Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

indicadores-periodos- tenha duvida

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bull Bull » 15/9/2010 2:08

Ferreira, o daytrade e a sua mecânica ao meu ver deverão cumprir sempre a mesma regra. Nunca investir contra a tendência dominante seja que time que for. É claro que quase todos os dias o que não faltará é hipóteses para triunfar seja do lado longo seja do curto mas se formos a favor do dominante a probabilidade de sucesso aumentará.

Mas é isto depende do critério do trade de cada um. É claro que muitas afirmações tuas estão correctas e sou estou aqui a debater o daytrade face ao movimento dominante e na leitura dos vários indicadores e que na minha opinião julgo que a probabilidade de sucesso no trade será maior quanto maior tempo estiver ao lado do movimento dominante

Registado: 21/12/2009 18:46

por ferreira10 » 15/9/2010 0:46

Bull Bull Escreveu:
ferreira10 Escreveu:
Bull Bull Escreveu:Sim, o Zeca ao utilizar o daytrade aproveita os times mais curtos mesmo contra a tendência dominante e na leitura no time principal, ora muitas vezes assistimos divergências em times mais curtos, ora aqui está, diverge a tendência que é onde pronuncia muitas vezes os falsos sinais, nas zonas já não sei, não tenho acompanhado.
Mas de facto na minha modesta opinião acho um erro mesmo que seja na utilização do daytrade utilizar leituras divergentes em times do tipo 1h que neste caso ainda mais erros dá, aquando na leitura diária o sinal é claramente para cima.
Para mim pode resultar uma outra vez mas a margem de manobra é pouca, pois poderá dar um sinal de venda que permita ganhar 5 pontos mas depois sobe 10 logo de seguida, ficando o investidor preso ao fraco movimento contra ao movimento dominante despertado na leitura de times curtos

No day trading podes estabelecer posições contra a tendência dominante.Não resulta dai problema nenhum.Nota que a cotação de um titulo nem sempre está a subir ao longo de todo o dia.Às vezes faz um máximo, para a seguir corrigir para valores menores. Nesse entretanto, podes colocar uma ordem de venda e tirar partido dessa correcção.Tudo isso é visto à lupa em times mais pequenos.Dai que apareçam as velas, as sombras das velas, e o corpo principal da vela, sugerindo que houve várias fases na formação da vela.Agora, no day trading há uma disciplina que não pode em circunstancia alguma ser ultrapassada; as posições têm que ser fechadas no final do dia.Ainda para mais se essas posições foram abertas contra a tendência dominante.

Ferreira concordo em parte mas discordo em algumas coisas. A melhor atitude para um daytrader é investir a favor da movimento dominante e aproveitar as correcções para comprar no caso se o movimento dominante for de subida e vice-versa

Mas aqui já estou eu a entrar no sistema de cada um, confesso que o meu e aconselho a muitos nunca investir contra a tendência dominante seja em daytrade ou não, mas esta é uma postura de trade que tenho

Bull Bull:
Antes de tomar uma qualquer decisão, passo por esses frames de referencia.Falo do frame diário e do frame semanal.Se acaso percepcionar que o sentimento é bull, e que dadas as condições técnicas, o titulo ou índice, tem tudo para subir, vou para o day trading a pensar em entrar longo.Ou seja, não cometo o erro de remar contra a maré.Os meus trades ou scalps são tendencialmente longos.

Embora à parte do assunto que aqui estamos a expor, mas porque é importante conhecer os métodos da pessoa que está do outro lado, de modo a fazermos o devido enquadramento, direi, que da mesma forma, quando invisto em acções, e dado que não tenho formação económica, vou fazer daytrading para a lista de acções publicadas pelo Jornal de Negócios e recomendadas pelos ditos Gurus.Como Warren Buffet e outros.Há tantos anos nestas lides já à muito nos habituamos à terminologia económica.Já sei calcular de forma exaustiva esses rácios relativos que nos permitem tomar decisões com base em analise fundamental.Mas para quê, incomodar-me com todos esses cálculos.Hoje a informação está ai, mesmo à frente, à mão de semear.Já não é preciso fazer nada.Há quem faça tudo isso por nossa conta.Porque haverei eu de fazer trades em acções que desconheço?Trato de os fazer naquelas que foram alvo dos crivos da metodologia dos ditos gurus.De notar que a ultima recomendação feita em 2009, com base nesses Gurus, rendeu cerca de 30%.Uma soma exorbitante!

