Tributo a quem ganha 3 € hora
AutoMech Escreveu:pocoyo Escreveu:
Mech, porque é que trabalhas?
Quem te disse que trabalho e não vivo do RSI ?![]()
ò Pocoyo, trabalho provavelmente pela mesma razão que muita gente. Para ganhar a vida, não ?
Muito fixe a 1ª resposta.
O que te queria dizer é que se se consegue viver sem trabalhar, a maior parte das pessoas não trabalham.
Esse é o problema do RSI. Como inverter isso?
A tua ideia de trabalho comunitário é de dificil aplicação.
AutoMech Escreveu:
...
Também não coloco o RSI e o Subsidio de desemprego no mesmo saco. A minha critica incide fundamentalmente no RSI que é uma prestação para a qual, muitas das vezes, não se descontou.
...
Ora isto para mim é uma forma de incentivo (por parte do estado) à preguiça ou dizendo de uma forma mais diplomática e politica, um grande desincentivo para que a pessoa vá procurar trabalho.
...
OK, mas isso para mim é uma forma de preguiça porque alguém que prefere ficar em casa do que ir trabalhar por um nível de vida igual ignora e abdica da possibilidade de evoluir no trabalho (e consequentemente a remunerações futuras superiores do que o RSI).
Eu já escrevi aqui várias vezes no forum que defendo o RSI (acho uma prestação essencial), mas desde que a pessoa preste serviço comunitário. E isso estou convencido que eliminara muitos dos problemas do RSI e a sua má conotação, deixando-o para quem verdadeiramente precisa.
.
Não podia estar mais de acordo.
- Registado: 21/3/2003 18:01
aaugustobb Escreveu:Ed Escreveu:aaugustobb Escreveu:fafite Escreveu:Têm a certeza que é só Meio milhão que ganha o salário minimo?. Acho pouco.E não me parece que todos os participantes deste forum não tenham consciência disso por isso não generalizem. Mas sim! concordo perfeitamente com o tema deste tópico, Aliás acho que já tive a oportunidade de dizer aqui que o povo Português devia receber uma medalha de honra por aquilo que consegue fazer durante 30 dias com o salário que leva para casa.
Mais uma razão para me orgulhar de ser Portuguesa!
Eu acho que nem 100 000 ganham o salario minimo...a grande maioria, apenas desconta o salario minimo o que é diferente!
Conheço uma enorme quantidade de pessoas que apenas descontam o salario minimo, mas ganham para cima de 1000€ mensais, e ainda se gabam!!
O que acontece agora é que quem cumpre com as suas obrigações, não foge aos impostos, é que vai ter que pagar para os pobres ``coitados´´ que ganham o salario minimo!!!
Quando tal quem desconta de um salario de 1500€, vai receber quase tanto de reforma que um que desconta do salario minimo!!!
Vamos cortar os salarios aos professores, para que um simples pedreiro que por vezes até é analfabeto, ganhe mais que os professores...coitados que eles só ganham o salário minimo![]()
Muito poucos ganham verdadeiramente em Portugal o salário minimo.
Pelo que me apercebo penso que exitem bem mais que 100000 que ganham apenas o salário minimo, o que não invalida que existam muitos que apenas descontem sobre isso, nomeadamente gerentes de pequenas empresas.
Já agora, um simples pedeiro (a maioria actualmente não são analfabetos, garanto-te), já ganha em muitos casos mais que muitos professores. Não percebo essa relação entre habilitações / vencimento quando no mercado o que existe é o vencimento estar directamente relacionado com a oferta e a procura da profissão com a variação proporcionada pela rentabilidade / desempenho.
Um pedreiro pode não ter estudado muito, mas ninguém duvide que demorou uns bons anos de formação (em ambiente real) até se tornar um bom pedreiro e ter direito a ter um bom vencimento de acordo com o que o mercado lhe proporciona.
1º Não sou contra que um pedreiro ganhe mais que um professor, se assim o patrão o entender. Desde que declare o que realmente ganha, e não apenas o salario min imo.
2º Em relação á rentabilidade, quer dizer que um pedreiro é mais rentavel que um professor?!
Se não existisse o professor quem formava os médicos, os engenheiros, os arquitectos, os cientistas, etc.
Se não existisse o professor o mundo simplesmente entrava em colapso.
