Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

***** Video - OHLC - Bulls vs Bears *****

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 4/8/2010 17:36

AutoMech Escreveu:Arnie, uma outra coisa que me ocorreu quando estava a responder noutro tópico é a relação destas regras com a volatilidade. Se tiveres uns primeiros 15 minutos 'selvagens' (o que até nem é tão raro), não ficas com pontos quase inatingíveis ? E o reverso se tiveres uns 15 minutos iniciais demasiado calmos.

Reli o que disseste e vi que tens as 3 leituras mas como 2 delas são do diário parece-me que acabam por ajudar pouco nesta questão.

Os 15 minutos calmos, este ano, teve um range de 1.25pts e os mais selvagens um range de 15.75pts.
Em média, o range ronda entre os 4 e os 6pts.

Em dias em que o range é "selvagem", temos que nos socorrer de outras ferramentas, por exemplo, o pivot desses 15 minutos (H+L+C)/3.
Também saber onde esses 15 minutos se situam, dentro da sessão overnight? Fora? Em cima do máximo ou do minimo?

Também o facto desses 15 minutos iniciais ou mesmo os 30 minutos coincidirem com a saida de dados economicos, pode gerar um trade contrario ao movimento inicial, ou seja, um movimento contrario ao que a noticia irá produzir, ficando o target depois situado ou no topo/fundo do open range, ou na zona bull/bear desse open range, ou mesmo os valores chave do dia anterior dependendo onde estes se situam.

Naturalmente que tudo isto tem de se enquadrar num trade com um racio 2/1 no minimo, onde o nosso stop maximo é de 4 handles
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Automech » 4/8/2010 15:56

Arnie, uma outra coisa que me ocorreu quando estava a responder noutro tópico é a relação destas regras com a volatilidade. Se tiveres uns primeiros 15 minutos 'selvagens' (o que até nem é tão raro), não ficas com pontos quase inatingíveis ? E o reverso se tiveres uns 15 minutos iniciais demasiado calmos.

Reli o que disseste e vi que tens as 3 leituras mas como 2 delas são do diário parece-me que acabam por ajudar pouco nesta questão.

Registado: 4/6/2010 12:12

por arnie » 3/8/2010 19:45

AutoMech Escreveu:Ficamos á espera dos novos videos !

Novos videos se tiver algo de novo para dizer :roll:

Neste momento penso que não tenho nada de novo para falar...
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 3/8/2010 19:40

Olá.

AutoMech Escreveu:1. Dizes a uma dada altura no video 1 que isto pode ser aplicado a qualquer time frame. Teoricamente sim (porque temos os valores para o calculo) mas na prática é mais dificil porque em time frames como a diária, semanal, mensal os gaps complicam um pouco mais a vida, não achas ?

Claro que na escala de 1 minuto também há gaps (e da mesma proporção que qualquer gráfico diário, semanal, mensal, etc) mas não achas que o calculo fora do intra diário, fica mais 'irreal' por causa desses gaps ?

Nunca me debrucei sobre o assunto mas parece-me haver mais zonas em que não se transaccinou por exemplo num gráfico diário do que num intraday (embora admita que possa ser ilusão de óptica).

Na leitura diaria, eu pessoalmente uso os limites bull e bear do dia anterior como extremos para o dia de hoje.
Acima indica que há mais bulls que ontem e abaixo o inverso.
Os gaps não deverão afectar a leitura pois, se caso existir um gap que vá acima do limite bull, das duas uma, se esse gap for superior a 6 pts no ES, a probabilidade é de o dia continuar no sentido desse mesmo gap, o que indicará uma subida exponencial de bulls relativamente ao dia anterior.
Se o gap for inferior a 6 pts, então a probabilidade está em vermos um fecho desse gap. Podemos analisar este movimento como um reequilibrar de forças, ou seja, a força demonstrada na abertura foi "uma aberração" e é rapidamente anulada.
Isto não quer dizer que os bulls perderam a força demonstrada no dia anterior mas sim que existe ainda demasiada pressão vendedora que ainda não foi absorvida para que os preços possam continuar a subir.

AutoMech Escreveu:2. Tens alguma estratégia definida para profit taking, para adicionar posições e para stop and reverse ? (isto se calhar é uma pergunta que dava para um compêndio...)