Finalmente, não se pense que sou um trader que me esforço por manter uma posição, vislumbrado o espaço temporal de um dia. Concordarás comigo se disser que aquilo que mais prazer dá a um trader, é manter uma posição vencedora durante o maior tempo possível. A montanha russa para a qual a realidade económica actual nos precipitou, de tal modo que os políticos nem sabem qual o passo seguinte que deve ser dado,levou-me a procurar frames mais pequenos, de modo a tirar partido da volatilidade que vivemos.Mais uma vez, concordarás comigo se disser que houve dias e meses desde 2007, em que «juras-te a pé juntos» que dada a analise técnica exaustiva que fizeste, era quase impossível que alguma coisa pudesse falhar.No dia seguinte uma noticia derruba toda a analise técnica que fizeste.Há uma maneira de nos vingarmos dessas situações.Ao reduzirmos o frame, estamos a saltar para cima do acontecimento.Tão depressa estás curto como a seguir estás longo.Venha lá essa volatilidade! Se é para andar na montanha russa, que assim seja!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Bull Bull » 14/9/2010 22:51

ferreira10 Escreveu:
Bull Bull Escreveu:Sim, o Zeca ao utilizar o daytrade aproveita os times mais curtos mesmo contra a tendência dominante e na leitura no time principal, ora muitas vezes assistimos divergências em times mais curtos, ora aqui está, diverge a tendência que é onde pronuncia muitas vezes os falsos sinais, nas zonas já não sei, não tenho acompanhado.
Mas de facto na minha modesta opinião acho um erro mesmo que seja na utilização do daytrade utilizar leituras divergentes em times do tipo 1h que neste caso ainda mais erros dá, aquando na leitura diária o sinal é claramente para cima.
Para mim pode resultar uma outra vez mas a margem de manobra é pouca, pois poderá dar um sinal de venda que permita ganhar 5 pontos mas depois sobe 10 logo de seguida, ficando o investidor preso ao fraco movimento contra ao movimento dominante despertado na leitura de times curtos

No day trading podes estabelecer posições contra a tendência dominante.Não resulta dai problema nenhum.Nota que a cotação de um titulo nem sempre está a subir ao longo de todo o dia.Às vezes faz um máximo, para a seguir corrigir para valores menores. Nesse entretanto, podes colocar uma ordem de venda e tirar partido dessa correcção.Tudo isso é visto à lupa em times mais pequenos.Dai que apareçam as velas, as sombras das velas, e o corpo principal da vela, sugerindo que houve várias fases na formação da vela.Agora, no day trading há uma disciplina que não pode em circunstancia alguma ser ultrapassada; as posições têm que ser fechadas no final do dia.Ainda para mais se essas posições foram abertas contra a tendência dominante.

Ferreira concordo em parte mas discordo em algumas coisas. A melhor atitude para um daytrader é investir a favor da movimento dominante e aproveitar as correcções para comprar no caso se o movimento dominante for de subida e vice-versa

Mas aqui já estou eu a entrar no sistema de cada um, confesso que o meu e aconselho a muitos nunca investir contra a tendencia dominante seja em daytrade ou não, mas esta é uma postura de trade que tenho

por ferreira10 » 14/9/2010 18:10

“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por Bull Bull » 14/9/2010 17:36

Sim, o Zeca ao utilizar o daytrade aproveita os times mais curtos mesmo contra a tendência dominante e na leitura no time principal, ora muitas vezes assistimos divergências em times mais curtos, ora aqui está, diverge a tendência que é onde pronuncia muitas vezes os falsos sinais, nas zonas já não sei, não tenho acompanhado.

por ferreira10 » 14/9/2010 17:28

Bull Bull Escreveu:Em relação aos times mais curtos como o de 8h e até muitas vezes olho para times inferiores, note essa não semelhança em vários periodos, compreendo de facto as razões como explicaste anteriormente. Mas tecnicamente poderei ver um sinal num time de 8h mas no entanto o o diário está de boa saúde, neste caso de não semelhança julgo o que prevalece em geral independentemente seja o diário pelo simples facto se ser o mais analisado.