3º Em relação á formação de um pedreiro, quem se quiser sujeitar a trabalhos forçados, qualquer pessoa em poucos meses de aprendizagem, fica apta a realizar o trabalho, nem que seja mais lentamente do que outro mais experiente.
No caso de um professor, para além de ser uma profissão que não é para qualquer um, ainda tem uma formação muito mais exigente, para além de ser muito dispendiosa.
Um professor tem que estudar até cerca dos 25 anos ou mais..tem que fazer um esforço intelectual e monetário até essa idade. Um pedreiro começa a trabalhar por volta dos 16 anos ou menos, por isso quando chega aos 25 anos para além de não ter gasto na formação, ainda ganhou dinheiro. O professor andou durante esse tempo a investir dezenas de milhares de euros na sua formação,para assim formar pessoas capazes de continuarem a desenvolver o mundo.
Para além de grande parte dos professores, andarem até aos 35/40 anos de casa às costas, a centenas de quilometros de casa, muitas vezes não ganham para as despesas. Só começam a ganhar dinheiro a partir dessa idade.
Eu até ficoquando alguem compara a rentabilidade de um pedreiro, para a de um professor.
P.S- Eu não sou professor
1º- Ok, mas isso aplica-se a todas as profissões e não apenas aos pedreiros. As explicações dadas por fora dos professoras também contam, o só a parte do salário por fora do pedreiro?
2º-Apenas quis realçar a tua observação da relação entre um pedreiro e um professor, em que conotavas claramente um pedreiro como uma profissão de forma pejorativa. Ser professor é uma profissão muito nobre, mas não compreendo a mania da comparação dessa profissão com outras. No caso do pedreiro, senão existisse o professor não tinha escola para dar aulas, por exemplo. Estamos todos interdependentes numa sociedade.
3º Mais uma vez fazes afirmações de forma pejorativa sobre a profissão de pedreiro, atendendo a uma realidade que de certeza desconheces. É de certeza uma actividade com uma componente fisica superior à de um professor, mas daí a dizer "trabalhos forçados", então com a tecnologia existente nos nossos dias deves estar a brincar. Ficar apta em poucos meses.... Não sabes mesmo quantos anos precisa um servente para se tornar um bom pedreiro, pelo que apenas posso constatar que não sabes do que falas.
De resto devo dizer-te que embora o professor tenha que ter investido mais na sua formação não é liquido com isso que tenha de ganhar mais. Se numa terra tiverem 100 professores e 1 pedreiro logo vais ver que mais ganha. Era isto que te queria mostrar, que a lei da oferta e procura pode determinar muitos vencimentos.
quote="aaugustobb"]
Eu até fico

[/quote]
Eu também fico

PS- Eu já fui professor no secundário(já não sou) e também já dei serventia a pedreiro(já não dou), pelo que por acaso conheço minimamente ambas as actividades.
"OK, mas isso para mim é uma forma de preguiça porque alguém que prefere ficar em casa do que ir trabalhar por um nível de vida igual ignora e abdica da possibilidade de evoluir no trabalho (e consequentemente a remunerações futuras superiores do que o RSI). "
Edit - faltou a citação.
Edit - faltou a citação.
Editado pela última vez por pocoyo em 29/9/2010 15:51, num total de 1 vez.
Mechanic, nunca levo isto para plano pessoal por isso as criticas (argumentadas) como as tuas são sempre bem vindas.
Quanto ao teu comentário, vamos por partes.
Em relação às estatísticas da preguiça será difícil obtê-las, como é óbvio. Não dá para fazer inquéritos às pessoas para saber se são preguiçosas ou se estão sentadas em casa a viver do RSI.
Também não coloco o RSI e o Subsidio de desemprego no mesmo saco. A minha critica incide fundamentalmente no RSI que é uma prestação para a qual, muitas das vezes, não se descontou.
E finalmente para balizar o conceito de preguiça, o Ed já explicou muito bem a base da minha ideia. O RSI combina-se com outros apoios sociais, que muitas das vezes acabam por gerar um rendimento (ou ausência de custos) de tal forma que uma pessoa a trabalhar e outra a receber o RSI ficam com um nível de vida idêntico.
Ora isto para mim é uma forma de incentivo (por parte do estado) à preguiça ou dizendo de uma forma mais diplomática e politica, um grande desincentivo para que a pessoa vá procurar trabalho.
