Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

transf. gratuita de Dossiers de Títulos-mudança de titulares

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Zezezinho » 6/9/2010 19:52

Fui hoje ao BEST e chegou-se à seguinte conclusão:

É difícil criar contas com titularidade inversa (conta 1: 1º titular: minha amiga, 2º titular: eu / conta 2: 1º titular: eu, 2º titular: minha amiga) no BEST.
Só mesmo com autorização dos superiores e poderão não conceder.

Caso efectivamente se consiga criar contas com titularidade inversa, ao efectuar transferência do Dossier de Títulos de uma conta para a outra, poderá haver problemas, pois quando há alteração de titularidade e movimentos de património, é provável as finanças chamarem-me e pagar imposto, pois segundo o BEST me disse, a minha amiga está a doar-me 50% dos títulos.

Se não alterar-se a titularidade das contas e efectuar-se a transferência de Dossiers de Títulos entre contas com titulares distintos, então a transferência deixa de ser gratuita e vai pagar-se uma comissão.
Mas também neste caso as finanças vão chatear-me, não ?
Pois este caso é considerado também uma doação e de 100%, não ?

Chego aqui à conclusão que portanto não é possível efectuar transferência de Títulos entre titulares diferentes sem problemas.

Registado: 30/6/2010 0:10

por Zezezinho » 26/8/2010 12:13

nunofaustino Escreveu:O custo de uma operação de venda no barclays ronda os 5€ (mas este é um custo que existirá sempre, pois imagino que a tua amiga queira vender as acções algures no futuro), pelo que a solução mais simples, seria a tua amiga vender as acções, abrir conta num banco onde não fosse cobrada essa comissão e comprar novamente as acções. Custo extra de 5€ (de recompra das acções) e chatices futuras para ti e para ela 0.

Tal como dito no primeiro post:

Zezezinho Escreveu:P.S. Não se tenciona efectuar a venda das acções na conta da minha amiga e recomprar na minha conta.

A declaração poderá vir em meu nome, por ser primeiro titular, mas as mais-valias poderão ser pagas por qualquer um dos titulares, ou então 50% cada. É o que tenho lido por aqui.

por nunofaustino » 26/8/2010 11:26

O custo de uma operação de venda no barclays ronda os 5€ (mas este é um custo que existirá sempre, pois imagino que a tua amiga queira vender as acções algures no futuro), pelo que a solução mais simples, seria a tua amiga vender as acções, abrir conta num banco onde não fosse cobrada essa comissão e comprar novamente as acções. Custo extra de 5€ (de recompra das acções) e chatices futuras para ti e para ela 0.

Caso as acções sejam passadas para ti e depois vendidas a partir da tua conta (terá de ser assim para evitar pagar mais uma comissão trimestral), tu poderás ser chateado pelas finanças pois a declaração enviada pelo banco relativa à venda virá em teu nome. Poupança de 5€ e chatices futuras desconhecidas. Repara que caso tu tenhas de ir a uma repartição de finanças resolver uma questão destas gastas mais do 5€ em transportes, e se eu fosse inspector das finanças não ia gostar de ver esta ginástica toda que mais parecia um esquema qquer para fugir aos impostos do que para poupar 5€...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por pocoyo » 26/8/2010 11:14

Zezezinho Escreveu:
A resposta que o BEST me deu foi:

Ex.mo Sr. XXXX
Para a transferência de títulos ser gratuita, a titularidade das contas tem de ser igual.

A nível fiscal, a declaração é emitida em nome do 1º titular da conta. Caso nesse momento seja o único titular, será emitida em seu nome.

Boa tarde Dr. XXXX

Terão os dois de ser titulares da ambas as contas. No momento da venda esta é efectuada em seu nome, ficando a seu cargo os impostos de mais-valias

Cumps.

Zézezinho, já não percebo nada!!! primeiro dizes isto, agora por MP dizes isto:

pocoyo escreveu:
Zezetito, porque senão és tu que pagas a mais valias, porque és o primeiro titular da tua conta.

Não.
As mais-valias tanto podem ser pagas pelo primeiro titular, ou pelo segundo titular, ou 50% cada um.

Não sei o que queres que te diga...

Pergunta ao Best como vai fazer, se o Best não fizer como queres mete os gajos em tribunal. :)

Até podes ter razão, mas isso deixo para juristas responderem.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Zezezinho » 26/8/2010 10:51

tonirai, também não tenho 100% do que eu disse relativamente a contas com mais de 1 titular, mas é de pensar que seja assim, e já o li por aqui várias vezes.

por tonirai » 25/8/2010 22:53

Zezezinho Escreveu:
tonirai Escreveu:Se efectuarem a venda das acções enquanto ainda estão na tua conta, como és o 1º titular da mesma, esta será efectuada em TEU nome, e TU é que assumirás os impostos sobre mais-valias.

