Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Todas as medidas de Austeridade para 2010-2011

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 30/9/2010 11:10

Muffin Escreveu:Elias, parece-me curto extrapolar com base em dois meses pois existem demasiados factores a considerar, que não apenas o Iva.

Intuitivamente terá realmente impacto sobre o consumo

Totalmente de acordo.

Mas a nossa intuição nem sempre encontra correspondência na realidade.

Muffin Escreveu:(ou então poder-se-ia aumentar o IVA indiscriminadamente sem afectar o consumo).

Se calhar até podes. O consumo pode não diminuir, e simplesmente transferir-se para a economia paralela. :twisted:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pantone » 30/9/2010 11:00

Elias Escreveu:
hmaavv Escreveu:As medidas para aumento da receita como o aumento do Iva vai traduzir-se numa retracção do consumo

Toda a gente parece achar que o consumo vai retrair, eu devo ser o único por aqui que acha que não. Penso que a ideia de que "soba o IVA baixa o consumo" é uma ideia feita que não encontra correspondência na realidade.

E dou exemplos: este ano em Julho o IVA aumentou de 20 para 21% e o que aconteceu ao consumo em Julho? Aumentou 2,1% em relação a Julho do ano passado e em Agosto também aumentou 1,5% face a idêntico mês de 2009.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html

Elias, parece-me curto extrapolar com base em dois meses pois existem demasiados factores a considerar, que não apenas o Iva.

Intuitivamente terá realmente impacto sobre o consumo (ou então poder-se-ia aumentar o IVA indiscriminadamente sem afectar o consumo).

Deverá haver algum estudo sobre a elasticidade do IVA sobre os diversos agregados da despesa/receita, mas não tenho conhecimento.

Registado: 4/1/2004 22:32

!

por bboniek33 » 30/9/2010 10:56

O consumo soo nao retrairaa se os portugueses ainda forem mais estuupidos do que eu imaginava.

Mas... nesta repuublica jaa vimos de tudo... :roll:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por mais_um » 30/9/2010 10:56

Nyk Escreveu:Agora já percebi porque a maioria se quer reformar mais cedo, ganham mais a dormir que a trabalhar.

Se juntares que os FP reformava-se com valores a 100%, juntando o subsidio de ferias e de natal para o calculo do valor mensal e depois ainda lhes deram mais 2 meses, férias e natal. Como tu julgas que a 2ª maioria do cavaco foi ganha?.... :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Re: cortes nos vencimentos...

por Elias » 30/9/2010 10:52

jlpa Escreveu:até 2000 euros será um corte de 3.5%.......
agora a minha pergunta? vencimentos líquidos ou ilíquidos?

presumo que seja ilíquidos (vencimento líquido não é uma figura oficial)

cortes nos vencimentos...

por jlpa » 30/9/2010 10:50

até 2000 euros será um corte de 3.5%.......
agora a minha pergunta? vencimentos líquidos ou ilíquidos?

Registado: 31/7/2006 21:23

por TinyTino » 30/9/2010 10:43

PequenoInvest Escreveu:
Garfield Escreveu:Este ano somos salvos pelo Fundo de Pensões da PT.

Para o ano seremos salvos pelo fundo de pensões dos bancos.

Salvos? Eu acho que os "colegas" não estão a entender bem o que se está a passar. O fundo de Pensões da PT ou do BCP passar para o Estado é um negócio altamente ruinoso para este último. Porque vem o Fundo e vêm também as responsabilidades por pagar pensões futuras. Actualmente os responsáveis por as pagar são os accionistas das respectivas empresas. De futuro será o Estado. Isto é péssimo em primeiro lugar para os contribuintes e em segundo para os pensionistas actuais e futuros da PT. Mal comparado isto é como vender uma casa por 100.000 € para depois começar a pagar renda anual de 10.000€ durante 30 anos. Isto é novamente empurrar os problemas com a barriga. Smos nós que também vamos pagar este disparate, não é nem o Sócrates nem o Teixeira dos Santos.