Podes dizer que ninguém vai trabalhar por apenas mais um 50 cêntimos por hora (ou mesmo zero a mais por hora).
OK, mas isso para mim é uma forma de preguiça porque alguém que prefere ficar em casa do que ir trabalhar por um nível de vida igual ignora e abdica da possibilidade de evoluir no trabalho (e consequentemente a remunerações futuras superiores do que o RSI).
Eu já escrevi aqui várias vezes no forum que defendo o RSI (acho uma prestação essencial), mas desde que a pessoa preste serviço comunitário. E isso estou convencido que eliminara muitos dos problemas do RSI e a sua má conotação, deixando-o para quem verdadeiramente precisa.
Quanto às pessoas que conheces, eu sugiro ir a http://www.netemprego.gov.pt/IEFP/pesqu ... toSearch=p
No concelho de Sintra há 64 ofertas de emprego. Pode ser que alguma interesse, dependendo das qualificações delas. Eu acho que é desesperante alguém estar desempregado, querer trabalhar e não conseguir. Boa sorte para elas.

Quanto ao teu comentário, vamos por partes.
Em relação às estatísticas da preguiça será difícil obtê-las, como é óbvio. Não dá para fazer inquéritos às pessoas para saber se são preguiçosas ou se estão sentadas em casa a viver do RSI.
E finalmente para balizar o conceito de preguiça, o Ed já explicou muito bem a base da minha ideia. O RSI combina-se com outros apoios sociais, que muitas das vezes acabam por gerar um rendimento (ou ausência de custos) de tal forma que uma pessoa a trabalhar e outra a receber o RSI ficam com um nível de vida idêntico.
Podes dizer que ninguém vai trabalhar por apenas mais um 50 cêntimos por hora (ou mesmo zero a mais por hora).
Quanto às pessoas que conheces, eu sugiro ir a http://www.netemprego.gov.pt/IEFP/pesqu ... toSearch=p
No concelho de Sintra há 64 ofertas de emprego. Pode ser que alguma interesse, dependendo das qualificações delas. Eu acho que é desesperante alguém estar desempregado, querer trabalhar e não conseguir. Boa sorte para elas.
Re: Tributo a quem ganha 3 € hora
mais_um Escreveu:moppie85 Escreveu:ferradura Escreveu:MEus caros,
venho aqui prestar a homenagem a quem, infelizmente se agarra a 12 € BRUTOS por dia como rendimento.
Muitos de nós paga isso e muito mais só em comissões.
É triste....
Mas é louvar quem se agarra a isso, é gente que luta na vida por algo, mesmo por pouco que seja.
um dia de 4h?
Também há dias de 3, 2 e UMA hora....1 — Contratos — 4 hora /dia
2 — Contratos — 3 horas/dia
4 — Contratos — 2 horas/dia
6 — Contratos — 1 horas/dia
Funções: Prestação de serviços/tarefa — Serviço de limpeza e outros.
Remuneração auferida — 3€/hora
in Diário da República, 2.ª série — N.º 188 — 27 de Setembro de 2010
Não é essa a questão.
O tópico foi aberto com "12€ por dia" quando o dia normal do trabalhador é de 7h/8h dia. (25h-40h semanais), logo o modo como foi aberto é erróneo.
Para somar a isso, para um horario completo de 40h semanais:
3€ * 40 * 4,4 (22dias úteis/5dias úteis na semana) = 528€ , pelo que não me parece o "roubo" que querem fazer passar...
- Registado: 15/4/2008 14:12
The Mechanic Escreveu:EdMech, concordo contigo quando dizes que existem muitas ideias feitas, e essa é uma delas. No entanto não deixam de ter um fundo de verdade quando se tem conhecimento de alguns casos reais, que penso eu (espero eu) que sejam uma minoria. conheço o caso de uma "mãe solteira" com 2 criancinhas que recebe cerca de 700€ /mês e passa o dia no café (literalmente)descansada enquanto as crianças estão num infantário publico (sem pagar) que a Seg.Socila lhe arranjou pois ela precisava. Uma outra "mãe solteira" que trabalha numa estação de serviço com rendimento de 500€ pediu ajuda à Seg. Social para arranjar lugar para as suas criancinhas no mesmo infantário e a resposta que teve é que não poderiam ajudar pois ela trabalhava e as crianças não estavam em situação de risco. Agora diz-me qual a motivação da que ganha 700€ ir à procura de emprego por 475 ou 500 e perder as regalia? Atenção que isto são situações reais das quais tenho conhecimento.
