[Off Topic ] Danos em Parque de Estacionamento
Ruisil, bem vindo. E bom post para começar (apesar de se tratar de um off-topic), claro e útil.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Boa noite a todos,
Não sou jurista, mas trabalho na area do estacionamento (não na gestão, mas sim no desenvolvimento de equipamentos de controlo)e julgo poder dar uma ajuda quanto às responsabilidades dos parques de estacionamento. As placas que normalmente se encontram nos mesmos ("não nos responsabilizamos por danos ou furtos..") fazem alusão à não existência de contrato de depósito, independentemente do parque ser pago ou não. Isto quer dizer que em caso de furto ou de embate de viatura, a gestão do parque não pode ser responsabilizada pelos danos. É um assunto um pouco controverso, mas é esta a posição que a gestão do parque adopta.
Quanto à situação descrita, não tenho dúvidas que o parque é responsável, trata-se de um caso de responsabilidade civil conforme já foi dito. É a mesma coisa que uma arvore do meu jardim cair e danificar um veiculo estacionado na rua, sou obviamente responsavel.
Neste caso concreto, julgo que vai ser dificil conseguir qualquer tipo de compensação uma vez que é uma situação dificil de provar. A minha sugestão, ainda que não adiante muito, é enviar uma carta à administração do parque/shopping e esperar que eles se preocupem com a sua imagem e seus clientes. Poderá também efectuar uma queixa no livro de reclamações. Falar com o segurança/operador do parque provavelmente não vai adiantar nada.
Não sou jurista, mas trabalho na area do estacionamento (não na gestão, mas sim no desenvolvimento de equipamentos de controlo)e julgo poder dar uma ajuda quanto às responsabilidades dos parques de estacionamento. As placas que normalmente se encontram nos mesmos ("não nos responsabilizamos por danos ou furtos..") fazem alusão à não existência de contrato de depósito, independentemente do parque ser pago ou não. Isto quer dizer que em caso de furto ou de embate de viatura, a gestão do parque não pode ser responsabilizada pelos danos. É um assunto um pouco controverso, mas é esta a posição que a gestão do parque adopta.
Quanto à situação descrita, não tenho dúvidas que o parque é responsável, trata-se de um caso de responsabilidade civil conforme já foi dito. É a mesma coisa que uma arvore do meu jardim cair e danificar um veiculo estacionado na rua, sou obviamente responsavel.
Neste caso concreto, julgo que vai ser dificil conseguir qualquer tipo de compensação uma vez que é uma situação dificil de provar. A minha sugestão, ainda que não adiante muito, é enviar uma carta à administração do parque/shopping e esperar que eles se preocupem com a sua imagem e seus clientes. Poderá também efectuar uma queixa no livro de reclamações. Falar com o segurança/operador do parque provavelmente não vai adiantar nada.
- Registado: 23/9/2010 23:01
Caps Escreveu:
Uma pintura ainda são umas centenas de euros, vale a chatice digo eu...
Isso mais o Vidro traseiro que ta cheio do raio das "pintas"
Hoje passeio pelo sitio e reparei que lhe cortaram a maior parte das ramas, haverá aqui algum botânico ou afim para informar se elas, as palmeiras, deitam seiva normalmente ou só aquando o desbaste???
Quanto as questões de direito, aguardo ainda a opinião dos colegas juristas...
Quanto aos restantes desde já agradeço as sugestões.
Que eu saiba as palmeiras não libertam seiva, resina ou nectar para causar isso que descreves. Isso normalmente acontece debaixo dos jacaranda's, mas as gotículas não são tão difíceis de sair. A pior de todas e' a amendoeira, que se deixa cair uma resina, corrói a pintura ate' 'a chapa (experiência própria).
Dizes que andaram a cortar as ramas das palmeiras, se calhar também andaram a fazer tratamentos para o escaravelho das palmeiras, uma praga que anda a matar as palmeiras todas. Bitaques meus, de que nada resolvem o teu problema.
Não faz mal!...
e-finance Escreveu:aefernandes Escreveu:Caps Escreveu:
Hoje passeio pelo sitio e reparei que lhe cortaram a maior parte das ramas.
O trabalhão que me deu a cortar a maldita maior parte das ramas, mas pronto já está.
Alto lá aefernandes!!!
Não devia ter acabado com a palmeira, se o caso segue para tribunal o mais provável era a palmeira ser condenada.
Ficou mais lindo assim:
http://www.youtube.com/watch?v=esCVPxLA ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=Yr_N-sRb ... _embedded#!
- Anexos
-
- palmeira1.jpg (181.24 KiB) Visualizado 1236 vezes
Editado pela última vez por aefernandes em 23/9/2010 8:35, num total de 1 vez.
aefernandes Escreveu:Caps Escreveu:
O trabalhão que me deu a cortar a maldita maior parte das ramas, mas pronto já está.
Alto lá aefernandes!!!
Não devia ter acabado com a palmeira, se o caso segue para tribunal o mais provável era a palmeira ser condenada.

Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Bossas, sinto-me esclarecido e depois da tua resposta, já estou a ver algumas implicações da coisa (por exemplo: alguém colocar a placa, mesmo sabendo que perante a lei tem responsabilidade, poderá estar a transmitir a mensagem que por exemplo o lesado poderá ter de accionar um processo para o obrigar a assumir essa responsabilidade porque de livre vontade ele não o fará). E não é só um dissuasor de coisas "justas", também é um dissuasor de coisas "injustas" (alguém desonesto que tentasse fazer passar por responsável um parque de estacionamento quando não o era já estará também a ser dissuadido de o tentar).
Portanto, depois de ler a tua resposta e repensar o assunto não me parece claro de todo que devesse ser proibido...
Portanto, depois de ler a tua resposta e repensar o assunto não me parece claro de todo que devesse ser proibido...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/9/2010 22:16, num total de 1 vez.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Caps Escreveu:
- Anexos
-
- palmeira.jpg (51.12 KiB) Visualizado 1258 vezes
MarcoAntonio Escreveu:bossas Escreveu:As famosas placas servem apenas como factor de desmobilização dos lesados e... acreditem que cumprem bem o seu dever
Pois, foi o que sempre me pareceu. E em casos em que a lesão é pouco significativa deverão ter uma taxa de eficácia próxima dos 100%...
Agora, eu que não sou jurista/legalista pergunto: não é proibido coloca-las e se não é, não deveria ser?
Na minha opinião, deveria ser proibido afixa-las (caso já não seja).
Não... Afixar placas é um acto de liberdade.
No caso, constitui uma declaração de intenções no sentido de informar que não se assume essa responsabilidade. Isto não quer dizer que, legalmente, não se tenha de responder pela mesma.
Editado pela última vez por bossas em 22/9/2010 22:01, num total de 1 vez.
bossas Escreveu:As famosas placas servem apenas como factor de desmobilização dos lesados e... acreditem que cumprem bem o seu dever
Pois, foi o que sempre me pareceu. E em casos em que a lesão é pouco significativa deverão ter uma taxa de eficácia próxima dos 100%...
Agora, eu que não sou jurista/legalista pergunto: não é proibido coloca-las e se não é, não deveria ser?
Na minha opinião, deveria ser proibido afixa-las (caso já não seja).
Em propriedade privada, especialmente quando devota a exploração comercial, existe responsabilidade civil.
Inclusive, muito provavelmente, o assunto deverá ser participado à seguradora da entidade gestora, no âmbito da apólice de Responsabilidade Civil Exploração - obrigatória por lei.
As famosas placas servem apenas como factor de desmobilização dos lesados e... acreditem que cumprem bem o seu dever
Inclusive, muito provavelmente, o assunto deverá ser participado à seguradora da entidade gestora, no âmbito da apólice de Responsabilidade Civil Exploração - obrigatória por lei.
As famosas placas servem apenas como factor de desmobilização dos lesados e... acreditem que cumprem bem o seu dever

