GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Acabei de chegar de férias das Canárias e como não seria de esperar pois costumo normalmente ir para lá, os presos até mete inveja..... então aqui fica os preços actuais lá praticados.....
Gasóleo : minimo que vi 0.7180
Gasolina sin plomo 95 : 0.832
40% menos .....
com 25 euros enchi um depósito..... Atênção que estamos a falar de uma zona Franca, mas Europeia.....
Gasóleo : minimo que vi 0.7180
Gasolina sin plomo 95 : 0.832
40% menos .....

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Presidente da ANREC: 'combustíveis mais simples têm um rendimento inferior'
por dn online
Virgílio Constantino, presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANREC), referiu ao DN Online que este novo conceito da Galp 'vai ao encontro do que é a realidade actual, com cada vez mais pessoas a procurarem produtos com preços mais baixos'
'Vejo esta iniciativa de duas formas. Em primeiro lugar uma intenção da Galp em alargar o seu leque de oferta no mercado. E em segundo, se isto pode ajudar a economia e os consumidores, naturalmente que faz todo o sentido. Mas não aplaudo nem deixo de aplaudir', referiu Virgílio Constantino.
Há uns anos, o presidente da ANREC viu-se envolvido numa polémica por ter dito que determinados combustíveis de marca branca não tinham qualidade. 'O que dissemos na altura foi que os combustíveis mais simples têm um rendimento inferior ao normal. Mas não quero emitir juízos de valor. Certamente que a Galp deverá ter tomado cautelas'.
Na opinião de Virgílio Constantino, esta para já parece ser uma experiência piloto da Galp: 'Mas mais cedo ou mais tarde acredito que a Galp possa estender esta oferta aos seus postos. Assim o consumidor terá oportunidade de escolher'.
Questionado sobre se alguma vez utilizou este tipo de combustível no seu carro, o presidente da ANREC foi claro: 'Nunca. Costumo utilizar Gforce ou Premium. Noto que o carro tem um comportamento excelente. Mas cada um é livre de tomar a opção que entender'.
por dn online
Virgílio Constantino, presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANREC), referiu ao DN Online que este novo conceito da Galp 'vai ao encontro do que é a realidade actual, com cada vez mais pessoas a procurarem produtos com preços mais baixos'
'Vejo esta iniciativa de duas formas. Em primeiro lugar uma intenção da Galp em alargar o seu leque de oferta no mercado. E em segundo, se isto pode ajudar a economia e os consumidores, naturalmente que faz todo o sentido. Mas não aplaudo nem deixo de aplaudir', referiu Virgílio Constantino.
Há uns anos, o presidente da ANREC viu-se envolvido numa polémica por ter dito que determinados combustíveis de marca branca não tinham qualidade. 'O que dissemos na altura foi que os combustíveis mais simples têm um rendimento inferior ao normal. Mas não quero emitir juízos de valor. Certamente que a Galp deverá ter tomado cautelas'.
Na opinião de Virgílio Constantino, esta para já parece ser uma experiência piloto da Galp: 'Mas mais cedo ou mais tarde acredito que a Galp possa estender esta oferta aos seus postos. Assim o consumidor terá oportunidade de escolher'.
Questionado sobre se alguma vez utilizou este tipo de combustível no seu carro, o presidente da ANREC foi claro: 'Nunca. Costumo utilizar Gforce ou Premium. Noto que o carro tem um comportamento excelente. Mas cada um é livre de tomar a opção que entender'.
- Registado: 5/11/2002 12:21
alexandre7ias Escreveu:A conclusão que chego é que a Galp chegou a conclusão que perdeu cota de mercado para as marcas brancas e sendo assim está a tentar recuperar.
Sim, essa é uma conclusão bastante razoável.
Com esta alteração de estratégia estará a tentar recuperar um sub-mercado. Enfim, estas coisas passam-se o tempo todo no mundo empresarial, do marketing, etc. Não há aqui nada de especial por o produto ser um produto petrolífero. Se fosse um queijo ou um litro de leite era a mesma coisa...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A conclusão que chego é que a Galp chegou a conclusão que perdeu cota de mercado para as marcas brancas e sendo assim está a tentar recuperar.
