Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fenicio » 24/8/2010 20:29

EDP - 24/08/2010

Com o fecho de hoje a EDP confirmou a quebra em baixa do seu suporte de curto prazo dos € 2,43 - € 2,46, posicionando-se numa posição bastante delicada pois, como podem reparar nos gráficos, a cotação encontra-se agora numa zona carente de suportes relevantes.

Abaixo do seu patamar actual sou capaz de identificar apenas um suporte pouco importante à volta dos € 2,35 e que remonta a mínimos atingidos nos meses de Dezembro de 2008 e Março de 2009.

Para os bulls um conselho: mantenham-se a milhas da EDP! Ao menos enquanto a cotação permanecer abaixo dos € 2,43 - € 2,46.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por varus » 20/8/2010 16:39

Acho que existem , vendedores muito fortes, e não há compradores no mercado , se bem que a partir das 15:00 , aparecem alguns compradores, mas insuficientes para a pressão vendedora.

Este titulo está sem força.

Registado: 21/3/2009 15:45

por fitas » 20/8/2010 16:17

fitas Escreveu:Volume quase sempre bastante razoável em todas as sessões, mas não sai dos mesmos valores.

A relação volume/cotação é que me intriga :roll:

Bn

Fitas

E lá continua ela... volume bastante bom, mas nada.

Até dá a impressão, opinião de um leigo, que andam a acumular. :roll:

Que opinam?

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por Fenicio » 20/8/2010 1:26

EDP - 19/08/2010

Apesar do seu perfil claramente bearish e do seu comportamento bastante apático (há mais de 1 mês que transacciona entre os € 2,43 e os € 2,55 e com uma volatilidade bastante reduzida), pela positiva há que destacar o papel da sua zona de suporte dos € 2,43 - € 2,46 que tem vindo a impedir a continuidade das recentes quedas.

Permanecerei de fora da EDP pelos próximos tempos, mas continuarei a torcer pela manutenção deste suporte que, na eventualidade de ser quebrado em baixa, abrirá passagem para uma zona carente de suportes importantes.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por agany » 19/8/2010 19:19

RISCAS Escreveu:
fitas Escreveu:Volume quase sempre bastante razoável em todas as sessões, mas não sai dos mesmos valores.

Bn

Fitas

Esta EDP anda a enganar-me cada vez mais, estou dentro 2.61 e cada vez mais esta a descer, alguem pode dizer ou aconcelhar o que se passa com EDP ? Obrigado a todos e bons negócios.

EDP - maior financiadora de eventos "sociais e culturais" a par de outros "investimentos" para tornar os portugueses mais cultos e os accionistas, mais entalados.
Também conhecida como uma empresa que paga bem os seus "managers", à Mourinho.
Investem em barragens e outras alternativas que darão lucros não sei quando.
Se isto não é torrar cacau, então sei do que estou a falar...
Alguém aqui, em tempos, avisou para terem cuidado ao investirem em empresas que misturam negócios, política, políticos e politiquices.
Na Bolsa também se aprende com porrada.

Registado: 29/11/2007 1:44

por gfalmeida » 19/8/2010 14:14

De facto o comportamento da EDP está a destoar um pouco das restantes utilities europeias bem como do indice DJ Stoxx 600 Utilities

Registado: 29/11/2007 3:35

por RISCAS » 19/8/2010 12:53

Bn

Fitas

Esta EDP anda a enganar-me cada vez mais, estou dentro 2.61 e cada vez mais esta a descer, alguem pode dizer ou aconcelhar o que se passa com EDP ? Obrigado a todos e bons negócios.

Registado: 31/5/2010 14:22

por fitas » 16/8/2010 16:24

Volume quase sempre bastante razoável em todas as sessões, mas não sai dos mesmos valores.

Bn

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por artista_ » 13/8/2010 16:40

pocoyo Escreveu:Se fores ver qual o valor de dividendos que se recebeu, rapidamente chegas à conclusão que valeu a pena.

Taxas de dividendo de 6%, com a euribor a 1%, vale sempre a pena.

