Plataforma petrolífera explode ao largo do Golfo do México
Curiosamente a Galp é das que mais perde hoje!
A correlação que faz mais sentido existir entre Galp e o Crude é a mesma que entre Crude e qualquer outra cotada/índice.
Se há expectativas crescimento económico, há expectativas de maior procura energética... maior procura implica aumento dos preços. Eventualmente (não sei se é assim) até me parece mais provável que a correlação seja maior com lag na cotação do Crude Oil em relação aos mercados de acções.
Agora, uma coisa é o aumento da cotação do Crude Oil consequência de uma maior procura por crescimento económico... outra é o aumento do Crude Oil por uma qualquer situação imprevista como a que ontem ocorreu. Nestes casos, eventualmente, o aumento do custo energético pode influênciar negativamente as cotações nos mercados de acções pois não está relacionado com uma maior procura mas sim com uma menor oferta.
A correlação que faz mais sentido existir entre Galp e o Crude é a mesma que entre Crude e qualquer outra cotada/índice.
Se há expectativas crescimento económico, há expectativas de maior procura energética... maior procura implica aumento dos preços. Eventualmente (não sei se é assim) até me parece mais provável que a correlação seja maior com lag na cotação do Crude Oil em relação aos mercados de acções.
Agora, uma coisa é o aumento da cotação do Crude Oil consequência de uma maior procura por crescimento económico... outra é o aumento do Crude Oil por uma qualquer situação imprevista como a que ontem ocorreu. Nestes casos, eventualmente, o aumento do custo energético pode influênciar negativamente as cotações nos mercados de acções pois não está relacionado com uma maior procura mas sim com uma menor oferta.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
É que se estivessemos a falar de correlações de 0.99 e 0.98 (é por exemplo a ordem de grandeza da correlação entre o combustível no posto e o crude e olha as dúvidas que as pessoas já colocam).

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Bem, desde o início de Janeiro de 2009 a fim de Agosto de 2010, perto de 20 meses, o índice de correlação linear entre a GALP e o Crude Oil é de 0.89.
O valor subiu muito certamente pelo facto de quando estiveram as duas a subir (ver gráficos acima) naquele período a correlação ter sido altíssima. Agora, neste período lateral já não é tão alta, é a conclusão.
O valor subiu muito certamente pelo facto de quando estiveram as duas a subir (ver gráficos acima) naquele período a correlação ter sido altíssima. Agora, neste período lateral já não é tão alta, é a conclusão.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Os números sugerem isto. Mas como já frizei, isto ainda são prazos pequenos (como se tem de ajustar datas porque são coisas de diferentes mercados, com diferentes feriados, etc ainda só juntei 4 meses) e prazos maiores podem desdizer várias das conclusões que este números preliminares sugerem...
Em termos de mercado e em termos de estatistica, isto são amostras muito pequenas (estamos a falar de séries de 100 dados, o que é muito pouco, especialmente quando as correlações não são assim tão altas como isso). É que se estivessemos a falar de correlações de 0.99 e 0.98 (é por exemplo a ordem de grandeza da correlação entre o combustível no posto e o crude e olha as dúvidas que as pessoas já colocam).

Em termos de mercado e em termos de estatistica, isto são amostras muito pequenas (estamos a falar de séries de 100 dados, o que é muito pouco, especialmente quando as correlações não são assim tão altas como isso). É que se estivessemos a falar de correlações de 0.99 e 0.98 (é por exemplo a ordem de grandeza da correlação entre o combustível no posto e o crude e olha as dúvidas que as pessoas já colocam).

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Entretanto já tinha concatenado alguns dados (só desde Abril - é que isto dá algum trabalho porque há sessões que existem numas BDs e não existem nas outras) e está-me a dar valores na ordem dos 0,4 de índice de correlação. Portanto um bom pedaço mais do que estavas a dizer naquele primeiro teste (talvez houvesse aí algum desajuste de datas, não?).
