O problema da emancipação das mulheres
Vanek Escreveu:1- Pergunta a mulheres com filhos se teriam mais filhos se tivessem condições financeiras e economicas para tal. Não ligues a estudos (se bem que existem estudos a suportarem o que digo)... fala com as pessoas reais, vais ficar muito surpreendido. Além disso analisa a percentagem de mulheres com filhos, é sempre superior à da que nao tem filhos.
Está bem. Isso são meras declarações de intenções. Cada qual tem as suas fantasias (e está no direito de as ter!). Mas a realidade é bastante diferente.
Olha outro exemplo de fantasia: acredito que muitas pessoas têm a fantasia de ser ricas (será por isso que tanta gente joga no Euromilhões?) e de viver sem trabalhar e, se tivessem condições financeiras e economicas para tal, decerto não iriam trabalhar diariamente. Mas têm de ir trabalhar, porque a realidade é outra e não se compadece com as fantasias de cada um.
Vanek Escreveu:2- Dantes a escolaridade minima era 4 anos. Aos 10-12 anos um filho na maioria do casos já trabalhava e ajudava ao seu sustento... hoje só tens filhos a auto sustentarem-se aos 25-30 anos... com sorte.
Dantes a mortalidade infantil era altíssima. Por isso as mulheres tinham 6 ou 7 filhos e com sorte havia 2 ou 3 que chegavam à idade adulta.
Junta a isso a ausência de contracepção e tens a explicação para o elevado número de nascimentos.
Vanek Escreveu:3- Baixa expectativas que tem para elas e para os filhos, assim como muita ignorancia à mistura.
Esta parte não percebi. Ignorância de quem?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Vanek Escreveu:1-Raras são as mulheres que não querem ter filhos
Isto é uma mera suposição. Em que te baseias?Vanek Escreveu:2-As mulheres trabalham porque necessitam, manter um filho é caro.
Então e tu achas que isso é um problema da sociedade de hoje? Achas que dantes era barato manter um filho?Vanek Escreveu:3-2 é muito mais, 3 ou mais só ricos ou quem se sacrifique a descer de nivel de vida.
Então e como explicas as famílias de baixos rendimentos com muitos filhos?
1- Pergunta a mulheres com filhos se teriam mais filhos se tivessem condições financeiras e economicas para tal. Não ligues a estudos (se bem que existem estudos a suportarem o que digo)... fala com as pessoas reais, vais ficar muito surpreendido. Além disso analisa a percentagem de mulheres com filhos, é sempre superior à da que nao tem filhos.
2- Dantes a escolaridade minima era 4 anos. Aos 10-12 anos um filho na maioria do casos já trabalhava e ajudava ao seu sustento... hoje só tens filhos a auto sustentarem-se aos 25-30 anos... com sorte.
3- Baixa expectativas que tem para elas e para os filhos, assim como muita ignorancia à mistura.
- Registado: 28/4/2010 9:02
E os avós
A juntar a tudo isto, ainda tempos os avós que obrigados a trabalhar cada vez até mais tarde, não podem tomar conta dos netos quando eles são pequenos, não os podem ir buscar à escola mais cedo.
Falarem em que vamos precisar de mais mão de obra num futuro tambem não me parece que seja verdade, pois se no futuro vamos ter menos consumidores logo não vai ser preciso produzir tanto.
Estamos a caminho da auto-destruição, ou se mudam as politicas de incentivo à natalidade tendo tambem em conta outras realidades como o caso das reformas ou então isto vai muito mal.
Falarem em que vamos precisar de mais mão de obra num futuro tambem não me parece que seja verdade, pois se no futuro vamos ter menos consumidores logo não vai ser preciso produzir tanto.
