Como ou onde saber quais os bancos seguros em Portugal?
21 mensagens
|Página 1 de 1
Se a Alemanha sempre arrancar e começar a mostrar sinais de inflação estou curioso por saber se o BCE fica agarrado ao mandato do controle da inflação ou se 'enterra' de vez os PIGS.
Digamos que se o "apoio" a Portugal ( em particular ) for retirado será mais por uma questão de princípio que outra coisa .
Ainda que estejamos a falar de valores muito elevados para a Economia Portuguesa ( e evidentemente algo tem q ser feito para corrigir a situação ) , por exemplo o défice de transacções correntes anual é de cerca de 10% do PIB, na verdade estamos a falar de "peanuts" para a Economia Europeia ( este valor não chega a 0.1% do PIB Europeu ) .
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
RiscoCalculado Escreveu:Com excepção talvez para o BCP onde o risco parece ser um pouco mais elevado , o principal
problema dos bancos portugueses é o risco da república portuguesa .
Neste momento o mercado dos CDS acalmou um bocado, no entanto nunca se sabe qd a pressão poderá retornar. Em termos fundamentais nada se alterou significativamente em Portugal ( relativamente a Abril , Maio ) , nem seria razoável esperá-lo , as correcções necessárias demorarão muitos e muitos anos . Portanto para Portugal , bem como para vários países do Sul da Europa tudo depende da boa vontade da UE e BCE . Se esta acabar e no momento em que acabar a banca portuguesa está na falência ( dado o elevado nível de endividamento relativamente ao estrangeiro que acumulou na última década ) .
Se a Alemanha sempre arrancar e começar a mostrar sinais de inflação estou curioso por saber se o BCE fica agarrado ao mandato do controle da inflação ou se 'enterra' de vez os PIGS.
E depois há também a questão das garantias. Os bancos portugueses ainda têm garantias para dar ? Constou-me informalmente que estavam a acabar, mas isto das conversas de almoço, sem dados oficiais fico sempre de pé atrás...
"Intervencao do Estado" (no BCP) LOL
RiscoCalculado Escreveu:Eu disse com excepção talvez ...
Isto não levando em conta uma provável intervenção do Estado português.
Claro que se levarmos em conta a provável intervenção em caso de necessidade o risco acaba por ser semelhante para todos ( pelo menos para o depositante , para o accionista é capaz de não ser bem assim ).
O Estado Portugues ficava em ceroulas... oremos para que eles nao rachem...
Aquilo sorveria dezenas de bilioes... era o estoiro final.
Vai vivendo de expedientes como a subida unilateral de "spreads" que jaa estaa a ser investigada.
O Estado jaa nem tem tusto para intervir num prestamista ou numa dessas casas de compra de ouro usado. Estaa falido.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Eu disse com excepção talvez ...
Claro que se levarmos em conta a provável intervenção em caso de necessidade o risco acaba por ser semelhante para todos ( pelo menos para o depositante , para o accionista é capaz de não ser bem assim ).
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
Com excepção talvez para o BCP onde o risco parece ser um pouco mais elevado , o principal
Neste momento o mercado dos CDS acalmou um bocado, no entanto nunca se sabe qd a pressão poderá retornar. Em termos fundamentais nada se alterou significativamente em Portugal ( relativamente a Abril , Maio ) , nem seria razoável esperá-lo , as correcções necessárias demorarão muitos e muitos anos . Portanto para Portugal , bem como para vários países do Sul da Europa tudo depende da boa vontade da UE e BCE . Se esta acabar e no momento em que acabar a banca portuguesa está na falência ( dado o elevado nível de endividamento relativamente ao estrangeiro que acumulou na última década ) .
Reislb Escreveu:"O processo de reprivatização, recorde-se, já está a decorrer. O preço mínimo da venda da operação de retalho do banco é de 180 milhões de euros e, até ao momento, Montepio e BIC Angola já levantaram o caderno de encargos."
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/bpn-r ... 97356.html
Cumprimentos.
Obrigado.
Cumprimentos
Deixo este link do ano passado, onde colocam a CGD entre os 50 bancos mais seguros do mundo.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/fin ... -1729.html
Não é dos de 1ª linha, mas o BIG, nunca me deu chatices em nada. Sou cliente à 2 anos e até aqui tudo 100%.
https://www.bigonline.pt/BancoBigEU/pt/ ... rbanco.asp
Já os tipos do activobank, no que diz respeito à abertura de conta, jazuza, foi um imbróglio que nem vos digo, nem vos conto, mas depois de tudo resolvido, também nada a dizer. No entanto para mim o site de acesso ás contas do BIG, dá cartas ao do activobank e a outros dos tais bancos de 1ª linha. É a minha opinião
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/fin ... -1729.html

Não é dos de 1ª linha, mas o BIG, nunca me deu chatices em nada. Sou cliente à 2 anos e até aqui tudo 100%.
https://www.bigonline.pt/BancoBigEU/pt/ ... rbanco.asp
Já os tipos do activobank, no que diz respeito à abertura de conta, jazuza, foi um imbróglio que nem vos digo, nem vos conto, mas depois de tudo resolvido, também nada a dizer. No entanto para mim o site de acesso ás contas do BIG, dá cartas ao do activobank e a outros dos tais bancos de 1ª linha. É a minha opinião

