Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investir em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Joao-D » 19/9/2010 18:19

jlpa Escreveu:O PER é importante no investimento?
Alguém sabe informar o PER da TD SA. INAPA e Glintt.
Grato

No site do jornal de negócios pode-se consultar o PER estimado para as acções do PSI Geral.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... n=&valMax=

Registado: 27/5/2010 18:17

por jlpa » 19/9/2010 15:22

O PER é importante no investimento?
Alguém sabe informar o PER da TD SA. INAPA e Glintt.
Grato..............

Registado: 31/7/2006 21:23

x

por Joao-D » 18/9/2010 23:55

xx
Editado pela última vez por Joao-D em 15/3/2011 17:37, num total de 3 vezes.

por Joao-D » 18/9/2010 22:12

xx
Editado pela última vez por Joao-D em 15/3/2011 17:38, num total de 5 vezes.

por Joao-D » 6/9/2010 23:58

Negócios realizados

Imagem

por Joao-D » 3/9/2010 4:05

No curto prazo alguns indicadores técnicos mostram condições de demasiado comprado.
Condições de demasiado comprado não significa uma reversão iminente, pode demorar tempo.
Tenho de tomar uma decisão antecipadamente entre vender e manter, decido vender porque o meu grau de certeza é zero.

por Joao-D » 27/8/2010 6:28

Vou comprar

BCP (BCP)
SONAE (SON)   
ALTRI SGPS (ALTR)   
SONAE INDUSTRIA SGPS (SONI)

Breve Justificação

Com base na análise técnica, as condições gerais do mercado estão demasiado vendidas.

A sondagem de sentimento da associação americana de investidores individuais (AAII), revelou esta semana que os membros estão pessimistas.
Bullish: 20.74%, Neutral: 29.79%, Bearish: 49.47%

O Rácio AAII = AAII Bullish/(AAII Bullish+ AAII Bearish) = 29,50%
O Rácio AAII < 30% é geralmente um bom ponto de entrada.

A combinação destes dois factores pode fazer o mercado subir.

por Joao-D » 19/8/2010 22:38

Fiz uma selecção de acções da Euronext Lisboa pelo volume e pela cotação.
São estas as acções que podem vir a fazer parte da carteira "Investir em Portugal".

REDES ENERGÉTICAS N. (RENE)
FINIBANCO (FINI)
ZON MULTIMEDIA, SGPS - S.A (ZON)
TEIXEIRA DUARTE (TXDE)
MOTA & ENGIL SGPS (ENGL)
BANIF (BNF)
SONAE.COM (SNC)
CIMPOR (CPR)
ALTRI SGPS (ALTR)
PORTUCEL (PTI)
JERÓNIMO MARTINS (JMAR)
BPI (BPIN)
EDP RENOVÁVEIS, SA (EDPR)
BES (BESNN)
SONAE (SON)
GALP ENERGIA (GALP)
PORTUGAL TELECOM (PTC)
EDP (EDP)
BCP (BCP)

Re: Investir em Portugal

por Joao-D » 19/8/2010 2:18

Joao-D Escreveu:"Investir em Portugal" é o nome de uma carteira de investimento de médio risco.

Geralmente, investimentos de baixo risco apresentam um maior nível de segurança ao investidor, mas em contrapartida costumam ter um retorno menor.
Investimentos de alto risco, por outro lado, podem trazer um retorno mais alto, mas com um grau muito maior de incerteza, podendo trazer prejuízos elevados aos investidores.

Nesta carteira são negociadas acções cotadas na bolsa nacional.

A carteira tem à disposição 100 000€.  Cada entrada corresponde a 10% da carteira, para se estar totalmente exposto é necessário ter 10 posições.

A comissão de corretagem é de 7,50€.

Todos os negócios têm um complemento escrito colocado antes ou poucos dias depois da entrada.

Regra:
Todas as entradas e saídas devem ser escritas primeiro no forum e estão limitadas à abertura seguinte, assim, todos os negócios podem ser vistos antes de se concretizarem.
Na prática, esta regra faz com que os resultados vistos estejam arredondados sempre por defeito e como tal dota-os de total validade e realismo.

por Joao-D » 19/8/2010 2:11

Negócios concluidos

Imagem

Re: Compra

por ferreira10 » 18/8/2010 18:18

dfviegas Escreveu:O problema para a regulação destes casos é que quem vendeu provavelmente ficou satisfeito.