Nota: em zona de mudança os indicadores tem estado em consenso mas no que toca a tendência já não

Exacto! Eu tenho o mesmo entendimento.Eu nunca dou uma ordem em times mais pequenos, que vá contra a informação que me está a ser dada pelos times diário e semanal.Ou seja, eu nunca vou contra estes dois times de referencia.
Tens um exemplo marcante e recente do Zecatreca.Ele está a fazer uma analise brilhante no time de uma hora.Traça as divergências de forma magistral.E consegue ir mais além e fazer o cruzamento com outros índices e concluir que em todos eles as mesmas divergências estão a ser reproduzidas.Melhor do que isto não pode haver.Mas lá está, na minha perspectiva, ele está a ir contra aquilo que o time diário e semanal lhe querem dizer.Ou seja, está centrado no time de uma hora.As regularidades que está a encontrar no time de uma hora são de tal forma reveladoras e devastadoras, que não está a prestar atenção ao que os times de referencia lhe querem dizer.Esperemos que as vendas dele tenham um bom desfecho, já que caso tenha tolerância ao risco pode sempre esperar que aja uma inversão da tendência nos 1130 pontos.

Cumprimentos.

por Bull Bull » 14/9/2010 17:09

Em relação aos times mais curtos como o de 8h e até muitas vezes olho para times inferiores, note essa não semelhança em vários periodos, compreendo de facto as razões como explicaste anteriormente. Mas tecnicamente poderei ver um sinal num time de 8h mas no entanto o o diário está de boa saúde, neste caso de não semelhança julgo o que prevalece em geral independentemente seja o diário pelo simples facto se ser o mais analisado.

Nota: em zona de mudança os indicadores tem estado em consenso mas no que toca a tendência já não

por ferreira10 » 14/9/2010 16:37

Bull Bull Escreveu:Em relação aos dois gráficos apresentados utilizando o indicador momentum com um período de 10 não podíamos ter a mesma leitura, até aqui está certo, mas agora analisando e tirando partido do indicador o que nós vemos são:

Gráfico diário a tendencia é de subida e o indicador está na zona bull, a sua leitura é positiva

Gráfico 8h a tendência desceu e o indicador está igualmente na zona bull, a sua leitura é positiva mas não tanto como a do diário

Conclusão: Se utilizar a divergência como o primeiro sinal de alerta tal como é dado no de 8h a leitura poderá ser falsa, aliás quanto mais reduzir o time em analise e mantendo o período mais falsos sinais vai dar

Por isso na minha leitura nos indicadores em times mais curtos a tendencia poderá originar falsos sinais já o mesmo não acontece tão frequentemente com a zona

Bull Bull, dessa forma não estás a usar os diferentes frames de forma adequada.Ou seja, não estás a fazer uma leitura correcta.Estás "agarrado" ao frame diário, e tudo o resto que não esteja de acordo com o frame diário, está a dar-te sinais alegadamente errados.

Faz a "coisa" de maneira diferente.Usa como estás a fazer, somente dois frames.Manipular mentalmente mais do que dois frames é complicado para o cérebro humano.Não olhes para o final de cada um dos momentos.Refiro-me aos momentos vistos no frame de 8 horas e no frame diário.Estás a fazer isso, e é por causa disso que estás a dizer que estás a ler sinais contraditórios.Em vez disso, percorre com o teu olhar ambos os momentos ou longo de todo o gráfico.E procura, no mesmo alinhamento temporal, intervalos nos quais os dois momentos estiveram ambos, por exemplo, a subir.Se fizeres um esforço vais ver que encontras vários intervalos, vistos em simultâneo nos dois frames, em que isso aconteceu.Ora, quando isso acontece ou esteja na eminencia de acontecer, é que tens que tomar as tuas decisões.Isso obriga-te a que estejas sistematicamente face to face ao computador ,para descobrires intervalos nos quais esteja na eminencia de acontecer esse alinhamento.

Pensa agora por exemplo no indicador RSI.Imagina, por momentos, que conseguirias ter a pontaria de ver o indicador RSI a cruzar em alta a linha de sobrevenda num dos frames, e em outros frames o RSI estava a subir ligeiramente acima dos 40%; noutro a subir ligeiramente acima dos 50 % noutro ainda nos 55%, etc.Não podes pedir que estejam todos de igual modo a cruzar em alta a linha de sobrevenda ao mesmo tempo.Isso é muita fruta.Se por momentos conseguisses ter essa clarividência, uma ordem metida nessas circunstancias era "lucro certo".Há sistemas que fazem isso e que trabalham com luzes verdes e vermelhas.Atenção porque estamos a falar de day trading.Mas esta estratégia também pode ser usada entre os frames semanal e diário.De modo a tomar decisões mais acertadas.