Claro, seria um problema sistemico...
Pata-Hari Escreveu:Bbonkie, tens dúvida que se houvesse um problema no BCP teriamos um caso de risco sistémico?
...de grande envergadura. Mesmo o caso BPN, a nao ter ocorrido a intervencao, teria provocado um "problema sistemico".
O meu comentario, embora sarcaastico, tem simultaneamente um lado "seerio": muito contribuiu o BCP para o descreedito da Banca nacional com a sua gestao impregnada de pantominices e contabilidade aldrabada.
Dir-se-ia que deixou um "problema sisteemico"... isto jaa sem cinismo nem sarcasmo. Nada mais objectivo (na minha subjectiva apreciac,ao )

zecatreca Escreveu:Reislb Escreveu:E o que acham agora do BPN. Será seguro colocar lá dinheiro quando não se sabe quem o vai comprar.
Falo disto pois existe um DP com uma taxa bastante atractiva (DP crescente).
Cumprimentos.
O Montepio ja fez a compra do BPN? ou ainda esta em aguas de bacalhau?
Cumprimentos
"O processo de reprivatização, recorde-se, já está a decorrer. O preço mínimo da venda da operação de retalho do banco é de 180 milhões de euros e, até ao momento, Montepio e BIC Angola já levantaram o caderno de encargos."
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/bpn-r ... 97356.html
Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."
Compra um barco a motor."
Alembra-me...
Pata-Hari Escreveu:Eu diria que todos os bancos de primeira linha estão relativamente a salvo porque um problema num deles seria risco sistemico, ou seja, ninguém se pode dar ao luxo de haver um problema num dos bancos de primeira linha.
Dito isto, nada impede que numa situação extrema o estado não consiga ajudar... mas aí estamos a falar de risco país e não apenas de risco instituição.
...quando o BCP era um Banco de "primeira-linha"...
E daa-me vontade de rir. Deve ser cinismo...

Eu diria que todos os bancos de primeira linha estão relativamente a salvo porque um problema num deles seria risco sistemico, ou seja, ninguém se pode dar ao luxo de haver um problema num dos bancos de primeira linha.
Dito isto, nada impede que numa situação extrema o estado não consiga ajudar... mas aí estamos a falar de risco país e não apenas de risco instituição.
Bancos
Os stress-test não se realizaram pela primeira vez este ano, isso é um engano. Os Bancos e Sociedades Financeiras de Corretagem, são obrigados a apresentar anualmente os stress-test e analise de sensibilidade semestrais. Esta euforia toda à volta dos stress-test foi so pelo facto de se tornarem publicos e para dar alguma "confiança" ao sector, que estava de rastos. Quanto aos bancos portugueses, todos lutam pela sobrevivencia neste ambiente em que obriga os "banqueiros" (acho que so ha um em Portugal) a terem se ser empresarios e a ter de saber gerir o capital dos seus depositantes sem ajuda do Mercado Interbancário. Quem paga juros mais altos, são aqueles que geralmente têm maiores dificuldades e que necessitam de capital para a renovação de uma eventual linha de credito para o prazo em questão. Solução, aproveitem a vida e gastem o dinheiro, so ca estamos uma vez, hehe. Abraços. Ovos Moles
- Registado: 22/8/2008 11:13
Re: COMO OU ONDE SABER QUAIS OS BANCOS SEGUROS EM PORTUGAL?
virtualman Escreveu:Olá a Todos,
Vi na Net que nos Depóstitos a Prazo existem 3 Bancos com Juros mais atractivos que os outros,Big,PrivatBank e o Caixa Galicia,depois do que aconteceu com o BPN e o BPP,onde ou como posso saber se estes 3 bancos são seguros?Agradeço toda a ajuda possível.Obrigado.
Boa tarde
Ó home: tas aflito? letras maiusculas e um topico desnecessario? relaxa....

Se sao os mais seguros que procuras DE portugal, o Galicia nem se enquandra.
Ja trabalho com o BPI desde os seus primordios quando ainda era o BORGES e Irmao. Embora sem taxas muito atrativas sempre me pareceu seguro!
Depois mais um nacional: O BES.
Um que agora tem boas taxas ate final de Agosto é o Santander:3,20%(se nao estou em erro. Deve andar la perto).
Cumprimentos e...ligeirinho

Editado pela última vez por Visitante em 23/8/2010 15:42, num total de 1 vez.
Como ou onde saber quais os bancos seguros em Portugal?
Olá a Todos,
Vi na Net que nos Depóstitos a Prazo existem 3 Bancos com Juros mais atractivos que os outros,Big,PrivatBank e o Caixa Galicia,depois do que aconteceu com o BPN e o BPP,onde ou como posso saber se estes 3 bancos são seguros?Agradeço toda a ajuda possível.Obrigado.
- Registado: 23/8/2010 15:23
21 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], LACSIM, Masterchief, niceboy e 223 visitantes