E levando ao extermo podem ter sido esses 6 cfd´s que completaram a venda da outra parte.

Vai-se desfazer tudo? complicado na minha opinião.

Certo! Eu também acho complicado.Estes 6 CFDs é como se fossem uma pastilha elástica que se "pegou" ao sapato de um e agora mudou de sapato.
O Curioso disto tudo é que as acções em questão estão a ter uma rentabilidade de cerca de 5%.Enfim, a somar à pastilha elástica há o comboio que passou e que não foi por mim apanhado.ahahh!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

Compra

por dfviegas » 18/8/2010 17:35

O problema para a regulação destes casos é que quem vendeu provavelmente ficou satisfeito.

E levando ao extermo podem ter sido esses 6 cfd´s que completaram a venda da outra parte.

Vai-se desfazer tudo? complicado na minha opinião.

Registado: 29/11/2007 2:53

por ferreira10 » 18/8/2010 16:26

Joao-D Escreveu:dfviegas, as quantidades fraccionadas não têm directamente haver com as comissões de corretagem mas mais com a liquidez do mercado.
Em mercados com pouco volume, pode suceder que não existirem quantidades suficientes a determinado preço que queremos vender ou comprar, neste caso a operação não é realizada logo no primeiro lote, não é frequente para pequenos-médios investidores, ainda menos frequente em mais de dois lotes.

Por exemplo, se queremos comprar 100 acções a 1,15 e só existem 60 acções para venda a esse preço, apenas são compradas 60 acções e pagamos a respectiva comissão, se não anularmos a ordem e se depois existirem 40 acções para venda ao nosso preço é paga nova comissão.
Apenas sucede se tivermos a negociar algo com um volume muito reduzido e na generalidade dos bancos e corretoras.

A propósito de ordens não cumpridas na totalidade, recentemente dei uma ordem de compra de 3000 CFDs e foram-me dados 6 CFDs.A seguir, a cotação da acção começou a voar.E nunca mais voltou ao valor por mim especificado na ordem.Recebi a mensagem de que a ordem não tinha sido cumprida na totalidade e que aguardavam que isso acontecesse.Como não gosto de transaccionar em títulos de baixa liquidez, e ao acontecer isso, verifiquei que estava num titulo com essas características, resolvi suspender a ordem que aguardava cumprimento.Em boa verdade ela também não seria de qualquer forma cumprida.
Muito sinceramente acho que este tipo de ordens não deveriam ser cumpridas parcialmente nestes termos.Alguém que queria comprar 3000 CFDs, e são lhe passados para a mão 6 CFDs.Muito honestamente, o sistema deveria de ter um procedimento qualquer para que caso a ordem não seja cumprida em 50%, simplesmente não é dada seguimento à dita ordem.Em boa verdade isto só interessa aos bancos.O cliente paga uma comissão embutida no preço dos CFDs e fica com uma ninharia de 6 CFDs.Espaço para a regulação, na minha perspectiva.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por dfviegas » 18/8/2010 16:09

Joao-D Escreveu:dfviegas, as quantidades fraccionadas não têm directamente haver com as comissões de corretagem mas mais com a liquidez do mercado.
Em mercados com pouco volume, pode suceder que não existirem quantidades suficientes a determinado preço que queremos vender ou comprar, neste caso a operação não é realizada logo no primeiro lote, não é frequente para pequenos-médio investidores, e é ainda menos frequente ser em mais de dois lotes.

Por exemplo, se queremos comprar 100 acções a 1,15 e só existem 60 acções para venda a esse preço, apenas são compradas 60 acções e pagamos a respectiva comissão, se não anularmos a ordem e se depois existirem 40 acções para venda ao nosso preço é paga nova comissão.
Apenas sucede se tivermos a negociar algo com um volume muito reduzido e na generalidade dos bancos e corretoras.

