Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Adivinha-se uma Brutal Recessão em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por acintra » 29/9/2010 23:00

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/psd ... to_1457145

Este artigo tem o número de institutos e fundações que existem e recebem dinheiro do estado. São cerca de 1.000. Para Portugal não achas que é demais? E que de certeza foram criados para empregas boys, independentemente da cor politica.

No total existem mais de 13.000 entidades que recebem dinheiro do estado. Isto é de loucos.

Aqui é que deviamos cortar a gordura e há muita de certeza.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Elias » 29/9/2010 22:49

acintra, obrigado pelos links.

O primeiro do JN ainda identifica um caso, mas o artigo do Expresso mais não faz do que generalizar sem concretizar nada em matéria de institutos.

Seria bom que quem sugere essas medidas fosse capaz de concretizar um pouco melhor quais os institutos a extinguir e quem passa a desempenhar as funções destes.

Registado: 5/11/2002 12:21

por acintra » 29/9/2010 22:46

http://aeiou.expresso.pt/se-e-para-cort ... os=f591303

Elias, esta foi a noticia que li e que me ficou na cabeça e lembro-me que nesta altura se identificaram varios institutos e fundações que duplicavam os serviços e desdiziam-se uns aos outros.

Artur Cintra

por mfsr1980 » 29/9/2010 22:38

O problema é que está tudo a "m.a.m.a.r" e se o orçamento não for aprovado o dinheiro fica muito caro para continuarem a "m.a.m.a.r".

Registado: 3/5/2007 13:55

por Elias » 29/9/2010 22:38

nikos Escreveu:Não concordo que reduzir o número de deputados não contribua para diminuir o défice..

então, e sem perder de vista o objectivo de redução do défice, quantos deputados pensas que deveria haver?

por AC Investor Blog » 29/9/2010 22:37

EuroVerde Escreveu:Viva AC,
as medidas são duras isso sabemos. Agora, a forma como os mercados vão reagir às noticias é que vai ser muito curioso. O Sócrates disse que estas medidas são medidas finais, medidas de último recurso, se ainda assim não for suficiente então entrará o FMI? Claro.

Pois bem, o mercado é que manda! não a economia!
Se o mercado reagir mal e afundar, então vemos recessão e provável entrada do FMI.
Se o mercado subir (o nosso PSI20 quebrar os 7500pontos) é sinal de que não haverá recessão e que estas medidas são suficientes para reduzir défice para os valores que o mercado espera e continuação do ténue crescimento do PIB. Ainda assim, o juros das obrigações ficaram demasiado pesados para a provável riqueza que se possa gerar.

Podemos estar dentro de um triângulo simétrico de longo prazo no PSI20 >

É tudo uma incógnita. Mesmo com a experiência que tenho nos mercados, o que vai suceder não sei... podemos até ter subida do mercado, mas uma coisa tenho a certeza, todas as empresas ligadas ao consumo directo de produtos superfulos, como Zon, PT, SNC .... vão levar por tabela.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por nikos » 29/9/2010 22:35

Não concordo que reduzir o número de deputados não contribua para diminuir o défice..
aliás oenso que embora o seu impacto directo seria apenas algumas centenas de milhares de euros (para uma reduçao de 30 deputados por exemplo) seria uma demonstração de empenho para com a causa, começando por demonstrar que os politicos também cortam despesa ''em casa'', e não só na casa de quem os elege. Num momento destes não me parece que seja superficial motivar os portugueses para a resolução do problema em causa.... pelo contrário, já que se apela ao ''sentimento de salvação da pátria'' dos portugueses para estes aguentarem mais um cinto apertado, expliquem-se os motivos, sustentem-se as decisões com argumentos válidos, que qualquer cidadão comum possa perceber. E depois ganhe-se moral para pedir: acabem-se com tachos (seja no parlamento, seja nas autarquias e afins...se fizermos bem as contas se calhar não são só centenas de milhares de euros, são bem mais...).

