Off-topic - Parlamento da Catalunha acabou hoje com touradas
Fenicio Escreveu:mais_um, afirmas que o simples facto de um indivíduo comer carne o impede de ser contra as touradas. O teu argumento é: os animais sofrem mais durante a fase de engorda e abate do que um touro que é esfaqueado e sangra até à morte numa arena.
Se afirmas tal coisa é pq deves conhecer em pormenor as técnicas de abate nos matadouros europeus. Neste caso, peço-te que nos explique melhor como isto se processa, pois só assim poderemos perceber melhor os argumentos defendidos por ti.
Eu não disse que impede de ser contra as touradas, eu sou contra as touradas e como bifes (utilizei os bifes com forma simples de explicar o meu ponto de vista, há muito mais problemas na produção de leite, ovos, peixes entre outras coisas que eu sei que não são propriamente simpaticas para os animais). Impede-me é de criticar como se tivesse superioridade moral as pessoas que defendem as touradas, a não ser que seja hipocrita.
O problema não está nos matadoures nem nunca referi isso como um problema para os animais. O problema está na sua engorda e desenvolvimento.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Oh mais_um, a coisa dos vegetarianos era uma piada. Eu já obliterei o teu argumento dos vegetarianos e da hipocrisia, que tem mais buracos que um queijo suíço. Não o vou fazer de novo... lol
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ulrich Escreveu:Viva,
Eu sou a favor deste tipo de eventos porque fazem parte do nosso folclore.
Aceito os argumentos dos que desaprovam,mas penso que o factor económico deve pesar mais na decisão de proibir ou não.
As touradas são um negócio que movimenta muito dinheiro, portugal "exporta" muitos touros para Espanha, temos óptimas ganadarias , industria equestre com anos de experiência e saber fazer.
Vamos trocar um aperfeiçoamento num determinado negócio por nada, sendo o nada muito para alguns mas o nada não põem comida na mesa.
Esta é simplesmente a minha opinião, pesando os argumentos numa balança de "pensamento calibrado".
Abraços
Boas
Só para citar alguns exemplos de profissões/actividades em que as pessoas dependem da fiesta: costureiros(as), alfaiates, sapateiros, correeiros, tratadores de cavalos, campinos, matadores de toiros (a pé), toureiros a cavalo, criadores de cavalos (coudelarias), ferradores, empresários de praças, pessoal ajudante nas praças, camionistas, talhantes, técnicos oficiais de contas, enfermeiras, médicos a tempo inteiro, veterinários e seus ajudantes, apoderados, eletrecistas, empresas de manutenção/construção de praças, e depois os bombeiros voluntários que não sei se ganham algo. Se me tiver a esquecer de mais peço desculpa.
Cortar na fiesta e no toiro de lide bravo e nobre, seria o mesmo que eliminar parte dos empregos acima referidos e depois o que é que estas pessoas iriam fazer? trabalhar numa área que não amassem? E no que toca aos não qualificados, o Estado teria que desembolsar mais subsidios de desemprego.
mais_um, afirmas que o simples facto de um indivíduo comer carne o impede de ser contra as touradas. O teu argumento é: os animais sofrem mais durante a fase de engorda e abate do que um touro que é esfaqueado e sangra até à morte numa arena.
Se afirmas tal coisa é pq deves conhecer em pormenor as técnicas de abate nos matadouros europeus. Neste caso, peço-te que nos explique melhor como isto se processa, pois só assim poderemos perceber melhor os argumentos defendidos por ti.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Las_Vegas Escreveu:
Tu não és a favor nem contra, apenas gostas de te fazer ouvir ou exercitar a demagogia.
Explica como consegues concluir que eu nem sou contra nem a favor das touradas depois de eu escrever:
Não gosto de touradas, não vou a touradas, sou contra as touradas, acrescento que não sou contra a proibição aprovada na Catalunha ou em Portugal caso o seja alguma vez.

Las_Vegas Escreveu:Espero que não te incomode eu exercer a minha liberdade de expressão para dizer o que penso sobre os teus argumentos da mesma forma que exerces a tua ao chamares-me hipócrita
Claro que não, vivemos num pais livre. Tu é que sabes se a carapuça serviu-te ou não, pelos vistos serviu.