por Bull Bull » 14/9/2010 16:07

Em relação aos dois gráficos apresentados utilizando o indicador momentum com um período de 10 não podíamos ter a mesma leitura, até aqui está certo, mas agora analisando e tirando partido do indicador o que nós vemos são:

Gráfico diário a tendencia é de subida e o indicador está na zona bull, a sua leitura é positiva

Gráfico 8h a tendência desceu e o indicador está igualmente na zona bull, a sua leitura é positiva mas não tanto como a do diário

Conclusão: Se utilizar a divergência como o primeiro sinal de alerta tal como é dado no de 8h a leitura poderá ser falsa, aliás quanto mais reduzir o time em analise e mantendo o período mais falsos sinais vai dar

Por isso na minha leitura nos indicadores em times mais curtos a tendencia poderá originar falsos sinais já o mesmo não acontece tão frequentemente com a zona

Re: indicadores-periodos- tenha duvida

por ferreira10 » 14/9/2010 15:40

rsacramento Escreveu:
Bull Bull Escreveu: Na vossa opinião devemos alterar o período quando fazemos em times inferiores em relação ao normal que neste caso é do diário, ou não, devemos manter o mesmo, mas poderá é dar leituras falsas, correcto?

se alterar os timeframes, deverá manter os ciclos; se mantiver o timeframe, deve alterar os ciclos; para mim só assim faz sentido

Exacto!O problema estava ai. Parece-me que já ficou resolvido.

Re: indicadores-periodos- tenha duvida

por rsacramento » 14/9/2010 15:37

Bull Bull Escreveu: Na vossa opinião devemos alterar o período quando fazemos em times inferiores em relação ao normal que neste caso é do diário, ou não, devemos manter o mesmo, mas poderá é dar leituras falsas, correcto?

se alterar os timeframes, deverá manter os ciclos; se mantiver o timeframe, deve alterar os ciclos; para mim só assim faz sentido
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por ferreira10 » 14/9/2010 15:32

rsacramento Escreveu:
ferreira10 Escreveu:(...)Finalmente, não vejo qualquer utilidade neste exercício.Porque estás a querer "esmagar" os frames num só. A grande vantagem dos frames é conseguir tirar partido daquilo que está a acontecer em cada um deles.(...)

do que tenho lido aqui e ali um dos mantras da AT é não ir contra a tendência

ora observar comportamentos em timeframes diferentes é procurar respeitar a tendência dominante

rsacramento, não sei se estamos a falar da mesma "coisa".Deixa ver se eu percebi a tua intervenção.
O que o Bull Bull queria fazer era transformar o "momento" que estava a visualizar no frame de 8 horas, no "momento" que estava a ver no frame diário.Ou seja, fazer de modo a que o formato do "momento" fosse o mesmo.Bem, mas para isso sempre podemos dizer o seguinte; se quiseres ver o momento com esse formato não modifiques o momento do frame das 8 horas, agarra e vai ver como ele é no frame diário.

Suponho que te referes a outra coisa com a qual eu concordo plenamente:Quando negociamos ou estamos na iminência de o fazer, devemos cruzar a informação de vários frames.De modo a confirmar se a tendência é "Global".Nota que se fizéssemos aquilo que o Bull queria fazer, transformar, salvo seja, um frame à imagem e semelhança do outro, não conseguiríamos fazer esse trabalho; que é o de cruzar o mesmo indicador visto em vários frames.A fazer isso, o indicador teria sempre o mesmo aspecto em todos os frames.

Os manuais recomendam que quem negocie no frame diário, que trace primeiro a sua estratégia no frame semanal, e que execute o plano no frame diário.Ou seja, tal como dizes, devemos usar sempre mais do que um frame.

Há até sistemas que , quem os experimentou ,diz serem eficientes, que cruzam a informação de vários frames, como se de um alinhamento de planetas se trata-se.

por rsacramento » 14/9/2010 14:23

ferreira10 Escreveu:(...)Finalmente, não vejo qualquer utilidade neste exercício.Porque estás a querer "esmagar" os frames num só. A grande vantagem dos frames é conseguir tirar partido daquilo que está a acontecer em cada um deles.(...)

do que tenho lido aqui e ali um dos mantras da AT é não ir contra a tendência

ora observar comportamentos em timeframes diferentes é procurar respeitar a tendência dominante
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por Bull Bull » 14/9/2010 12:17

Foi bastante útil Ferreira. De facto concordo consigo.

abraço, bull

por ferreira10 » 14/9/2010 9:32

Viva Bull Bull:
Não sei qual é a tua ideia de fazeres de modo a que o que se passa no frame das 8 horas passe a ser igual ao que se passa no frame diário.