Estamos a caminho da auto-destruição, ou se mudam as politicas de incentivo à natalidade tendo tambem em conta outras realidades como o caso das reformas ou então isto vai muito mal.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Elias Escreveu:Fenicio Escreveu:Concordo com o Vanek. O "habitual" é encontrarmos mulheres que ou já têm ou que ao menos planeiam ter filhos, uma afirmação facilmente confirmada pela simples observação ao nosso entorno mais próximo.
Quantas mulheres conheces? Dessas mulheres todas, quantas tem filhos? E dentre aquelas que não tem filhos, quantas planeiam ter? E, por fim, dentre elas, quantas é que afirmam textualmente que não querem ter filhos (por uma questão de opção)?
Devem haver estatísticas para isso (há estudos para tudo e mais qualquer coisa) e que confirmam as deduções obtidas por via da mera observação.
O facto de ser habitual ou de a maioria querer ter filhos não significa que as que não querem ter sejam RARAS (foi este o termo usado pelo Vanek e foi este o termo que me suscitou dúvidas).
Ora vê esta notícia:The number of American women without children has risen to an all-time high of 1 in 5, a jump since the 1970s when 1 in 10 women ended their childbearing years without having a baby, according to the Pew Research Center.
Fonte: http://www.aolhealth.com/2010/06/28/num ... time-high/
Pronto, nisso acho que concordamos, ao ponto de eu ter frisado o termo "habitual" na minha resposta.

É um sinal dos tempos em que vivemos. A própria situação financeira dos casais obriga a que ambos saiam cedo para trabalhar, o que levanta uma questão muito complexa: com quem deixar os filhos?
Deixar 1 filho o dia todo num colégio privado (entra às 8h15 e sai às 17h) pode ser uma opção acessível a alguns casais, mas deixar 2 ou mesmo 3 filhos num colégio privado... já é algo restrito a uma fasquia bem mais reduzida da população.
A opção do colégio público tem uma limitação importante acerca do horário. A alternativa seria um ATL mas, mesmo assim, há um certo custo acrescido. E voltamos à velha questão: colégio público ou privado?
Se eu tenho 1 filho, vou metê-lo num colégio privado pois tenho mais garantias de que o ensino ali é de melhor qualidade. Mas se tenho 2 ou 3 filhos, não tenho muita volta a dar! Vão todos para o público!
Eu tenho 1 filha (8 anos) e ela anda num colégio privado, mas se eu tivesse mais 2 filhos, aí a história já seria bem diferente! Simplesmente não haveria condições de manter 2 ou 3 filhos no colégio que ela frequenta pois o custo seria altíssimo!
Portanto, a situação financeira das famílias e a educação (quanto menos filhos, melhor a educação que podes dar a eles) está por detrás de grande parte desta "desmotivação" mas, de modo geral, as mulheres "habitualmente" (

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Fenicio Escreveu:Concordo com o Vanek. O "habitual" é encontrarmos mulheres que ou já têm ou que ao menos planeiam ter filhos, uma afirmação facilmente confirmada pela simples observação ao nosso entorno mais próximo.
Quantas mulheres conheces? Dessas mulheres todas, quantas tem filhos? E dentre aquelas que não tem filhos, quantas planeiam ter? E, por fim, dentre elas, quantas é que afirmam textualmente que não querem ter filhos (por uma questão de opção)?
Devem haver estatísticas para isso (há estudos para tudo e mais qualquer coisa) e que confirmam as deduções obtidas por via da mera observação.
O facto de ser habitual ou de a maioria querer ter filhos não significa que as que não querem ter sejam RARAS (foi este o termo usado pelo Vanek e foi este o termo que me suscitou dúvidas).
Ora vê esta notícia:
The number of American women without children has risen to an all-time high of 1 in 5, a jump since the 1970s when 1 in 10 women ended their childbearing years without having a baby, according to the Pew Research Center.
Fonte: http://www.aolhealth.com/2010/06/28/num ... time-high/
Editado pela última vez por Elias em 13/9/2010 12:03, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:Vanek Escreveu:Raras são as mulheres que não querem ter filhos
Isto é uma mera suposição. Em que te baseias?
