Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Parlamento da Catalunha acabou hoje com touradas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por FrankN » 22/8/2010 10:04

Crómio Escreveu:Devo ser um hipócrita... mas vegetarianismo é para meninas...

"A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência; a inteligência tem seus limites, a estupidez não!"

Claude Chabrol

Registado: 20/8/2010 17:50

por Crómio » 22/8/2010 2:33

Da forma como te empaturras e descarregas a tua virilidade na comida, meninas realmente não será o teu forte....

Mas eu não referi as vitelinhas? Tão tenrinhas... hummm...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por lunas99 » 22/8/2010 2:24

Crómio Escreveu:
Quico Escreveu:Tenho estado aqui a assistir na RTP1 a uma tourada à portuguesa, e francamente: falar em profundo sofrimento e tortura do touro... soa-me a demagogia.
(Aliás, sofrimento profundo acaba de ter um forcado que acabou de voar uns bons 5 metros no ar... :roll: )

Mas enfim, quem sou eu que nem percebo de touradas nem nada?! Para quê entrar numa discussão em que uma das partes se acha com uma moral tão superior que quase chama mentecaptos aos opositores... Por isso por aqui me fico.

Abraço.

Em relação à demagogia concordo perfeitamente com o Marco.

Em relação a uma das partes se achar com moral superior e chamar mentecaptos aos opositores, parece-me que ocorre dos dois lados.

É uma questão de fé inabalável de qualquer uma das partes.

Eu por mim fico a assistir à tourada que é este tópico, a mandar umas bandarilhas curtas quando posso, a levar umas marradas quando devo, e claro... a comer um porquinho bebé assado, com uma cabidela acabadinha de sair da goela da galinha ainda com vida, uns passarinhos fritos, e uns caracóis cozidos vivos...

Não é que goste que os animais sofram, mas sabe tão bem um bifinho...

Devo ser um hipócrita... mas vegetarianismo é para meninas...

:lol: :lol:

Da forma como te empaturras e descarregas a tua virilidade na comida, meninas realmente não será o teu forte.... :twisted:

Registado: 17/7/2009 12:58

por EuroVerde » 22/8/2010 2:13

Crómio Escreveu:
Quico Escreveu:Tenho estado aqui a assistir na RTP1 a uma tourada à portuguesa, e francamente: falar em profundo sofrimento e tortura do touro... soa-me a demagogia.
(Aliás, sofrimento profundo acaba de ter um forcado que acabou de voar uns bons 5 metros no ar... :roll: )

Mas enfim, quem sou eu que nem percebo de touradas nem nada?! Para quê entrar numa discussão em que uma das partes se acha com uma moral tão superior que quase chama mentecaptos aos opositores... Por isso por aqui me fico.

Abraço.

Em relação a uma das partes se achar com moral superior e chamar mentecaptos aos opositores, parece-me que ocorre dos dois lados.

Eu por mim fico a assistir à tourada que é este tópico, a mandar umas bandarilhas curtas quando posso, a levar umas marradas quando devo, e claro... a comer um porquinho bebé assado, com uma cabidela acabadinha de sair da goela da galinha ainda com vida, uns passarinhos fritos, e uns caracóis cozidos vivos...

LOLOLOLOLOL

Da parte dos aficionados em geral penso que não é uma questão de fé. Eu igualmente respeito os que são contra, mas agora tiveste piada :)

Registado: 29/11/2007 11:19

por Crómio » 22/8/2010 2:11

Isso já não sei, sinceramente não sei responder se o Touro está de forma voluntária e consentida

O Touro só vai para a arena porque quer, assim que sabem do evento é um granel para apanharem as senhas para participarem no espectáculo e alguns chegam ao ponto de chafurdarem os olhos em vaselina uma semana antes só para demonstrarem que estão prontos a ir para a arena.

Chegam a fazer bicha para tirar as senhas e para o espectáculo da RTP ou TVI (o da TVI é menos porque tem menos tradição) chegam mesmo a acampar à porta do ganadeiro.

Também me disseram que nunca se queixaram que um ferro com 10cm em forma de <<<< (tipo farpa ou anzol para não voltar a sair) que fura o couro o músculo e só pára no osso,lhes doesse.
Acho que o touro não tem sensibilidade nessa zona.

Há quem diga que se lhe arrancarem um perninha eles nem dão por nada...
Editado pela última vez por Crómio em 22/8/2010 2:14, num total de 1 vez.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por EuroVerde » 22/8/2010 2:10

Espanha é um país instável e tem problemas de raiz!
Existem regiões que lutam pela independência das quais o País Basco (e bem aficionado)é uma delas!
Eu não sou espanhol como podem ver, mas a Catalunha actualmente também se está a deparar com alguns confrontos geo-políticos e partidários e interesses de serem eles a dominar naquela região sem estarem submetidos às leis de Madrid e de Espanha como país.
Apesar dos Catalães terem uma linguagem e habitos próprios, não creio que a sua grande maioria queira a independência, mas que existem confrontos e algumas máfias para dominar e beneficiar, lá isso existe, só ainda não foi utilizada a força, penso.
Agora no parlamento daquela região alguns deputados estão a ter a ideia de serem diferentes e independentes, e para isso estão testar várias ideias entre muitas, a de serem oportunistas e aproveitarem de se acabar com a toirada real, realmente como ela o é nas outras regiões. O que dirá o Rei e o Primeiro Ministro sobre a independência destas regiões?