Curiosamente, baixa se introduzir um dia de lag (a correlação directa - isto é, coincidindo as datas nas duas séries - dá-me 0.43... se introduzir um dia de lag baixa para 0.34... se introduzir dois dias de lag baixa para 0.21).
pois na altura que fiz o primeeiro nao m lembro se foi desde 17 junho ou julho... anyways nao interessa porque era uma amostra pequena
- Registado: 18/12/2009 18:54
Elias Escreveu:Então e qual a correlação entre WTI e S&P?
Para este período, deu bem alta (ainda mais): 0.78
Elias Escreveu:A correlação existe, sem dúvida. Mas não é apenas entre o petróleo e a GALP. É sim entre o petróleo e os mercados de acções. Ou seja, quando o petróleo sobe, os mercados de acções sobem, quando o petróleo cai, os mercados de acções caem.
Em minha opinião, está por provar que a correlação seja maior na GALP do que em qualquer outra acção.
É assim, para os 4 meses que já juntei (como expliquei as BD/sessões diferem e dá um bocado de trabalho juntar, neste bocado de tempo só juntei este período):
Correlação linear entre a GALP e WTI - 0.43
Correlação linear entre a GALP e S&P - 0.18
Um nota ainda, converti o WTI de dolares para euros e a correlação baixa (como também baixa se introduzir um lag de 1 ou mais dias).
Agora, isto está meio incompleto e não é uma prova definitiva nem pouco mais ou menos, mas para já os números sugerem precisamente o que escrevi acima que resulta de uma análise a olho. Dito de outra forma: empiricamente e a olho diria o que disse acima e para já os números não desmentem.
newone Escreveu:Mas olhando para os gráficos, de um modo bruto, tens que admitir que quando o petroleo subiu, a galp subiu, e vice-versa. Logo a correlação existe.
A correlação existe, sem dúvida. Mas não é apenas entre o petróleo e a GALP. É sim entre o petróleo e os mercados de acções. Ou seja, quando o petróleo sobe, os mercados de acções sobem, quando o petróleo cai, os mercados de acções caem.
Em minha opinião, está por provar que a correlação seja maior na GALP do que em qualquer outra acção.
A título de exemplo, deixo um gráfico da Bouygues (CAC-40), empresa do sector da construção e das telecomunicações. É fácil constatar que nos últimos 3 anos a cotação teve uma evolução muito semelhante à do crude. Será legítimo inferir que amanhã será um dia bom para a Bouygues?

- Anexos
-
- bouygues.PNG (42.12 KiB) Visualizado 1470 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
Entretanto já tinha concatenado alguns dados (só desde Abril - é que isto dá algum trabalho porque há sessões que existem numas BDs e não existem nas outras) e está-me a dar valores na ordem dos 0,4 de índice de correlação. Portanto um bom pedaço mais do que estavas a dizer naquele primeiro teste (talvez houvesse aí algum desajuste de datas, não?).
Curiosamente, baixa se introduzir um dia de lag (a correlação directa - isto é, coincidindo as datas nas duas séries - dá-me 0.43... se introduzir um dia de lag baixa para 0.34... se introduzir dois dias de lag baixa para 0.21).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/9/2010 21:21, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:newone Escreveu:Elias,
não consegui sobrepor gráficos,
mas olhando para as big pictures dos dois gráficos, do mesmo espaço temporal, o que te parece?
Assim, de repente, verifico o seguinte:
- A Galp fez o seu máximo em Novembro de 2007 e depois caiu, ao passo que o crude continuou a subir até Agosto de 2008;
- A Galp fez o seu mínimo em Outubro de 2008 e começou a subir, ao passo que o crude caiu e só inverteu em Março de 2009;
- no que se refere à evolução desde o início de 2010, verifico que a GALP está muito perto dos máximos do ano, ao passo que o crude está mais perto dos mínimos do ano.
Essa questão dos máximos e minimos nao posso negar. Realmente fizeram máximos em timings diferentes.
Mas olhando para os gráficos, de um modo bruto, tens que admitir que quando o petroleo subiu, a galp subiu, e vice-versa. Logo a correlação existe.