O que posso eu dizer: Era cliente Galp e deixei de o ser precisamente porque quando as marcas ditas brancas me deram a possibilidade de escolher se queria + qualidade ou preço mais barato o podia fazer, enquanto que a Galp só me deu o possibilidade de + qualidade. Agora é tarde!!!!
O que posso eu dizer: Era cliente Galp e deixei de o ser precisamente porque quando as marcas ditas brancas me deram a possibilidade de escolher se queria + qualidade ou preço mais barato o podia fazer, enquanto que a Galp só me deu o possibilidade de + qualidade. Agora é tarde!!!!
Só mais uma coisa... o pessoal tende a fazer estas "mega-simplificações":
Estes raciocínios são incorrectos porque não é a mesma coisa que o preço chegue a um valor via descontos ou que chegue a um valor por preço directo.
Por duas razões: uma é que os custos numa promoção podem ser repartidos (entre os parceiros) e não caberem a uma única entidade; a outra é que uma promoção, na prática, pretende explorar sub-mercados e não o mercado todo, ie, ao venderes o preço baixo (directo no preço) estás a vender a todos e o "desconto" é para todos enquanto que numa promoção vai apenas ser aplicado aos que aproveitarem a promoção e na escala em que aproveitarem.
Em média, com a promoção, vendem mais barato mas não no inteiro valor da promoção. Concluir que "podiam vender" o combustível todo ao preço a que se chega com o desconto máximo é dar um passo conclusivo maior do que as pernas do argumento permitem!
Depois ainda, podiam e deviam são coisas totalmente diferente: a GALP "podia" ser uma entidade sem fins lucrativos e "podia" vender os combustíveis muito baratos. Querer fazê-lo ou dever fazê-lo é que já é outra coisa também. A GALP "podia" fazer muita coisa... e até "podia" já nem existir, já ter falido ou ser engolida por qualquer uma outra multinacional. Poder, pode fazer-se e acontecer-se muita coisa...
pasil74 Escreveu:
(...)
Até porque se eles não fizerem descontos com taloes o preço do combustivel vai para preços das gasolineiras mais baratas, logo por ai se vê que eles querendo não precisam de usar outro produto para vender mais barato.
Estes raciocínios são incorrectos porque não é a mesma coisa que o preço chegue a um valor via descontos ou que chegue a um valor por preço directo.
Por duas razões: uma é que os custos numa promoção podem ser repartidos (entre os parceiros) e não caberem a uma única entidade; a outra é que uma promoção, na prática, pretende explorar sub-mercados e não o mercado todo, ie, ao venderes o preço baixo (directo no preço) estás a vender a todos e o "desconto" é para todos enquanto que numa promoção vai apenas ser aplicado aos que aproveitarem a promoção e na escala em que aproveitarem.
Em média, com a promoção, vendem mais barato mas não no inteiro valor da promoção. Concluir que "podiam vender" o combustível todo ao preço a que se chega com o desconto máximo é dar um passo conclusivo maior do que as pernas do argumento permitem!
Depois ainda, podiam e deviam são coisas totalmente diferente: a GALP "podia" ser uma entidade sem fins lucrativos e "podia" vender os combustíveis muito baratos. Querer fazê-lo ou dever fazê-lo é que já é outra coisa também. A GALP "podia" fazer muita coisa... e até "podia" já nem existir, já ter falido ou ser engolida por qualquer uma outra multinacional. Poder, pode fazer-se e acontecer-se muita coisa...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
As diferenças de preços não se devem apenas ao facto de umas serem aditivadas e de outras não serem. Esse é apenas um factor entre vários (outros factores, na minha opinião até mais importantes, já foram debatidos aqui uma série de vezes).
Pessoalmente, creio - deriva da minha experiência e conhecimento da matéria e poderá ser disputado - que as diferenças (de qualidade e rendimento) são marginais e dificilmente justificam (do ponto de vista do consumo!) a diferença de preço.
