Off topic . O peso da aprendizagem
AutoMech Escreveu:Paulo Moreira Escreveu:
Quanto à bateria, a autonomia das baterias dos ereaders é muito elevada porque só consome energia quando viras uma página. O acto de ler uma página não consome energia.
Mas não está, digamos assim, "aceso" quando eu estou a ler ? (eu não tenho nenhum ereader, só vi demonstrações, por isso é que pergunto)
Não. A tecnologia dos ereaders é diferente dos equipamentos emissores que conheces, como os tfts, leds, oleds, encontrados nos televisores, telemóveis e outros equipamentos que vão surgindo.
Os ereaders funcionam por reflexão. É a posição das moléculas que determina se fica visível ou não quando iluminada pela luz solar (outra exterior ao dispositivo).
Paulo Moreira
Paulo Moreira Escreveu:
Quanto à bateria, a autonomia das baterias dos ereaders é muito elevada porque só consome energia quando viras uma página. O acto de ler uma página não consome energia.
Mas não está, digamos assim, "aceso" quando eu estou a ler ? (eu não tenho nenhum ereader, só vi demonstrações, por isso é que pergunto)
AutoMech Escreveu:Paulo Moreira Escreveu:Os ebooks a cores vão revolucionar no futuro.
Mal posso esperar para poder transportar uma biblioteca para qualquer lado e ter a possibilidade de ler o livro que necessito ou me apetece.
Sim, a grande vantagem é levar a biblioteca atrás.
A desvantagem (e aqui já é gosto pessoal) é a preferencia que tenho por livros em papel (sobretudos os livros técnicos) porque geralmente sublinho-os, escrevo anotações, colo post-its, etc.
Posso fazer isso num ereader ? Posso, mas não é a mesma coisa![]()
Além disso para ler um livro na praia, por exemplo, acho que é preferivel em papel, nunca se acaba a bateria, etc.
Isso é uma questão de hábito.
Paulo Moreira
Paulo Moreira Escreveu:Os ebooks a cores vão revolucionar no futuro.
Mal posso esperar para poder transportar uma biblioteca para qualquer lado e ter a possibilidade de ler o livro que necessito ou me apetece.
Sim, a grande vantagem é levar a biblioteca atrás.
A desvantagem (e aqui já é gosto pessoal) é a preferencia que tenho por livros em papel (sobretudos os livros técnicos) porque geralmente sublinho-os, escrevo anotações, colo post-its, etc.
Posso fazer isso num ereader ? Posso, mas não é a mesma coisa

Além disso para ler um livro na praia, por exemplo, acho que é preferivel em papel, nunca se acaba a bateria, etc.
Re: DOSSIER
dfviegas Escreveu:Os pais em vez de comprarem cadernos para cada disciplina, podem ter um unico dossier com meia duzia de folhas por disciplina que vão sendo incrementadas ao longo do ano, enquanto que as o inicio do ano vão sendo retiradas e colocadas em outra dossier.
Só uma sujestão.
O meu utiliza esse sistema de dossier, mas o problema está mesmo na quantidade de livros. Que não podem ficar nos cacifos(quando os há), já que teem que estudar/fazer trabalhos em casa ou no ATL.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Sim, por infracção da regra da escola no que toca ao material necessãrio.
Claro que podia comprar uma guerra, reclamar, fazer exposições, etc. mas há coisas (e esta penso que é uma delas) em que o benefício é inferior às chatices e à estigmatização que os miúdos, no fim de contas, acabam por sofrer.
Claro que podia comprar uma guerra, reclamar, fazer exposições, etc. mas há coisas (e esta penso que é uma delas) em que o benefício é inferior às chatices e à estigmatização que os miúdos, no fim de contas, acabam por sofrer.
AutoMech Escreveu:
A escola do meu filho não deixa. Agora é cadernos A4, de capa preta por cada disciplina. Ele tinha isso do dossier no 5º ano (muito mais prático) mas acabaram com isso.
Porquê ? Porque havia meninos que perdiam as folhas e não se sabiam organizar...
Resultado: o meu filho, que até considero organizado, acabou por sofrer um acréscimo de peso brutal com essa medida.
