Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvida sobre Offset Moving Average

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 23/9/2010 20:49

MarcoAntonio Escreveu:Não resulta em mais lag. Resulta no mesmíssimo lag mas apresentado de forma diferente. O offset é um procedimento de mera cosmética, é só a apresentação que muda...

Sim, tens razão. O lag no calculo é o mesmo. Queria dizer é que é colocada no gráfico uns dias mais atrás, o torna inviável a negociação para quem gosta de cruzamentos. A expressão lag foi errónea aqui.

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 23/9/2010 19:48

Nesse caso, o que ele pretende fazer é uma projecção do comportamento da acção, com base na média móvel. Não se trata de tentar compensar visualmente o lag mas como que pressupor que a acção vai continuar a evoluir de uma forma semelhante à que tem evoluído...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por gfalmeida » 23/9/2010 19:42

MarcoAntonio Escreveu:
gfalmeida Escreveu:Como assim Marco, não percebi o que te referes com a deslocação. Se deslocares para a esquerda não estarás a aumentar ainda mais o lag?

Não, gfalmeida. Lag é atraso e para corrigir o lag terás de colocar os valores em datas anteriores: o valor que vês hoje, já deverias ter visto ontem ou há dois dias ou três...

gfalmeida Escreveu: É que se a média móvel é um valor "atrasado" e ainda vais ter de esperar uns dias para obter...Ou estarei a pensar mal?

Tu não tens como eliminar a "deficiência" da média móvel, aqui não há milagres porque a média móvel basea-se em valores históricos e logo o atraso é inerente.

Tu podes compensar/contornar isso, puxando a média móvel mas com um "prejuízo" óbvio: não podes puxar valores que é impossível calcular (pois o histórico para eles ainda não existe). Logo, do lado direito vão ficar sessões sem valor da média móvel...

Ok, Marco obrigado, entendi o deslocamento para a esquerda embora não esteja a ver como aplicar na prática.

Só como nota, o conceito de ofsset MA surgiu-me na leitura de um livro (Trading by the book, de Joe Ross) em que o deslocamento é feito para a direita. Desse livro apresento a seguinte passagem:

"A Market can reasonably be expected to behave in the near future in a manner somewhat similar to the near past. I always fit the moving average to what would have been the optimum MA in the last couple swing legs that have moved in the directoin that the market now appears to be headed. If a 4X3 fits best i use that. If a 25X5 fits best i use that instead.. I always reserve the right to change the number of bars in the MA and the offset, and to adjust it as I go along. This is difficult to do by hand, but it´s quite easy with computer."

Registado: 29/11/2007 3:35

por rsacramento » 23/9/2010 19:37

se é o mesmo que shift, este gráfico tem dois: em cima = -4; ao meio normal e por baixo = +4
Anexos
shift.png
shift.png (7.92 KiB) Visualizado 1058 vezes
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 23/9/2010 19:28

AutoMech Escreveu:Só acrescentar que o deslocamento da MM para a esquerda, na minha opinião, é pouco eficiente porque resulta ainda em mais lag devido ao que referes.

Não resulta em mais lag. Resulta no mesmíssimo lag mas apresentado de forma diferente. O offset é um procedimento de mera cosmética, é só a apresentação que muda...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 23/9/2010 19:26

gfalmeida Escreveu:Como assim Marco, não percebi o que te referes com a deslocação. Se deslocares para a esquerda não estarás a aumentar ainda mais o lag?

Não, gfalmeida. Lag é atraso e para corrigir o lag terás de colocar os valores em datas anteriores: o valor que vês hoje, já deverias ter visto ontem ou há dois dias ou três...

gfalmeida Escreveu: É que se a média móvel é um valor "atrasado" e ainda vais ter de esperar uns dias para obter...Ou estarei a pensar mal?

Tu não tens como eliminar a "deficiência" da média móvel, aqui não há milagres porque a média móvel basea-se em valores históricos e logo o atraso é inerente.

Tu podes compensar/contornar isso, puxando a média móvel mas com um "prejuízo" óbvio: não podes puxar valores que é impossível calcular (pois o histórico para eles ainda não existe). Logo, do lado direito vão ficar sessões sem valor da média móvel...
Imagem

Administrador Fórum

por Automech » 23/9/2010 19:24

MarcoAntonio Escreveu:Na prática, só para acrescentar ao que o supermann disse, consiste em deslocar no gráfico para a esquerda ou para a direita a média móvel (normalmente para a esquerda que é para compensar o lag, mas claro que isso resulta que as datas mais recentes não tenha valor da média móvel porque esses dias precisariam de dados de datas futuras).

