Off Topico- Equinócio de Outono em chichen itza (Hoje)
MarcoAntonio Escreveu:Tal como o polo magnético, em termos gerais...
Isso já não é bem assim.
Em Portugal a declinação magnética em 1960 era de 10 graus e em 2000 tinha caído para 5 graus.
E em certas zonas do globo a variação é mais rápida.
Vê esta interessante animação: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Earth ... o_1990.gif
- Registado: 5/11/2002 12:21
Tal como o polo magnético, em termos gerais...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já agora, a estrela polar também não é sempre a mesma e muda com o tempo, devido ao movimento de precessão.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AutoMech Escreveu:Ou seja, se eu olhar para uma bússola, a direcção que ela aponta não é o norte geográfico (o tal do parafuso) mas sim um ponto um pouco mais à esquerda ?
Aqui em Portugal, sim. Se fores para o Alaska, aponta um pouco mais à direita.
AutoMech Escreveu:
Curioso, porque eu pensava (e acredito que seja convicção da maioria das pessoas) que as bússolas apontam exactamente para o ponto mesmo a norte (passe a infâmia da comparação, aquele ponto onde encaixa o parafuso nos globos terrestres).
Esse ponto dos parafusos é o polo norte geográfico.
O polo norte magnético fica mais à esquerda (para um observador que esteja em Portugal) e esse facto está assinalado nas cartas com o nome de "declinação magnética" - corresponde à correcção que tens de efectuar na leitura da bússola para teres o norte geográfico. Em 2000, em Portugal, tinha o valor de cerca de 6 graus (sendo superior no norte do país, onde o desvio angular é maior).
Elias Escreveu:Já reparaste que quem estiver nas zonas árcticas do Canadá mas a norte do polo magnetico, a bussola vai apontar para sul
Curioso, porque eu pensava (e acredito que seja convicção da maioria das pessoas) que as bússolas apontam exactamente para o ponto mesmo a norte (passe a infâmia da comparação, aquele ponto onde encaixa o parafuso nos globos terrestres).

Essa de haver zonas lá para cima em que a bússola aponta para sul já é uma história para me armar junto dos amigos, eheheh
O que se aprende no Caldeirão de Bolsa !
Ok, já tenho que chegue por hoje
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_Norte

O Polo Norte terrestre está situado no Oceano Glacial Ártico, onde o mar está coberto por uma camada de gelo. Aí se distinguem quatro polos: o magnético, o geográfico, o geomagnético e o histórico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_Norte
Mapa interessante Elias. Confesso que é um tema que não me desperta grande interesse, mas pelo menos já me fizeste ir à Wikipedia.
Já li uma coisa que não fazia ideia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_magn%C3%A9tico
Já li uma coisa que não fazia ideia:
Em função do exposto nos parágrafos acima, nem mesmo uma bússola situada sobre o Meridiano onde estivesse o Pólo norte magnético na data indicaria exatamente o pólo geográfico Norte.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_magn%C3%A9tico
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Deve ser para o pólo geográfico e não para o pólo magnético (este último não é fixo).
Se não é fixo então não pode ser, de facto. Lembro-me de ter lido sobre o assunto em tempos quando pesquisei sobre a pirâmide. Essa incorrecção é daquelas que me passou facilmente porque não percebo nada sobre o assunto...
Nunca é tarde para aprender.
Para veres a evolução do polo norte magnético sugiro este link.
Abraço
AutoMech Escreveu:Essa incorrecção é daquelas que me passou facilmente porque não percebo nada sobre o assunto...
Se calhar, quem fez a medição... também não!

Elias Escreveu:Deve ser para o pólo geográfico e não para o pólo magnético (este último não é fixo).
Se não é fixo então não pode ser, de facto. Lembro-me de ter lido sobre o assunto em tempos quando pesquisei sobre a pirâmide. Essa incorrecção é daquelas que me passou facilmente porque não percebo nada sobre o assunto...
http://www.world-mysteries.com/chichen_kukulcan.htm
Aqui tem mais informação sobre a Piramide.
Para quem gosta do povo Maia, vejam as cidades de Tikal , Palenque e El Mirador
Aqui tem mais informação sobre a Piramide.
Para quem gosta do povo Maia, vejam as cidades de Tikal , Palenque e El Mirador
- Anexos
-
- El-Mirador-NGS.jpg (82.47 KiB) Visualizado 1814 vezes
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
AutoMech Escreveu:Há uns anos pensava-se que o topo da pirâmide estava apontada para um dos pólos magnéticos da terra, com um desvio de alguns centímetros, o que já de si seria impressionante.
Só que mais recentemente houve cientistas que fizeram medições exactas e concluíram que afinal a pirâmide não tem desvio algum. Está milimetricamente apontada para o pólo.
Deve ser para o pólo geográfico e não para o pólo magnético (este último não é fixo).
Também eu. Vista fantástica.
É daqueles lugares desconcertantes.
A pirâmide está construída de forma a que os lados alinhem com os pontos cardeais, tem 91 degraus de cada lado, o que perfaz 364 degraus, aos quais se soma a plataforma superior e dá-nos os 365 degraus equivalentes aos 365 dias do ano.
Há uns anos pensava-se que o topo da pirâmide estava apontada para um dos pólos magnéticos da terra, com um desvio de alguns centímetros, o que já de si seria impressionante.
Só que mais recentemente houve cientistas que fizeram medições exactas e concluíram que afinal a pirâmide não tem desvio algum. Está milimetricamente apontada para o pólo.
E, depois, a cereja em cima do bolo é o que mostra o video.
A construção da pirâmide é de tal modo que os raios de sol, combinados com as sombras dos vértices, projectam uma cobra na escadaria da pirâmide (a uma hora que já não me recordo), não num dia qualquer, mas precisamente nos equinócios de Primavera e de Outono, nas datas em que o dia tem a mesma duração que a noite, o que não foi definitivamente por acaso.
Eu acho isto absolutamente fascinante e mesmo desconcertante. Como é que um povo, 200 ou 300 anos a.c. conseguia ter conhecimentos astronómicos para fazer uma coisa destas, com este nível de precisão ?
Os Maias sempre me intrigaram.
É daqueles lugares desconcertantes.
A pirâmide está construída de forma a que os lados alinhem com os pontos cardeais, tem 91 degraus de cada lado, o que perfaz 364 degraus, aos quais se soma a plataforma superior e dá-nos os 365 degraus equivalentes aos 365 dias do ano.
Há uns anos pensava-se que o topo da pirâmide estava apontada para um dos pólos magnéticos da terra, com um desvio de alguns centímetros, o que já de si seria impressionante.
E, depois, a cereja em cima do bolo é o que mostra o video.
A construção da pirâmide é de tal modo que os raios de sol, combinados com as sombras dos vértices, projectam uma cobra na escadaria da pirâmide (a uma hora que já não me recordo), não num dia qualquer, mas precisamente nos equinócios de Primavera e de Outono, nas datas em que o dia tem a mesma duração que a noite, o que não foi definitivamente por acaso.
Eu acho isto absolutamente fascinante e mesmo desconcertante. Como é que um povo, 200 ou 300 anos a.c. conseguia ter conhecimentos astronómicos para fazer uma coisa destas, com este nível de precisão ?
Os Maias sempre me intrigaram.
Elias Escreveu:lol, Marco, o tópico não é "meu". É de quem quiser participar.
Foi só uma forma de identificar o tópico... lol
Isto ficava bem no tópico do Elias...