Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

4.500.000.000€ Sabem quanto é?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JMHP » 24/9/2010 12:24

carf2007 Escreveu:OS nossos gestores de meia tigela fogem aos impostos porque sabem que se forem apanhados pagam uma multa e pronto. O crime compensa. Já nos EUA parece-me que é um crime muito grave e vão mesmo presos.

Nos EUA a fuga aos impostos é considerado crime grave e o cidadão que comete esse crime é detido imediatamente pela inspecção de impostos (sem mandato de juiz) e é levado de imediato a um juiz que dependendo da gravidade dos factos impõe penas que podem ir de multa pesada á prisão por longos anos.

O crime de fuga aos impostos nos EUA é sentido pelos americanos como um desrespeito á sociedade e um acto criminoso contra a nação.

AutoMech Escreveu:Em Itália é obrigatório pedir a factura do restaurante.

Os meus colegas disseram-me que qualquer pessoa pode ser questionada à saída do restaurante e é multada se não tiver a factura. Um dos que estava no grupo já tinha sido inclusivamente "inspeccionado".

Achei aquilo surreal, mas vi que levavam a coisa mesmo muito a sério. E aqueles não são muito de respeitar as regras...

Este fim-de-semana passado um amigo meu que esteve este verão a passar férias em Itália, contou-me uma história curiosa passada num restaurante.

No restaurante em que esteve a jantar, no final a factura foi apresentada de imediato em vez de um habitual recibo de conta para supresa do meu amigo e constatou que havia um pequeno engano a favor do restaurante. Mas dada a satisfação com o atendimento e serviço do restaurante ele pediu para não alterar a conta pois ficava como gorjeta.
O dono do restaurante recusou e explicou que a conta teria de ser corrigida, pois caso contrário teria desvios e problemas com o balanço das contas do restaurante e que a lei em Italia está agora muito rigorosa e mais apertada em relação á contabilidade das empresas, comercio e simples restauração.

Como é evidente, aqui em Portugal estas obrigações perante a Lei é considerada como um exagero e um atentado á presunção da inocência do cidadão a que todos têm direito.

Registado: 19/5/2009 18:26

por carf2007 » 24/9/2010 12:21

mnfv Escreveu:
Claro que se pago uma mudança de 400€, e o gajo no fim me vem com uma conversa de que são 484€ se quiser factura fico de pé trás...

É complicado termos que pagar mais 84€ por uma folha de papel que não serve para nada, nem sequer para limpar o .., sabendo que esse dinheiro pode ir para uma jantarada de um Sr. Ministro, ou para pagar o ordenado de uma funcionária do Governo Civil que por acaso é sobrinha ou amante do Governador e passa o dia no messenger, ou para pagar uma obra adjudicada à Mota-Engil que no final custa o dobro do previsto, ...

Já sei que alguns vão dizer que é por causa deste tipo de mentalidade que não vamos lá, mas acho que o exemplo deve começar por cima, se eu tiver um governo decente, honesto, ajudo-os, agora a esta cambada de corruptos NÃO.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Lion_Heart » 24/9/2010 12:13

O Estado favorece a fuga, ajuda mesmo.

Dou um exmplo:

Consulta de mesa nos cafés e restaurantes.

Portugal é o unico Pais que conheço , nem no Brasil é assim onde existe esta consulta de mesa.

Mas porque raio nao sai logo um talao de caixa identificativo ou um factura como em qualquer lado do Mundo?

Alguem me pode explicar?

Se é dificil com a variedade de maquinas existente, o estado obriga TODOS a usar uma maquina propia e lacrada.

Quem diz cafés e restaurantes diz o resto.

So ai recebia muitos milhoes.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 24/9/2010 12:28, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MarcoAntonio » 24/9/2010 12:13

mnfv Escreveu:Eu peço sempre factura quando o valor é relevante.

As contas são simples: um jantar de 40€ com 13% de IVA dá ao estado 5€, o suficiente para alimentar um miudo do ensino obrigatório.

Não dá 5 euros.

Eu sou contra a economia paralela, como é óbvio. Mas "infelizmente", as contas reais não são essas...

Isso só aconteceria se toda a mercadoria fosse "contrabandeada" (o que não pode ser, basta a polícia mandar parar uma viatura de transporte e é alta cacetada se não estiver tudo documentado). Ou então uma inspecção ao restaurante e não estar tudo o que lá têm documentado.