Também nao estou a dizer que a cotação da Galp dependa só da cotação do crude. Existem outros factores que afectam a acção e acredito que muitos passam por pormenores técnicos.
Mas também para uma recuperação do petroleo de mais de 2% depois do psi20 fechar, parece-me significativo para amanha afectar positivamente a cotação da Galp. Só isso..
Bn
Elias Escreveu:newone Escreveu:Elias,
mas olhando para as big pictures dos dois gráficos, do mesmo espaço temporal, o que te parece?
- A Galp fez o seu máximo em Novembro de 2007 e depois caiu, ao passo que o crude continuou a subir até Agosto de 2008;
- A Galp fez o seu mínimo em Outubro de 2008 e começou a subir, ao passo que o crude caiu e só inverteu em Março de 2009;
- no que se refere à evolução desde o início de 2010, verifico que a GALP está muito perto dos máximos do ano, ao passo que o crude está mais perto dos mínimos do ano.
Do que se pode tirar a brilhante conclusão de que o crude segue a galp com 6 meses de lag...
Preparem-se para máximos anuais no oil!

ps: a brincar a brincar...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
newone Escreveu:Elias,
- Registado: 5/11/2002 12:21
Mas em todo o caso, o que disseste já prova pelo menos metade do que eu disse, ou por outra, mostra bastante claramente uma das duas coisas que eu disse: a relação como o newone sugere, não existe.
Falta verificar se num prazo razoável existe algum nível de correlação (minimamente significativo) mas que não seja nada como o que o newone estava a sugerir que sirva de base para uma tese tipo: "o petróleo hoje recuperou 2%, provavelmente amanhã temos uma boa sessão na GALP" ou algo semelhante a isto, porque efectivamente, para isso não existem bases que o sustentem.
Falta verificar se num prazo razoável existe algum nível de correlação (minimamente significativo) mas que não seja nada como o que o newone estava a sugerir que sirva de base para uma tese tipo: "o petróleo hoje recuperou 2%, provavelmente amanhã temos uma boa sessão na GALP" ou algo semelhante a isto, porque efectivamente, para isso não existem bases que o sustentem.
MarcoAntonio Escreveu:Super, isso é um prazo muito pequeno, penso eu de que. Eu sugiro que faças a correlação para aí dos últimos 18 meses ou assim...
E também podes fazer a correlação da sessão n com a sessão n-1 (em principio, o índice de correlação variará muito pouco, apenas quero notar que poderás não estar a efectuar a comparação "óptima", isto é, o ponto entre esta é maior). Se fizermos um gráfico da função da correlação linear (em função de um desvio de n sessões) deverá seguir mais ou menos uma curva e para um determinado n atingirá um valor mais elevado (isto assumindo que existe uma correlação linear "mensurável", assim à primeira vista diria que há).
(eu fazia - e poderei vir a fazer - mas não tenho as cotações em tabela/excel à mão para fazer isso rapidamente)
Posso fazer para vários prazos até... tipo 1 month Trailing, 3 month trailing, 6 month trailing, 12 e 18 meses por exemplo... só fiz de 3 meses porque como tu não tenho aqui tudo á mao para fazer a tabela rapidamente...

Super, isso é um prazo muito pequeno, penso eu de que. Eu sugiro que faças a correlação para aí dos últimos 18 meses ou assim...
E também podes fazer a correlação da sessão n com a sessão n-1 (em principio, o índice de correlação variará muito pouco, apenas quero notar que poderás não estar a efectuar a comparação "óptima", isto é, o ponto entre esta é maior). Se fizermos um gráfico da função da correlação linear (em função de um desvio de n sessões) deverá seguir mais ou menos uma curva e para um determinado n atingirá um valor mais elevado (isto assumindo que existe uma correlação linear "mensurável", assim à primeira vista diria que há).