Sim, eu próprio o referi no meu texto! :)

Mas a "acha" que deixei pelo menos resultou numa fogueira, não muito grande mas produtiva! A idéia era essa! :)

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Canguru

por u3lk5 » 13/8/2010 12:17

Tudo pode estar errado, e ao debatermos as ideias é que podemos perceber se tem probabilidade de sucesso ou nao.

Acho que todos sabemos que na bolsa nao há garantias!

Registado: 20/8/2009 12:27

Re: aposta no dividendo

por canguru » 13/8/2010 11:09

pocoyo Escreveu:
canguru Escreveu:
pocoyo Escreveu:E conheces algum DP com a possibilidade de valorizar acima do que está contratado?

nenhum. mas a comparação entre acções da EDP e um DP não surgiu pela minha pessoa.

pela discrição acima, feita por quem está longo no título, parece que o título está "barato" e portanto o mercado está errado.

Todos os dias os mercados estão errados face ao dia anterior, salvo raras excepções.

O que se fala aqui, é da relação risco/potencial.

Acções com estes fundamentais têm mais potencial do que risco.

Tu podes perguntar e não pode descer mais?
Claro que sim, mas não é por isso que perde potencial.

O unico problema da EDP é a divida.
Ela tem várias maneiras para resolver o problema, corta o dividendo, vende activos, etc...

Pelo que alguns descrevem acima a táctica que eles revelam é sempre ganhadora:

a)se subir 20% vendo a ganhar;
b)se descer baixo o preço médio com os dividendos e um dia hei-de vender a ganhar;

assim a bolsa até parece fácil.

p.s. a assunção de dividendos elevados, excelentes fundamentais, pode ser errónea, por isso boa sorte a todos!

Registado: 6/4/2008 22:41

por dfviegas » 13/8/2010 10:46

pocoyo Escreveu:
canguru Escreveu:
pocoyo Escreveu:E conheces algum DP com a possibilidade de valorizar acima do que está contratado?

nenhum. mas a comparação entre acções da EDP e um DP não surgiu pela minha pessoa.

pela discrição acima, feita por quem está longo no título, parece que o título está "barato" e portanto o mercado está errado.

Todos os dias os mercados estão errados face ao dia anterior, salvo raras excepções.

Ela tem várias maneiras para resolver o problema, corta o dividendo, vende activos, etc...

Gostava de poder calcular/prever o aumento de lucros se os carros electricos entrarem em força no nosso mercado. Se realmente fosse 10% para 2014 como se prevê teriamos um aumento de consumo de energia electrica brutal.
O que iria aumentar bastante os lucros da edp.

Registado: 29/11/2007 2:53

por pocoyo » 13/8/2010 10:36

canguru Escreveu:

Registado: 15/1/2010 15:30

por canguru » 13/8/2010 10:22

por pocoyo » 13/8/2010 8:50

canguru Escreveu:
u3lk5 Escreveu:
nikos Escreveu:
Que pensam de esta estratégia mista ( curto prazo ou longo conforme o mercado.)
O plano está feito e parece-me bem, muitos comparam a EDP a um depósito a prazo.

Assim de repente não me ocorre nenhum DP que tenha desvalorizado 21% desde o ínicio do ano.

E conheces algum DP com a possibilidade de valorizar acima do que está contratado?

Não queiras confundir as coisas...

A partir de que valores é que se deve comprar EDP, em termos técnicos?

Quero bull, não os 2,65€.
Os 2,65€ dão muito trabalho, mas permitem ir baixando o preço médio da EDP.

Eu tenho feito assim sempre que toca no suporte compro 25% da posição, quando chega perto da resistencia, vendo essa posição.

por Parassimpático » 12/8/2010 21:41

nikos Escreveu:Assim a estratégia passa por manter as ações no longo prazo (ao actual dividend yeld em cerca de 15 anos recuperaria o dinheiro investido)

Em cerca de 15 anos se a cotação fosse "0" no ano 15. Em perspectiva está o aumento do dividendo de 1 a 2 cêntimos por ano. Por isso, bem, bem, bem abaixo de 15 anos.

