Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Aproveitaria esta OPA?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

O seu melhor amigo é o responsável da comunicação com o mercado de uma empresa cotada em Bolsa. Garante-lhe, com 100% de certeza, que daqui a umas horas vai divulgar uma OPA sobre outra empresa, com um prémio de 20% face à cotação actual. O que faz?

Compra acções da outra empresa
98
88%
Não aproveita a ocasião
13
12%

Total de votos : 111

por MarcoAntonio » 22/9/2010 19:30

santinati Escreveu:Eu acredito na sinceridade das respostas, mas ...
o que andamos cá a fazer todos os dias?
Não bebemos daqui e dali umas dicas? É só mais uma. E com mais garantias do que qq boneco gráfico.
Eu sou dos que critica a fraude. Mas no caso concreto penso que não se trata nada disso, porque não procurei a situação. Tive sorte com os amigos que tenho.

Bons negócios,

Portanto, se tu estiveres a sentado num café, o cliente atrás de ti tiver deixado cair a carteira na cadeira, tu pegares nela e seguires caminho... não há problema. Não procuraste a situação. Ela apareceu-te e tu só a aproveitaste. Tiveste sorte (com o cliente que se sentou atrás de ti)!

O que o Ulisses descreve é crime e trata-se efectivamente de um roubo. Um roubo que não tem cara (não vês a cara dos individuos que roubas, que são os outros investidores que não estão munidos da mesma informação que tu obtiveste de forma ilícita).

Se fores apanhado, vai lá vai com a desculpa de que "tiveste sorte"...

Já agora, se um Fundo actuar em antecipação ao mercado com uso de informação priviligiada, também está com sorte com os "amigos"?

Sem querer ser chato, também acho curioso o conceito de alguém achar que tem sorte em ter amigos desonestos...
:-k
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/9/2010 19:37, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por santinati » 22/9/2010 19:20

Eu acredito na sinceridade das respostas, mas ...
o que andamos cá a fazer todos os dias?
Não bebemos daqui e dali umas dicas? É só mais uma. E com mais garantias do que qq boneco gráfico.
Eu sou dos que critica a fraude. Mas no caso concreto penso que não se trata nada disso, porque não procurei a situação. Tive sorte com os amigos que tenho.

Bons negócios,

Registado: 29/11/2007 1:34

por Automech » 22/9/2010 19:16

MarcoAntonio Escreveu:
Eu já estou a antever o resultado*. E desconfio que, em linha com o que é a verticalidade tuga, a conclusão a tirar é que o tuga acha que inside trading é crime... quando são os outros a fazê-lo. Se for o próprio, não há problema, óbvio!

Outra vertente é: se forem apenas 300 ou 400 acções não é crime. Agora se for um gajo que fez 5 milhões, isso sim, já é crime. :mrgreen:

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 22/9/2010 19:10

carf2007 Escreveu:Assim olhando pra tua foto, tens cara de quem come aves menores!

Sim, mas comprei-as ao produtor, que por sua vez só abate espécies cinegéticas 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por ferreira10 » 22/9/2010 19:05

Estamos aqui perante um dilema ético complicado.Boa pergunta.Ou se calhar, visto de outra forma; pergunta venenosa! Já que nos obriga a uma revisão dos nossos valores.

Eu acho que a pergunta poderá ser colocada em outros termos; incorre em erro quem tira proveito da informação privilegiada, ou quem de forma irresponsável, permite uma fuga de informação?

Ou ainda, poderemos também responder a esta pergunta de uma outra forma; direi de forma mais simplista.Quando alguém se engana no troco, alerta esse alguém para o erro cometido?Alguns responderão a esta pergunta dizendo que o não fazem; já que é obrigação da pessoa estar com "as orelhas de pé".Que é como quem diz; é dever dessa pessoa estar com atenção ao trabalho que está a desenvolver.Confesso que tal situação de engano já ocorreu muitas vezes comigo; voltei para trás e de forma altruísta tratei de devolver o montante indevidamente recebido.Para além da "formatação" moral que tenho, sabe bem ver a outra pessoa a valorizar-nos, que mais não seja com o olhar. Mas mentiria se dissesse que o fiz em todas as vezes.Às vezes apercebo-me que quando dou conta já estou demasiado longe do local da compra.E em boa verdade trato de me justificar para mim mesmo dizendo; afinal de contas o que se espera que tal individuo faça em tal posição?Que seja competente! Tão simples como isso.Reforço a ideia de que tal aconteceu em casos muito pontuais e nos quais a distancia ao local era um factor critico; auto estradas etc.