Registado: 29/11/2007 13:53

por fatimafaria » 30/9/2010 9:39

Esto contente e aliviada,e no fundo parece que o Js andou por aqui a ler os post do cadeirão, é que quase tudo o que fez foi sugerido aqui algumas coisas com valores exatamente iguais aos propostos.
Quanto ao PSD espero e quase não tenho dúvidas de que vai aprovar este orçamento

Registado: 2/5/2010 8:58

por PPalma » 30/9/2010 8:05

Elias disse:

Elias Escreveu:
hmaavv Escreveu:As medidas para aumento da receita como o aumento do Iva vai traduzir-se numa retracção do consumo

Toda a gente parece achar que o consumo vai retrair, eu devo ser o único por aqui que acha que não. Penso que a ideia de que "soba o IVA baixa o consumo" é uma ideia feita que não encontra correspondência na realidade.

E dou exemplos: este ano em Julho o IVA aumentou de 20 para 21% e o que aconteceu ao consumo em Julho? Aumentou 2,1% em relação a Julho do ano passado e em Agosto também aumentou 1,5% face a idêntico mês de 2009.

Em certa medida estou de acordo com o Elias. Mas acredito que desta vez o consumo não subirá, mas deve manter-se.

O problema de muitas empresas que se deverá agravar será o da cobrança de dividas. Muitas micro e pequenas empresas deixaram-se levar pelos Bancos e pelo consumismo entre 2005 e 2008, e realizaram investimentos não produtivos com recurso a empréstimos com a crença que a facturação não iria baixar.

A partir do momento que a facturação baixou e os juros subiram, deixaram de poder pagar, isso desencadeou a tal reacção em cadeia que está a prejudicar em muito o mercado.

Convém lembrar que estas medidas são apenas propostas e agora falta ver as que de facto irão ser aprovadas no parlamento.

Registado: 8/12/2009 21:29

por Nyk » 30/9/2010 7:43

Agora já percebi porque a maioria se quer reformar mais cedo, ganham mais a dormir que a trabalhar.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

???

por jrnabolsa » 30/9/2010 7:42

Lion, Será que quis dizer que os vencimentos a partir de 2000€ deviam pagar 50% de IRS? Sobram 1000, mais uma fatia para a segurança social...vive-se bem com menos de 1000@? ...cumpts
Editado pela última vez por jrnabolsa em 30/9/2010 7:49, num total de 3 vezes.

Registado: 4/1/2010 15:57

por Nyk » 30/9/2010 7:33

MarcoAntonio Escreveu:
gratuito Escreveu:Nyk, os reformados recebem menos do que quando estavam no activo e talvez por isso o IRS era mais baixo. No entanto, a medida anunciada "6. Convergência da tributação dos rendimentos da categoria H com regime de tributação da categoria A" vai agravar o IRS de todos os reformados. Talvez esta medida seja mais grave do que lhes tirarem 5%. Muitos negociaram a reforma sabendo que a tributação da categoria H era inferior e agora vão ficar defraudados, ainda a agravante que não têm poder reivindicativo, fazer greve só se for da fome.

Hã, eu não tinha reparado na Categoria H (que confesso que nem sabia que era a denominação da categoria dos reformados/pensionistas/etc).

Pelo que estive a ver, resulta na prática e na generalidade dos casos num corte de 3%...

Francamente, parece-me bem. Acho até que é "o mínimo" que se pode fazer neste ponto em particular, na conjuntura geral e no conjunto das várias medidas.

Deixa lá ver se entendi, quer dizer que antigamente, um reformado que tive-se um rendimento anual de 20.000€ pagava menos do que um trabalhador com o mesmo rendimento?!!!
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por moppie85 » 30/9/2010 5:40

Lion_Heart Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Cortes de salarios deviam ser maiores. isso de entre 3,5% e 10% é muito subjectivo.Mais, parece que existe MUITA gente a receber acima de 1.500 eur na f. publica para a medida ter este impacto.