O que define e nos distingue como povo? Podem responder-me sff?

Nota que, nem que me pagassem eu mudaria de nacionalidade para espanhol. Eles tem problemas sérios, e nós como não temos nada que fazer, tentamos arranjar problemas? Apenas uma interrogação para o futuro!
Editado pela última vez por EuroVerde em 22/8/2010 2:29, num total de 2 vezes.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Crómio » 22/8/2010 2:03

Mas quando os argumentos que utilizas são estéreis vazios de conteúdo, irracionais e de uma incoerência atroz relativamente ao assunto touradas,defendendo violência gratuita contra outras espécies, dou-te os meus parabéns por teres desperdiçado o teu valioso tempo de ser racional com a publicação de um post , apenas para realçar o meu erro.

Hehehehehe....

Sou mesmo muita mau... devo comer porquinhos bebé ao pequeno almoço, depois de ter esfolado um coelho que descobri a meio ainda estar vivo (o sacana!) e de cozer caracóis vivos com alho e cebola.

:mrgreen:

William Bernstein

por alexandre7ias » 22/8/2010 1:54

MarcoAntonio Escreveu:
alexandre7ias Escreveu: Acha mesmo que alguem vai a tourada para ver o touro sofrer, vai pelo prazer de ver, sentir etc etc a propria tourada...É como ver boxe ( Considerado desporto ) :shock: Lol já agora porque não acabam com o boxe, são dois animais a lutarem e a sofrerem!!!

O Boxe é uma prática onde ambos os elementos estão lá de forma voluntária e consentida. A que propósito é para aqui chamada?

Isso já não sei, sinceramente não sei responder se o Touro está de forma voluntária e consentida ( Acho que ninguém sabe).

Para que fique claro nunca assisti a uma tourada em Portugal, apenas a uma, e em Espanha. Durante todo o tempo que lá estive, podem ter a certeza que nem sequer pensei no Touro e no seu sofrimento, mas esses momentos bem passados digo com toda a sinceridade, não foi a custa do sofrimento do Touro. Não sou defensor das touradas nem contra, para mim tanto me faz.
Agora o que não admito é que me digam que sou este ou aquela apenas porque penso de forma diferente, sou tanto ou mais sensível como um defensor dos animais ( nunca entendi muito bem isso mas ok ), ou melhor um defensor do fim do sofrimento dos animais.

E para concluir e não misturar os assuntos ( o ex do boxe parece que pelo facto de estarem lá por livre vontade já é um caso diferente, como se não fosse violento demais) devo dizer que acho mesmo muito triste a cidade que acaba de proibir as touradas, queira multar uma pessoa por dançar dentro de uma fonte.
Por fim devo dizer que o pior de tudo, são as pessoas defensoras dos animais ou contra o sofrimento dos animais, ficarem felizes sempre que um touro consegue ferir um ser humano..Se o tivesse matado é que era....Sofre com as touradas e ficam felizes com o sofrimento humano.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Crómio » 22/8/2010 1:47

Abraço.

William Bernstein

por MarcoAntonio » 22/8/2010 0:28

É interessante que um post que alude a demagogia, é ele tão demagógico praticamente tanto quanto pode...

Abraço.

1. É demagógico porque insinua que o sofrimento do touro é menor e sublinha o sofrimento humano, quando em média, seguramente é o touro que sofre mais e o humano que sofre menos, salvo raras excepções. Se assim não fosse, a tourada (que provavelmente se passava a chamar "humanada") com toda a probabilidade nem existia (ou seria de frequência ridiculamente baixa);

2. É ainda demagógico porque o individuo que eventualmente se magoou, estava lá como consequência de um acto consentido e voluntário. Todos os dias se magoam imenso desportistas, trabalhadores, etc. Faz parte do risco inerente às actividades que consentida e voluntariamente desempenhamos e a generalidade de nós está consciente deles e tem conhecimento da prévio da probabilidade de ocorrência, um tópico que está bem distante do massacre de animais para fins de entertenimento, esse sim o tópico.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tugatuga11 » 22/8/2010 0:08

tugatuga11 Escreveu:
carrancho Escreveu:Nas touradas há uma grande diferença relativamente à matança para alimentação que faz toda a diferença... a tourada é crueldade gratuita, é agonia feita espectáculo, é sofrimento desnecessário...