Quando a conta tem 2 titulares, os impostos poderão ser assumidos na totalidade pelo 1º titular, na totalidade pelo 2º titular, ou 50% cada um.
Daí ter colocado a pergunta.

OK, desconhecia, mas parece-me possível e normal que assim seja.
No entanto, assim como eu fiz, parece-me claro que o pocoyo te respondeu tendo em conta a resposta que o banco te deu, que foi a seguinte:

Ex.mo Sr. XXXX
Para a transferência de títulos ser gratuita, a titularidade das contas tem de ser igual.

A nível fiscal, a declaração é emitida em nome do 1º titular da conta. Caso nesse momento seja o único titular, será emitida em seu nome.

Boa tarde Dr. XXXX

Terão os dois de ser titulares da ambas as contas. No momento da venda esta é efectuada em seu nome, ficando a seu cargo os impostos de mais-valias

Agora, se o próprio pessoal do banco está a meter os pés pelas mãos, isso já nem eu, nem o pocoyo sabemos :lol:
Mas como repetiste a questão ao pocoyo e eu tinha entendido a resposta dele à primeira (à luz destes dados), resumi-a de novo, pensando que não a tinhas entendido.

Sendo assim, se estás certo disso, então não há motivo nenhum para voltares a transferir os títulos para a conta dela antes de os venderem.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Zezezinho » 25/8/2010 21:38

tonirai Escreveu:Se efectuarem a venda das acções enquanto ainda estão na tua conta, como és o 1º titular da mesma, esta será efectuada em TEU nome, e TU é que assumirás os impostos sobre mais-valias.

Quando a conta tem 2 titulares, os impostos poderão ser assumidos na totalidade pelo 1º titular, na totalidade pelo 2º titular, ou 50% cada um.
Daí ter colocado a pergunta.

por tonirai » 25/8/2010 21:15

Zezezinho Escreveu:
Zezezinho Escreveu:
pocoyo Escreveu:Faz o seguinte, mete os mesmos titulares nas duas contas, tu em 1º titular na tua conta e a tua amiga como 1ª titular na dela, depois faz a transferencia do dossier e quando ela quiser vender volta a transferir o dossier para a conta dela.

Como ela é o 1º titular na conta dela ela paga a mais valia.

PS. Mantem os dois dossiers o teu e o dela.
Não pagas mais por isso.

Agora pergunto: Para quê vou voltar a transferir os dossiers para a conta dela quando eu pretender vender os títulos, se ela é, no caso descrito por ti, também titular da minha conta ?
É indiferente.

Voltando à pergunta de cima é a mesma coisa vender os títulos quando os títulos estão já na minha conta (e ela segunda titular), que voltar a transferir para a conta dela (em que eu sou segundo titular).

Achei a resposta anterior do pocoyo clara:

1 - Colocar as 2 pessoas como titulares das contas, de modo a possibilitar a transferência dos títulos entre as contas gratuitamente;
2 - Deste modo, após transferência, ela deixa de pagar comissões de guarda de títulos na conta "dela" (que fica vazia);
3 - Quando mais tarde ELA quiser vender os títulos (digo ela, pois parto do princípio que, apesar de transferidos para a tua conta, estes continuam a ser dela, e por isso ela é que decidirá o que fazer deles), transferem-nos de volta para a conta "dela" e executam a venda aí;
4 - Deste modo, e segundo a informação que o banco te comunicou, a venda e correspondente declaração fiscal é considerada feita pelo 1º titular, sendo por isso ela a pagar os correspondentes impostos.

Se efectuarem a venda das acções enquanto ainda estão na tua conta, como és o 1º titular da mesma, esta será efectuada em TEU nome, e TU é que assumirás os impostos sobre mais-valias.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Zezezinho » 25/8/2010 19:55

Zezezinho Escreveu:
pocoyo Escreveu:Faz o seguinte, mete os mesmos titulares nas duas contas, tu em 1º titular na tua conta e a tua amiga como 1ª titular na dela, depois faz a transferencia do dossier e quando ela quiser vender volta a transferir o dossier para a conta dela.

Não pagas mais por isso.

Agora pergunto: Para quê vou voltar a transferir os dossiers para a conta dela quando eu pretender vender os títulos, se ela é, no caso descrito por ti, também titular da minha conta ?
É indiferente.

Voltando à pergunta de cima é a mesma coisa vender os títulos quando os títulos estão já na minha conta (e ela segunda titular), que voltar a transferir para a conta dela (em que eu sou segundo titular).

por Zezezinho » 24/8/2010 15:15

Não pagas mais por isso.