Mas o facto de se injusto que a que trabalha não consiga arranjar lugar para as crianças , não tem nada a ver com a outra que ganha 700 Euros/mês !
Eu não conheço a pessoa , nem a vida dela, mas a que é mãe solteira e ganha 700 euros/mês , ganha-os provavelmente porque trabalhou , descontou e agora está desempregada e a receber o devido Subs.Desemprego . Desses 700, embora não pague cresce , é possivel que pague 300 ou 400 por uma casa , se for nos arrabaldes ; do que sobra, tem de pagar comida , bebida , despesa de agua ,luz, gaz e roupa para ela e para os putos .
É preferivel ir trabalhar por 450 euros , dos quais tem ainda de pagar passe ou outros tipo de meio de transporte ?!?! É parasita , só porque tenta aproveitar o Subs.Desemprego ( que é dela ! por direito ) em vez de : ir trabalhar, receber menos , ter menos tempo para a familia e mais despesas ou é parasita porque vái para o café , em vez de ficar deprimida em casa , como devia de ser !?!?
Cada caso é um caso e ,atenção, eu não duvido que haja por aí muito parasita ! ; só defendo é que não podemos generalizar, porque de certeza que a maior parte das pessoas preferia estar a trabalhar, a sentir-se util, a produzir . Agora...não peçam é que abdiquem do que é deles por direito e deixem os 700 Euros pra ir receber 450 . E se os patrões de qualquer um dos que aqui trabalham e recebem 2,000 euros/mês , vos propusesse pra ir para outro sector da empresa receber 1,000 / mês ?! , pra ajudar o patrão , porque ...dava-lhe jeito .
Um abraço ,
The Mechanic
Mech, eu não fui explicito no meu post, mas não é Subsidio de desemprego que a senhora recebe mas sim RSI, e era em relação ao RSI que me referia e não ao subsidio de desmprego (Ai sim, descontaram, têm direito). Acresce o facto de ambas as senhoras morarem na mesma zona, terem o mesmo numero de filhos e para além do facto de serem primas entre si, de não terem jeito para escolherem os pais dos filhos (ambos deram à "soleta" sabe-se lá para onde), a que recebe 700€ ainda goza com a prima no género: "Eu matar-me a trabalhar para receber 500€, tu é que és estupida."
Ambas vivem segundo consta em Habitação Social.
Aqui a questão é que são situações perfeitamente comparáveis e identicas, em que quem precisa de ajuda acaba por ter mais do que quem trabalha, e a quem é negado qualquer tipo de ajuda. Não quero dizer com isso que não se ajuda-se, mas mais em generos e menos em dinheiro, pois garanto-te que parte dos 700€ não está a ser gasto nos putos mas sim a "emborcar minis" no café o que eu já constatei com os meus olhos, e se ela tivesse de passar o tempo em vez de no café a ajudar numa qualquer instituição de carácter social, se calhar já começaria a procurar trabalho.
É logico que situções como esta não serão a maioria, mas existem muitas, e não acho que se deva acabar com o RSI, mas que deveria ser reequacionado a forma de atribuição do mesmo, deveria.
Re: (oficialmente)
bboniek00 Escreveu:o numero de trabalhadores a receber o SMN ee de 348.000.
Ora isto daa 2.74 Euros * 348.000 = 953.520 Euros por hora, isto fora encargos sociais... quer dizer, nao admira que o paiis nao seja competitivo. Com esta canalha a ganhar aa tripa-forra,...

"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca
(oficialmente)
o numero de trabalhadores a receber o SMN ee de 348.000.
Ora isto daa 2.74 Euros * 348.000 = 953.520 Euros por hora, isto fora encargos sociais... quer dizer, nao admira que o paiis nao seja competitivo. Com esta canalha a ganhar aa tripa-forra, como ee que a nossa industria cosegue competir com a China ?
Sabem responder ???
Poiss ee ! Falam, falam... mas a Nacao estaa de rastos por causa de tanto abuso.