Há regras que estão estipuladas e há outras que ainda estão em fase de estudo, como por exemplo a do stop and reverse :oops: Se há coisa que eu ainda não consegui foi stopar e reverter a posição, parece que é contra-natura, parece não, é! :P

O meu stop base é sempre 4 handles ($200) e não aceito, pelo menos tento não aceitar, nada inferior a um racio de 2/1.
Eu uso 3 leituras para os limites de hoje: o OHLC de ontem, o OHLC do overnight e o OHLC dos 1º 15 min (variando às vezes com os 30 min).
Isto tudo misturado, com alguns dos calculos deixados no video, obtenho alguns valores que serão observados ao longo do dia.

A quebra de alguns valores chave, principalmente quando o mesmo valor é sobreposto por mais do que uma leitura só será considerado no caso de os preços superarem 1.5 pts esse mesmo valor.

Também a hora do dia é levada em consideração. Entre as 11h e as 12:30h (Chicago) por norma não se negoceia. É hora de almoço. Quem tem posições aberta por norma fecha-as antes das 11h. Muitos traders nos pits, se a manhã foi boa, já não voltam à tarde, daí o volume practicamente desaparecer até às 2 horas.
Não esquecer que o fecho europeu retira também volume aos states.
Durante a ultima hora da sessão é tentar fechar as posições abertas logo depois das 12:30 ou preparar a posição para levar overnight.

Se os preços estiverem em cima de valores chave em especificos periodos de tempo, podemos tentar apanhar um movimento que seja gerado devido às reacções que esses mesmos periodos de tempo provocam.

Tal e qual a reacção de preços aquando da saida de noticias. Se os preços estiverem em cima de valores chave e tenham testado os mesmos minutos antes da saida da noticia, podemos tentar um trade contrario a esse movimento.

Não adiciono posições pois ainda não cheguei a esse nivel e nem sei se tenho interesse em chegar pois adicionar a uma posição cujo a finalidade é somente o daytrade, se não for muito bem pensada, irá aumentar o risco da mesma.
No daytrade faz mais sentido entrar com a posição total.
Bons negocios,
arnie

por Automech » 3/8/2010 17:03

Até que enfim que estás de volta Arnie !

Gostei bastante dos videos. Duas questões:

1. Dizes a uma dada altura no video 1 que isto pode ser aplicado a qualquer time frame. Teoricamente sim (porque temos os valores para o calculo) mas na prática é mais dificil porque em time frames como a diária, semanal, mensal os gaps complicam um pouco mais a vida, não achas ?

Claro que na escala de 1 minuto também há gaps (e da mesma proporção que qualquer gráfico diário, semanal, mensal, etc) mas não achas que o calculo fora do intra diário, fica mais 'irreal' por causa desses gaps ?

Nunca me debrucei sobre o assunto mas parece-me haver mais zonas em que não se transaccinou por exemplo num gráfico diário do que num intraday (embora admita que possa ser ilusão de óptica).

2. Tens alguma estratégia definida para profit taking, para adicionar posições e para stop and reverse ? (isto se calhar é uma pergunta que dava para um compêndio...)

Ficamos á espera dos novos videos !

Registado: 4/6/2010 12:12

por arnie » 1/8/2010 14:44

Bull Bull Escreveu:Consideras o overnight também a parte da manhã da hora europeia, antes da abertura do SP?

Olá.

A sessão overnight do ES e do NQ decorre entre as 15:30 e as 8:30 hora de Chicago (21:30 e 14:30 hora Portuguesa).

Estamos aqui a falar da sessão de futuros, onde a sua grande maioria já negoceia 24h e não do cash.

Apesar de se dizer que a sessão overnight não tem interesse, esta pode produzir sinais para a sessão regular (quando o cash abrir) muito importantes.
Bons negocios,
arnie

por Bull Bull » 1/8/2010 13:16

Bons videos.

Consideras o overnight também a parte da manhã da hora europeia, antes da abertura do SP?

Registado: 21/12/2009 18:46

por arnie » 1/8/2010 10:38

zecatreca Escreveu:Contudo, e mesmo assim, há outra coisa que não gostei: a utilização do stop loss e profit stop :roll: Embora muitas vezes tambem utilize W/L inferiores a um, acho que o teu indicador de sentimento "abusa" nesse sentido :P
Como se pode colmatar esse "problema"? :oops: :oops:
Talvez a utilização desse indicador perto de suportes e resistencias?favorecendo um profit stop mais largo?