penso que toda a gente(ou quase toda) está farta dessa conversa de cintos apertados (há já 10 anos?) para supostamente equilibrar as contas, e depois das contas equilibradas voltar a crescer e haver uma recuperação do nivel de vida entretanto perdido...
A continuação deste modelo económico/governativo só parará no iva nos 50% (estarei a exagerar? ) para sustentar a máquina aspiradora que este estado se transformou

Registado: 22/6/2010 19:02

por EuroVerde » 29/9/2010 22:34

Viva AC,
as medidas são duras isso sabemos. Agora, a forma como os mercados vão reagir às noticias é que vai ser muito curioso. O Sócrates disse que estas medidas são medidas finais, medidas de último recurso, se ainda assim não for suficiente então entrará o FMI? Claro.

Pois bem, o mercado é que manda! não a economia!
Se o mercado reagir mal e afundar, então vemos recessão e provável entrada do FMI.
Se o mercado subir (o nosso PSI20 quebrar os 7500pontos) é sinal de que não haverá recessão e que estas medidas são suficientes para reduzir défice para os valores que o mercado espera e continuação do ténue crescimento do PIB. Ainda assim, o juros das obrigações ficaram demasiado pesados para a provável riqueza que se possa gerar.

Podemos estar dentro de um triângulo simétrico de longo prazo no PSI20 >

Registado: 29/11/2007 11:19

por mfsr1980 » 29/9/2010 22:32

O Socrates foi encostado à parede e o resultado são meia dúzia de medidas avulsas com uma forte probabilidade de serem insuficientes. Está na cara que o único propósito destas medidas é baixar o spread das próximas emissões de dívida e continuar o endividamento.
Reformar o quê? nada claro!!!
Nós temos problemas graves a resolver:
- Mandar esta parela de nabos embora!
(Sócrates/Teixeira dos Santos)
- Reduzir o tamanho do Estado (em número de elementos e de "boys") de forma a aliviar as empresas de impostos e torná-las competitivas.

PS: Já percebi que isso não irá ser feito, logo isto só lá vai à "porrada".

Registado: 3/5/2007 13:55

por acintra » 29/9/2010 22:21

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naciona ... id=1591155

Aqui está um, mas há muitos mais.

Recordo-me por exemplo da Fundação para a Prevenção Rodoviária.

Artur Cintra

Re: È Incrível...

por Elias » 29/9/2010 22:17

EALM Escreveu:
Elias Escreveu:
Dito isto volto à questão anterior: em que é que a redução de deputados contribuiria para resolver o problema em apreço?

Parece-me a mim que ele já respondeu:

A-330 Escreveu:Menos gente inútil a ganhar salários e benesses !!!

Elias, às vezes exageras.

EALM, desculpa lá mas isso é fugir à questão.

A minha pergunta não foi: "porque é que devemos reduzir deputados?"

O problema chama-se "reduzir o défice". E a minha pergunta foi "em que medida é que a redução do número de deputados contribui para resolver esse problema?"

É que convém frisar isto: dispensar algumas cabeças, ainda que invocando a sua inutilidade, pode dar satisfação moral, mas não contribui para reduzir o défice.

Agora cada um escolhe se quer debater o problema ou se prefere fazer demagogia. :evil:

por nikos » 29/9/2010 22:14

Não consigo perceber como se pode avaliar estas medidas como positivas (pelo menos a maioria):
A ver:
1-continua-se a aumentar as receitas para combater um despesismo louco
2-a conjuntura para as PME e microempresas que se avizinha prometa escalada de falências, e como sabemos são estas que empregam a maioria dos poucos portugueses que trabalham (menos de metade da populaçãocerto?)
3- perde-se qualidade nos serviços prestados pelo estado, que no entanto cada vez pede mais a cada contribuinte.
4...essencialmente continua-se a usar o método dos últimos 10 anos, escalada de impostos para combater o despesismo necessário para alimentar os abutres que sugam o nosso dinheiro (autarquias com os seus amigos construtores, hospitais com as suas parcerias desastrosas, directores de intitutos/empresas públicas com as suas mordomias....)
Enfim, um país sem um paradigma de desenvolvimento que pense o que quer, e essencialmente para onde quer ir...
Só se tapam buracos... Porque não antes trilhar um caminho?

não consigo deixar de me sentir indignado e desiludido com este rumo

Registado: 22/6/2010 19:02

por EALM » 29/9/2010 22:13

Elias Escreveu:
Dito isto volto à questão anterior: em que é que a redução de deputados contribuiria para resolver o problema em apreço?

