Off topic - Mas que Jornalismo é este ?
19 mensagens
|Página 1 de 1
Mais um exemplo de hoje, a questão até nem é a informação em si, é a forma como é relatada "nova escalada"...
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Juros: Euribor a 3 meses regista nova escalada
Indexante mais utilizado no crédito às empresas sobe para 0,886%
As taxas Euribor a 3 e 12 meses estão em alta esta quarta-feira. A maior subida é mesmo da maturidade mais curta, a mais utilizada no cálculo dos juros do crédito às empresas: 0,006 pontos para 0,886%.
Já o prazo mais longo, de um ano, avança 0,001 pontos para 1,425%, segundo o fixing diário da Federação Europeia de Bancos.
A maturidade mais utilizada no cálculo dos juros do crédito à habitação em Portugal, a taxa a seis meses, permanece inalteradanos 1,141%.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
LOL
Eu não vou continuar a debater isto contigo. O tema não justifica que eu fique aqui a noite toda e o que eu penso já está acima, aliás o que eu penso do valor da notícia em si está patente logo no meu primeiro post.
Só vou dizer que se eu fosse editor e tu fosses jornalista e me chegasses com esse texto, eu mandava-te para trás para a reescrever de novo.

Eu não vou continuar a debater isto contigo. O tema não justifica que eu fique aqui a noite toda e o que eu penso já está acima, aliás o que eu penso do valor da notícia em si está patente logo no meu primeiro post.
Só vou dizer que se eu fosse editor e tu fosses jornalista e me chegasses com esse texto, eu mandava-te para trás para a reescrever de novo.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu: E se a CMVM entende que esta informação tem de chegar ao público, um jornal disponibilizar essa informação não terá nada de errado a meu ver .
Se assim fosse, bastava colocarem :
"Em comunicado enviado à CMVM, a EDP Renováveis revela que o administrador financeiro da EDP Renováveis, Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira procedeu à compra de 500 acções da empresa a um preço de 4,20 euros, cada uma."
“Mais informamos que, em virtude da realização das transacções acima referidas, o Engº. Rui Teixeira, é titular de 7.505 acções representativas do capital social da EDP Renováveis, as quais correspondem a cerca de 0,001% do respectivo capital social”
Mas não, para "encher chouriços" repetem em 3 parágrafos o mesmo :
1 - "Rui Teixeira comprou 500 acções da empresa."
2 - "O administrador financeiro da EDP Renováveis, Rui Teixeira, comprou mais 500 acções da própria empresa"
3 - "Em comunicado enviado à CMVM, a EDP Renováveis revela que Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira procedeu à compra de 500 acções da empresa"
Depois para "encher" ainda mais, acrescentam que o "desgraçado" está a perder 52€ !

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Carf, deves estar a ler os meus posts muito na diagonal. Despe esse preconceito de que estou a defender o negócios (suponho que já partiste dessa ideia mal viste o meu post e ainda antes de o teres começado a ler) e lê o que é que eu escrevi efectivamente...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:carf2007 Escreveu:Marco compreendo que tenhas que "defender" o jornal de negocios ...![]()
coloquei questões sobre o critério de a colocar ou não colocar de forma discricionária quando a regulamentação dos mercados diz que isto é informação que tem de chegar ao público!
"A operação, realizada a 17 de Setembro, traduziu-se num investimento de 2.100 euros. Na sessão de hoje, os títulos da empresa caíram 0,85% para 4,096 euros, pelo que a menos valia potencial é de 52 euros. "
Também foi a CMVM que "pediu" para divulgar isto ...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
charles Escreveu:Os exemplos são muitos, o problema talvez seja a falta de noticias de qualidade vs excesso de meios de comunicação social, desde a imprensa escrita, digital à televisiva.
olhe que não, olhe que não!

O problema não é a falta de notícias de qualidade, o problema é que o povo gosta muito de notícias da treta (se isso não fosse assim, os canais tipo SIC-N e RTP-N teriam muito mais audiência).
- Registado: 5/11/2002 12:21
Os exemplos são muitos, o problema talvez seja a falta de noticias de qualidade vs excesso de meios de comunicação social, desde a imprensa escrita, digital à televisiva.
Não podemos fazer mais que uma triagem qualitativa do que nos interesse em termos pessoais, eas outras pseudonoticias vamos ouvindo-as...algumas até são hilariantes.
Não podemos fazer mais que uma triagem qualitativa do que nos interesse em termos pessoais, eas outras pseudonoticias vamos ouvindo-as...algumas até são hilariantes.
Cumpt
Re: Off topic - Mas que Jornalismo é este ?
charles Escreveu:Eu partilho da opinião que o jornalismo é mesmo esse o qual referes.
Deixo um exemplo de uma não noticia, digo não noticia porque durante dois dias andaram "abrir" noticiários na rádio e nas tvs....
Quando a euribor mexe centésimas os media vêm logo dizer que já sobe há não sei quentos dias seguidos, e que em Setembro os detentores de créditos à habitação iriam pagar mais pelos empréstimos para no final de contas dizerem que iriam pagar mais 5€, enfim como se os empréstimos fossem todos iguais, no valor na taxa, na renovação da euribor, enfim....
Então e quando abrem noticiários a dizer que a gasolina da GALP subiu 1 cêntimo?