Sim eu sei, mas isso pelo menos no meu banco isso não acontece, desde que a ordem se faça no próprio dia a comissão é só uma.
Já me aconteceu várias vezes a ordem não ser despachada à primeira mas a comissão foi só uma. E já me aconteceu ficar com 1000 e tal titulos na mão que não foram vendidos que tive de os vender no dia a seguir e ai sim levei com duas comissões em cima, mas esta situação só me aconteceu uma vez.

Mas tenho de rever essa situação de mudar para uma correctora, à partida deveria poupar algum em comissões, mas o comodismo e a habituação de tansacionar com o meu banco impede-me de o fazer.

por Joao-D » 18/8/2010 15:48

dfviegas, as quantidades fraccionadas não têm directamente haver com as comissões de corretagem mas mais com a liquidez do mercado.
Em mercados com pouco volume, pode suceder que não existem quantidades suficientes a determinado preço que queremos vender ou comprar, neste caso a operação não é realizada logo no primeiro lote, é pouco frequente para pequenos-médios investidores, menos frequente ocorrerem mais de dois lotes.

Apenas sucede se tivermos a negociar algo com um volume muito reduzido, é uma prática comum na maioria dos bancos e corretoras.
Editado pela última vez por Joao-D em 18/8/2010 21:19, num total de 2 vezes.

por dfviegas » 18/8/2010 15:23

Joao-D Escreveu:dfviegas, agradeço o alerta sobre a Impresa, acompanho mais o mercado norte americano e o volume foi uma coisa que não reparei, vou ter isso em consideração no futuro.

Quanto às comissões de corretagem em Portugal, a Gobulling tem um protocolo interessante com a Deco Proteste. No limite as comissões de corretagem podem ficar em €2,50 se não for quantidades fraccionadas.
Acho que a Gobulling é a que tem o precário mais barato em Portugal.
Para o mercado norte americano pago de comissões $2,50 mas considero nos portfolios $7,50 e €7.50.
http://www.deco.proteste.pt/poupanca-e- ... 540441.htm

Em relação ás comissões era isso que eu tinha noção, são baratas mas são fraccionadas, nunca sabendo nós enquanto podem ficar as comissões.
Mas neste caso acita-se os 7,50€ por transacção.

por Joao-D » 18/8/2010 15:18

dfviegas, agradeço o alerta sobre a Impresa, acompanho mais o mercado norte americano e o volume foi uma coisa que não reparei, vou ter isso em consideração no futuro.

Quanto às comissões de corretagem para o mercado nacional, a Gobulling tem um protocolo interessante com a Deco Proteste, no limite as comissões de corretagem podem ficar em €2,50, se não for quantidades fraccionadas.
Para o mercado norte americano pago de comissões $2,50 mas considero nos portfolios $7,50 e €7.50.
http://www.deco.proteste.pt/poupanca-e- ... 540441.htm
Editado pela última vez por Joao-D em 18/8/2010 15:24, num total de 1 vez.

impresa???

por dfviegas » 18/8/2010 14:17

Se leu os meus comentários e achou que eu sou uma pessoa de muitas certezas fico feliz, acho que não tem nada de mal e até é bastante positivo.
Digo-lhe mais eu tenho a certeza que o mercado sobe e desce e tambem tenho a certeza que qualquer comentário ou análise que faça pode estar sujeito a ser contrariado e analisado por outros e é isso mesmo que eu quero e tambem tenho a certeza que após uma análise feita por mim no dia a seguir o mercado pode dizer que es estava completamente enganado.
Agora uma coisa é certa eu justificam as minhas opinião, não digo que tenho duvidas em relação à direcção do mercado logo fecho as minhas posições isso não é justificação nenhuma.

Mas agora analisando por exemplo a compra da impresa no dia 17/08 se comprasse 10.000€ da acção a 1,54 comprarias 6450, ora neste dia foram movimentadas 2902 acções, achas que faz sentido a compra da impresa? o teu movimento iria aumentar logo o valor da acção.

Depois ainda tenho dúvida, (olha afinal tenho dúvidas :twisted: ) que consigas ter constantemente comissões de 7,5€ para movimentos de 10.000€, mas esta ainda dou de barato.

por Joao-D » 18/8/2010 4:34

Tenho de novo dúvidas quanto à direcção do mercado, por isso, opto novamente por encerrar as posições.