Olá.

O metodo mais simples que conheço é pegares nos valores e adapta-los ao teu sistema, à tua carteira.

Uma pergunta, como vais usar o indicador perto de resistencias e suportes? Quais os parametros? Não podem ser discricionários pois será dificil conseguires obter resultados fidedignos dessa leitura.

Por exemplo, podes usar a leitura de 2 time frames e o cruzamento dos 2 dispararem a execução de uma ordem e usar a pressão bull e bear dos 2 para colocação de stop loss e profit. Por exemplo, usares um opening range de 15 minutos e outro de 60 minutos.

As possibilidades são imensas.
Como já disse, o truque está em adaptar a leitura ao nosso sistema, quer psicologico, quer de trading.

Se eu ver que um sinal de compra aqui dá-me somente um target de 2 pts, obrigando-me a uma exposição psocologica e monetária na qual não me sinto bem então é obvio que não irei exercer essa ordem.
Das duas uma, ou adapto a leitura a um time frame com o qual me sinto bem, ou então admito que este metodo não me serve e sigo em frente.
Bons negocios,
arnie

por arnie » 1/8/2010 10:05

crg Escreveu:Gostei particularmente da parte onde explicas como calculas o indicador de sentimento através dos quatro elementos de uma barra. Lembro-me de, no passado, incluíres nos teus gráficos (penso na parte superior do mesmo, com umas barras a vermelho e a verde) um indicador de sentimento, o qual para mim era um enigma, com todo o significado que os enigmas podem significar.
Não sei se aquele indicador já o calculavas deste modo que agora revelaste.

Era o mesmo.
Usava somente a parte percentual dele, a de sentimento geral da barra.

No entanto, com o tempo descobri que o que me era util era sim a amplitude de preços gerada pelos bulls e bear e não necessitava ir mais além do que o dia anterior para saber o sentimento.

Uma média seja de que leitura for se for demasiado longo no tempo, deixa essa mesma leitura demasiado "limpa de ruido" o que, poderá ser bom para certos sistemas, mas é pessimo para outros.
Quanto menor for o time frame negociado, menor deverá ser as medias usadas nos indicadores.

Se negociamos a nivel intraday ou mesmo se levarmos posições para 2 ou 3 dias, não há a menor necessidade de irmos para além do dia anterior na leitura de qualquer indicador.

A premissa é simples, quem abriu posições ontem e não as fechou, irá procurar fecha-las hoje. Poderá fecha-las logo na abertura, caso esta se mostre com liquidez e volatilidade aceitaveis ou então, no caso da abertura "oferecer" boa liquidez e volatilidade, usar o opening range como stop loss para essa mesma posição, podendo assim, se o mercado permitir, levar a posição também para o dia seguinte.

Cá estamos nós novamente a usar o opening range como "chave" de todo o movimento para o restante dia.
Bons negocios,
arnie

por Zecatreca_1001 » 1/8/2010 10:02

Bom diA Arnie.

Gostei dos videos. Tenho de confessar, que no inicio nao estava a perceber para que eram aqueles "calculos". Percebi no final e faz sentido: Puro Indicador de Sentimento! Está bem visto! Intuitivamente tambem o utilizo, sem nunca ter chegado a "um" sistema. :roll: 8-)

Contudo, e mesmo assim, há outra coisa que não gostei: a utilização do stop loss e profit stop :roll: Embora muitas vezes tambem utilize W/L inferiores a um, acho que o teu indicador de sentimento "abusa" nesse sentido :P
Como se pode colmatar esse "problema"? :oops: :oops:
Talvez a utilização desse indicador perto de suportes e resistencias?favorecendo um profit stop mais largo? :roll:

Abraço,
PS- parabens pelo teu regresso;
que a tua saude esteja melhor;
que venham mais destes videos.
Editado pela última vez por Visitante em 1/8/2010 10:07, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 10:54

por arnie » 1/8/2010 9:48

Valete Escreveu:Boa iniciativa.