Concordo com o Vanek. O "habitual" é encontrarmos mulheres que ou já têm ou que ao menos planeiam ter filhos, uma afirmação facilmente confirmada pela simples observação ao nosso entorno mais próximo.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
- Registado: 20/1/2008 20:32
Vanek Escreveu:Raras são as mulheres que não querem ter filhos
Isto é uma mera suposição. Em que te baseias?
Vanek Escreveu:As mulheres trabalham porque necessitam, manter um filho é caro.
Então e tu achas que isso é um problema da sociedade de hoje? Achas que dantes era barato manter um filho?
Vanek Escreveu:2 é muito mais, 3 ou mais só ricos ou quem se sacrifique a descer de nivel de vida.
Editado pela última vez por Elias em 13/9/2010 11:40, num total de 1 vez.
Vanek Escreveu:As mulheres trabalham porque necessitam, manter um filho é caro.
Então e tu achas que isso é um problema da sociedade de hoje? Achas que dantes era barato manter um filho?
Vanek Escreveu:2 é muito mais, 3 ou mais só ricos ou quem se sacrifique a descer de nivel de vida.
Muitas mulheres para conseguirem ter um alto nivel de rendimento, tiveram que investir o periodo de tempo de fertilidade em estudos e no desenvolvimento de uma carreira.
As mulheres trabalham porque necessitam, manter um filho é caro. 2 é muito mais, 3 ou mais só ricos ou quem se sacrifique a descer de nivel de vida.
Não esquecer que vivemos numa sociedade que pouco protege a natalidade, exemplos:
Imposto municipal aumenta de acordo com o valor de uma casa, valor este que tem como maior factor de determinação do mesmo a área da mesma, quer dizer se uma familia numerosa necessitar um T6 será mais taxada;
o preço da água aumenta proporcionalmente ao volume de consumo desta, isto ao coberto de uma logica pseudo ecologista (quando sabemos que muitas redes tem perdas de 50% da agua em fugas e rupturas desde a captação até ao consumidor final), uma familia de pai, mãe, 4 filhos e avó vê a sua factura inflacionada pelo simples facto que é mais numerosa.
Aconselho a seguirem a recomendação da Pata e a tentarem descobrir a razão das filandesas terem mais filhotes.
As mulheres trabalham porque necessitam, manter um filho é caro. 2 é muito mais, 3 ou mais só ricos ou quem se sacrifique a descer de nivel de vida.
Não esquecer que vivemos numa sociedade que pouco protege a natalidade, exemplos:
Imposto municipal aumenta de acordo com o valor de uma casa, valor este que tem como maior factor de determinação do mesmo a área da mesma, quer dizer se uma familia numerosa necessitar um T6 será mais taxada;
o preço da água aumenta proporcionalmente ao volume de consumo desta, isto ao coberto de uma logica pseudo ecologista (quando sabemos que muitas redes tem perdas de 50% da agua em fugas e rupturas desde a captação até ao consumidor final), uma familia de pai, mãe, 4 filhos e avó vê a sua factura inflacionada pelo simples facto que é mais numerosa.
Aconselho a seguirem a recomendação da Pata e a tentarem descobrir a razão das filandesas terem mais filhotes.
Vanek... está rotundamente enganada! Que eu tenha conhecimento a taxa de fecundidade é inversamente proporcional às condições de vida... os números falam por si! As sociedades modernas ditas ocidentais, onde supostamente as condições de vida são melhores, curiosamente é onde a taxas de natalidade são mais baixas... e então qual é a explicação? Antigamente uma mulher tinha 6 e 7 filhos e trabalhava, então qual é a explicação? Eu sei qual é explicação , antigamente reinava na mulher o espirito de sacrificio, hoje reina um sentimento de prazer. Hoje vemos mulheres que se demitiram completamente da função educativa, e acusam o homem que se demitem tb, e atribuem a mesma responsabilidade, que é falsa, completamente falsa. Hoje ninguém questiona as creches... a escola, quando sabemos que as crianças ficam encaixotadas numa casa, só porque a mulher tem o direito de ir trabalhar, sempre numa óptica materialista, sem mais e maís, porque a experiência ensina-me que a mulher é ambiciosa pela sua natureza. Eu questiono até se actual crise não deriva de um sentimento feminino dominante... claro que não!!! ora essa!