A partir daqui e da intenção da GALP de passar a vender produtos não aditivados concluir que a GALP "anda a enganar" os consumidores parece-me meio disparatado. A GALP, acho, nunda disse que a única diferença para o preço eram os aditivos e mesmo que o tivesse dito nalguma ocasião, noutras ocasiões apontou outras razões perfeitamente compreensíveis para a diferença de preço (em todo o caso estou bem certo que nunca disse que a única diferença eram os aditivos). São diferentes empresas com estratégias e até core business diferentes.
Agora, que tentem realçar a diferença dos aditivos, enfim, isso são estratégias de marketing que até são perfeitamente compreensíveis. E possivelmente agora estão a alterar um pouco essa estratégia. Não podemos ou devemos é olhar para isso como se fosse a única coisa que está aqui em causa...
Pessoalmente, creio - deriva da minha experiência e conhecimento da matéria e poderá ser disputado - que as diferenças (de qualidade e rendimento) são marginais e dificilmente justificam (do ponto de vista do consumo!) a diferença de preço.
A partir daqui e da intenção da GALP de passar a vender produtos não aditivados concluir que a GALP "anda a enganar" os consumidores parece-me meio disparatado. A GALP, acho, nunda disse que a única diferença para o preço eram os aditivos e mesmo que o tivesse dito nalguma ocasião, noutras ocasiões apontou outras razões perfeitamente compreensíveis para a diferença de preço (em todo o caso estou bem certo que nunca disse que a única diferença eram os aditivos). São diferentes empresas com estratégias e até core business diferentes.
Agora, que tentem realçar a diferença dos aditivos, enfim, isso são estratégias de marketing que até são perfeitamente compreensíveis. E possivelmente agora estão a alterar um pouco essa estratégia. Não podemos ou devemos é olhar para isso como se fosse a única coisa que está aqui em causa...
tonirai Escreveu:Nada que um sem nº de marcas dos mais diversos tipos de produtos não tenham já feito - criar uma linha branca dos seus produtos.
Linhas essas em que ou a margem de lucro encolhe, ou os ingredientes/qualidade é abaixo do patamar da marca "mãe, ou ambos... business is business.
Concordo integralmente e aproveito para saudar o douto colega do Conselho Pedagógico

pasil74 Escreveu:Se eles sempre disseram que essas bombas de combustivel (linha branca) vendia maus combustiveis "porcaria" porquê que eles querem entrar no negócio da "porcaria"? (já eram eles que fabricavam essa "porcaria")
Penso que eles nunca tenham dito que essas bombas vendem combustível "porcaria", mas sim terão dito que o seu é melhor que o deles, por ter aditivos - o que é perfeitamente legítimo de se dizer ou fazer.
Quanto à tua questão, é muito simples:
Se eles entendem que a fatia de venda de combustíveis "linha branca" está a crescer, e que podem tirar benefícios (lucro) entrando nesse negócio, pois é a eles de equacionar se seria rentável, e agir em conformidade.
Nada que um sem nº de marcas dos mais diversos tipos de produtos não tenham já feito - criar uma linha branca dos seus produtos.
Linhas essas em que ou a margem de lucro encolhe, ou os ingredientes/qualidade é abaixo do patamar da marca "mãe, ou ambos... business is business.
pasil74 Escreveu:E se se entrar curto não se ganha dinheiro se a empresa estiver mal, esses são o quê???
Desonestos na tua prestectiva ou oportunistas por ganharem dinheiro á custa do mal dos outros?
Já estava à espera dessa pergunta

A tomada de posições curtas é permitida por lei, por isso não vejo nada de errado relativamente às entradas curtas de uma forma geral. Não partilho da tua visão de que se trate de "oportunismo", uma vez que todos os investidores (grandes e pequenos) têm acesso a esses instrumentos financeiros.
Quanto ao termo "desonesto", ele foi usado por ti e não por mim. Não partilho dessa visão de que haja desonestidade.