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Viva,
Aceito os argumentos dos que desaprovam,mas penso que o factor económico deve pesar mais na decisão de proibir ou não.
As touradas são um negócio que movimenta muito dinheiro, portugal "exporta" muitos touros para Espanha, temos óptimas ganadarias , industria equestre com anos de experiência e saber fazer.
Vamos trocar um aperfeiçoamento num determinado negócio por nada, sendo o nada muito para alguns mas o nada não põem comida na mesa.
Esta é simplesmente a minha opinião, pesando os argumentos numa balança de "pensamento calibrado".
Abraços
Abraços
carrancho Escreveu:Só não concordo que também não sirva para alterar mentalidades (algumas), até porque estamos num espaço usado por pessoas inteligentes, cultas e, acredito, na esmagadora maioria abertos a receber e assimilar nova informação.
Muitas vezes a discussão de assuntos vários neste fórum resultou na alteração da percepção/opnião que tinha sobre eles.
Plenamente de acordo. Eu referia-me apenas aos casos de pessoas que são aficionados convictos, pois esses estão de tal forma formatados e enquistados nas suas posições que dificilmente compreendem os argumentos contrários. Aqui, no Caldeirão, quem poderá estar aberto a uma posição "contra-touradas" são os não aficionados e é por esses que este debate vale a pena.
Valete escreveu:
Mas já que falamos de sofrimento animal, uma das coisas menos debatidas no que a isso diz respeito, é a forma cada vez mais caprichosa e estranha como tratamos os nossos queridos animais de estimação. Isso não vejo eu debatido
Isso tem boa solução: abre um tópico sobre o tema, evitam-se confusões. Este não é sobre isso.
.
Crómio Escreveu:Mas este pessoal não trabalha amanhã?!
Vá tudo pá cama! Andor!
As mulheres já de certeza estão a dormir há horas!
Pois...pois... Metem-se na conversa,eu é que tenho razão,não,não eu é que tenho e tal,e as mulheres a dormir,claro! Ir ao poleiro é que não,o que interessa é o ego e estar a discutir,vai mais um risco na parede,bem deve haver pessoal que já deve ter a parede toda riscada...
Quer dizer,por um lado é bom sinal,é sinal que os touros bravos não vão acabar...

Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Este tópico é o campeão das metáforas, analogias, parábolas e afins...
Mas já que falamos de sofrimento animal, uma das coisas menos debatidas no que a isso diz respeito, é a forma cada vez mais caprichosa e estranha como tratamos os nossos queridos animais de estimação. Isso não vejo eu debatido. A forma como retiramos aos animais - já não digo o contacto com o seu ambiente natural - o contacto com o ar livre.
Isto porque tenho dificuldades em aceitar que um rafeiro vadio seja menos feliz que um pastor alemão alimentado a pedigree light enclausurado quase 24/7 num apartamento.
Mas já que falamos de sofrimento animal, uma das coisas menos debatidas no que a isso diz respeito, é a forma cada vez mais caprichosa e estranha como tratamos os nossos queridos animais de estimação. Isso não vejo eu debatido. A forma como retiramos aos animais - já não digo o contacto com o seu ambiente natural - o contacto com o ar livre.
Isto porque tenho dificuldades em aceitar que um rafeiro vadio seja menos feliz que um pastor alemão alimentado a pedigree light enclausurado quase 24/7 num apartamento.
In God we trust, all others bring data.
mais_um Escreveu:Ficou claro a minha posição sobre o tema? Agora já sabes a minha resposta à tua pergunta?
Claríssima.
De resto era o que eu suspeitava.
Tu não és a favor nem contra, apenas gostas de te fazer ouvir ou exercitar a demagogia.
Mas não estás só neste país em que muitos advogados e políticos são exímios nessa arte do engonhanço.
Espero que não te incomode eu exercer a minha liberdade de expressão para dizer o que penso sobre os teus argumentos da mesma forma que exerces a tua ao chamares-me hipócrita

Continuando, não reconheço superioridade moral, muitas vezes referida/insinuada neste topico, pelos defensores do fim das touradas em relação aos defensores da continuação das touradas, considerando que muitos dos que o fazem (dos que defendem o fim das touradas), vão a seguir comer um bife tenrinho "esquecendo" que o animal de onde saiu o bife sofreu muito mais do que o touro na arena
Como sabes se sofreu ou não? Por comer bife o que me impede de condenar também o sofrimento dos que são criados e abatidos em condições que não considero adequadas para minorar esse sofrimento? A eventualidade de já ter comido carne com essa proveniência?
