GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
pasil,
aqui vão alguns comentários:
Parece-me que estás a exagerar.
O que acontece é que há diferenças de qualidade entre os combustíveis "brancos" e os de marca (tal como acontece, aliás, com a generalidade dos produtos). Os produtos de marca têm aditivos de por isso o rendimento é superior. Porque é que consideras isto um engano?
Explica lá em que medida é que vender combustíveis sem aditivos constitui uma aldrabice.
Pergunto-te então se consideras que os combustíveis são todos iguais.
aqui vão alguns comentários:
pasil74 Escreveu:1ª Andamos este tempo todo a ser enganados que os outros combustiveis mais baratos nao prestam e fomos roubados pela Galp.
Parece-me que estás a exagerar.
O que acontece é que há diferenças de qualidade entre os combustíveis "brancos" e os de marca (tal como acontece, aliás, com a generalidade dos produtos). Os produtos de marca têm aditivos de por isso o rendimento é superior. Porque é que consideras isto um engano?
pasil74 Escreveu:2º vão nos aldrabar começando a vender porcaria para nos tentar provar que o barato sai caro.
Conclusão estes senhores só nos querem aldrabar.
Explica lá em que medida é que vender combustíveis sem aditivos constitui uma aldrabice.
pasil74 Escreveu:Por issso meto sempre onde for mais barato mas nestes postos novos se abrirem nunca!!!! Já vem tarde para me ganharem como cliente.
Pergunto-te então se consideras que os combustíveis são todos iguais.
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Essa é uma noticia que me faz pensar 2 coisas:
1ª Andamos este tempo todo a ser enganados que os outros combustiveis mais baratos nao prestam e fomos roubados pela Galp.
2º vão nos aldrabar começando a vender porcaria para nos tentar provar que o barato sai caro.
Conclusão estes senhores só nos querem aldrabar.
Por issso meto sempre onde for mais barato mas nestes postos novos se abrirem nunca!!!! Já vem tarde para me ganharem como cliente.
1ª Andamos este tempo todo a ser enganados que os outros combustiveis mais baratos nao prestam e fomos roubados pela Galp.
2º vão nos aldrabar começando a vender porcaria para nos tentar provar que o barato sai caro.
Conclusão estes senhores só nos querem aldrabar.
Por issso meto sempre onde for mais barato mas nestes postos novos se abrirem nunca!!!! Já vem tarde para me ganharem como cliente.
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Uma notícia interessante para desmistificar a ideia de que os combustíveis são todos iguais.
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=221034
Galp vai apostar em postos de combustível de baixo custo
Por Redacção
A Galp anunciou, esta segunda-feira, que vai apostar numa rede de postos de combustível de baixo custo, onde será vendido combustível sem aditivos, tal como nos hipermercados, de forma a não perder terreno para estes grandes concorrentes.
A rede, denominada Galp Base, já tem um posto em funcionamento em Setúbal, onde a gasolina sem chumbo de 95 Octanas é vendida a 1,27 euros e o gasóleo a 1,06 euros, o mesmo preço praticado pelo maior hipermercado da cidade.
De acordo com a TSF, que cita fonte oficial da empresa, a Galp Base será expandida a outras zonas do país dependendo da adesão dos consumidores, mas não irá substituir a rede de postos já existente.
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=221034
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Update habitual, numa semana em que se confirmaram também as baixas ligeiras que tinha antevisto. Aliás, com a recuperação do final da semana, o preço médio do gasóleo acabou por praticamente não mexer e o da gasolina apenas baixo 0.3 centimos (preços ARA). Para a semana, ainda não vi muito bem mas pela passagem por alto, creio que serão de esperar novamente mexidas bastante pequenas ou mesmo nenhumas..
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aqui fica o gráfico actualizado (para a semana devem ocorrer novas baixas, embora ligeiras).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Aqui fica a actualização (o gasóleo baixou entretanto mais um pouco, para 1.184 na maior parte dos postos).
Na semana que vem deverá ocorrer nova baixa, provavelmente na ordem de 1 centimo...
Confirma-se, com a gasolina 95 a baixar um centimo para 1,389 e o gasóleo meio centimo para 1,179. Mais para o final da semana, com dados mais completos, actualizo o gráfico...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mais_um Escreveu:Boas!
Andei a dar umas voltas de automovel por França e constatei que em relação aos combustiveis a situação é semelhante à nossa, nomeadamente:
Nas autoestradas existem quadros com indicação de preço dos combustiveis nas estações de serviço (já existem há pelo menos 12 anos), verifiquei que a variação dos preços na mesma AE, em 5 estações de serviço (+/- 200 km) de marcas diferentes é 1 centimo em apenas uma, as outras tem o mesmo preço.
