Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Alemanha: Portugal não está fazer suficiente para evitar ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 15/9/2010 16:51

migluso Escreveu:Visão deficiente do mundo, na minha opinião, tens tu.

Exacto, a opinião é recíproca como ficou evidente desde logo com o teu primeiro post e a minha resposta...

migluso Escreveu:Se o teu objectivo é o maior bem-estar possível para o maior número de pessoas possível, então sim, o n/ objectivo é comum.

Sim, o meu objectivo é (quando colocado de uma forma muito genérica) o bem estar para o maior número de pessoas. Contudo, não me identifico com a visão mediterrânica do bem estar, pensado de forma local, imediata e pessoal. Prefiro a visão do centro e norte da europa onde essa visão é mais global e menos imediatista...

Os portugueses em geral concebem o seu bem-estar de uma forma que não promove o bem-estar comum (nem todo o interesse pessoal promove o interesse comum).

Naturalmente outros povos e culturas aparentam com a nossa e as mesmas características podem estar presentes nos vários contextos socio-culturais. O que difere essencialmente é o grau em que cada traço está presente...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por migluso » 15/9/2010 16:46

MarcoAntonio Escreveu:
Migluso, no mínimo, estás deslocado no tempo.

Iluminismo ou qualquer outra corrente, não é virtude no estado puro e tem o seu período. Hoje não vivemos um problema de falta de liberdades individuais (argumentavelmente existe até um excesso e abuso dessas liberdades).

O Estado de direito, a separação de poderes, a economia de mercado, etc... Todos estes conceitos surgiram em finais do séc. XVII e ainda hoje são pilares da organização da sociedade.
Hoje não vivemos um problema de falta de liberdades individuais, precisamente porque é o oposto daquilo que disseste que está na base da construção das sociedades modernas.

MarcoAntonio Escreveu:Se estás a sugerir que eu estou conta o avanço civilizacional, eu digo que não, estou a favor e que ot eu parecer deriva da tua visão deficiente do mundo que te envolve e que a tua ingenuidade em particular é a que nos enfia e mantém no buraco particular em que o tuga se enfiou, insistindo viver na ilusão de que os problemas não passam por ele e são da responsabilidade de outrém e com carácter excpecional.

Portanto, temos opiniões claramente bem distintas como é evidente apesar de ambos pretendemos (aparentemente) atingir o mesmo fim...

Visão deficiente do mundo, na minha opinião, tens tu.
Se o teu objectivo é o maior bem-estar possível para o maior número de pessoas possível, então sim, o n/ objectivo é comum.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Tridion » 15/9/2010 16:41

Para além de emigrar que outras soluções propõem as pessoas que acham que Portugal está ou vai estar brevemente no fundo, incontrolável, no caos social, sem retorno ou esperança?

Gostava de saber a opinião das pessoas que têm uma leitura negra e sombria da realidade, e a seu ver correcta, para não irmos contra a parede.

Rezar não conta como resposta!

Registado: 13/5/2010 17:53

por MarcoAntonio » 15/9/2010 16:36

migluso Escreveu:O que disseste no outro post vai contra o pensamento que esteve na base do iluminismo e com ele o maior avanço civilizacional aos nível das liberdades individuais das pessoas.

Migluso, no mínimo, estás deslocado no tempo.

Iluminismo ou qualquer outra corrente, não é virtude no estado puro e tem o seu período. Hoje não vivemos um problema de falta de liberdades individuais (argumentavelmente existe até um excesso e abuso dessas liberdades).

Se estás a sugerir que eu estou conta o avanço civilizacional, eu digo que não, estou a favor e que o teu parecer deriva - na minha opinião - da tua visão deficiente do mundo que te envolve e que a tua ingenuidade em particular é - pelo menos em parte - a que nos enfia e mantém no buraco particular em que o tuga se enfiou, insistindo viver na ilusão de que os problemas não passam por ele e são da responsabilidade de outrém, com carácter excepcional.

Portanto, temos opiniões claramente bem distintas como é evidente apesar de ambos pretendemos (aparentemente) atingir o mesmo fim...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por migluso » 15/9/2010 16:28

O que disseste no outro post vai contra o pensamento que esteve na base do iluminismo e com ele o maior avanço civilizacional aos nível das liberdades individuais das pessoas.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por Lion_Heart » 15/9/2010 16:24

MarcoAntonio Escreveu:
migluso Escreveu:No entanto, e como acredito na bondade da grande maioria dos seres humanos, não posso deixar de acreditar que aqueles que lutam para atingir o bem-estar individual e da sua família contribuem igualmente para o bem-estar da sociedade.