O que eu questionei foi se não achavas eticamente reprovável quereres ganhar dinheiro com base num negócio que tu próprio censuras e consideras um engano? Escrevi (e mantenho) que me faz confusão que censures publicamente a empresa na qual investes (para ganhar dinheiro); claro que se a empresa estiver em rota descendente há oportunidades de ganho do lado curto, mas isso não altera a essência daquilo que eu escrevi, pois em ambos os casos o investidor que ganhar dinheiro está a aplicar o seu dinheiro numa empresa cujo negócio reprova. Faz-me alguma confusão.
Repito: não usei o termo desonestidade, quanto à ética dessa tomada de posição fica com cada um.
pasil74 Escreveu:Não há noticia onde eles digam directamente que os outros vendem "porcaria"
Bem me parecia. O termo foi introduzido por ti nesta discussão. Nota que ao usares o termo "porcaria" já estás a manipular a informação.
Mas adiante.
pasil74 Escreveu:mas quando são confrontados com o problema dos preços eles dizem que os outros são mais fracos.
pasil, isso é o que fazem as marcas de uma forma geral! Passam a vida a dizer que são melhores que os outros.
A título de exemplo, os detergentes da roupa (todos eles) fazem anúncios em que se comparam com um "detergente vulgar" e dizem que tiram melhor as nódoas que todos os outros. Que são os melhores do mercado, etc. etc.
Serão todos uns aldrabões por dizerem isto?
pasil74 Escreveu:Até porque se eles não fizerem descontos com taloes o preço do combustivel vai para preços das gasolineiras mais baratas, logo por ai se vê que eles querendo não precisam de usar outro produto para vender mais barato.
pasil, quando as discussões chegam a este ponto em geral eu faço uma pergunta que fica quase sempre sem resposta (ou então com uma resposta do tipo "não sei"). E vou fazer-te essa mesma pergunta que é a seguinte: em tua opinião, à data de hoje a GALP deveria colocar a gasolina à venda a que preço?
pasil74 Escreveu:Eu não considero o negócio da galp um engano eles fazem o negocio que quiserem o que EU sinto é que quando meto la combustivel estou a comprar um produto que em nada é diferente dos outros mais baratos.
Tu sentes que o produto é igual mas na realidade não tens como medir as diferenças porque essas diferenças não se medem com o toque ou com o cheiro.
Já pensaste que esse teu sentimento pode ser o resultado de um mero desconhecimento teu relativamente à composição do combustível comercializado nos diferentes postos e marcas?
pasil74 Escreveu:Por isso posso dizer que para mim eles andam-me a enganar.
Esse teu raciocínio pode levar-nos muito longe.
Tomemos como exemplo o café.
Aqui no meu bairro eu tomo um café de uma certa marca por 55 cêntimos. Mas se eu for a certas zonas de Lisboa o mesmo café da mesma marca custa 65 ou 70 cêntimos.
E numa área de serviço o mesmíssimo café da mesmíssima marca custa 90 cêntimos.
A partir destes dados, pergunto-te se achas legítimo afirmar que o pessoal que vende mais caro me anda a enganar?
Elias Escreveu:A mim faz-me confusão que censures publicamente a empresa na qual investes (para ganhar dinheiro); é indiferente se andas aos dividendos ou às mais-valias, a verdade é que as mais-valias só acontecem se houver interesse comprador, e o interesse comprador só surge quando o mercado acredita na empresa.
E se se entrar curto não se ganha dinheiro se a empresa estiver mal, esses são o quê???
Desonestos na tua prestectiva ou oportunistas por ganharem dinheiro á custa do mal dos outros?
Não há noticia onde eles digam directamente que os outros vendem "porcaria", mas quando são confrontados com o problema dos preços eles dizem que os outros são mais fracos.
Até porque se eles não fizerem descontos com taloes o preço do combustivel vai para preços das gasolineiras mais baratas, logo por ai se vê que eles querendo não precisam de usar outro produto para vender mais barato.