Re: Off topic - Mas que Jornalismo é este ?
carf2007 Escreveu:Rui Teixeira comprou 500 acções da empresa. Já tem mais de 7.500 títulos da companhia liderada por Ana Maria Fernandes.
O administrador financeiro da EDP Renováveis, Rui Teixeira, comprou mais 500 acções da própria empresa, numa operação em que obrigou a um investimento de pouco mais de 2.000 euros.
Em comunicado enviado à CMVM, a EDP Renováveis revela que Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira procedeu à compra de 500 acções da empresa a um preço de 4,20 euros, cada uma.
A operação, realizada a 17 de Setembro, traduziu-se num investimento de 2.100 euros. Na sessão de hoje, os títulos da empresa caíram 0,85% para 4,096 euros, pelo que a menos valia potencial é de 52 euros.
“Mais informamos que, em virtude da realização das transacções acima referidas, o Engº. Rui Teixeira, é titular de 7.505 acções representativas do capital social da EDP Renováveis, as quais correspondem a cerca de 0,001% do respectivo capital social”, refere a empresa liderada por Ana Maria Fernandes (na foto).
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=445581
Eu partilho da opinião que o jornalismo é mesmo esse o qual referes, com a ressalva que não me refiro ao negócios como é evidente, falo de uma forma generalizada.
Quando a euribor mexe centésimas os media vêm logo dizer que já sobe há não sei quantos dias seguidos, e que em Setembro os detentores de créditos à habitação iriam pagar mais pelos empréstimos para no final de contas dizerem que iriam pagar mais 5€, enfim como se os empréstimos fossem todos iguais, no valor na taxa, na renovação da euribor, enfim....
Deixo um exemplo de uma não noticia, digo não noticia porque durante dois dias andaram "abrir" noticiários na rádio e nas tvs, com o aumento de comparticipações escolares......
"Os alunos do ensino secundário integrados no Escalão A da Ação Social Escolar vão receber este ano letivo mais cinquenta cêntimos de comparticipação na compra dos livros escolares, segundo um despacho do Ministério da Educação.
O Governo anunciou na segunda feira que tinha sido enviado às escolas, nesse dia, o despacho relativo a esta matéria, garantindo que foi feito um "ajustamento" relativamente à aquisição dos manuais escolares, tendo em conta o aumento que os livros sofreram este ano.
De acordo com o documento, assinado pelo secretário de Estado da Educação, João Trocado da Mata, a comparticipação passa de 135 para 135,5 euros, no caso dos alunos do Escalão A, ou seja, do Escalão 1 do Abono de Família.
Quanto aos do Escalão B, Escalão 2 do Abono de Família, verifica-se um aumento de 30 cêntimos, passando esta comparticipação de 67,5 para 67,8 euros.
Valores mantêm-se na alimentação
Os valores relativos à alimentação, material escolar e alojamento em residência familiar mantêm-se inalterados.
No 3.º ciclo do ensino básico, os aumentos são um pouco superiores, com a comparticipação dos manuais escolares a passar de 140 para 141,4 euros, no caso dos 8.º e 9.º anos, e de 155 para 156,60 no 7.º ano, isto no Escalão A.
No Escalão B, os aumentos são de 70 e de 80 cêntimos, respetivamente.
No 2.º ciclo, o aumento é de um euro no Escalão A, na aquisição dos livros, tanto no 5.º como no 6.º anos.
Mais 30 cêntimos no básico
Relativamente ao 1.º ciclo do ensino básico, regista-se um aumento de trinta cêntimos no Escalão A.
O despacho estipula ainda que a bolsa de mérito destinada aos alunos do ensino secundário mantém o mesmo valor do ano passado, fixado nos 419,22 euros.
Têm acesso a este valor os alunos do 9.º ano com classificação igual ou superior a 4 valores, sem arredondamento, e do 10.º e 11.º anos com uma média igual ou maior do que 14 valores, também sem arredondamento.
Editado pela última vez por charles em 27/9/2010 22:15, num total de 1 vez.
Cumpt
carf2007 Escreveu:Marco compreendo que tenhas que "defender" o jornal de negocios ...![]()
Eu não estou a defender o negócios. Eu acho que a notícia é irrelevante em si - como disse! - mas coloquei questões sobre o critério de a colocar ou não colocar de forma discricionária quando a regulamentação dos mercados diz que isto é informação que tem de chegar ao público!
Aquilo que estás a sugerir, não faz de todo o meu estilo. E estás a transformar o meu post numa coisa que ele não é...
Bah...eu tambem concordo que isto não é jornalismo, não é notícia, não é nada . Nem pra "fait-divers" serve .
O JN não é propriamente a Revista Maria ou a Caras, nem isto é um hiper-noticia que revele que "Lili Caneças partiu uma unha ao fazer uma festinha na cara de uma criança pobre que tinha , segundo testemunhas oculares, a cara dura ".
Eles dão-se ao trabalho de fazer as contas da "potencial perda" de 52 Euros !!! ( caraças, que esse Rui Teixeira deve estar arruinado ...o que vale é que " ainda não vendeu, logo ainda não perdeu !!!! Hãh !??!" )
Parece ele que é o Soros e vendeu umas 500 acções da Berkshire Hathaway pra ter um dinheirinho na carteira pra ir jantar( com um prejuizo resultante da diferença de compra -> 120,000 Dolares cada para a venda 110,000 Dolares cada de 5,000,000 Dolares ) .
...bah. É uma "desnoticia", uma "in-noticia " , uma " hortalicia" ...
...e a malta ainda está a discuticia !
Um abraço ,
The Mechanic
O JN não é propriamente a Revista Maria ou a Caras, nem isto é um hiper-noticia que revele que "Lili Caneças partiu uma unha ao fazer uma festinha na cara de uma criança pobre que tinha , segundo testemunhas oculares, a cara dura ".
Eles dão-se ao trabalho de fazer as contas da "potencial perda" de 52 Euros !!! ( caraças, que esse Rui Teixeira deve estar arruinado ...o que vale é que " ainda não vendeu, logo ainda não perdeu !!!! Hãh !??!" )
Parece ele que é o Soros e vendeu umas 500 acções da Berkshire Hathaway pra ter um dinheirinho na carteira pra ir jantar( com um prejuizo resultante da diferença de compra -> 120,000 Dolares cada para a venda 110,000 Dolares cada de 5,000,000 Dolares ) .
...bah. É uma "desnoticia", uma "in-noticia " , uma " hortalicia" ...
...e a malta ainda está a discuticia !
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
carf2007 Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Hmm, eu não sei se o problema está propriamente no jornalismo. A lei diz que esta informação tem de ser disponibilizada ao público...
Não sei se há alguma obrigatoriedade de um jornal privado veicular esta informação (presumo que não) mas há o código deontológico e o princípio/dever de informar, pelo menos. E se a CMVM entende que esta informação tem de chegar ao público, um jornal disponibilizar essa informação não terá nada de errado a meu ver (apesar da irrelevância da notícia... lol).
Como não há nenhum valor definido na lei, a partir de que valor é que então o jornal, discricionariamente, vai considerar que é notícia ou não?
Eu acho é que isto nem precisava de estar no site da CMVM (por exemplo, poderia haver um valor percentual - e podia ser acumulado - a partir do qual era necessário comunicar e tornar público, por exemplo).
Marco compreendo que tenhas que "defender" o jornal de negocios ...![]()
Mas esta noticia é menos interessante que as dos fenómenos do entroncamento![]()
Vale ZERO.
Então e para ti seria interessante a partir de que quantidade de acções?
MarcoAntonio Escreveu:Hmm, eu não sei se o problema está propriamente no jornalismo. A lei diz que esta informação tem de ser disponibilizada ao público...
Não sei se há alguma obrigatoriedade de um jornal privado veicular esta informação (presumo que não) mas há o código deontológico e o princípio/dever de informar, pelo menos. E se a CMVM entende que esta informação tem de chegar ao público, um jornal disponibilizar essa informação não terá nada de errado a meu ver (apesar da irrelevância da notícia... lol).
Como não há nenhum valor definido na lei, a partir de que valor é que então o jornal, discricionariamente, vai considerar que é notícia ou não?
Eu acho é que isto nem precisava de estar no site da CMVM (por exemplo, poderia haver um valor percentual - e podia ser acumulado - a partir do qual era necessário comunicar e tornar público, por exemplo).
Marco compreendo que tenhas que "defender" o jornal de negocios ...