Ora, o Restaurante paga ao Estado um diferencial de IVA (em termos simples) do que comprou e do que vendeu. O que se passa quando algo chega ao cliente final sem factura, em grande parte dos casos o que significa é que a factura parou a meio caminho (antes de chegar a cliente final) e que o valor final do IVA que o Estado recebeu é inferior ao valor correspondente ao valor real a que as coisas são vendidas (claro que nos casos em que é tudo "por baixo da mesa" aí o estado não recebe nada, mas não é isso que se passa nem isso descreve o que se passa normalmente num restaurante).

Dito de outra forma: para o estado ficar a perder os 5 euros que aí referes não basta que o Restaurante não passe factura. Também é preciso que o Restaurante tenha comprado tudo o que te forneceu sem factura e que esses produtos nunca tenham sido facturados em nenhum ponto da cadeia.

mnfv Escreveu:Não vou pensar que os politicos o vão meter ao bolso e por isso não pagar: esses relativimos morais não pegam, por muito que nos tentemos enganar a nós próprios.

Aqui concordo totalmente contigo: trata-se essencialmente de um mecanismo de auto-justificação das ilegalidades (e eventuais imoralidades/desonestidades) que se praticam por aí fora...

mnfv Escreveu:Claro que se pago uma mudança de 400€, e o gajo no fim me vem com uma conversa de que são 484€ se quiser factura fico de pé trás...

Pois, mas aí é bem capaz de o Estado estar a perder praticamente a totalidade dos 84 euros. Porquê? Porque o custo é essencialmente serviço e é nos serviços que a fuga é "integral".

Há uma diferença substancial quando se trata de serviços ou há mercadorias envolvidas...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 24/9/2010 12:15, num total de 2 vezes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mundial » 24/9/2010 12:12

isto é só hipocrisia, todos sabem de tudo, todos vêm tudo mas se não houver denúncias e alguém a dar a cara não se faz nada, quando se compra casa o valor é sempre alterado de maneira a fugir o máximo, e no entanto é tudo feito na presença de advogados e representante do notário e ninguém diz nada, o fiscal das finanças vai trocar pneus do seu carro não pede factura para não pagar o iva, e tantos casos que se passam no dia-a-dia

Registado: 29/11/2007 10:51

por rmachado » 24/9/2010 12:03

AutoMech Escreveu:A coisa devia partir de casos emblemáticos para servirem de exemplo.

Por exemplo, fiscais vão a uma casa para alugar. Perguntam se é com recibo. O dono diz que não. Processo criminal.

Os fiscais vão jantar a um restaurante. Vêm que estão 50 clientes. Passado um tempo pedem relatório das vendas. Nesse dia aparecem 2 refeições. Processo criminal.

Construtor apanhado com cheque de escritura e cheque 'paralelo', juntamente com escuta da conversa. Processo criminal.

Etc. Etc. Etc.

Há um ditado que diz "O medo é que guarda a vinha".

Faz-me lembrar aquela história dos radares em Inglaterra. Não sei ao certo quanto eram mas suponhamos que eram 100 pontos de radares, mas só 20 deles é que tinham aparelho dentro. Os radares iam mudando todas as semanas e o pessoal nunca sabiam onde estavam. Com apenas 20 radares conseguiu-se o efeito em 100 locais.

Simplesmente pelo medo de ser apanhado.

Exactamente o que eu acho.. e foi o que refri lá atrás..

"Basta" usar a informação telefonica...

Registado: 24/8/2004 10:42

por mais_um » 24/9/2010 12:01

carf2007 Escreveu: Já nos EUA parece-me que é um crime muito grave e vão mesmo presos.

Sim, o Al Capone, foi preso pela fuga ao fisco e não pelos inumeros assassinios que cometeu....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 24/9/2010 12:01

A coisa devia partir de casos emblemáticos para servirem de exemplo.

Por exemplo, fiscais vão a uma casa para alugar. Perguntam se é com recibo. O dono diz que não. Processo criminal.

Os fiscais vão jantar a um restaurante. Vêm que estão 50 clientes. Passado um tempo pedem relatório das vendas. Nesse dia aparecem 2 refeições. Processo criminal.

Construtor apanhado com cheque de escritura e cheque 'paralelo', juntamente com escuta da conversa. Processo criminal.

Etc. Etc. Etc.

Há um ditado que diz "O medo é que guarda a vinha".

Faz-me lembrar aquela história dos radares em Inglaterra. Não sei ao certo quanto eram mas suponhamos que eram 100 pontos de radares, mas só 20 deles é que tinham aparelho dentro. Os radares iam mudando todas as semanas e o pessoal nunca sabiam onde estavam. Com apenas 20 radares conseguiu-se o efeito em 100 locais.

Simplesmente pelo medo de ser apanhado.

Registado: 4/6/2010 12:12

por carf2007 » 24/9/2010 11:59

Para acabar com parte das fugas aos impostos é só acabar com o dinheiro em papel e com o sigilo bancário.