Pergunto se alguém consegue discordar deste facto. Existe alguém? Será possível existir alguém? :shock: :shock:

Pois...

Registado: 27/4/2009 19:07

por Quico » 22/8/2010 0:06

Tenho estado aqui a assistir na RTP1 a uma tourada à portuguesa, e francamente: falar em profundo sofrimento e tortura do touro... soa-me a demagogia.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por MarcoAntonio » 21/8/2010 23:37

E para enterrar este argumento do vegetarianismo de uma vez por todas (eu sugiro que se querem debater o assunto, abram um tópico específico sobre o tema): o vegetarianismo não é sequer - em si - uma declaração e uma tomada de posição em relação vida e morte animal em geral, apenas diz respeito à dieta do individuo.

Mais, a maioria dos vegetarianos é-o por razões culturais, religiosas ou mesmo estéticas. Dando de barato que alguns (e apenas alguns deles) vão muito mais longe e o facto de serem vegetarianos insere-se num conceito mais alargado de preservação e não sofrimento da vida animal, o vegetarianismo em si não o implica. Na verdade, com segurança, o estilo de vida da esmagadora maioria dos vegetarianos continua a implicar a morte de animais por outros processos e motivações que não o da alimentação. Sem ser exausitvo, aqui fica uma lista rápida das diversas forma diferentes de que um animal pode morrer por acção humana (grande parte dos quais e na maioria dos casos continua a ocorrer na presença de um estilo de vida vegetariano):

> Morte na pesquisa científica (para os mais variados fins);

> Morte para alimentação;

> Morte para produção de utensílios, roupas, cosméticos, produtos farmacêuticos, etc, etc;

> Morte por razões de comodidade vs estilo de vida humano (como os animais que são caçados e mortos por interferirem no espaço humano ou que este pretende ocupar, entre outros);

> Morte por entretenimento (eventualmente envolvendo uma forma de tortura, pode ir desde o circo, cinema, etc a espetáculos como a tourada, lutas de cães, etc estando portanto mesmo aqui a englobar um leque alargado);

Já agora - e numa óptima pessoal - coloquei a listagem numa ordem do que entendo mais aceitável para o que entendo menos aceitável (de forma meramente aproximada dado que inclusivamente uns grupos sobrepõe-se parcialmente a outros) e excluí a morte por defesa pessoal (imediata) mas que podia ser talvez ali introduzida também, eventualmente no topo da lista.

Portanto, dado que a morte de um animal pode resultar de diversas formas e actividades, dado que o vegetarianismo em si diz respeito apenas a uma delas e não implica na verdade nenhuma das outras, o argumento não faz qualquer sentido. Tanto que na verdade, a hipocrisia é precisamente algo que é arremessado precisamente contra os vegetarianos (dado que a maior parte deles não tem o mínimo cuidado em relação a outras coisas, apenas se preocupa com a alimentação quando eventualmente outras mortes de animais que o seu estilo de vida implica são, argumentavelmente, ainda menos justificáveis).

Portanto, argumentar que apenas os vegetarianos têm moral para criticar as touradas é, para além de confundir o que não é igual, passar ainda um despropositado cheque em branco a um vegetariano (quando está por definir, individualmente, o que ele pensa, como actua sobre diferentes cenários e o que o seu estilo de vida continua a implicar ao nível do sofrimento e morte de animais) porque os únicos animais que morrem no mundo por acção humana não são os das praças de touros e os que vão parar à mesa. Há muitos outros, por diferentes motivos e processos...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Berluscony » 21/8/2010 23:27

Um pouco de cultura não faz mal a ninguém...

http://camaraclara.rtp.pt/#/arquivo/110[url][/url]

Registado: 15/11/2009 0:19

Re: A loucura dos argumentos a favor das touradas

por lunas99 » 21/8/2010 22:18

Crómio Escreveu:
lunas99 Escreveu:Se não fossem as Touradas e os seus adeptos, a raça dos Touros Bravos já estava extinta.

Isto é evidentemente falso. Os Pandas e outros animais que correram risco de extinção nunca serviram para as Touradas e continuam a existir. Felizmente existem no nosso país reservas e espaços destinados a que determinadas raças subsistam caso os seus habitats naturais não o permitam. De qualquer forma com certeza de que os aficionados que dizem tanto amar os Touros se esforçariam para que estes sobrevivessem mesmo que não servissem para nada.
Independentemente de tudo isto, o mais importante é deixar claro que perpetuar uma espécie de animais apenas para que estes possam ser usados em espectáculos que se baseiam no seu sofrimento não é um acto nobre nem louvável. E muito menos favorável ao próprio animal. Se é para isso, que se extingam!

3 - Quem não gosta ou não concorda, não veja.