Parece-me a mim que ele já respondeu:

A-330 Escreveu:Menos gente inútil a ganhar salários e benesses !!!

Elias, às vezes exageras.

Registado: 1/5/2008 2:21

por chaves7 » 29/9/2010 22:07

A-330 Escreveu:Não sou economista , mas não sei se não era melhor que o FMI entrasse aqui e tomasse mão nisto.Pelo menos os cortes iam ser para todos.Ìamos ser administrados sem interesses políticos que só visam as eleições futuras e os interesses pessoais.

A330

era a medida mais acertada, mais radical, sem dúvida, era para todos e acabavam com o jogo do empurra, porque a culpa disto é dessa cambada de 74 para cá
Não são as nossas qualidades que definem o que somos. São as nossas escolhas

Registado: 8/3/2009 0:54

por acintra » 29/9/2010 22:01

Elias Escreveu:
acintra Escreveu:Na quantidade de institutos que fazem exactamente a mesma coisa e que se desdizem uns aos outros;

acintra podes concretizar que institutos são esses a que fazes referência?

acintra Escreveu:nos gastos dos partidos politicos;

Não te sei dizer nomes agora, mas já ouviste de certeza que existem uns que decidem por cima de outros, que pedem estudos por cima de outros. Vou tentar procurar e se encontar já te digo.

tenho ideia que os gastos dos partidos políticos saem do orçamento dos partidos e não do orçamento de Estado, não é assim?

Recebem dos estado mediante o número de eleitores que votaram no partido. Pelo menos tenho essa odeia.

Artur Cintra

por Elias » 29/9/2010 21:55

acintra Escreveu:Na quantidade de institutos que fazem exactamente a mesma coisa e que se desdizem uns aos outros;

acintra podes concretizar que institutos são esses a que fazes referência?

acintra Escreveu:nos gastos dos partidos politicos;

tenho ideia que os gastos dos partidos políticos saem do orçamento dos partidos e não do orçamento de Estado, não é assim?

por acintra » 29/9/2010 21:53

Não falaram nos apoios às fundações dos amigos e naquelas que nem sabemos para que servem; Na quantidade de institutos que fazem exactamente a mesma coisa e que se desdizem uns aos outros; na duplicação de reformas e salários mas retroactivamente; num tecto máximo para reformas seja monetário e/ou em tempo de serviço; nos gastos dos partidos politicos;...acho que existe muito mais para cortar na despesa em vez de subir o IVA.

A subida do IVA é a que estou mais em desacordo pois vai criar mais economia paralela e prejudicar os do costume e que já vão ver os salários reduzidos.

Artur Cintra

por AC Investor Blog » 29/9/2010 21:24

Queira me dera, e esse é o meu desejo , se o país consegui-se sair desta situação de divida gravosa nos próximos 12 meses, era bom para todos nós, mesmo muito bom. Eu não critico o Governo, pois isto era necessário tomar decosões para dar criar credibilidade ao exterior, mas continuo a frizar que a despesa poderia ir mais além e não havia necessidade de aumentar em 2 pontos percentuais o IVA.
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por Elias » 29/9/2010 21:22

A-330 Escreveu: Para que é que um país deste tamanho precisa de trezentos e tantos deputados?

São 230 e não "trezentos e tantos" como referes no teu post.