E olhem que já faltou mais ...

Hoje em dia nas lojas que eu conheço, os pagamentos em numerário já só representam 20% do total (há 20 anos atrás eram 40%~50%), logo se quisessem fugir aos impostos estavam limitados a essa percentagem e mesmo assim numa fiscalização teriam que explicar porque não havia pagamentos em numerário.

OS nossos gestores de meia tigela fogem aos impostos porque sabem que se forem apanhados pagam uma multa e pronto. O crime compensa. Já nos EUA parece-me que é um crime muito grave e vão mesmo presos.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por MNFV » 24/9/2010 11:54

Eu peço sempre factura quando o valor é relevante.

As contas são simples: um jantar de 40€ com 13% de IVA dá ao estado 5€, o suficiente para alimentar um miudo do ensino obrigatório.

Não vou pensar que os politicos o vão meter ao bolso e por isso não pagar: esses relativimos morais não pegam, por muito que nos tentemos enganar a nós próprios.

Claro que se pago uma mudança de 400€, e o gajo no fim me vem com uma conversa de que são 484€ se quiser factura fico de pé trás...

Registado: 28/12/2007 17:02

por rmachado » 24/9/2010 11:45

e-finance Escreveu:
Elias Escreveu:Bem, a melhor forma seria que os consumidores tivessem interesse em pedir sempre recibo. Assim, o Estado poderia criar incentivos para que tal acontecesse, por exemplo permitindo o abate no IRS de certos tipos de despesa por parte dos contribuintes.

Olá Elias,
Ainda acreditas nessa de que se todos pagarem paga-se menos?

Se todos pagarem eles têm mais dinheiro para esbaratar, tão simples quanto isso. Eu também já acreditei nisso, mas agora é-me indiferente, se me derem a factura pego nela, se não me derem também não peço.

Cumps.

Eu pago sempre com MB. Logo menos "fugivel".
Existem variadissmas formas de combater a economia paralela que como é óbvio nunca irá desaparecer mas terá de ser mais "artistica" e refinada para fugir.

Hoje qq leigo em impostos sabe como fugir e até se gaba..

Alguns sectores onde seria fácil "apanhar" as pessoas:
Aluguer de casas.
Prostituição.
Construcção civil.
Restauração.

por Automech » 24/9/2010 11:44

Elias Escreveu:Bem, a melhor forma seria que os consumidores tivessem interesse em pedir sempre recibo. Assim, o Estado poderia criar incentivos para que tal acontecesse, por exemplo permitindo o abate no IRS de certos tipos de despesa por parte dos contribuintes.

Em Itália é obrigatório pedir a factura do restaurante.

Os meus colegas disseram-me que qualquer pessoa pode ser questionada à saída do restaurante e é multada se não tiver a factura. Um dos que estava no grupo já tinha sido inclusivamente "inspeccionado".

Achei aquilo surreal, mas vi que levavam a coisa mesmo muito a sério. E aqueles não são muito de respeitar as regras...

por pocoyo » 24/9/2010 11:39

Só mais uma coisa sobre a falta de seriedade de quem cria as leis.

Muitos já devem ter visto como se tem que fazer a prova de rendimentos para receber abono e outras m***** parecidas.

Num dos quadros pergunta, tem mais de 100.000€? Sim ou não.
No quadro a seguir pergunta quanto tem individualmente (em valor)?
Quando olhei para aquilo só me apeteceu responder, filhos da ****, então para que querem saber quanto? se disse que tinha menos de 100, pouco interessa se tenho 1, 10 ou 90.

se eu disser que tenho 20 e tiver 80 o que é que acontece? Palhaçada...

Pensam que sou parvo ou quê!!!

Registado: 15/1/2010 15:30

por e-finance » 24/9/2010 11:26

Olá Elias,
Ainda acreditas nessa de que se todos pagarem paga-se menos?

Se todos pagarem eles têm mais dinheiro para esbaratar, tão simples quanto isso. Eu também já acreditei nisso, mas agora é-me indiferente, se me derem a factura pego nela, se não me derem também não peço.

Cumps.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

Re: 4.500.000.000€ Sabem quanto é?

por MNFV » 24/9/2010 11:26

Assim de cor: votar, recolha de assinaturas de movimento de cidadãos, outras formas de pressão sobre os orgãos governativos (PR, PM etc), manifestações (eu sei que dão trabalho e nunca participei numa), revoluções...

Elias Escreveu:
mnfv Escreveu:Esquecem-se que os governantes foram eleitos democraticamente pelo povo para o representar, e que este tem as ferramentas para os derrubar!

mnfv que ferramentas são essas que permitem ao povo derrubar o governo?

por Automech » 24/9/2010 11:25

pocoyo Escreveu:
Quando eu sentir que ninguém faz, que ninguém rouba, eu deixo de fazer.