Os cortes são progressivos a começar em 3.5% a partir dos 1500 euros e a chegar aos 10% para os valores mais elevados.

A estimativa que dão é de um corte de 5% sobre toda a massa salarial.

Parece-me bem (e muito dentro do que tenho vindo a defender, por sinal). Curiosamente eu até dei o valor de 1500 euros como valor a partir do qual se cortaria (será que me ouviram?).
:mrgreen:

Se calhar , mas podiam ter ido um pouco mais. Se era para fazer uma reforma faziam de uma vez ou sera que estao a espera de um PEC IV?

MarcoAntonio Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Aos f. publicos que querem fazer greve eu proponho uma manifestação contra. Ja chega !

Como o corte é apresentado (o seu formato) e dada a conjuntura, acho que os protestos não fazem sentido. Claro que os Sindicatos vão forçar a nota e os afectos (ou uma parte deles) vão refilar...

Sem razão, na minha opinião!

Aproveito os dados que tinhas no outro post e digo:

Eu em tres anos no privado fui aumentado 0! Anos 2004 a 2007. E como eu muita gente nao e aumentada!

Ja aqui disse que se as centrais sindicais querem ser respeitadas por mim, que criem empresas e apliquem o que apregoam: eu sou o 1º trabalhador a inscrever-me! Quero tudo a que tenho direito segundo eles!

"Os sindicatos da função pública relembram que a actualização salarial (real) penalizou o poder de compra destes trabalhadores entre 2000 e 2008. A variação real dos salários do sector privado tem sido mais favorável ano após ano desde 1997, pelo menos."

http://www.ionline.pt/conteudo/67736-go ... ao-publica

Registado: 15/4/2008 14:12

por Lion_Heart » 30/9/2010 0:37

MarcoAntonio Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Cortes de salarios deviam ser maiores. isso de entre 3,5% e 10% é muito subjectivo.Mais, parece que existe MUITA gente a receber acima de 1.500 eur na f. publica para a medida ter este impacto.

Os cortes são progressivos a começar em 3.5% a partir dos 1500 euros e a chegar aos 10% para os valores mais elevados.

Parece-me bem (e muito dentro do que tenho vindo a defender, por sinal). Curiosamente eu até dei o valor de 1500 euros como valor a partir do qual se cortaria (será que me ouviram?).

Se calhar , mas podiam ter ido um pouco mais. Se era para fazer uma reforma faziam de uma vez ou sera que estao a espera de um PEC IV?

MarcoAntonio Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Aos f. publicos que querem fazer greve eu proponho uma manifestação contra. Ja chega !

Como o corte é apresentado (o seu formato) e dada a conjuntura, acho que os protestos não fazem sentido. Claro que os Sindicatos vão forçar a nota e os afectos (ou uma parte deles) vão refilar...

Aproveito os dados que tinhas no outro post e digo:

Eu em tres anos no privado fui aumentado 0! Anos 2004 a 2007. E como eu muita gente nao e aumentada!

Ja aqui disse que se as centrais sindicais querem ser respeitadas por mim, que criem empresas e apliquem o que apregoam: eu sou o 1º trabalhador a inscrever-me! Quero tudo a que tenho direito segundo eles!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MarcoAntonio » 30/9/2010 0:28

Lion_Heart Escreveu:

Lion_Heart Escreveu:

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/9/2010 0:40, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Lion_Heart » 30/9/2010 0:21

Para o que foi apresentado hoje tenho duas palavras: medo , medo!

O medo de nao terem crédito la fora .

E de certeza um telefonema da Angela pelo meio.

Quanto as medidas:

Reformas e pensões : Deviam ter cortado com um IRS especial de pelo menos 50% em valores acima de 2.000€.
Com 2.000€ conseguimos viver muito bem neste País.

O resto das medidas parecem adequadas.

Engraçado é o fundo de pensoes da PT .