Esse tipo de imposições deixa-me fora de mim, iria pelo menos argumentar que lá porque uns não são organizados o meu filho que o é vai ter de andar carregado com mais peso.
Mas o que é que os professores fazem marcam falta de material se ele levar dossier?
- Registado: 29/11/2007 2:53
Os ebooks a cores vão revolucionar no futuro.
Editado pela última vez por PJBM2 em 16/9/2010 15:24, num total de 1 vez.
Paulo Moreira
dfviegas Escreveu:Os pais em vez de comprarem cadernos para cada disciplina, podem ter um unico dossier com meia duzia de folhas por disciplina que vão sendo incrementadas ao longo do ano, enquanto que as o inicio do ano vão sendo retiradas e colocadas em outra dossier.
Só uma sujestão.
A escola do meu filho não deixa. Agora é cadernos A4, de capa preta por cada disciplina. Ele tinha isso do dossier no 5º ano (muito mais prático) mas acabaram com isso.
Porquê ? Porque havia meninos que perdiam as folhas e não se sabiam organizar...
Resultado: o meu filho, que até considero organizado, acabou por sofrer um acréscimo de peso brutal com essa medida.
DOSSIER
Os pais em vez de comprarem cadernos para cada disciplina, podem ter um unico dossier com meia duzia de folhas por disciplina que vão sendo incrementadas ao longo do ano, enquanto que as o inicio do ano vão sendo retiradas e colocadas em outra dossier.
Só uma sujestão.
Só uma sujestão.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Elias Escreveu:
Pois quando eu era estudante não precisava de levar sempre os livros todos, porque só tinha aulas durante metade do dia e o estudo era feito em casa.
Desde que pegou a moda de passar o dia inteiro na escola, o estudo passou a ser feito mais na escola e menos em casa
O meu filho não passa o dia na escola, isso só acontece nas escolas privadas, não nas publicas. Tem 2 tardes sem aulas à tarde e só num dia é que tem o dia totalmente preenchido.
O pior dia é o em que tem estudo acompanhado que leva os livros de português e matematica mais os das restantes disciplinas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
AutoMech Escreveu:Pois, se queremos incutir hábitos de estudo diário (revisão da matéria dada ou revisão para a próxima aula) é preciso trazer os livros (os de teoria e os de exercicios), logo os cacifos ajudam só parcialmente.
Pois quando eu era estudante não precisava de levar sempre os livros todos, porque só tinha aulas durante metade do dia e o estudo era feito em casa.
Desde que pegou a moda de passar o dia inteiro na escola, o estudo passou a ser feito mais na escola e menos em casa

- Registado: 5/11/2002 12:21
Pois, se queremos incutir hábitos de estudo diário (revisão da matéria dada ou revisão para a próxima aula) é preciso trazer os livros (os de teoria e os de exercicios), logo os cacifos ajudam só parcialmente.
O meu está no 8º ano e desde o 5º que 'estabilizou' nos 12/15 quilos diários. Agora já vai tendo mais estrutura para o peso mas no príncipio quase que ia abaixo.
Edit: estava com os copos quando escrevi isto. Queria dizer estabilizou entre os 6 e os 8 quilos diários. No dia de maior carga no 5º ano chegava aos 10 quilos (ele tinha 35 quilos aprox).
O meu está no 8º ano e desde o 5º que 'estabilizou' nos 12/15 quilos diários. Agora já vai tendo mais estrutura para o peso mas no príncipio quase que ia abaixo.
Edit: estava com os copos quando escrevi isto. Queria dizer estabilizou entre os 6 e os 8 quilos diários. No dia de maior carga no 5º ano chegava aos 10 quilos (ele tinha 35 quilos aprox).
Editado pela última vez por Automech em 16/9/2010 14:22, num total de 2 vezes.
Lido com esse problema desde o ano passado e não é facil, porque eles precisam de trazer os livros para fazer os trabalhos de casa e estudar.
No caso da escola do meu filho (publica), não há cacifos para todos, por isso dividem os cacifos entre 2 ou 3, que é o caso do meu filho, mas os livros vem e vão todos os dias para casa pelos motivos que já referi. O cacifo serve para guardar material que não é necessário em casa ou para guardar as mochilas quando vão almoçar.