Felizmente na nossa sociedade, as coisas não são assim. Se toda a gente fechasse os olhos às injustiças que se passam à sua volta o mundo seria certamente bastante diferente.
É evidente que quando sabemos que se passa algo com que não concordamos, o remédio não é olhar para outro lado. Isso já muita gente faz em relação a demasiadas coisas.
Este argumento é tão despropositado que torna-se quase ridículo combatê-lo. No entanto pode dizer-se o seguinte:
Quem se insurge contra as touradas não o faz por prazer nem proveito próprio. Esse esforço deve, por isso, ser respeitado por quem consegue assistir ao espectáculo sem a mínima misericórdia e reflexão pelo que lá se passa.

4 - Quem é contra as Touradas devia preocupar-se com outras coisas que também são feitas, nomeadamente o abandono de cães.

O Ser Humano tem a capacidade de se preocupar com várias coisas ao mesmo tempo. É uma espécie de dom.
O facto de se ser contra as Touradas não invalida que a pessoa não se preocupe com muitas outras coisas que se fazem a outros animais. Não é por haver uma guerra no Iraque que não nos podemos preocupar com os assaltos ou com a inflação.
Há sempre coisas mais e menos graves, mas temos evidentemente o direito de nos preocupar com todas.
Certamente que quem critica as touradas insurge-se também contra o abandono de cães, lutas organizadas de animais e muitos outros assuntos.

5 - Quem diz que é contra as touradas é hipócrita porque muitas vezes maltrata os cães e outros animais.

Esta é uma afirmação que não se baseia em nada (nem em lógica nem em senso comum) a não ser na experiência pessoal que eventualmente alguém terá.
Pessoas e argumentos hipócritas haverá sempre, e não é por isso que se pode generalizar e tomar a parte pelo todo.
Ao contrário daquela afirmação, o razoável é supor que quem é contra as touradas preza os sentimentos dos animais de uma forma profunda e geral. E é normalmente isso que se verifica.

6 - O touro praticamente não sofre com o que lhe é feito na arena.

É de facto difícil afirmar o que é que um Touro sente numa tourada. No entanto, os estudos científicos (http://articles.animalconcerns.org/ar-v ... /pain.html) feitos até agora apontam no sentido de que as agressões sofridas antes e durante as corridas sejam não só dolorosas mas incapacitantes. O touro fica com nervos e músculos rasgados, e a quantidade de sangue que perde continuamente enfraquece-o. Não parece ser sensato pensar que isto pode ser agradável para o Touro, ou mesmo indiferente.
O touro, tal como os outros mamíferos, ao ter sistema nervoso central tem capacidade para sentir dor, ansiedade, medo e sofrimento. E os sinais exteriores que mostra na arena denunciam essas emoções. Não é portanto razoável aceitar a ideia de que os Touros sofrem pouco numa tourada.

7 - Os Touros nascem para serem lidados. São animais agressivos por natureza.

Uma coisa é o instinto de sobrevivência e auto-defesa de um animal, outra é o seu temperamento e personalidade. Embora o cortex cerebral de um Touro seja bastante mais básico do que o Humano (o que faz com que a sua personalidade seja igualmente menos complexa), cada animal tem o seu próprio temperamento, fruto, como no Homem, de factores genéticos associados a experiências vividas. O que todos têm em comum dentro da espécie é a sua técnica de defesa, que utilizam sempre que se sentem em perigo. Isto não deve ser confundido com a chamada "natureza" do animal. Com certeza que um Touro saudável deixado em paz no campo não anda a atacar tudo o que se mexe.

8 - Se quem gosta, respeita a opinião de quem não gosta, porque é que quem é contra não respeita a opinião contrária?

Toda a gente respeita as opiniões de todos e na realidade a opinião de quem é favorável às touradas também deve ser respeitada.
A sua prática é que não.
É fácil entender isto se pensarmos que Hitler era da opinião de que todos os Judeus deviam ser exterminados.
Mesmo que alguém tenha o direito a ter opiniões bizarra sobre qualquer assunto a sua colocação em prática não tem que ser respeitada nem tolerada se isso for ilegítimo. Se a prática de Touradas choca contra princípios considerados importantes por quem se lhes opõe, esta não tem que ser admitida.

9 - A arte de tourear é tão bonita que seria uma pena perdê-la.

A “arte” de tourear pode de facto ser considerada bonita, ter grande mérito artístico e principalmente técnico. Mas perde toda a legitimidade quando necessita de fazer sofrer física e psicológicamente animais para ser executada. Tal sofrimento não se pode impôr a um animal que não tem nada a ver com o assunto. É injusto, prepotente e cobarde fazê-lo. Esta arte, se bonita, é injusta e cobarde e nenhuma arte pode ter mérito assim. Nesse aspecto penso que todos concordarão. É uma arte desonrosa, para utilizar a linha de valores da tauromaquia.
A arte de lutar até à morte dos gladiadores era considerada bastante mais honrosa e bonita por quem assistia. Mesmo essa acabou. Será também uma pena?