Como sabes, a vela que vês formada no frame diário, contem em si vários frames.Se quiseres podes pensar que para fazeres aquela vela, foram necessárias várias fases de formação.Quando viajas do frame diário para o frame das 8 horas, estás em parte a fazer um zoom, uma lupa.Estás a observar o que está a acontecer naquele período na formação daquela vela.

Vê as coisas agora da seguinte forma; durante o dia resolves passar para o frame das 8 horas; imagina que naquele momento está a ser formada a sombra inferior da vela.O mais natural é que encontres os indicadores negativos. Já que estão a ser atingidos mínimos naquele momento, no que aquele frame diz respeito.Como a informação chega mais tarde ao frame diário, já que no frame diário, para todos os efeitos, o que nos interessa é a informação colectada de dia a dia, enquanto no frame das 8 horas entras com a informação colectada de 8 em 8 horas, por isto mesmo, pode acontecer que o gráfico diário mercê do atraso, ainda esteja com os indicadores positivos.

Não penses agora no indicador "momentum".Vamos para uma coisa mais simples.Vamos considerar uma média móvel.A média móvel simples dos 10 dias.Com o "momentum" é exactamente a mesma coisa.Para o calculo da média móvel dos 10 dias, vais entram com 10 preços (podes definir como sendo os preços máximos registados em cada dia, ou definir como os preços de fecho e assim sucessivamente).Somas os ditos preços e divides por 10.Vamos agora fazer o mesmo no frame de 8 horas.Se considerares neste outro frame a mesma média móvel de 10 períodos, o que vais fazer é somar 10 preços, estes sim, colectados de 8 em 8 horas.Somas os ditos preços, e divides pelo número deles que é 10. Como vês, os indicadores não podem dar o mesmo.

Indo agora directo à tua pergunta; como podes obviar este efeito?Os 10 períodos que estás a utilizar no frame diário (estás a utilizar dados de 10 dias) correspondem a 30 "horas" no frame das 8 horas.Já que cada dia tem 3 fracções de 8 horas.Quando se trata de trabalhar no frame diário usa esses 10 dias.Ao passares para o frame das 8 horas, podes obter qualquer coisa parecida , repito, parecida, se usares um momentum de 30 períodos.É a maneira que tens de cobrir os anteriores 10 dias usando fracções de 8 horas.Tratando-se do calculo de uma média móvel, no primeiro caso, utilizarias dez dados.No segundo caso, utilizarias 30 dados.Claro que os resultados não são totalmente iguais.Mas se fizeres este exercício repararás que os valores obtidos para o momentum diferem de algumas décimas.

Finalmente, não vejo qualquer utilidade neste exercício.Porque estás a querer "esmagar" os frames num só. A grande vantagem dos frames é conseguir tirar partido daquilo que está a acontecer em cada um deles.Tem em consideração que as técnicas que se usam em frames mais pequenos, podem diferir daquelas que usas no frame diário ou no frame semanal.Uma das técnicas mais poderosas do day trading, tem o nome de "estocastico POP".A compra é feita quando o estocástico fica sobrecomprado.Algo que não te passaria pela cabeça fazer no frame diário.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

indicadores-periodos- tenha duvida

por Bull Bull » 14/9/2010 1:49

boas. Gostava de saber a vossa opinião sobre este tema.
Por exemplo se analisarmos o cfd do SP500 no time 8 horas o indicador momentum com um período de 10 reparamos que o mesmo está a divergir. No time diário com o mesmo período a leitura não é igual.

Na vossa opinião devemos alterar o período quando fazemos em times inferiores em relação ao normal que neste caso é do diário, ou não, devemos manter o mesmo, mas poderá é dar leituras falsas, correcto?

Gostava mesmo saber a vossa opinião opinião

Nota: gráfico diário e gráfico 8h

abraço, bull
Anexos
Image 2.png
Image 2.png (187.51 KiB) Visualizado 1260 vezes
Image 3.png
Image 3.png (68.36 KiB) Visualizado 1251 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 104 visitantes