- Registado: 7/12/2007 0:29
Os combustiveis comercializados em Portugal tem origem nas refinarias portuguesas (Galp), numa refinaria em Huelva (Cepsa) e de outra em La Coruna (Repsol), sendo o grosso da Galp (penso que 85%).
Assim à saida das refinarias o combustivel que vai para as diversas marcas tem a mesma composição (regulada por lei). A diferença são os aditivos.
As grandes superficies vendem combustiveis sem aditivos, dai serem mais baratos.
A Galp ao decidir vender combustiveis sem aditivos está a fazer concorrência às grandes superficies, para mim é tão legitimo faze-lo, como foi as grandes superficies começarem a vender combustiveis sem aditivos, são estrategias comerciais.
O consumidor é que tem que verificar se para o seu perfil de consumo (leia-se carro, tipo de condução e percurso habitual) justifica colocar os combustuveis aditivados ou não.
Assim à saida das refinarias o combustivel que vai para as diversas marcas tem a mesma composição (regulada por lei). A diferença são os aditivos.
As grandes superficies vendem combustiveis sem aditivos, dai serem mais baratos.
A Galp ao decidir vender combustiveis sem aditivos está a fazer concorrência às grandes superficies, para mim é tão legitimo faze-lo, como foi as grandes superficies começarem a vender combustiveis sem aditivos, são estrategias comerciais.
O consumidor é que tem que verificar se para o seu perfil de consumo (leia-se carro, tipo de condução e percurso habitual) justifica colocar os combustuveis aditivados ou não.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
pasil74 Escreveu:Eu pergunto-te a galp se fechar os postos de abastecimento GALP deixa de ser rentável?
Acho que não!!!
Isso é uma crença. Na verdade não sabes.
pasil74 Escreveu:Quem fornece os combustiveis e lubrificantes no Pais?
Quem os fabrica?
GALP Claro!!!!
Qual é o mal de eu ganhar dinheiro em acções eu não ganho dinheiro com os dividendos uma acção que esteja na falencia pode dar muito dinheiro.
Estás a investir numa empresa cujo negócio censuras publicamente. Admito que isso não te faça confusão e tenho de respeitar isso.
A mim faz-me confusão que censures publicamente a empresa na qual investes (para ganhar dinheiro); é indiferente se andas aos dividendos ou às mais-valias, a verdade é que as mais-valias só acontecem se houver interesse comprador, e o interesse comprador só surge quando o mercado acredita na empresa.
pasil74 Escreveu:Se eles sempre disseram que essas bombas de combustivel (linha branca) vendia maus combustiveis "porcaria" porquê que eles querem entrar no negócio da "porcaria"? (já eram eles que fabricavam essa "porcaria")
Podes colocar aqui o link para a notícia em que eles afirmaram isso?
Elias Escreveu:pasil74 Escreveu:Responde-me honestamente: não achas eticamente reprovável quereres ganhar dinheiro com base num negócio que tu próprio censuras e consideras um engano?
Eu não considero o negócio da galp um engano eles fazem o negocio que quiserem o que EU sinto é que quando meto la combustivel estou a comprar um produto que em nada é diferente dos outros mais baratos.
Por isso posso dizer que para mim eles andam-me a enganar.
Eu pergunto-te a galp se fechar os postos de abastecimento GALP deixa de ser rentável?
Acho que não!!!
Quem fornece os combustiveis e lubrificantes no Pais?
Quem os fabrica?
GALP Claro!!!!
Qual é o mal de eu ganhar dinheiro em acções eu não ganho dinheiro com os dividendos uma acção que esteja na falencia pode dar muito dinheiro.
Se eles sempre disseram que essas bombas de combustivel (linha branca) vendia maus combustiveis "porcaria" porquê que eles querem entrar no negócio da "porcaria"? (já eram eles que fabricavam essa "porcaria")
Acho que não!!!
Quem fornece os combustiveis e lubrificantes no Pais?
Quem os fabrica?
GALP Claro!!!!
