Off-topic - a Noruega nas moedas de Euro
14 mensagens
|Página 1 de 1
Então pessoal, estamos na Pascoa...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Lion_Heart Escreveu:Depois sou eu a abrir off topics.
Tinhas o pra descontra para colocar o "membro" mais recente da UE
Camarada Leão,
Em vez de vires logo levantar o dedo acusador, podias ter visto o tópico com mais atenção - foi aberto em Setembro de 2010. Apenas o puxei para cima porque quis adicionar uma referência.
Há vários meses que eu não abro um off-topic novo, aliás é raríssimo eu abrir off-topics, ao contrário do meu amigo que é off-topics novos quase todos os dias.
Apreciaria bastante que em vez de abrires tantos OT escrevesses mais vezes sobre bolsa...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Até a Wikipedia anglófona faz referência ao 'problema' por isso não estou convencido que fosse uma não-questão:
http://en.wikipedia.org/wiki/Euro_coins
1999–2006 design
The original designs of the 10-, 20-, and 50-cent coins showed the outline of each of the EU-15 member states. This meant that each state was shown as separate from the others, thus giving Europe the appearance of an archipelago. EU member states outside the eurozone (the United Kingdom, Sweden, and Denmark) were also depicted. Non-EU states were not depicted, for example giving the impression that Sweden was a large male genital (as Norway was not on the map).
http://en.wikipedia.org/wiki/Euro_coins
MarcoAntonio Escreveu:A propósito: todas as pontes que se vêm no reverso das notas são fictícias (embora representem estilos de pontes europeias, nenhuma delas é a representação exacta de uma ponte real).
Exacto mas a da nota de 5 euros vê-se claramente qual é a ponte que pretende representar: trata-se da Pont du Gard, um dos monumentos mais visitados de França.
Suponho (não tenho a certeza se é realmente isso) que se trata de uma representação estilizada e simbólica de outros territórios que pertencem a Estados Membros (como por exemplo as ilhas portuguesas e espanholas).
Se é isso, acho que faz sentido, porque uma coisa é não incluir a europa toda, outra é não incluir a representação de algo que não só faz parte da europa como faz parte da união europeia e da zona euro em particular).
Seja o que for que representa, é simbólico e estilizado porque não pode corresponder a nada exacto.
A propósito: todas as pontes que se vêm no reverso das notas são fictícias (embora representem estilos de pontes europeias, nenhuma delas é a representação de exacta de uma ponte real).
Se é isso, acho que faz sentido, porque uma coisa é não incluir a europa toda, outra é não incluir a representação de algo que não só faz parte da europa como faz parte da união europeia e da zona euro em particular).
Seja o que for que representa, é simbólico e estilizado porque não pode corresponder a nada exacto.
A propósito: todas as pontes que se vêm no reverso das notas são fictícias (embora representem estilos de pontes europeias, nenhuma delas é a representação de exacta de uma ponte real).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Aliás é de assinalar que a Islândia aparece representada nas notas de 5 euros e a Turquia também.
Sim, mas a solução estilística nunca foi sempre a mesma. Olha por exemplo para as moedas de centimo onde a representação dos países é completamente diferente (especialmente na versão anterior, mas mesmo na actual persistem diferenças).
Depende da projecção que estiverem a utilizar, como disse. Qualquer representação não é exacta porque para isso precisavas de ter uma moeda esférica. Ora, há várias formas de representar a Europa, nalgumas a Islândia fica muito afastada, mais ou menos onde eu disse...
MarcoAntonio Escreveu:A Islândia eventualmente podia aparecer (depende da geometria utilizada, tinha de estar a ver... de qq das formas mesmo que aparecesse estaria num local inestético, ali acima do identificador do valor da moeda).
A Islândia não é assim tão distante... no caso da moeda de dois euros cairia bem dentro do círculo amarelo, entre o 2 e a p... quero dizer, entre o 2 e a península escandinava.