É indiferente.
Editado pela última vez por Zezezinho em 24/8/2010 19:02, num total de 1 vez.

por BYPASS » 24/8/2010 14:18

Zezezinho Escreveu:A questão agora é:
O Dossier de Títulos que se irá transferir da conta da minha amiga para a minha conta, foram originalmente comprados pela minha amiga.
O documento de ordem de compra está em nome dela e foi efectuado na conta dela.

No dia que eu vender os títulos que pertenciam à minha amiga, a minha amiga já não é titular da minha conta e portanto o comprovativo de ordem de venda estará em meu nome; enquanto que a ordem de compra está em nome dela, pois a compra foi efectuado na conta da minha amiga.

A minha questão agora é se há algum problema a nível fiscal na declaração das mais-valias devido a isto.

Alguém já fez algo assim ?

P.S. Não se tenciona efectuar a venda das acções na conta da minha amiga e recomprar na minha conta.

A carteira de títulos muda de titular e o comprador perde os direitos porque quando venderes ela já não é titular, segundo dizes... Ela cede-te a carteira de títulos a determinado valor. Parece-me uma venda ou cedência fora do mercado e presumo que não seja permitido no teu caso.

Registado: 6/11/2008 13:21

por Zezezinho » 24/8/2010 12:40

Venda fora de Bolsa ? :shock:

O que tem a minha amiga a perder se permanecer como titular da minha conta (e eu dela) ?

Eu tenho uma grande carteira de títulos e ela não vai entrar na declaração das mais ou menos-valias, pois já eu declaro tudo em meu nome, certo ?

por BYPASS » 24/8/2010 12:05

pocoyo Escreveu:PS: O que queres fazer é uma venda fora de bolsa, isso é muito caro.

A ser possível fazer o que queres, era basicamente uma venda fora de bolsa. Se toda a gente o fizesse...

Registado: 6/11/2008 13:21

por pocoyo » 24/8/2010 11:48

Zezezinho Escreveu:

Não pagas mais por isso.

Pois, mas quando eu voltar a transferir o dossier para a conta dela no acto de venda, ela irá pagar 6,00 € por guarda de títulos, só por ter ficado com os títulos 1 dia em carteira, não ?

E a ideia era transferir os títulos para a minha conta e retirar novamente a titularidade, pois não queremos que ela fique todo este tempo titular da minha conta e eu titular da conta dela.

Sim ela terá que pagar os 6€.

Quanto ao resto não faz sentido nenhum. E a mais valia quem paga? Quem é o titular do dossier se ela sair da conta?

Desculpa, mas o que queres fazer é ilegal.

PS: O que queres fazer é uma venda fora de bolsa, isso é muito caro.

por jlcosta » 24/8/2010 11:39

Zezinho,

Continuo a achar estranho.
Se foi ela que comprou, mesmo sendo os dois titulares da mesma conta nao sei ate que ponto tu podes vender fundos comprados por ela!
Exemplo: Eu e tu somos titulares de uma conta. Eu compro com o meu username um fundo. Será que tu com o teu username podes vender esse fnudo?!

BN

Registado: 12/2/2008 20:38

por Zezezinho » 24/8/2010 11:35

Não pagas mais por isso.

Pois, mas quando eu voltar a transferir o dossier para a conta dela no acto de venda, ela irá pagar 6,00 € por guarda de títulos, só por ter ficado com os títulos 1 dia em carteira, não ?

E a ideia era transferir os títulos para a minha conta e retirar novamente a titularidade, pois não queremos que ela fique todo este tempo titular da minha conta e eu titular da conta dela.

por pocoyo » 24/8/2010 10:57

Faz o seguinte, mete os mesmos titulares nas duas contas, tu em 1º titular na tua conta e a tua amiga como 1ª titular na dela, depois faz a transferencia do dossier e quando ela quiser vender volta a transferir o dossier para a conta dela.

Não pagas mais por isso.

por Zezezinho » 24/8/2010 10:51

A questão é a seguinte:

Tomemos como exemplo o individuo A e individuo B, que têm ambos uma conta no BEST (o individuo A é titular única da sua conta, assim como o individuo B é titular único da conta dele).

Se o individuo A comprar e vender títulos na conta dele, não há nenhum problema na declaração das mais-valias, já que tanto a compra e venda foram feitas na mesma conta.
A mesma coisa se passa em relação ao individuo B.

