Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Tributo a quem ganha 3 € hora

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 29/9/2010 12:02

Ed, como chegas aos 21,667?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ed » 29/9/2010 11:59

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Ja agora aproveito para relembrar que quem ganha o ordenado minimo recebe 2,70€/hora iliquidos.....

Estás a considerar 22 dias úteis por mês contudo o número médio de dias úteis por mês é de 21.

Dá assim um valor de 2,82€.

Bem sei que é um pormenor mas já agora ficam as contas bem feitas :wink:

Elias, as contas para ficarem mesmo bem feitas não é assim. O numero médio de dias uteis por mês é de 21,667 pelo que 475 / 21.667 = 21,9227€ / 8 h = 2.74€ /hora
Podem ser feitas de outra forma (utilizada como regra em processamento de salários) que dá o mesmo valor:
52 semanas X 40h/semana = 2080 h/ano
2080h / 12 meses = 173.3333 h/ mes
475€ / 173.33 = 2.74€ / hora

Se é para ser rigoroso, assim é que é bem feito.

De notar que a esmagadora maioria dos trabalhadores não recebe subsidios de refeição de 6.40€. Diria mesmo que a média paga deverá ser mesmo cerca de metade disso. (Pela minha experiencia de observação de valores em centenas de empresas).

Registado: 21/3/2003 18:01

por fatimafaria » 29/9/2010 11:55

Têm a certeza que é só Meio milhão que ganha o salário minimo?. Acho pouco.E não me parece que todos os participantes deste forum não tenham consciência disso por isso não generalizem. Mas sim! concordo perfeitamente com o tema deste tópico, Aliás acho que já tive a oportunidade de dizer aqui que o povo Português devia receber uma medalha de honra por aquilo que consegue fazer durante 30 dias com o salário que leva para casa.
Mais uma razão para me orgulhar de ser Portuguesa!

Registado: 2/5/2010 8:58

por The Mechanic » 29/9/2010 11:52

AutoMech
Pois rmachado, tocaste no ponto certo. No meio de tantos RSIs alguém haveria de ter qualificações para isto.

Mas o estado prefere pagar duas vezes e incentivar a preguiça...

Mas porque ráio é que as pessoas que recebem Subsidio de Desemprego ou RSI são consideradas preguiçosas ?!?! É recorrente esta imagem de " Desempregado e/ou a receber RSI = Preguiçoso " . Conheço neste momento 5 pessoas nessas condições aqui na zona de Sintra . Quem tiver emprego para elas, é bem vindo a mandar pm com as referencias para eu as encaminhar pra lá .

No entanto, se é só por ser uma idéia feita , sem base de sustentação e não conhecem sitios onde estejam ( efectivamente !! não é "vái ali, que lá deve haver ..! " )a oferecer postos de trabalho , era melhor moderarem essa do "Desempregado é preguiçoso e prefere viver de Subsidios " . É falso e preconceituoso .

Um desempregado, descontou ! e se recebe , recebe apenas uma parcela do que descontou ! Ou só é bom quando desconta !?!? E se não encontra emprego ( num Universo de 500 mil Desempregados declarados ...declarados !!! , que eu nem faço ideia dos que já deixaram de figurar nas listas !! )e recebe o RSI , que eu nem sei quanto é , mas sêi que não há-de ser muito ,nem há-de ser "ad eternum " , é automaticamente considerado um parasita da Sociedade e dos "coitadinhos" que efectivamente tem a sorte de poder dizer que têm um emprego e recebem o seu certo !!! É que são prácticamente considerados culpados da má situação economica do país !

Pá...não gosto nada de extremismos e ideias feitas e esta!, já começa a criar raizes por aqui .

Um abraço ,

The Mechanic

ps - ...nada pessoal AutoMech . Apenas foste mais um , a referir esta idéia e calhou a pegar no assunto ...
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por mais_um » 29/9/2010 11:35

scpnuno Escreveu:Na escola do meu filho, fui informada que durante o passado ano lectivo tiveram 6 auxilares de educação enviados pelo centro de emprego. Pelos vistos, a remuneração que auferiam era a do desemprego, apenas tinham que desempenhar as funções nos horários que lhes foram atribuidos.