- Registado: 4/7/2005 20:22
Raras são as mulheres que não querem ter filhos, se não os tem é porque existe pouca protecção à familia.
Se existisse uma politica séria de apoio à natalidade, eu tenho a certeza que a maioria dos casais teria pelo menos 2 filhos e muitos outros 3 ou mais.
Se o periodo fertil das mulheres coincide com o periodo de estudo e maturação de uma carreira profissional que as leva a adiar a maternidade, constitui por si um problema, cuja a sociedade e os politicos não parecem atentos e predispostos a resolver. Se a sociedade protegesse as mães e promovesse a natalidade, seria mais fácil existirem mais mães, filhos e familias felizes.
Nenhuma mulher quer ser mãe quando sabe quese tiver mais que 2 filhos corre o risco de ficar no limiar de pobreza, ou ficar condicionada nos seus estudos e evolução na sua carreira profissional.
Se existisse uma politica séria de apoio à natalidade, eu tenho a certeza que a maioria dos casais teria pelo menos 2 filhos e muitos outros 3 ou mais.
Se o periodo fertil das mulheres coincide com o periodo de estudo e maturação de uma carreira profissional que as leva a adiar a maternidade, constitui por si um problema, cuja a sociedade e os politicos não parecem atentos e predispostos a resolver. Se a sociedade protegesse as mães e promovesse a natalidade, seria mais fácil existirem mais mães, filhos e familias felizes.
Nenhuma mulher quer ser mãe quando sabe quese tiver mais que 2 filhos corre o risco de ficar no limiar de pobreza, ou ficar condicionada nos seus estudos e evolução na sua carreira profissional.
lou
Estás enganado: a população mundial por acaso até está a estoirar em número.
As mulheres europeias de alguns países podem não querer ter filhos mas isso nem é transversal à Europa. Basta olharem mais uma vez para os finlandeses e tentarem perceber porquê que as finlandesas, que são emancipadas, continuam a ter filhos.
Ferradura, não vale a pena tentar demonstrar que as mulheres são diferentes dos homens. São e ninguém hoje em dia questiona que são diferentes e nem necessariamente nas caracteristicas que apontas, hehe.
Quando o autor do livro fala neste problema é no sentido de que vai haver mesmo uma redução brutal da população nas proximas décadas e um dos problemas é as mulheres não quererem ter filhos - ATENÇÃO são as mulheres que tem os filhos e não os homens que eu saiba
Estás enganado: a população mundial por acaso até está a estoirar em número.
As mulheres europeias de alguns países podem não querer ter filhos mas isso nem é transversal à Europa. Basta olharem mais uma vez para os finlandeses e tentarem perceber porquê que as finlandesas, que são emancipadas, continuam a ter filhos.
Ferradura, não vale a pena tentar demonstrar que as mulheres são diferentes dos homens. São e ninguém hoje em dia questiona que são diferentes e nem necessariamente nas caracteristicas que apontas, hehe.