As estações de serviço com os combustiveis mais baratos que encontrei são do Intermarche, Carrefour, etc.. tal como cá.
Junto à fronteira entre França e Espanha, verifiquei que as estações de serviço francesas tem os combustiveis mais baratos, quase identicos aos espanhois.
O gasoleo que encontrei mais barato foi a 1,099 (intermarche) e o mais caro a 1,30 (era de marca mas não me recordo qual)
Sobre os preços dos combustíveis em França sugiro uma consulta a este post no qual faço referência à situação que observei em Outubro do ano passado.
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Boas!
Andei a dar umas voltas de automovel por França e constatei que em relação aos combustiveis a situação é semelhante à nossa, nomeadamente:
Nas autoestradas existem quadros com indicação de preço dos combustiveis nas estações de serviço (já existem há pelo menos 12 anos), verifiquei que a variação dos preços na mesma AE, em 5 estações de serviço (+/- 200 km) de marcas diferentes é 1 centimo em apenas uma, as outras tem o mesmo preço.
As estações de serviço com os combustiveis mais baratos que encontrei são do Intermarche, Carrefour, etc.. tal como cá.
Junto à fronteira entre França e Espanha, verifiquei que as estações de serviço francesas tem os combustiveis mais baratos, quase identicos aos espanhois.
O gasoleo que encontrei mais barato foi a 1,099 (intermarche) e o mais caro a 1,30 (era de marca mas não me recordo qual)
Andei a dar umas voltas de automovel por França e constatei que em relação aos combustiveis a situação é semelhante à nossa, nomeadamente:
Nas autoestradas existem quadros com indicação de preço dos combustiveis nas estações de serviço (já existem há pelo menos 12 anos), verifiquei que a variação dos preços na mesma AE, em 5 estações de serviço (+/- 200 km) de marcas diferentes é 1 centimo em apenas uma, as outras tem o mesmo preço.
As estações de serviço com os combustiveis mais baratos que encontrei são do Intermarche, Carrefour, etc.. tal como cá.
Junto à fronteira entre França e Espanha, verifiquei que as estações de serviço francesas tem os combustiveis mais baratos, quase identicos aos espanhois.
O gasoleo que encontrei mais barato foi a 1,099 (intermarche) e o mais caro a 1,30 (era de marca mas não me recordo qual)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Aqui fica a actualização (o gasóleo baixou entretanto mais um pouco, para 1.184 na maior parte dos postos).
Na semana que vem deverá ocorrer nova baixa, provavelmente na ordem de 1 centimo...
Na semana que vem deverá ocorrer nova baixa, provavelmente na ordem de 1 centimo...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Confirma-se a baixa, no caso de 1.5 centimos na Gasolina 95 e 1 centimo no Gasóleo. Mais para o final da semana actualizo o gráfico e deixo uma antecipação para a semana seguinte se possível, assim que tiver dados mais completos.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sim, é isso (1,179 era o preço anterior). Foi lapso meu ao escrever...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:
(...)
Para a semana que vem contudo, vai haver subida. Prevejo para já na ordem dos 2 centimos por litro...
Dentro do esperado, os combustíveis subiram na GALP 2 centimos esta semana, tanto no Gasóleo como na Gasolina na maior parte dos postos para 1,419 e 1,179 respectivamente.
Para a semana, ainda não vi com o detalhe necessário mas é possível que baixem ligeiramente, talvez na ordem de um centimo.
Em anexo o gráfico da evolução das margens actualizado...
Marco o gasóleo esta semana aumentou para 1,199, acho que há aí um lapso.
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MarcoAntonio Escreveu:
(...)
Para a semana que vem contudo, vai haver subida. Prevejo para já na ordem dos 2 centimos por litro...
Dentro do esperado, os combustíveis subiram na GALP 2 centimos esta semana, tanto no Gasóleo como na Gasolina na maior parte dos postos para 1,419 e 1,179 respectivamente.
Para a semana, ainda não vi com o detalhe necessário mas é possível que baixem ligeiramente, talvez na ordem de um centimo.
Em anexo o gráfico da evolução das margens actualizado...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aqui fica o update, incluindo as semanas em que estive de férias. Os preços mantiveram-se estáveis, o que está bastante em linha com o preço médio dos combustíveis nos mercados internacionais ao longo destas semanas.
Para a semana que vem contudo, vai haver subida. Prevejo para já na ordem dos 2 centimos por litro...