Os 2 primeiros vídeos com teoria básica, que nos 2 seguintes utilizas de forma inventiva e original.
No entanto, gostaria de saber a praticidade de usar esse teu método em barras semanais. Qual o período inicial, que não os 15 minutos usados para as barras diárias, que deveria ser usado?

No concerne á produção dos videos, estava tudo muito bom, desde a parte visual até á voz off. Só a data das intro: 30-06-2010 me parece errada.

Fico á espera de mais videos neste post.

Olá.

Começando pelo fim, acho que não vai haver mais videos sobre este tema.
Tinha pensado fazer 2 series, um sobre o OHLC e o outro sobre o opening range, no entanto quando dei conta estava já a misturar as duas leituras e acabei por manter o que estava.
4 videos acho que já é suficiente para dar a ideia do que está a ser feito e agora depende de vocês do que poderá ser feito :wink:

Relativamente às barras semanais, poderás fazer esta leitura pois ela não está dependente de um time frame.
Podes por exemplo, e usando a parte percentual do estudo que te da uma especie de indicador de sentimento, saber qual o sentimento das ultimas 2 semanas e depois no diario, se num só dia esse sentimento for quebrado, poderás abrir posições a favor dessa mesmas quebra, acreditando assim na continuação dessa quebra.
Não esquecer que O MAIS IMPORTANTE É SABER ONDE COLOCAR O STOP LOSS NO CASO DE NÃO HAVER ESSA CONTINUAÇÃO.

Atenção que a leitura bear e bull não faz parte do opening range. São duas leituras distintas que se juntaram para reforçar a leitura de ambos.
Mais leituras poderão e deverão ser juntas a estas para assim podermos ter sinais mais fidedignos.

Relativamente ao opening range usado para uma leitura semanal, nunca testei esse time frame mas parece-me que faz todo o sentido usares a barra de 2ª feira para delineares o setup para a restante semana. Tal como se poderá usar a 1ª semana do mês para uma leitura mensal e o 1º mês do ano para uma leitura anual.

Basicamente o que estamos aqui a dizer é que o movimento, a performance feita durante a semana, durante o mês e durante o ano está dependente do que é feito no 1º movimento inicial de cada periodo.
Bons negocios,
arnie

por arnie » 1/8/2010 9:28

Muhammad3010 Escreveu:Boas,
Gostei muito dos vídeos! Não percebi uma coisa no 3 video...

Na tua forma de fazer o trading enunciada nesse vídeo, disseste que quando se atinge o valor verde superior (o valor criado pela soma do máximo com a "parte" da força bull, segundo percebi) passamos o stop-loss para o valor máximo dos primeiros quinze minutos.

Neste caso desta sessão esse stop-loss foi atingido, certo?

Olá.

Sim, o stop loss teria sido atingido às 13h (hora de Chicago) caso tivesses mantido a posição longa iniciada depois das 9:35h.

Vejo agora que houve coisas das quais eu não falei no video e que deveria ter falado :oops:

Relativamente ao opening range, segundo Mark Fisher e o seu sistema ACD, o breakout de um opening range apenas deverá ser considerado caso os preços negoceiam acima ou abaixo de um dos extremos desse range metade do tempo do mesmo, ou seja, se o nosso opening range for de 15 minutos, a sua quebra apenas será considerada caso os preços se mantenham 7.5 minutos acima ou abaixo dos extremos do range.

Ora levando esse factor em consideração, a nossa entrada teria sido feita pelas 9h como se pode ver no grafico em baixo.
Confesso no entanto ainda não ter incorporado esse aspecto, estando ainda em processo de estudo/teste.

Relativamente à força bull e bear desse opening range, a colocação do stop dependerá também da amplitude existente entre a linha bull e o opening range.
Eu uso um stop loss máximo de 2% por cada @10k, ou seja, por cada contracto, logo, se a amplitude existente entre ambos for superior, eu não irei fazer esse trade.

