que os abusos ocorrem em todo o lado .
The Mechanic
The Mechanic, a situação que conheço foi-me relatada por um familiar de ambas que trabalha comigo e tem alguns meses, pelo que actualmente (depois da lei de agosto) e segundo os valores que apresentas daria cerca de 500€. De qualquer forma e estando a "vender o peixe que me venderam" o valor não deveria andar muito longe do que me referiram. Mas penso que existiriam à data outras ajudas (apoio à habitação etc.)que actualmente foram retiradas tal como é referido em:
•Deixam de existir os apoios para compensar despesas de habitação, a majoração por maternidade e primeiro ano de vida, os apoios especiais nos casos de pessoas portadoras de deficiencia fisica ou mental profundas, doença crónica, grande dependência, bem como os apoios complementares no âmbito dos acordos de inserção.
in:
http://www1.seg-social.pt/left.asp?03.06.06
Cumps
PS- Noto a falta daquela "linguagem incisiva" tão característica dos teus posts, o que tornaria muito mais gira esta troca de ideias.

- Registado: 21/3/2003 18:01
AutoMech Escreveu:pocoyo Escreveu:
O que te queria dizer é que se se consegue viver sem trabalhar, a maior parte das pessoas não trabalham.
Depende do nível de vida com que te contentes mas na minha opinião RSI (sem outro rendimento) ninguém tem uma vida digna. Limita-se a tentar sobreviver, aliás à semelhança de quem ganha o salário mínimo (e até acima disso).
Sim, por isso é que alguns ficam até conseguirem outros voos, enquanto que outros tornam-se profissionais do RSI.
pocoyo Escreveu:
O que te queria dizer é que se se consegue viver sem trabalhar, a maior parte das pessoas não trabalham.
Depende do nível de vida com que te contentes mas na minha opinião RSI (sem outro rendimento) ninguém tem uma vida digna. Limita-se a tentar sobreviver, aliás à semelhança de quem ganha o salário mínimo (e até acima disso).
pocoyo Escreveu:A tua ideia de trabalho comunitário é de dificil aplicação.
Isso é porque burocratizamos demais. Os condenados que são sujeitos a trabalho comunitário fazem-no (não sei em que circunstancias). É uma questão de ir aprender onde já se faça em condições. Temos o velho hábito de querer inventar a roda.
Re: (oficialmente)
Pois 348.000 porque quem auferir nem que seja mais 5 euros que o salário minimo ja não entra nos números. Tenho vários familiares cujo salário base é de 500,00 Euros, estes já são então considerados bem pagos porque estão acima da salário minímo, já não entram nas estatiscas.OLDMAN Escreveu:bboniek00 Escreveu:o numero de trabalhadores a receber o SMN ee de 348.000.
Ora isto daa 2.74 Euros * 348.000 = 953.520 Euros por hora, isto fora encargos sociais... quer dizer, nao admira que o paiis nao seja competitivo. Com esta canalha a ganhar aa tripa-forra,...
![]()
![]()
presumo que, em coerência, ganhes menos...
vai lá vai....
- Registado: 2/5/2010 8:58
The Mechanic Escreveu:
E dos poucos que conseguem arranjá-lo , alguns, como o Ed mencionou , se calhar, perdem o direito aos filhos irem para Creche publica ; e depois, são mais 300 euros para por 2 filhos na creche ( e estou a por a coisa baixinho )e depois , o gajo fica com um saldo negativo de 100 Euros mês ; ou ganha o mesmo e leva os filhos para as obras ou para a fabrica ou para onde quer que trabalhe .
Por isso é que eu tive o cuidado de dizer "por um nível de vida igual" e não com a mesma remuneração Mechanic. O exemplo do Ed foi, aliás, nesse sentido.
The Mechanic Escreveu:A ideia de por as pessoa que recebem RSI a trabalhar é boa . Mas também podia pegar numa serie de coisas para dizer que não é assim tão boa quanto isso .
Já que começamos esta troca de ideias era interessante conhecer o contra do trabalho comunitário.
The Mechanic Escreveu:Isto não dá pra ser perfeito .
Nisso concordo contigo. Há-de haver sempre gente a subverter o sistema e nunca se vai atingir a perfeição. Mas acabar com o RSI acho que era um erro (aqui penso que estamos de acordo).
The Mechanic Escreveu:Falar é bonito, mas palavras leva-as o vento .
Pois Mechanic, mais que isso...
Embora não seja relacionado com o concelho de Sintra é curioso que de vez em quando vamos ouvindo noticias como esta:
Três mil empregos sem candidatos
Entre Janeiro de 2009 e Abril de 2010 ficaram por preencher 3078 ofertas de emprego no Vale do Sousa e Tâmega, região que tem mais de 32 mil desempregados e uma taxa de crescimento do desemprego superior à média nacional.
Deve depender dos concelhos e das qualificações...