Para a semana que vem contudo, vai haver subida. Prevejo para já na ordem dos 2 centimos por litro...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Estava de férias e daí só ter respondido agora.
Sim, recordo-me. Obrigado pela atenção...
Entretanto actualizo o gráfico com a evolução das margens nestas últimas semanas em que os preços se têm mantido estáveis, em linha com a evolução dos combustíveis nos mercados internacionais.
Sim, recordo-me. Obrigado pela atenção...
Entretanto actualizo o gráfico com a evolução das margens nestas últimas semanas em que os preços se têm mantido estáveis, em linha com a evolução dos combustíveis nos mercados internacionais.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Olá Marco. Estive a ler o post no início da discussão e tenho a dar-te os parabéns pelo trabalho.
Não sei se te recordarás mas há uns tempos (2008?) trocámos umas impressões sobre o assunto (discordámos no assunto em questão). Entretanto tenho olhado o tema com mais paciência e compreendi que não estava a contabilizar bem todas as subidas e descidas, caindo em conclusões erróneas.
Passado este tempo, concluo as mesmas coisas que apresentas no post.
Parabéns renovados, está muito bem escrito.
Jorge
Não sei se te recordarás mas há uns tempos (2008?) trocámos umas impressões sobre o assunto (discordámos no assunto em questão). Entretanto tenho olhado o tema com mais paciência e compreendi que não estava a contabilizar bem todas as subidas e descidas, caindo em conclusões erróneas.
Passado este tempo, concluo as mesmas coisas que apresentas no post.
Parabéns renovados, está muito bem escrito.
Jorge
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Aqui está um exemplo do que considero ser uma notícia potencialmente confusa sobre o tema dos combustíveis: passa-se a ideia de que os preços dos combustíveis não páram de subir, que atestar o depósito da viatura é um "luxo", mas esta conclusão resulta de uma comparação com a situação há um ano atrás; a realidade é que os preços estão bastante mais baixos que em 2008, mas isso nem é referido na notícia...
Claro que a opinião pública lê estas coisas e começa logo a chamar nomes às petrolíferas.
Atestar o carro custa mais 8 euros
19 de Julho de 2010
dn.pt
O preço do gasóleo subiu 14% em relação a Julho de 2009; a gasolina 95 está 8,2% mais cara que há um ano.
Encher o depósito do carro é um luxo cada vez mais caro. O preço do gasóleo, por exemplo, aumentou 14% em relação a Julho do ano passado; a gasolina custa mais 8,2%, de acordo com os últimos número publicados pelo Boletim da União Europeia.
Apesar da descida anunciada pelas petrolíferas na semana passada, em Portugal, já depois de aplicados todos os impostos, um litro de gasóleo custa, em média, 1,167 euros. Ou seja, se vai de férias e quiser atestar o depósito (60 litros) para ir até ao Algarve, vai pagar 70 euros; há um ano, a mesma viagem custava pouco mais de 61 euros, oito euros e qualquer coisa mais barata.
Num carro a gasolina, a factura é maior, mas a diferença em relação a 2009 é mais suave: o preço médio da gasolina 95 é hoje de 1,382 euros por litro, o que atira a conta, no momento de atestar o depósito, para quase 83 euros; em Julho do ano passado, já pagava na 'bomba' cerca de 78 euros, apenas cinco euros menos.
No conjunto da UE, os consumidores portugueses, apesar de tudo, não se podem queixar muito. Há 11 países onde o preço do gasóleo é mais caro que em Portugal; e sete que têm preços da gasolina 95 mais elevados.
O preço médio do gasóleo na Zona Euro é de 1,155 euros. O campeão dos preços é o Reino Unido, onde um simples litro de combustível custa, em média, nada menos de 1,432 euros; no Luxemburgo vale a pena atestar o carro: o litro do gasóleo custa apenas 97 cêntimos.
A gasolina 95 custa, em média, 1,360 euros na Zona Euro. A Holanda tem o preço mais elevado, com 1,489 euros por litro; e é na Bulgária onde se encontra a gasolina mais barata - apenas 1,029 euros o litro.
Claro que a opinião pública lê estas coisas e começa logo a chamar nomes às petrolíferas.
Atestar o carro custa mais 8 euros
19 de Julho de 2010
dn.pt
O preço do gasóleo subiu 14% em relação a Julho de 2009; a gasolina 95 está 8,2% mais cara que há um ano.
Encher o depósito do carro é um luxo cada vez mais caro. O preço do gasóleo, por exemplo, aumentou 14% em relação a Julho do ano passado; a gasolina custa mais 8,2%, de acordo com os últimos número publicados pelo Boletim da União Europeia.