Para finalizar a banca devia começar a investir com prioridade maxima nas empresas e deixar as familias e o estado. Nao e a pagar 8% de spread que se chega a algum lado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MarcoAntonio » 30/9/2010 0:15

O resumo do PSG:

<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/8EH2j5W7ZKZ3FJuaaQQQ/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="349" allowFullScreen="true"></embed>
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Re: Todas as medidas de Austeridade para 2010-2011

por matos_1 » 30/9/2010 0:10

Vejo aqui um pouco de tudo, mais impostos para a esquerda e cortes significativos para a direita. Finalmente fizeram o seu trabalho de caso e parece que estão a dar alguns rabuçados à todos os quadrantes politicos.

Acham que estás medidas são negociáveis?
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por MarcoAntonio » 30/9/2010 0:03

gratuito Escreveu:Nyk, os reformados recebem menos do que quando estavam no activo e talvez por isso o IRS era mais baixo. No entanto, a medida anunciada "6. Convergência da tributação dos rendimentos da categoria H com regime de tributação da categoria A" vai agravar o IRS de todos os reformados. Talvez esta medida seja mais grave do que lhes tirarem 5%. Muitos negociaram a reforma sabendo que a tributação da categoria H era inferior e agora vão ficar defraudados, ainda a agravante que não têm poder reivindicativo, fazer greve só se for da fome.

Hã, eu não tinha reparado na Categoria H (que confesso que nem sabia que era a denominação da categoria dos reformados/pensionistas/etc).

Pelo que estive a ver, resulta na prática e na generalidade dos casos num corte de 3%...

Francamente, parece-me bem. Acho até que é "o mínimo" que se pode fazer neste ponto em particular, na conjuntura geral e no conjunto das várias medidas.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/9/2010 0:14, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Re: Todas as medidas de Austeridade para 2010-2011

por alexandre7ias » 29/9/2010 23:58

Gtony84 Escreveu:Aumento de impostos e corte nos salários da função pública estão confirmados. O subsídio de Natal sobreviveu.

REDUÇÃO DA DESPESA

1. Congelamento do investimento até ao final do ano (já em 2010)

2. Corte de 5% dos salários da Função Pública

3. Redução da despesa com ajudas de custo, horas extraordinárias e acumulação de funções, bem como impossibilitar a acumulação de salários públicos com pensões (já em 2010)

4. Congelamento das pensões durante o ano de 2011

5. Redução em 20% com o Rendimento Social de Inserção

6. Redução da despesa com indemenizaçoes compensatórias e subsídos às empresas

7. Congelamento de promoções e progressões na carreira

8. Redução em 20% na frota automóvel do Estado

9. Congelamento das admissões e redução do número de contratados na Função Pública (já em 2010)

10. Congelamento do abono de família para os rendimentos mais elevados (já em 2010)

11. Redução das transferências para os fundos e serviços autónomos, para as autarquias e para as regiões.

12. Reduzir as despesas no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente com medicamentos e meios complementares de diagnóstico (já em 2010)

13. Reduzir os encargos da ADSE (já em 2010)

14. Reduzir as despesas com o PIDDAC

15. Extinguir/fundir organismos da Administração Pública directa e indirecta

16. Reorganizar e racionalizar o sector Empresarial do Estado reduzindo o número de entidades e o número de cargos dirigentes

AUMENTO DA RECEITA

1. Aumento da taxa máxima do IVA para 23%

2. Revisão das tabelas anexas ao Código do IVA

3. Imposição de uma contribuição ao sistema financeiro em linha com a iniciativa em curso na UE

4. Revisão das deduções à colecta do IRS

5. Revisão dos benefícios fiscais para pessoas colectivas

6. Convergência da tributação dos rendimentos da categoria H com regime de tributação da categoria A

7. Aumento em 1 ponto percentual da contribuição dos trabalhadroes para a Caixa Geral de Aposentações (já em 2010)

8. Código Contributivo

9. Outras receitas não fiscais previsíveis resultantes de concessões várias: jogos, explorações hídricas e telecomunicações

FONTE: DE

Eu acho que falta a medida mais importante, deixar de pedir emprestado. :mrgreen:
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Marco Martins » 29/9/2010 23:53

O governo já sabe onde há-de ir buscar dinheiro... mas será que já sabe os impactos no número de desempregados?