Se eles sempre disseram que essas bombas de combustivel (linha branca) vendia maus combustiveis "porcaria" porquê que eles querem entrar no negócio da "porcaria"? (já eram eles que fabricavam essa "porcaria")
pasil74 Escreveu:Objectivo nenhum! eu ate compro e vendo acções da galp e ganho dinheiro com isso, não meto é lá combustivel, mas meto noutras gasolineira que quem as fornece é a galp visto esta ser que refina combustivel em portugal.
Agora que eles nos tem enganado com conversas da treta dos aditivos isso tem, senão não iam comercializar porcaria e dizer que o produto é deles na mesma.
Das tuas palavras entendo que tu queres que a GALP seja rentável para poderes ganhar dinheiro com as acções. Ou seja, achas que a atitude da GALP é reprovável mas queres comer desse bolo também.
Responde-me honestamente: não achas eticamente reprovável quereres ganhar dinheiro com base num negócio que tu próprio censuras e consideras um engano?
Outra coisa: qual é a base que tens para afirmar que eles vão comercializar porcaria?
Elias Escreveu:pasil74 Escreveu:Elias Escreveu:pasil,
O que acontece é que há diferenças de qualidade entre os combustíveis "brancos" e os de marca (tal como acontece, aliás, com a generalidade dos produtos). Os produtos de marca têm aditivos de por isso o rendimento é superior. Porque é que consideras isto um engano?
Eu há muito que meto em qualquer gasolineira mais barata e por incrivel que pareça tenho carros com mais de 200mil KM semproblemas.
Onde costume meter mais agora é nas bombas do pingo doce bombas da PRIO e menos 15 a 18 centimos e mesmo que o carro gasta-se mais combustivel o que não acontece ando muitos mais km com o mesmo valor em dinheiro.
Isso dos aditivos se fosse verdade o que eles dizem que as gasolinas brancas não tem aditivos e prejudicam os motores então não se metiam tambem a enganar as pessoas a quererem agora vender gasolinas sem aditivos.
Ainda ontem falei com um colega que mete combustivel numa bomba da PRIO e diz que para alem de ser mais barata o jipe tem gasto menos 1,5L aos 100km.
Eu como digo nunca notei diferença nos consumos, porque ando sempre a fundo mas que gasto muito menos dinheiro nas bombas de marca branca gasto e até agora o carro que era do meu pai avariou a bomba injectora e metia sempre galp genuina e tem menos km que o meu que mete gasoleo onde for mais barato.
Então qual é exactamente o teu objectivo ao acusares a GALP de querer aldrabar o pessoal?
Objectivo nenhum! eu ate compro e vendo acções da galp e ganho dinheiro com isso, não meto é lá combustivel, mas meto noutras gasolineira que quem as fornece é a galp visto esta ser que refina combustivel em portugal.
Agora que eles nos tem enganado com conversas da treta dos aditivos isso tem, senão não iam comercializar "porcaria" e dizer que o produto é deles na mesma.
pasil74 Escreveu:Elias Escreveu:pasil,
O que acontece é que há diferenças de qualidade entre os combustíveis "brancos" e os de marca (tal como acontece, aliás, com a generalidade dos produtos). Os produtos de marca têm aditivos de por isso o rendimento é superior. Porque é que consideras isto um engano?
Eu há muito que meto em qualquer gasolineira mais barata e por incrivel que pareça tenho carros com mais de 200mil KM semproblemas.
Onde costume meter mais agora é nas bombas do pingo doce bombas da PRIO e menos 15 a 18 centimos e mesmo que o carro gasta-se mais combustivel o que não acontece ando muitos mais km com o mesmo valor em dinheiro.
Isso dos aditivos se fosse verdade o que eles dizem que as gasolinas brancas não tem aditivos e prejudicam os motores então não se metiam tambem a enganar as pessoas a quererem agora vender gasolinas sem aditivos.
Ainda ontem falei com um colega que mete combustivel numa bomba da PRIO e diz que para alem de ser mais barata o jipe tem gasto menos 1,5L aos 100km.