Irrealista, ingénuo e desconecto da realidade. É a minha opinião...

Evidências?

Taxa da economia paralela, números de aderentes do RSI, fraude e evasão fiscal, recurso a off-shores, tachos e esquemas, sobrevivência à custa de subsídios, comportamento dos que estão pelo subsídio de desemprego, baixas médicas fraudulentas, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc...

Para ver como o tuga é bom e pensa no bem estar da sociedade... é entrar num supermercado e ver o que acontece quando abre uma nova caixa (já para não falar do padrão de compras)!

lol

Vais na rua e ves alguem a fazer alguma coisa errada (estacionar em 2ª fila , sujar o chao, furar a fila) e tenta dizer algo a essa pessoa. Vais ver logo o que é civismo, e regras de vida em sociedade.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 15/9/2010 16:21

Concordo Marco.

Um outro exemplo que mostra bem o quão pouco as pessoas se preocupam com o bem-estar comum são os condomínios: em muitos condomínios há uma percentagem muito grande que não põe os pés nas assembleias gerais e se demite de participar na gestão de um bem que, ainda por cima, lhe pertence!

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 15/9/2010 16:17

migluso Escreveu:No entanto, e como acredito na bondade da grande maioria dos seres humanos, não posso deixar de acreditar que aqueles que lutam para atingir o bem-estar individual e da sua família contribuem igualmente para o bem-estar da sociedade.

Irrealista, ingénuo e desconecto da realidade. É a minha opinião...

Evidências?

Taxa da economia paralela, números de aderentes do RSI, fraude e evasão fiscal, recurso a off-shores, tachos e esquemas, sobrevivência à custa de subsídios, comportamento dos que estão pelo subsídio de desemprego, baixas médicas fraudulentas, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc...

Para ver como o tuga é bom e pensa no bem estar da sociedade... é entrar num supermercado e ver o que acontece quando abre uma nova caixa (já para não falar do padrão de compras)!

lol
Imagem

Administrador Fórum

por migluso » 15/9/2010 16:09

MarcoAntonio Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Que eu saiba aqui ninguem quer o mal do País , (...)

A generalidade das pessoas não quer (directamente) o mal do país. A generalidade das pessoas apenas quer simplesmente o seu bem estar. E o seu bem estar - ou a forma como o concebe - representa frequentemente o mal do país...

Caro Marco,

Não podia estar mais em desacordo com aquilo que acabaste de dizer.

Claro que há excepções, e é para punir essas mesmas excepções que devem existir leis, entidades reguladoras e as mais diversas autoridades.

No entanto, e como acredito na bondade da grande maioria dos seres humanos, não posso deixar de acreditar que aqueles que lutam para atingir o bem-estar individual e da sua família contribuem igualmente para o bem-estar da sociedade.

por Tridion » 15/9/2010 16:09

A expor a verdade não faz nenhum mal ao País, esperar que essa verdade aconteça para se dizer "Eu bem avisei!" é que me parece limitador e triste.

Se o FMI entrar por aí a dentro e "suspender" a democracia e implementar as reformas vai ser mau para o País, porque indica que não conseguimos resolver os nossos problemas sozinhos, a economia vai ser arrasada e que quando eles forem embora os bandalheiros do costume vão tentar voltar outra vez.

Por isso prefiro ter uma atitude pro-activa e fazer alguma coisa por mim e pelos meus, que possivelmente farei alguma coisa pelo País. Nem que seja preparar-me para o futuro dificil que aí vem.

Não troco o meu País por um prato de lentilhas e poder vir cá em Agosto com o meu 2.0 TDI dizer que na França é que é!

Esta classe política vai consumir-se a ela própria, se não acreditar que vem aí alguém mais capaz o melhor é cruzar os braços e começar a dizer " Eu bem avisei!" :roll: :roll:

por Lion_Heart » 15/9/2010 15:56

MarcoAntonio Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:

A generalidade das pessoas não quer (directamente) o mal do país. A generalidade das pessoas apenas quer simplesmente o seu bem estar. E o seu bem estar - ou a forma como o concebe - representa frequentemente o mal do país...