E aqui também está um artigo interessante:
http://www.hamletb2b.com/2010/09/por-qu ... -resposta/
Ed
Eu não sei como essa pessoa consegue um RSI de 700 Euros nesta condições, mas acho muito esquisito , sendo só 1 Adulto e 2 crianças . Como se vê pela forma de calculo do RSI ,não vejo mesmo como chega ela a esse valor .
Mas tudo bem, se calhar chega mesmo e aproveita-se mesmo .Naturalmente , a gente sabe que os abusos ocorrem em todo o lado .
AutoMech
sim, sim...tu tens dois filhos, vives só com eles ...váis ganhar 450 Euros , 250 Euros para o barraco e 200 para o passe social, alimentação , agua,luz e gaz e uma roupita 3 vezes por ano , quando podes ganhar 700 Euros ?!
Ok.
Eu estou plenamente de acordo que haja gente que se aproveita ! Mas há muita gente que não . Só que simplesmente, não tem emprego . E não conseguem arranjá-lo . Não por preguiça, mas porque não há .
Mas lá está a questão essencial ...!! Não se trata de preferir !...não há trabalho !
E dos poucos que conseguem arranjá-lo , alguns, como o Ed mencionou , se calhar, perdem o direito aos filhos irem para Creche publica ; e depois, são mais 300 euros para por 2 filhos na creche ( e estou a por a coisa baixinho )e depois , o gajo fica com um saldo negativo de 100 Euros mês ; ou ganha o mesmo e leva os filhos para as obras ou para a fabrica ou para onde quer que trabalhe .
A coisa é muito complexa para simplificar e resumir a " quem ganha RSI está a ser incentivado à preguiça" .
É como em tudo , há muita gente que abusa, mas há muita gente que depende da Solidariedade Social pra sobreviver.
A ideia de por as pessoa que recebem RSI a trabalhar é boa . Mas tambem podia pegar numa serie de coisas para dizer que não é assim tão boa quanto isso .
Que se faz então ?! Acaba-se com o RSI !? Se calhar é uma solução . Como acabar com muitas reformas . Ou muitos Abonos de Familia . Ou com os Subsidios de Desemprego . Ou com a Segurança Social .
Só que de certeza que depois haveriam outros problemas . Há sempre . Isto não dá pra ser perfeito .
Já sabia que ia sair algo do genero aqui, por isso perguntei por ofertas efectivas ! Meu amigo, fartos de ir ao Centro de emprego, já eles estão !! Concorrem aos que tem habilitações , aos que não tem e ainda mais ! Só que , junto com eles , estão mais 60.000 pessoas no Conselho que tambem fazem o mesmo ...e 64 empregos, não dá pra 60, 000 pessoas , nem pra 20,000 , nem pra 1,000 , nem pra 100 . Isso do Site é bonito, mas eles já concorrem a Sintra , Lisboa, Cascais , Oeiras e ao que for . Quanto mais se alarga o leque de procura , mais se alarga o numero de pessoas que tambem querem esses empregos !
De acordo com o Site, estão 7,000 ofertas de emprego e de acordo com as entidades responsaveis , estão mais de 500,000 pessoas à procura de emprego...vá...desconta ai 250, 000 "preguiçosos " . Ainda tens 250,000 pessoas para 7,000 empregos . Estas pessoas não precisam e sorte , precisam é de emprego .
Falar é bonito, mas palavras leva-as o vento .
Um abraço ,
The Mechanic
A partir de 1 de Agosto de 2010
1. Calcula-se o valor do RSI, somando:
•Pelo Titular: € 189,52;
•Pelo segundo adulto e seguintes: € 132,66;
•Por cada criança ou jovem com menos de 18 anos: € 94,76;
Por exemplo, para uma família com três adultos e uma criança o valor do RSI será:
€ 189,52+ € 132,66+ €132,66+ € 94,76 = 549,60.
2. Calcula-se o total dos rendimentos de trabalho do agregado familiar no mês anterior à apresentação do pedido ou, se os rendimentos forem variáveis, a média dos rendimentos dos três meses imediatamente anteriores ao do pedido, somando :
•80% dos rendimentos de trabalho, depois de retiradas as contribuições para a Segurança Social;
•100% dos rendimentos sem contribuições para a Segurança Social.
Nota: Se um dos membros do agregado familiar ou o titular desempregados começarem a trabalhar depois de ser atribuída a prestação do RSI, durante o primeiro ano, apenas são considerados 50% dos rendimentos de trabalho, depois de retiradas as contribuições para a Segurança Social.
Para o cálculo dos 50% ou 80% dos rendimentos são considerados os duodécimos do Subsídio de Natal e de Férias, isto é, contabilizado mensalmente como rendimento de trabalho o valor correspondente a 1/12 que o elemento do agregado familiar receberá de Subsídios de Natal e Férias.