Registado: 29/11/2007 11:29

por u3lk5 » 12/8/2010 21:30

canguru Escreveu:
u3lk5 Escreveu:
nikos Escreveu:
O plano está feito e parece-me bem, muitos comparam a EDP a um depósito a prazo.

Assim de repente não me ocorre nenhum DP que tenha desvalorizado 21% desde o ínicio do ano.

Se calhar é uma comparacao infeliz, mas quem anda nisto sabe o que significa.

canguru

por nikos » 12/8/2010 21:28

oh canguru...
obviamente que não tem asegurança (relativa certo?) de um deposito a prazo...eu disse que havia a diferença de sair caso o preço das ações me trouxesse mais valia, bem como poderei reforçar em caso de haver descidas a medio prazo se os fundamentais e perspectivas de dividend yeld forem favoráveis.
como disse ao preço de entrada, e com o dividendo actual em cerca de 15anos receberia o equivalente ao valor investido e ficaria comas ações de ''borla''. Também poderia argumentar que nao conheço nenhum deposito que em 15 anos te garanta 100% de mais valias... (claro que nao sabemos se a evolução dos dividendos...mas isso é o risco inerente ao investimento).

repara que quem entrou a 2e tal há uns anos nao ta a perder 20% de certeza (incluindo dividendos...)

Abraço

não tou
Editado pela última vez por nikos em 12/8/2010 21:30, num total de 1 vez.

Registado: 22/6/2010 19:02

por canguru » 12/8/2010 21:16

u3lk5 Escreveu:
nikos Escreveu:

por nikos » 12/8/2010 21:04

sim,não me parece mal.

abraço,bons negocios

por u3lk5 » 12/8/2010 21:01

nikos Escreveu:tas a dizer reinvestir os dividendos em novas ações?

Sim.

Pelo que pensei na primeira mensagem, parecia que se nao desse lucro no curto prazo seria para o longuíssimo prazo, tipo buy and hold, e neste caso acho que faria sentido reinvestir dividendos (dependendo do valor, devido às comissoes).

Eu acho a ideia boa porque a EDP tem um negócio que todos conhecem e precisam, o risco parece ser baixo.

por nikos » 12/8/2010 20:46

tas a dizer reinvestir os dividendos em novas ações?

A proposito dos depositos a prazo,no fundo é um investimento ''comparável'' com a diferença que sairei antes se as mais-valias forem satisfatorias e de curto/médio prazo. No longo prazo, avaliarei a minha posição conforme a evolução do valor dos dividendos (e os fundamentais da edp) para decidir qual o preço para sair ou se permaneço ( caso o dividend yeld seja satisfatorio e superior aos dep a prazo).

por u3lk5 » 12/8/2010 20:36

nikos Escreveu:

:arrow: Neste caso, pareceria-me bem baixar o preco médio com o valor dos dividendos.

aposta no dividendo

por nikos » 12/8/2010 20:21

entrei em junho a 2,51 na EDP.
Estratégia:
1 possivel recuperação no medio prazo do valor nominal das ações (para já nao se confirma....)
2 aposta nos dividendos (6% vs taxa de juros dos depositos actuais....)
3 Aposta nos fundamentais. Apesar da divida penso que brevemente (nos proximos anos o valor do dividendo por ação subirá substancialmente, com maior consolidação das contas da empresa, e refreamento d o endividamento para novos investimentos).

Assim a estratégia passa por manter as ações no longo prazo (ao actual dividend yeld em cerca de 15 anos recuperaria o dinheiro investido),
caso atinja os 3 eur no curto prazo entao vendo com mais valia de 20%.

Comps
Abraço

por pocoyo » 12/8/2010 18:05

Se fores ver qual o valor de dividendos que se recebeu, rapidamente chegas à conclusão que valeu a pena.

Taxas de dividendo de 6%, com a euribor a 1%, vale sempre a pena.

O negocio da EDP é simples ela todos os meses entra nas nossas casas para nos roubar o dinheiro.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, cftomas, CORTIÇA, Gold Stock, Goya777, latbal, luislobs, MR32, Pmart 1, PMP69 e 105 visitantes