Exacto Marco
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por MarcoAntonio » 15/9/2010 15:45

Lion_Heart Escreveu:

Imagem

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 15/9/2010 14:42

Tridion Escreveu:Será que a maioria do povo português está consciente das dificuldades que se adivinham?

E os políticos têm uma agenda secreta de levar o país à miséria e à ruptura social, procurando o enriquecimento rápido para irem viver para outro lado mais agradável?

Ou estarão os participantes neste fórum, contaminados por informação muito específica, e que não sendo nada abonatória para o País, nada diz à maioria dos portugueses, para que depois se o País bater na parede virem para aqui dizer que "Eu é que tinha razão". Qual será o prazer disto?

Ler a maioria dos comentários neste e noutros tópicos é um exercício deprimente. Parece existir uma legião de gente com vontade que o País arrebente e que nada se aproveite! Só para terem razão, o que me parece mesquinho...algumas das pessoas que aqui andam parecem umas menininhas histéricas, a correr de um lado para o outro porque o Sr. do BCE disse isto ou porque a Sr.ª do governo alemão disse aquilo!

Se não se deve ser como o Primeiro-Ministro optimista sem razão, também não se deve querer o mal só para se ter razão!

As pessoas que querem o mal do País, são pessoas que normalmente querem o mal de tudo...dos colegas, dos vizinhos, dos familiares, às vezes deles próprios para terem aquela atençãozinha especial.

Por isso aproveitem o espaço schengen, e vão por exemplo para o Luxemburgo que aquilo lá parece que é muito bom para os Portugueses!

Caro Tridion , esta tua mensagem é que me parece desfazada da realidade.

Que eu saiba aqui ninguem quer o mal do País , agora querem e expor a verdade e que a continuar assim vai ser inevitavel a intervenção estrangeira.
Eu acho é que a maioria das pessoas por este ou aquele interesse não querem encarar a realidade.
Achas que estas noticias sao todas inventadas é?

Infelizmente a maioria das pessoas como pensam assim só vao perceber a dura realidade quando Portugal bater na parede.

Mas a minha intenção era evitar isso.

Eu acho que por muito dura que seja a verdade é para ser dita.Mas a verdade custa votos e tachos e etc.

Os Portugueses como na sua maioria sao dependentes do Estado continuam a viver como se nada fosse e que o Estado sempre lhe vai pagar a tempo e horas.

Ora a pagar 5,5% de juro ao ano e a crescer 0,5% e impossivel, mas ninguem que perceber isso.

Lion_Heart

por Elias » 15/9/2010 14:14

rmachado Escreveu:Eu orgulho-me de ser Português.

Não me orgulho nada das nossas elites dirigentes...

O problema é: quem é que punhas lá?

Registado: 5/11/2002 12:21

por radiohead » 15/9/2010 14:09

Xuly Escreveu:Podes por favor explicar e fundamentar, com dados em que sentido Portugal se está a aproximar à União Africana?

É público que Portugal se está a afastar da UE já há muitos anos em termos crescimento económico, (apesar de a torneira dos fundos comunitários ainda continuar a jorrar) basta ler as estatísticas oficiais.
Estamos-nos a aproximar da União Africana em termos de corrupção, em nepotismo, em compadrio, em Injustiça e em Propaganda.

Xuly Escreveu:Podes por favor fornecer os dados e a fonte onde verificaste que país mais desigual e menos competitivo da Europa ocidental (mais desigual inclusivé que os EUA?

http://www.publico.pt/Economia/portugal-no-topo-das-desigualdades-da-ocde_1346881

Estudo da OCDE...estamos apenas atrás da Turquia e do México. Afinal estamos em igualdade com os EUA em terceiro lugar...ainda. De resto todos os países europeus ocidentais são menos desiguais.

Xuly Escreveu:Podes por favor dar uma solução construtiva e exequível?

Não há solução. Já atingimos o ponto de não retorno no caminho que deveriamos trilhar para atingir o mundo desenvolvido. Eu sempre disse que estávamos pior que a Grécia.
Os donos do regime têm todos os centros críticos dominados, a começar pela Justiça (para garantir impunidade) e pela Comunicação Social (é preciso passar propaganda e entreter a malta com telenovelas e futebóis).