Apesar da descida anunciada pelas petrolíferas na semana passada, em Portugal, já depois de aplicados todos os impostos, um litro de gasóleo custa, em média, 1,167 euros. Ou seja, se vai de férias e quiser atestar o depósito (60 litros) para ir até ao Algarve, vai pagar 70 euros; há um ano, a mesma viagem custava pouco mais de 61 euros, oito euros e qualquer coisa mais barata.
Num carro a gasolina, a factura é maior, mas a diferença em relação a 2009 é mais suave: o preço médio da gasolina 95 é hoje de 1,382 euros por litro, o que atira a conta, no momento de atestar o depósito, para quase 83 euros; em Julho do ano passado, já pagava na 'bomba' cerca de 78 euros, apenas cinco euros menos.
No conjunto da UE, os consumidores portugueses, apesar de tudo, não se podem queixar muito. Há 11 países onde o preço do gasóleo é mais caro que em Portugal; e sete que têm preços da gasolina 95 mais elevados.
O preço médio do gasóleo na Zona Euro é de 1,155 euros. O campeão dos preços é o Reino Unido, onde um simples litro de combustível custa, em média, nada menos de 1,432 euros; no Luxemburgo vale a pena atestar o carro: o litro do gasóleo custa apenas 97 cêntimos.
A gasolina 95 custa, em média, 1,360 euros na Zona Euro. A Holanda tem o preço mais elevado, com 1,489 euros por litro; e é na Bulgária onde se encontra a gasolina mais barata - apenas 1,029 euros o litro.
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Deixo aqui dois gráficos a pensar especialmente naquela malta toda que insiste na tese de que os preços da gasolina acompanham rapidamente o preço do brent nas subidas mas não tão rapidamente nas descidas.
É curioso notar que estamos exactamente no ponto em que estávamos em Janeiro de 2008, com a diferença que o Brent está um pouco mais caro mas a gasolina não.
Fonte: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... br2010.pdf
É curioso notar que estamos exactamente no ponto em que estávamos em Janeiro de 2008, com a diferença que o Brent está um pouco mais caro mas a gasolina não.
Fonte: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... br2010.pdf
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Actualização mais completa da semana, onde não há nada de especial a apontar. As actualizações de preços que ocorreram logo no início da semana estão em linha com as médias na semana transacta nas matérias primas.
Para a próxima semana devem ocorrer novas baixas, na ordem de 1 a 2 centimos.
Para a próxima semana devem ocorrer novas baixas, na ordem de 1 a 2 centimos.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aqui fica a actualização para Aveiro.
Hoje, terça-feira, já só 4 ou 5 postos estão por baixar o preço. O inclui-se nos que já baixaram (pela segunda vez, baixa numa terça-feira).
A forma como os preços acompanham os valores médios internacionais (comparar linha azul clara com vermelha escura) é notável neste município. Continua também por se registar qualquer comportamento anómalo por parte do Jumbo como o que era sugerido...
Hoje, terça-feira, já só 4 ou 5 postos estão por baixar o preço. O inclui-se nos que já baixaram (pela segunda vez, baixa numa terça-feira).
A forma como os preços acompanham os valores médios internacionais (comparar linha azul clara com vermelha escura) é notável neste município. Continua também por se registar qualquer comportamento anómalo por parte do Jumbo como o que era sugerido...
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- gasolina-aveiro-7.PNG (17.91 KiB) Visualizado 7891 vezes
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Os preços começaram por baixar esta segunda-feira e em valor considerável (a GALP baixou dois centimos na gasolina e 2.5 centimos no gasóleo na maior parte dos postos). Em Aveiro - que tem sido aqui seguido atentamente desde há umas semanas - os preços também começaram a baixar já esta segunda-feira, tendo a média dos 23 postos do município baixo perto de meio centimo. Mais baixas devem prolongar-se pelo resto da semana...
À primeira vista, a baixa é superior à que se verificou nos mercados internacionais na semana passada mas, também "era necessário" (em todo o caso, valores mais exactos e que o confirmem, só mais lá para o final da semana).
À primeira vista, a baixa é superior à que se verificou nos mercados internacionais na semana passada mas, também "era necessário" (em todo o caso, valores mais exactos e que o confirmem, só mais lá para o final da semana).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mais útil/interessante do que estar a medir percentagens que não nos dizem nada (por exemplo, a inflação no sector industrial foi maior como se pode constatar no site do INE) será por exemplo verificar como variaram os preços noutros países. Eu acrescento ao gráfico de cima uma linha que representa a evolução dos preços em Espanha.