Reportando-me à situação aqui colocada; acho que a tónica deve estar na fonte e não em quem tirou partido dessa informação.O individuo que guarda essa informação suposta confidencial, é que tem que se disciplinar.A organização deve ter ou desenvolver um esquema de segurança de modo a que tal informação não transite para fora de um grupo de pessoas cujo "juramento" os liga de alguma forma aquela organização.
Vamos enfocar a questão desta outra forma. Considerando que não se pode pedir às pessoas para que sejam imaculadas.Se o receptor dessa noticia fosse um jornalista.E o dito jornalista tratasse de tornar a informação disponível ao publico;Iam todos presos por crime? falo daqueles que tiraram proveito da informação veiculada pelo jornalista.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por carf2007 » 22/9/2010 18:56

Elias Escreveu:
rjac Escreveu:Agora, em resposta ao Elias, nunca passaste fora de uma passadeira quando tinhas uma por perto? E n achas bem que haja uma lei que diga que os peões devem sempre passar numa passadeira?

Sim, já passei fora de passadeiras muitas vezes. Mas não vamos comparar o que não é comparável: atravessar fora de uma passadeira é uma contra-ordenação. Insider trading é crime, com direito a pena de prisão até três anos.

Se queres fazer uma comparação legítima, então procura um exemplo que envolva um crime.

Assim olhando pra tua foto, tens cara de quem come aves menores!
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Elias » 22/9/2010 18:35

rjac Escreveu:Agora, em resposta ao Elias, nunca passaste fora de uma passadeira quando tinhas uma por perto? E n achas bem que haja uma lei que diga que os peões devem sempre passar numa passadeira?

Sim, já passei fora de passadeiras muitas vezes. Mas não vamos comparar o que não é comparável: atravessar fora de uma passadeira é uma contra-ordenação. Insider trading é crime, com direito a pena de prisão até três anos.

Se queres fazer uma comparação legítima, então procura um exemplo que envolva um crime.

por MarcoAntonio » 22/9/2010 18:32

rjac Escreveu:Julgo eu, e como já alguém afirmou, os nossos tostões não fariam mossa na totalidade desse movimento, e uma vez que seria um acontecimento único, porque não aproveitar?

Essa é outra justificação muito tuga, qual desculpa esfarrapada.

O tuga tende a justificar-se com a relativização... do que é afinal um comportamento padrão. Não faz sentido relativizar um comportamento padrão porque 5 euros vezes milhões.... dá milhões. Multiplicado por uma série de cenários diferentes, dá milhares de milhões.

Mas eu estou para aqui a inventar coisas e isto da corrupção, desenvolvimento de um país, qualidade de vida e força de uma economia são coisas que, é evidente, nada têm que ver uma com a outra como o quadro anexo ajuda a perceber. Ou então não...
Anexos
portugal-corrupt-index.png
portugal-corrupt-index.png (33.24 KiB) Visualizado 1509 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por carf2007 » 22/9/2010 18:31

É sacar os IP's dos que votaram sim e denunciá-los à PJ !!! Cambada de anormais !!

p.s. ooops, também votei sim ... :oh:
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por carrancho » 22/9/2010 18:26

silvamonteiro Escreveu:Acho que o mais correcto era denunciar o bufo em questão por não estar a fazer aquilo que a sua profissão o exige.
Há valores que nao se compram.

É por estas e por outras que a sociedade está podre, critica-se tudo e mais alguma coisa, mas quando as coisas viram para o nosso lado, que se lixe e toca a ser cobarde.

Oh silvamonteiro... em Portugal a moral cai dos céus!!! Logo, se fores ateu não podes ter moral.