No caso da escola do meu filho (publica), não há cacifos para todos, por isso dividem os cacifos entre 2 ou 3, que é o caso do meu filho, mas os livros vem e vão todos os dias para casa pelos motivos que já referi. O cacifo serve para guardar material que não é necessário em casa ou para guardar as mochilas quando vão almoçar.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
De facto é impressionante como os políticos e responsáveis se preocupam tanto com algumas coisas (por exemplo os horários das escolas ou as regras de segurança de entrada e saída ou a qualidade das refeições nas escolas e aparentemente não se preocupem nada com outras, nomeadamente a carga que as crianças têm de acarretar.
A propósito de refeições, já ouviram falar do REF? REF é uma sigla que significa Regime da Fruta Escolar. Já tem direito a estratégia nacional e tudo
http://www.gppaa.min-agricultura.pt/MA/RFE/index.html
http://www.anmp.pt/files/djur/2010/div/ ... 007071.pdf
A propósito de refeições, já ouviram falar do REF? REF é uma sigla que significa Regime da Fruta Escolar. Já tem direito a estratégia nacional e tudo

http://www.gppaa.min-agricultura.pt/MA/RFE/index.html
http://www.anmp.pt/files/djur/2010/div/ ... 007071.pdf
Podem abrir aos privados este tipo de negócio.
A verdade é que para professores e directores este é um assunto menor até ao dia em que algum filho/a apresentem problemas de coluna.
Em relação aos filhos dos politicos,dúvido que andem em escolas públicas e nas privadas,de facto esse problema é resolvido de outra forma a começar na substituição das mochilas por trolleys,ou pela existência de estudo acompanhado após as aulas evitando o transporte diário dos livros.
cumps
http://www.thefind.com/search?query=kids+trolleys
A verdade é que para professores e directores este é um assunto menor até ao dia em que algum filho/a apresentem problemas de coluna.
Em relação aos filhos dos politicos,dúvido que andem em escolas públicas e nas privadas,de facto esse problema é resolvido de outra forma a começar na substituição das mochilas por trolleys,ou pela existência de estudo acompanhado após as aulas evitando o transporte diário dos livros.
cumps
http://www.thefind.com/search?query=kids+trolleys
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Elias Escreveu:carf2007 Escreveu:Elias Escreveu:Realmente é um exagero de peso.
De quantos livros estamos a falar?
Assim por alto contei 10 livros 1 caderno e um estojo ...
10 livros é um exagero. Imagino que seja em média 2 por cada disciplina, certo?
Eu lembro-me do tempo em que estudava, os professores indicavam-nos os livros que era necessário levar para a aula seguinte, para não termos sempre de transportar o peso todo...
Sim, ele só leva os necessários para as aulas de amanhã ...
Quero dizer, não sei se os vai utilizar todos amanhã, visto que estamos no início, mas na dúvida tem que os levar ...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:Elias Escreveu:Realmente é um exagero de peso.
De quantos livros estamos a falar?
Assim por alto contei 10 livros 1 caderno e um estojo ...
10 livros é um exagero. Imagino que seja em média 2 por cada disciplina, certo?
Eu lembro-me do tempo em que estudava, os professores indicavam-nos os livros que era necessário levar para a aula seguinte, para não termos sempre de transportar o peso todo...
Deixa para lá que o cérebro, em repouso, também consome 20% da energia total. Enquanto o cérebro repousa, os músculos transportam 20% do peso do corpo e o cérebro 20% da energia. Depois os músculos respousam e o cérebro consome os livros também. Portanto, a coisa até está ela por ela visto nessa perspectiva...
Tudo somado é o ónus de termos uma cabeça (quer dizer, quem a tem).
Agora mais a sério, acho uma violência os pastalhões que os miudos têm de transportar diariamente.
Tudo somado é o ónus de termos uma cabeça (quer dizer, quem a tem).

Agora mais a sério, acho uma violência os pastalhões que os miudos têm de transportar diariamente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Eduardo R., Google [Bot], Opcard, Tosta mista e 209 visitantes