Só acrescentar que o deslocamento da MM para a esquerda, na minha opinião, é pouco eficiente porque resulta ainda em mais lag devido ao que referes.

Além disso os cruzamentos, por exemplo, já não podem ser aproveitados porque só se conhecem quando já ocorreram há uns dias atrás.

O deslocamento para a direita em períodos de trend funciona muito bem gráficamente, com menos whipsawhs do que a MM sem deslocamento, mas eu não vejo lógica racional nesse deslocamento para a direita (embora seja o mais popular).

por gfalmeida » 23/9/2010 19:02

MarcoAntonio Escreveu:Na prática, só para acrescentar ao que o supermann disse, consiste em deslocar no gráfico para a esquerda ou para a direita a média móvel (normalmente para a esquerda que é para compensar o lag, mas claro que isso resulta que as datas mais recentes não tenha valor da média móvel porque esses dias precisariam de dados de datas futuras).

Como assim Marco, não percebi o que te referes com a deslocação. Se deslocares para a esquerda não estarás a aumentar ainda mais o lag? É que se a média móvel é um valor "atrasado" e ainda vais ter de esperar uns dias para obter...Ou estarei a pensar mal?

Re: Dúvida sobre Offset Moving Average

por Automech » 23/9/2010 17:37

gfalmeida Escreveu:Boas
Tenho procurado perceber o conceito de "Offset moving average" e como não tenho encontrado muita coisa, não tenho a certeza de o ter entendido correctamente.

Basta deslocar o valor da média móvel pelo número de dias que pretendemos efectuar o offset? Por exemplo se a média móvel 20 dias de hoje é 12 e eu quiser efectuar o offset por 3 dias, assumo que 12 é o valor da média móvel daqui a 3 dias e o mesmo para os dias seguintes e anteriores?

Alguém poderá confirmar se é isto?

Obrigado
Bn
Gonçalo

É isso mesmo

por MarcoAntonio » 23/9/2010 17:33

Na prática, só para acrescentar ao que o supermann disse, consiste em deslocar no gráfico para a esquerda ou para a direita a média móvel (normalmente para a esquerda que é para compensar o lag, mas claro que isso resulta que as datas mais recentes não tenha valor da média móvel porque esses dias precisariam de dados de datas futuras).
Imagem

Administrador Fórum

por Supermann » 23/9/2010 16:33

o offset é apenas o adiantar os valores da moving average para os periodos mencionados ou ainda adicionar mais lag... só isso

Registado: 18/12/2009 18:54

Re: Dúvida sobre Offset Moving Average

por chaves7 » 23/9/2010 15:59

gfalmeida Escreveu:Boas
Tenho procurado perceber o conceito de "Offset moving average" e como não tenho encontrado muita coisa, não tenho a certeza de o ter entendido correctamente.

Basta deslocar o valor da média móvel pelo número de dias que pretendemos efectuar o offset? Por exemplo se a média móvel 20 dias de hoje é 12 e eu quiser efectuar o offset por 3 dias, assumo que 12 é o valor da média móvel daqui a 3 dias e o mesmo para os dias seguintes e anteriores?

Obrigado
Bn
Gonçalo

Não sei se ajuda:

Moving Average (MA) – Média Móvel. Um indicador técnico que mostra uma média de dados para um determinado número de períodos. Se move porque para cada cálculo é usado o último X números de períodos de tempo. Em definição, uma média móvel atrasa o mercado. Uma média exponencial móvel suavizada propicia mais peso para dados mais recentes na tentativa de reduzir o atraso.

Offset - Compensar. O fechamento ou liquidação e uma posição aberta.

Fonte: avafx
Não são as nossas qualidades que definem o que somos. São as nossas escolhas

Registado: 8/3/2009 0:54

Dúvida sobre Offset Moving Average

por gfalmeida » 23/9/2010 15:49

Boas

Obrigado
Bn
Gonçalo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], macau5m, rg7803 e 206 visitantes