Mas esta noticia é menos interessante que as dos fenómenos do entroncamento

Vale ZERO.
Hmm, eu não sei se o problema está propriamente no jornalismo. A lei diz que esta informação tem de ser disponibilizada ao público...
Off topic - Mas que Jornalismo é este ?
Rui Teixeira comprou 500 acções da empresa. Já tem mais de 7.500 títulos da companhia liderada por Ana Maria Fernandes.
O administrador financeiro da EDP Renováveis, Rui Teixeira, comprou mais 500 acções da própria empresa, numa operação em que obrigou a um investimento de pouco mais de 2.000 euros.
Em comunicado enviado à CMVM, a EDP Renováveis revela que Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira procedeu à compra de 500 acções da empresa a um preço de 4,20 euros, cada uma.
A operação, realizada a 17 de Setembro, traduziu-se num investimento de 2.100 euros. Na sessão de hoje, os títulos da empresa caíram 0,85% para 4,096 euros, pelo que a menos valia potencial é de 52 euros.
“Mais informamos que, em virtude da realização das transacções acima referidas, o Engº. Rui Teixeira, é titular de 7.505 acções representativas do capital social da EDP Renováveis, as quais correspondem a cerca de 0,001% do respectivo capital social”, refere a empresa liderada por Ana Maria Fernandes (na foto).
19 mensagens
|Página 1 de 1