10 - As Touradas enaltecem a nobreza do Touro.

Só uma mente muito ignorante ou distorcida pode realmente acreditar que os Touros quando vão para uma arena cumprem um qualquer desígnio divino.
A justificação de que o Touro é nobre por lutar pela vida numa tourada vem de quem alimenta o seu negócio e enriquece à custa deste espectáculo perverso mas rentável.
A nobreza é um conceito inventado pelo homem. Na natureza todos os animais são iguais e todos lutam pela sobrevivência. Ninguém duvida de que o Homem, numa luta com as suas armas e condições consegue ser superior a qualquer outro animal. Provar isso numa luta desigual não é nobre, é estúpido.

Os argumentos contra as Touradas:

Não há qualquer justificação moral para se causar sofrimento a um animal para fins de entretenimento.
A recusa em ter consideração pelo sofrimento de um animal só pode ter origem em três factores:
falta de cultura, falta de educação ou falta de carácter.
É muito simples, pouco mais há a dizer sobre o assunto.

Convém colocar a fonte quando se tiram textos de algum lado:

http://www.fightbull.com/2006/pt/argumentos.html

Fiz copy e paste deste texto e presumi que a fonte tinha sido colocada igualmente, as minhas desculpas por isso.
Mas quando os argumentos que utilizas são estéreis vazios de conteúdo, irracionais e de uma incoerência atroz relativamente ao assunto touradas,defendendo violência gratuita contra outras espécies, dou-te os meus parabéns por teres desperdiçado o teu valioso tempo de ser racional com a publicação de um post , apenas para realçar o meu erro.
Sou humano sujeito a erros, mas prefiro errar 1000 vezes desta forma que provocar violência gratuita ou defendê-la.

por MarcoAntonio » 21/8/2010 21:54

mais_um Escreveu:O sofrimento dos animais é um argumento interessante, mas só é valido para os vegetarianos, para os restantes é pura hipocrisia, se estivessem verdadeiramente preocupados com o sofrimento dos animais deixavam de comer peixe e carne (já imaginaram o sofrimento dos peixes a morrerem afogados? Não? então vejam a forma como eles se debatem nas redes....)

Já agora, pergunto-te se tu (assumindo que não és vegetariano), se vires um teu filho se divertir com um gato, agarrando-o pelo rabo e esborrachando-o contra uma parede, te sentes hipócrita e não o chamas a atenção por esse acto...

Entendes então que não é válida uma tomada de posição tua em relação ao acto praticado pelo teu filho pelo facto de comeres carne?
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 21/8/2010 21:48

mais_um Escreveu:Conheço algumas pessoas que gostam de touradas e nenhuma delas vê a tourada pelo "prazer" de ver o touro sofrer, vê porque considera uma arte tourear um touro, assim como há quem considere uma arte o balet, em ambos os casos (o balet e as touradas) não vejo qualquer tipo de arte, mas isto deve ser um problema meu, que sou muito basico no que diz respeito a arte.

Não é a arte que está em causa portanto, introduzir esta questão é dispersar e fazer perder tempo.

mais_um Escreveu:O sofrimento dos animais é um argumento interessante, mas só é valido para os vegetarianos, para os restantes é pura hipocrisia, se estivessem verdadeiramente preocupados com o sofrimento dos animais deixavam de comer peixe e carne (já imaginaram o sofrimento dos peixes a morrerem afogados? Não? então vejam a forma como eles se debatem nas redes....)

Não se trata de hipocrisia coisíssima nenhuma porquanto matar um animal não implica sempre a mesma motivação nem tão pouco os mesmos procedimentos. Alegar hipocrisia nesta questão é tão despropositado quanto alegar que um polícia ou um soldado não pode (não tem autoridade moral) para discutir/debater a pena de morte ou mil e uma outra situações semelhantes, como se matar um animal (ou um ser humano) representasse sempre o mesmo independentemente do procedimento e motivação.

Para se chegar ao argumento da hipocrisia, iguala-se o que não é igual. Hipócrita seria alguém que organizasse lutas de cães ou de galos e que de seguida criticasse as touradas.

Sim, podemos discutir se o homem deve ou não alimentar-se de animais, a discussão em si é naturalmente legítima. É perfeitamente possível, sem cair na hipocrisia, defender que é moralmente aceitável matar para comer mas não é moralmente aceitável torturar para se divertir.

É impressionante como para defender as touradas (ou meramente se opor à luta contra a continuidade das touradas) é virtualmente inevitável esse alguém cair nas maiores confusões conceptuais. Talvez porque no fundo, torturar um animal para gaudio do pessoal não tem moralmente defesa sólida possível...
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 21/8/2010 21:26

Não gosto de touradas, assim como não gosto de balet e de muitos outros eventos "culturais" que existem por ai.