Em comparação com o país vizinho, os preços passaram de ligeiramente mais baixos para ligeiramente mais altos. Também do lado de lá da fronteira a evolução foi relativamente semelhante, apresenta o mesmo tipo de padrão, mas o afastamento é numa ordem de grandeza inferior (para não complicar demasiado o gráfico, a linha apresentada para Espanha é uma média para o gasóleo e gasolina; a extrapolação foi feita a partir das médias mensais conforme disponibilizadas pela DGGE).
Em comparação com o país vizinho, os preços passaram de ligeiramente mais baixos para ligeiramente mais altos. Também do lado de lá da fronteira a evolução foi relativamente semelhante, apresenta o mesmo tipo de padrão, mas o afastamento é numa ordem de grandeza inferior (para não complicar demasiado o gráfico, a linha apresentada para Espanha é uma média para o gasóleo e gasolina; a extrapolação foi feita a partir das médias mensais conforme disponibilizadas pela DGGE).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Uns 25%, mais ou menos (mais no gasóleo, menos na gasolina). Tens o gráfico em cima, com escala integral e linear onde já podes ver a ordem de grandeza. De fundo tens a linha da inflação (dados retirados do INE) no mesmo período para comparar...
Não faço ideia se há alguma explicação/justificação para isso (o índice de preços não é uma medida absoluta que tudo tem de seguir, é uma média apenas, a inflação propriamente dita não é igual em todos os sectores).
Na minha opinião são valores já com alguma expressão mas pouco significativos ainda e que não justificam uma preocupação especial com o preço dos combustíveis. É imensa a quantidade de coisas cujos preços não são analisados tão preocupada e exaustivamente pelas pessoas e que pelo meio devem ter variações ainda maiores (pão, leite, café, etc, etc).
Não faço ideia se há alguma explicação/justificação para isso (o índice de preços não é uma medida absoluta que tudo tem de seguir, é uma média apenas, a inflação propriamente dita não é igual em todos os sectores).
Na minha opinião são valores já com alguma expressão mas pouco significativos ainda e que não justificam uma preocupação especial com o preço dos combustíveis. É imensa a quantidade de coisas cujos preços não são analisados tão preocupada e exaustivamente pelas pessoas e que pelo meio devem ter variações ainda maiores (pão, leite, café, etc, etc).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Usando as mesmas fontes de dados para todo o período pós-liberalização, o acumulado vai em 3 centimos (em cerca de 6 anos e meio).
Marco, esses 3 cêntimos em termos percentuais equivalem a quanto?
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
majomo Escreveu:Olá Marco,
diz-me uma coisa, o brent não descido e o euro valorizado nestes últimos tempos?
Voltamos a assistir ao atraso em baixar preços?
Majomo, essa análise já está feita com bastante precisão (a que me é possível) numa base semanal. Os preços têm seguido de forma bastante exacta numa base semanal o comportamento das matérias primas...
Já numa análise de "muito longo-prazo", os preços têm vindo a afastar-se, isto é, as margens têm vindo a subir mais do que a inflação. Usando as mesmas fontes de dados para todo o período pós-liberalização, o acumulado vai em 3 centimos (em cerca de 6 anos e meio).
Tendo ainda em conta que a gama de preços é da ordem dos 10 centimos (isto é, que podes abastecer até cerca de 5 ou 6 centimos abaixo da média) significa que os consumidores têm em termos relativos hoje, no pós-liberalização, preços à sua disposição mais baixos que no pré-liberalização. Em média eventualmente estarão a abastecer mais caro, depende de onde abastecem...
Quanto à evolução nas últimas semanas que era o que perguntavas especificamente, basta olhar para os dois gráficos no final da página anterior dado que tenho acompanhado todas as semanas nas últimas 7 ou 8. Não existe um comportamento anómalo, contudo as margens andam lá por cima como já venho referindo e devido ao efeito/comportamento de longo-prazo que mencionei acima. Hoje e ao fim de vai para 7 anos pós-liberalização (e de 2 anos de acompanhamento aqui no forum) já é um montantezinho razoável, que não existia nesta dimensão quando comecei nem nos meses seguintes (ver por exemplo o gráfico desta página para verificar como evoluiu ao longo do tempo).
Portanto, os preços estão algo afastados de facto mas não no período e forma que estás a sugerir. É algo que foi ocorrendo ao longo do tempo de forma lenta e que não se situa nas últimas semanas. Ter em conta que os preços nos postos reflectem a média do preço dos combustíveis nos mercados internacionais na semana anterior e que - quando visto em termos diários - uma inversão na matéria prima pode só ter reflexo nos postos muitos dias depois (seja para subir ou para descer).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.