Pelos vistos, o contrato entre a escola e o centro de emprego terminava em Agosto (terminou mesmo). Apesar de tanto a escola como os funcionários em questão terem demonstrado o interesse na continuidade da situação, foram informados pelo centro de emprego que tal não era possivel. De3pois do contrato que tinham estabelecido, a escola durante 2 anos não pode recorrer ao centro de emprego e os desempregado em causa têm que ficar 1 ano sem desempenhar qualquer função sob o risco de perderem o subsidio.

Alguém me explica isto???

Assim como se eu fosse muito loira e muito burra?

Resta dizer que a escola está a funcionar a "meio gás" porque a situação continua por resolver...

Isso tem uma explicação, a lei diz que essas situações são temporarias, se passar determinado periodo de tempo, os funcionários tem que ser contratados, mas como as escolas não tem autorização para contratar pessoal não podem continuar a usar esse sistema.

Tenho vivido bem de perto essas situação, porque faço parte de um CG de um agrupamento e temos esse tipo de problemas por resolver.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por rmachado » 29/9/2010 11:27

scpnuno Escreveu:Na escola do meu filho, fui informada que durante o passado ano lectivo tiveram 6 auxilares de educação enviados pelo centro de emprego. Pelos vistos, a remuneração que auferiam era a do desemprego, apenas tinham que desempenhar as funções nos horários que lhes foram atribuidos.

Pelos vistos, o contrato entre a escola e o centro de emprego terminava em Agosto (terminou mesmo). Apesar de tanto a escola como os funcionários em questão terem demonstrado o interesse na continuidade da situação, foram informados pelo centro de emprego que tal não era possivel. De3pois do contrato que tinham estabelecido, a escola durante 2 anos não pode recorrer ao centro de emprego e os desempregado em causa têm que ficar 1 ano sem desempenhar qualquer função sob o risco de perderem o subsidio.

Resta dizer que a escola está a funcionar a "meio gás" porque a situação continua por resolver...

Ao que sei... pagam 20% do subsidio para estes "coisas" (+ o subsidio) e parece ser prática comum.
Contudo devem limitar as coisas para não cairem na ilegalidade do ter pessoas com mais de x contratos e ou anos.

Enfim... invés de criarem bolsas de desempregados e ou excedentários para suprir este tipo de falhas desde que seja algo bem feito (deve ser dificil...) tinhamos inúmeros problemas resolvidos...

Outro bom exemplo é... colocar pessoal adminstrativo não policial nas esquadras para tratar do expediente.

Mas isto sou eu que devo ser muito progressista.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Quico » 29/9/2010 11:20

AutoMech Escreveu:Pois rmachado, tocaste no ponto certo. No meio de tantos RSIs alguém haveria de ter qualificações para isto.

É perfeitamente caricato: o mesmo estado que paga RSI para o pessoal ficar em casa é o mesmo que oferece empregos a ganhar 3€/hora. Não há palavras...

Ainda por cima, oferece isso para empregos em que se tem que aturar putos mimados ou índios em quem ninguém tem mão. (Isto fruto de sucessivos anos de "eduquez" e políticas educativas que trataram de desautorizar por completo os professores, ou quem quer que fosse que trabalhasse numa escola. Agora, que as escolas estão entregues à bicharada, e temos mais esta situação a ajudar à festa - a falta de funcionários!)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por scpnuno » 29/9/2010 11:19

Na escola do meu filho, fui informada que durante o passado ano lectivo tiveram 6 auxilares de educação enviados pelo centro de emprego. Pelos vistos, a remuneração que auferiam era a do desemprego, apenas tinham que desempenhar as funções nos horários que lhes foram atribuidos.

Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Automech » 29/9/2010 11:11

rmachado Escreveu:Outra coisa que me pasma... é que "oferecem isto" mas tem milhentos desempregados que podiam eventualmente suprir estas falhas, devem ter RSI que tb o podiam fazer...