Conheço algumas pessoas que gostam de touradas e nenhuma delas vê a tourada pelo "prazer" de ver o touro sofrer, vê porque considera uma arte tourear um touro, assim como há quem considere uma arte o balet, em ambos os casos (o balet e as touradas) não vejo qualquer tipo de arte, mas isto deve ser um problema meu, que sou muito basico no que diz respeito a arte.

O sofrimento dos animais é um argumento interessante, mas só é valido para os vegetarianos, para os restantes é pura hipocrisia, se estivessem verdadeiramente preocupados com o sofrimento dos animais deixavam de comer peixe e carne (já imaginaram o sofrimento dos peixes a morrerem afogados? Não? então vejam a forma como eles se debatem nas redes....)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Re: A loucura dos argumentos a favor das touradas

por Crómio » 21/8/2010 20:23

lunas99 Escreveu:Se não fossem as Touradas e os seus adeptos, a raça dos Touros Bravos já estava extinta.

Isto é evidentemente falso. Os Pandas e outros animais que correram risco de extinção nunca serviram para as Touradas e continuam a existir. Felizmente existem no nosso país reservas e espaços destinados a que determinadas raças subsistam caso os seus habitats naturais não o permitam. De qualquer forma com certeza de que os aficionados que dizem tanto amar os Touros se esforçariam para que estes sobrevivessem mesmo que não servissem para nada.
Independentemente de tudo isto, o mais importante é deixar claro que perpetuar uma espécie de animais apenas para que estes possam ser usados em espectáculos que se baseiam no seu sofrimento não é um acto nobre nem louvável. E muito menos favorável ao próprio animal. Se é para isso, que se extingam!

3 - Quem não gosta ou não concorda, não veja.

Felizmente na nossa sociedade, as coisas não são assim. Se toda a gente fechasse os olhos às injustiças que se passam à sua volta o mundo seria certamente bastante diferente.
É evidente que quando sabemos que se passa algo com que não concordamos, o remédio não é olhar para outro lado. Isso já muita gente faz em relação a demasiadas coisas.
Este argumento é tão despropositado que torna-se quase ridículo combatê-lo. No entanto pode dizer-se o seguinte:
Quem se insurge contra as touradas não o faz por prazer nem proveito próprio. Esse esforço deve, por isso, ser respeitado por quem consegue assistir ao espectáculo sem a mínima misericórdia e reflexão pelo que lá se passa.

4 - Quem é contra as Touradas devia preocupar-se com outras coisas que também são feitas, nomeadamente o abandono de cães.

O Ser Humano tem a capacidade de se preocupar com várias coisas ao mesmo tempo. É uma espécie de dom.
O facto de se ser contra as Touradas não invalida que a pessoa não se preocupe com muitas outras coisas que se fazem a outros animais. Não é por haver uma guerra no Iraque que não nos podemos preocupar com os assaltos ou com a inflação.
Há sempre coisas mais e menos graves, mas temos evidentemente o direito de nos preocupar com todas.
Certamente que quem critica as touradas insurge-se também contra o abandono de cães, lutas organizadas de animais e muitos outros assuntos.

5 - Quem diz que é contra as touradas é hipócrita porque muitas vezes maltrata os cães e outros animais.

Esta é uma afirmação que não se baseia em nada (nem em lógica nem em senso comum) a não ser na experiência pessoal que eventualmente alguém terá.
Pessoas e argumentos hipócritas haverá sempre, e não é por isso que se pode generalizar e tomar a parte pelo todo.
Ao contrário daquela afirmação, o razoável é supor que quem é contra as touradas preza os sentimentos dos animais de uma forma profunda e geral. E é normalmente isso que se verifica.

6 - O touro praticamente não sofre com o que lhe é feito na arena.

É de facto difícil afirmar o que é que um Touro sente numa tourada. No entanto, os estudos científicos (http://articles.animalconcerns.org/ar-v ... /pain.html) feitos até agora apontam no sentido de que as agressões sofridas antes e durante as corridas sejam não só dolorosas mas incapacitantes. O touro fica com nervos e músculos rasgados, e a quantidade de sangue que perde continuamente enfraquece-o. Não parece ser sensato pensar que isto pode ser agradável para o Touro, ou mesmo indiferente.
O touro, tal como os outros mamíferos, ao ter sistema nervoso central tem capacidade para sentir dor, ansiedade, medo e sofrimento. E os sinais exteriores que mostra na arena denunciam essas emoções. Não é portanto razoável aceitar a ideia de que os Touros sofrem pouco numa tourada.

7 - Os Touros nascem para serem lidados. São animais agressivos por natureza.