Eu como digo nunca notei diferença nos consumos, porque ando sempre a fundo mas que gasto muito menos dinheiro nas bombas de marca branca gasto e até agora o carro que era do meu pai avariou a bomba injectora e metia sempre galp genuina e tem menos km que o meu que mete gasoleo onde for mais barato.
Então qual é exactamente o teu objectivo ao acusares a GALP de querer aldrabar o pessoal?
Elias Escreveu:pasil,
Eu há muito que meto em qualquer gasolineira mais barata e por incrivel que pareça tenho carros com mais de 200mil KM sem problemas.
Onde costume meter mais agora é nas bombas do pingo doce bombas da PRIO, menos 15 a 18 centimos e mesmo que o carro gasta-se mais combustivel o que não acontece ando muitos mais km com o mesmo valor em dinheiro.
Isso dos aditivos se fosse verdade o que eles dizem que as gasolinas brancas não tem aditivos e prejudicam os motores então não se metiam tambem a enganar as pessoas a quererem agora vender gasolinas sem aditivos, mais uma razão para eu dizer que andamos a ser enganados este tempo todo!
Eu como digo nunca notei diferença nos consumos, porque ando sempre a fundo mas que gasto muito menos dinheiro nas bombas de marca branca gasto e até agora só o carro que era do meu pai avariou a bomba injectora e metia sempre galp genuina e tem menos km que o meu que mete gasoleo onde for mais barato.
A qualidade dos combustíveis, tem muito que se diga.
Se é verdade que o Diesel tipo Ultimate faz alguns quilómetros a mais, o utilizador só tira rendimento na realidade se andar em estradas tipo abertas (autoestradas, EN, etc.),
se compensa em relação ao preço depende de carro para carro.
Esse tipo de Gasóleo para andar metido no ron ron das cidades não justifica.
Outro ponto que as petrolíferas gostam de anunciar são os aditivos, dizem melhoram isto e outro. Mas esquecem uma coisa, de dizer que certos aditivos causam problemas a certas bombas injectoras que conduz a graves problemas mecânicos. Visto que o Gasóleo de base faz a lubrificação das peças e o novo tipo não traz esses componentes quimicos.
A partir do dia que comecei a fazer isto os problemas desapareceram.
Se é verdade que o Diesel tipo Ultimate faz alguns quilómetros a mais, o utilizador só tira rendimento na realidade se andar em estradas tipo abertas (autoestradas, EN, etc.),
se compensa em relação ao preço depende de carro para carro.
Esse tipo de Gasóleo para andar metido no ron ron das cidades não justifica.
Outro ponto que as petrolíferas gostam de anunciar são os aditivos, dizem melhoram isto e outro. Mas esquecem uma coisa, de dizer que certos aditivos causam problemas a certas bombas injectoras que conduz a graves problemas mecânicos. Visto que o Gasóleo de base faz a lubrificação das peças e o novo tipo não traz esses componentes quimicos.
A partir do dia que comecei a fazer isto os problemas desapareceram.
- Registado: 8/12/2009 21:29
Lion_Heart Escreveu:Pois, mas a tua opinião é muito subjectiva.
O consumo pode depender de muitas variaveis.
Claro que é subjectiva. Eu referi claramente que se tratava da minha experiência como consumidor. Não me considero dono de nenhuma verdade absoluta e admito perfeitamente que outras pessoas tenham experiências diferentes.
Lion_Heart Escreveu:Eu como neste País so acredito ao ver os papeis (sou como a Banca) , tinha que ter a minha frente as analises quimicas a todos os combustiveis vendidos para ter a certeza se o que eles dizem é verdade.
Enquanto a autoridade que deveria fiscalizar isso nao os divulgar vamos andar sempre nestas discussoes.
Lion, não sejamos ingénuos. Mesmo que a autoridade divulgasse esses dados as discussões continuariam (repara que o Marco António fez o estudo dos preços e no entanto não foi por isso que as discussões acabaram; o Manuel Sebastião foi à AR explicar a estrutura de preços e no entanto as discussões continuaram).