Solução...se és trabalhador e talentoso a solução é emigrar.
Se não és e mesmo assim queres enriquecer então inscreve-te num partido político do arco governativo - a tua vez irá chegar.
Imagem
Imagem

Registado: 18/10/2009 15:37

por Xuly » 15/9/2010 12:32

radiohead Escreveu:Eu - sendo português - também tenho vergonha de Portugal.

Tenho vergonha por estarmos em decadência (no plano económico, político, educacional...) à 20 anos, por nos estarmos a afastar da União Europeia e nos estarmos a aproximar da União Africana.

Podes por favor explicar e fundamentar, com dados em que sentido Portugal se está a aproximar à União Africana?

Tenho vergonha das nossas elites corruptas que transformam este país no país mais desigual e menos competitivo da Europa ocidental (mais desigual inclusivé que os EUA).

Podes por favor fornecer os dados e a fonte onde verificaste que país mais desigual e menos competitivo da Europa ocidental (mais desigual inclusivé que os EUA?

radiohead Escreveu:
Tridion Escreveu:Individualmente teremos que fazer o nosso trabalho, comprar mais produtos portugueses, evitar importações, pagar os nosso impostos e não nos servirmos do sistema (...)

Isto é música para os ouvidos da classe dirigente (política e empresários que parasitam o Estado) corrupta e amoral que tem pilhado o país nos últimos 20 anos.

"O tuga que se comporte bem, pague os impostozinhos, não faça muitas ondas, enquanto sou ministro hoje assino um contrato ruinoso com a empresa X, amanhã vai um ajuste directo para o primo, depois de amanhã quando sair do poder vou para empresa X com salário milionário. Ai já não há guito? Aumente-se os impostos, o tuga paga".

Enfim só engole este discurso quem quer, o que me espanta é como é que ainda à gente que acredita na boa-fé desta gente.

Podes por favor dar uma solução construtiva e exequível?

Cumps
Uly

Registado: 27/3/2009 23:12

por Tridion » 15/9/2010 12:26

Caro Radiohead, partindo do pressuposto que mudava de opinião devido ao que escreve, o que deveria eu fazer, na sua opinião, para ajudar o País a melhorar, ter melhores políticos e políticas, e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos Portugueses?

por radiohead » 15/9/2010 12:13

Tridion Escreveu:Individualmente teremos que fazer o nosso trabalho, comprar mais produtos portugueses, evitar importações, pagar os nosso impostos e não nos servirmos do sistema (...)

Isto é música para os ouvidos da classe dirigente (política e empresários que parasitam o Estado) corrupta e amoral que tem pilhado o país nos últimos 20 anos.

"O tuga que se comporte bem, pague os impostozinhos, não faça muitas ondas, enquanto sou ministro hoje assino um contrato ruinoso com a empresa X, amanhã vai um ajuste directo para o primo, depois de amanhã quando sair do poder vou para empresa X com salário milionário. Ai já não há guito? Aumente-se os impostos, o tuga paga".

Enfim só engole este discurso quem quer, o que me espanta é como é que ainda à gente que acredita na boa-fé desta gente.
Imagem
Imagem

por Tridion » 15/9/2010 11:44

Individualmente teremos que fazer o nosso trabalho, comprar mais produtos portugueses, evitar importações, pagar os nosso impostos e não nos servirmos do sistema, contratar crédito quando sabemos que o poderemos pagar, ser realistas das dificuldades que se advinham, e alertar os nossos amigos/familiares para fazer o mesmo, no café ou nas redes sociais.

Ser mais exigente com os políticos, reclamar com sentido, utilizar os mecanismos legais como a procuradoria e ou IGAL (no caso das Autarquias).

Ser um exemplo para os nossos filhos, fazendo os compreender o valor do trabalho e da poupança.

Demora tempo, mas chega-se lá....eheheheh pelo menos quero acreditar, e faço por isso! Custa mais do que cruzar os braços e dizer " Agora é que é! Agora é que vamos ver tumultos e revoltas...Agora é que os alemães vão-nos dar cabo do coiro"!

por rmachado » 15/9/2010 11:17

Eu orgulho-me de ser Português.

Não me orgulho nada das nossas elites dirigentes...

