off-topic - Eventos astronómicos
Jupiter Shines Extra Bright
by Alan MacRobert and Tony Flanders
If you look up on any clear September night, a big bright “star” will greet you. It’s low in the east after twilight, and higher in the southeast as the evening grows late. This is the planet Jupiter, and it's far brighter than any true star in the night sky.
Jupiter is always bright, but if you think it looks a little brighter than usual this month, you’re right. Jupiter is making its closest pass by Earth for the year. And this year’s pass is a little closer than any other between 1963 and 2022.
http://www.skyandtelescope.com/observin ... 51429.html
by Alan MacRobert and Tony Flanders
If you look up on any clear September night, a big bright “star” will greet you. It’s low in the east after twilight, and higher in the southeast as the evening grows late. This is the planet Jupiter, and it's far brighter than any true star in the night sky.
Jupiter is always bright, but if you think it looks a little brighter than usual this month, you’re right. Jupiter is making its closest pass by Earth for the year. And this year’s pass is a little closer than any other between 1963 and 2022.
http://www.skyandtelescope.com/observin ... 51429.html
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:A de hoje não vi porque a minha casa não tem vista para esse lado.
Diz-me por favor em que região te encontras para eu te enviar o link com as previsões.
vi o bicho e ia bem lançado nos seus 27.000km/h. sem um telescópio nada mais é do que uma estrela. mas mesmo assim mostra ser uma besta para ter um brilho daqueles a uma distância de 350km.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
grafik amanhã é às 20h36.
Aproveito para referir que hoje haverá DUAS passagens (embora menos brilhantes que a de amanhã, porque a estação hoje vai passar mais longe da Península). A primeira às 20h10 e a segunda às 21h44m.
Detalhes neste link: http://www.heavens-above.com/PassSummar ... =56&tz=PWT
Aproveito para referir que hoje haverá DUAS passagens (embora menos brilhantes que a de amanhã, porque a estação hoje vai passar mais longe da Península). A primeira às 20h10 e a segunda às 21h44m.
Detalhes neste link: http://www.heavens-above.com/PassSummar ... =56&tz=PWT
Entretanto,já fui pesquisar e obtive as ansiadas respostas, qual o tamanho (108 m), quantos astronautas a bordo (em media 6), qual a velocidade (7,69 km/s - 27,685.7 km/h ),quantas voltas dá á terra por dia (15,7)etc...
Space Migration, Intelligence Increase, Life Extension. The Next Stage of Evolution.
Elias, obrigado por ires mantendo ativo este tópico,sou fascinado por astronomia e tudo o que a ela está relacionado,encontro-me a passar uns dias numa aldeia do pinhal interior e vista daqui sem as luzes da civilização, a passagem da ISS hoje foi simplesmente espetacular, mostrei aos meus filhos, adoraram,ainda não pararam de fazer perguntas...a metade nem sei responder
... [/b]