Ora isto daa 2.74 Euros * 348.000 = 953.520 Euros por hora, isto fora encargos sociais... quer dizer, nao admira que o paiis nao seja competitivo. Com esta canalha a ganhar aa tripa-forra, como ee que a nossa industria cosegue competir com a China ?
Sabem responder ???

- Registado: 22/4/2003 23:12
The Mechanic Escreveu:Eu não conheço a pessoa , nem a vida dela, mas a que é mãe solteira e ganha 700 euros/mês , ganha-os provavelmente porque trabalhou , descontou e agora está desempregada e a receber o devido Subs.Desemprego . Desses 700, embora não pague cresce , é possivel que pague 300 ou 400 por uma casa , se for nos arrabaldes ; do que sobra, tem de pagar comida , bebida , despesa de agua ,luz, gaz e roupa para ela e para os putos .
É preferivel ir trabalhar por 450 euros , dos quais tem ainda de pagar passe ou outros tipo de meio de transporte ?!?! É parasita , só porque tenta aproveitar o Subs.Desemprego ( que é dela ! por direito ) em vez de : ir trabalhar, receber menos , ter menos tempo para a familia e mais despesas ou é parasita porque vái para o café , em vez de ficar deprimida em casa , como devia de ser !?!?
Para receber o RSI não é preciso ter descontado para a SS, penso que não percebeste bem o exemplo dado. A senhora dos 700€, recebe-os devido a acumalar o RSI dela, dos fihos, por ser mae solteira, abonos, subsidios sociais para a habitação, etc....
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Haverá indiscutivelmente as duas partes, os que realmente ganham o salário minimo, e se veem aflitos a que chegue até ao fim do mês, e os que só o declaram apesar de auferirem muito mais, embora pelo que sei este tipo de procedimento tem vindo a diminuir, mas não se esqueçam que a maioria das pessoas que faz isto, são pessoas que trabalham por conta própria e que se por qualquer motivo ficarem sem trabalho não têm direito a subsidio de desemprego,ou qualquer outra ajuda estatal. Então eu pergunto se os direitos não são os mesmos porque é o são as obrigações?
- Registado: 2/5/2010 8:58
Ed Escreveu:aaugustobb Escreveu:fafite Escreveu:Têm a certeza que é só Meio milhão que ganha o salário minimo?. Acho pouco.E não me parece que todos os participantes deste forum não tenham consciência disso por isso não generalizem. Mas sim! concordo perfeitamente com o tema deste tópico, Aliás acho que já tive a oportunidade de dizer aqui que o povo Português devia receber uma medalha de honra por aquilo que consegue fazer durante 30 dias com o salário que leva para casa.
Eu acho que nem 100 000 ganham o salario minimo...a grande maioria, apenas desconta o salario minimo o que é diferente!
Conheço uma enorme quantidade de pessoas que apenas descontam o salario minimo, mas ganham para cima de 1000€ mensais, e ainda se gabam!!
O que acontece agora é que quem cumpre com as suas obrigações, não foge aos impostos, é que vai ter que pagar para os pobres ``coitados´´ que ganham o salario minimo!!!
Quando tal quem desconta de um salario de 1500€, vai receber quase tanto de reforma que um que desconta do salario minimo!!!
Vamos cortar os salarios aos professores, para que um simples pedreiro que por vezes até é analfabeto, ganhe mais que os professores...coitados que eles só ganham o salário minimo![]()
Pelo que me apercebo penso que exitem bem mais que 100000 que ganham apenas o salário minimo, o que não invalida que existam muitos que apenas descontem sobre isso, nomeadamente gerentes de pequenas empresas.
Já agora, um simples pedeiro (a maioria actualmente não são analfabetos, garanto-te), já ganha em muitos casos mais que muitos professores. Não percebo essa relação entre habilitações / vencimento quando no mercado o que existe é o vencimento estar directamente relacionado com a oferta e a procura da profissão com a variação proporcionada pela rentabilidade / desempenho.
Um pedreiro pode não ter estudado muito, mas ninguém duvide que demorou uns bons anos de formação (em ambiente real) até se tornar um bom pedreiro e ter direito a ter um bom vencimento de acordo com o que o mercado lhe proporciona.
1º Não sou contra que um pedreiro ganhe mais que um professor, se assim o patrão o entender. Desde que declare o que realmente ganha, e não apenas o salario min imo.