Acredito que agora iremos ultrapassar os 11%....

Mais uma vez, vamos dar razão à Drª Ferreira Leite, quando dizia que o governo deveria ter começado a fazer reformas na "máquina estado" antes do país entrar numa crise....

E com a desculpa de "uma oposição ser responsável" o PS vai conseguir baixar o défice (mais uma vez à custa de receita) e irá usar isso como bandeira de campanha contra a oposição, dizendo que fizeram o que lhes competia que era baixar o défice, contra tudo e contra todos!!!!

Mas como a lembrança é curta... até às eleições dá para esquecer o desgoverno!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por Garfield » 29/9/2010 23:50

A "guerra" privado vs público será sempre praticamente comparavel à "guerr" norte vs sul.

Uma questão de sensibilidades muito dificil de gerir.

Mas está comprovado que os cortes no privado quando acontecem são de 100%, as pessoas sao despedidas.

No publico ficam com menos 3% a 10% mas continuam a ter um posto de trabalho.
E todos sabemos que em muitos sectores os ordenados praticados estao muito acima do privado e que mesmo com estes cortes ninguem irá na realidade trocar o publico pelo privado.

Essas ameaças são apenas fogo de artificio. Afinal de contas quem não chora não mama.

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por Elias » 29/9/2010 23:44

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html

por Las_Vegas » 29/9/2010 23:40

Elias Escreveu:José Abrãao: "As medidas justificam uma greve geral da administração pública"
29 Setembro 2010 | 22:51
Catarina Almeida Pereira - catarinapereira@negocios.pt

Pressão para a contestação aumenta, mesmo no seio da UGT.

“As medidas são de uma dureza de tal ordem que justificam uma greve geral na Administração Pública”, considera José Abraão, dirigente do Sintap/Fesap, estrutura afecta à UGT, ao Negócios.

“É inaceitável que se anunciem estas medidas sem se falar com os trabalhadores”, sustenta, salientando que os funcionários de rendimentos mais baixos também serão afectados pelo congelamento da actualização de pensões ou pelo aumento de descontos para a Caixa Geral de Aposentações.

Contactado, o secretário-geral da UGT, João Proença, recusou comentar as medidas hoje anunciadas pelo Governo, remetendo uma posição para a conferência de imprensa de amanhã. “Compete ao secretariado nacional decidir”, afirmou.

Também Bettencourt Picanço, do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, entende que as estruturas sindicais devem avaliar as acções comuns susceptíveis de serem postas em marcha. “São medidas dramáticas pelo entendimento que o Governo fez de que o problema se resolve através dos trabalhadores e em concreto dos da administração Pública.

A possibilidade de uma greve geral tem vindo também a ganhar força na CGTP, que marcou para amanhã uma conferência de imprensa.

Claro que a greve se justifica.

Especialmente quando a "empresa" para quem esta malta trabalha não precisa de dar lucro e tambem ninguem vai para a rua.

Venham as greves que eu e os otários como eu cá estarão para pagar o prejuízo.

Registado: 4/11/2002 23:12

por hmaavv » 29/9/2010 23:39

As medidas pecam por tardias, vem para 2011 , quando deveriam ter sido logo implementadas em 2010.

Os cortes deveriam incidir apenas no lado da despesa corrente do estado.

As medidas para aumento da receita como o aumento do Iva vai traduzir-se numa retracção do consumo , aliado ao aumento dos prazos de pagamento e das taxas de juro , as empresas vão entrar em apertos de tesouraria.

Para aqueles que defendem que a redução de salários deveria ser também para o privado , lembro que os trabalhadores do privado já suportaram o maior dos sacrifícios desta crise ... o desemprego, não é um corte de 5% mas de 100% no salário.

Registado: 14/1/2008 0:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, marketisnotefficient e 209 visitantes