Era o que mais faltava!
Ser me disseres que quem cria e abate animais sem esse tipo de condições não tem moral para condenar touradas... aí até concordo contigo.
Editado pela última vez por carrancho em 24/8/2010 12:36, num total de 1 vez.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Las_Vegas Escreveu:mais_um Escreveu:Las_Vegas Escreveu:mais_um Escreveu:Lê os meus comentários com atenção e não afirmes que eu escrevi semelhante disparate, nomeadamente estar a comparar morte para comer e morte para diversão. Nem nas touradas o sofrimento do touro é a morte assim como não é no matadouro que os animais sofrem.
Portanto enquanto os animais forem criados em condições miseráveis todo o tipo de espetaculos que provoquem sofrimento aos animais com o unico objectivo de entreter o pagode são para manter?
Porque senão somos hipocritas?
O que será mais fácil?
Convencer toda uma industria a alterar a forma de trabalhar e investir biliões para o efeito ou começar por mudar mentalidades e dar exemplos como o da Catalunha?
Repito a minha sugestão, lê com atenção o que eu escrevi neste topico desde o inicio.
E eu repito a minha:
O que será mais fácil?
Convencer toda uma industria a alterar a forma de trabalhar e investir biliões para o efeito ou começar por mudar mentalidades e dar exemplos como o da Catalunha?
Se tivesses lido com atenção o que tenho escrito neste topico, saberias a minha resposta, mas vou fazer-te um resumo:
Não gosto de touradas, não vou a touradas, sou contra as touradas, acrescento que não sou contra a proibição aprovada na Catalunha ou em Portugal caso o seja alguma vez.
Espero que tenha ficado claro a minha posição sobre as touradas.
Continuando, não reconheço superioridade moral, muitas vezes referida/insinuada neste topico, pelos defensores do fim das touradas em relação aos defensores da continuação das touradas, considerando que muitos dos que o fazem (dos que defendem o fim das touradas), vão a seguir comer um bife tenrinho "esquecendo" que o animal de onde saiu o bife sofreu muito mais do que o touro na arena. À luz dos meus valores, da minha educação, chamo a isto hipocrisia.
Ficou claro a minha posição sobre o tema? Agora já sabes a minha resposta à tua pergunta?
mais_um Escreveu:carrancho Escreveu:mais_um Escreveu:Lê os meus comentários com atenção e não afirmes que eu escrevi semelhante disparate, nomeadamente estar a comparar morte para comer e morte para diversão. Nem nas touradas o sofrimento do touro é a morte assim como não é no matadouro que os animais sofrem.
Não escreveste? Então porque dizes que quem come carne e é contra as touradas é hipócrita?
Não é na morte que os animais sofrem mas sim na forma com são tratados até à sua amorte, nomeadamente na industria alimentar, fonte maxima do sofrimento infligido pelo ser humano aos animais, já expliquei isso mais que uma vez. O facto de comeres carne está a fomentar esse sofrimento, tal como o facto de ir a uma tourada ou ao circo. São acções que acabam por provocar sofrimento nos animais, imagina o numero de touros que são utilizados em touradas que se realizam no mundo por ano e o numero de animais que são criados para alimentação em condições extremas por ano, o que achas que provoca mais sofrimento, as touradas ou a alimentação? Nota que muitas das condições extremas em que são criados os animais para a nossa alimentação deve-se à maximização dos lucros dos produtores e não propriamente à necessidade de responder a uma necessidade de consumo.
Mas isso não faz de quem come carne hipócrita por defender o fim das touradas.
Por defender o fim das touradas, tal não me impede que também lute contra outras situações, tal como o que descreveste "animais que são criados para alimentação em condições extremas por ano".
Mas mesmo que com adequadas condições de criação e abate haverá sempre sofrimento envolvido para o animal.
Não somos seres autotróficos... isso é incontornável. Para o Homem subsistir tem de haver morte, mesmo que, contra a tua natureza (sim temos essa capacidade), te tornes vegetariano a tua sobrevivência estará sempre dependente da morte de outros seres.