Estas discussões já não têm nada a ver com dados concretos sobre o preço a qualidade dos combustíveis. É uma questão de crença. E no que respeita a crenças pouco há a fazer: cada um acredita naquilo que quiser. E, como é evidente, cada qual é livre de abastecer onde muito bem entender.
O que me deixa surpreendido é apenas isto: hoje em dia há postos de baixo custo (hipermercados) em praticamente todo o país, e no entanto ainda há pessoas que se dão ao trabalho de estar a dizer mal da GALP. Porque é que não vão simplesmente abastecer onde é mais barato e pronto?
Elias Escreveu:E a minha experiência como consumidor diz-me que os combustíveis de marca rendem mais, isto é, faço mais quilómetros com um só depósito. Por isso não costumo ir à procura de postos de hipermercados (embora ocasionalmente abasteça neles).
Pois, mas a tua opinião é muito subjectiva.
O consumo pode depender de muitas variaveis.
Eu como neste País so acredito ao ver os papeis (sou como a Banca) , tinha que ter a minha frente as analises quimicas a todos os combustiveis vendidos para ter a certeza se o que eles dizem é verdade.
Enquanto a autoridade que deveria fiscalizar isso nao os divulgar vamos andar sempre nestas discussoes.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:pasil,
aqui vão alguns comentários:pasil74 Escreveu:1ª Andamos este tempo todo a ser enganados que os outros combustiveis mais baratos nao prestam e fomos roubados pela Galp.
Parece-me que estás a exagerar.
O que acontece é que há diferenças de qualidade entre os combustíveis "brancos" e os de marca (tal como acontece, aliás, com a generalidade dos produtos). Os produtos de marca têm aditivos de por isso o rendimento é superior. Porque é que consideras isto um engano?pasil74 Escreveu:2º vão nos aldrabar começando a vender porcaria para nos tentar provar que o barato sai caro.
Conclusão estes senhores só nos querem aldrabar.
Explica lá em que medida é que vender combustíveis sem aditivos constitui uma aldrabice.pasil74 Escreveu:Por issso meto sempre onde for mais barato mas nestes postos novos se abrirem nunca!!!! Já vem tarde para me ganharem como cliente.
Pergunto-te então se consideras que os combustíveis são todos iguais.
Elias , tens ai a analise quimica dos ditos combustiveis aditivados e nao aditivados?
E que essa conversa a mim cheira a grande treta.
Lion, não tenho acesso a quaisquer dados de análises. Eu não estou nem nunca estive ligado ao sector dos combustíveis e apenas posso falar como consumidor.
E a minha experiência como consumidor diz-me que os combustíveis de marca rendem mais, isto é, faço mais quilómetros com um só depósito. Por isso não costumo ir à procura de postos de hipermercados (embora ocasionalmente abasteça neles).
Elias Escreveu:pasil,
aqui vão alguns comentários:pasil74 Escreveu:1ª Andamos este tempo todo a ser enganados que os outros combustiveis mais baratos nao prestam e fomos roubados pela Galp.
Parece-me que estás a exagerar.
O que acontece é que há diferenças de qualidade entre os combustíveis "brancos" e os de marca (tal como acontece, aliás, com a generalidade dos produtos). Os produtos de marca têm aditivos de por isso o rendimento é superior. Porque é que consideras isto um engano?pasil74 Escreveu:2º vão nos aldrabar começando a vender porcaria para nos tentar provar que o barato sai caro.
Conclusão estes senhores só nos querem aldrabar.
Explica lá em que medida é que vender combustíveis sem aditivos constitui uma aldrabice.pasil74 Escreveu:Por issso meto sempre onde for mais barato mas nestes postos novos se abrirem nunca!!!! Já vem tarde para me ganharem como cliente.
Pergunto-te então se consideras que os combustíveis são todos iguais.
Elias , tens ai a analise quimica dos ditos combustiveis aditivados e nao aditivados?
E que essa conversa a mim cheira a grande treta.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 105 visitantes