Uma coisa é o instinto de sobrevivência e auto-defesa de um animal, outra é o seu temperamento e personalidade. Embora o cortex cerebral de um Touro seja bastante mais básico do que o Humano (o que faz com que a sua personalidade seja igualmente menos complexa), cada animal tem o seu próprio temperamento, fruto, como no Homem, de factores genéticos associados a experiências vividas. O que todos têm em comum dentro da espécie é a sua técnica de defesa, que utilizam sempre que se sentem em perigo. Isto não deve ser confundido com a chamada "natureza" do animal. Com certeza que um Touro saudável deixado em paz no campo não anda a atacar tudo o que se mexe.

8 - Se quem gosta, respeita a opinião de quem não gosta, porque é que quem é contra não respeita a opinião contrária?

Toda a gente respeita as opiniões de todos e na realidade a opinião de quem é favorável às touradas também deve ser respeitada.
A sua prática é que não.
É fácil entender isto se pensarmos que Hitler era da opinião de que todos os Judeus deviam ser exterminados.
Mesmo que alguém tenha o direito a ter opiniões bizarra sobre qualquer assunto a sua colocação em prática não tem que ser respeitada nem tolerada se isso for ilegítimo. Se a prática de Touradas choca contra princípios considerados importantes por quem se lhes opõe, esta não tem que ser admitida.

9 - A arte de tourear é tão bonita que seria uma pena perdê-la.

A “arte” de tourear pode de facto ser considerada bonita, ter grande mérito artístico e principalmente técnico. Mas perde toda a legitimidade quando necessita de fazer sofrer física e psicológicamente animais para ser executada. Tal sofrimento não se pode impôr a um animal que não tem nada a ver com o assunto. É injusto, prepotente e cobarde fazê-lo. Esta arte, se bonita, é injusta e cobarde e nenhuma arte pode ter mérito assim. Nesse aspecto penso que todos concordarão. É uma arte desonrosa, para utilizar a linha de valores da tauromaquia.
A arte de lutar até à morte dos gladiadores era considerada bastante mais honrosa e bonita por quem assistia. Mesmo essa acabou. Será também uma pena?

10 - As Touradas enaltecem a nobreza do Touro.

Só uma mente muito ignorante ou distorcida pode realmente acreditar que os Touros quando vão para uma arena cumprem um qualquer desígnio divino.
A justificação de que o Touro é nobre por lutar pela vida numa tourada vem de quem alimenta o seu negócio e enriquece à custa deste espectáculo perverso mas rentável.
A nobreza é um conceito inventado pelo homem. Na natureza todos os animais são iguais e todos lutam pela sobrevivência. Ninguém duvida de que o Homem, numa luta com as suas armas e condições consegue ser superior a qualquer outro animal. Provar isso numa luta desigual não é nobre, é estúpido.

Os argumentos contra as Touradas:

Não há qualquer justificação moral para se causar sofrimento a um animal para fins de entretenimento.
A recusa em ter consideração pelo sofrimento de um animal só pode ter origem em três factores:
falta de cultura, falta de educação ou falta de carácter.
É muito simples, pouco mais há a dizer sobre o assunto.

Convém colocar a fonte quando se tiram textos de algum lado:

http://www.fightbull.com/2006/pt/argumentos.html

William Bernstein

por lunas99 » 21/8/2010 20:13

EuroVerde Escreveu:
Certamente anda, e eu sei que anda na bolsa muitos aficionados, mas acham um perda de tempo estar a discutir isto.
Aficiondos ou não, somos humanos e temos que nos respeitar com dignidade. Agora seria muito mais útil focarem as vossas forças para combate à miséria nos campos de refugiados, e as touradas podem ajudar a isso.

Se em vez de gastares dinheiro num bilhete para assistir a uma tourada ,e o enviasses para uma ONG daquelas que combatem a fome em África estarias a ser coerente e não escreverias estas baboseiras ridículas...

por MarcoAntonio » 21/8/2010 19:27

alexandre7ias Escreveu: Acha mesmo que alguem vai a tourada para ver o touro sofrer, vai pelo prazer de ver, sentir etc etc a propria tourada...É como ver boxe ( Considerado desporto ) :shock: Lol já agora porque não acabam com o boxe, são dois animais a lutarem e a sofrerem!!!

O Boxe é uma prática onde ambos os elementos estão lá de forma voluntária e consentida. A que propósito é para aqui chamada?

Se ainda quiseres discutir um individuo que resolve matar um cão de fome e faz disso um espetáculo e um negócio e se isso deve ser permitido ou não, ainda temos base para conversar porque realmente é on-topic...

Não discutindo que existem práticas entre os seres humanos que devem ser proibidas (muitas já o são) mesmo quando consentidos por todos os elementos envolvidos, por favor tentem cingir-se ao tópico em lugar de se dispersarem por mil e uma coisa diferentes. Discutir a questão das touradas não implica nem requere discutir todos os problemas ou dilemas morais que existem no mundo. Na verdade, cair sistematicamente na fuga para a frente aludindo a outras questões e problemas distintos é assumir que não se tem argumentos (moralmente) válidos para defender a tourada e que no fundo sabe que o acto é moralmente repreensível. O facto de existirem outros actos moralmente repreensíveis (em grau variável) não altera a natureza do que é uma tourada em si nem justifica a sua continuidade.