E depois querem "poupar"..

Pois rmachado, tocaste no ponto certo. No meio de tantos RSIs alguém haveria de ter qualificações para isto.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 29/9/2010 11:06

rmachado Escreveu:
Deduzo que estejas a usar algum cinismo...

Estava de facto rmachado. Depois expliquei isso ao Pocoyo noutro post.

Há funções de responsabilidade que não têm equivalência em termos salariais, provavelmente porque são de baixas qualificações.

Não sei por exemplo quanto ganha um motorista da Carris, mas provavelmente não deve ser nenhuma fortuna. No entanto têm uma responsabilidade elevada.

Há imensos exemplos...

por pocoyo » 29/9/2010 11:04

AutoMech Escreveu:Pocoyo, o querer pessoas em part time não tem nada de mal por isso concordo contigo.

O pagar 3€ não vou julgar, mas já se demonstrou que infelizmente está em linha com o salário mínimo que temos.

Aquilo com que não concordo contigo é quando respondeste ao tugatuga11 que um professor universitário não tem a mesma responsabilidade nem a mesma competencia que um auxiliar (para justificar que o professor universitário não recebe 3€ hora).

No melhor dos casos deverias ter dito que não tem as mesmas qualificações.

Porque um auxiliar tem muita responsabilidade ao ter de lidar com crianças.

E quanto à competência, um auxiliar tem de ter umas competências e o professor outras competências.

Um professor universitário pode ser muito bom professor (é competente ali na sala de aulas) e ser, por exemplo, muito menos competente para conduzir um autocarro do que um motorista de autocarros.

Mech, tens razão. Foi o que saiu na hora.

Eu também falei em indice e ninguem o refere.
É a tabela deles.

Registado: 15/1/2010 15:30

por rmachado » 29/9/2010 11:02

Outra coisa que me pasma... é que "oferecem isto" mas tem milhentos desempregados que podiam eventualmente suprir estas falhas, devem ter RSI que tb o podiam fazer...

E depois querem "poupar"..

por Automech » 29/9/2010 11:01

Elias Escreveu:Se fosse possível negociar assim o OE, os nossos problemas estavam resolvidos :mrgreen:

Qual OE, qual quê.

Vocês os dois deviam ir era para a feira do relógio. 8-)

por rmachado » 29/9/2010 11:00

AutoMech Escreveu:
pocoyo Escreveu:Cada qual tem o seu indice.
Também não tem a mesma responsabilidade nem a mesma competencia.

Por acaso auxiliar de educação é uma função de baixa responsabilidade. Entre outras funções "apenas" têm vigiar crianças.

Deduzo que estejas a usar algum cinismo...
Se existem pessoas que são extremamente mal pagas para as tarefas que fazem são as "auxiliares de educação". E se forem de creches públicas (as privadas não é muito dispar mas as funcões são diferentes) então é de rir..

Sei por experiência própria quanto ganha uma auxiliar e quanto ganha uma educadora e a primeira ganha 5 vezes MENOS e trabalha 7 horas efectivas onde literalmente fazem tudo desde limpar, a "tomar conta", dar almoços... as segundas trabalham 5 horas por dia.....

por Automech » 29/9/2010 10:59

Pocoyo, o querer pessoas em part time não tem nada de mal por isso concordo contigo.

O pagar 3€ não vou julgar, mas já se demonstrou que infelizmente está em linha com o salário mínimo que temos.

Aquilo com que não concordo contigo é quando respondeste ao tugatuga11 que um professor universitário não tem a mesma responsabilidade nem a mesma competencia que um auxiliar (para justificar que o professor universitário não recebe 3€ hora).

No melhor dos casos deverias ter dito que não tem as mesmas qualificações.

Porque um auxiliar tem muita responsabilidade ao ter de lidar com crianças.

E quanto à competência, um auxiliar tem de ter umas competências e o professor outras competências.