2º Em relação á rentabilidade, quer dizer que um pedreiro é mais rentavel que um professor?!
Se não existisse o professor quem formava os médicos, os engenheiros, os arquitectos, os cientistas, etc.
Se não existisse o professor o mundo simplesmente entrava em colapso.
3º Em relação á formação de um pedreiro, quem se quiser sujeitar a trabalhos forçados, qualquer pessoa em poucos meses de aprendizagem, fica apta a realizar o trabalho, nem que seja mais lentamente do que outro mais experiente.
No caso de um professor, para além de ser uma profissão que não é para qualquer um, ainda tem uma formação muito mais exigente, para além de ser muito dispendiosa.
Um professor tem que estudar até cerca dos 25 anos ou mais..tem que fazer um esforço intelectual e monetário até essa idade. Um pedreiro começa a trabalhar por volta dos 16 anos ou menos, por isso quando chega aos 25 anos para além de não ter gasto na formação, ainda ganhou dinheiro. O professor andou durante esse tempo a investir dezenas de milhares de euros na sua formação,para assim formar pessoas capazes de continuarem a desenvolver o mundo.
Para além de grande parte dos professores, andarem até aos 35/40 anos de casa às costas, a centenas de quilometros de casa, muitas vezes não ganham para as despesas. Só começam a ganhar dinheiro a partir dessa idade.
Eu até fico

P.S- Eu não sou professor
- Registado: 29/11/2007 1:39
Ed
Mas o facto de se injusto que a que trabalha não consiga arranjar lugar para as crianças , não tem nada a ver com a outra que ganha 700 Euros/mês !
Eu não conheço a pessoa , nem a vida dela, mas a que é mãe solteira e ganha 700 euros/mês , ganha-os provavelmente porque trabalhou , descontou e agora está desempregada e a receber o devido Subs.Desemprego . Desses 700, embora não pague cresce , é possivel que pague 300 ou 400 por uma casa , se for nos arrabaldes ; do que sobra, tem de pagar comida , bebida , despesa de agua ,luz, gaz e roupa para ela e para os putos .
Cada caso é um caso e ,atenção, eu não duvido que haja por aí muito parasita ! ; só defendo é que não podemos generalizar, porque de certeza que a maior parte das pessoas preferia estar a trabalhar, a sentir-se util, a produzir . Agora...não peçam é que abdiquem do que é deles por direito e deixem os 700 Euros pra ir receber 450 . E se os patrões de qualquer um dos que aqui trabalham e recebem 2,000 euros/mês , vos propusesse pra ir para outro sector da empresa receber 1,000 / mês ?! , pra ajudar o patrão , porque ...dava-lhe jeito .
Um abraço ,
The Mechanic
Mech, concordo contigo quando dizes que existem muitas ideias feitas, e essa é uma delas. No entanto não deixam de ter um fundo de verdade quando se tem conhecimento de alguns casos reais, que penso eu (espero eu) que sejam uma minoria. conheço o caso de uma "mãe solteira" com 2 criancinhas que recebe cerca de 700€ /mês e passa o dia no café (literalmente)descansada enquanto as crianças estão num infantário publico (sem pagar) que a Seg.Socila lhe arranjou pois ela precisava. Uma outra "mãe solteira" que trabalha numa estação de serviço com rendimento de 500€ pediu ajuda à Seg. Social para arranjar lugar para as suas criancinhas no mesmo infantário e a resposta que teve é que não poderiam ajudar pois ela trabalhava e as crianças não estavam em situação de risco. Agora diz-me qual a motivação da que ganha 700€ ir à procura de emprego por 475 ou 500 e perder as regalia? Atenção que isto são situações reais das quais tenho conhecimento.
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
aaugustobb Escreveu:fafite Escreveu:Têm a certeza que é só Meio milhão que ganha o salário minimo?. Acho pouco.E não me parece que todos os participantes deste forum não tenham consciência disso por isso não generalizem. Mas sim! concordo perfeitamente com o tema deste tópico, Aliás acho que já tive a oportunidade de dizer aqui que o povo Português devia receber uma medalha de honra por aquilo que consegue fazer durante 30 dias com o salário que leva para casa.