Registado: 24/8/2004 10:42

por mfsr1980 » 15/9/2010 11:12

Caro Tridion,
Não desejo mal nenhum ao Povo Português até porque eu directamente também serei prejudicado. No entanto, faz-me confusão esta "pulhitica" de avestruz que pretende, talvez com exito, desresponsabilizar-se das decisões tomadas. Não queiras saber como eu "trepo pelas paredes" quando me vêem dizer que a culpa é nossa, dos portugueses por serem pouco rigorosos (minha????? mas então eu decido alguma coisa??).
Estão todos à espera do FMI, mas não têem a coragem nem a frontalidade para o dizerem à população e ainda para cúmulo dizem algo parecido com isto, "estamos a sair da crise!".
Razão têm o Medina Carreira quando diz que estes "gajos" têem de ser levados à barra do tribunal porque se trata de um CRIME!

Registado: 3/5/2007 13:55

por pocoyo » 15/9/2010 10:54

Povo que não se consegue governar deve ser governado por outros. Não é vergonha nenhuma.

Há varias empresas que não são geridas pelos donos, mas por pessoas com mais capacidades, sem qualquer representação no capital da mesma.
Há que assumir…

Registado: 15/1/2010 15:30

por Tridion » 15/9/2010 10:41

Será que a maioria do povo português está consciente das dificuldades que se adivinham?

E os políticos têm uma agenda secreta de levar o país à miséria e à ruptura social, procurando o enriquecimento rápido para irem viver para outro lado mais agradável?

Ou estarão os participantes neste fórum, contaminados por informação muito específica, e que não sendo nada abonatória para o País, nada diz à maioria dos portugueses, para que depois se o País bater na parede virem para aqui dizer que "Eu é que tinha razão". Qual será o prazer disto?

Ler a maioria dos comentários neste e noutros tópicos é um exercício deprimente. Parece existir uma legião de gente com vontade que o País arrebente e que nada se aproveite! Só para terem razão, o que me parece mesquinho...algumas das pessoas que aqui andam parecem umas menininhas histéricas, a correr de um lado para o outro porque o Sr. do BCE disse isto ou porque a Sr.ª do governo alemão disse aquilo!

Se não se deve ser como o Primeiro-Ministro optimista sem razão, também não se deve querer o mal só para se ter razão!

As pessoas que querem o mal do País, são pessoas que normalmente querem o mal de tudo...dos colegas, dos vizinhos, dos familiares, às vezes deles próprios para terem aquela atençãozinha especial.

Por isso aproveitem o espaço schengen, e vão por exemplo para o Luxemburgo que aquilo lá parece que é muito bom para os Portugueses!

por radiohead » 15/9/2010 9:53

Eu - sendo português - também tenho vergonha de Portugal.

Tenho vergonha por estarmos em decadência (no plano económico, político, educacional...) à 20 anos, por nos estarmos a afastar da União Europeia e nos estarmos a aproximar da União Africana.

Tenho vergonha das nossas elites corruptas que transformam este país no país mais desigual e menos competitivo da Europa ocidental (mais desigual inclusivé que os EUA).

Tenho vergonha do nosso povo, submisso, curvado perante as elites, sempre pronto a calar-se e vender-se por um prato de lentilhas.

Se fosse angolano teria vergonha do meu país e diria-o. Se fosse venezuelano a mesma coisa. Porque não se pode dizer hoje? O "tudo contra a nação, nada contra a nação" é arma de regimes pouco transparentes e abertos.

Os que há 40 anos diziam isto e queimavam bandeiras - hoje já são "patriotas" - querem hoje "unidade", "patriotismo", "responsabilidade" depois de andarem a saquear o país impunemente?
Imagem
Imagem

por xtech » 15/9/2010 1:50

Drecksack Escreveu:Eu tenho vergonha de Portugal e teria vergonha se fosse também Português.

Então para que utilizas fóruns portugueses? Com todo o respeito, se queres ser coerente contigo próprio, na minha opinião devias saír do fórum.

Eu tenho orgulho em ser Português.. não tenho nos nossos políticos (na maioria deles), mas isso é algo diferente. Portugal existe ha mais de 800 anos, com muito suor e sofrimento (e também glória).
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)

Registado: 29/11/2007 14:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], junas, Massao1, Opcard, Tosta mista e 83 visitantes