Tanto faz parte da nossa natureza que, embora o Homem tenha actualmente capacidade para contrariar a sua natureza, se todos se tornassem vegetarianos após (n) gerações isso implicaria alterações fisiológicas/fisionómicas profundas no Homem.
Basta respirares e caminhar para provocar a morte.
Aqui a questão é muito mais simples que tudo isto...
... a tourada é tortura e sofrimento infligido a um animal (touro) por razões que quem é contra a tourada não admite serem justificáveis, sejam elas pelo espectáculo, arte, tradição ou mesmo a subsistência de uma espécie.
Mas pode ser que tenhas um argumento que até hoje desconheça mas venha a considerar ser válido e me torne pró-touradas. O de comer carne e haver coisas piores "pega tanto" como o da arte, entretimento ou tradição.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
mais_um Escreveu:Las_Vegas Escreveu:mais_um Escreveu:Lê os meus comentários com atenção e não afirmes que eu escrevi semelhante disparate, nomeadamente estar a comparar morte para comer e morte para diversão. Nem nas touradas o sofrimento do touro é a morte assim como não é no matadouro que os animais sofrem.
Portanto enquanto os animais forem criados em condições miseráveis todo o tipo de espetaculos que provoquem sofrimento aos animais com o unico objectivo de entreter o pagode são para manter?
O que será mais fácil?
Repito a minha sugestão, lê com atenção o que eu escrevi neste topico desde o inicio.
E eu repito a minha:
O que será mais fácil?
Caros,
Sem me querer imiscuir na função dos administradores, peço que citem só aquilo a que querem responder.
A citação na integra dos posts, com citações de citações de citações, dificulta a leitura dos mesmos e impede um debate mais célere. Vejam a pagina 9 "ocupada" com 3 ou 4 respostas.
Obrigado
Um abraço
ml
Sem me querer imiscuir na função dos administradores, peço que citem só aquilo a que querem responder.
A citação na integra dos posts, com citações de citações de citações, dificulta a leitura dos mesmos e impede um debate mais célere. Vejam a pagina 9 "ocupada" com 3 ou 4 respostas.
Obrigado
Um abraço
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"
Elmer Letterman"
Las_Vegas Escreveu:mais_um Escreveu:Lê os meus comentários com atenção e não afirmes que eu escrevi semelhante disparate, nomeadamente estar a comparar morte para comer e morte para diversão. Nem nas touradas o sofrimento do touro é a morte assim como não é no matadouro que os animais sofrem.
O que será mais fácil?
mais_um Escreveu:carrancho Escreveu:mais_um Escreveu:Lê os meus comentários com atenção e não afirmes que eu escrevi semelhante disparate, nomeadamente estar a comparar morte para comer e morte para diversão. Nem nas touradas o sofrimento do touro é a morte assim como não é no matadouro que os animais sofrem.
Não escreveste? Então porque dizes que quem come carne e é contra as touradas é hipócrita?
Não é na morte que os animais sofrem mas sim na forma com são tratados até à sua amorte, nomeadamente na industria alimentar, fonte maxima do sofrimento infligido pelo ser humano aos animais, já expliquei isso mais que uma vez. O facto de comeres carne está a fomentar esse sofrimento, tal como o facto de ir a uma tourada ou ao circo. São acções que acabam por provocar sofrimento nos animais, imagina o numero de touros que são utilizados em touradas que se realizam no mundo por ano e o numero de animais que são criados para alimentação em condições extremas por ano, o que achas que provoca mais sofrimento, as touradas ou a alimentação? Nota que muitas das condições extremas em que são criados os animais para a nossa alimentação deve-se à maximização dos lucros dos produtores e não propriamente à necessidade de responder a uma necessidade de consumo.
Lá estás tu com o tudo ou nada.
O que será mais fácil?
O mundo não se muda só com revoluções e medidas radicais mas tambem com pequenos passos, pequenas atitudes.
Custará assim tanto acabar com a parolice de meia dúzia de cromos no sul da europa?
carrancho Escreveu:mais_um Escreveu:Qual argumento de tudo ou nada? Aqui não há tudo ou nada, estamos apenas a falar de moral para criticar os outros quando fazemos o mesmo, tão bem descrito por Jesus na parabola do apedrejamento da mulher adultera.
Isso levado à letra é mesmo tudo!