3. O total dos rendimentos da família do mês anterior à apresentação do requerimento é obtido através da seguinte cálculo:
Aos rendimentos de trabalho de cada elemento do agregado familiar, somam-se os rendimentos provenientes de pensões, prestações sociais, rendimentos de capitais, rendimentos prediais, bolsas de estudo e formação e apoios públicos à habitação, entre outros.
4. Para encontrar o valor da prestação, subtrai-se o total dos rendimentos da família ao valor do RSI.
Se o valor máximo do RSI em função da composição do agregado familiar corresponder a € 549,60 e o rendimento mensal da família for igual a € 420,00, a prestação será igual a:
€ 549,60 - € 420 = € 129,60.
AutoMech
Ora isto para mim é uma forma de incentivo (por parte do estado) à preguiça ou dizendo de uma forma mais diplomática e politica, um grande desincentivo para que a pessoa vá procurar trabalho.
Podes dizer que ninguém vai trabalhar por apenas mais um 50 cêntimos por hora (ou mesmo zero a mais por hora).
sim, sim...tu tens dois filhos, vives só com eles ...váis ganhar 450 Euros , 250 Euros para o barraco e 200 para o passe social, alimentação , agua,luz e gaz e uma roupita 3 vezes por ano , quando podes ganhar 700 Euros ?!
Ok.
Eu estou plenamente de acordo que haja gente que se aproveita ! Mas há muita gente que não . Só que simplesmente, não tem emprego . E não conseguem arranjá-lo . Não por preguiça, mas porque não há .
OK, mas isso para mim é uma forma de preguiça porque alguém que prefere ficar em casa do que ir trabalhar por um nível de vida igual ignora e abdica da possibilidade de evoluir no trabalho (e consequentemente a remunerações futuras superiores do que o RSI).
Eu já escrevi aqui várias vezes no forum que defendo o RSI (acho uma prestação essencial), mas desde que a pessoa preste serviço comunitário. E isso estou convencido que eliminara muitos dos problemas do RSI e a sua má conotação, deixando-o para quem verdadeiramente precisa.
Mas lá está a questão essencial ...!! Não se trata de preferir !...não há trabalho !
A coisa é muito complexa para simplificar e resumir a " quem ganha RSI está a ser incentivado à preguiça" .
É como em tudo , há muita gente que abusa, mas há muita gente que depende da Solidariedade Social pra sobreviver.
A ideia de por as pessoa que recebem RSI a trabalhar é boa . Mas tambem podia pegar numa serie de coisas para dizer que não é assim tão boa quanto isso .
Que se faz então ?! Acaba-se com o RSI !? Se calhar é uma solução . Como acabar com muitas reformas . Ou muitos Abonos de Familia . Ou com os Subsidios de Desemprego . Ou com a Segurança Social .
Só que de certeza que depois haveriam outros problemas . Há sempre . Isto não dá pra ser perfeito .
Quanto às pessoas que conheces, eu sugiro ir a http://www.netemprego.gov.pt/IEFP/pesqu ... toSearch=p
No concelho de Sintra há 64 ofertas de emprego. Pode ser que alguma interesse, dependendo das qualificações delas. Eu acho que é desesperante alguém estar desempregado, querer trabalhar e não conseguir. Boa sorte para elas.
Já sabia que ia sair algo do genero aqui, por isso perguntei por ofertas efectivas ! Meu amigo, fartos de ir ao Centro de emprego, já eles estão !! Concorrem aos que tem habilitações , aos que não tem e ainda mais ! Só que , junto com eles , estão mais 60.000 pessoas no Conselho que tambem fazem o mesmo ...e 64 empregos, não dá pra 60, 000 pessoas , nem pra 20,000 , nem pra 1,000 , nem pra 100 . Isso do Site é bonito, mas eles já concorrem a Sintra , Lisboa, Cascais , Oeiras e ao que for . Quanto mais se alarga o leque de procura , mais se alarga o numero de pessoas que tambem querem esses empregos !
De acordo com o Site, estão 7,000 ofertas de emprego e de acordo com as entidades responsaveis , estão mais de 500,000 pessoas à procura de emprego...vá...desconta ai 250, 000 "preguiçosos " . Ainda tens 250,000 pessoas para 7,000 empregos . Estas pessoas não precisam e sorte , precisam é de emprego .
Falar é bonito, mas palavras leva-as o vento .
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
pocoyo Escreveu:tugatuga11 Escreveu:pocoyo Escreveu:
Esse é o problema do RSI. Como inverter isso?
Um RSI superior a 50 é sinal que existe mais força compradora que vendedora.
Vocês estão imparáveis.![]()
Acho que está acima de 50€, é por isso que há tanto interessado.
O problema é que subiu demasiado, ficou sobreaquecido e agora vai ser o descalabro

- Registado: 5/11/2002 12:21
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 105 visitantes