Tomemos agora o seguinte caso:
1) O individuo A compra títulos na conta dele. A ordem de compra está em nome do individuo A.
2) O individuo A passa a ser também titular da conta do individuo B e o individuo B ficará também titular da conta do individuo A. Significa que ambas as contas terão a mesma titularidade.
3) É feita uma transferência de títulos da conta A para a conta B.
4) É retirada passado algum tempo a titularidade conjunta, voltando à situação inicial.
5) O individuo B vende os títulos que foram transferidos da conta A. A ordem de venda está em nome do individuo B.

Em qual das duas contas são calculadas e declaradas as mais-valias ?
Presumo que seja na conta do individuo B, já que foi ele a vender, não ?
E que valor de compra é que ele toma ? O valor de compra do individuo A ? É que para além do mais a ordem de compra está em nome de A e não de B...

por jlcosta » 24/8/2010 10:38

Zezinho,

Acho que o mais logico é as duas contas terem os mesmos titulares! Senao estavas a transferir fundos entre titulares sem serem vendidos/comprados, e isso para mim é muito estranho nao achas?
Sobre a posterior venda; não sei até que ponto ela poderá deixar de ser titular da conta! Mas a resposta do BEST é clara.

BN

Registado: 12/2/2008 20:38

por Zezezinho » 24/8/2010 10:06

Pata-Hari Escreveu:Eu, francamente, não vejo porquê que se haveriam de dar ao trabalho de te mudar as titularidades todas para te poupar 5 tostões embora tecnicamente me pareça possível.

6,00 € por trimestre dá 24,00 € anuais.
E isso numa carteira com um pequeno Dossier de Títulos é significante.

A resposta que o BEST me deu foi:

Ex.mo Sr. XXXX

Boa tarde Dr. XXXX

Coloquei a dúvida neste fórum, simplesmente por não estar satisfeito com estas respostas, pois leva-me a creer que a pessoa em causa não está ciente da resposta a dar, especialmente em relação à minha dúvida quando se efectuar a venda.

Também não estou a ver eles permitirem a mudança de titularidade de contas e passado 2 meses retirar novamente a titularidade. Deverão achar no mínimo estranho.

Cumps.

por analystxx » 24/8/2010 9:27

O que te poderem cobrar cobram. (alguém têm que lhes pagar a prestação da casa, carro...)
"Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz."

Registado: 27/8/2008 12:15

por Pata-Hari » 24/8/2010 7:53

Exacto, o best é que tem que te responder a isso.

Eu, francamente, não vejo porquê que se haveriam de dar ao trabalho de te mudar as titularidades todas para te poupar 5 tostões embora tecnicamente me pareça possível.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Fenicio » 24/8/2010 0:52

Zezezinho Escreveu:234 leituras e nenhuma resposta :(

Já perguntaste directamente ao BEST?
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Zezezinho » 23/8/2010 23:26

234 leituras e nenhuma resposta :(

transf. gratuita de Dossiers de Títulos-mudança de titulares

por Zezezinho » 20/8/2010 12:24

Boas,

De acordo como preçário do BEST, a transferência de Dossiers de Títulos é gratuita entre contas BEST com a mesma titularidade.

Tenho uma amiga minha que possui uma conta no BEST, em que tem únicamente um pequeno Dossier de Títulos e para além disto a conta não tem nenhuma mais actividade e são debitados trimestralmente 6,00 € de comissão de Guarda de Títulos.

Como também tenho uma conta no BEST, a ideia seria transferir o Dossier de Titulos desta minha amiga para a minha conta, para que ela assim deixe de pagar os 6,00 € de comissões.
Para tal a titularidade da conta desta minha amiga terá que ser igual à minha, ou seja, eu terei que me fazer titular da conta dela e ela terá que se tornar titular da minha conta, certo ?
Ou eu não necessitarei de ser titular da conta dela ?

Desta forma garante-se que a transferência de Dossier de títulos seja gratuita.

Depois de efectuada esta transferência de Títulos, a ideia seria retirar novamente as titularidades das contas para que tudo volte à situação inicial.

A questão agora é:
O Dossier de Títulos que se irá transferir da conta da minha amiga para a minha conta, foram originalmente comprados pela minha amiga.
O documento de ordem de compra está em nome dela e foi efectuado na conta dela.

No dia que eu vender os títulos que pertenciam à minha amiga, a minha amiga já não é titular da minha conta e portanto o comprovativo de ordem de venda estará em meu nome; enquanto que a ordem de compra está em nome dela, pois a compra foi efectuado na conta da minha amiga.

A minha questão agora é se há algum problema a nível fiscal na declaração das mais-valias devido a isto.

Alguém já fez algo assim ?

P.S. Não se tenciona efectuar a venda das acções na conta da minha amiga e recomprar na minha conta.
Editado pela última vez por Zezezinho em 24/8/2010 11:49, num total de 1 vez.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy e 122 visitantes