Não haveriam prisões, condenações de actos contra a humanidade em guerras... porque afinal de contas ninguém é perfeito e todos erram/pecam!
Todos deviamos dar sempre a outra face e perdoar quem pratica o mal porque, coitados, não sabem o que fazem.
Lamnto que não saibas o que é uma parabola.
carrancho Escreveu:mais_um Escreveu:Lê os meus comentários com atenção e não afirmes que eu escrevi semelhante disparate, nomeadamente estar a comparar morte para comer e morte para diversão. Nem nas touradas o sofrimento do touro é a morte assim como não é no matadouro que os animais sofrem.
mais_um Escreveu:Qual argumento de tudo ou nada? Aqui não há tudo ou nada, estamos apenas a falar de moral para criticar os outros quando fazemos o mesmo, tão bem descrito por Jesus na parabola do apedrejamento da mulher adultera.
Isso levado à letra é mesmo tudo!
Não haveriam prisões, condenações de actos contra a humanidade em guerras... porque afinal de contas ninguém é perfeito e todos erram/pecam!
Todos deviamos dar sempre a outra face e perdoar quem pratica o mal porque, coitados, não sabem o que fazem.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
mais_um Escreveu:Lê os meus comentários com atenção e não afirmes que eu escrevi semelhante disparate, nomeadamente estar a comparar morte para comer e morte para diversão. Nem nas touradas o sofrimento do touro é a morte assim como não é no matadouro que os animais sofrem.
O que será mais fácil?
Las_Vegas Escreveu:mais_um Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Defender que não é aceitável que os touros sofram na arena enquanto se está a realizar um espetáculo e aceitar que sofram noutras condições e cenários distintos (por exemplo, para comer) não faz de alguém um hipócrita, conforme começaste por acusar.
Não? No meu entendimento o que acabaste de descrever é hipocrisia:“Um exemplo clássico de acto hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma acção enquanto realiza a mesma acção.”
Em ambas as situações fazem sofrer os animais, o que muda é a forma como o fazem.MarcoAntonio Escreveu:mais_um Escreveu:Já expliquei o meu ponto várias vezes, nos comentários anteriores e se leres com atenção verificas que o ponto não és tu, nem os teus argumentos.
Tu falaste directamente para mim: dirigiste-te expressamente para mim, alundindo expressamente ao que escrevi e considerei. Mas ok, adiante...
Perdão??? Quem iniciou a conversa foste tu e não eu, tu é que te que dirigiste a mim. Limito-me a ser educado e a responder-te.MarcoAntonio Escreveu:mais_um Escreveu:Retraste-te quando eu ironizei com as tuas capacidades em saber o que faz as pessoas irem às touradas...
Agora tiveste piada. Não se sei se queres aproveitar o evidente momento de humor para finalmente reformulares o argumento dos vegetarianos...
Reformular??? Não há nada para reformular, não me digas que apesar das tuas capacidades, tenho que fazer um desenho?
Sendo a indústria alimentar a área onde se pratica as maiores atrocidades nos animais, é óbvio que se alguém tem autoridade moral para criticar quem assiste a touradas é quem abdica de comer carne, peixe e os seus derivados. (independentemente se o motivo é não querer contribuir para fazer sofrer os animais ou apenas por questões nutricionais)O vegetarianismo ético, que visa o respeito pela vida animal teve origem na Antiguidade, sendo que ao longo da História da humanidade, inúmeros autores têm vindo a criticar e questionar consumo de carne com base nesse aspecto, por exemplo Mahavira, Asoka, Plutarco, Porfírio, Ovídio, São Ricardo de Wyche, Leonardo da Vinci, John Ray, Thomas Tryon, Bernard de Mandeville, Alexander Pope, Isaac Newton, Voltaire, George Cheyne, David Hartley, Oliver Goldsmith, Joseph Ritson, Lewis Gompertz, Johnny Appleseed, Percy Bysshe Shelley, Alphonse de Lamartine, Amos Bronson Alcott, William Alcott, Richard Wagner, Liev Tolstoi,George Bernard Shaw, Romain Rolland, Élisée Reclus, Mahatma Gandhi, Franz Kafka, Isaac Bashevis Singer,Albert Einstein entre muitos outros. Este facto é demonstrado por autores como Howard Williams,[11] Rod Preece,[12] Norm Phelps,[13] Walter e Portmess [14] e Rynn Berry.[15]