liberdade feminina falsa
Mais do que a emancipação da mulher na evolução e/ou retrocesso, ainda não vi ninguém coerente a questionar o uso da pílula e o quanto pode influenciar o comportamento tipicamente feminino. Como é sabido, grande parte das pílulas não são mais de que hormonas masculinas, que introduzem várias alterações no no ciclo da mulher, aliás algumas das contra-indicações são indicadas no folheto, e ignoradas. Agora eu pergunto se há estudos sérios sobre as alterações de comportamento e de alterações fisico/biológico num período mais alargado de tempo. Não há!... porque esta industria trabalha com imenso dinheiro. Hoje ouço nas ruas todos os dias que isto está tudo trocado, já não se sabe quem é quem.. mas ninguém questiona a pílula, em beneficio da liberdade sexual feminina que convém numa perspectiva de individualismo e de uma filosofia de "carpiem diem" o resultado está à vista, e hipócrita é que ignora a decadência a que está sujeita as relações entre pessoas. Não admira nada que surjam os ou as que me vão intitular de machista, como se a responsabilidade de ser mulher não estivesse ligada ao ventre maternal, resta-me apenas dizer que ainda não vi nenhuma mulher a reclamar pelas suas responsabilidades, sendo uma delas ser mãe, o que reclamam são vícios tipicamente masculinos, algumas até reclamam quotas de poder na assembleia da republica. A autonomia, liberdade artificial, individualismo, egoísmo deixou de ceder à vontade que natureza, e o que vejo é falta de coragem em por em causa os excessos femininos da bandeira erguida da liberdade falsa feminina. Todo o direito implica uma responsabilidade, vejo muitas mulheres a reclamarem direitos, mas curiosamente nunca nenhuma reclama deveres ... sim deveres...!
Editado pela última vez por amon_CALD em 12/9/2010 23:10, num total de 1 vez.
- Registado: 4/7/2005 20:22
Mulheres:
Capacidade de multitasque
Exemplo: pegam no filho ao colo, mechem no arroz para não queimar e ainda telefonam a não sei quem.
Homens:
Veêm uma mulher jeitosa..pronto, não pensam em mais nada...
Mulheres:
Mais resistêntes à dor
Homens:
Enfim, mais mariquinhas.
Mas qual a grande diferença ?
Penso que o homem tem um maior sentido de responsabilidade e de honra e compromisso.
As mulheres, são mais vingativas, e não ligam tanto o às questões de honra.
Penso também que as mulheres são mais responsáveis e mais cuidadosas.Por exemplo na estrada, são quem é menos agressivo.
MAS as mulheres também não gostam tanto de arriscar.
Capacidade de multitasque
Exemplo: pegam no filho ao colo, mechem no arroz para não queimar e ainda telefonam a não sei quem.
Homens:
Veêm uma mulher jeitosa..pronto, não pensam em mais nada...
Mulheres:
Mais resistêntes à dor
Homens:
Enfim, mais mariquinhas.
Mas qual a grande diferença ?
Penso que o homem tem um maior sentido de responsabilidade e de honra e compromisso.
As mulheres, são mais vingativas, e não ligam tanto o às questões de honra.
Penso também que as mulheres são mais responsáveis e mais cuidadosas.Por exemplo na estrada, são quem é menos agressivo.
MAS as mulheres também não gostam tanto de arriscar.
- Registado: 5/4/2010 21:14
Pata escreveu
No que me toca, só vejo problema na emancipação dos homens. Problema por problema, os homens podem já começar a ficar em casa e a tratar dos filhos. Aposto que resolve a questão dos problemas levantados.
Quando falei no problema da emancipação das mulheres não foi no sentido que a Pata quer levar.
Quando o autor do livro fala neste problema é no sentido de que vai haver mesmo uma redução brutal da população nas proximas décadas e um dos problemas é as mulheres não quererem ter filhos - ATENÇÃO são as mulheres que tem os filhos e não os homens que eu saiba
Não quero entrar em polemicas sobre emancipações porque a ideia era validar o artigo que diz que a Alemanha ai precisar de muitos emigrantes para trabalhar devido ao abaixamento da natalidade
No que me toca, só vejo problema na emancipação dos homens. Problema por problema, os homens podem já começar a ficar em casa e a tratar dos filhos. Aposto que resolve a questão dos problemas levantados.
Quando falei no problema da emancipação das mulheres não foi no sentido que a Pata quer levar.