Eu gostava era de ver os resultados a esta pergunta comparados com outros fóruns de outros países, por exemplo: Espanha, Itália, França, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noroega, Suiça... Isso sim, éra muito interessante.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Elias » 22/9/2010 18:23

MarcoAntonio Escreveu:Eu já estou a antever o resultado*. E desconfio que, em linha com o que é a verticalidade tuga, a conclusão a tirar é que o tuga acha que inside trading é crime... quando são os outros a fazê-lo. Se for o próprio, não há problema, óbvio!

:mrgreen:

"A corrupção persiste porque os cidadãos têm dois níveis de ancoragem das suas opiniões: o simbólico e o estratégico. Embora os cidadãos condenem veementemente a corrupção em termos abstractos (...), na prática estão dispostos a sacrificar parte dos seus padrões éticos e expectativas idealizadas para satisfazer as suas necessidades reais e os seus interesses"

in Corrupção e os Portugueses, de Luís de Sousa e João Triães, RCP Edições, Outubro de 2008

por rjac » 22/9/2010 18:21

Elias Escreveu:
pocoyo Escreveu:
Elias Escreveu:Ulisses, considerando os resultados desta votação (que aliás estão em linha com os daquela que lançaste anteriormente), penso que seria interessante lançares um dia destes uma outra votação a dizer qualquer coisa como isto: "concorda que a prática de inside trading seja considerada crime?"

A maior parte respondia - SIM

Depois dizias:

Estavas disposto a cometer este crime? - SIM

Achas que alguma vez vais cometer este crime? - NÃO

Porquê? - Não vou ter essa felecidade. :)

pocoyo, mas não achas que seria mais coerente defender a descriminalização?

Marco António Escreveu:Eu já estou a antever o resultado*. E desconfio que, em linha com o que é a verticalidade tuga, a conclusão a tirar é que o tuga acha que inside trading é crime... quando são os outros a fazê-lo. Se for o próprio, não há problema, óbvio!

Ora bem, vou tentar ser breve...

a questão circunstancial aqui é muito relevante para julgar esta questão.

Julgo eu, e como já alguém afirmou, os nossos tostões não fariam mossa na totalidade desse movimento, e uma vez que seria um acontecimento único, porque não aproveitar? São tostões mt preciosos para nós num bolo gigante que não notará a diferença... já se tivermos uns bons milhões e fizermos mossa nessa operação, aí parece-me condenável e acho bem que seja crime. É quase como ir roubar um pacote de arroz ao hipermercado para poder comer ou ir um hipermercado inteiro sem precisar... são ambos condenáveis, mas até estou disposto a perdoar quem roubou o arroz para poder ter uma refeição...

Numa outra perspectiva ainda, o pouco mal que faríamos a 3ºs não é mt perceptível neste caso e como tal, o peso na consciência não dá de si...

um pequeno exemplo:

se acharmos 5€ no chão, o pessoal fica todo contente e à partida guardará o dinheiro sem grandes problemas, então e se acrescentarmos a este cenário mais um factor? a 10 metros está uma criança a chorar pq perdeu 5€ e n tem como ir para casa... provavelmente agiremos de uma forma diferente ainda que a premissa de achar os 5€ seja válida.

Agora, em resposta ao Elias, nunca passaste fora de uma passadeira quando tinhas uma por perto? E n achas bem que haja uma lei que diga que os peões devem sempre passar numa passadeira?

Eu tb acho a mentalidade tuga um pouco torcida, mas n sei se este será um bom exemplo para demonstrar isso.

Foi só um pensamento, é possível q esteja confuso mas queria ser breve :oops:

Registado: 29/7/2008 7:57

por silvamonteiro » 22/9/2010 18:17

Acho que o mais correcto era denunciar o bufo em questão por não estar a fazer aquilo que a sua profissão o exige.
Há valores que nao se compram.

É por estas e por outras que a sociedade está podre, critica-se tudo e mais alguma coisa, mas quando as coisas viram para o nosso lado, que se lixe e toca a ser cobarde.

Registado: 7/10/2009 22:37

por MarcoAntonio » 22/9/2010 18:06

pocoyo Escreveu:Se não forem os que se aproveitam das situações as sociedades não evoluem.
Tem sempre que haver quem mostre o que está mal. Esta é uma maneira de por à prova o "sistema".