Obrigado pela explicação Pocoyo.

por pocoyo » 24/9/2010 11:18

AutoMech Escreveu:
pocoyo Escreveu:Podem contar comigo para pagar o minimo de impostos possive ...de forma não detectavel

Epá, não me tinha lembrado dessa. Boa ideia Pocoyo. Conta comigo também :roll:

Mech, se pensas que me fico a sentir mal por pensares de maneira diferente, enganas-te.

O fisco que evolua... repara há uns anos atras ias a uma farmácia e a senhora (é que eu só vou a farmácias atendido por senhoras) nem te perguntava em que nome querias os recibos.
O que é que se fazia nos gabinetes de contabilidade, tudo que não tivesse nome ponha-se de lado. No final somava-se todos os recibos e todos os trabalhadores (maus) metiam essa verba no seu irs. Se um fosse chamado levava esses documentos. se fosse chamado um segundo (nem chamavam o 1º quanto mais o 2º) dizia que se enganou e todos dividiam a multa.

E agora, é possivel não ter nome?

Quando eu sentir que ninguem faz, que ninguem rouba, eu deixo de fazer.

por Elias » 24/9/2010 11:06

mnfv Escreveu:Esquecem-se que os governantes foram eleitos democraticamente pelo povo para o representar, e que este tem as ferramentas para os derrubar!

mnfv que ferramentas são essas que permitem ao povo derrubar o governo?

Registado: 5/11/2002 12:21

por MNFV » 24/9/2010 11:05

Esquecem-se que os governantes foram eleitos democraticamente pelo povo para o representar, e que este tem as ferramentas para os derrubar!

Elias Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:(...)
espero que os Governantes (de hoje e do passado) se sentem no banco dos réus e expliquem a este País como se chegou a esta situação.

concordo!! :wall:

Pois mas entretanto o processo prescreve :evil:

por Automech » 24/9/2010 11:01

pocoyo Escreveu:Podem contar comigo para pagar o minimo de impostos possive ...de forma não detectavel

Epá, não me tinha lembrado dessa. Boa ideia Pocoyo. Conta comigo também :roll:

por rmachado » 24/9/2010 10:59

mais_um Escreveu:
LTCM Escreveu:
Em Portugal: Que medidas permitiam ao fisco reduzir a economia paralela?

Coercivamente, com penas de prisão efectiva duras, enquanto o crime compensar não vamos lá.

Justiça a funcionar de uma forma rapida, como diz uma amiga minha que trabalha nas finanças, eles não tem dinheiro para pagar os impostos, mas tem dinheiro para pagar a bons advogados para os safar....

Nem mais...

Se o crime não compensar...

por Automech » 24/9/2010 10:59

mais_um Escreveu:
LTCM Escreveu:
Em Portugal: Que medidas permitiam ao fisco reduzir a economia paralela?

Coercivamente, com penas de prisão efectiva duras, enquanto o crime compensar não vamos lá.

Justiça a funcionar de uma forma rapida, como diz uma amiga minha que trabalha nas finanças, eles não tem dinheiro para pagar os impostos, mas tem dinheiro para pagar a bons advogados para os safar....

100% de acordo. Tal como sugeri noutro tópico, o endurecimento das coimas ou a criminalização daquilo que o estado quer penalizar é uma das melhor formas de dissuasão. Isto, claro, se as leis processuais e os tribunais se tornarem, também eles, rápidos.

Eu acho curioso o medo que os americanos têm do fisco. Apesar do sistema lá ser complexo (o que não ajuda nem ao cidadão, nem certamente à fiscalização), parece haver um respeitinho muito grande. Há, certamente, fraude fiscal mas fico com a percepção que há muito mais medo do fisco do que cá.

por LTCM » 24/9/2010 10:52

pocoyo Escreveu:Podem contar comigo para pagar o minimo de impostos possivel ...de forma não detectavel

Obrigado pelo teu contributo.
Editado pela última vez por LTCM em 24/9/2010 11:05, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por carf2007 » 24/9/2010 10:48

Lion_Heart Escreveu:
Porque NINGUEM vai cortar nas despesas.

Isso é o que mais me irrita ! Não vejo tomarem medidas nenhumas para reduzir o "peso" do Estado.

:twisted:

por pocoyo » 24/9/2010 10:40

Podem contar comigo para pagar o minimo de impostos possivel. Desde que de forma legal ou de forma não detectavel. :)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], macau5m, psandrade, rg7803, ThePlayMaker e 187 visitantes