Elias Escreveu:Ed Escreveu:Elias Escreveu:Ed, como chegas aos 21,667?
52 Semanas/ Ano * média de 5 dias uteis = 260 / 12 meses = 21,666666667
Esta é a forma genéricamente utilizada em programas de gestão de pessoal e para calculos de absentismo.
Assim se explica que os números de absentismo sejam tão elevados![]()
Essa fórmula ignora a existência de feriados, que são em média uns 10 por ano em dia útil, o que retira cerca de 0,8 dias úteis por mês, reduzindo o total para 20,8.
Isso é verdade, os feriados são ignorados, pois a regra é que são pagos. Na realidade os vencimentos são pagos a uma média de 30 dias mês (Regra utilizada pela Seg.Social), pelo que a uma pessoa que falta a uma 6ª ou 2ª feira, e segundo o codigo do trabalho, pode ser descontado 3 dias em 30 ( o fim de semana). Nos restantes dias da semana deve ser descontado 1/30 do vencimento. Algumas empresas adoptam o critério de descontar 1/21,667 seja qual for o dia de semana da falta. Para a Seg.Social todos os meses têm 30 dias e o vencimento completo corresponde sempre a 30 dias no respectivo Mapa de Remunerações (trabalham com valor dia para efeitos de baixas), pelo que qualquer que seja o critério utilizado deve ser sempre feita uma regra 3 simples de conversão para o Mapa com arredondamento até 0,5 dia em caso de faltas não remuneradas.
fafite Escreveu:Têm a certeza que é só Meio milhão que ganha o salário minimo?. Acho pouco.E não me parece que todos os participantes deste forum não tenham consciência disso por isso não generalizem. Mas sim! concordo perfeitamente com o tema deste tópico, Aliás acho que já tive a oportunidade de dizer aqui que o povo Português devia receber uma medalha de honra por aquilo que consegue fazer durante 30 dias com o salário que leva para casa.
Vamos cortar os salarios aos professores, para que um simples pedreiro que por vezes até é analfabeto, ganhe mais que os professores...coitados que eles só ganham o salário minimo

- Registado: 29/11/2007 1:39
Ed Escreveu:Elias Escreveu:Ed, como chegas aos 21,667?
52 Semanas/ Ano * média de 5 dias uteis = 260 / 12 meses = 21,666666667
Esta é a forma genéricamente utilizada em programas de gestão de pessoal e para calculos de absentismo.
Assim se explica que os números de absentismo sejam tão elevados

Essa fórmula ignora a existência de feriados, que são em média uns 10 por ano em dia útil, o que retira cerca de 0,8 dias úteis por mês, reduzindo o total para 20,8.
- Registado: 5/11/2002 12:21
The Mechanic Escreveu:AutoMechPois rmachado, tocaste no ponto certo. No meio de tantos RSIs alguém haveria de ter qualificações para isto.
Mas o estado prefere pagar duas vezes e incentivar a preguiça...
Mas porque ráio é que as pessoas que recebem Subsidio de Desemprego ou RSI são consideradas preguiçosas ?!?! É recorrente esta imagem de " Desempregado e/ou a receber RSI = Preguiçoso " . Conheço neste momento 5 pessoas nessas condições aqui na zona de Sintra . Quem tiver emprego para elas, é bem vindo a mandar pm com as referencias para eu as encaminhar pra lá .
No entanto, se é só por ser uma idéia feita , sem base de sustentação e não conhecem sitios onde estejam ( efectivamente !! não é "vái ali, que lá deve haver ..! " )a oferecer postos de trabalho , era melhor moderarem essa do "Desempregado é preguiçoso e prefere viver de Subsidios " . É falso e preconceituoso .
Um desempregado, descontou ! e se recebe , recebe apenas uma parcela do que descontou ! Ou só é bom quando desconta !?!? E se não encontra emprego ( num Universo de 500 mil Desempregados declarados ...declarados !!! , que eu nem faço ideia dos que já deixaram de figurar nas listas !! )e recebe o RSI , que eu nem sei quanto é , mas sêi que não há-de ser muito ,nem há-de ser "ad eternum " , é automaticamente considerado um parasita da Sociedade e dos "coitadinhos" que efectivamente tem a sorte de poder dizer que têm um emprego e recebem o seu certo !!! É que são prácticamente considerados culpados da má situação economica do país !