A-330 Escreveu:Ainda não entendi bem se voçê está muito bem na vida e se está a marimbar para aqueles que ganham mal , faz parte do governo , carece de bom-senso, está aqui a brincar de ser do contra ou é mesmo um mais um conformado.
Mas qualquer que seja a resposta , é uma amostra do povo que temos.Sem dúvida

A-330 cada vez que me diriges um post pareces mais empenhado em dirigir-me ataques pessoais do que em trocar ideias sobre o assunto do post. Como pareces ser novo por cá, deixo claro que não alinho nesse tipo de postura.

por A330-300 » 29/9/2010 21:16

Elias Escreveu:
A-330 Escreveu:6.Não se reduz o numero de deputados .

A-300, em que é que a redução de deputados contribuiria para resolver o problema em apreço?

Menos gente inútil a ganhar salários e benesses !!! Para que é que um país deste tamanho precisa de trezentos e tantos deputados? Ainda por cima deputados que não são eleitos pelo povo. O que sgnifica que estes deputados só tem que prestar contas àqueles que os põe lá.Resultado: São uma cambada de marionetas daqueles que estão acima deles nos partidos , porque se levantarem muita onda no próximo mandato já lá não estão.

Ainda não entendi bem se voçê está muito bem na vida e se está a marimbar para aqueles que ganham mal , faz parte do governo , carece de bom-senso, está aqui a brincar de ser do contra ou é mesmo um mais um conformado.
Mas qualquer que seja a resposta , é uma amostra do povo que temos.Sem dúvida

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por majomo » 29/9/2010 21:06

E o buraco do fundo da PT... quem pagará?!

É uma medida criminosa... só que para quem toma estas decisões a justiça não pega.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Elias » 29/9/2010 21:06

AC Investor Blog Escreveu:
Elias Escreveu:Haverá redução, é certo, mas forte retracção parece-me excessivo.

Olha que vai ser Elias.... a carga fiscal está elevada e agora a situação vai-se agravar muito mesmo. Pelo menos nos primeiros 3-6 meses da implementação.

Não me parece assim tão linear...

por Gtony84 » 29/9/2010 21:05

Foram as medidas possiveis neste momento...

Aplaudo o Governo por ter cortado 3,5% nos salarios entre 1500€ e 2000€ e um imposto progressivo que chega até aos 10% nos salarios mais elevados.

O Imposto especial para a banca era também obrigatorio. Grupos como a CGD, BES, BCP, BPI, SANT. que apresentam lucros brutais á custa do povo deve ser tributado.

A redução de 20% no investimento na frota automovel é so para Inglês ver, mas enfim terá algum impaccto sobre os Portugueses nem que seja para dar a ideia que o estado também vai poupar.

As reduções das prestações sociais nomeadamente o RSI, já devia ter sido ontem. Critico a falta de coragem politica que o estado demonstrou, pois em vez de reduzir deveria sim ser melhor fiscalizado. Poupavam se milhões.

O Aumento do IVA é um pau de 2 bicos e creio que será uma medida inutil.... Aumenta-se as receitas do IVA. Unico Ponto positivo. Mas depois, cai a procura interna, aumenta a inflação, cai o consumo e as receitas vindas desse consumo, desemprego e para desestimular a economia não há pior medida que essa.

Neste momento é o que tem de ser feito. Antes de salvar os Portugueses temos de salvar Portugal, e espero que com estas medidas os mercados internacionais e especuladores acalmem e deixemos de pagar esta barbaridade de spread para nos financiarmos. Com esta politica não iamos longe.

Louve se a coragem do governo por ter tomado estas medidas, que embora não sendo perfeitas são necessarias e representam um enorme esforço na redução da despesa.

Registado: 29/12/2009 12:44

por AC Investor Blog » 29/9/2010 21:04

Elias Escreveu:Haverá redução, é certo, mas forte retracção parece-me excessivo.

Olha que vai ser Elias.... a carga fiscal está elevada e agora a situação vai-se agravar muito mesmo. Pelo menos nos primeiros 3-6 meses da implementação.
AC Investor Blog

por Elias » 29/9/2010 21:03

A-330 Escreveu:6.Não se reduz o numero de deputados .

A-300, em que é que a redução de deputados contribuiria para resolver o problema em apreço?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PacoNasssa, Phil2014 e 188 visitantes