Se querem discutir outras questões distintas, pois muito bem, discutam-nas em tópicos próprios (algumas das questões paralelas que já foram aqui inseridas nesse exercício recorrente até já têm outros tópicos aqui no Forum).
Imagem

Administrador Fórum

por carrancho » 21/8/2010 19:17

Mas queres o quê? Que argumente contra tal baboseira? É mesmo necessário?

Embora não me agrade esse tipo de luta, e outras que considero serem a "arte" de aprender a levar na cara...

... eles vão para o ringue de boxe porque querem!

OMG! :wall:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por alexandre7ias » 21/8/2010 19:11

carrancho Escreveu:

O teu acaba de ser tapado por uma nuvem bem negra! :lol:

Talvez, não sei!!! :mrgreen: Tem que ler melhor o que eu escrevi, se não penso que a nuvem pode estar a sua frente...
Android Mobile
Imagem

por carrancho » 21/8/2010 19:08

O teu acaba de ser tapado por uma nuvem bem negra! :lol:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por alexandre7ias » 21/8/2010 18:54

Las_Vegas Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
tugatuga11 Escreveu:
carrancho Escreveu:Nas touradas há uma grande diferença relativamente à matança para alimentação que faz toda a diferença... a tourada é crueldade gratuita, é agonia feita espectáculo, é sofrimento desnecessário...

Pergunto se alguém consegue discordar deste facto. Existe alguém? Será possível existir alguém? :shock: :shock:

Tenho pena de ti, obvio que todos os aficionados amam a fiesta e vêem amizade neste circulo de amigos, vêem cor, alegria, riqueza no ambiente taurino, esforçam-se em dar o seu melhor e o público corresponde sempre. Eu respeito as vossas opiniões, mas não concordo com elas e não vou interferir nas vossas vidas. Mas não são vocês meninos da cidade que vão ter legitimidade com as vossas manifestações para acabar com as corridas, picadas ou não, e não são melhores do que ninguém por tomar essa posição do que está mal e do que não está!
Isto porque: 1º vocês comem carne de vaca/boi e os vossos antepassados também comeram, 2º vivem na cidade em ambiente nada natural fora do contacto com a natureza e do dia a dia do campo. 3º já se inteiravam melhor do que é a aficion. 4º não têm sequer o direito de estragar a vida de milhares de pessoas que tem o seu emprego, sabendo de antemão que esses aficionados nunca vos provocaram problemas em vossa vidas.
5º a fiesta é centenas de vezes aliada a obras de caridade. 6º estão a mexer com os gostos liberdades e um conjunto de aspectos de uma boa parte da sociedade portuguesa e das pessoas que nos governam e com as quais muitos de vocês até votaram para a presidência da república e governo. 7º só vêem uma parte do bolo (que é o sangue), falta as outras partes para o bolo estar composto. 8º com a vossa atitude estão a ser ingratos para com vós próprios e a esquecerem a essência da vida. 9º convido-vos a irem às fiestas de Pampelona, ou a Sevilla a El Rocio e irem para lá feito tontinhos com cartazes do contra para ver o que dá! 10º estão a dar mais importância em acabar com a fiesta do que acabar com a fome e doenças e misérias nas partes do mundo onde ela ainda subsiste, e digo-vos que se a toirada poder contribuir para levar comida a essas pessoas, então contem comigo. 11º Provávelmente muitos de vós nunca foram à tropa. 12º o argumento do sofrimento não é argumento, é oportunismo. 13º Não sabem o que define um povo/país e a sua unidade e tradições e o que nos diferencia do mundo. 14º vocês ficam com as vossas ideias e nós aficionados com as nossas, e vamos continuar a respeitarmo-nos mutuamente e dentro da fiesta quem quer e fora da fiesta quem não quer.

Ok?

Grande treta !

Sou transmontano, já matei leitões, coelhos e frangos com o objectivo de os comer e não pelo prazer de os ver sofrer.

O meu falecido avô era agricultor e entre outras coisas criava vacas e bois que mais tarde ou mais cedo acabavam por ir parar à panela.
No entanto nunca o vi maltratar os animais que eram dele só para passar o tempo.
Se calhar somos nós que não somos normais...

Acha mesmo que alguem vai a tourada para ver o touro sofrer, vai pelo prazer de ver, sentir etc etc a propria tourada...É como ver boxe ( Considerado desporto ) :shock: Lol já agora porque não acabam com o boxe, são dois animais a lutarem e a sofrerem!!!
Android Mobile
Imagem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], Heldroo, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, SalvaFP, Shimazaki_2 e 388 visitantes