Desde que sucedeu o "mini-crash" o mercado têm estado mais volátil, a quantidade gaps aumentou consideravelmente, hoje sucedeu novo gap no SPY,
as minhas duvidas voltaram.

Gap são áreas no gráfico onde o preço move-se bruscamente para cima ou baixo com pouco ou nenhuma negociação no meio.

Imagem

por Joao-D » 17/8/2010 19:10

xx
Editado pela última vez por Joao-D em 15/3/2011 21:26, num total de 6 vezes.

por Supermann » 17/8/2010 18:41

Se lhe for permitido andar sempre a fechar carteiras e a mudar de nick e começar de novo... só assim me parece justo.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=69643

Registado: 18/12/2009 18:54

por Joao-D » 17/8/2010 18:14

dfviegas, não deixei o complemento na altura porque não tive tempo, era para deixar mais tarde, mas tive "duvidas na direcção do mercado" e encerrei as posições.
Como encerrei as posições, não valia a pena fazer novo complemento.

Eu dei uma vista de olhos pelo teu histórico no forum e parece que és uma pessoa com muitas certezas sobre a direcção do mercado, mas eu com a minha experiência, por vezes tenho muitas duvidas.

Agora entrei, a minha ideia é deixar um complemento semelhante ao das primeiras entradas, quando tiver tempo, mas algumas ideias são repetidas, a minha previsão que escrevi no primeiro complemento mantém-se.

O motivo que agora deixei foi o que achei mais correcto e suficiente tendo em conta a minha disponibilidade.
Eu tomo as decisões no mercado por motivos simples e coerentes.

Se achares que fazes melhor e se quiseres, cria um tópico e tem o teu portfolio publico, eu prometo que não o vou criticar independentemente do seu resultado. Talvez depois da experiência consigas perceber que é mais dificil ter um portfolio publico num forum com a regra que defini do que negociar na própria conta e já não vais fazer o teu primeiro comentário.
Editado pela última vez por Joao-D em 17/8/2010 20:00, num total de 2 vezes.

tenho dúvidas

por dfviegas » 17/8/2010 14:44

Eu disse o que disse, com base nos comentários que foste fazendo, para tomas as tuas decisões.

Dia 2/8

"Vou adicionar a IPR, NBA e SON à carteira.
Deixo complemento escrito mais tarde. "

Dia 9/8
"Tenho dúvidas na direcção do mercado, vou optar por encerrar as posições"

Cadê o complemento???

17/8

Vou entrar nas seguintes acções:

"IMPRESA (IPR)
BCP (BCP)
SONAE (SON)
ALTRI SGPS (ALTR)

Algumas acções têm o preço próximo de uma linha de suporte horizontal, outras, próximo de uma linha de suporte ascendente.
As linhas de suporte geralmente são zonas de reacção positiva do preço.
Se não ocorrer uma reacção positiva do preço talvez encerre as posições nos próximos dias."

Justificação muito pobre.

Foram estes tipos de justificações para as tuas tomadas de decisão para entradas e saidas, que me levou a dizer aquilo que disse.

por Joao-D » 17/8/2010 13:12

kuppka, não entendi muito bem a mensagem, não sabes a minha experiência no mercado de capitais, posso ter 10 anos de experiência e não saberes.
Eu gostava de obter o maior retorno possível com as entradas mas o meu objectivo é tentar seguir o mercado.

dfviegas, se for "muito mais fácil" para ti comprar e principalmente vender "virtualmente", talvez devas pensar para ti próprio que é isso que estás a fazer e realizar as operações "realmente". Geralmente a diferença entre as duas coisas atenua-se com a experiência.

Para mim, é mais simples tomar decisões sem ninguém a ver e principalmente sem a regra que tenho definida no portfolio publico.
Joao-D Escreveu:Regra:
Todas as entradas e saídas devem ser escritas primeiro no forum e estão limitadas à abertura seguinte.

Fácil

por dfviegas » 17/8/2010 10:36

É tão fácil comprar e principalmente vender com dinheiro a fingir.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy e 111 visitantes