Uma das passagens mais antigas a favor de um vegetarianismo ético surgiu quando Ovídio, nas Metamorfoses pôs na boca de Pitágoras estas palavras: "Que crime horrível lançar em nossas entranhas as entranhas de seres animados, nutrir na sua substancia e no seu sangue o nosso corpo! para conservar a vida a um animal, porventura é mister que morra um outro? Porventura é mister que em meio de tantos bens que a melhor das mães, a terra, dá aos homens com tamanha profusão, prodigamente, se tenha ainda de recorrer à morte para o sustento, como fizeram ciclopes, e que só degolando animais seja possível cevar a nossa fome? […] É desumanidade não nos comovermos com a morte do cabrito, cujos gritos tanto se assemelham aos das crianças, e comermos as aves a que tantas vezes demos de comer. Ah! quão pouco dista dum enorme crime! "[16] Este trecho de Ovidio reflecte os ensinamentos dos pitagóricos no primeiro século.[17]
Já na era cristã São João Crisóstomo escreveu que a alimentação carnívora é uma luxúria e que o Homem ao comer carne é pior que os animais selvagens, que só têm esse forma de se alimentarem.[18]
No Renascimento os ensaios de Michel de Montaigne evidenciam bastante sensibilidade para com os animais. Exemplo disso é a seguinte passagem: "Nunca pude ver sem constrangimento perseguir e matar inocentes animais, quase sempre indefesos, e dos quais nunca o homem recebeu a mais pequena ofensa."[19] Ou ainda: "Para algumas mães é um passatempo ver o filho torcer o pescoço a um frango, bater ou magoar um cão ou um gato […] isso são meios, sementes e raízes da crueldade, tirania e traição."[20]
Poucos anos depois, Bernard Mandeville foi um dos muitos autores que criticaram o consumo de carne com base nos motivos éticos: "Eu não posso compreender com um homem, que não está inteiramente endurecido e habituado à vista do sangue e do massacre, possa assistir sem remorso ao massacre de animais como o boi e o carneiro, nos quais o coração, o cérebro, os nervos, diferem tão pouco dos nossos, e cujos órgãos dos sentidos, e por consequência do coração, são os mesmos que no ser humano."[21]
Por sua vez, já no século XIX Lamartine estava convencido de que "matar os animais para nos sustentarmos com a sua carne e o seu sangue é uma das mais deploráveis e das mais vergonhosas enfermidades da condição humana."[22]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo
Quero deixar claro mais uma vez (apenas para os mais distraídos) que não gosto de touradas, sou contra as touradas mas não condeno quem vai ou defende as touradas pelo simples facto de no meu dia-a-dia também contribuir para o sofrimento de animais.
Já dizia Jesus Cristo, quem nunca pecou que atire a 1ª pedra, neste caso a malta atira as pedras e continua alegremente a pecar como nada se passasse. Isto é hipocrisia, dês tu as voltas que quiseres.
Esse argumento do tudo ou nada é uma anedota.
Se fosse aplicado noutras áreas ainda andávamos a queimar bruxas na fogueira.
Muito gostava eu de saber como se explica a um filho esse tipo de argumento... esses pequenos hipócritas que gostam de comer bifinhos mas ficam tristes quando o coelho de estimação morre.
Qual argumento de tudo ou nada? Aqui não há tudo ou nada, estamos apenas a falar de moral para criticar os outros quando fazemos o mesmo, tão bem descrito por Jesus na parabola do apedrejamento da mulher adultera.
mais_um Escreveu:Lê os meus comentários com atenção e não afirmes que eu escrevi semelhante disparate, nomeadamente estar a comparar morte para comer e morte para diversão. Nem nas touradas o sofrimento do touro é a morte assim como não é no matadouro que os animais sofrem.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Las_Vegas Escreveu:Muito gostava eu de saber como se explica a um filho esse tipo de argumento... esses pequenos hipócritas que gostam de comer bifinhos mas ficam tristes quando o coelho de estimação morre.
Ou que ficam tristes com a destruição das florestas mas que acabaram de comer uma saladinha de alface.
- Registado: 10/10/2003 10:04
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, SalvaFP, Shimazaki_2, trilhos2006 e 338 visitantes