Aliás é de assinalar que a Islândia aparece representada nas notas de 5 euros e a Turquia também.
Elias Escreveu:LOL, mas no mapa alargado faltam dois países: a Islândia e a Turquia (e sobre a exclusão deste último já encontrei discussões acesas nalguns foruns estrangeiros)
Não se trata de um mapa alargado que está na moeda mas do continente europeu (onde não se vê a Islandia e outros países porque está truncado e saiem do campo visual). Já a Suíça por exemplo está lá...
A Islândia eventualmente podia aparecer (depende da geometria utilizada, tinha de estar a ver... de qq das formas mesmo que aparecesse estaria num local inestético, ali acima do identificador do valor da moeda).
A Turquia não é estritamente europeia (tal como a Rússia, são países euroasiáticos, a sua região geográfica ocupa partes europeias e partes asiáticas).
Em todo o caso, o mapa está truncado como já disse e não é só a Turquia e a Islândia que não aparecem (já a Suíça aparece porque está bem no meio do campo visual... bem como os países balcânicos a oeste da Grécia).
A imagem é sugestiva. Mas não creio que a verdadeira razão para a alteração tenha sido essa...
A alteração deu-se depois do alargamento, em que se optou por substituir por um mapa da europa completo, enquanto continente. E deu-se só em 2006/2007, algum tempo depois do alargamento (se a razão fosse de um embaraço visual ou teriam-no feito mais cedo ou imediatamente que se deu o alargamento... mas não, deu-se anos depois... e bem sabemos como é que essas coisas dão logo nas vistas... lol).
Aliás, o problema nem está propriamente na inclusão do país x ou y mas na representação algo estilizada dele. Porque se olharmos para um mapa exacto, o aspecto é um pouco diferente (dito de outra forma: se quisessem resolver "esse problema em específico" nem precisavam de incluir a Noruega... bastava alterar a estilização do mapa, que no original nem me parece nada boa para começar).
Detesto fazer o papel de desmancha-prazeres...
edit: em anexo um mapa mais exacto para comparação, onde se pode constatar que a estilização na moeda original aumenta substancialmente as semelhanças com o dito cujo
A alteração deu-se depois do alargamento, em que se optou por substituir por um mapa da europa completo, enquanto continente. E deu-se só em 2006/2007, algum tempo depois do alargamento (se a razão fosse de um embaraço visual ou teriam-no feito mais cedo ou imediatamente que se deu o alargamento... mas não, deu-se anos depois... e bem sabemos como é que essas coisas dão logo nas vistas... lol).
Aliás, o problema nem está propriamente na inclusão do país x ou y mas na representação algo estilizada dele. Porque se olharmos para um mapa exacto, o aspecto é um pouco diferente (dito de outra forma: se quisessem resolver "esse problema em específico" nem precisavam de incluir a Noruega... bastava alterar a estilização do mapa, que no original nem me parece nada boa para começar).
Detesto fazer o papel de desmancha-prazeres...

edit: em anexo um mapa mais exacto para comparação, onde se pode constatar que a estilização na moeda original aumenta substancialmente as semelhanças com o dito cujo
- Anexos
-
- mapa.png (12.25 KiB) Visualizado 1588 vezes
Off-topic - a Noruega nas moedas de Euro
Já alguém reparou que as moedas mais recentes de 1 e 2 Euros incluem uma representação da Noruega?
Na verdade, a Noruega não faz parte da União Europeia; a inclusão da Noruega no mapa teve por objectivo mascarar a imagem do membro viril que surge nas moedas mais antigas, nas quais se representa apenas a Suécia e a Finlândia
<embed flashVars="playerVars=showStats=yes|autoPlay=no|videoTitle=Weird Euro Coin Design" src="http://www.metacafe.com/fplayer/410967/weird_euro_coin_design.swf" width="440" height="272" wmode="transparent" allowFullScreen="true" allowScriptAccess="always" name="Metacafe_410967" pluginspage="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" type="application/x-shockwave-flash"></embed>
Abaixo ficam duas imagens de moedas de 2 euros, sendo a primeira das moedas mais antigas e a segunda de moedas mais recentes... LOL
Na verdade, a Noruega não faz parte da União Europeia; a inclusão da Noruega no mapa teve por objectivo mascarar a imagem do membro viril que surge nas moedas mais antigas, nas quais se representa apenas a Suécia e a Finlândia

<embed flashVars="playerVars=showStats=yes|autoPlay=no|videoTitle=Weird Euro Coin Design" src="http://www.metacafe.com/fplayer/410967/weird_euro_coin_design.swf" width="440" height="272" wmode="transparent" allowFullScreen="true" allowScriptAccess="always" name="Metacafe_410967" pluginspage="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" type="application/x-shockwave-flash"></embed>
Abaixo ficam duas imagens de moedas de 2 euros, sendo a primeira das moedas mais antigas e a segunda de moedas mais recentes... LOL
- Anexos
-
- 2euro1-dick.jpg (107.86 KiB) Visualizado 1632 vezes
-
- 2-euro-nova.jpg (43.37 KiB) Visualizado 1632 vezes
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Google Adsense [Bot], latbal, Luzemburg, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, tami, trilhos2006 e 407 visitantes