Hoje passeio pelo sitio e reparei que lhe cortaram a maior parte das ramas, haverá aqui algum botânico ou afim para informar se elas, as palmeiras, deitam seiva normalmente ou só aquando o desbaste???
Quanto as questões de direito, aguardo ainda a opinião dos colegas juristas...
- Registado: 20/5/2009 18:58
Por acaso tb sempre desconfiei que as placas que surgem normalmente nos parques carecem de validade legal. Mas há dias deparei-me com uma situação que me suscitou igualmente dúvidas: uma obra (civil) tinha a toda a volta dizeres que não se responsabilizavam por danos causados nas viaturas que ali estacionassem.
Pareceu-em deveras caricato e não me parece que tenha qualquer base legal (mas se alguém conseguir esclarecer, melhor): tratavam-se de lugares de estacionamento público, havia um muro separador (dentro do qual se estava a passar a obra) e parece-me claro que eram inequivocamente responsáveis por qualquer dano causado a partir da obra em viaturas que estacionassem nos lugares de estacionamento ali existentes (onde não existia qualquer sinalização - nem temporário - de estacionamento proibido).
Eu julgo que esse género de avisos não têm validade e servem apenas para dissuadir eventuais lesados em coisas pequenas (um risquito aqui ou ali) e que não se vão chatear depois de ler o aviso. Mas é cair uma árvore (ou um grande pedregulho, no caso da obra) e a validade do aviso virá ao de cima, penso eu de quê...
Quanto à questão inicial, isso está longe de ser a minha especialidade mas julgo que terás de procurar produtos que dissolvam resina (talvez numa maxmat ou coisa do género te possam ajudar). Mas, temendo ir dizer o óbvio, assegura-te bem se não tens direito a que reparem o veículo antes de fazeres mais experiencias por tua conta e risco!
Pareceu-em deveras caricato e não me parece que tenha qualquer base legal (mas se alguém conseguir esclarecer, melhor): tratavam-se de lugares de estacionamento público, havia um muro separador (dentro do qual se estava a passar a obra) e parece-me claro que eram inequivocamente responsáveis por qualquer dano causado a partir da obra em viaturas que estacionassem nos lugares de estacionamento ali existentes (onde não existia qualquer sinalização - nem temporário - de estacionamento proibido).
Eu julgo que esse género de avisos não têm validade e servem apenas para dissuadir eventuais lesados em coisas pequenas (um risquito aqui ou ali) e que não se vão chatear depois de ler o aviso. Mas é cair uma árvore (ou um grande pedregulho, no caso da obra) e a validade do aviso virá ao de cima, penso eu de quê...
Quanto à questão inicial, isso está longe de ser a minha especialidade mas julgo que terás de procurar produtos que dissolvam resina (talvez numa maxmat ou coisa do género te possam ajudar). Mas, temendo ir dizer o óbvio, assegura-te bem se não tens direito a que reparem o veículo antes de fazeres mais experiencias por tua conta e risco!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/9/2010 21:09, num total de 1 vez.
Como alguém já disse, experimenta petróleo, ou algum produto próprio à base de petróleo.
Eu tenho sempre um spray para manchas de alcatrão, por causa daqueles pingos com que as partes baixas do carro fica, por projecção, quando se passa em remendos de estrada recentes, ou remendos muito líquidos que amolecem no verão... aquilo aplica-se, deixa-se actuar uns segundos, e esfrega-se com um pano limpo - sai tudo.
Eu tenho sempre um spray para manchas de alcatrão, por causa daqueles pingos com que as partes baixas do carro fica, por projecção, quando se passa em remendos de estrada recentes, ou remendos muito líquidos que amolecem no verão... aquilo aplica-se, deixa-se actuar uns segundos, e esfrega-se com um pano limpo - sai tudo.
Reislb Escreveu:Caps Escreveu:Sendo um parque gratuito, aí acho que não tens grande hipótese.
Apesar de gratuito segundo me informaram tem de ser responsabilizados pelos danos causados, como acontece aquando a quedas das árvores.
Quanto a lavagem, já o fiz mas não sai uma vez que solidificaram, agora só polindo a pintura.
Boas.
A lavagem foi feita com uma máquina de pressão de água? Se não foi, devias efectivamente experimentar pois já tive uma caso semelhante, apesar de não ter sido num parque e com palmeiras.Com uma lavagem, utilizando uma mangueira normal, essas goticulas não sairam e fiquei xxxxxxx. O que me fez usar essa tal máquina e ficou impecável. Comigo resultou.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos.
Sim ja foi lavado 3 vezes com maquina e a mao, e nao saem, a mero de exemplo as que ficaram no vidro parece que "soldou" nem a raspar com a unha sai.
Acho que vou abrir um negocio de colas a base de seiva de palmeira

Caps Escreveu:Sendo um parque gratuito, aí acho que não tens grande hipótese.
Apesar de gratuito segundo me informaram tem de ser responsabilizados pelos danos causados, como acontece aquando a quedas das árvores.
Quanto a lavagem, já o fiz mas não sai uma vez que solidificaram, agora só polindo a pintura.
Boas.
A lavagem foi feita com uma máquina de pressão de água? Se não foi, devias efectivamente experimentar pois já tive uma caso semelhante, apesar de não ter sido num parque e com palmeiras.Com uma lavagem, utilizando uma mangueira normal, essas goticulas não sairam e fiquei xxxxxxx. O que me fez usar essa tal máquina e ficou impecável. Comigo resultou.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."
Compra um barco a motor."
Deixa reclamação no livro de reclamações, e em complemento, e acredita que não estou a brincar, é colocar o assunto na imprensa diária - se conseguires terás o problema resolvido na hora!
Pode ser imprensa local. se meter televisão, tipo o programa nós por cá, áinda recebes indemnização e tudo.
Pode ser imprensa local. se meter televisão, tipo o programa nós por cá, áinda recebes indemnização e tudo.
- Registado: 7/4/2009 12:20
Caps Escreveu:Fenicio Escreveu:Caps, repara que agora é muito difícil, para não dizer impossível, provar que o dano foi causado especificamente nesse parque de estacionamento. O gestor do parque pode contra-argumentar de mil e uma formas e, a não ser que avances com um processo (que duvido que tenha pernas para andar), a coisa não vai passar disso.
Quanto ao provar ele poderá verificar através da vídeo vigilância que é verdade.... mas tudo vai da boa vontade do mesmo.
Tinha como ideia amigavelmente resolver a situação.
Queria era ter bases para poder argumentar...
Para provar é facil, colocas o carro de novo debaixo da mesma palmeira, e começas o processo de novo...

- Registado: 29/11/2007 1:39
Sendo um parque gratuito, aí acho que não tens grande hipótese.
Fenicio Escreveu:Não sou jurista, Caps, mas sei que nos parques, tanto nos gratuitos como nos pagos, geralmente encontram-se várias placas a alertarem os utentes para o facto da gestão do parque não se responsabilizar por danos ao veículo.
Portanto, acredito que a resposta seja não.
Placas essas que no caso dos parques pagos são ilegais e não servem de nada...

Sendo um parque gratuito, aí acho que não tens grande hipótese.
- Registado: 29/4/2009 13:31