No entanto eu levo em consideração outras leituras não faladas no video, pelo menos não numa forma explicita, que permitem confirmar a validade da força bull e bear, conjugando essa mesma leitura com o que foi feito na overnight session e com o que está a ser feito em intervalos temporais durante a sessão.
Anexos
ES_openRange01.png
ES_openRange01.png (56.56 KiB) Visualizado 3958 vezes
Bons negocios,
arnie

por crg » 1/8/2010 1:06

Olá Arnie,

foi com agrado que te voltei a ouvir, algum tempo passado depois de intervenções intensas e prolongadas no tempo.
Encaro com normalidade as pausas que qualquer participante mais activo em determinado momento ou período de tempo acaba necessariamente por fazer, naturalmente por motivos de força maior ou simplesmente por cansaço, pois todos somos humanos e ninguém é de ferro.
Eu próprio também tenho passado por momentos de mais recato em termos de participação, embora tenha continuado a ler e a negociar.

Gostei particularmente da parte onde explicas como calculas o indicador de sentimento através dos quatro elementos de uma barra. Lembro-me de, no passado, incluíres nos teus gráficos (penso na parte superior do mesmo, com umas barras a vermelho e a verde) um indicador de sentimento, o qual para mim era um enigma, com todo o significado que os enigmas podem significar.
Não sei se aquele indicador já o calculavas deste modo que agora revelaste.

Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por bmiranda » 1/8/2010 0:49

Excelente regresso Arnie!

É um conceito interessante o do GSV, e que vale a pena ser explorado, e também acabaste por introduzir o conceito do Opening Range Breakout. Que venham mais vídeos do género ;)

Registado: 29/11/2007 2:17

por Valete » 1/8/2010 0:29

Boa iniciativa.

Os 2 primeiros vídeos com teoria básica, que nos 2 seguintes utilizas de forma inventiva e original.
No entanto, gostaria de saber a praticidade de usar esse teu método em barras semanais. Qual o período inicial, que não os 15 minutos usados para as barras diárias, que deveria ser usado?

No concerne á produção dos videos, estava tudo muito bom, desde a parte visual até á voz off. Só a data das intro: 30-06-2010 me parece errada.

Fico á espera de mais videos neste post.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por PairOfJacks » 1/8/2010 0:28

Arnie,

Já tive oportunidade de ver os vídeos. Reentrada em força hein? Gostei da abordagem à importância das diferenças entre os valores OHLC, acho que intuitivamente tenho vindo a desenvolver uma aproximação semelhante (considerar força bull/força bear com base nestas diferenças), mas ainda não as tinha quantificado ou tentado incorporar isso num sistema. Já saio daqui com mais umas ideias para criar uns indicadores e eventualmente correr uns backtests 8-)

Por falar nisso, ocorreu-me agora que a representação tipo heikin-ashi (que ando a começar a explorar), também incorpora disso :idea: Vou brincar com o PRT e já volto :wink:

Abraço
Editado pela última vez por PairOfJacks em 1/8/2010 0:30, num total de 1 vez.
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por Muhammad3010 » 31/7/2010 23:55

Boas,

Gostei muito dos vídeos! Não percebi uma coisa no 3 video...

Na tua forma de fazer o trading enunciada nesse vídeo, disseste que quando se atinge o valor verde superior (o valor criado pela soma do máximo com a "parte" da força bull, segundo percebi) passamos o stop-loss para o valor máximo dos primeiros quinze minutos.

Neste caso desta sessão esse stop-loss foi atingido, certo?

Bem, de resto deixa-me dar-te os parabéns por regressares aqui ao Caldeirão (eu costumava acompanhar-te mas com outro nickname)!

Abraço!

Registado: 20/6/2010 13:06

***** Video - OHLC - Bulls vs Bears *****

por arnie » 31/7/2010 23:13

Deixo então aqui a nova serie de videos.

Todos eles estão em HD, podendo deste modo obter-se uma muito melhor qualidade de imagem.

Peço desculpa por alguns erros que detectei aquando da edição dos videos que foram colmatados por uns quantos avisos e as constantes paragens e vogais estendidas :oops:, enfim, o normal pânico que se tem quando se fala em "publico"

<object width="640" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/RUPCrTkRPOU&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/RUPCrTkRPOU&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="385"></embed></object>

<object width="640" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/_beZMN8VJH8&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/_beZMN8VJH8&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="385"></embed></object>

<object width="640" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/GPYu-QqpMDY&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/GPYu-QqpMDY&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="385"></embed></object>

<object width="640" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/M1-c3kmrQwI&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/M1-c3kmrQwI&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="385"></embed></object>
Bons negocios,
arnie

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PacoNasssa, paul_invest e 113 visitantes