Exacto, é por exemplo o que fazem os tais políticos e empresários que o povão tanto gosta de criticar e apontar o dedo a: estão a demonstrar o que está mal no sistema e o povão só tem a agradecer... e fazer igual, à sua medida e conforme a sua oportunidade, como faz questão de fazer!

E assim, passamos todos o tempo a "agradecer" uns aos outros as mutuas corrupções e a apreciar o serviço mutuo que prestamos ao país, mostrando continuamente as fragilidades do sistema.

É a chamada lógica da batata da corrupção tuga...

E tem dado cá um resultadão!!!
Imagem

Administrador Fórum

por pocoyo » 22/9/2010 18:02

carrancho Escreveu:Por isso há tachos, incompetência, fuga ao fisco... e não deixamos nunca de ser o rabo da Europa!

E leis fracas, má fiscalização, etc...

Se não forem os que se aproveitam das situações as sociedades não evoluem.
Tem sempre que haver quem mostre o que está mal. Esta é uma maneira de por à prova o "sistema".

"Voces sabem do que estou a falar"

Registado: 15/1/2010 15:30

por MarcoAntonio » 22/9/2010 18:01

carrancho Escreveu:Por isso há tachos, incompetência, fuga ao fisco... e não deixamos nunca de ser o rabo da Europa!

Que nada!

Estás confundido... uma coisa nada tem que ver com a outra.

Não pode...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/9/2010 18:55, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 22/9/2010 17:59

Ulisses Pereira Escreveu:Eu concordo que seja crime. É claramente uma lei que visa defender os pequenos investidores, embora seja de muito difícil aplicação.

Certo, mas a ideia seria saber a opinião da comunidade...

1 abraço,
Elias

por carrancho » 22/9/2010 17:56

Por isso há tachos, incompetência, fuga ao fisco... e não deixamos nunca de ser o rabo da Europa!
Abraço,
Carrancho

por Ulisses Pereira » 22/9/2010 17:54

Eu concordo que seja crime. É claramente uma lei que visa defender os pequenos investidores, embora seja de muito difícil aplicação.

Os jogadores de futebol concordam que haja penaltys mas se os puderem simular não hesitam.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 22/9/2010 17:50

Elias Escreveu:Ulisses, considerando os resultados desta votação (que aliás estão em linha com os daquela que lançaste anteriormente), penso que seria interessante lançares um dia destes uma outra votação a dizer qualquer coisa como isto: "concorda que a prática de inside trading seja considerada crime?"

Eu já estou a antever o resultado*. E desconfio que, em linha com o que é a verticalidade tuga, a conclusão a tirar é que o tuga acha que inside trading é crime... quando são os outros a fazê-lo. Se for o próprio, não há problema, óbvio!

:mrgreen:

* Já serve de indicador os 8 anos de caldeirão com o pessoal a reclamar sobre todo o tipo de manipulação de mercado... incluindo as que conformam inside trading... o praticado pelos outros, é claro.
Imagem

Administrador Fórum

por pocoyo » 22/9/2010 17:48

Elias Escreveu:
pocoyo Escreveu:

Depois dizias:

Claro que sim.

Mas eu penso assim, se nunca vou ter essa felicidade, pelo menos que seja crime. :lol:

por carrancho » 22/9/2010 17:47

:lol:

Eu respondi não... penso que quem responde sim não tem moral para se indignar quando há fortes indícios de inside trading.

Claro que se está a prejudicar alguém pocoyo... no mínimo, alguém deixou de ganhar aquilo que tu ganhavas por teres essa informação.
Abraço,
Carrancho

por Elias » 22/9/2010 17:46

pocoyo Escreveu:

Depois dizias:

por pocoyo » 22/9/2010 17:45

Depois dizias:

Porquê? - Não vou ter essa felicidade. :)
Editado pela última vez por pocoyo em 22/9/2010 17:46, num total de 1 vez.

por atomez » 22/9/2010 17:43

Greed is good, deixem-se de tretas.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Google [Bot], rg7803 e 113 visitantes