(eu fazia - e poderei vir a fazer - mas não tenho as cotações em tabela/excel à mão para fazer isso rapidamente)
Elias,
Não consegui encontrar o gráfico do brent no Pro real time, pois nao sei o ticker dele. Por isso usei o Light crude, que é dos EUA, mas também não será por aí, as cotações são proximas.
bn
Não consegui encontrar o gráfico do brent no Pro real time, pois nao sei o ticker dele. Por isso usei o Light crude, que é dos EUA, mas também não será por aí, as cotações são proximas.
bn
- Anexos
-
- GALP ENERGIA-NOMbig picrture.jpg (25.53 KiB) Visualizado 1599 vezes
-
- Light Crude Oil Full.jpg (26.72 KiB) Visualizado 1598 vezes
Re: Plataforma petrolífera explode ao largo do Golfo do Méxi
MarcoAntonio Escreveu:newone Escreveu:O ideal era sobrepor as cotações num só gráfico!
O ideal mesmo é fazer um exercício estatístico como por exemplo calcular a correlação linear (até sou capaz de o fazer, para confirmar o que vou dizer de seguida).
Estou bastante certo que existe correlação entre a GALP e o Petróleo (empiricamente e olhando para o gráfico parece-me relativamente clara). Mas não é uma relação tão linear como o newone está a sugerir (tipo o petróleo hoje subiu, amanhã provavelmente vai "empurrar" a cotação da Galp). É um efeito que está diluído entre outros, que a GALP está sujeita a outras influências (até sujeita à própria tendência dos mercados financeiros em geral, para não falar noutras coisas mais específicas).
Fiz a correlação desde inicio de Junho até hoje, e a correlação entre GALP e petroleo é de 0,09 ... muito fraca portanto. Não digo que olhando para uma correalção de maior prazo esta não aumente...
newone Escreveu:O ideal era sobrepor as cotações num só gráfico!
O ideal mesmo é fazer um exercício estatístico como por exemplo calcular a correlação linear (até sou capaz de o fazer, para confirmar o que vou dizer de seguida).
Estou bastante certo que existe correlação entre a GALP e o Petróleo (empiricamente e olhando para o gráfico parece-me relativamente clara). Mas não é uma relação tão linear como o newone está a sugerir (tipo o petróleo hoje subiu, amanhã provavelmente vamos ter uma boa sessão na Galp). É um efeito que está diluído entre outros, que a GALP está sujeita a outras influências (até sujeita à própria tendência dos mercados financeiros em geral, para não falar noutras coisas mais específicas).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/9/2010 19:57, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:newone Escreveu:Elias Escreveu:newone Escreveu:Bom para a galp amanha....
Podes elaborar?
Claro.
O titulo da galp depende directamente também da cotação do petroleo.
Hoje a galp estava a perder, em parte também pelo petroleo estar tambem a perder cerca de 1,6%.
uma vez que o petroleo recuperou 2%, esse efeito será sentido logo amanha na accao... penso eu nao é?
bn
Eu tenho ouvido muitas vezes a tese de que a cotaçao da GALP acompanha a do petróleo. Mas será mesmo assim?
Aqui fica um pequeno exercício para estudarmos um pouco melhor este assunto. Seguidamente deixo dois gráficos referentes às últimas 70 sessões (desde 24 de Junho), sendo o primeiro da GALP e o segundo do Crude. O que dizes sobre estes gráficos? Achas que são muito semelhantes?
Sim tem muitas semelhancas, analisando bem os dois gráficos claro, porque os dois gráficos que colocaste não são os melhores para comparação!
No da galp, o grid do gráfico é de 7 em 7 dias, mas começa a 5 de Julho.
O do crude, também é de 7 em 7 dias, mas começa a partir do 1 de Julho.
Como é que queres que faca uma comparação exacta com esses gráficos assim desalinhados?
É que olhando para cima e para baixo dá ideia que não acompanha, mas tens de comparar dia com dia!
O ideal era sobrepor as cotações num só gráfico!
- Anexos
-
- comparacao.jpg (104.05 KiB) Visualizado 1642 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy e 156 visitantes