Não quero entrar em polemicas sobre emancipações porque a ideia era validar o artigo que diz que a Alemanha ai precisar de muitos emigrantes para trabalhar devido ao abaixamento da natalidade
- Registado: 1/7/2008 13:17
Pata-Hari Escreveu:No que me toca, só vejo problema na emancipação dos homens. Problema por problema, os homens podem já começar a ficar em casa e a tratar dos filhos. Aposto que resolve a questão dos problemas levantados.
ahahahah! Boa! É assim mesmo!
Eu não vejo qualquer problema na emancipação da mulher.Bem pelo contrario; as mulheres afirmativas são as mais bonitas.E afinal qual é o homem que não quer ter uma mulher bonita ao seu lado?O homem foi sempre "emancipado", e ao que parece isso não constituiu qualquer problema.Afinal queremos que tudo regresse aos tempos passados em que a mulher era relegada para as tarefas diárias?Quem sabe, haverá para ai quem ache que se não deva a cessar, em igual pé de igualdade a educação às mulheres.Tal como acontece em países como o Afeganistão ou em certos países africanos.
Este tópico não tem razão nenhuma de existir.Começa com uma pergunta falaciosa, qualificando como "um problema" a emancipação da mulher.É preconceituoso; porque parte do principio que o lugar da mulher é em casa a tratar dos filhos.E caso isso não se verifique, temos ai um "problema".
Quem tenha uma lógica puramente economicista, não se esqueça que a emancipação da mulher tomou um grande impulso com as duas grandes guerras.Os homens iam para a guerra e alguém tinha que trabalhar nas fabricas de modo a contribuir, por essa via, para o esforço de guerra.
As pessoas inteligentes sabem lidar com uma nova realidade.Um dia quando tiver filhos,assim o espero, eu que sou homem, não vejo qualquer problema em ser eu a liderar esse processo de educação dos filhos.Parte da minha rentabilidade já vem da bolsa de valores.Se um dia me entregar por inteiro à bolsa de valores, assim o espero, serei aquele que passara mais tempo em casa. Pelo que o natural é que seja eu a liderar esse processo.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
O que o autor quer dizer (não vamos entrar em guerra de dados - se essa fonte é credível a pergunta é lógica) é que a familia vai atravessar neste século uma crise e uma das causas tem a haver com as mulheres que também querem ter instrução e não querem ficar em casa e querem participar activamente na sociedade e isto arrasta para mais tarde o nascimento das crianças.
O que ele diz (não me lembro do nome do autor - o livro se não me engano é OS PRÓXIMOS CEM ANOS) ou prevê é uma falta de mão-de-obra nas décadas de 20, 30, 40 e 50 do século 21. Ora estamos a 10 anos da década de 20 e 10 anos passam-se num instante.
O caso da Alemanha que é retratado noutro lado é já uma consequência da falta de filhos do povo alemão
O que ele diz (não me lembro do nome do autor - o livro se não me engano é OS PRÓXIMOS CEM ANOS) ou prevê é uma falta de mão-de-obra nas décadas de 20, 30, 40 e 50 do século 21. Ora estamos a 10 anos da década de 20 e 10 anos passam-se num instante.
O caso da Alemanha que é retratado noutro lado é já uma consequência da falta de filhos do povo alemão
- Registado: 1/7/2008 13:17
Re: O problema da emancipação das mulheres
lou9999 Escreveu:quando há casamento e filhos é sempre depois dos 30 anos
Não sei em que é que ele se baseia para escrever isto.
A idade média das mães à data do nascimento do primeiro filho é de 25 anos e não de 30 (isto nos EUA):
The number of women who are choosing to wait until they are older to start their families has been on the rise over the past three and a half decades. The average age of first-time mothers has increased by 3.6 years over last 36 years, from the age of 21.4 years in 1970 to the age of 25 in 2006.
http://www.healthnews.com/family-health ... -3566.html
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 112 visitantes