Um professor universitário pode ser muito bom professor (é competente ali na sala de aulas) e ser, por exemplo, muito menos competente para conduzir um autocarro do que um motorista de autocarros.

por Elias » 29/9/2010 10:57

mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Ja agora aproveito para relembrar que quem ganha o ordenado minimo recebe 2,70€/hora iliquidos.....

Estás a considerar 22 dias úteis por mês contudo o número médio de dias úteis por mês é de 21.

humm...2,83€...:D

Se fosse possível negociar assim o OE, os nossos problemas estavam resolvidos :mrgreen:

por pocoyo » 29/9/2010 10:51

Muffin Escreveu:
pocoyo Escreveu:
tugatuga11 Escreveu:
pocoyo Escreveu:Qual a admiração?!

Um professor também concorre a horários incompletos.

A ganhar 3€? Penso que não! 8-)

Cada qual tem o seu indice.

Pocoyo,
Está a dizer que são as duas igualmente razoáveis/justas ou está a justificar/desvalorizar um "absurdo" apresentando outro?

Fiquei com a dúvida...

Apenas estou a dizer que as situações são equivalentes.
Se é uma realidade para professores, visto que o ministério só precisa de X horas, não vejo nada de chocante nesta situação.
Cada qual faz o seu juízo, se achar chocante a situação dos professores, também deve achar a dos auxiliares, se não…
Só para terminar um professor com 4 horas semanais ganha + ou - 250€ mês (bruto) , não sei se esta situação ainda existe (horário de 4 horas), mas já existiu.

PS. Mech, penso que aqui podes entender o que penso.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Automech » 29/9/2010 10:48

mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:

Pois, sendo rigorosos. Eu até fiz por alto outras contas que não são precisas como as vossas, mas a ideia era a des mostrar que realmente os 3€ não estão nada longe, infelizmente, do salário mínimo baixo que temos em Portugal.

E são meio milhão de pessoas. É muita família...

por Automech » 29/9/2010 10:45

pocoyo Escreveu:Cada qual tem o seu indice.

Por acaso auxiliar de educação é uma função de baixa responsabilidade. Entre outras funções "apenas" têm vigiar crianças.

por mais_um » 29/9/2010 10:43

Elias Escreveu:

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 29/9/2010 10:40

por Automech » 29/9/2010 10:40

Um trabalhador que ganhe os 475€ do salário mínimo por 40 horas de trabalho semanal, aufere aproximadamente 3€ por hora (assumindo 4 semanas x 40 horas = 160 horas), até ligeiramente menos porque os meses não têm apenas 4 semanas.

Se considerarmos um subsidio de refeição de 6,40€ para o calculo, esse valor hora sobe para 3,80€ aproximadamente.

Por isso os 3€ que o estado propõe foram calculados com base no salário mínimo, sem subsidio de refeição (uma vez que é part-time).

Já agora é bom termos presente que existem meio milhão de trabalhadores que recebem o salário mínimo em Portugal, com salário / hora similar a estas 75 vagas que o estado quer preencher e que estão a ter tanto impacto na comunicação social.

Meio milhão !

por mais_um » 29/9/2010 10:32

Ja agora aproveito para relembrar que quem ganha o ordenado minimo recebe 2,70€/hora iliquidos.....

por Pantone » 29/9/2010 10:31

pocoyo Escreveu:
tugatuga11 Escreveu:
pocoyo Escreveu:Qual a admiração?!

Um professor também concorre a horários incompletos.

A ganhar 3€? Penso que não! 8-)

Cada qual tem o seu indice.

Pocoyo,
Está a dizer que são as duas igualmente razoáveis/justas ou está a justificar/desvalorizar um "absurdo" apresentando outro?

Fiquei com a dúvida...

Registado: 4/1/2004 22:32

por tugatuga11 » 29/9/2010 10:26

pocoyo Escreveu:Também não tem a mesma responsabilidade nem a mesma competencia.

Responsabilidade é uma coisa e competência outra.
Podem ter responsabilidade e não ter competência...
Abraço.

Registado: 27/4/2009 19:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: JUKIMSUNG, niceboy e 48 visitantes