Space Migration, Intelligence Increase, Life Extension. The Next Stage of Evolution.
Valete Escreveu:Porreiro Elias.
Embora não seja fã de astronomia é sempre interessante pensar que lá em cima passaram os únicos humanos que não andam cá por baixo.
Desculpa mas estás francamente equivocado. Não estás a considerar a enorme quantidade de individuos que anda na lua... diariamente!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Depois de amanhã haverá uma passagem igualmente brilhante que não termina a meio (poderás vê-la a atravessar o céu na totalidade):
http://www.heavens-above.com/PassSummar ... 109&tz=PWT
http://www.heavens-above.com/PassSummar ... 109&tz=PWT
Hoje entre as 21h18 e as 21h20m vai haver uma passagem espectacular da Estação Espacial Internacional. A passagem será visível em todo o país, sendo as condições especialmente favoráveis no norte do território.
Na passagem de hoje a estação vai desaparecer subitamente a meio, pois às 21h20m30s entrará na sombra da terra (na imagem anexa este instante corresponde ao ponto em que a linha passa de contínua a interrompida).
Na passagem de hoje a estação vai desaparecer subitamente a meio, pois às 21h20m30s entrará na sombra da terra (na imagem anexa este instante corresponde ao ponto em que a linha passa de contínua a interrompida).
- Anexos
-
- iss2.PNG (377.88 KiB) Visualizado 9327 vezes
Close-Shave Asteroid Caught on Camera
When asteroid 2010 RX30 zipped past Earth early Wednesday, observers at the Remanzacco Observatory in Italy were ready. At 12:45 a.m. Mountain time, amateur astronomers Ernesto Guido and Giovanni Sostero remotely controlled a 0.25-meter telescope in Mayhill, New Mexico, through the Global Remote Astronomy Telescope Network. They got four separate exposures of 30 seconds each and stitched them together to make this animation.
At its closest approach, 2010 RX30 was about 154,100 miles from Earth, or 60 percent the distance between the Earth and the moon.
Another asteroid, 2010 RF12, swung past Earth at a distance of 49,000 miles (20 percent the Earth-moon distance) at 5:12 p.m. EDT (0012 UT Thursday). Check back for more photos of these cosmic interlopers in action.
Image: Ernesto Guido and Giovanni Sostero
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Ouvi a notícia na rádio ontem à noite e fiquei a pensar: hoje em dia estes objectos são detectados com relativa facilidade e o mundo todo fica a saber da sua existência, mas quantos objectos destes (eventualmente maiores) não se terão aproximado assim da Terra no passado sem que alguém se tenha apercebido...?
Asteroid Double Whammy Near Earth Wednesday
Get out your telescopes! Two small asteroids will come within moon distance of Earth Wednesday.
The first, asteroid 2010 RX30, will come within 154,100 miles of Earth — about 60 percent of the Earth-moon distance — at 5:51 a.m. EDT (1251 UT). This asteroid is estimated to be about 42 feet across.
The second, 2010 RF12, will come almost 12 hours later, at 5:12 p.m. EDT (0012 UT Thursday). It will swing by Earth at just 20 percent the Earth-moon distance, or 47,845 miles. 2010 RF12 is even smaller, only about 23 feet across.
Both were just discovered Sept. 5 by astronomer Andrea Boattini, working with a 1.5-meter reflecting telescope at Mount Lemmon in Arizona as part of the Catalina Sky Survey’s routine scanning of the skies.
According to NASA’s Near-Earth Object impact risk tables, the odds that 2010 RF12 will hit the Earth are about 1 in 50, and the odds of an impact with 2010 RX30 are less than 1 in 1,000. Both objects are too small to do much damage even if they were to smack into the Earth: Much of their rocky mass probably wouldn’t survive the trip through Earth’s atmosphere.
Because of their small sizes, they won’t be visible with the naked eye. But they should be bright enough to observe with a modest-size telescope, according to the Near-Earth Object Program.
The two asteroids are on unrelated orbits. The fact that they’re scheduled to arrive so close to each other is purely a cosmic coincidence.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Atomez Escreveu:Essa do text-to-speech é irónico porque é o meio que o Stephen Hawking usa para comunicar.
Ele agora já usa pouco, aparentemente. A mobilidade é tão reduzida e a comunicação dele tão lenta agora que usam um método que é um misto de intuitivo e tentativa-erro com a ajuda de um assistente, que é Físico também e vai tentando adivinhar o que ele quer dizer e qual a letra seguinte, que ele então confirma ou não.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Essa do text-to-speech é irónico porque é o meio que o Stephen Hawking usa para comunicar.
Também achei muito curioso porque o artigo é do Wall Street Journal
Estarão os mercados financeiros preocupados com a existência de deus/deuses, universo/multiverso ???
LOL!
Também achei muito curioso porque o artigo é do Wall Street Journal
Estarão os mercados financeiros preocupados com a existência de deus/deuses, universo/multiverso ???
LOL!
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Eu não uso nada de especial (de facto tenho vários, até um add-on do Firefox mas que tem uma voz fraquinha). O NaturalReader é free (pelo menos com as vozes mais fraquitas default e também o tenho). Tens também ainda o próprio narrator do windows mas convenhamos que também não é lá grande coisa (não é prático porque tenciona ser um screenreader, mas podes sempre copiar e colar o texto no notepad). Há alguns programas a pagar mas eu não creio que se justifique (o mais importante mesmo é a voz, que convém que seja natural... para este tipo de coisas uso o "paul" da neospeech que tem uma entoação assim tipo documentário e é natural q.b.).
Bem, vamos voltar a por o tópico nos eixos e para isso eu proponho, depois do Anthropic Principle, o Doomsday Argument a seguir...

Bem, vamos voltar a por o tópico nos eixos e para isso eu proponho, depois do Anthropic Principle, o Doomsday Argument a seguir...

MarcoAntonio Escreveu:Isto é um aparte... lol
Eu tenho ultimamente recorrido a TTS (text-to-speech, vulgo sintetizador de voz) para em vez de estar a ler os conteúdos em inglês na net, ouvi-los. E lá ia eu buscar o meu TTS para "ler" este artigo que colocaste quando olho uma segunda vez para o cabeçalho e apercebo-me da ironia...
Isto devia ir para as perguntas informáticas mas estou com perguiça. :

Que programa usas para o TTS ? Eu em tempos testei um (não me lembro o nome) e achei uma porcaria. Acabei por não procurar mais.
Ah, o texto é sobre o Princípio Antrópico, afinal já conheço o tema. Mas é boa malha, Atomez, o tema é curioso (é mais filosofia que ciência, admitamos e sobre a questão do multiverso, bem, é uma teoria sonante mas... intestável).
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Maverick StockMan, Shimazaki_2, yggy, Àlvaro e 134 visitantes