Pá...não gosto nada de extremismos e ideias feitas e esta!, já começa a criar raizes por aqui .
Um abraço ,
The Mechanic
ps - ...nada pessoal AutoMech . Apenas foste mais um , a referir esta idéia e calhou a pegar no assunto ...
Concordo Mechanic, não podemos meter no mesmo saco toda a gente, e esta ideia é um pouco demagogica e não devia ser.
Faltam números reais para termos uma visão realista.
Agora que faltando recursos se prefira dar subsidios e não colocar as pessoas a serem elementos produtivos na sociedade, dando-lhes até um maior sentimento de dignidade, isso é que me custa...
- Registado: 24/8/2004 10:42
The Mechanic Escreveu:AutoMechPois rmachado, tocaste no ponto certo. No meio de tantos RSIs alguém haveria de ter qualificações para isto.
Mas o estado prefere pagar duas vezes e incentivar a preguiça...
Mas porque ráio é que as pessoas que recebem Subsidio de Desemprego ou RSI são consideradas preguiçosas ?!?! É recorrente esta imagem de " Desempregado e/ou a receber RSI = Preguiçoso " . Conheço neste momento 5 pessoas nessas condições aqui na zona de Sintra . Quem tiver emprego para elas, é bem vindo a mandar pm com as referencias para eu as encaminhar pra lá .
No entanto, se é só por ser uma idéia feita , sem base de sustentação e não conhecem sitios onde estejam ( efectivamente !! não é "vái ali, que lá deve haver ..! " )a oferecer postos de trabalho , era melhor moderarem essa do "Desempregado é preguiçoso e prefere viver de Subsidios " . É falso e preconceituoso .
Um desempregado, descontou ! e se recebe , recebe apenas uma parcela do que descontou ! Ou só é bom quando desconta !?!? E se não encontra emprego ( num Universo de 500 mil Desempregados declarados ...declarados !!! , que eu nem faço ideia dos que já deixaram de figurar nas listas !! )e recebe o RSI , que eu nem sei quanto é , mas sêi que não há-de ser muito ,nem há-de ser "ad eternum " , é automaticamente considerado um parasita da Sociedade e dos "coitadinhos" que efectivamente tem a sorte de poder dizer que têm um emprego e recebem o seu certo !!! É que são prácticamente considerados culpados da má situação economica do país !
Pá...não gosto nada de extremismos e ideias feitas e esta!, já começa a criar raizes por aqui .
Um abraço ,
The Mechanic
ps - ...nada pessoal AutoMech . Apenas foste mais um , a referir esta idéia e calhou a pegar no assunto ...
Mech, concordo contigo quando dizes que existem muitas ideias feitas, e essa é uma delas. No entanto não deixam de ter um fundo de verdade quando se tem conhecimento de alguns casos reais, que penso eu (espero eu) que sejam uma minoria. conheço o caso de uma "mãe solteira" com 2 criancinhas que recebe cerca de 700€ /mês e passa o dia no café (literalmente)descansada enquanto as crianças estão num infantário publico (sem pagar) que a Seg.Socila lhe arranjou pois ela precisava. Uma outra "mãe solteira" que trabalha numa estação de serviço com rendimento de 500€ pediu ajuda à Seg. Social para arranjar lugar para as suas criancinhas no mesmo infantário e a resposta que teve é que não poderiam ajudar pois ela trabalhava e as crianças não estavam em situação de risco. Agora diz-me qual a motivação da que ganha 700€ ir à procura de emprego por 475 ou 500 e perder as regalia? Atenção que isto são situações reais das quais tenho conhecimento.
Já agora ( e xenofobismos à parte) as familias ciganas recebem RSI da Seg. Social de vários distritos, com documentos falsos, os filhos são repartidos/repetidos (os que não têm idade escolar) por várias familias para receber mais e ninguém faz nada. Segundo consta, em Alcobaça chegam a entregar ao funcionário vários cartões do RSI para ele ver qual é o dali quando vão receber e ele nem faz nada pois é ameaçado.
Quanto a mim, não sou contra existirem prestações sociais, mas que se deveria promover uma forma das pessoas que delas usufruem devolver algo à sociedade fazendo diversos serviços civicos, deveria, e aí é que se via quem é que precisava e quem é que era preguiçoso.